Maceió, praia por praia (incluindo hotéis e restaurantes)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ipioca, Maceió

Ipioca: trecho do Hibiscus

Alagoas tem o litoral mais bonito do Nordeste. Inúmeros trechos da costa são protegidos por recifes que tornam o mar calmo. As águas costumam ser azuis ou esverdeadas, mesmo no inverno.


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

Alugar um carro e percorrer praias é sempre um grande programa -- desde que você faça uma de cada vez. Esse negócio de tirar um dia pra entrar de praia em praia acaba fazendo com que você não aproveite nenhuma. E as praias alagoanas são boas demais para ficarem só na foto: desça do carro, acomode-se e aproveite.

Duas pegadinhas. A primeira: tenha em mente que a praia acaba cedo no Nordeste. O dia amanhece cedo demais (pelo certo, a costa leste da região deveria aderir ao horário de verão o ano inteiro), e às duas da tarde já rola uma sombra dos coqueiros nas praias de faixa mais estreita de areia. A segunda: Alagoas é um estado densamente povoado e com saneamento deficiente. Na época das chuvas muitas praias ficam impróprias para banho -- sobretudo as praias urbanas da capital. Consulte sempre o último relatório de balneabilidade do Institudo do Meio Ambiente (IMA).

Praias urbanas de Maceió

Pajuçara


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

Enfeitada pelas tradicionais jangadas, que há décadas levam às piscinas naturais na maré baixa, Pajuçara é a praia mais popular do centro de Maceió. Como a maior estrutura hoteleira da cidade está ali, é também a praia mais próxima de boa parte dos turistas.

Pajuçara, Maceió

Pajuçara

Minha recomendação é: se você está hospedado na Pajuçara, invista em dez minutos de caminhada avenida acima para ficar em Ponta Verde, onde há duas barracas muito boas, a Lopana e a Kanoa.

A piscina natural da Pajuçara é roubada -- há anos não está mais cristalina. Vale só para quem gosta de passeio de jangada.

Se for entrar n'água, consulte antes o relatório de balneabilidade do IMA (saiba mais aqui).

Ponta Verde (lado de Pajuçara)


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

O pedaço mais bonito da Maceió central está neste cantinho de Ponta Verde entre o pontal e a Pajuçara. Ali a avenida beira-mar é mais ajardinada e enfeitada por coqueiros.

Ponta Verde, lado Pajuçara

Ponta Verde, lado Pajuçara

É por aqui que eu recomendo que você pegue praia nos dias em que não quiser sair da cidade. Além de um visual bonito e bom serviço de bordo, este lado da Ponta Verde ainda oferece sol até mais tarde, graças à sua orientação para o sul.

Ponta Verde, lado Pajuçara

Ponta Verde, lado Pajuçara

As barracas Lopana e Kanoa são charmosas e funcionam também como bares no happy hour e, na temporada, à noite. A Lopana também tem um catamarã que faz passeios na maré baixa, em busca de pontos de mergulho entre Ponta Verde e Pajuçara. No verão é difícil conseguir lugar e o atendimento pode ficar menos eficiente -- mas o nível é alto.

Lopana

Lopana, Ponta Verde

No verão este trecho costuma ser próprio para banho; na época de chuvas, entre abril e agosto, convém consultar o relatório de balneabilidade do IMA (saiba mais aqui).

  • Hotéis das redondezas: não há hotéis à beira-mar neste trecho, mas quem quiser se hospedar perto do eixo Lopana-Kanoa tem boas opções entre 5 e 10 minutos de caminhada. Os mais confortáveis são o recém-inaugurado Holiday Inn Express (no miolinho do bairro, a duas quadras e meia da Lopana), o relativamente novo Tropicalis (que tecnicamente já está do outro lado da Ponta Verde) e o Ritz Coralli, de linhas clean (já na fronteira de baixo com a Pajuçara, na rua de trás). O Ritz Plazamar e o Ritz Praia costumam ter bons preços. Para orçamentos mais apertados, considere o econômico Coqueiros Express e a pousada Gogó da Ema.
  • Depois da praia: atravessando a avenida à altura da Kanoa você encontra uma espécie de praça de alimentação na calçada: por ali estão o café Nakaffa, o japa Nirá Express e a hamburgueria Don Burger. Considere também andar em direção à Pajuçara para aproveitar o bom quilo Comedoria Sueca ou a sorveteria Bali.

Ponta Verde (lado da Jatiúca)


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

O lado "de cima" da Ponta Verde tem urbanização mais recente, e menos ajardinada, que o lado da Pajuçara. A faixa de areia é mais larga e a maré baixa traz bonitos matizes de azul-bebê e verde-claro. A área não é tão suscetível a sargaços quanto a Jatiúca, mas pode acontecer.

Ponta Verde, lado Jatiúca

Ponta Verde, lado Jatiúca

As barracas são bem montadas; muitas funcionam como restaurante também.

Ponta Verde, lado Pajuçara

Ponta Verde, lado Jatiúca, na maré baixa

No verão este trecho costuma ser próprio para banho; na época de chuvas, entre abril e agosto, convém consultar o relatório de balneabilidade do IMA (saiba mais aqui).

  • Hotéis das redondezas: o trecho mais bonito da beira-mar é dominado pelo Hotel Ponta Verde e pelo Maceió Mar. Escondido na quadra de trás você encontra o bom San Marino, onde todos os apartamentos são suítes e têm cozinha. Alguns hotéis que eu listei no tópico anterior ficam na verdade mais para este lado de Ponta Verde: o Tropicalis, o Ritz Praia e a pousada Gogó da Ema.
  • Depois da praia: há um complexo formado pela choperia Foca, a churrascaria-rodízio Spettus e a cantina ítalo-recifense Famiglia Giuliano. Para um almoço com pretensões gastronômicas, saia da praia cedo, lá pela uma da tarde, e atire-se ao ceviche do Wanchako (ligue antes para confirmar se está aberto).

Jatiúca


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

É o bairro mais novo da orla central; foi ocupado mais tarde justamente porque a sua praia não é protegida por recifes, como as outras. Além disso, é suscetível ao aparecimento de sargaços. É uma boa praia para fugir da muvuca sem sair da cidade. Antes de entrar n'água, no entanto, certifique-se de que o mar está próprio; este é um trecho que costuma estar impróprio mesmo no verão (saiba mais aqui).

Jatiúca

Jatiúca

  • Hotéis das redondezas: o mais confortável é o Brisa Tower; o mais completo, o resort Jatiúca; os que têm mais restaurantes em volta, o Maceió Atlantic e o Marinas Maceió.
  • Depois da praia: a filial alagoana do tradicional Boteco do Recife, atrás do Maceió Atlantic (onde era o Irmãs Rocha) é uma boa pedida para quem está na área. Mais para dentro do bairro (tecnicamente, em Stella Maris) o Divina Gula serve almoço a tarde inteira (mas a muvuca boa mesmo é à noite). Outros restaurantes que servem almoço são o gastronômico Maria Antonietta, o sertanejo-buffet Bodega do Sertão, o baiano Acuaba, o alagoano Canto da Boca e a cantina Massarella. A churrascaria chique Grato funciona até as 15h; a pizzaria Armazém Guimarães, só à noite. No meio da tarde já começam a funcionar as tapioqueiras, que podem ser encontradas no trecho entre os hotéis Maceió Atlantic e Jatiúca.

Cruz das Almas


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

Com ondas e mar freqüentemente turvo, esta praia no limite norte de Maceió interessa apenas a surfistas. Aproveite que você já está próximo à saída e vá curtir as praias do norte. Ou, se não quiser sair da cidade, vá até o trecho que eu recomendo em Ponta Verde.

Cruz das Almas

Cruz das Almas

Praias do litoral norte

Guaxuma


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

É a primeira praia ao norte e tem muitas casas de veraneio de bom padrão. O mar não é piscininha mas tampouco é perigoso. Durante um bom tempo o Bar Brasil, uma barraca bem estruturada, foi ponto de encontro de descolados. Faz tempo que não vou ali, não sei como está. Mas acredito que Guaxuma continue uma boa opção para quem quer sair da cidade mas não muito...

Guaxuma

Guaxuma

  • Distância de Maceió: menos de 10 km da saída da Jatiúca.
  • Depois da praia: o Restaurante do Zezé, em Riacho Doce, especializado em assados na brasa, está 6 km adiante. A pizzaria Santorégano, em Riacho Doce, serve almoço no domingo, e o francês Lua Cheia, na vizinha Garça Torta, abre para almoço de sexta a domingo.

Ipioca


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

Em seus 8 km de extensão, esconde alguma das enseadas mais bonitas de Alagoas. Esconde, mesmo: a estrada passa relativamente longe da costa, e é difícil ter acesso à praia. Há um vilarejo à beira-mar, mas é confuso, com ruas apertadas de terra; embrenhar-se por ali não deixa o forasteiro à vontade.

Ipioca

Ipioca: trecho do hotel d'Anatureza

Há duas maneiras de aproveitar o melhor trecho da praia: você pode ficar no bar Hibiscus (que reabriu com dois ambientes, um "vip", cobrando entrada, e outro "self-service" (entre pelo condomínio Angra de Ipioca) ou no trailer do Tatu, que aluga cadeiras (pegue a estradinha de chão junto à placa da Associação do Clube do Açúcar. Curta o dia na praia, depois almoce num dos restaurantes dos Altos de Ipioca.

  • Distância de Maceió: o trecho do Hibiscus fica a 22 km do final da Jatiúca.
  • Hotéis nas redondezas: o resort d'Anatureza está a 2 km do Hibiscus, no melhor trecho de praia; o Salinas de Maceió fica a 4 km, numa enseada de águas menos calmas. A cerca de 10 km (na direção de Maceió) está o complexo onde funcionam o Village Pratagy (resort BBB), o Villas do Pratagy e Casa Caiada (pousada de charme).
  • Depois da praia: a ida ao Hibiscus fica mais bacana quando de lá você estica num almoço tardio nos ótimos restaurantes dos Altos de Ipioca: o Vila Chamusca (fecha terça) e o Oca de Ipioca (fecha segunda). Também dá para comer no caminho de volta, no Restaurante do Zezé em Riacho Doce ou ainda no francês Lua Cheia em Garça Torta (almoço só de sexta a domingo) ou na pizzaria Santorégano em Riacho Doce (almoço só no domingo).

Tabuba


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

Última praia antes de Barra de Santo Antônio, foi lembrada pela Silvana Chamusca (do Vila Chamusca) numa caixa de comentários. Faz tempo que não vou -- e sempre que fui, peguei tempo desfavorável para fotos. Mas me lembro ser bastante fácil de chegar até a zona de barracas, que costumavam ser rústicas. Pode ser uma ótima alternativa para fins de semana e feriados no Hibiscus.

Tabuba

Tabuba

  • Distância de Maceió: Tabuba está a 35 km da saída da Jatiúca.
  • Combina com: passeios ao Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio (as falésias são bonitas, mas a praia tem águas turvas, então não vale a pena ficar), ou às piscinas naturais de Paripueira (a praia da vila não é essas coisas).
  • Depois da praia: considere todos os restaurantes listados no tópico Ipioca, acima.

Praias do litoral sul

Praia do Francês


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

É a mais conhecida, e também a mais lotada. Sua fama começou na década de 80, quando só havia o coqueiral e uma barraquinha. Hoje todo o trecho da praia em frente à área protegida pelos recifes é tomado por barracas de dois andares. O lado direito da praia, de mar bravo, está em área de proteção ambiental, mas mesmo assim virou circuito de passeio de quadriciclo. Não recomendo; está esta lista apenas porque eu sei que, se não incluir, alguém vai perguntar.

Praia do Francês

Praia do Francês

Praia do Francês

Praia do Francês

  • Distância de Maceió: 20 km.
  • Depois da praia: almoce à beira do canal da Massagüeira, no Bar do Pato ou algum de seus vizinhos.

Barra de São Miguel


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

Na maré baixa, é o banho de mar mais gostoso de Alagoas. O trecho protegido por recifes é extenso e forma um tanque suficientemente largo e fundo para nadar, mergulhar e brincar.

Barra de São Miguel

Barra de São Miguel

O who's who de Maceió tem casa de praia pé na areia. Mas há algumas servidões que levam da rua de trás à praia; ao final de cada uma delas você encontrará um quiosque com serviço de bar e petiscos. Mas o bar para ficar é o Praêro, que fica no canto direito da praia.

Barra de São Miguel

Barra de São Miguel

Da extremidade direita da praia, na foz do rio Niquim, partem lanchas que fazem transporte simples à praia do Gunga ou passeios pelo estuário da lagoa do Retiro ou às piscinas naturais no meio do mar (na maré baixa).

  • Distância de Maceió: 32 km.
  • Hotéis nas redondezas: há um hotel no trecho protegido da praia: o Village Barra (escolha os apartamentos luxo para ficar no prédio novo). Na ponta esquerda da praia, junto à área de proteção ambiental mas num trecho de mar não-protegido (e por isso mesmo sem muvuca), está o Kenoa, um dos mais charmosos e sofisticados hotéis de praia do Brasil.
  • Depois da praia: marque um almoço (reservas são essenciais) no restaurante do Kenoa. Ou almoce no canal da Massagüeira, no caminho de volta a Maceió, no Bar do Pato ou num dos seus vizinhos. Em janeiro (e somente em janeiro), atrás do hotel Village, à beira do rio Niquim, funciona uma praça de alimentação e shows, a Villa Niquim.

Praia do Gunga


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

A praia do Gunga divide com as Galés de Maragogi o topo da lista de passeios mais desejados pelos turistas que compram pacotes para Maceió. A fama é justificada: o Gunga fica num pontal dominado por um imenso coqueiral; um de seus lados é banhado pela foz da Lagoa do Retiro; o outro está em mar aberto. A propriedade é privada e o acesso, controlado. Nas proximidades há piscinas naturais que se formam na maré baixa.

Praia do Gunga

Praia do Gunga, lado mar aberto

A maioria dos visitantes fica deslumbrada com a praia, mas eu não consigo superar minha implicância com a maneira que a praia é ocupada. Um mar de cadeiras de plástico torna difícil achar bonito o miolo da praia. A estrutura não está à altura da beleza.

Praia do Gunga

Praia do Gunga, lado Lagoa do Roteiro

Praia do Gunga

Praia do Gunga

  • Distância de Maceió: 37 km pela estrada, ou 32 km até a Barra de São Miguel + lancha. Indo pela estrada é preciso passar pelo crivo do funcionário da porteira.
  • Hotéis nas redondezas: no alto das falésias debruçadas sobre a lagoa do Roteiro funciona um hotel de bangalôs, o Gungaporanga.

  • Depois da praia: almoce à beira do canal da Massagüeira, no Bar do Pato ou algum de seus vizinhos.

Dunas de Marapé


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

Ainda não fui, mas como sei que vão perguntar, lá vai grin

Dunas de Marapé (antigamente chamado Duas Barras) é um trecho de praia aonde só se chega atravessando o rio Jequiá de barco. A travessia custa R$ 35 e serve como ingresso para a estrutura de turismo receptivo e dá direito ao almoço (buffet) no restaurante. No local são oferecidos passeios de bugue e quadriciclo. A maioria dos turistas chega nos ônibus das operadoras ou em vans que trazem avulsos.

A pegadinha: nem todo dia está aberto. Pegadinha número 2: o lugar não tem site. Mas os agenciadores de passeios que abordam os turistas na praia da Pajuçara sempre sabem os dias de funcionamento em cada época.

  • Distância de Maceió: 60 km.

Lagoa do Pau, Pontal do Coruripe, Pontal do Peba


Visualizar Praias de Maceió em um mapa maior

Quem curte praias rústicas sem vestígios de turismo organizado pode se achar nas praias do extremo sul alagoano. Devido à distância, não acho apropriadas para o bate-volta (enfrentar 85 km depois da praia para voltar, com tanta praia bonita perto de Maceió, é dose), mas vêm a calhar num trajeto entre Alagoas e Sergipe -- e também compõem muito bem uma miniescapada dedicada à Foz do São Francisco e à cidade histórica de Penedo.

Lagoa do Pau

Lagoa do Pau

Lagoa do Pau é um vilarejo de pescadores bem sinalizado a partir da estrada, uns 75 km ao sul de Maceió.

Pontal de Coruripe

Pontal de Coruripe

O Pontal do Coruripe (não confundir com a sede do município, que se chama Coruripe e não está a beira-mar) é mais estruturado, e a melhor base para explorar a região.

Pontal do Peba

Já o Pontal do Peba é uma praia de areia dura, localizada imediatamente antes das dunas que marcam a foz do São Francisco. Não é uma praia bonita; mas os ventos constantes trazem praticantes do windcar (carro a vela). Se não for o seu caso, passe.

  • Distâncias de Maceió: Lagoa do Pau está a 75 km, o Pontal do Coruripe a 85 km, o Pontal do Peba a 110 km.
  • Combina com: pernoitar na região para fazer com calma o passeio à foz do São Francisco (saídas de Piaçabuçu, 120 km de Maceió) e visitar a cidade histórica de Penedo (140 km de Maceió).
  • Hotéis na região: não espere luxos. No Pontal do Coruripe, fique na Pousada Paradise. Considere também a Chez Julie, no Pontal do Peba. Em Penedo, fique no Hotel São Francisco.

Leia mais:

842 comentários

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Aqui no meu país estamos a viver uma primavera que muda da noite para o dia. Há poucos dias muito quente e outros dias com frio do inverno.
Eu estou contando os dias pra o verão. Eu pode ir para a praia para tomar sol, nadar e relaxar.

Este ano é especialmente difícil. Há um pessimismo contagiante que é negativo para as pessoas e também pra as empresas ao mesmo tempo.

Este post levanta o humor qualquer!!!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Me podem fazer um lugar em esse trecho do hotel d'Anatureza???

CG
CGPermalinkResponder

Amei a reportagem. Maceió é um dos meus lugares favoritos no mundo, há mais de 20 anos. Apesar de estar crescendo, o que tira um pouco do charme que tinha antes, a cidade é linda, o povo hospitaleiro, e os preços são bem camaradas.
Mas uma ressalva. Colocar as barracas Lopana e Kanoa no mesmo nível me parece errado. Enquanto na primeira serviço, comida e bebida são ótimos, na Kanoa aguardamos 40 minutos por uma caipirinha, para descobrir que a garçonete tinha esquecido de passar o pedido. A porção que pedimos veio horrível, e hiper pequena. Queríamos pedir mais comida, mas os garçons nos ignoravam (estavam distraídos assistindo TV). Saímos de lá e fomos para outro lugar, simples assim.

Roteiro Baby Maceió

Que maravilha ver a minha Maceió em mais um post seu Riq!
Dá uma olhadinha nessas postagens do meu blog sobre as nossas praias:

PRAIA DO SACO: Adoro! É um cantinho especial!
http://maceiodascriancas.blogspot.com.br/2012/02/praia-do-saco-um-quase-paraiso.html

BARRA DE SÃO MIGUEL E ARREDORES:
http://maceiodascriancas.blogspot.com.br/2012/04/dica-da-leitora-ferias-na-barra-de-sao.html

PARIPUEIRA: Entre Ipioca e Tabuba. Vale a pena a visita.
http://maceiodascriancas.blogspot.com.br/2012/04/conhecendo-paripueira-sem-guia.html

GUNGA: Dica de aproveitar sem tumulto:
http://maceiodascriancas.blogspot.com.br/2012/02/carnaval-na-praia-do-gunga-sem-tumulto.html

SEA PAR: a mais nova sensação do momento no trecho da praia em frente ao Lopana
http://maceiodascriancas.blogspot.com.br/2012/04/um-parque-no-mar-de-maceio.html

Essa semana sai o Post Para Pontal do Coruripe. Super recomendo!Aguardem!

Bjs
Alline

Roteiro Baby Maceió

*Corrigindo acima: SEA PAK.

Ah! O Bar do Pato é uma ótima opção na Massagueira. Na época que vc fazia a expedição pé na areia, Riq, há uns 5 anos ou mais, eu que te mandei um comentário dando a dica para vc dar um pulinho por lá. Fiquei toda feliz quando vc escreveu: Bar do Pato, dica de uma leitora.

Hoje, deixo ainda a opção do Bar da Ilha. Confere aqui:
http://maceiodascriancas.blogspot.com.br/2012/03/restaurante-na-massagueira.html

Bjs
Alline

Ingrid
IngridPermalinkResponder

Olá Bóia, sou alagoana e estou simplesmente impressionada com o seu conhecimento sobre as nossas praias! Simplesmente perfeito! Só para dizer que não acrescentei nada, acho que vale a pena dar mais uma ênfase em Carro Quebrado. Para quem deseja desfrutar de uma praia paradisíaca e intocada não muito longe da cidade essa é a praia! E agora, com a ponte da Barra de Santo Antônio, o acesso ficou mais fácil, ninguém vai precisar "quebrar o carro" como eu fiz três anos atrás,rsrs.
E, por favor, (vc já disse isso mas vou reforçar) não façam o passeio bate-volta para Maragogi! É muito cansativo. Com tantas praias lindas próximas, simplesmente não vale a pena!
Quanto a Dunas de Marapê, não recomendo muito. Acho um passeio "pega-turista". A praia é bonita, mas a travesseia é ridiculamente pequena. O preço alto é por causa da comida, que não tem muita qualidade.
Amo minha cidade e recomendo a todos!
Abraços.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Bom dia. Estou querendo fechar um pacote para fev/2013 depois do carnaval e estou em duvida sobre onde me hospedar, estou em duvida entre o hotel Tropicalis e o hotel Ponta Verde, me auxiliem por favor, qual o melhor em relação a conforto e localização.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! O Tropicalis é mais novo. A localização é parecida, por favor consulte os mapas do post (eles servem para isso).

Ilca
IlcaPermalinkResponder

Ingrid, você que mora em alagoas, me conta como é na maré alta. É como em Porto de Galinhas que não sobra nada de areia? Queria saber, porque vi na tábua das marés que minhas férias vão ser no final da lua nova e lua crescente... as marés estarão baixas à tarde, na maior parte do tempo... Como fica a faixa de areia? Vou ficar basicamente em Maceio, acho que na Ponta Verde (inclinada no hotel Tropicalis)e uns dias em Maragogi.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilca! A maré alta varia de acordo com a lua (sempre é mais radical nas luas cheia e nova) e também na época do ano (agosto/setembro e março/abril costumam ter marés maiores). Se a maré vai comer a praia inteira vai depender do trecho praia. Pode comer, pode não comer.

Ilca
IlcaPermalinkResponder

Obrigado Bóia!

Milena Ribeiro

Olá Bóia, gosto muito de Maceió, ou melhor, boa parte de Alagoas. Também recomendo muitíssimo Ipióca e a Hibiscus. Fui no carnaval, e mesmo sendo um período muito cheio, o atendimento na barraca foi rápido e eficiente. O único incoveniente do passeio foi a proliferação de águas-vivas. Nos dois dias em que fui, havia muitas pessoas saindo da água por que tinham sido "queimadas". Mesmo assim, confesso que não resisti e entrei rapidinho naquela água deliciosa!!Vou sempre no Bar do Pato, gosto muito, mas se for no fim de semana, vá sem pressa, pois lota e o serviço é demasiadamente demorado. Carro Quebrado é uma praia lindíssima e sem muvuca, perfeita. O visual das falésias com aquele mar verdinho, é muito lindo!!! Embora fique uma horda de guias na entrada de Barra de Santo Antônio, oferecendo o serviço para ir até a praia, não é necessário. O caminho é super fácil!!! Eles falam que a pessoa vai se perder e tal, mas não é verdade. A pessoa chega fácil!!!
Enfim, me sinto em casa quando vou em Alagoas!!
Ps: Bóia, o nome da lagoa que fica ao lado da praia do Gunga é Lagoa do "Roteiro". Na digitação, saiu Lagoa do "Retiro".
Abraços,
Milena

Luciana Bordallo Misura

Uau, que post excelente Riq! Estou babando...A vontade de ir a Alagoas so aumenta!

Luiz Carlos Tiago

Em Piaçabuçu recomendo a agencia de turismo Farol da Foz, para passeios à Foz do São Francisco de supperbuggy ou barco, e o passeio às dunas de buggy. Não é um passeio nas dunas como os outros do Nordeste. É um passeio de contemplação muto bom

As dunas de Marapé é um pega-turista, não vale a pena.

Na Lagoa do Pau fique na pousada umuarama. Simples mas muito boa.

No Pontal do Coruripe almoçe no O Baiano . Boa comida ótima localização.

Roteiro Baby Maceió

Oi, Luiz Carlos. Concordo com você.

O Farol da Foz faz em Piaçabuçu tem um serviço muito bom.

Dunas de Marapé, vale a vista linda, as fotos e dápara ir sem "entrar na onda" daqueles que ficamali vendendo o passeio. Pois isso simé um verdadeiro pega-turista. O restaurante não é bom e fica extremamente lotado. Como você já pagou, termina entrando na onda. É melhor Jequía da Praia.

O Baiano no Pontal de Coruripe é a única opção legal para almoçar.

Bjs
Alline

Jackie
JackiePermalinkResponder

Alagoas foi o único lugar de praia que EU amei. Tanto que quero voltar. As prais são lindas e o estado é perfeito pra uma road trip.
abs,

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Bar do Pato, adoro!
E o Pontal do Coruripe me traz velhas lembranças. Estive lá na década de 80, era super rústico.
Na Praia do Francês, também no século passado, fiquei na única pousada que havia na época: Pousada Tortuga. Rústica era pouco: o banho era de balde, que subia ao quarto por uma roldana... Mas a vista e a paz eram imperdíveis.
Velhos tempos!

Karla Alves Leal

Excelente post, Riq! Daqueles para guardar nos favoritos!
Sou carioca, estou morando em Natal, mas Maceió é um caso de amor antigo!
Adorei!

Beijos,
Karla

Perla Galdeano

Oi Karla, sou uma carioca pretendendo morar em Natal. Poderíamos trocar algumas ideias sobre isso? Meu e-mail é perla.lisboa@gmail.com. Obrigada.

Lívia Mochileira

Ah, mentira!!! Voltei de Maceió HOJE e não tinha visto o post! Mas é inevitável se desonectar num paraíso daqueles né? Ainda bem que aproveitei quase todas as dicas, mesmo sem saber hehe Fiquei hospedada no Maceió Mar, em Ponta Verde, ótimo hotel! Comi algumas vezes na Hamburgueria Don Burguer, os hamburgueres são deliciosos!! Também almocei no Bodega do Sertão, bonitinho e comida ótima também, suepr recomendado! Fui na praia de Ipioca, ficamos na Hibiscus, que praia é aquela!??!?!?!? LINDAAAAAAA, a gente não sabe seo mar é verde ou azul, umas das praias mais bonitas que já fui aqui no Brasil!! Na Hibiscus recomendo petiscar um camarão crocante (38 reais) e almoçar o filé ao molho do chef que stava simplesmente DELICIOSO (58 reais acho, mas serve 3 pessoas e olha que eu como bem). Barra de São Miguel é imperdível, agua morna, visual show! (mas eu ainda preferi a Ipioca hehe) Também fui na Praia do Francês e eu gosto, apesar da farofada do fim de semana!! Maceió é tudo de bom, fico imaginando como seria morar por lá... quem sabe!

Dorivan
DorivanPermalinkResponder

Ótimo post sobre esta cidade linda.

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Nem acreditei quando vi esse post. Adorei!
Estou pensando em ir para Maceió em agosto e ele será muito útil.Iremos eu meu marido e 2 filhas adultas.
Sempre viajei para o nordeste com pacotes. Dessa vez gostaria de ir independente de agencias para diminuir o custo e ter mais liberdade. No entanto confesso que tinha um certo receio, mas agora me animo a arriscar.
Tenho algumas dúvidas:
. Alguém sabe dar mais informações do Ritz Plazamar Hotel e o Ritz Coralli (localização, limpeza, café da manhã, etc).
. Agosto é um mês bom para ir para lá?
Agradeço muito qualquer informação.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Agosto é transição da época de chuvas para a época seca. O Ritz Coralli é mais novo do que o Ritz Plazamar. Veja no mapa da praia de Ponta Verde as localizações.

Jus Viajante
Jus ViajantePermalinkResponder

Parabéns pela postagem! O mar de Maceió é de encher os olhos! Também não indico a praia do Francês, devido ao excesso de quiosques e turistas. Um dos melhores programas é o passeio até a praia de Ipioca, no Hibiscus. Fui em época de pouco movimento, sinônimo de tranquilidade e melhor atendimento. Sofás, redes, pufs e tenda de massagem compõem o cenário, em frente ao mar. A charmosa barraca Lopana é uma boa opção em Ponta Verde. Para jantar, o peruano Wanchako é imperdível.

Ubiratan
UbiratanPermalinkResponder

Realmente a melhor época para ir a Maceió na minha opinião é março/abril ou setembro/outubro/novembro. Não há aquela super lotação de turistas que existe em janeiro e você encontra dias de sol e mar azul.
A melhor localização é do Hotel Ritz Praia e a Pousada Gogó da ema(que na verdade são vizinhos), pois você saindo para a direita dar de cara com aquela enseada da ponta-verde e pajuçara,há 200 metros da barraca lopana e saindo para a esquerda você sai na ponta-verde, em frente a barraca Carlito que sem dúvidas é o melhor banho de mar, se falando de praias da cidade(que é em frente ao farol que existe no mar), bem na curva da ponta-verde. Lá a água é limpa e cristalina e quando a maré está baixa, forma verdadeiras piscinas naturais. Uma parte da praia muito pouco conhecida pelos turistas, frequentada mais pelos moradores da cidade que conhece a parte boa da praia para se tomar um bom banho de mar.

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Estou escolhendo um hotel em Ponta Verde. Você conhece ou tem informações do Hotel Ritz Praia. Alem da localização boa, gostaria de saber sobre atendimento, limpeza, café da manhã, etc. Agradeço qualquer informação ou mesmo outras indicações. Vamos eu, marido e 2 filhas adultas. Obrigada

Tatiana Dahlem

As praias de Maceió são realmente lindíssimas, recomendo. Porém o Hibiscus, em Angra de Ipioca, foi uma grande decepção: muito sujo, mal cuidado, com atendimento péssimo. Fui até lá porque o local foi muito bem recomendado, mas como pude constatar, FOI apenas uma promessa, pois o bar é dos piores. Uma pena, pois a praia é linda.

Roteiro baby Maceió

Oi, Tatiana. Você não é a primeira a fazer esta constatação, infelizmente. Adorava o Hibiscus, mas eçles são estão sabendo "segurar a "peteca". Está deixando a desejar!

Ubiratan
UbiratanPermalinkResponder

Realmente Tatiana, o Hibiscus fica em uma praia linda, mas peca muito no atendimento. E isso não é de hoje. Desde a sua inauguração há vários anos, o atendimento era péssimo, a ponto da gente ter que ir no balcão pedir por favor para nos trazer o cardápio. Achava que era porque os garçons estavam iniciando, mas até hoje o serviço continua precário. Eu mesmo deixei de ir lá por causa disso. Não sei qual é a dificuldade do proprietário em se formar uma equipe competente.
Além disso, acho os preços uma exploração para os turistas.

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Olá boia,
Preciso de mais uma informação. Vou para Maceió e gostaria muito de conhecer Maragoggi. Já entendi pelas orientações de vocês que o bate e volta pra lá, não compensa. Pensei então em escolher uma pousada lá ou próxima de lá para hospedar 1 ou 2 dias e conhecer também alguma outra praia no meio do caminho. O que vc acha? Qual pousada ou hotel indica. Vamos eu, marido e 2 filhas adultas. As meninas não querem pous

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

(Desculpe interrupção)...As meninas não querem pousadas isoladas e precisa ser com um preço legal. Agradeço desde já as dicas.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Primeiramente, gostaria de dizer que este blog é uma referência para mim quando vou organizar qualquer viagem. Adoro! E adorei o post sobre Maceió, pq estou programando uma viagem para lá no final de julho e tenho muitas dúvidas. Será que o tempo vai colaborar? Tb estou com receio de ficar refém dos passeios e não poder aproveitar as praias da cidade, pois sei que muitas ficam impróprias para banho em alguns períodos do ano. Vcs acham realmente necessário alugar carro para conhecer outras praias? Por fim, gostaria de saber se alguém indica alguma empresa que faça esses passeios. Muito obrigada!

Gabi N.
Gabi N.PermalinkResponder

Riq, quisera eu ter descoberto o VnV antes de ir a Maceió com a família! Ficamos bem frustrados com o esquema cartelzão de muitos paradores de praia, que alegam não aceitar turistas independentes porque "segunda é dia da operadora X, terça da operadora Y e assim por diante".

Excelente, excelente post, me fez querer voltar, dessa vez com o know-how do comandante!
E só queria acrescentar que achei que Dunas de Marapé foi o melhor passeio da viagem, a combinação foz do riacho + coqueirais + mar azul turquesa + passeio de bugue às falésias cor de terracota fez com que se tornasse um dos lugares mais lindos que já tive a sorte de conhecer!

Ana Letícia
Ana LetíciaPermalinkResponder

Olá!
Nossa estou adorando as dicas. Bom tenho viagem marcada para Maceió dia 03 de agosto! Porém ainda não tenho hospedagem. Goataria de saber se Pajuçara e Ponta Verde são praias apropriadas para banho.( Me indicaram vários hotéis, dentre eles o Vista Mar Hotel que fica em Pajuçara) Alguém conhece ou tem referências sobre este hotel? Nesta data o tempo está bom em Maceió? Vamos ficar apenas 1 semana.
Desde já agrdeço e aguardo resposta!
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Letícia! Leia sobre a balneabilidade das praias de Maceió aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/maceio-e-a-balneabilidade-das-praias/

Os hotéis que o Comandante recomenda estão listados na página-guia da cidade: https://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/maceio-ricardo-freire/

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Olá Riq e Bóia,

Gosto muito das dicas de vcs e sempre procuro usá-las em minhas viagens. No momento estou com uma dúvida, eu e meu marido vamos para Maceió de 08 a 13 de junho, e como vamos apenas para descansar e cutir praia, pensamos em ficar só na capital e curtir as praias urbanas, vale a pena fazer isso? Quais as sugestões de melhores hotéis para esse propósito, que sejam bem próximos a essa praias e sejam confortáveis?
Um grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! Por favor leia o post, ele é exatamente sobre isso e tem todas as informações de que você pode precisar.

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Oi Bóia,

Obrigada pela rápida resposta.
Já li esse post bem como outros sobre Maceió, mas acho que não me expressei bem. O que queria me referir é que, será que vale a pena ficar só nas praias urbanas na época das chuvas (junho), já que neste perído a maioria se encotram impróprias para o banho? Ou vale a pena, deixar o comodismo de lado e locar um carro para aproveitar outras praias mais distantes, mesmo tendo só 4 dias disponíveis?
Como somos do sul, e por aqui já está bastante frio, temos muita vontade de tomar sol e banhar-se no mar em pleno inverno.
Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! Para curtir o inverno nordestino, o Ricardo Freire recomenda ficar próximo à praia, para aproveitar todas as aberturas de sol. Ao programar passeios distantes o tempo pode mudar no caminho ou ao você chegar.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/na-estacao-de-chuvas-chove-sem-parar-ou-so-um-pouquinho/

Roteiro baby Maceió

Acrescentando sobre Coruripe, já começamos a 1ª de 3 postagens a respeito: http://maceiodascriancas.blogspot.com.br/2012/05/parte1-qual-e-boa-de-coruripe.html

Beijos
Alline

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alline! Avise quando terminar a série, daí a gente edita tudo junto. Obrigada por avisar e parabéns pelo trabalho grin

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Olá bóia, por favor, dê pitacas no meu roteiro para viagem a Maceió em agosto. Vamos eu, marido e 2 filhas adultas, ficaremos no hotel Ritz Plazamar.
1º dia (terça): (chegamos a tarde) passeio orla Ponta Verde, jantar Parmeggiano + sorvete Bali
2º dia: Pajuçara, barraca Lopana. A tarde Café Nakaffa. Jantar Spettus (gostamos de churrasco)
3º dia: Passeio a Maragoggi com a Operadora Luau. Jantar Hamburgueria Don Burger
4º dia: Alugar carro. Litoral norte: Paripueiras, beliscos em Ibioca (Hibiscus),Praia Sonho Verde. Volta Riacho Doce, Santoregano ou restaurante do Zezé
5º dia: Dunas de Marapé. A noite forró no Lampião
6º dia: Descansar. Almoço Divina Gula e de sobremesa tapioca em Jatiuca . Passeio carro pelo centro velho Maceió. Happy hour Petiscaria Sou Jorge.
7º dia: Litoral Sul: Passar Praia do Frances, almoço (beliscos) na praia do Gunga, voltar por Barra de São Miguel e jantar Massagueira pôr do sol na Lagoa Mandaú no Bar do Pato
8º dia: (devolver carro) Pajuçara passeio de jangada Almoço Comedoria Sueca. Compras Feirinha Pajuçara. Jantar Carne de Sol do Picuí que buscam e levam ao hotel.
É muita coisa, ou faltou algo. A turma é animada. Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Não recomendamos o bate volta a Maragogi:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/por-que-eu-nao-recomendo-o-bate-volta-de-maceio-a-maragogi/

Tenha as opções na manga e vá programando de acordo com a previsão do tempo.

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Oi Boia! O que fazer em Maceió em dias de chuva, já que o hotel escolhido, pelo que eu vi, não possui uma área de lazer muito completa. Ha...fora o roteiro gatronomico.

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Nossa!!! ó agora me convenci sobre Maragogi. É que sou teimosa mesmo. Ainda não tinha lido esse post e os comentário. Foi fundamental. Obriga novamente. Abraços

grazyela
grazyelaPermalinkResponder

parabens!!! tudo que li me será muito util,gostaria de saber algu mais sobre a praia da lagoa da anta em cruz das almas.vou para lá em 13 de agosto.
desde já agradeço;

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Grazyela! É uma praia para surfistas. Você vai preferir ir às outras.

Roteiro Baby Maceió

Olha eu de novo, Bóia! Conforme solicitado, venho avisar que a série sobre Coruripe está completa lá no blog, em 3 partes.
Espero que gostem!
Abraço.

RVS
RVSPermalinkResponder

de longe as melhores informacoes que encontrei sobre Maceio...obrigada!! Vou usar e abusar das suas dicas...

Ilca
IlcaPermalinkResponder

Como é Maceio em relação a segurança? Estou planejando ficar na Ponta Verde e gostaria de saber se é seguro andar pelas ruas, beira-mar de noite (com as devidas precauções de uma capital)... se posso abusar das caminhadas em qualquer horário. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilca! Ponta Verde tem dois lados -- um mais comercial, e portanto mais movimentado e mais iluminado, e outro, mais residencial, e portanto mais ermo. Ninguém gosta de andar à noite em locais pouco movimentados, então vai depender da sua localização no bairro. No geral, tome as precauções que você tomaria em qualquer lugar do Brasil.

Ilca
IlcaPermalinkResponder

Bóia, estamos fechando com o hotel Tropicalis (achei meio salgado o preço, mas se o local é bom mesmo acho que vale a pena). Pelo que vi no google maps naquela rua tem muitos prédios. Esse ponto da Ponta Verde é legal pra ficar (praia, restaurantes)? Obrigado pela atenção de sempre.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilca! O hotel está num ótimo ponto. Fica perto da orla movimentada (ótimo para caminhar à noite) e também da orla residencial de Ponta Verde (onde recomendamos ir à praia, na barraca Lopana ou Kanoa).

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Bóia
Estou indo na próxima quinta para maceió e fico até segunda..rapidinho, pois retorno pra brasilia a trabalho na terça, gostaria de umas dicas smile ficarei no Hotel Brisa Tower, a localização é boa mesmo?! Vi que a maré baixa para maragogi será Sabado e Domingo na lua cheia... e que as praias que devem ser visitadas é a Pajuçara/ponta verde... Francês, Barra de São Miguel e Gunga... e não posso deixar de ir no sorvetes bali,bar do Pato,barraca Lopana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Mais dicas para o seu roteiro estão na página-guia de Maceió: https://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/maceio-ricardo-freire/

glauci
glauciPermalinkResponder

ola!
vou para maceió no próximo mes, ficarei hospedada no hotel reymar no cruz das almas, percebi que na região não tem muitas opções de restaurantes, e é um pouco longe para ir a pé até a região mais badalada.vi que existem alguns restaurantes que buscam os turistas no hotel, tem alguma boa indicação?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glauci! Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo. Aguarde as dicas!

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá Glauci,

Fui a Maceió há uns 3 anos atrás e gostei muito do Carne de Sol do Picuí, que tem traslado gratuito para o hotel. Se bem me lembro, comemos uma carne de sol de cordeiro, excelente!
Veja se lhe atende: http://www.picui.com.br/

Próxima Trip
Próxima TripPermalinkResponder

Olá sei que o restaurante Imperador dos Camarões tem este serviço, para os principais hotéis, mas é necessário comfirmar com eles quais são, e se seria o caso do hotel que você vai ficar.

abs

Tania Janin
Tania JaninPermalinkResponder

Riq e bóia estive semana passada em Maceio e tirei uma manhã para ficar no Bar de praia Hibiscus, citado no post a cima e que eu já conhecia. Mas o Hibiscus não existe mais, segundo me informou o porteiro do condomínio Angra de Ipioca o bar fechou há mais ou menos um mes. Em seguida me indicou um outro dizendo que agora todo mundo vai pro Mar e &( Companhia) que fica na praia seguinte, Paripuera, uns 10 km adiante sentido norte.
Este Mar e & é absolutamente do mesmo tipo do Hibiscus, muito parecido espacialmente, arquitetonicamente e no serviço apresentado.

O Hibiscus tinha apenas uma pretensão de sofisticação por conta das cortinas de voal branco nas espreguiçadeiras de frente pro mar.
Deu até a impressão de ser o Hibiscus que se mudou de lugar e de nome.

Não tenho como falar da comida, fiquei com medo de me atrasar para o late check-out que consegui com o hotel para as 15hs. Apenas bebericamos e comemos petiscos. Bom mas com o tradicional serviço lento.
Meninas lá voces encontram lojinha com biju muito bonitas e biquinis super legais a R$40,00 na baraquinha na areia da praia.

Fica a dica.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada pelo aviso, Tania!

Tania Janin
Tania JaninPermalinkResponder

Esqueci de dizer, se precisarem tenho fotos.

luciana z
luciana zPermalinkResponder

Oi, pessoal, estou pesquisando as informações, pois irei com meu marido e três filhos adolescentes à Maceio em final de outubro. Pensei em passar um dia em Ipioca, mas uma das leitoras está falando que não existe mais a barraca Hibiscus, que atende os turistas. Gostaria de saber se existe outro local em que a gente possa beber e comer lá em Ipioca. Obrigada, pelas dicas maravilhosas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Infelizmente Ipióca cujos trechos mais bonitos são de difícil acesso, o Hibiscus justamente proporcionava isso. Na região do ex-Hibiscus existe o hotel Danatureza, mas até onde sabemos não atende não-hóspedes.

A opção agora é ir a Tabuba, que fica um pouco adiante.

ANA PAULA FERREIRA

Olá.

Que bom que encontrei este site.Vou viajar para Maceio em janeiro de 2013.A agência está me oferecendo o hotel Reymar Express,mas andei olhando e não gostei muito da localização.
Pode me indicar um hotel e praia legal, salientando que tenho um bebezinho então preciso de um lugar legal para criança(praia).

Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! O Reymar é um bom hotel, mas é preciso estar de carro. A melhor praia urbana de Maceió é Ponta Negra, está bem claro no post, você leu? Também indicamos hotéis por ali, como o Tropicalis.

Jorge Antônio

Ola Boia boa noite!

Gentileza informar sobre o edificio Ana Maria ( Antônio Gouveia - 1113), fiz a reserva, porém não consigo visualizar o mesmo no google.Tem memos estre edifícioneste local.

Obrigado,
Jorge Antônio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jorge Antônio! Não conhecemos.

Maira
MairaPermalinkResponder

Olá , eu e meus pais queremos ir pra Maceio em novembro,porém estou com dúvida em que praia fica. Gostaríamos de ficar em uma praia limpa para nadar e que a noite tenha movimento de ferinhas de artesanatos.
Me falaram que a Francês é boa pra ficar, mas gostaria de saber sobre a noite dela ,tem movimento?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maira! As indicações do Comandante sobre em que praia ficar em Maceió estão aqui: https://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/maceio-ricardo-freire/maceio-links-e-posts

Laís Guimarães

Olá! Pretendo ir à Maceió na semana antes do Natal/2012, com meu marido e filhos (11 e 6 anos). Realmente o passeio de jangada em Pajuçara é uma roubada? Fui há muito tempo tempo atrás e estava morrendo de vontade de mostrá-la para meus filhos... Há outro lugar onde eu possa fazer um passeio semelhante? Obrigada!

Roteiro Baby Maceió

Laís, se você puder se deslocar até Paripueira ou São Miguel dos Milagres, você verá piscinas naturais mais bonitas e preservadas. Mas caso não possa, na minha humilde opinião, eu acho que vale o passeio nesses meses de verão pois a praia fica menos remexida das chuvas, então, mais transparentes e a cor do mar lindíssima. Dia desses a maré estava tão sequinha que se via as pessoas indo a pé até as piscinas. É uma opção, embora não seja a melhor, entende?

Laís Guimarães

Muito obrigada! Vou tentar suas dicas.

Michele
MichelePermalinkResponder

Olá, tudo bem com vocês?
Estou indo para Maceió no dia 26/12/12 até 02/01/13 e seguindo dicas de vcs ficaremos no Hotel Tropicallis. Gostaria de saber com que Agência podemos fazer os passeios e o que fazer na Virada de Ano, será que na Praia de Ponta Verde vai ter algumas opções? Aceito dicas!!!
Desde já agradeço.

Att.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michele! Escolha entre dois réveillons privados, o Absoluto e o Celebration. Haverá postos de venda no seu hotel com certeza.

Roteiro Baby Maceió

Oi, Michele. Maceió está recheado de festas nesse fim de ano. O difícil está encontrar ingressos. Muitos dos lotes já foram vendidos, mas sempre aparecem de terceiros para vender às vésperas do reveillon. Como disse a Bóia, o Absoluto, com Ivete Sangalo, e o Celebration, com Asa de Águia, são os mais badalados. Haverá também uma prévia do Reveillon com a Banda Eva. Se quiser mais dicas, fiz esse post recente. http://migre.me/bEbOw
Boas Festas!

simone melo borges

Quero saber se a pousada hotel gogo da ema, fica proximo do centro q distancia? e do aeroporto, que distancia tb? e fica só proximo da praia verde ou de alguma outra praia q de para ir a pé?
por favor aguardo resposta, é a primeira viagem que irei fazer de avião, com minha mãe... mto obrigada...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Fica na orla urbana de Maceió, no trecho mais nobre. Você pode ir a pé à Pajuçara, se quiser -- são 15 a 20 minutos de caminhada. Vá de táxi do aeroporto para lá.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Olá Boia! Na sua opinião, é melhor ficar na Pajuçara ou Ponta Verde e, qual é o melhor hotel desses dois lugares? Por favor me responda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Eu não tenho opinião. As vantagens sobre cada uma das praias estão explicitadas no texto. A decisão é sua.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Obrigado bóia e todo mundo por todas as dicas muito úteis!
Vou deixar aqui minha contribuição, já que acabo de voltar de Maceió.
Hotel Radisson, excelente.
Restaurantes: Wanchako é caro, mas sensacional. Pizzaria Armazém Guimarães muito boa e preço bom. Imperador dos Camarões apenas médio. Bar Kanoa tb muito legal. Comedoria sueca OK. Sorvetes Bali e Delicias do cerrado muito bons.
Praias: alugue um carro...
Paripueira linda, guaxuma tem boa estrutura. Praia da sereia muito bonita.
Gostei mais do litoral Sul. Praia do Francês é muvuca demais. Gunga é sensacional, caminhe para Sul, praia deserta, longe das barracas. Barra de São Miguel tb é excelente, como dito, o melhor mar para banho. Procure o bar Praêro: recem inaugurado, com estrutura excelente e um pouco mais afastado da muvuca...logico que um pouco mais caro, mas vale a pena. Caminhe em direção ao gunga na maré baixa, um areal incrível se forma.
Acho que era isso.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Ah.....restaurante Parada Obrigatória, na volta da praia, nos canais, ilha de Santa Rita...visua, comida simples, boa e barata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael!

Saberia dizer exatamente onde fica esse Praêro? ótima dica!

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Oi Bóia estive neste feriado do dia 15 ao dia 19 em Macéio. Estive na Barra de são miguel e posso dizer que esse bar PRAÊRO é ótimo mesmo. Cheguei com meu marido à praia e nao tínhamos gostado devido a quantidade de pessoas, barracas, lanchas e tudo mais...a ideia era conhecer e pegar a lancha la mesmo para a praia do Gunga mas achamos caro demais R$90 reais o casal o passeio, fica a R$35 se vc tiver em turma. Resolvemos que iamos ao Gunga de carro mesmo (alugamos, ao inves de agencias), mas andando pela praia (sentido pôr do sol), perto do final da barreira de corais e inicio da parte mais "surfista", mare brava, esta la o bar Praêro que tem mesas brancas e guarda-sol vermelho, pufes brancos, véus etc...atendimento muito bom e petiscos bem preparados, preço bom alem de musica ao vivo no fim da tarde(fomos no sábado) e fica mais afastado da parte cheia de gente. Nos dois gostamos tanto que adiamos a ida ao Gunga para o domingo e ficamos la curtindo a musica ao vivo, mar gostoso e tranquilo, aguas quentes o resto do dia. Posso dizer que foi o dia que mais curtimos praia, descansamos e aproveitamos o mar. Recomendo!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

O Praêro fica à direita da muvuca, andando em direção à praia do Gunga.

Sonia
SoniaPermalinkResponder

Oi estive em Maceió em maio deste ano e fiquei apaixonada, para mim o local mais lindo foi São Miguel dos Milagres, vilarejo rústico inserido no meio de fazendas de coqueirais e praia lindissima fiz um tour pelo vilarejo de bugre e fui ate o mirante onde pude contemplar todo vilarejo, deslumbrante. Sinceramente não gostei de Maragogi fiquei o dia inteiro e me arrependi poderia ter aproveitado para conhecer outros locais....., praia do Gunga muito bonita não deixe de fazer o passeio de bugre pelas falésias coloridas lindissimas. Conheci outras praias mas as que mais gostei foram as que citei. Maceió amei nota 10 pelas belezas naturais e pelo povo acolhedor, voltarei com certeza.

Carol
CarolPermalinkResponder

Bóia e Riq,

Seguem duas dicas de uma pernambucana com alma alagoana:

Para quem vai para o litoral Sul, especificamente a Praia do Francês, que fica localizada no município de Marechal Deodoro, recomendo conhecer o Centro Histórico de Marechal, patrimônio cultural tombado pelo IPHAN desde de 2006 que fica à beira da Lagoa Manguaba. Não tem muita estrutura turística, mas vale uma ida à tarde para conhecer sua bela paisagem, a junção de natureza, igrejas colonias e lagoa. A orla lagunar passou por uma reforma recentemente e a seu centro histórico está sendo revitalizado.
No caminho vale almoçar no restaurante e bar do Bahia, as margens da lagoa.Comida simples e gostosa, e o dono o "Bahia" é uma figura a parte. Para chegar é só entrar para o lado oposto da entrada da Praia do Francês.

Outra dica é a Pousada de Charme Gunga Poranga (http://www.gungaporanga.com.br/hotel/institucional/) na Barra de São Miguel. Ela fica localizada no alto de uma falésia onde se avista a Praia do Gunga e a Lagoa do Roteiro. Excelente para casais, pois não aceitam crianças, bem intimista e agradável.

No mais, Parabéns pelo post. Acompanho à muito esse site e sou fã. E sei que o Riq tem uma paixão pelas praias alagoanas, principalmente a rota ecológica, que todos que visitam Alagoas deveriam ficar alguns dias por lá.

abçs
Carol

sergio duarte
sergio duartePermalinkResponder

Boa noite, eu e minha esposa estamos procurando um destino para nossas proximas ferias e optamos pelo hotel VILLAGI PRATAGY, gostariamos de saber se tem alguma dica a respeito dessa praia, pois no texto não tem comentarios e se a noite tem opçoes pela redondeza, ou para o centro.
OBS: nosso periodo é na 1ª semana apõs carnaval

Obrigado!

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Agradeço as dicas do site e de todos que conheceram Macéio, e ajudaram muito a fazer nossa viagem ficar perfeita! Estive nesse feriado com o marido no dia 15/11 e ai vão minhas dicas:
Praia do frances: Nao gostamos, muita muvuca que nem da pra ver a beleza local.
Praia do gunga: linda, recomendo pagar 1 real pelo mirante para as fotos e o passeio de buggy (R$60 casal,o guia pilota, achamos mais legal)ou quadriciclo (R$70 o casal um de nos pilotando).
Bar Maikai: otimo menu, choop, musica ao vivo lugal moderno e legal.
Praia de barra de Sao Miguel: Praia cheia, mar gostoso, calmo, indico ficar no bar praêro que fica longe da muvuca e da pra curtir o mar!
Praia Paripueira: fomos as piscinas naturais e gostamos muito embora eu achei que o mar nao estava transparente como eu queria mesmo com sol e sendo 10h da manha com mare relativamente baixa. Mas eh lindo demais, anda um taaaaanto mar adentro so pra entrar no barco que leva as piscinas, mas com mare no joelho. Prepare as pernas e nao carregue bolsas pra la (vi o povo andando pelo mar com bolsa na cabeça e no bar MAR E CIA de que faz esse passeio tem armario pra deixar as coisas leve so maquina fotografica.
Bar lopana e praia urbana em maceio: otimo, som ao vivo, gente bonita mar tranquilo.
Va comer no Don Burguer, adoramos embora o preço do sanduba seja uns 20 reias em media da pra duas pessoas comerem, eh imenso e muuuuuito bom!
Bar o Peixarão: ambiente simples, comida cara, atendimento bom mas nada de mais...
Churrascaria Speto Grill (em frente ao Lopana): comida boa, atendimento e preço muito bom! recomendo pra quem gosta de muita carne!
Ah galera, tem uma revista otim a que virou nosso "mapa" de lugar que eh a "VEJA-Comer e Beber/ Maceio", que tem todas as dicas de lugares bares restaurantes em maceio de acordo com votos e tudo. Comprem la em qualquer banca de revista. Procuramos aqui em MG mas nao tinha em banca alguma na nossa cidade...fica a dica.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Bom dia, estou indo dia 07/12 para Maceió com duas crianças (6 e 12), gostaria de saber se vc acha + conveniente eu alugar um carro ou contratar alguma empresa para fazer os passeios para o litoral Norte, é fácil o acesso? outra coisa..como voltaremos a tarde dos passeios, preciso de dicas de lugares mais em conta para jantarmos, ficarei no Hotel Ritz...voce pode me ajudar? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Recomendamos alugar um carro para passear. Indicamos restaurantes em Maceió aqui: https://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/maceio-ricardo-freire/

Natalia
NataliaPermalinkResponder

Ola! estou indo em Janeiro pela 1 vez em Maceio, e fui recomedada a ficar na praia no Frances. Mas vou na 2 feira.. dizem que nao eh tao lotado! nao qro praia vazia e nem lotada! vc me recomenda essa mesmo! qro ficar boquiaberta como todos falam.. e pousada barata.. recomenda alguma, pois a passagem foi compra mas a hospedagem naum!
Thanks.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! Tem quem goste, tanto que a praia é a mais concorrida de Maceió. Mas não curtimos.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Achei as dicas ótimas, assim traço melhor o meu roteiro. Estou pensando em ir no dia 13/04/13, nesse período costuma chover?
Dá para aproveitar as prais em razão da maré?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine!

Abril já pode chover, sim.

Dá para curtir as praias urbanas com qualquer maré.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar