ATUALIZAÇÃO:Leia a compilação desta enquete clicando aqui.
Na temporada toscana do ano passado, me hospedei em três lugares diferentes (sem contar Florença). O motivo do pinga-pinga não era tanto experimentar lugares, e sim entender as diferenças de localização.
Na temporada toscana do ano passado, me hospedei em três lugares diferentes (sem contar Florença). O motivo do pinga-pinga não era tanto experimentar lugares, e sim entender as diferenças de localização.
Passei uma noite nos arredores de Siena, no hotel Villa Patrizia, e adorei. O hotel tem um aplomb classicão e serviço eficientíssimo, mas naquele início de outubro oferecia tarifas camaradíssimas (talvez por ter mobiliário e equipamento antiquados). A posição também é excelente: na saída de Siena, perfeito para rolês de carro, e a oito minutos de ônibus do centro histórico.
Nosso segundo hotel foi o Relais della Rovere, na parte nova de Colle di Val d'Elsa. Aqui me decepcionei duplamente. O hotel (que também estava baratinho) se revelou bem menos charmoso do que o site prometia (apesar de funcionar num antigo mosteiro). E a localização Colle di Val d'Elsa, que eu achava perfeita no mapa, na vida real se mostrou pouco prática, porque Pisa e Lucca ficam mais distantes na prática do que na teoria (hoje acho mais interessante fazer esses lados de trem, a partir de Florença).
O terceiro hotel foi o Laticastelli, em Rapollano Terme, onde fiquei a convite do hotel. Devo ainda fazer um post sobre a estada, mas adianto que foi gostei mais do que esperava. Instalado num vilarejo medieval que passou décadas abandonado, o hotel é um ótimo meio-termo entre um agriturismo super-rústico e um hotel de luxo proibitivo. Mas o melhor ainda é a localização: dá para ir a Siena, San Gimignano, Chianti, Val d'Orcia, Cortona e Assis sem trocar de base. Sua vantagem competitiva é estar ao lado da auto-estrada Siena-Bettolle, que leva à boca das regiões para explorar pelas vicinais.
Mas a função deste post é servir de base para uma compilação de recomendações (ou desrecomendações!) dos trips sobre hospedagem no interior da Toscana. Onde você ficou quando foi? O que achou do hotel? A localização era interessante para quais passeios? (E desinteressante para outros quais?)
Grazie mille!
Leia também:
99 comentários