Estados Unidos: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Cada vez mais gente viaja aos Estados Unidos com conexão, seja na América Latina, seja em outra cidade americana. Quantas imigrações você vai fazer? O que faz com a bagagem?

Imigração sempre só vai ser uma. Quanto à bagagem, há pegadinhas. Vamos lá:

Voando aos Estados Unidos com conexão na América Latina

Se você vai fazer conexão na Cidade do Panamá, em Lima, em Bogotá ou na Cidade do México, não se preocupe com procedimentos burocráticos: no aeroporto de conexão você ficará na ala de trânsito internacional. Vai desembarcar do vôo e já pode procurar o portão de onde sairá seu próximo vôo, sem passar pela imigração no local.

A imigração será feita no primeiro aeroporto americano em que você desembarcar. Sua bagagem vai direto para lá.

Se você estiver fazendo apenas conexão, não será necessária nenhuma vacina, pois seu destino final é os Estados Unidos. Os Estados Unidos não exigem nenhuma vacina de visitantes brasileiros.

Caso você tenha algum outro trecho doméstico para chegar ao destino final deste vôo, leia o tópico abaixo.

Voando aos Estados Unidos com conexão dentro dos Estados Unidos

A imigração nos Estados Unidos é sempre, invariavelmente, feita no primeiro aeroporto em que você desembarcar. Assim, é certeza que você vai fazer a imigração no destino do seu vôo inicial — seja Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Washington, Nova York, Chicago, Detroit ou Los Angeles.

Depois de passar pela imigração e ter seu passaporte carimbado, você vai retirar as suas bagagens naquele aeroporto mesmo. Eu sei, o seu recibo de bagagem colado no canhoto do cartão de embarque mostram que as suas malas estão etiquetadas até o destino final, mas você necessariamente precisa retirar as malas ali.

O procedimento é o seguinte: você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante ou muambeiro) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.

É esquisito, ninguém te dá recibo, parece que você nunca mais vai ver sua mala, mas funciona. Pegue a mala no carrossel, passe pela alfândega, procure o ponto de entrega de malas para conexão — e então parta à procura do portão de embarque do seu próximo vôo. Você vai precisar passar por todo o procedimento de segurança dos aeroportos americanos, que são um inferno.

Documentos necessários para a imigração

Para entrar nos Estados Unidos você precisa de um passaporte válido e de um visto válido.

Caso o visto válido esteja num passaporte que expirou, basta carregar o passaporte que expirou junto com o passaporte válido. É muito comum, você não será o primeiro, eles estão acostumados.

Para os Estados Unidos não é necessário que o seu passaporte continue válido por seis meses depois da entrada; basta que esteja válido durante a sua permanência.

O agente sempre vai perguntar o propósito da sua viagem (responda “holiday” ou “business”) e a duração. Se você for a trabalho, precisa ter um visto B1-B2 (negócios). Se for em missão jornalística, precisa ter visto de jornalista. Caso você vá a trabalho, diga que está indo a trabalho mas só tenha visto de turista, será barrado.

Dificilmente pedem para ver passagem, e mais raramente ainda pedem para ver a reserva de hotel (o nome do hotel podem perguntar). Seja honesto e não caia em contradição.

Precisando, sempre haverá algum agente que fale espanhol.

E quem tem passaporte europeu?

É necessário que o seu passaporte contenha seus dados biométricos. Você vai precisar também preencher um formulário eletrônico de viagem, o ESTA.

Use o seu passaporte brasileiro ao sair do Brasil e ao retornar. Use o passaporte europeu para entrar e sair dos Estados Unidos.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

Saindo dos Estados Unidos

Não há guichês de imigração de saída. Você passará pelo raio-x e só. Não se preocupe com as malas em conexão: a bagagem será despachada direto para o Brasil.

Leia também:

475 comentários

Olá! Eu consegui retirar meu visto no mês de maio e estou indo no mês de agosto para Boston conhecer a família do meu namorado. Nos conhecemos pela internet e namoramos há 8 meses. Ele veio ao Brasil pela primeira vez no mês de junho conhecer minha família também. Estou receosa com a imigração pois vou fazer conexão em Nova York. Não tenho intenção de ficar ilegal no país pois sou advogada aqui e possuo audiências e trabalhos a cumprir além de não ter o mínimo interesse. Vou ficar 1 mês na casa do meu namorado e gostaria de saber se essa informação implicaria na passagem pela imigração ou como devo proceder na entrevista.

    Olá, Raquel! Você não precisa entrar em detalhes com o agente de imigração! Ele não vai ter com o que implicar se você estiver viajando de férias. Seja sincera, dê o endereço onde você vai ficar, diga a data da sua volta.

Olá, vou para os EUA no dia 30/07, ficarei por lá 1 ano em intercâmbio na cidade de Bismarck – North Dakota. Comprei as passagens pela Delta Airlines, vou sair de Guarulhos para Atlanta, depois de Atlanta para Minneapolis e de Minneapolis para Bismarck. Pergunta: Em Atlanta eu devo pegar minha bagagem e fazer um novo check in com a companhia? Para isso vou ter que sair da sala de embarque e entrar na sala de embarque doméstico? Se eu tenho que pegar minha bagagem em Atlanta para despachá-la novamente para Minneapolis, em Minneapolis eu devo novamente pegá-la ou agora, estando dentro dos EUA somente vou pegá-la em Bismarck?

Obrigado.

    Olá, Cassio! O texto é claro.

    Você desembaraça as bagagens em Atlanta e reembarca no posto de coleta de bagagens de conexão, pegando de novo no destino final.

Estarei indo pros EUA em setembro. Ficarei 4 dias em miami, 15 dias em orlando e 4 dias em Sandusky (Ohio). Minhas duvidas são:
Esses 4 dias em miami iriamos ficar na casa da prima da minha namorada. Ela tem green card, mas na entrevista do visto, dissemos que nao conheciamos ninguem nos EUA. Isso pode complicar? É melhor falar que vamos ficar em hotel?
Será que eles vão achar estranho ir de miami pra orlando e depois pra OHIO? Vou lá no parque de diversoes Cedar Point. Vou pegar um voo em orlando e depois volto pra orlando mesmo.. Será que encrecam com isso?

Obrigado de desde já!

    Olá, Daniel! Se vocês têm visto, digam sempre a verdade. O agente só implica com quem se contradiz ou com quem vai participar de reunião de trabalho ou convenção com visto de turista.

Olá, fiquei um pouco confusa com relação a bagagem. Viajo para Las Vegas com conexão em Detroit (tudo c/ a mesma empresa – Delta). Em Detroit devo pegar as malas e despachá-las novamente então? Até o momento a informação que tinha era que pegaria minha bagagem somente em Las Vegas em Detroit faria apenas a imigração…
obrigada

    Olá, Alexandra! Sim, você vai pegar a mala em Detroit e redespachar no guichê específico, logo depois de passar pela alfândega. Na volta ela vem direto.

Olá, estou indo com a minha filha pra Los Angeles e pretendo ficar 3 dias por la na casa de uma amiga e depois vou para Orlando encontrar minha mae e irma, sera que na hora da imigração é bom ter uma carta convite da minha amiga? Não falo ingles e estou com receio nesta hora, existe algum modelo a seguir?
Obrigada

A situação descrita em “você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.” é realmente assustadora na primeira vez.

Conosco, em um vôo para LAX via MIA na American, não funcionou: uma de nossas malas ficou em Miami.

Porém o macete de colocar metade das roupas em cada mala ajudou pra caramba, nem eu nem minha esposa ficamos totalmente desprevinidos.

Olá, eu pretendo ir em janeiro/2013 para Los Angeles, pretendo passar 21 dias, será que a imigração não vai questionar o numero de dias com um visto de turista? Eu também pretendo fazer alguns testes em gravadoras, porque eu sou cantor, mas não é nada oficial, eu devo falar isso para o agente na entrada ou é melhor omitir?

    Olá, Sergio! O agente de imigração pode interpretar mal se você mencionar uma atividade que soa como trabalho sem ter o visto para trabalhar lá.

    mas se eu apenas falar que é féria e quero ficar 21 dias, nenhum problema, certo?

Bom dia caros,

Estou indo para Seattle-USA em novembro. Como acho conexão cansativa, pretendo comprar duas passagens: uma sendo São Paulo-Los Angeles e outra Los Angeles-Seattle. Pretendo passar dois dias em Los Angeles. Será que existe algum problema com a imigração pelo fato de eu comprar duas passagens separadas?

Atenciosamente. Luiz Carlos.

    Olá, Luiz Carlos! Não há problemas na imigração dos Estados Unidos quando você está com o visto certo (turista para turismo, business para negócios) e não entra em contradição nas perguntas básicas (quanto tempo vai ficar, onde vai se hospedar).

Na imigração dos Estados Unidos eles pedem seguro de saúde?
Como comprei as passagens com cartão de crédito, tenho direito a seguro saúde, caso precise na viagem, porém não tenho como comprovar.
O procedimento é o seguinte: Se necessário ligo para um número no cartão de crédito e eles me falam a que hospital deverei ir e passam um fax para o hospital autorizando, daí o hospital manda a fatura, e eu também, quando retornar mandarei a fatura para o cartão de crédito.

vou para los angeles com saida de curitiba conexao da delta com a gol, preciso fazer um chekin novo em sao paulo na delta novamente ou o chekin feito em curitiba pela gol ja e suficiente.se alguem puder me responder agradeço.

    Olá, Rodrigo! Se a passagem for vinculada, você já sai de Curitiba com seu cartão de embarque de São Paulo. Terá que passar apenas pelo controle de segurança e imigração.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito