Giro pela Itália: comece (ou termine) em Veneza

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Canal Grande, visto da Ponte da Accademia

Boa parte dos problemas de montagem de roteiros pela Itália decorre do fato de muita gente chegar e sair por Milão, sem ter interesse em ficar na cidade.

Não é que Milão não valha a pena – mas para quem tem pouco tempo (e uma lista grande de lugares na mira), a capital econômica da Itália é uma boa candidata ao corte.

Poucos se dão conta, porém, de que não é necessário chegar nem sair por Milão para viajar à Itália. Qualquer companhia aérea que voe à Europa leva você do Brasil a Veneza com apenas uma conexão -- seja ela feita em Lisboa, Madri, Barcelona, Amsterdã, Alemanha... ou mesmo Milão.

Dorsoduro, Veneza

Para quem quer alugar carro na Itália, usar Veneza e Roma como início e fim do périplo (ou vice-versa) é o ideal: você aluga o carro ao sair da primeira e entrega ao chegar à última, evitando pagar diárias em cidades onde o carro vai estar parado na garagem.

Leia mais:

Veneza: como chegar e como se locomover

Passagens internacionais: como evitar o erro mais comum

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

402 comentários

Marco Paulo
Marco PauloPermalinkResponder

Michele ou alguém??, quais lugares bucolicos sugere para passear de carro. Irei de Veneza a Roma em junho. saindo de 5 e chegando em roma dia 7. Pretendo conhecer Modena, Bologna, Toscana, Florença, Pisa, alguma outra sugestão, alguma sugestão de roteiro, alguma sugestão contra (rs)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Dois dias não dão para tudo isso, não...

Dê uma olhadinha nos nossos posts da Toscana:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

stefano
stefanoPermalinkResponder

te conselho tbm vicenza....

Wagner
WagnerPermalinkResponder

Meu Caro,
Na ultima etapa de minha viagem, em junho para a Itália, pretendo ficar próximo a Rovigo e Veneza, para depois seguir para Milão (estarei de carro). Pergunto, qual cidade e mais adequada: Padova, Bologna, Ferrara ou Mestre?
Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wagner! Recomendamos passar duas noites em Veneza. Há estacionamento em Mestre.

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Olá! Vou ficar 2 semanas na Itália (em meados de Outubro) com minha esposa. Vamos nos basear nos seguintes lugares (nesta ordem): Veneza (2 noites), Florença (3 noites), La Spezia (1 noite), Santa Margherita Ligure (1 noite), Roma (3 noites), Capri (1 noite) e Positano (2 noites).

Minha pergunta: é melhor alugar carro a partir de Florença até o final da viagem ou só em Florença e em Sorrento na ida para Positano? Pergunto isso, pois tem alguns trechos que são inevitáveis de barco (Capri a Sorrento) e de trem (5 Terre). Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alberto! O único lugar em que o carro será útil será na Costa Amalfitana, os dois últimos dias depois de Capri. O carro ficará parado em Florença (melhor passear de trem e ônibus), Cinque Terre (escolha entre La Spezia e Santa Margherita e fique duas noites, melhor não pular de cidade em cidade), Roma e Capri.

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Muitíssimo obrigado e desculpe pela duplicação em outro post.

Débora
DéboraPermalinkResponder

Olá Alberto!
Gostaria de sugestão sua, viajaremos a Itália por ocasião do casamento de minha filha, que será feito em Arzignano, no Veneto. Iremos em um grupo, e pensamos em fazer um tour pela Itália antes do casamento, que será dia 13/07. Sairemos do Brasil dia 01/07. Qual sua sugestão? Ir até Roma e fazer um programa, ou ir até Veneza e partir dali? E o que podemos fazer? Seremos em torno de 14 pessoas. Obrigado pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Logística para 14 pessoas já envolve uma consultoria mais profissional. Não é fácil coordenar tanta gente viajando junto.

Veja nosso roteiro para duas semanas:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Débora
DéboraPermalinkResponder

Desculpe, estava lendo o post para o Alberto e coloquei o nome errado. Retifico.
Um abraço.
Débora.

Alice
AlicePermalinkResponder

Caro Boia, boa noite gostaria de saber o melhor caminho para Florenca partindo de Napoles em 10/06, gostariamos se possivel parar em Assis?.. Devemos ir de carro ou de trem? seremos 2 mulheres. Seguiremos depois de Florenca para Veneza e por ultimo Milao retorno ao Brasil em 17/06.
Abracos
Alice

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! De Nápoles a Assis são 4 horas de viagem, com duas baldeações (Roma e Foligno).

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Boa noite.
Iremos com nossos filhos (15 e 9 anos) pra Itália, na semana de 17 a 22 de dezembro. Chegaremos em Veneza e sairemos por Milão.
Estou pensando em dividir a viagem da seguinte forma: duas noites em Veneza, Serminione, Como e Milão.
O que vc sugere? É um bom roteiro? Preciso intercalar interesse pros filhos ...

Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Se você dormir uma noite em cada cidade, vai gastar metade do tempo com luz (que é pouco) entrando e saindo de hotel. Você tem apenas 5 dias. Fique 3 dias em Veneza e dois em Milão ou o contrário. Não há tempo para mais nada.

Walter
WalterPermalinkResponder

Se ficar trocando muito de hotel, a viagem ficará cansativa e se aproveitará pouco, porque se perde muito tempo com check-in, check-out, e ainda mais tendo filho pequeno, pois você vai ter de cuidar de si e dele.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Oi Boia tudo bem? Estou indo para a Italia em agosto e ficarei duas semanas.
Pensei em chegar por Milao, apesar de ja conhecer e achar dispensavel um retorno, eu consigo chegar por Veneza em vez de ir pra Milao? Depois pretendo alugar um carro e ir para Florença, fazer um pouco da Toscana de carro, visitar alguma vinicola, castelos, depois Roma e por fim queria muito uma regiao litoranea, alguma praia bonita que chegue de carro. A Costa Amalfitana seria uma boa ideia? É possivel chegar por via terrestre?
Outra opcao seria comecar a viagem pela regiao de Cinque Terre, Veneza, Florença e Roma. Em termos de litoral qual opçao mais interessante? Obrigada!

Heli Lampieri
Heli LampieriPermalinkResponder

Uma dica aos viajantes: eu entrei e saí por Milão. Achei a cidade linda e é muito válido conhecer. Começamos pelo norte do país e depois descemos até Roma e na volta pegamos o trem da Ferrari até Milão em 2 horas e meia. Sem preocupação com aluguel de carro.
Tudo indicação de um guia brasileiro que viajou comigo e minha família pela Itália. Montou nosso roteiro, nos orientou na compra das passagens de trem e hotéis e foi uma delícia. Indico a todos que não querem perder tempo nem dinheiro em lugares errados.
Se alguém precisar de um guia, o blog dele é: conciergenaitalia.blogspot.it

Aluisio
AluisioPermalinkResponder

Boia... sabe me dizer se as ZTL (Zonas de Tráfego Limitado) tem controle na entrada e na saída ou só na entrada? Pois vou ficar em Verona e lá pode-se ingressar em horários específicos, mas não achei nada que diga sobre o horário de saída dessas Zonas. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aluisio! Não há horário. São zonas de tráfego limitado dia e noite.

Mary Pavan
Mary PavanPermalinkResponder

Oie! Vocês já me ajudaram bastante e estou aqui de novo pedindo help! Gostaria de fazer um roteiro de uma semana de Milão à Veneza, de carro. O que é imperdível no meio do caminho? Depois sigo para mais sete dias na croacia!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mary! Pesquise sobre Lago di Garda, Verona, Pádua. Ou sobre Emilia-Romagna. Ou faça um desvio pela Toscana.

Mary
MaryPermalinkResponder

Obrigada! Vou ficar com as primeiras opções!

Renato
RenatoPermalinkResponder

Boia, vou para Itália em julho, chegarei em Milão ficarei 3 dias, depois Veneza 3 dias, Florença 2 dias e por fim Roma 5 dias. Seria melhor alugar um carro em Milão e entregá-lo em Roma, ou fazer esse percurso de trem? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! De trem é mais negócio; seu carro vai ficar parado na garagem praticamente todos os dias em que estiver em cidades grandes. Carro é para explorar o interior.

Fabiola Melo Miguelete

Boia, vou para Italia agora em outubro. Jah vi em alguns posts que a melhor forma de se locomover por la e de trem. Existe algum site para planejar as viagens de trem? Ano passado, quando fui a Londres nao precisei utilizar guias de rua, com o site http://www.travelinesoutheast.org.uk e atraves do postcode, eu conseguia saber que transporte pegar, alem de mapear todas as conexoes. Foi fantastico e recomendo, nao tinha lugar que eu quisesse ir que nao conseguisse com este site, inclusive saindo de Londres. Sabe me informar como posso fazer isso em relacao a Italia? Existe algum planning guide para a Italia? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiola! Localmente, nas grandes cidades, você encontrará sites e aplicativos que ajudam a usar o transporte coletivo. Para trens use http://www.trenitalia.com .

Adna Felicio
Adna FelicioPermalinkResponder

Ola,

Eu estou indo para Veneza e preciso de um serviço de guia que fale português, podes me indicar 2 ou 3 guias??

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adna! Não temos recomendações! Sugerimos entrar em contato com o consulado ou a embaixada, que costumam ter guias para recomendar.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Serviço de Guia em Veneza?!?!?! O melhor de Veneza é se perder e se encontrar... Pode parecer assustador, mas, o melhor de Veneza é ir pra lá (claro, com todas as informações possíveis e com um mapa) e se lançar a desvendar aquelas ruelas, becos, canais e, quem sabe, as praias...

Graziela Pacheco

Olá,
Vamos de lua de mel para Itália no ultimo fim de semana de setembro gostaria de dicas de roteiro queremos conhecer Milão, Roma, Toscana, Veneza e Florença temos 20 dias. Não sabemos quantos dias em quais cidades...
Obrigada!

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Oi,
eu e meu marido faremos uma viagem fim de outubro e início de novembro, 10 ou 12 dias. Pensei na Itália. Alugar um carro e sair rodando. Estou preocupada com o frio. Pensei no seguinte roteiro: Roma- Pisa- Genova- Turim- Milão- Verona- Veneza- Bolonha- Florença- Roma.
Em algumas, só passaríamos. O que acha? Muitas cidades e pouco tempo, né? O frio iria atrapalhar? Gostaria de um passeio mais bucólico, apreciar um vinho, fotografar, relaxar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiane! Vale a pena estar de carro para explorar regiões como a Toscana, mas um carro não tem utilidade em Veneza, Milão, Roma.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Com 10 dias na Itália você consegue visitar Roma, Florença e Veneza.

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Hum.... li mais aqui no seu site. Bolei outra coisa: Roma (2noites)- Veneza (3 noites) - Florença (3 noites, indo à Pisa) - Cinque Terre (2 noites) - Roma (2 noites)
Achei q fosse melhor assim, menos cidades, usando o trem. O que acha? Estou indo no caminho certo em minhas buscas?
Obrigada pela atenção,
Fabiane.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiane! Ainda está corrido. O Comandante fala em dias inteiros, sem contar os deslocamentos. Veja novamente o último link que indiquei acima wink

Naiara
NaiaraPermalinkResponder

Fabiane,

Desculpe me meter, mas em maio fiquei 14 dias maravilhosos na Itália num primeiro momento tinha bolado um roteiro como o seu e seguindo as dicas do VnV mudei e fiquei 2 noites em Milão, 3 em Veneza, 4 em Roma e 4 em Florença, com ida a Pisa, e foi uma das melhores viagens que fiz até hj!!! Dá pra ver e fazer tanta coisa! é claro que não dá pra ver todos os pontos turisticos de Roma por exemplo, mas o que vc conhece, vc conhece bem, com calma. Eu tbm ficava pilhada querendo conhecer o máximo de cidades de uma vez, mas assim fica aquela vontade de voltar várias vezes...

Espero ter ajudado.

Karene Rodrigues

Olá Boia e Ricardo,
Gostaria de uma ajuda em um roteiro.
Em Maio vou para a Itália. A minha idéia seria Veneza (2 dias), Florença (5 dias), Roma (4 dias) e depois ir para Paris (3 dias) e voltar para Roma, pois sairia de la para retornar para o Brasil. É mais fácil voltar para Roma mesmo?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karene! Compre a passagem com ida por Roma e volta por Paris ou o contrário.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Carla Tores
Carla ToresPermalinkResponder

Seguimos a dica e terminamos nossa viagem (Provence, Cote D'Azur, Cinque Terre, Toscana) em Veneza. Foi ótimo!Deixei o relato completo no meu blog http://filhinhosdamamae.blogspot.com.br/2013/07/veneza-italia-relato-de-viagem.html. Estávamos acompanhados de nossa menininha de 1,5 ano.

Cris Terra
Cris TerraPermalinkResponder

Oi pessoal!montei meu roteiro slowtravelling com as dicas do Viaje na viagem, 25 dias em Lisboa (que surpresa: antiga e moderníssima, povo ultra gentil), Roma(fui e não vi o papa!), Siena( imperdível!!!), Firenze (cuidado que informação pra turista é péssima, má vontade, cara feia a tudo mais e tivemos problemas nos ônibus urbanos:por falta de informação fomos multados, fora isso é incrível também) e Veneza e foi sensacional! Voltei e já estou querendo mais!Mas para dizer a verdade 4 ou 5 dias em cada cidade é pouco! Os bate-voltas deram muito certo e contrariando algumas informações, há boa oferta de ônibus entre cidades menores na Toscana a partir de Siena, decidimos não alugar carro e evitamos o problema de estacionamento. Terminar a viajem em Veneza foi ótimo! Escolhemos o hotelzinho um pouquinho melhor em Mestre e voo direto (com 2 escalas, sem pensar nas malas) prá casa, que depois da canseira de tantas jornadas e belezas foi o melhor! Mas Veneza precisa de uma semana para ser curtida pela quantidade de ilhas maravilhosas para visitar: conseguimos ver só 6 delas e passar rapidamente pelo formigueiro dos pontos turísticos.Sistema de transporte de vaporetto muito bom: gondola é chavão. Toscana é incrível e também precisa de mais tempo se quiser entrar no espírito do lugar. Gratíssima pelas dicas e pelo site! até a próxima!

Flávia Santos Oliveira

Olá pessoal,
farei uma viagem para Itália em outubro de 2013 com minha mãe que já é idosa (80 anos). Como não conheço o local, gostaria de uma dica de lugar conveniente para me hospedar com ela.
Obrigada
Flávia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Se por Itália você quer dizer "Veneza", escolha um hotel nas cercanias da Piazza San Marco e vá de aquatáxi até o hotel.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/70-hoteis-veneza/

Leny Andrade
Leny AndradePermalinkResponder

Olá Bóia,

Você poderia me informar se em fevereiro o frio é menos intenso em Roma e Florença ?

Obrigada
Leny

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leny! O inverno vai oficialmente até 20 de março. Pode haver frio intenso durante todo o inverno, e ocasionalmente no início da primavera também.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Bom, vou tentar de novo. Não obtive resposta antes.
Estamos planejando nossas férias para meados de novembro e o roteiro escolhido é Roma - Florença/Toscana - Veneza/Verona.
Não sei exatamente a ordem, estamos pesquisando. Por isso queria uma ajuda em relação ao clima. Entre 15 e 30 de novembro o frio já é intenso? Vale a pena iniciar pelo norte da Itália e ir descendo conforme o mês avança pro final e a temperatura teoricamente esteja em declínio? Ou acha que não faz muita diferença? Qual é a sugestão?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Já estará frio, sim.

Veja como pesquisar temperatura em qualquer lugar do mundo:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Não havendo praias no roteiro (e nesta época já não faria sentido ir ao litoral), tanto faz por onde você começa ou termine. Apenas tente chegar por uma ponta do roteiro e sair pela outra, sem precisar retornar ao ponto de partida.

Izabella Moreira

Ola,
Eu e meu namorado vamos viajar 12 dias na Europa.
Nosso primeiro destino sera Barcelona e depois seguiremos pra Italia, onde ficaremos 6 dias. Temos a intencao de conhecer Veneza. Portanto, nossa grande duvida eh: devemos seguir primeiro para Roma (onde ficaremos por volta de 4 dias) para depois irmos para Veneza, ou seria mais interessante primeiro irmos para Veneza e depois partirmos para Roma?
Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabella! Deixe por último o destino pelo qual você tem maior expectativa.

Adriana Oliveira

Oi Bóia, vou com uma irmã para Italia em janeiro de 2014. Nunca estivemos lá e pensamos em um roteiro da seguinte forma:
ROMA 7 dias - NÁPOLES 1 dia - FIRENZE 3dias - BOLONHA 2dias - RAVENNA 1dia - PÁDOVA 1dia - VENEZA 3dias - VERONA 2 dias - MILAO 3 dias - LUCERNA 2 dias(suiça) e ZURICH(suiça)3dias...pensei em trocar algum lugar ou alguns dias para ver Pompéia ou Herculano...acha que vale a pena esse roteiro para quem vai a primeira vez ? Queria umas dicas. Obrigada, abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Fique apenas uma noite só em último caso. O melhor é montar bases e fazer bate-voltas, para não precisar ficar trocando de hotel. Lucerna e Zurique são redundantes, troque Zurique por uma estação de esqui, como Interlaken.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/suica

Adriana Oliveira

Muito obrigada!

Suéllen
SuéllenPermalinkResponder

Olá Bóia! Gostaria de saber se teria informações a respeito de como levar um pouquinho dos maravilhosos queijos italianos para o Brasil. Já andei olhando na net, mas não encontrei nada que fosse esclarecedor. Pode dar alguma dica?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suéllen! Não é permitido trazer queijos para o Brasil -- se você for parada na alfândega, vai precisar descartar os produtos. Quem prefere arriscar normalmente compra queijos embalados a vácuo.

Liu
LiuPermalinkResponder

Olá, gostaria de sua opinião...
Meu esposo e eu iremos à Itália em outubro, queremos ficar entre 6 ou 8 dias. Pensamos no roteiro: Roma, Veneza, Milão (nessa última só um dia, sair de Veneza e voltar no mesmo dia) e voltar para Roma. Você acha viável? 6 dias daria? Ir e voltar da mesma cidade (Roma) torna mesmo as passagens mais baratas! Quais suas sugestões para fazermos nessas cidades? Obrigada!
Liu

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liu! Tire Milão da programação.

Pablo Silveira

Olá!

Pretendo ir para a Itália com minha esposa em janeiro de 2014,e queria saber se posso comprar passagens de ida e volta com destinos diferentes. Queremos ficar 10 dias, chegando em Roma e de lá irmos para Veneza até os alpes italianos. Vocês podem nos dar algumas dicas sobre cidades nos alpes italianos? E, é possível chegar em Roma e retornar para o Brasil por Milão por exemplo? Como é o procedimento de compras de passagens dessa maneira? Obrigado.

Ricardo Zillo
Ricardo ZilloPermalinkResponder

Ola vou só desembarcar em Veneza,sabe como faço para ir pra Rovigo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Dá 1h05 de trem. Compre em http://www.trenitalia.com (selecione "tutti i treni"; trechos disponíveis apenas uma semana antes da data).

Fernando Macedo

Boa tarde Bóia. Tudo bem?

Estou indo pra veneza e gostaria de saber se é possível reservar a entrada na Basilica de San Marco e a visita no palazzo Ducalle?Qual site ocê me indica?

O site http://it.venezia.waf.it/ é confiável para reservar os horários? Estão cobrando 2,00 euros pela reserva do horario,pois o ingresso é gratuito.

Grato.

Ricardo Zillo
Ricardo ZilloPermalinkResponder

Valeu Bóia.é nóis!

Maria Joana
Maria JoanaPermalinkResponder

Bóia, boa noite! Tenho uma semana de ferias, pretendo sair do Brasil no dia 21 de outubro e retornar no dia 27. A idéia e ir para Florença, gostaria de saber qual o melhor roteiro para aproveitar bem a viagem e se da tempo de conhecer Veneza e Verona?
Muito obrigada.

Fernando Macedo

Bóia qual site você me indica para comprar ingressos das atrações de Veneza?

É possivel agendar horário na basilica de San Marco ou é obrigatório enfrentar a fila?

Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Não é necessário comprar antecipadamente ou agendar. A fila não é grande nem para a basílica nem para a Torre nem para o palácio do Doge. O melhor de Veneza é perder-se pelas suas ruelas.

Fernando Macedo

Obrigado Bóia.

E para a TORRE DELL'OROLOGIO? Vale a pena comprar com antecedência?

Ficarei lá dois dias e duas noites, vale a pena ir para Murano ou Burano? Chegarei na Segunda(23/09) e irei embora na quarta(25/09).

Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Conforme disse na outra resposta, não é necessário comprar nada com antecedência. Se houvesse alguma atração que merecesse compra com antecedência, eu já teria respondido. Não vale a pena perguntar sobre todas as atrações que você encontrar listadas. A resposta será a mesma.

Vá a Murano se der Veneza por visitada.

Leia sobre Veneza:
https://www.viajenaviagem.com/category/veneza

Maria Paula
Maria PaulaPermalinkResponder

Olá.

Bóia tudo bem?
Sairei de Veneza de trem para Roma(Frecciargento 9413) compramos a Businnes Class. As bagagens viajam junto com os passageiros ou são guardadas antes de embarcarmos? Quantas malas cada passageiro pode levar?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Paula! Você carrega suas bagagens. Não há limites. Mas você se arrependerá profundamente se viajar de trem com uma mala maior do que tamanho M (65 cm de pé).

Marina Queiroz

Oi,
Vou para Itália em setembro Vou fazer uns trechos de trem, mas pretendo ir de carro de Genova a Florença. Estou programando 2 paradas 2 noites em La Spezia para conhecer Cinque Terre, 2 noites em San Gimignano para ver uma parte da Toscana e 4 noites em Florença, sendo que pretendo devolver o carro no segundo dia de Florença ( vou ficar com o carro 1 dia para ver as redondezas) e ficar os outros 3 com transporte local.
Quero a sua opinião sobre este roteiro.
Obrogada
Marina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Recomendamos montar base nos arredores de Siena para passeios de carro pela Toscana. Ao chegar em Florença devolva o carro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

https://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/

Ricardo Delfino

Vejo muitos comentários de veneza com empolgação.

Mas já fiquei sabendo por outras pessoas que já foram, se pegar chuvas o cheiro do canal é insuportável.

Irei para lá em maio de 2014 e acho tenso reservar hotel lá, se pegar acqua alta.

Vou ficar 2 semanas na itália chego por milão e volto por roma.

Vou de milão para veneza de trem expresso, mas estou com grandes dificuldades para achar um bom hotel, não quero ficar hospedado em veneza pelo risco da acqua alta e pelo preço extorsivo dos hotéis.

Fora que são hotéis muito velhos, gosto de hotéis de rede e geralmente só em mestre.

Penso também em fazer um bate e volta de milão ou firenze para veneza já que lá consegui hotéis excelentes a preços módicos.

Enfim, estou organizando meu roteiro há quase 1 ano e estou tendo grandes dificuldades em relação a locomoção na itália, já fiquei em londres e foi tudo muito fácil. O que achei melhor até agora foi roma,milano e torino tudo com fácil acesso.

Agradeço por qualquer ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! A internet está cheia de gente mal-humorada. Quem não souber apreciar os detalhes que fazem Veneza ser Veneza é porque não deveria ir à cidade. Se você tem nojo de Veneza, não perca seu tempo e seu dinheiro indo a Veneza. Guarde para quando for a Las Vegas grin

Ricardo Delfino

Minha namorada ficou um dia em veneza e não gostou ela passou 1 mês na itália foi estudar na edulingua e odiou a escola também. rs

Obrigado Bóia vou ter que descobrir na pele mesmo o que irei achar desta città.

Eu tenho uma expectativa boa em relação a veneza agora vamos ver inloco.

ABcs.

José Carlos Geraldo da Matta

Saudações alvinegras. Eu, meu irmão e meu cunhado vamos ver o Galo ser CAMpeão do Mundo este ano. Vamos para o Marrocos saindo do Brasil no dia 15/12, do Rio e chegando por Roma. Vamos para Milão e daí para Marraqueche apenas pela manhã do dia 18/12. Voltamos de Marraqueche para Milão dia 22/12 e ficaremos pela Europa até o dia 2/01/2014. É minha primeira viagem para a Europa. Gostaria de algumas sugestões de Roteiro pela Itália e pela França, talvez Países Baixos. Algo tipo Natal em Paris,uma escapadela pela Bélgica e pela Holanda (tipo Paris-Bruxelas-Amsterdan)até o dia 28/12 e um roteiro pela Itália a partir de Milão, terminando em Roma no dia 2/01 quando voltamos para o Brasil. Deve ter muito atleticano na nossa situação, qualquer dica seria enormemente bem vinda. Não sei se e assim que isso funciona, mas enfim, muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Carlos! Infelizmente não temos como montar roteiros personalizados. O site é de consulta a conteúdo pronto, as perguntas servem apenas para sintonia fina.

Comece seu planejamento por aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Fabio Damazio
Fabio DamazioPermalinkResponder

Estou planejando a viagem faz 1 ano.

Só que estou com problemas na logística.

Quero ir a turim não sei se me hospedo lá ou faço bate volta de milão?

Seria isso:

Milão --> Como --> Turim --> Milão --> Verona --> Veneza

Veneza vou dedicar 2 dias a ela para conhecer burano e murano.

Maria Paula
Maria PaulaPermalinkResponder

Boa tarde.

Bóia sempre ouvi falar de um famoso "Açougueiro" e o seu açougue que fica na região de greve in chianti, lá é possível degustar diversos tipos de cortes e inclusive há um restaurante no local. Isso é verdade?? você saberia me informar o nome do local e o endereço?

Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Paula! Veja todas as informações no post da Constance Escobar:
http://www.praquemquisermevisitar.com/mundo-afora/Dario+Cecchini+o+famoso+a%C3%A7ougueiro+de+Panzano,279

Maria Paula
Maria PaulaPermalinkResponder

Obrigada Bóia.

Juliana Flud
Juliana FludPermalinkResponder

Olá,
Vou para Italia e tenho 6 dias para conhecer alguns lugares. Vou chegar em Roma, porém no 7 dia vou para Basileia. Vc tem sugestões por onde devo passar? Devo alugar carro para todo o trajeto?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Veja dicas na página-guia de Roma: https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire/

Vânia
VâniaPermalinkResponder

Oi Bóia!! Sempre faço uma consulta antes de fechar minhas viagens e vocês me ajudam e muito... Já "ouvi" o Ricardo: peguei tudo o que queria conhecer e tirei 60%. Poderia palpitar neste roteiro por favor?
5 dias na Suíça (acho que a base será Lucerna).
De trem de Zurique para Innsbruck (2 noites). Depois de ler as dicas do Ricardo, cortei Milão. Vamos para Veneza. A viagem de trem é de 4 horas e meia, mas li alguns posts de que a paisagem é maravilhosa, (não sei se no inverno...). 3 noites em Veneza. Trem para Modena (meu marido quer ir a Maranelo!). Acha que é desviar demais querer ir até Cinque terre? Há trem de Modena à La Spezia (pelas minhas pesquisas). O nosso destino é Toscana (mais 5 dias) e acabar em Roma (4 noites). Como faremos conexão em Lisboa, vamos ficar 4 noites.
Obrigada pela atenção!!
Vânia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vânia! Innsbruck depois da Suíça será um destino redundante. Sai montanha, entra montanha. Nem a língua muda.

Pegue o Wilhelm Tell Express de Lucerna para Lugano, de lá continue a Milão. Então vá a Veneza e siga conforme seu plano.

Kelen
KelenPermalinkResponder

Olá. Estou indo para a Italia no final de outubro, ficando 3 dias em Roma, 2 em Florença e 2 em Veneza. Nessa época do ano tem muitas filas para entrar nos monumentos? Vi que em Veneza não é necessário comprar entradas com antecedencia. Para as outras cidades qual a dica?
Obrigada,
Kelen

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Oi Bóia, tudo bem?

Vou viajar em lua de mel em final de março, início de abril. Pensei em conhecer Roma, Veneza e Paris. Acha possível eu conseguir isso em 10 dias? Qual o itinerário vc me recomendaria?

obrigada,

bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Numa primeira viagem, nunca fique menos de 5 dias em Paris. Recomendamos uma permanência mínima ideal de 7 dias.

Veja sugestões para itinerários de 10 dias na Europa:

https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Ola
Vou ficar 3 noites em Veneza no final do ano... Estou tentando achar um restaurante imperdivel/inesquecivel (alem do Harry s e dos botecos que com certeza vou conhecer), para festeja um aniversario. Estou vendo em varios blogs mas nao estou achando... Algum muito legal, animado, otimo etc... para me recomendar????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Dê uma olhadinha no material do Edu Luz sobre Veneza. Ele é um gourmet em quem confiamos cegamente:

http://eduluz.wordpress.com/tag/veneza/

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Muito Obrigada...peguei varias dicas...

hideko mori
hideko moriPermalinkResponder

Vou para Veneza dia 24 e gostaria de saber se dá tempo de visitar
Roma mesmo que for só um dia, pois depois farei cruzeiro.
Grata pela dica.

abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hideko! Um dia em Roma é muito pouco. Aproveite Veneza!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Oá, Hideko! Não dá não.

Anesia Pinto
Anesia PintoPermalinkResponder

Olá,
Eu vou viajar durante dez dias com a minha filha e marido no mês de janeiro e pretendo ir para Milão, Veneza, Florença, Verona, Toscana. Alguma sugestão de roteiro? Temos opção de ir de trem ou carro ou a distância só permite o uso de avião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anesia! Não dá para fazer tanta coisa em 10 dias.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar