Estados Unidos: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Cada vez mais gente viaja aos Estados Unidos com conexão, seja na América Latina, seja em outra cidade americana. Quantas imigrações você vai fazer? O que faz com a bagagem?

Imigração sempre só vai ser uma. Quanto à bagagem, há pegadinhas. Vamos lá:

Voando aos Estados Unidos com conexão na América Latina

Se você vai fazer conexão na Cidade do Panamá, em Lima, em Bogotá ou na Cidade do México, não se preocupe com procedimentos burocráticos: no aeroporto de conexão você ficará na ala de trânsito internacional. Vai desembarcar do vôo e já pode procurar o portão de onde sairá seu próximo vôo, sem passar pela imigração no local.

A imigração será feita no primeiro aeroporto americano em que você desembarcar. Sua bagagem vai direto para lá.

Se você estiver fazendo apenas conexão, não será necessária nenhuma vacina, pois seu destino final é os Estados Unidos. Os Estados Unidos não exigem nenhuma vacina de visitantes brasileiros.

Caso você tenha algum outro trecho doméstico para chegar ao destino final deste vôo, leia o tópico abaixo.

Voando aos Estados Unidos com conexão dentro dos Estados Unidos

A imigração nos Estados Unidos é sempre, invariavelmente, feita no primeiro aeroporto em que você desembarcar. Assim, é certeza que você vai fazer a imigração no destino do seu vôo inicial — seja Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Washington, Nova York, Chicago, Detroit ou Los Angeles.

Depois de passar pela imigração e ter seu passaporte carimbado, você vai retirar as suas bagagens naquele aeroporto mesmo. Eu sei, o seu recibo de bagagem colado no canhoto do cartão de embarque mostram que as suas malas estão etiquetadas até o destino final, mas você necessariamente precisa retirar as malas ali.

O procedimento é o seguinte: você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante ou muambeiro) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.

É esquisito, ninguém te dá recibo, parece que você nunca mais vai ver sua mala, mas funciona. Pegue a mala no carrossel, passe pela alfândega, procure o ponto de entrega de malas para conexão — e então parta à procura do portão de embarque do seu próximo vôo. Você vai precisar passar por todo o procedimento de segurança dos aeroportos americanos, que são um inferno.

Documentos necessários para a imigração

Para entrar nos Estados Unidos você precisa de um passaporte válido e de um visto válido.

Caso o visto válido esteja num passaporte que expirou, basta carregar o passaporte que expirou junto com o passaporte válido. É muito comum, você não será o primeiro, eles estão acostumados.

Para os Estados Unidos não é necessário que o seu passaporte continue válido por seis meses depois da entrada; basta que esteja válido durante a sua permanência.

O agente sempre vai perguntar o propósito da sua viagem (responda “holiday” ou “business”) e a duração. Se você for a trabalho, precisa ter um visto B1-B2 (negócios). Se for em missão jornalística, precisa ter visto de jornalista. Caso você vá a trabalho, diga que está indo a trabalho mas só tenha visto de turista, será barrado.

Dificilmente pedem para ver passagem, e mais raramente ainda pedem para ver a reserva de hotel (o nome do hotel podem perguntar). Seja honesto e não caia em contradição.

Precisando, sempre haverá algum agente que fale espanhol.

E quem tem passaporte europeu?

É necessário que o seu passaporte contenha seus dados biométricos. Você vai precisar também preencher um formulário eletrônico de viagem, o ESTA.

Use o seu passaporte brasileiro ao sair do Brasil e ao retornar. Use o passaporte europeu para entrar e sair dos Estados Unidos.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

Saindo dos Estados Unidos

Não há guichês de imigração de saída. Você passará pelo raio-x e só. Não se preocupe com as malas em conexão: a bagagem será despachada direto para o Brasil.

Leia também:

475 comentários

Gostaria de saber se há riscos de uma pessoa que está ilegal nos EUA, ser barrado no aeroporto, caso queira retornar ao Brasil?

Olá, estarei indo a Cancún com parada na Cidade do México e desejo saber se ao desembarcar em Guarulhos eles perguntam de onde vem? Eles são rigorosos qndo vem de Cancún? Será que consigo trazer dois Iphone sem ser pagar os impostos, sendo que traria sem as caixas, dentro da minha bolsa de mão? E relógios? Até 4 sem caixas é possível? Grata!!!

Bom dia Boia!
Vou para os Estados Unidos pela primeira vez junto com minha esposa.Quando fui preencher o Ds 160 coloquei que iríamos ficar 5 dias em New York (e de fato pretendíamos) mas pintou um pacote mais barato sendo 3 dias em New York e dois dias em Miami,acabei comprando.Possoo ter problemas na migraçao pelo fato de ter mudado meu destino?
Abçs

Estou indo passar 21 dias nos Estados Unidos.Destino Salt Lake City com escala em Dallas. Devo entao pegar minhas malas no carrossel em Dallas passar pela imigracao, e isso?

Muito obrigada

olá, me chamo Vitória tenho 21 anos e preciso muito da sua ajuda! uma tia que reside em NY me fez o convite de morar com ela, mais eu n sei oq dizer na entrevista para conseguir o visto (de turista), nem eu nem meus pais temos nenhum tipo de ‘bens’ ou algo que comprove a minha volta (ja que estou trabalhando) que é oq eles do consulado querem.. Minha tia deu a ideia de eu ir em uma excursão ja que a responsabilidade é deles em conseguir o visto, mais para n voltar, ai eu gostaria de saber oq pode acontecer com os reponsaveis pela excursão ou se tenho alguma chance de conseguir o visto de turista? eu nao quero perder essa oportunidade, minha tia é rica, tem empresa, casas, carros, se isso ajudar em alguma coisa ja que ela vai bancar tudo, Ela pode tomar algum tipo de providencia? agradecida desde ja.

    Olá, Vitoria! As agências de turismo não têm nenhuma intereferência no processo de obtenção do visto. O passageiro precisa solicitar pessoalmente, não há sequer a figura do despachante no consulado americano.

    Você pode dizer que sua viagem será bancada pela parente que mora nos Estados Unidos. Dependendo de quem examine o seu caso, porém, isso pode depor contra, já que você está justamente na idade mais crítica para a imigração ilegal.

Olá! Estou com viagem marcada de Brasilia para NY, em janeiro de 2013
irei eu, minha esposa e filhos, estamos na intenção de ficar na casa de uma cunhada, recém casada com um americano, só que ela está ilegal, será conveniente informar à imigração que vamos ficar lá? ou devemos fazer uma reserva em um hotel?
Obrigada!

    Olá, Marcio! O agente de imigração quer apenas saber o endereço, dificilmente pergunta de quem é a casa.

Olá! Estou indo para NY em 09/09. Emiti a passagem de ida com meu nome de solteira e o passaporte consta o nome de casada.
A companhia áerea diz que aqui no Brasil eu embarco com a certidão de casamento original, mas que no EUA eo posso ter problemas com a imigração e a companhia áerea que vai operar o voo de conexão de Houston x NY.
Há realmente a possibilidade de eu ter problemas?
Obrigada!

    Olá, Thayanara! Pode ter problemas sim. Se a cia. aérea não puder reemitir a passagem de jeito nenhum com seu sobrenome do passaporte, providencie uma tradução juramentada da sua certidão de casamento. Prepare-se para levar um lero com todos os atendentes que verificarem sua documentação: no check-in, no controle de segurança (um no começo da fila, outro no aparelho de raio x), no portão de embarque. Vá com tempo sobrando, o papo vai ser longo, eles são totalmente paranóicos.

Olá ,estou pretendendo ir aos EUA no mês de outubro só estou na duvida se irei pra atlanta ou NY ,minha mãe mora em Atlanta e tem gerente card ,já meu irmão mora em NY e esta ilegal ,no caso seria melhor eu ir para Atlanta pelo fato da minha mãe ser a responsável por mim sendo ela legal ou tanto faz? ,o detalhe e que na entrevista para o visto eu tive q fornecer informações sobre a minha mãe entaum eu não quero omitir esta informação na hora da entrevista com o agente da imigração…

    Olá, Denis! Ao chegar você vai ter que dar o endereço de onde vai ficar. Normalmente só perguntam quanto tempo você vai ficar e a razão da visita. Prepare-se para responder eventuais perguntas sem se contradizer.

Olá! Minha primeira vez viajando para usa. Minha pergunta é sobre conexões. Na ida faço conexão em Panamá e sigo para NY, aeroporto de Newak(New Jersey). Como proceder no aeroporto de Panamá? Preciso fazer novamente check in ou fico na sala de espera e embarco novamente? Passo pela imigração?
Outra pergunta é sobre o mesmo assunto, mas agora é na volta ao Brasil. Saio de de Nova York(newark) e tenho duas conexões. Uma em Miami com destino a Panamá e outra logicamente em Panamá com destino Brasil.Como proceder em cada um? Em qual deles preciso entregar o canhoto(papel que recebo ao entrar no pais)? Como lido com a bagagem?
Estou cheia de dúvidas, por favor pode me ajudar?
Desde já agradeço a atenção.

    Olá, Alessandra! Na ida sua bagagem vai para os Estados Unidos direto, e você recebe o cartão de embarque do Panamá ainda no Brasil. Na volta, se todos os vôos forem integrados na mesma passagem, você entregará a bagagem em Nova York e pegará no Brasil. E já sairá de Nova York com todos os cartões de embarque na mão.

Olá, vou para os EUA com meu marido em Novembro.Faremos o trecho RIO X NY (Com conexão de 6 horas em Miami), NY X ORLANDO e por fim Orlando x RIO (com conexão em Miami de apenas 40 minutos). Compramos as passagens pela CVC e na hora nem percebi esse ultimo trecho com apenas 40 minutos entre um voo e outro.Minha duvida é se ja na volta pro Brasil tb teremos que pegar as malas, passar pela alfandega, despachar novamente as malas e etc…receio que se tiver de fazer isso o tempo seja curto demais!Todos os voos são American Airlines!Se por ventura houver um atraso do primeiro voo, Orlando x Miami, perco o segundo voo, mesmo sendo vinculados?Sera melhor trocar as passagens?Grata, Cintia.

    Olá, Cintia! Você embarca as malas em Orlando e só pega no Rio. Se as passagens estão vinculadas, a cia. é responsável e tem que pôr você num próximo vôo. Está bem claro no texto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito