A greve da Iberia pegou você? Como a cia. resolveu o seu caso?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

IberiaEstá [mais] complicado [do que nunca] voar com a Iberia. O movimento dos pilotos contra a criação da subsidiária low-cost da cia., a Iberia Express (que já está operando e tudo) não dá sinais de arrefecer.

Lembra das greves do final do ano? Ao contrário das anunciadas pelos pilotos da TAP, as da Iberia acabaram acontecendo. E se repetiram em alguns dias de janeiro. E agora em março voltaram com tudo.

Os pilotos anunciaram 24 dias picadinhos de paralisação até o dia 28 de maio. Os dias escolhidos são normalmente sextas e segundas. Estão programadas greves para os dias 9, 13, 16, 20, 23, 27 e 30 de abril; e 2, 4, 7, 11, 14, 18, 21, 25 e 28 de maio.

(É bom lembrar que passagens British podem envolver vôos Iberia; as duas cias. estão associadas.)

Desde a paralisação de dezembro a cia. tem se comprometido a resolver a situação dos passageiros prejudicados no próprio site, abonando multas, efetuando reembolsos e arranjando outros vôos. O problema é que, mesmo com essa aparente boa vontade, é preciso que um vôo esteja com status de cancelado para que o passageiro possa tomar providências. Isso só tem acontecido 15 dias antes da data, o que gera insegurança, stress e revolta. Se o cliente tem um vôo marcado para uma das datas ameçadas de maio, por exemplo, tem que agüentar de braços cruzados até o vôo aparecer no site para poder "manejar a reserva", no jargão da cia. A alternativa para quem não tem esse sangue frio todo é comprar outra passagem e ir à Justiça para ser recompensado.

Eu acredito, porém, que a essas alturas a cia. já deve ter sistematizado um tratamento decente aos prejudicados (de outro modo acredito que já teriam aparecido reclamações nos posts da Espanha). Mas para não bancar a Pollyanna aérea, gostaria de depoimentos de quem teve recentemente um vôo cancelado pela greve. A cia. entrou em contato com você? Qual foi o tamanho do perrengue para encontrar uma solução (se é que foi encontrada)?


Conta pra gente, por favor! Gracias!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


150 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Meu perrengue é que minha passagem é SP-Paris e os vôos acontecem em duas datas (uma de SP a MAD e outra de MAD a Paris), ou seja, estou duas vezes mais sujeito ao problema.
Segundo ponto... Fico 16 dias na Europa e minha volta é justamente em uma sexta. Ou seja, já estarei em transito e com comunicação escassa quando decidirem algo.
A Ibéria pede para aguardar mas em termos de viagens sempre somos aconselhados a fazer tudo com muita antecedência e 15 dias nesse caso é absurdo.
Tentei descobrir qual seria o procedimento padrão, se eu perderia minhas reservas de assento (paguei por elas!) mas a Ibéria diz que apenas devo esperar.
O que consola é que parece que nas datas anteriores conseguiram remanejar todo mundo.

Melissa
MelissaPermalink

DEus é muito bom, ne nao? eu ia comprar minha pssagem pra europa pela iberia pois estava 1600 reais ida e volta, nao deu certo e nao comprei. gracas a Deus, hj estaria estressadissima.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Há anos eu não indico voar na Iberia. Escrevi até um texto sobre o assunto, alertando os viajantes.

Vale a pena voar pela Iberia? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=146&t=2507

O pior é que os voos estão sempre cheios, então a tendência é nunca melhorar.

Lali
LaliPermalink

Gente, não acredito... Ano passado foi só eu comprar as passagens p/ começar o problema do vulcão em Bariloche. Agora que comprei p/ junho pela Ibéria começa nova novela? Ninguém merece...

Lali
LaliPermalink

Existe chance desta greve continuar em junho? Viajo dia 8.06...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! Não temos essa informação.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Acredito que até lá, começo de temporada, o bom senso já tenha tomado conta do pessoal.

Lali
LaliPermalink

Como foi exatamente esta paralisação da outra vez? Foram quantos dias no total? Ai gente, eu sei que ninguém tem como prever o que vai acontecer, mas eu tô super por fora, nem sabia que tinha tido greve na Ibéria e queria saber mais p/ me preparar...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! A cia. avisa, remarca, reembolsa. Fique de olho neste post para ver exatamente como ocorreu com outros passageiros. É por isso que ele foi publicado. Se já soubéssemos de todos os detalhes, essas informações estariam no texto, não estaríamos perguntando. Por favor tenha calma. É feriado, o pessoal vai começar a participar de verdade no domingo à noite e na segunda.

Camila
CamilaPermalink

Calma, Bóia! hehehe

Carlos
CarlosPermalink

Estou em compasso de espera. Viajo dia 30/4 com a British, mas volto em 25/5 com a Iberia (escolhi por ser um voo diurno), que já foi anunciada como uma data de greve. O problema ter de esperar até o anúncio oficial dos voos cancelados, o que só acontecerá lá pelo dia 10/5, data em que já estarei na Europa. Só resta esperar que a British (que emitiu a passagem) resolva minha situação sem muitos problemas.

Carol
CarolPermalink

vou pra roma pela ibéria no dia 5 de maio. pelo menos a greve pulou minha data, mas acho que ainda dá pra continuar nervosa, né? pelo visto é aquele barato que sai caro...

Melissa
MelissaPermalink

e a tap? vc mencionou a tap no post, ela esta ameacando greve??

Tati
TatiPermalink

Nunca voem pela Ibéria, mesmo sem nenhuma greve ela consegue arranjar problemas, ano passado numa viagem de volta de Londres, todas as conexões de outras capitais européias "perderam" o voo para Recife, ao chegarem em Madri! Um absurdo, ainda demoraram um século para nos colocarmos num hotel e fomos obrigados a voltar pelo Rio de Janeiro enfrentando outro estresse para a conexão para Recife (nos deram pouquíssimo tempo entre a chegada e a saida do Rio) isso tudo sem nenhum tipo de informações sobre nossas bagagens!

Jefferson
JeffersonPermalink

Viajamos de SP para Paris em 01/04 com escala em Madri, o primeiro trecho ocorreu sem problemas, já a conexão foi horrível!!! Nosso voo atrasou 1 hora, depois mais 1 hora e mais uma hora se foi até que cancelassem, depois disso foi uma bagunça, ninguém da Ibéria nos prestava informações. Quando conseguimos uma informação - uma fila IMENSA depois, fomos avisados de que iríamos de ônibus até paris...um perrengue, mais de 7 ônibus e muitas horas de viagem..sem um lanchinho, nada...eles disseram que o problema era com os controladores de voo de Paris e que por isso, a empresa não poderia fazer nada! Agora esperar pra ver o que ocorre na volta...

Evandro
EvandroPermalink

Olá pessoal!
Adquirimos um pacote turístico pela Itália para o próximo mês de julho, que se inicia e termina em Roma, com datas fixas e sem flexibilidade para imprevistos (atrasos de vôos).
O problema é que o pacote só inclui a parte terrestre (hotéis, passeios, etc.), tendo ficado a nosso critério a escolha da parte aérea.
Como o preço das passagens pela Alitalia estava bem mais alto, acabamos comprando as passagens pela Ibéria (com escala na Espanha na ida e na volta), cuja [má] reputação ainda não conhecíamos.
Vocês têm alguma sugestão? Somos quatro adultos e três (de dez) parcelas já foram pagas. sad
.

( parabéns pelo site, é excelente smile )

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Evandro! Acompanhe a enquete, ela começou num feriado, a participação só será significativa na volta. Mas tudo leva a crer que a cia. tem conseguido remanejar os passageiros -- senão a internet, que é um ímã de reclamações, já estaria coalhada de depoimentos indignados.

DDT
DDTPermalink

Eu tenho passagem emitida com eles para 18/5. Lembrava da greve da TAP, mas não da Iberia. Vou tentar descobrir novidades e aviso por aqui. Valeu pelo alerta.

Melissa
MelissaPermalink

q greve da tap???? tao sabendo de algo??? por favor

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Melissa! Os pilotos por lá estão em pé de guerra, mas não há nada anunciado. As do fim do ano não ocorreram. Acompanhe notícias pelo twitter http://www.twitter.com/tapnews .

DDT
DDTPermalink

Sorry pela confusão, Melissa. Eu me referia à greve programada para a virada do ano, que não rolou.

Melissa
MelissaPermalink

obrigaada mesmo assim, se houver algum problema com a TAP eu preciso saber, e greves possiveis ne, ja fiquei tensa, me livrei da Iberia e agora a tap?? obrigada mesmo assim

Renato
RenatoPermalink

Ja esta no site da Iberia os voos afetados nos dias 09, 13 e 16 de abril....do Brasil apenas um voo 'e afetado por dia, todos eles partindo de Sao Paulo.
Dia 08/04 voo 6820 saida as 19:35 h
Dia 12/04 voo 6820 saida as 19:35h
Dia 16/04 voo 6824 saida as 15:35 h

Nao e so o problema dos voos cancelados, pra nos que fazemos nossa viagem por conta tem a questao dos hoteis que ja estao reservados e muitas outras coisas envolvidas...
Abracos
Renato

Ronaldo
RonaldoPermalink

Tenho que voar dia 28/04 de Barcelona para Madrid, onde vou pegar o vôo da TAM para o Brasil e acabei comprando pela TAP Barcelona-Lisboa-Madrid.Ainda por cima saiu mais barato que o vôo pala Iberia direto de Barcelona para Madrid. Se houver greve da TAP vou procurar um ônibus da ALSA

Gustavo - Viajar e Pensar

Amigos Trips
Meu voo IBERIA dia 28/3 que sairia de Guarulhos para Madrid, foi cancelado dois dias antes, mas no mesmo dia fui realocado num voo no mesmo dia e horário próximo para Madrid saindo do Galeão. Meu maior stress seria a conexão em Barajas, para Moscou. Chegando lá tudo tranquilo, aeroporto mais vazio que o normal e a maioria das lojas e restaurantes de BArajas fechados, este movimento de greve exclusivo da Iberia, mas de todos os sindicatos da Espanha.
Minha sugestão não é evitar Iberia somente mas todas as conexões por Madrid ou Barcleona, como Air Chine, TAM ou Singapore pelos aeroportos Espanhóis.

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Até o momento acho que esse post do Gustavo dá a tônica da questão: eles remarcam rápido usando a estratégia de mudar apenas a cidade de partida.
Aparentemente funciona bem.

Edson Tandello Cruz
Edson Tandello CruzPermalink

Gustavo / Vinicius : Eles mudam a saída de SP para o Rio e como fica para ir de um aeroporto a outro ?? Eles te colocam em um voo local, te colocam em um Ônibus ou deixam para você resolver ??
Tenho voo marcado para Barcelona em 25/06 saindo de Guarulhos. Eu não tem tanto problema, mas tenho dois filhos pequenos e minha sogra com mais de 65 anos junto e, para estes estas alterações cansativas são críticas.

Gustavo  - Viajar e Pensar

Sim Edson
Minha partida é Florianópolis, eles te passam um pacote completo, mudaram com boa atenção estas conexões.
Outra dica se vais de IBERIA com crianças, leve DVD e etc para elas, a Iberia não possuem Entretenimento Individual (TV, jogos e etc), televisão coletiva.

Abraço!!!

Fernando
FernandoPermalink

A minha passagem Rio x Paris com conexão em Madrid foi alterada 3 vezes sendo que, na ultima vez, alteraram o dia do voo, de 11 para 12 de abril. Não concordei. Liguei no escritório em SP e me orientaram a envia um e-mail solicitando o reembolso e relatando o motivo da desistencia. Reembolsaram a parcela já paga e estornaram todos os outros valores no cartão. Acabei comprando pela Air France.

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Quem tiver interesse, vale a pena processar a Ibeira. Guarde todas as provas do atraso, como tikts, cancelamentos, fotografe paineis de aeroporto, guarde comprovanes de hotel, refeições, etc...

Quem tiver interesse, em SP, pode me procurar.

Samira
SamiraPermalink

Olá já soube que a greve continuará até julho sempre as sextas e as segundas.
E tenho 3 voos da Ibéria e todos eles serão ou sexta ou segunda. O primeiro é dia 13/7 de Madrid para Ibiza (só de ida), o segundo dia 19/7 de Madrid para Amsterdã e a volta de Londres para Madrid dia 23/7 e voltando para o Brasil no dia seguinte pela TAP!! Estou desesperada. Pq ficarei pouco tempo em cada local
E se ainda atrasar ou cancelar vai me prejudicar e muitoooooo!!! Mas não há nada a fazer. Só pedir a Deus que esse mimimi se resolva antes dos meus voos ;///

Lud
LudPermalink

Ai que medo...meu voo está programado para o dia 17/5, dia teoricamente não afetado pela greve, mas já estou com medo. Será que vale a pena chegar bem cedo no dia do meu voo?
Se arrependimento matasse...

Dri
DriPermalink

Quando fui comprar as passagens para minha viagem agora, dia 26/04, existia essa tarifa de R$1600 da Iberia. Bati o pé e disse para meu namorado que não comprava. Dois dias depois, apareceu uma tarifa de R$1680 com a KLM. Avião melhor, sem stress, e ainda vou passar o dia da rainha em Amsterda!

daniele
danielePermalink

Tenho deixado de vender Ibéria para meus clientes em função de muitas reclamações e não só relacionadas a greve.
O preço barato não compensa o estresse do que deveria ser uma viagem para curtir.
Meus clientes que pegaram a greve tiveram que permanecer em Paris por mais 3 dias por conta própria, desembolsaram um valor considerável por conta disto mas não viram até agora (apesar das reclamações) um meio de receber reembolso.

lucila
lucilaPermalink

Pessoal, tenho passagens para Madri dia 29/4 (Domingo) e conexão para Veneza dia 30. Tomando por base os cancelamentos de hoje e da próxima Segunda-feira, vi que os voos Madri/Veneza foram cancelados, mas os voos SP/Madri não foram, pelo menos não o voo correspondente ao meu horário. Então fica a dúvida: será que com o cancelamento de apenas 1 dos voos eu consigo o reembolso, já que não me interessa alterar datas? A agente de viagens me aconselhou esperar mais um dias pela nova lista de cancelamentos e se o voo SP/Madri não estiver na lista, eu peço desistência, mas aí perco 20%, o que não acho justo.
Alguma sugestão dos viajantes amigos ou da bóia, rsss?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucila! Não temos ainda massa de depoimentos que nos leve a dar alguma indicação técnica. A falta de histórias dramáticas, porém, nos leva a crer que a cia. está conseguindo dar conta das remarcações.

Antonio Júnior
Antonio JúniorPermalink

Eu viajo dia 04 de maio e já vi que nesta data já está programado uma greve. Será que devo me antecipar e trocar de passagem e companhia? Tô muito na dúvida. Como está tudo comprado (passagens dentro da Europa, hotéis), tenho medo de perder a viagem e todo o dinheiro que gastei nisso.

Renato
RenatoPermalink

Tenho verificado desde o ano passado e nos dias de greve somente um voo do Brasil e afetado...sempre partindo de SP. Seu voo sai de SP? O meu sai do RJ dia 02/05 e tb 'e dia de greve, porem tenho verificado que no Rio nenhum voo e afetado, pelo menos por enquanto...
Renato

Melissa
MelissaPermalink

se eu fosse vc eu trocava!

Melissa
MelissaPermalink

talvez de tempo de comprar passagem por outra companhia aerea e pedir reembolso dessa. tem que tentar

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Melissa,
Não dá. Já liguei propondo isso. Você tem que esperar o Ministério do Fomento (da Espanha!) definir o percentual mínimo de serviço para só então a Ibéria saber quais vôos serão afetados. E só com a certeza do teu vôo ter sido afetado você consegue o reembolso.
Até lá, qualquer cancelamento acarreta no pagamento de taxas ou até mesmo perda do valor pago.

Melissa
MelissaPermalink

nossa! bom saber disso! obrigada pelas informaçoes. E ja é bom saber que o barato sai caro, eu to com passagens da tap, espero que nada aconteça. casos da Iberia, só orar agora entao hein!

Mas quem tiver passagens da Iberia é pensar no que vale a pena: desgaste pra esperar isso e talvez atrasar o voo (perder diária de hotel e tudo mais, passeios) ou pagar as taxas pra remarcar prum futuro e comprar outra e viajar tranquilo agora... é decisao de cada um!

Eduardo
EduardoPermalink

tenho voo programado para 21 de maio com escala em Madrid e depois ida ate Roma, estou muito preocupado, será que a empresa consegue remanejar para domingo ou sabado, o que voces aconselham

Lili-CE (@lilianesonsol)

Parece mesmo difícil sair contente voando de Iberia. Também tive uma má experiência que, apesar da apreensão, foi bem conduzida por eles. Eu conto num post do blog: http://abcdeferias.wordpress.com/2012/02/22/voando-de-iberia/

Mas o que eu vim dizer pra vocês é que os casos dos chamados atrasos aéreos são passíveis de indenização através de acordo administrativo, sem necessidade de buscar o Poder Judiciário e o que é melhor, com pagamento na hora. Essa indenização é prevista na legislação da União Européia e é estimada em 150 a 600 euros, a depender da duração do voo, do preço da passagem etc., fora despesas com o atraso, pagas por fora. Eles entregam um cartão com chip, pré-pago, parecido com o VTM, e você saca em caixas eletrônicos. Um voo intercontinental joga a idenização para o máximo legal, ou seja, 600 euros. Fora o transporte de ida e volta para o hotel, hospedagem e refeições. Tudo deve ser arcado pela companhia aérea.

Lili-CE (@lilianesonsol)

P.S.: importante acrescentar que essa indenização é para recusa de embarque (overbooking), cancelamento ou atraso considerável do voo e que o pagamento através do cartão pré-pago foi a solução dada pela TAP, eu não sei como é nas outras companhias.

lucila
lucilaPermalink

Bóia, obrigada, vou esperar mais uns dias pra ver se sai uma nova lista de voos cancelados, antes de me deseseperar, rsss.

Caio
CaioPermalink

Eu vou de São Paulo para Barcelona no dia 26 de abril, fazendo conexão em Madri. O problema é que essa conexão é no dia 27, dia de greve. Tentei me adiantar e trocar a passagem, mas a agência que eu comprei quis que eu pagasse multas, taxas, etc, que no total dava mais de R$ 1.400,00. Disseram que só é possível arranjar uma alternativa sem custos adicionais quando sair no site da iberia que os voos daquele dia estão cancelados. Só que aí pode ser tarde. Vai ser bem complicado de arranjar uma alternativa razoável. To no aguardo aqui, ansioso e nervoso...

Andre
AndrePermalink

A Iberia é a pior companhia aérea do mundo. Tem as aeromoças mais mal educadas, o pior serviço de bordo e o maior desrespeito pelo cliente/passageiro. Já fui a Europa 3 vezes por ela, apneas por causa da tarifa mais baixa. E das 3 vezes me lamentei e prometi que não voaria mais pela Iberia. Mas agora é definitivo. Iberia NUNCA MAIS.

Carlos Gouveia
Carlos GouveiaPermalink

Você está certíssimo. Só faltou dizer que os aviões são velhos, com algumas poltronas quebradas e sem entretenimento individual.

Philipp
PhilippPermalink

Aqui nos EUA pode-se comprar seguros que na descricao incluem o caso de greve:

Acabei de ver este no Amex Travel:

"Reimburses cancellation penalties or unused arrangements and for additional travel costs up to your total trip cost of a maximum of $25,000 per Covered Person should you need to cancel or interrupt because of illness, injury, or death to yourself, a family member, or traveling companion; jury duty; subpoena; labor dispute or strike affecting travel services; and other unexpected incidents."

Há algo parecido no Brasil? Caso positivo, alguem já utilizou este seguro?

Élida
ÉlidaPermalink

Meus pais já viajaram de Iberia 3 vezes e nunca tiveram problemas! Estamos c/ passagens compradas p/ 05/08 e pelos depoimentos que vi aqui já estou c/ medo!

Rafael Victor
Rafael VictorPermalink

Eu viajo dia 16/04 pela Iberia. No início iria em um vôo às 14:30, que foi alterado para saída às 20:35 do mesmo dia.

Perdi um dia em Milão, já que iria chegar às 11 horas e agora chego às 18:20, mas até o momento foi só esse o transtorno.

A companhia me informou da mudança por e-mail e eu poderia aceitar acessando a "Gestão de Reservas" no próprio site, mas preferi conversar via telefone para ter mais certeza.

Abraços

Eliane
ElianePermalink

Viajo pela Ibéria no dia 02/05, que parece estar no calendário da greve. Estou desesperada. Eu concordo com quem disse que as aeromoças da Ibéria são as mais mal educadas. Elas são extremamente rudes. Só comprei novamente passagem da Ibéria porque era a mais barata. E o pior de tudo é que não tenho conseguido contato com eles. Hoje fiquei aproximadamente 40 minutos ao telefone e não fui atendida. Espero que até maio a empresa consiga resolver isso ou me redirecione para outra empresa, já que não quero reembolso mas sim fazer minha viagem que está planejada há meses.

Renato
RenatoPermalink

Eliane,
Vc parte de onde? Vai sair por SP? eu vou nesse dia tb mas saindo do Rio, e vi que apenas um voo de SP 'e afetado por dia de greve...estou indo para Portugal e tb comprei na Iberia por causa do valor das passagens, paguei R$ 2.600,00 para duas pessoas ja com todas as taxas inclusas...nas outras saia no minimo 1.200,00 a mais e o tempo de viagem bem mais longo.
Renato

Rafael Victor
Rafael VictorPermalink

O vôo sairia originalmente às 15:35.

Lali
LaliPermalink

Eu já não estou preocupada se as aeromoças são gentis, se a comida é boa, ou se terei como assistir filme. Sei que qualquer poltrona da classe econômica é praticamente uma sessão de tortura para dormir. Sendo assim por isso optei por ir de Ibéria, que tinha melhor tarifa... A única coisa que quero é chegar em Paris na data, ou caso haja mudanças, eu não tenha prejuízo... Espero a empresa consiga atender a esta única solicitação...

Ubiratan
UbiratanPermalink

Eliane, estou nesse mesmo vôo do dia 02/05 e também não consigo de forma alguma contato com a Ibéria. Um total descaso com os clientes. Por favor se você conseguir alguma notícia, divulgue para nós.
Tenho que estar em Praga dia 04/05 de qualquer forma e não sei o melhor a fazer é esperar sair oficialmente o cancelamento do vôo do dia 02/05 ou já adiantar a compra de outra passagem por outra companhia.

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Ubiratan,
Também vôo no dia 02 e não tem greve nesse dia.

Juliana
JulianaPermalink

Também vôo dia 02/05 SP - Madri e pesquisando o site espanhol RTVe a informação que eu obtive é que esse greve se concentra nas segundas e sextas-feiras, até julho. No site da SEPLA - sindicato dos pilotos essa informação também confere, e meu vôo também está com status Confirmado na Iberia…também fiquei preocupada, mas acho que vou esperar pra me desesperar mais daqui alguns dias, se a greve continuar.

Ubiratan
UbiratanPermalink

A informação do Ricardo acima está bem clara(ver link anexo). Apesar do dia 02/05 não ser nem segunda, nem sexta-feira, essa data foi escolhida pelos pilotos para ter paralização por ser feriado em Madri.

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Ubiratan,
Tem uma falha aí no seu raciocínio mas é devido a cronologia da informação.
Inicialmente as greves foram declaradas para datas específicas e o dia 02/05 estava incluído. Porém, a Ibéria posteriormente declarou que a greve estava suspensa!
Semanas depois a SEPLA anunciou novas greves para as segundas e sextas. E só.
Eu sei pois sigo o perfil da Ibéria no Twitter. Realmente no site deles não fica clara essa informação de que a greve de segundas/sextas não complementa a greve anterior.

Lali
LaliPermalink

Segue a resposta da Iberia Líneas Aéreas:
?Lali Rabello, poucos voos intercontinentais estão sendo afetados, mas existe a possibilidade de cancelamento sim. De qualquer forma, assim que divulgarmos a lista dos voos cancelados nesta data e, caso o seu esteja entre eles, nossa central de atendimento da Serviberia está à disposição para oferecer alternativas de voos para sua escolha ou mesmo o reembolso do valor da passagem, sem custo extra. A orientação para nossas equipes é minimizar os transtornos causados pela greve aos nossos passageiros.

Fernanda Fialho
Fernanda FialhoPermalink

Por favr, gostrai de saber se a Iberia tem algo haver com a Vueling? A Vueling tb esta sujeita à greve? Comprei 2 passagens da Vueling para Junho e estou apavorada pq será minha primeira vez na europa e estarei sozinha. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! A greve não afeta os vôos nem da Vueling, nem da AirNostrum, nem da British.

Walter Faria
Walter FariaPermalink

Tenho um voo marcado para o dia 27/04 (sexta)para Madri e conexão para Viena. Liguei para Iberia ontem para ver se daria para remanejar este voo, mas a informação que tive é que por enquanto não há o que se fazer, enquanto o voo estiver com status de confirmado, estão valendo as regras de multas para alteração e cancelamento. No caso do voo vir a ser cancelado a Ibéria envia um email para o passageiro para que este possa ser realocado. Para eles simples assim, para nós apavorante.

claudia
claudiaPermalink

Oi Walter, que n. vc. ligou? não estou conseguindo falar com a Iberia.

Walter Faria
Walter FariaPermalink

Liguei no 3218.7130. Só atendem no horário comercial 9 a 18 hs.

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Ubiratan,
Tem uma falha aí no seu raciocínio mas é devido a cronologia da informação.
Inicialmente as greves foram declaradas para datas específicas e o dia 02/05 estava incluído. Porém, a Ibéria posteriormente declarou que a greve estava suspensa!
Semanas depois a SEPLA anunciou novas greves para as segundas e sextas. E só.
Eu sei pois sigo o perfil da Ibéria no Twitter. Realmente no site deles não fica clara essa informação de que a greve de segundas/sextas não complementa a greve anterior

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Pessoal, desculpe... dupliquei os posts pois não encontrei-o. Agora percebi que um ficou como resposta lá em cima (junto do post do Ubiratan) e o outro aqui no final.

Danny
DannyPermalink

Olá pessoal.
entao, tb vou pra europa no mês de maio e graças a deus comprei a ida e volta pro Brasil por outra companhia, porém, vou ter q pegar um voo interno de Barcelona para Paris, e comprei pela Vueling (a low cost da iberia), alguém sabe se ela tb é afetada??
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danny! A greve não afeta os vôos da Vueling.

Diego Maia
Diego MaiaPermalink

Vou para Madrid-Barcelona dia 25/5 (uma sexta; dia de greve, portanto) e volto de lá no dia 07/06 (uma quinta).

Estava preocupado com isso desde dezembro, quando as greves começaram.

Hoje desencanei e acabei de comprar passagem pela Singapore Airlines para Barcelona (por 200 reais a mais, só, via Submarino Viagens) e vou tentar reaver o dinheiro que paguei à Iberia de qualquer jeito - com o reembolso, se cancelarem o voo, ou entrando na justiça.

Não posso esperar até 10 dias antes da viagem para saber se o voo vai ser cancelado ou não.

Só ouvi coisas boas a respeito da Singapore, diferentemente da Iberia, com quem pretendo nunca voar.

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Pois é. Hoje verifiquei os preços das passagens e estao muito mais altos do que quando comprei em janeiro.
Logo, mesmo um reembolso me acarretaria prejuízos.
Resta torcer para as soluções da iberia realmente ajudarem.

lucila
lucilaPermalink

Até o momento a Iberia não divulgou a lista dos voos cancelados do dia 20 e so faltam 8 dias até lá. Então, acho que a situação está pior do que imaginei, pois quando (e se) divulgarem a lista de cancelamento do meu voo, do dia 30, não terei mais tempo hábil para cancelar os hotéis. Realmente agora estou preocupada.

Ângela
ÂngelaPermalink

Tenho acompanhado as informações sobre cancelamentos após o dia 16 e não encontrei nada. Viajo dia 07/05 e também estou ficando preocupada.

Juliana
JulianaPermalink

A Ibéria já disponibilizou no site, as informações dos vôos do dia 16/04...tem um vôo saindo de São Paulo para Madri que foi cancelado. Apenas esse saindo do Brasil, mas existem muitos outros nesta data que fazem o itinerário dentro da Europa que foram cancelados.
http://iberia.com.br/OneToOne/v3/cargarDetalleEmergencias.do?IdEmergencyDetail=540162845&BV_SessionID=@@@@1879571923.1334241160@@@@&BV_EngineID=ccckadfghfefihgcfngcfkmdfhmdfoh.0&tabId=3

claudia
claudiaPermalink

olá . Tenho um vôo para dia 21 de abril, até agora tudo tranquilo. O único problema é que não consigo contato com a iberia de jeito nenhum. alguem tem algum contato deles? Liguei varios numeros e ninguem atende. como marco os assentos? só ligando ?

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Marcar assentos só ligando.
Vai no Google e digita iberia marcação de assentos. Fiz assim mas fica o aviso: fiquei uns 30 minutos ouvindo gravação.

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Marcar assentos só ligando.
Vai no Google e digita iberia marcação de assentos. Fiz assim mas fica o aviso: fiquei uns 30 minutos ouvindo gravação.
E voce tem que pagar uma taxa viu? Se nao me engano paguei 260 para duas pessoas ida e volta.