Interior da Toscana: onde você se hospedou?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Laticastelli, Rapollano Terme, Toscana

ATUALIZAÇÃO:Leia a compilação desta enquete clicando aqui.

Na temporada toscana do ano passado, me hospedei em três lugares diferentes (sem contar Florença). O motivo do pinga-pinga não era tanto experimentar lugares, e sim entender as diferenças de localização.

Na temporada toscana do ano passado, me hospedei em três lugares diferentes (sem contar Florença). O motivo do pinga-pinga não era tanto experimentar lugares, e sim entender as diferenças de localização.

Passei uma noite nos arredores de Siena, no hotel Villa Patrizia, e adorei. O hotel tem um aplomb classicão e serviço  eficientíssimo, mas naquele início de outubro oferecia tarifas camaradíssimas (talvez por ter mobiliário e equipamento antiquados). A posição também é excelente: na saída de Siena, perfeito para rolês de carro, e a oito minutos de ônibus do centro histórico.

Nosso segundo hotel foi o Relais della Rovere, na parte nova de Colle di Val d'Elsa. Aqui me decepcionei duplamente. O hotel (que também estava baratinho) se revelou bem menos charmoso do que o site prometia (apesar de funcionar num antigo mosteiro). E a localização Colle di Val d'Elsa, que eu achava perfeita no mapa, na vida real se mostrou pouco prática, porque Pisa e Lucca ficam mais distantes na prática do que na teoria (hoje acho mais interessante fazer esses lados de trem, a partir de Florença).

Laticastelli, Toscana

O terceiro hotel foi o Laticastelli, em Rapollano Terme, onde fiquei a convite do hotel. Devo ainda fazer um post sobre a estada, mas adianto que foi gostei mais do que esperava. Instalado num vilarejo medieval que passou décadas abandonado, o hotel é um ótimo meio-termo entre um agriturismo super-rústico e um hotel de luxo proibitivo. Mas o melhor ainda é a localização: dá para ir a Siena, San Gimignano, Chianti, Val d'Orcia, Cortona e Assis sem trocar de base. Sua vantagem competitiva é estar ao lado da auto-estrada Siena-Bettolle, que leva à boca das regiões para explorar pelas vicinais.

Laticastelli, Toscana

Mas a função deste post é servir de base para uma compilação de recomendações (ou desrecomendações!) dos trips sobre hospedagem no interior da Toscana. Onde você ficou quando foi? O que achou do hotel? A localização era interessante para quais passeios? (E desinteressante para outros quais?)

Grazie mille!

Leia também:

Todas da Toscana no Viaje na Viagem

99 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Luciana Betenson
Luciana BetensonPermalink

Me hospedei naToscana no Riserva di Fizzano e gostei! Aqui, mais detalhes sobre ele: http://www.rosmarinoeoutrostemperos.com.br/?p=101
Abs!

Mari Campos
Mari CamposPermalink

O único lugar onde me hospedei no interior da Toscana foi esse mesmo Laticastelli, que, por sinal, também gostei (bem) mais do que esperava pelos mesmos motivos que este que nos bloga/nos saita wink Das outras duas vezes, fiz base em Florença mesmo pra conhecer toda a região (de trem/bus) e gostei.

Mauricio
MauricioPermalink

Visitamos 36 cidades a bordo de um Campet (uma especie e trailer)! Foi maravilhoso!

Rodrigo Sanches
Rodrigo SanchesPermalink

Vamos nos hospedar no Follonico 4 suites, parece ser maravilhoso, é indicação de um amigo. Na volta contamos...

Aline F
Aline FPermalink

tbém vou para o Follonico, no final de maio. estou com muita expectativa wink

Marcelo Jesus
Marcelo JesusPermalink

Em abril de 2011 me hospedei em Montepulciano no La Terrazza de Montepulciano, o hotel fica em um prédio medieval, antiquíssimo, um verdadeiro labirinto, o proprietário - Roberto - é uma figuraça, não pode te ver que faz um escândalo! Funcionou bem, o preço não foi agressivo...
O hotel tem uma saída diretamente na parte mais histórica da cidade, ao lado de um dos melhores restaurantes onde comi, La Pentolaccia.

Marcelo Onofre
Marcelo OnofrePermalink

Alugamos uma casa em Cortona, uma semana. Para muitos bate e volta. Muito bem equipada, lugar tranquilo, mais em conta que em hotel. Recomendo. Lá vai o site: www.renttuscany.com O pessoal é dez.

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Hospedei-me por uma semana no Il Casale del Cotone http://www.casaledelcotone.com/ um misto de hotel fazenda com vinhedos e oliveiras no meio de uma belíssima paisagem, no quintal de San Gemignano. De fácil acesso para os passeios diários. Propriedade de família, tocado pelo dono, um jovem senhor muito simpático, que nos dava todas as coordenadas de bons endereços para visitar e comer na região. Nos sentimos em casa. Uma maravilha!

paula
paulaPermalink

Em San Gemignano hospedei-me no Hotel La Cisterna.
Fica no centro, em frente à cisterna.
O hotel é maravilhoso, ótimo café da manhã e o quarto é todo bem decorado , além de ter um vista para a Toscana lindíssima.
Preço justo.

Paula

Lili
LiliPermalink

Eu fiquei no Agriturismo Il Cavalierino, em Montepulciano. Bem confortável, café da manhã gostoso, donos simpáticos e boa localização. Mais dele aqui: www.ilcavalierino.com
Também fiquei uma noite, por questões logísticas, no Hotel Sovestro em San Gimignano. Nada extraordinário, mas confortável e com boa relação custo/benefício.

Roberta
RobertaPermalink

Olá Ricardo! O tema deste post caiu como uma luva p/mim! Em maio meu marido e eu passaremos 6 dias na Toscana. Estou reservando 2 dias inteiros em Firenze, 1 p/o bate-volta Lucca-Pisa e os outros 3 dias, rodando de carro pelos arredores. Minha ideia inicial é tentar fazer, já deixando Firenze que servirá de base p/as 3 primeiras noites, Chianti-S Gimignano-Monteriggione-Siena, dormindo em Siena. No outro dia, Montalcino, Pienza e Montepulciano, com paradas nas vinícolas de Montalcino. No último dia, Lucignano, Arezzo, Cortona e Assis (dormindo em Assis, para o caso de não chegarmos em tempo de visitar a Basílica neste mesmo dia). Havia pensado, em princípio, em dormir 1 noite em Siena, 1 em Pienza e 1 em Assis, mas a A Bóia me convenceu de que devo estabelecer 1 única base p/esses giros de 3 dias. Já que vc esteve por lá há pouco tempo, poderia me dar uma dica de um lugar bom e prático p/a gente se hospedar? Ah, de Assis iríamos direto p/a Costa Amalfitana. Obrigada e parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberta! Como você pode ler no texto que o próprio Ricardo Freire escreveu, no início do post, ele considerou o Laticastelli como uma ótima base.

Lúcia
LúciaPermalink

Bem eu fui em 2005 pra Toscana, não lembro do nome do hotel, mas ficaamos eem pousadas,lembro que havia um restaurante embaixo da pousada muito bom, fizemos uma pernoite em San Geminiano, que é uma cidade encantadora, toda emuralhada e medieval e pequena, com cisterna original no meio da Praça, e também fizemos uma pernoite em Lucca que vale muito a pena. Pisa é so pra fotografar a torre inclinada, a cidade não tem nenhum atrativo.
Veja as lindas fotos no blog.
http://departidaja.blogspot.com

daniele
danielePermalink

ficamos no Hotel dei Capitani-Montalcino, abril-2011. Hotel é muito confortável, a frente dele é bem comum.. mas o que tem por dentro e a vista perfeitaaa da janela é um presente!! O café da manhã é servido de frente para essa vista!!! http://www.deicapitani.it/web/

Jantamos no Castello Banfi - Il Borgo, que além de vinícola é um hotel, e o restaurante de lá faz vc se sentir realmente em um castelo.. Eramos oito, optamos pelo menu degustação, acho que 60 euros, com direito a comida maravilhosa e uns 4 rótulos que podiam ser bebidos até não aguentar mais... (com uma mesa muito arrumada e um serviço perfeito)
obs: a hospedagem no Banfi deve ser perfeita, mas o valor é bem alto..
http://www.castellobanfiilborgo.com/

eva
evaPermalink

A hospedagem no www.palazzoravizza.it/ foi ótima. Instalado em um prédio histórico, tem quartos charmosos com lindas vistas. A grande vantagem é que está no centro histórico (porta da frente em zona já restrita) e a saída do estacionamento (fundos) está praticamente na rodovia. Perfeito para os passeios de um dia pela região e para aproveitar Siena a noite depois dos passeios. Para mim, poder ir e, principalmente, voltar do jantar caminhando é importante.

marciatavaresm@globo.com

Eva, o estacionamento que vocês usaram era seguro? Qual o valor da pernoite? Iremos para lá em setembro. Optamos por alugar um apt. tb no centro histórico. Muito obrigada. Marcia

Dani G.
Dani G.Permalink

Ficamos no Borgo CasaBianca em Asciano http://www.casabianca.it/)

Alugamos um carro e la foi a nossa base, fizemos varios bate-voltas: Siena, San Gimignano, Volterra, Montalcino, Montepulciano, etc etc.

O borgo é fantastico, e é perfeito pra familias, ficamos num apartamento que tinha sala e cozinha tb. Enorme ! E como era inicio do verao deu pra aproveitar a piscina maravilhosa. Fiz um curso de culinaria c o chef do borgo. Super recomendo esse lugar !!!

Lu
LuPermalink

Oi, Riq,
Fizemos nossa base em Pienza, no Val d'Orcia, e ficamos no Piccolo Hotel del Valle por 5 noites. A cidade é micro, toda murada, c/bons restaurantes, de modo q circulávamos o dia todo e, na volta, depois de um banho gosotos, saíamos a pé p/o jantar e depois, p/fazer a digestão, caminhávamos pela muralha. O htl fica logo depois do muro, c/estacionamento, e os donos, mto solícitos, estão sempre à disposição p/dar boas dicas.

Valeria
ValeriaPermalink

Em janeiro de 2011 meu marido e eu saimos de Rimini, norte da Itália e fomos de carro em direção a Toscana. As estradas são incríveis e quem dirigiu no Brasil( fora de São Paulo, é claro), se sente no paraíso! A primeira parada Lucca, dormimos no Hote Melelcchi (info@hotelmelecchi.it) 65 euro a diária com café da manhã. Simples, limpo, com estacionamento e central, atendimento fantástico, perfeito! Dia seguinte no final do dia chegamos a Siena e dormimos no Hotel Minerva (www.albergominerva.it) 80 euros a diária, 10 euros o estacionamento, café da manhã incluso. Limpo, vista MARAVILHOSA, um pouco velho, preço bom! Dia seguinte, fomos para Napoli ( onde estão minhas origens) , como o transito da cidade é um caos total, ficamos em Caserta, uma cidade muito próxima, de trem no máximo 20 minutos ( passagem 6 euros). Valeu muito porque o hotel que ficamos é muito legal- Bruman http://www.hotelbruman.it/, preço bom ( 89 euros- trf promocional) com estacionamento, café da manhã servido no quarto, perfeito para lua de mel! O trânsito da cidade é meio louco, mas muito melhor do de Napoli! Espero que estas informações sejam úteis! Este blog é o máximo!

Estela
EstelaPermalink

Em maio de 2010, montamos nossa base em Montepulciano, no POGGIO ALLA SALA RESORT AND SPA. Ótimo lugar, comida boa, café da manhã com vista para os vinhedops, boa piscina, mas nem um pouco barato
Está localizado nos vinhedos da família Gattavecchi que arrendou parte de suas terra para o resort.
A famiília mantem na cidade Montepulciano uma cantina, Via di Collazzi, 74 ao lado da igreja, onde é possível degustar os vinhos.
Um dos irmãos Gattacchi casou-se com a brasileira baiana, a Lilian, uma simpatia, que recebe os brasileiros muito bem. Ela também cozinha e quando estivemos lá comemos uma lebre caçada pelo jardineiro.
Se alguém passar por Montepulciano, vale a pena visitar a Gattavecchi, produtora de excelentes vinhos.

REnata Queiroga
REnata QueirogaPermalink

Estive na Toscana na época do PALIO DE SIENA, e mais que recomendo! É uma experiência incrível estar nessa festa tão importante parta o povo italiano. Trata-se de uma tradição medieval ainda hoje cultuada e mantida, onde os cavaleiros, vestidos de uniformes medievais, fazem uma corrida em volta da praça central, representando uma paróquia. Ao vencedor, o direito de ter sua paróquia sendo a que comandará as outras. É bem legal, porque a cidade fica lotada de jovens, torcendo o dia todo, com grupos e suas bandas medievais, rodando a cidadela e entoando o hino do time para o qual torcem e carregando suas bandeiras! É lindo! Contagiante! Chegue cedo, pois na horta corrida, todos são colocados, ou nas arquibancadas, ou no centro da praça (Piazza del Campo), onde os cavaleiros se apresentarão e os portões do feudo medieval são trancados.
Este ano, acontecerá nos dias 2 de julho e 16 de agosto.
Onde ficamos: tínhamos reservado um hotel nos arredores de Siena e quando chegamos, não gostamos porque era meio sujo e o dono tinha um péssimo odor, aí pedimos educadamente para ele segurar a nossa reserva enquanto procurávamos algo mais perto do centro de Siena (a nossa desculpa). O desespero já estava batendo porque nessa época a cidade fica lotada e concorrida, quando encontramos a dona de um hotelzinho que fica bem na entrada da cidade medieval e aí ele nos ofereceu um apartamento bem dentro do feudo, ao lado da Piazza del Campo, o que os levou a sentir toda a energia daquele evento!
e grupos e é televiso O vencedor, terá como prêmio REcomendo demais ir à Toscas

Paula Martinez
Paula MartinezPermalink

Olá pessoal!!

Além do hotel La Cisterna em San Gimignano, fiquei em Siena no NH Excelsior.Ele é fora da muralha a 5 minutos do centro histórico.
Estamos indo para a Toscana novamente e alguém teria indicações de hospedagens em: Lucca, Volterra, Montalcino, Monticiano e Torrita di Siena?
Agradeço muito!!!!!!
Paula

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Não vale a pena ficar trocando de hotel em distâncias tão curtas. Estude uma, no máximo duas bases. Veja as recomendações de hotéis dos outros leitores neste mesmo post, ele é para isso.

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

paula
paulaPermalink

Olá Bóia!!!!!

Como sempre muuuiiitttooo obrigada.Vcs são demais!!

E vou seguindo viagem com vcs!

Cristina
CristinaPermalink

Por recomendação do blog, estabeleci base em Florença sem carro, para conhecer bem a cidade, ir a tudo que não tinha ido da outra vez (quando fiquei em Pisa), e ir a Pisa de trem. 4 noites lá e 4 noites no paraíso que você conheceu a noite - perto de Colle di Val D´Elsa, em Monsanto, um meio do nada em Barberino, num agriturismo BBB, o Castelo de La Panereta. Achei na net e ficaria lá de novo se mantiverem o preço. Jantar maravilhoso, café da manhã idem, e no dia que chegamos com tudo fechado, comemos pao e queijo doados pelos donos, com um bom vinho da casa. Na próxima curva, já era a La Chiantigiana, achei ótimo a base para Siena, mas para Cortona e Arezzo, achei longe, até por que o caminho mais rápido pela auto-estrada Firenze - Siena, passa pela entrada para Firenze. De uma próxima, eu arriscaria ficar para o lado de lá e aproveitaria para conhecer Montalcino.

Carolina F Vilela Campos

Oi Ricardo, passamos uma temporada na toscana em 2010. Ficamos hospedados em dois hotéis que serviram de ponto de apoio para conhecermos a região ao redor.

Em Cortona nos hospedamos no Il Falconiere (da rede Relais et Chateaux). A cidade é linda, das mais antigas da Toscana, fica no alto do morro, região com uma vegetação exuberante, mas não acho central para conhecer a Toscana propriamente dita. De lá nós aproveitamos para conhecer um pouco da Umbria, que é maravilhosa (Assis, Gubbio, Orvieto e demos uma esticada à Cássia por motivos pessoais (é a cidade natal de Santa Rita de Cássia, Santa a que tenho grande devoção).

O Hotel é muito bom, tem um restaurante maravilhoso, o atendimento é bom, mas ficamos em um quarto muito pequeno, apesar da vista espetacular. Tem um spa e uma piscina deliciosos para fechar o dia após os bate-e-votas. Valeu!

Saímos de Cortona bem cedo e fizemos a seguinte rota (Montepulciano - Monticchiello - Pienza - Sant´Anna in Camprera, San Quirico D´orcia e Montalcino) Maravilhoso!! Vale uma pernoite, pelo menos, em Montalcino para conhecer melhor a região, seus vinhedos e restaurantes deliciosos.

Nossa segunda base foi em Panzano in Chianti, no centro da região de Chianti, dentro da área denominada "Galo Nero", onde são produzidos os melhores Chiants. Aqui nos hospedamos em uma hotel espetacular, apesar de rural, Villa Le Barone (uma antiga fazenda ao lado de uma igreja e um convento antigos e que pertence, atualmente, a um sobrinho da Baronesa, hoje Conde, que mora em Paris, mas que passa os finais de semana por lá. Hotel muito gostoso, com um jardim maravilhoso, piscina ótima, bom café da manhã, bem localizado para se fazer bate-e-voltas pela região. Recomendo muitíssimo. Desse hotel fizemos alguns bate-e-voltas como: (Greve in Chianti-Panzano in Chianti-Volpaia-Castelo de Brolio), (Siena-Monteriggione) e (San Gimignano-Volterra). É uma região onde se come muito bem. Volpaia, p. ex., é uma vila de no mázimo vinte casas que fica no meio de um vinhedo e onde paramos para almoçar no La Bottega (da Carla Barucci). Lugar Mágico!! Panzano é onde fica a Macellaria Cecchini (do Dario), considerado o melhor açougue da Itália. Na parte de cima o Dario improvisou um restaurante onde serve carnes com cortes típicos toscanos (Não deixe de levar um tempero que ele vende por lá - Profumo de Chianti - em pacote para não pesar na mala).

Perto de Panzano, voltando do Castelo de Brolio que achei fantástico, paramos para jantar em um restaurante maravilhoso, Osteria Alla Piazza, no meio do nada, na estrada, mas que foi uma das maiores surpresas gastronômica da viagem.

Bom, essas são as minhas dicas, muito resumidas, dos dias maravilhos em que eu e meu marido passamos na Toscana para comemorarmos e descansarmos um pouco, após 1 ano e meio do nascimento do nosso terceiro filho. Inesquecível!

Gde abraço Riq, e espero ter contribuido um pouco com dicas de uma das regiões mais charmosas que já conheci.

MARIA DE NAZARE DE KOS MIRANDA MARQUES

Em fevereiro de 2012, passamos 3 dias no interior da Toscana com base em San Gimignano que é um lugar maravilhoso. Ficamos no Hotel L' Antico Pozzo, www.anticopozzo.com, hotel muito charmoso com ótimo serviço e no centro da cidade.

Priscyla
PriscylaPermalink

Viajei para a Toscana em setembro do ano passado e ficamos hospedados no Siena House (www.sienahouse.net). A hospedagem é simplesmente perfeita! Aqueles lugares para se voltar mais de uma vez na vida. E ainda para tornar tudo mais perfeito, o dono (que prepara ele mesmo o cafe da manha dos hospedes) fornece as latitudes e longitudes para se chegar ao centro das cidades pelas rotas alternativas wink

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Nos hospedamos em 2008 na Casa Cornachi.
Foi muuuiito bom.
Fica bem no meio do triangulo Arezzo-Firenze-Siena. Estavamos a Pouco mais de 1h no maximo de tudo o que nos interessava. Chianti, Montaltino, Firenze...
O servico sempre muito atencioso, tudo muito aconchegante.
Ao chegar recebemos um livreto com informacoes sobre atracoes em toda a regiao, de compras a enoturismo a museus a supermercados na região, o que nos ajudava a programar nossos dias. Excelente!

http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g644272-d654902-Reviews-Country_House_Casa_Cornacchi-Bucine_Province_of_Arezzo_Tuscany.html

Vinicius Buccazio
Vinicius BuccazioPermalink

Bom dia a todos,

Na nossa última viagem para Toscana, descobrimos um hotel muito charmoso, confortável e com bom preço em Montalcino. O nome é Locanda Le Ragnaie.

Escrevi e coloquei fotos dele neste post:

http://albumdeviagens.blogspot.com/2011/11/montalcino-lar-dos-melhores-vinhos.html

Ele não fica dentro da cidade em Montalcino, fica nos arredores, e é uma base perfeita para conhecer Montalcino, San Gimgnano, Siena, visitar vinícolas, recomendo fortemente.

O hotel é composto de casas feitas de pedra, tem piscina, estacionamento, oliveiras, donos atenciosos. Tudo de bom!

Anna
AnnaPermalink

Vamos a Florença em maio, ficaremos de 8/5 à 11/5, reservamos Hotel Berna próxima a estação, mas queremos locar uma carro no segundo dia para conhecer a região dos vinhedos, será que vale a pena fazer bate e volta? ou escolhemos um outro local para dormir nessa região da Toscana? Grata, Anna

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anna! A região vinícola mais próxima de Florença é o Chianti. Dá um belo dia de viagem e dá para fazer em bate-volta, sim.

Já para a região de Montalcino é mais cômodo sair de Siena.

Dunia
DuniaPermalink

Ricardo amei esse post, pois estamos indo em junho para Toscana e já havia reservado o Laticastelli, que pelo site do hotel e os comentários no tripadvisor e a localização achei que seria ideal, agora com seu post estou feliz por ter certeza que acertei na escolha!

Lu Aguiar
Lu AguiarPermalink

Olá Comandante. Estive na Toscana em setembro de 2008. Fiquei num bed&breakfast muito bacana, em Ulignano (a 6 km de San Gemignano), que se chama Il Vecchio Asilo. É uma família italiana simpática que mantém o lugar, que é simples, limpissimo, tem boas acomodações e uma ótima vista para San Gemignano. O preço também é camarada: 85 euros. O ponto alto é a hospitaliade do Guido, que toma conta de tudo e de todos. Eu voltaria fácil. O endereço é http://www.vecchioasilo.it/. Valeu!

Nilva Marília
Nilva MaríliaPermalink

Estive na comuna de Follonica ,Toscana, província de Grossetto, lugar maravilhoso ,com muito sol, servido do mar Tirreno,(parte do Mediterrâneo) sorvete bom demaaais.... fiquei no hotel GIARDINO http://www.hotelgiardino.net
é um hotel muito simpático, com internet, café da manhã com variedade, dá pra ir de bike à estação de trem deixar guardada e visitar Pisa,Siena,Lucca , Piombino, ou sair via costeira e visitar ilha de Elba ( onde Napoleão ficou exilado) Vale a pena, tem muitas cidades próximas. Tenho planos de voltar.

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Agriturismo Vergelle, pertinho de Montalcino... dica insider é pouco... nem naquele guia dos agriturismo da Itália que te dei ele aparece smile

Consuelo
ConsueloPermalink

Ei Ricardo! Estou aproveitando muito o seu blog, pois irei fazer uma viagem em maio para Lisboa, Veneza, Toscana, Roma . Depois seguirei para Berlim, Praga, Viena e Budapeste. Peguei todas as dicas para minha viagem em seu blog, foi muito valioso todos os posts destes lugares. Faremos de base na Toscana, Florença, aonde reservamos o Hotel Palazzo Vecchio e depois um castelo em Monteriggioni chamado Castel Pietraio. Voltarei aqui para dar mais informações a respeito. No mais quero agradecer todas as dicas que me ajudaram muitíssimo!!

Thereza
TherezaPermalink

Oi Riq, estivemos na Toscana em 2011 e seguindo suas super-valiosas dicas , nossa viagem foi sensacional. ... Nossa base foi Siena ... e deu tudo muito certo .Ficamos no Borgo Grondaire... super gostoso e muito bem localizado. Ficamos 6 dias e de lá fizemos vários bate e volta. Siena é bem central ... e ainda todo final de passeio nós íamos à cidade prá passear, tomar um vinho, ... bem perto de lá está Monteriggioni, uma mini- fortaleza... com um restaurante muito bom ... Il Pozzo ... vale à pena. Tbém tenho planos de voltar ...Um abraço

Lívia Nogueira
Lívia NogueiraPermalink

Ano passado fiquei por uma semana num agriturismo chamado Rifugium, que fica a 8km de Greve in Chianti, no meio do nada, me senti tendo uma casa na Toscana, tinhamos uma varanda, cozinha equipada, rodeado de verde, gostei muito. O site do hotel é http://rifugium.it/
De lá fui a Arezzo, Siena, e às pequeninas da região do Chianti, como Radda in Chianti, Lamole, Panzano, Badia a Passignano, etc. Se jogue pelas pequenas cidades, por isso deixe um dia livre para mudanças de planos.

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Fiquei 4 noites no verão passado na Villa Nottola http://www.villadinottola.com. É um pequeno hotel instalado junto à vinícola Nottola. Gostei muito do hotel, os quartos são confortáveis e espaçosos e bem bonitos. Alguns tem uma vista linda para os parreirais. Porém se lerem sobre o hotel nos sites de hotéis, devem encontrar comentários reclamando que um hospital estraga a vista. Sim, existe um hospital próximo que estraga um pouco a vista de alguns quartos, o que não foi o caso do meu. O hotel ainda conta com uma bela piscina e um delicioso café da manhã.

Ela fica próxima a Montepulciano (5 minutos de carro). É uma localização perfeita para explorar a região do Val d'Orcia, Pienza, Montalcino, Cortona, etc; chegamos a ir até Assis desde lá. Acho até que daria pra ir até Siena e voltar numa boa.
Adoramos também porque todos os dias, ao anoitecer, podíamos ir até Montepulciano, jantar e curtir a cidade já vazia de turistas, o que a deixava ainda mais bela.

Porém, não recomendo essa localização para quem queira ir além de Siena, pois a distância já não compensa.

Carina
CarinaPermalink

Fiquei 3 noites numa hotel em Pienza, chamado Piccolo Hotel La Valle. Eu gostei da localização, o centrinho da cidade é uma graça, o hotel tem uma vista linda no café-da-manhã e de alguns quartos e a cidade é uma boa base pra visitar Siena, San Gimignano, Montepulciano, Chianti e até Arezzo e Cortona, todas a menos de 1 hora de carro. Há poucos restaurantes na cidade e abrem uns poucos de cada vez durante a semana.

jorge
jorgePermalink

Olá
Será que Vc, Ricardo ou a Bóia podem me dar um help?
Viajo agora em abril e vou ficar 6 noites em firenze e seis noites em venza. parece exagero pelo que tenho comentado, mas gosto de faze tudo com calma. enfim, como não dirijo o que vc me aconselha como bate-e-volta nessas cidades? Abraços

paula martinez
paula martinezPermalink

Olá Jorge!!

Há muitas opções de bate volta saindo de Firenze: San Gemignano, Pisa, Lucca, Pistóia e avançar um pouco na Toscana.
De Veneza, há Verona, Vicenza e o Lago.
Em Veneza há passeios pelas ilhas, por Murano, Burano...

Boa viagem!!!

Paula

Andrea Bisagio
Andrea BisagioPermalink

Em 2008 nos hospedamos na cidade de San casciano in Val di Pesa.
Nos hospedamos numa fazenda de agriturismo, a Bruscola. Foi bem interessante, pois a fazenda produz vinhos e azeites e o dono nos mostra todo o processo e tal. A perte ruim foi que o dono tentou me agarrar enquanto meu namorado e filho dormiam. hahahaaha
Agora eu rio, mas no dia que queria sumir!!!
Mas mesmo assim indico. Eu mesma fiz nosso jantar que comemos acompanhados do vinho produzido na fazenda. A diária foi super barata.

Li
LiPermalink

Eu e meu marido ficamos uma semana desbravando a Toscana alugamos um carro e nos hospedamos em um apartamento bem simpático em San Gimignano o site é este www.fabio-apartment-sangimignano.com o sr. que aluga é bem simpático, gostamos muito do tratamento e dos locais que visitamos, nosso plano é retornar breve.

Neyde
NeydePermalink

Já estou organizando minhas féria de final de ano. Pretendo passar o Natal em Portugal e depois partir para a Itália em 26/12/2012 com retorno ao Brasil no dia 04/01/2013.
Conheci a Itália em um roteiro (pacote) muito rápido (Veneza/Florença/Assis/Roma). Dessa vez gostaria de concentrar pois vamos por conta própria, eu e meu marido. Alguém sugere um roteiro começando por Milão? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neide! Você tampouco terá muito tempo no fim do ano. Serão apenas 9 dias, no auge do inverno. Não é uma boa época para fazer roteiros pinga-pinga, nem para ir ao interior.

Se você sonha com uma viagem ensolarada passando por vilarejos da Toscana, indo ao sul etc., é melhor ir em outra época (entre maio e outubro, com exceção de agosto, que é quente demais) e sobretudo ir com mais tempo.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Vagner
VagnerPermalink

Fiquei na Badia a Coltibuono, em Gaiole in Chianti, seguindo uma indicação sua. Foi fantástico. Que lugar diferente! E com uma bela aula de culinária.

Fred
FredPermalink

Olá,
Estive na Toscana em setembro/2012 e fiz duas bases. A primeira em Florença e a segunda em Siena.
A partir de Florença fizemos bate-voltas de trem. Ficamos hospedados no Hotel Minerva, que está numa praça ao lado da estação ferroviária, mão-na-roda! Com 10 minutos de caminhada estávamos no centro histórico.
Em Siena, já de carro para explorar o interior da Toscana, ficamos no Hotel Athena. O diferencial dele é que fica bem ao lado das muralhas, ou seja, com acesso fácil para os bate-voltas. Por outro lado, à noite o carro ficava no estacionamento do hotel (com manobrista) e a gente saia a pé (15 minutos até a praça do Palio).
Portanto, minha dica é: fique em Florença sem carro e vá de trem a cidades como Pisa e Lucca; alugue um carro no último dia de Florença e vá até Sienna (almoce no caminho em San Gimgnano, depois faça um pit-stop para um café em Monteriggioni); faça base em Siena e vá de carro explorar as regiões da Chiantiana (ao norte) e de Montalcino (ao sul)!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fred! Esta é EXATAMENTE a fórmula que o Comandante recomenda! Parabéns!

Roberta
RobertaPermalink

Olá Fred! Irei agora em maio à Siena e reservei o Hotel Athena. Fiquei preocupada pois algumas pessoas no TripAdvisor comentaram sobre a falta de vaga no estacionamento. Você teve algum problema com isso? Esse hotel realmente é uma boa escolha tanto p/quem quer fazer de Siena uma boa base p/alguns bate-voltas quanto p/aproveitar Siena à noite p/passear, jantar? Obrigada! Abraço!

Fred
FredPermalink

Corrigindo... Setembro/2011. Deve ser a vontade de voltar!

Valdestefani
ValdestefaniPermalink

Olá! Excelente site! Já fiz praticamente todo meu roteiro através dessas dicas preciosas.
Estou viajando com meu marido para Milão, Veneza e Toscana e pretendo ficar no Laticastelli ou IL Vecchio Asilo (durante minhas 5 noites na Toscana). Esse post com dicas de hospedagem está maravilhoso. Minha dúvida é: como chego e saio por Milão (com voo de volta para o Brasil à noite) e o fim da minha viagem é a Toscana, poderia dormir minha úlltima noite de viagem na Toscana e sair cedo pela manhã de volta a Milão (parte de carro, parte de trem) para o voo a noite para o Brasiil, ou seria melhor voltar e passar a última noite em Milão?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valdestefani! Sempre é mais tranqüilo passar a última noite no lugar em que você vai partir. Assim você aproveita até o último momento, sem o stress. Se você deixar tudo para o mesmo dia, é sempre uma preocupação.

Valdestefani
ValdestefaniPermalink

Obrigada pela resposta. Mais seguro mesmo.
Abs

Julia CM
Julia CMPermalink

Oi gente! to indo agora dia 10 pr italia e ficarei 15 dias por lá...Pernoitando em roma ( hotel best western piccadilly), Amalfi (hotel la ninfa), Montalccino ( Hotel porta castellana), Florença, ( Hotel Dalí), Verona ( Hotel Trieste) e por fim Veneza, mas ficarei em Mestre ( hotel villa costanza)...nao conheco nenhum desses, mas li mtas resenhas pelo tripadvisor e vi mtas fotos...se td der certo, volto aqui pra contar! Consegui uma média de diárias por 100 euros...para duas pessoas... eh um bom valor né? Será que o meu roteiro éstá bom? E ah , Montalcino reservei um passeio numa vinicola, a primeira em recomendacao no Tripadv, Ciacci Piccolomini d’Aragona, com 5 degustacoes de vinhos, azeites e duas horas de passeio...vamos ver como será!
Obrigada!!

katia maria guimaraes oliveira

Ola pessoal.Estamos indo a Florença dia 07.07 a 14.07. Aproveitando o show do Bocelli dia 12 em Lajatico, conhecerei a regiao dos meus sonhos : Toscana.
Ficarei em Florença como base. Locarei um carro para Siena,Montalcino,Montepulciano....bate-volta a Firenze.Nao pretendo desta vez ir a Roma nem Veneza. Buscando so Florença e as proximidades. Que achas ??? acrescentaria mais alguma coisa???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia! Leia os últimos posts de passeios de carro pela Toscana:

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Clarisse
ClarissePermalink

Olá Bóia, olá viajantes!

Estarei na Itália agora em junho e a minha última base é Siena. Como não estarei de carro, queria saber se alguém conhece alguma empresa que trabalhe com translado, onde eu pudesse contratar o deslocamento entre Siena e o aeroporto Fiumicino (Roma), onde pegarei meu vôo.

Tô achando arriscado pegar tantos trens em conexão, ainda mais em final de viagem, carregando muitas malas.

Um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clarisse!

Para traslado o melhor e mais garantido é tratar por meio do hotel.

Note, entretanto, que de Siena a Roma são 250 km. É como ir de Paraty a São Paulo. Um traslado individual sairá bastante caro (pense em algo acima de 300 euros).

Suas melhores opções em transporte público são:

1 - ônibus (1h) a Florença + trem expresso a Roma Termini (1h30) + Leonardo Express ao aeroporto Fiumicino (30 min)

2 - ônibus (3h15) à rodoviária Tiburtina em Roma + trem de Roma Tiburtina (anexa) ao aeroporto Fiumicino (45 min)

O ideal é dormir a última noite em Roma para não passar por todo esse stress e poder curtir o último dia viagem.

Clarisse Mota
Clarisse MotaPermalink

Oi Bóia, obrigada pela rápida resposta! Tentarei ver com o hotel onde estarei hospedada se consigo esse traslado com um preço bom. Se eu optar pelos ônibus, com certeza o melhor é dormir mesmo em Roma, pra não correr riscos.

Obrigada!!

Marcia
MarciaPermalink

Olá Bóia, Adorei as dicas. Meu marido e eu iremos para Toscana em Setembro. Chegaremos em Milão no dia 12/9 e pretendemos ir no mesmo dia para Siena que sera nossa base na Toscana. Qual o melhor transporte para se chegar a Siena e qual é a distância entre Milão e Siena?
Grata Marcia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! O Google Maps é um ótimo lugar para ver distâncias. De Milão a Siena são 360 km. O melhor é dormir em Milão esta noite e na outra ir de carro, ou então dormir em Milão e no outro dia pegar um trem a Florença, onde vocês pegariam o carro.

Joelma Brito
Joelma BritoPermalink

Boa tarde...
Iremos fazer uma viagem 10 dias para Itália.. vamos ficar 4 dias em roma e depois siena e florença... temos que voltar a roma..
o que vcs acham? 4 dias Roma 3 dias Siena ou arredores e 3 dias em florença??

obrigadaaaaaa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Joelma! É uma boa divisão.

Karla
KarlaPermalink

Olá a todos!

Vou para Toscana no meio de junho e ficaremos apenas 6 dias. É a primeira viagem que eu e meu marido fazemos a sós depois do nascimento de nossas duas filhas. Não fazemos questão de ir a Florença (que os deuses da arte nos perdoem), pois já conhecemos e não temos muito tempo. Adoramos minho e gostaríamos de ir a vinícolas e degustações. Gostariamos também de fazer um bate e volta em Cinqueterre. O que vocês sugerem como base? Ia ficar em Coll di Val D'Elsa, mas esse post me desanimou... Vocês me ajudam?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karla! Por favor leia os últimos posts sobre a Toscana:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Por favor leia sobre Cinque Terre:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/