Charada da 6a.: auto-retrato (resposta e desculpas do blogueiro!)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Charada de 27 de abril de 2012

Calma. A pessoa que fez a foto não é essa que está displicentemente deitada no banco da esquerda, direita, não.

A autora da foto é uma leitora contumaz. Que inclusive já forneceu foto para a charada.

Aparentemente esta foto não tem nada demais. Mas para ela tem. Porque ela tem o mesmo nome da praça. Ou quase. Digamos que o nome inteiro da praça cabe dentro do nome da autora da foto.

E o que esta foto está fazendo aqui? Acontece que este lugar cuja praça principal tem o nome da leitora é uma estância turística. Ou ao menos hidromineral.

Nunca fui, mas descobri que fica a meros 30 km da sede de um dos municípios que mais tem resorts no Brasil.

Será que já entreguei?

Valendo!



RESPOSTA:

[caption id="attachment_28567" align="alignleft" width="118" caption="FABTEIXEIRA"]FABTEIXEIRA[/caption]

OK, OK, admito que eu sou o rei de espalhar pistas falsas nas charadas. Mas sempre dentro da legalidade, gente. O problema é que eu fui enganado por um dos meus sites mais diletos, o Google Maps.

Foi o danado que me disse que o Grande Hotel Santo Antônio de Caldas do Jorro, situado exatamente na praça Ana de Oliveira, fica a 27 km de Mata de São João. Mas como nem um erro crasso de 300 km é capaz de deter a sherlocagem dos trips, a charada foi resolvida de primeira, pela FabTeixeira. A primeira de várias respostas certas. Impressionante!

Caldas do Jorro, ou simplesmente Jorro, é uma estância hidromineral no norte baiano. O Carlos Nascimento recomenda combinar uma viagem para lá com uma passagem em Tobias Barreto, Sergipe, onde dá pra comprar enxovais bordados e roupas de renda.

A única coisa que o pessoal não adivinhou foi a identidade da fotógrafa. É a Ana Maria, ou Ana Maria de Oliveira, ou simplesmente @anamdo no Twitter. A charada anterior feita com uma imagem dela foi esta, da cachoeira do Rio do Peixe, em Socorro.

Parabéns, Fabteixeira! Obrigado, Ana Maria! Semana que vem tem mais!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


23 comentários

fabteixeira
fabteixeiraPermalinkResponder

Caldas do Jorro, na Bahia!

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Dias D'ávila - BA

Andre Coelho Santos

Estancia Mineral Caldas do Jorro, na Bahia, e a foto trata-se da Praça Ana Oliveira ...

Nivia
NiviaPermalinkResponder

Esse pessoal não dá nem tempo para respirar!!! A praça parece muito com a do Jorro, porém não está a 30km de Mata de São João ou Camaçari, onde estariam os Resorts, mas 270Km de Salvador. Sei não...

Claudio Motta
Claudio MottaPermalinkResponder

A foto é de Caldas do Jorro mesmo, só apagaram o nome do banco. Já estive por lá, mas confesso que não reconheci de imediato.

http://www.caldasdojorro.com.br/Index.asp?SessiomID=CEN23,458WH30,07BN6047SI11,3GGRU

jb
jbPermalinkResponder

Praça Ana oliveira, Caldas do jorro, bahia

Anne
AnnePermalinkResponder

é... acho que acertaram mesmo...
http://www.ayrtongravacoes.com/p/caldas-do-jorro.html

jb
jbPermalinkResponder

E a leitora deve ser a AdriANA Lima...

Hosana
HosanaPermalinkResponder

Ah não! Assim não dá nem pra brincar! Esse povo é muito bom! Acho que vou tentar mandar foto para charada porque não dá tempo de tentar descobrir nada! Parabéns!

Mirella (mikix)

E eu achei que finalmente havia chegado cedo para a brincadeira smile

Eunice
EunicePermalinkResponder

Praça Ana Oliveira, em Jorro, capital do bode. Mas só não entendi a distância para Camaçari e/ou Mata de São João. Dias D'Ávila, antiga estância hidro-mineral fica pertinho de Mata de São João e de Camaçari, mas a Praça central é "ACM".

Magrineli
MagrineliPermalinkResponder

Admito q tem horas q me assusto com a variedade de lugares q vcs já estiveram...

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Magrineli, eu até acho que já viajei mais que a maioria, mas quando vejo essas respostas, me dou conta da minha "pequenice", em bom mineirês, terra que me acolheu semana passada em férias!

Eunice
EunicePermalinkResponder

A segunda parte da charada: quem enviou a foto? Mariana, do Hotel Querido? Não são muitos os intrépidos no sertão da Bahia...eek)

Anna Francisca

Eu me assusto não somente pela variedade de lugares onde estiveram como disse Marineli, mas também por identificarem o local.

Patrícia B. Maia

Concordo, é assustador! smile)

Carlos Nascimento

Caldas do Jorro fica no município de Tucano, muito próximo a Sergipe. Se for feita uma busca de distância utilizando o google maps utilizando o nome Caldas do Jorro ele vai localizar em diferentes lugares, como por exemplo no município de Catu distando 130km de Sauípe, mas na verdade a distância é de em torno de 300km a depender das estradas que você escolha.
Nas proximidades de Caldas do Jorro, em torno de 150km está Tobias Barreto (Sergipe), uma cidade que é referência para quem quer comprar enxoval bordado e em renda (roupas e cama e mesa) e confecções em geral.
Esta é a paisagem retratada no livro Os Sertões (um daqueles livros muito falado e pouco lido)pois próximo ao Jorro está o local onde foi erigido o Arraial de Canudos.

Ricardo Freire

Charada resolvida! Parabéns, Fabteixeira!

Eunice
EunicePermalinkResponder

Riq e Carlos. Um roteiro muito bacana para quem é fã de literatura e natureza ( caatinga ) é combinar Caldas de Cipó, Caldas do Jorro, Monte Santo e Canudos e deixar para fazer as compras em Tobias Barreto, no final. Varga Llosa também retrata o sertão de Canudos no "A Guerra do Fim do Mundo".

Eunice
EunicePermalinkResponder

Pra quem tiver intersse no Parque Estadual de Canudos: http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/pt/tempo/canudos/caatinga00.htm

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Parabéns, Fabteixeira!!!

Lena
LenaPermalinkResponder

lol lol lol

Lena
LenaPermalinkResponder

aiai... saiu no lugar errado...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar