Equador pra Lu Malheiros: aberto para pitacos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

QuitoA queridíssima e sempre prestativa Lu Malheiros, do Dividindo a Bagagem -- praticamente uma Bóia honorária quando o assunto é Machu Picchu -- está planejando uma superviagem ao Equador em julho.

Ela vai com milhas e não tem muito tempo; as Galápagos vão ficar para uma próxima. Dos 9 dias em que permanecerá no país, a Lu está pensando em ficar um dia em Guayaquil, quatro em Cuenca e quatro em Quito.

Ela já fez toda uma pesquisa (senão não seria Lu Malheiros!) nos blogs que eu copio mais abaixo.

O que a Lu ainda não decidiu é o transporte. De Guayaquil a Cuenca ela acha tranqüilo ir de ônibus, mas entre Cuenca e Quito ainda está em dúvida entre ônibus e avião -- e é principalmente aí que ela pede opiniões.

Eu dei um rolezinho por aí e descobri que de Cuenca a Quito os ônibus levam de 9 a 12 horas, e que por isso ônibus noturno é mais indicado. Há duas companhias que fazem o trajeto, a Flota Imbabura e a Transportes Panamericana, mas nenhuma das duas parecem ter site. Achei o relato de um gringo que teve a sua mochila retalhada durante a noite, sem que ele percebesse. E o dossiê de um outro sobre viagens de ônibus no Equador ("se estiver muito frio à noite, alguma janela pode estar quebrada). Numa discussão de três anos atrás no Thorn Tree do Lonely Planet o consenso é que é melhor ir de avião, pela TAME ou Aerogal (45 minutos de vôo; a tarifa econômica é de US$ 56).

E você? Já foi ao Equador? Que dicas tem pra dar à Lu no circuito Guayaquil-Cuenca-Quito?

E se você não foi, viaje nos blogs sobre o Equador que a Lu Malheiros garimpou (valeu, Lu!):

Equador no Escapismo genuíno (Guayaquil e Galápagos)

Equador no Este mundo é nosso (Quito e Cotopaxi)

Equador no La chica de mochila (Quito, Cuenca e Vilcabamba)

Equador no Um mundo sob dois pés (giro completo pelo país)

Equador no Diário de um andarilho (Quito, Ruta del Sol, Guayaquil, Cuenca, Riobamba, Baños, Puyo, Tena)

Equador no 1000 dias por toda a América (Quito, Baños, Chimborazo, Cotopaxi, Cuenca, Guayaquil, Montañita, Otavalo)

Equador no Amigos de mochila (Quito, Baños, Lacutunga)

Equador no Mochileiros.com


Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


54 comentários

Rafael Carvalho

Obrigado por colocar meus relatos do Esse Mundo E Nosso acima. E tem mais! Estou indo pra Cuenca e Guayaquil no feriado de maio e posso voltar com varias dicas! Passo aqui na volta! Abraços

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Rafael,
Obrigada! Gosto de caminhadas, mas descer o Cotopaxi de bicicleta nem pensar! shock
Vou ficar de olho nos posts do Esse Mundo é Nosso, porém agradeço se você puder colocar dicas fresquinhas de Cuenca e Guayaquil quando voltar!
Abs,

Ju Naliato
Ju NaliatoPermalinkResponder

Ops! Acabei sugerindo o mesmo passeio de bicicleta! Sorry!

Rafael Carvalho

Com certeza, Lu! Muito obrigado! Ah, e o passeio ao Cotopaxi pode ser feito sem a bike também! Abraços

Ernesto, o pato

Lu

O passeio das montanhas do Equador é bonito,e deve ser feito de dia . Há um trem bem interessante. Tenha um pouco de cuidado na Cidade antiga e $e vo$e puder, vá até Galapagos que é inesquecivel. Sei que é caro, mas vale o sacrificio, na minha opinião é disparado o melhor passeio do Equador, e um dos lugares mais interessantes a que já fui, especialmente para quem gosta de natureza. A feira de Otovalo, no domingo também é interssante. A Cidade de Quito é bonita, mas não tem nada de exepcionalmente interessante. Eu gostraria de ir a Vicabama, onde moram os centenários, alguem já foi?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Ernesto,
Obrigada!
Galápagos ficou de fora, pois devo viajar sozinha e se ir acompanhada já sairia caro, sozinha fica impo$$ível. Além disso, julho é alta temporada.
A Camila do La Chica de Mochila já esteve em Vilcabamba e gostou muito. Pensei em incluí-la na minha viagem, mas decidi fazer um circuito mais tradicional. De qualquer forma, também fiquei com vontade de conhecer a cidade e acho que consigo encaixá-la em uma outra viagem.
O trem de que você fala é o El Nariz del Diablo que sai de Riobamba?
Abraços

Ernesto, o pato

Lu

É este mesmo. Quando fui estava fechado, mas ja ouvi realtos que vale a pena. No site mochileiros tem muitas informações uteis sobre o Equador. Há uma praça em Quito onde vendem tours de ultima hora para Galapagos. Não é uma pechincha, mas principalmente voce estando sozinha e havendo um unico lugar disponvel, dá para negociar um desconto, embora somente a passagem deva estar por volta de 350 dólares ida e volta.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Ernesto,
Mais uma vez, obrigada!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Riq,
Muito obrigada por abrir este post! grin
Nunca ganhei um troféu da Bóia, mas estou toda prosa com a "bóia honorária" eekops:

Ju Naliato
Ju NaliatoPermalinkResponder

Fui em agosto do ano passado para mergulhar em Galápagos, o que é incrível! Não posso dar pitaco sobre o transporte entre Cuenca e Quito pq fiquei só em Quito, como parada para as Ilhas. Mas posso dizer que gostei muito da Aerogal! me surpreendeu! Bons aviões, muito melhores do que a maioria do que ando vendo... Em Quito, amei o Passeio ao Cotopaxi de bike. Fomos num carro até o pé da montanha e de lá descemos 32 km pedalando, sem esforço, já que é uma descida wink . Teve paradinha pra piquenique, muitas fotos e risadas caminho. Boa viagem!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Ju Naliato,
Valeu! Farei o passeio ao Cotopaxi, mas sem bike!
Abraço,

Michelle
MichellePermalinkResponder

Cuenca é maravilhosa, vale muito a pena visitar o parque de Cajas, a vista é encantadora.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Michelle,
Obrigada!
Pelo que andei lendo, acho que vou achar Cuenca mais interessante do que Quito!

Luiza Campello

Olá Lu,

Com relação a ir de Cuenca a Guayaquil me recomendaram fortemente não ir em ônibus de linha devido a problemas de segurança. Pagando um pouco mais existem umas vans que fazem o transporte de forma bem segura e confortável. Se quiser acho que tenho aqui ainda o contato da empresa que utilizei. Todas as pessoas com quem conversei no Equador me aconselharam a não viajar de ônibus pinga pinga de noite. Ou você pega um diretão (desses que ninguém entra ninguém sai no meio do caminho). Ou vai de dia, sempre de olho nas suas coisas.

Nunca aconteceu nada comigo no Equador, mas eu sou bastante precavida. Conversei com muitos, muitos turistas que tiveram problemas com relação à segurança. Agora mesmo minha prima está no Equador e levaram a carteira dela com cartão e tudo mais. É bom estar sempre alerta!

Espero ter ajudado!
Abraços e boa aventura!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Luiza,
Desculpe-me, só vi seu comentário agora. Já tinha lido algo sobre os cuidados que se deve ter viajando de ônibus e a recomendação de não se viajar à noite.
De Guayaquil para Cuenca, estava pensando em ir de ônibus, de dia e direto, pela empresa Alianza ou da Cooperativa Super Semeria. Parece que o melhor trajeto seria o que passa por Molleturo ou pelo Parque Nacional de Cajas (4h). Entretanto, agradeceria muito se você deixasse aqui o contato da empresa que usou!
Muito obrigada grin
Abraço,

Fábio Lima
Fábio LimaPermalinkResponder

Lu, boa noite!

Uma boa pedida é você ir para a região da Imbabura e passar lá uns dois dias pelo menos.

Você poderá visitar as seguintes cidades e locais:

- Ibarra = Capital da Imbabura, a cidade que sempre se volta;
- Otavalo = Feira indígena;
- Atuntaqui = Tomar um Helado, comer uma fritada no restaurante Amazonas e visitar o pólo textil;
- Cotacachi = Visitar o Vulcão e o pólo de artigos de couro;
- Lagoa de Yaurcocha.

Dentre outras opções.

De Quito a Ibarra dura aproximadamente 2h e você poderá ir de ônibus uns 7 dólares ou por um serviço de táxi que vai buscá-la onde você quiser em Quito e custa 18 dólares. Segue o site: http://www.taxislagos.com/Entrada_0.htm
Para hospedagem você pode ficar em algum hotel/pousada em Ibarra ou neste aqui em Atuntaqui: http://www.hpuebloviejo.com.ec/

Você não se arrependerá.

Tchau,

Fábio Lima

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Fábio Lima,
Muito obrigada pelas dicas!
Devo acabar ficando pouco tempo em Quito, só 3 dias inteiros, e acho que não vai dar para seguir a sua sugestão. Anotei tudo direitinho, se não para esta viagem fica para uma próxima! wink
Abraço,

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Riq, Bóia e trips,
Passando para agradecer as dicas e dizer que a viagem foi ótima! Os posts vão demorar um pouco para sair, mas se alguém precisar de dicas é só perguntar que ajudo no que for possível!
Abs,

Valdinho Pellin

Olá Lu.
Vou aguardar com muita expectativa seus post. Tenho interesse no Equador.
Abraço

jose  freitas
jose freitasPermalinkResponder

Sra. Lu Malheiros e demais!!!
Enquanto o post sobre Equador vai demorar como vc mesmo diz e, como tenho viagem a serviço para aquele país. Te questiono como ´vc ve ou viu o quesito segurança e os controles(aduana e migra)??
Pela colaboração, se possivel, fico grato.
Bom dia para tds nós.
zefreitas

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Sr Jose Freitas,
Não tive nenhum problema com relação à segurança nas cidades que visitei (Guayaquil, Cuenca e Quito). Tome as mesmas precauções que tomaria em uma grande cidade brasileira. Achei Cuenca uma cidade mais tranqüila. Evite caminhar pelo centro de Quito à noite.
Aduana e migração normais.

Sergio L
Sergio LPermalinkResponder

Olá, irei a Quito em breve e gostaria de saber quanto a nossa moeda vale por lá, ou qual a relação Dolar - Real em Quito. Agradeço a dica.

Sergio

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Sérgio L,
Eu levei alguns dólares que tinha e o resto do dinheiro eu saquei em caixas automáticos (ATMs) direto da minha conta corrente. Não vi a cotação real/dólar nas casas de câmbio, mas NÃO deve ser favorável pois ainda são poucos os brasileiros que visitam o país.
Escrevi um post com dicas de Quito recentemente http://www.dividindoabagagem.com/2012/09/quito-dicas-para-ler-antes-de-viajar.html
Boa viagem,

Daniel
DanielPermalinkResponder

Estou programando uma viagem em outubro 2013 saindo de FORTALEZA,CE ao ECUADOR de carro, sim alguém já fez um percurso parecido que possa mim dar umas dicas e sugestões serei muito grato.
A e sim tive alguém interessado em participar de esta aventura entrar em contato por favor, será muito bem vindo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Para esse tipo de viagem, recomendamos buscar um fórum especializado em estradas, jipeiros, ralis. Este site trata de formas mais convencionais de turismo.

luis
luisPermalinkResponder

ola amigão meu nome e luis (ecuatoriano) escrebo de florianopolis sc estou achando muito interessante a sua ideia...
ya algun tempo q no visito meu pais...

kaya sisarina
kaya sisarinaPermalinkResponder

pra quem tem a oportunidade de facer uma viaje pra ecuador
com muita experiência recomendo visitar a cidade de otavalo muito parecida em cultura idioma y vestimenta ao cuzco no peru (claro para quen gosta de algo diferente)
y as islã galápagos pra quen gosta da natureza
poso deecir pra vocês amigos q eu more la a maior parte da minha vida y conheço o pais....
acho q não mudaram muito as coisas de como era naquele tempo
si tiver alguma pregunta ao respeito não duvide em preguntar..
sentire muito pracer de poder ayudar em alguma coisa...

Marli
MarliPermalinkResponder

A novidade fica por conta da Tame, cia aerea do Equador que está operando recentemente no Brasil com voo direto SP-Quito em torno de 6 hs com tarifas super convidativas.
Estou indo para Quito esse final de semana para o encontro IX dos "Fazedores de Chuva", a elite dos motociclistas de todo o mundo e já estou com as dicas devidamente anotadas .

silvano
silvanoPermalinkResponder

bom dia, gostaria de saber se em quito as casas de cambio aceitam Real....grato amigos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvano! É difícil conseguir boa cotação para o real fora do Cone Sul. Melhor levar dólares ou habilitar seu cartão de banco para saques em moeda local.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Silvano,
A Bóia tem razão, melhor levar dólares ou habilitar seu cartão para saques.
Lembre-se que a moeda do Equador é o dólar americano. Alguns lugares não aceitam notas de US$ 50 ou US$ 100, por isso, procure levar notas de dólares menores e em bom estado de conservação. Nem todos os ATMs dispensam notas menores de US$ 50, preste atenção a isto na hora de retirar dinheiro.
Veja mais dicas de Quito em http://www.dividindoabagagem.com/search/label/Quito

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! Respondi no automático e até esqueci que a moeda "local" do Equador eram dólares eekops:

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Bóia, que isso! Você é incrível! E desempenha muito bem um dos trabalhos mais complicados que conheço, viu?
Só me meti por que achei bom dar a dica de levar notas menores! E já que voltei, é bom dizer que eles cunham umas moedas de dólares que só valem lá. Melhor se desfazer delas antes de voltar!

silvano
silvanoPermalinkResponder

Lu Malheiros e Boia, agradeço pela informação me passada, estou indo para Quito em março/2014 e vou de Avião saindo de Ribeirão Preto( mas moro em Jardinópolis-sp) e descer de ônibus até Campo Grande passando pelo Peru e Bolivia.., então levarei Dolares mesmo e um pouco de Real ,sabem se no Peru e Bolivia consigo cambiar Real pelo dinheiro deles ou aind melhor dolares, apesar que já estive na Bolivia, mas cambiei em Puerto Quijarro Real por Bolivianos.....

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Silvano,
Estive em setembro em Lima, Arequipa e Cusco e o real, quando é aceito, não tem boa cotação. Não sei como é na Bolívia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvano! Em fronteira sempre é mais fácil trocar sem perder dinheiro. Mas nas outras cidades o dólar falará mais alto.

silvano
silvanoPermalinkResponder

Lu.., me indique um hostel e onde vc acha que devo ficar na cidade de Lima, gostaria de ficar em uma localização facil de deslocamento e quando pagou a diaria por lá...mas no peru as casas de cambio trocam o Real por solis....abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvano! Este post é sobre o Equador. Não podemos mais continuar falando de outros países por aqui. Espero sua compreesão.

Leia sobre o Peru a partir desta página:
https://www.viajenaviagem.com/category/peru

silvano
silvanoPermalinkResponder

Para
A boia
então vou levar dolares mesmos vou trocando, este ano fui para Santiago e levei tudo em pesos Chilenos, qdo fui fazer a troca por Reais aqui no Brasil perdi mas de 200,00 no cambio.. é mole e pior que nem fiz compras lá em ainda perdi dinheiro, acho q eu deveria ter levado menos peso e mais Reais, mas vivendo e apreendendo, meu medo era não conseguir cambiar lá e ficar sem grana... abraços

silvano
silvanoPermalinkResponder

olá boia.., sim pode contar com minha compreenção, mas achei que este sait serviria para isso mesmo, trocar ideias sobre viagens., mas valeu fuiiiiiiiiiii para sempre.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Pessoal,
Passei para avisar que acabei de postar sobre a viagem! Antes tarde do que nunca! O post-índice está em http://www.dividindoabagagem.com/2013/12/post-indice-da-viagem-ao-equador.html

pedro
pedroPermalinkResponder

Lu, estou precisando da sua ajuda. A primeira delas é sobre as milhas...Estou querendo viajar de milhas, mas não estou encontrando ninguém que saiba, sequer aproximadamente, quantas milhas e qual a companhia.
A outra dúvida é sobre o que conhecer. Meu objetivo é fazer as visitas aos vulcões, mas não sei quantos dias e o que é o mais interessante. Eu encontrei uma empresa que promove os passeios, mas não encontrei ninguém que atestasse a confiança dela...enfim...tudo muito vago.
ah...Se alguém que já fez o passeio puder me mandar o roteiro e indicar a duração da viagem, vou agradecer pra caramba.
O Equador, apesar de muito interessante, é pouco conhecido e explorado.

vlwwww

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! A Lu Malheiros já escreveu sobre a passagem dela pelo Equador lá no Dividindo a Bagagem. Dá uma olhada: http://www.dividindoabagagem.com/search/label/Equador

Deixe seu comentário por lá, para que ela possa ver smile

Sandra
SandraPermalinkResponder

Olá,

Por favor, jan é epoca mto chuvosa em Quito e na regiao dos lagos e vulcoes?

Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Sandra, a época seca em Quito é de junho a setembro.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Obrigada pela atenção, Lu Malheiros!
Abc.

ana
anaPermalinkResponder

Vale a pena alugar carro no equador? Quem indica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Ana,
Não dirijo, então vou dar meu palpite enquanto passageira: acho que não vale a pena alugar carro. Fiz o trajeto Guayaquil - Cuenca de van, conto lá no blog, e achei a estrada mal sinalizada. O motorista da van correu demais passou por cima de uma pedra maiorzinha e perdeu o controle da van. Por sorte não batemos em ninguém, só o pneu estourou.
Em Quito, circulei de carro com amigos por lugares próximos como Otavalo. Não gostei nada do trânsito (imprudência, imperícia, má sinalização) e os meus amigos não recomendam que estrangeiros dirijam lá.
Não sei qual o roteiro que você gostaria de fazer e vou torcer para que apareçam outras opiniões aqui. smile

http://www.dividindoabagagem.com/2013/07/como-ir-de-guayaquil-para-cuenca.html

wesley alves Ribeiro

Desculpa intrometer-me mas vou a primeira vez para equador que moeda devo levar ? Vou para quito de la vou para lugares turísticos ,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wesley! Desde o ano 2000 o Equador não tem mais moeda própria; a moeda corrente é o dólar.

Andressa Bordinhão

Boa noite,
Gostaria de saber se vale a pena alugar carro no Equador?
Eu e meu marido chegaremos em Quito no dia 4 de julho e ficaremos até o dia 6. Iremos para Galápagos onde ficaremos até dia 19. Voltaremos para Quito e desceremos para Alausi para fazer o passeio de trem. Depois vamos para Banhos, Quilotoa, Cotopaxi e Otavalo.
Estou achando que perderemos muito tempo em fazer esse trajeto de ônibus.
Carro é mais rápido, mas estou achando o aluguel caro e estou com medo das estradas serem perigosas.
Qual a sua opinião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andressa! Veja um depoimento de quem alugou carro e gostou -- mas aponta todos os inconvenientes: estradas estreitas, sem acostamento, motoristas que fazem ultrapassagens perigosíssimas. Essa é exatamente a situação que encontramos num país vizinho, o Peru, onde não recomendamos que se alugue carro.

https://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g294307-i2253-k4170961-Driving_in_Ecuador-Ecuador.html

Muitas vezes, quando a gente aluga carro, a gente procura liberdade, mas acaba encontrando perrengue atrás de perrengue. Encare a vantagem de uma viagem de ônibus: a previsibilidade.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar