Visto americano: site novo, novos postos de atendimento, novos perrengues para quem não mora em cidade com consulado

Jornal da BóiaSemana passada o consulado americano anunciou que não cobraria mais taxa de agendamento do visto — e muitos leitores reclamaram que o site de agendamento continuava cobrando.

O imbroglio está explicado: o site adaptado às novas regras ainda não está pronto. Entra no ar apenas no dia 30 de abril, no endereço https://brazil.usvisa-info.com.

E em maio entram em vigor também novos procedimentos para quem vai tirar o primeiro visto.

A partir do dia 7 de maio, a coleta de impressões biométricas para quem não tem visto americano será feita fora da embaixada, em postos de atendimento específicos. Em São Paulo serão dois: um em Pinheiros (R. São Guálter, 308), outro na Saúde (R. José Maria Whitaker, 370), com atendimento inclusive aos domingos. Estão prometidos postos também para Rio, Brasília, Recife e Belo Horizonte.

Este novo procedimento vai, por um lado, agilizar o atendimento, possibilitando um agendamento mais rápido. Por outro lado, porém, vai requerer duas viagens: uma ao posto para coletar as impressões biométricas, outro para a entrevista do consulado. Ou seja: mais perrengue e mais gastos para quem não mora nas cidades onde há consulado.

A matéria da Folha diz que é possível que a entrevista seja feita no dia seguinte à coleta das imperessões biométricas. Será que vão abrir postos também nas cidades que não têm consulados? Vamos ver como essa coisa vai funcionar…

Leia mais:

Visto americano: mais caro, mas sem taxa de agendamento

Por que o Brasil não deveria esperar os Estados Unidos para mexer no visto

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


144 comentários

Oi, tiramos o visto em janeiro 2012 em Brasilia. Ainda nem o usamos e meu marido perdeu o passaporte. Devo fazer e pagar tudo de novo? ha um tramite mais simple sendo que meu passaporte e o visto estan na validade? aguardo resposta. Obgada.

Olá, alguém já passou pelo novo processo e foi no Consulado de Recife? Qual o tempo médio entre a ida ao CASV e a entrevista? Li alguns posts e tiveram pessoas que conseguiram em datas próximas, outras demoraram mais de 3 dias…

Quem puder informar quanto tempo durou entre a isa ao Casv e a entrevista vai me ajudar bastante!

Quanto tempo está demorando para fazer o agendamento depois de preencher o formulário?
Pretendo viajar dia 12/10/2012, será que dá tempo?

Olá pessoal,
Dei uma lida no formulário DS160 traduzido através de um link na net. As perguntas são simples, mas há muitas informações que indicam que qualquer erro pode acarretar no reagendamento da entrevista ou até mesmo na negativa do Visto.
Outra dúvida que tenho é quanto aos campos que não tenho as informações como local da hospedagem. Li que não se deve deixar em branco mas como colocar N/A.
Alguém tem uma dica para o preenchimento, seria necessário mesmo contratar empresa despachante para preencher? E o upload da foto e a assinatura eletrônica são complicadas?
Ajuda?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito