Semana passada o consulado americano anunciou que não cobraria mais taxa de agendamento do visto -- e muitos leitores reclamaram que o site de agendamento continuava cobrando.
O imbroglio está explicado: o site adaptado às novas regras ainda não está pronto. Entra no ar apenas no dia 30 de abril, no endereço http://brazil.usvisa-info.com.
E em maio entram em vigor também novos procedimentos para quem vai tirar o primeiro visto.
A partir do dia 7 de maio, a coleta de impressões biométricas para quem não tem visto americano será feita fora da embaixada, em postos de atendimento específicos. Em São Paulo serão dois: um em Pinheiros (R. São Guálter, 308), outro na Saúde (R. José Maria Whitaker, 370), com atendimento inclusive aos domingos. Estão prometidos postos também para Rio, Brasília, Recife e Belo Horizonte.
Este novo procedimento vai, por um lado, agilizar o atendimento, possibilitando um agendamento mais rápido. Por outro lado, porém, vai requerer duas viagens: uma ao posto para coletar as impressões biométricas, outro para a entrevista do consulado. Ou seja: mais perrengue e mais gastos para quem não mora nas cidades onde há consulado.
A matéria da Folha diz que é possível que a entrevista seja feita no dia seguinte à coleta das imperessões biométricas. Será que vão abrir postos também nas cidades que não têm consulados? Vamos ver como essa coisa vai funcionar...
Leia mais:
Visto americano: mais caro, mas sem taxa de agendamento
Por que o Brasil não deveria esperar os Estados Unidos para mexer no visto
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
144 comentários