Estados Unidos: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Cada vez mais gente viaja aos Estados Unidos com conexão, seja na América Latina, seja em outra cidade americana. Quantas imigrações você vai fazer? O que faz com a bagagem?

Imigração sempre só vai ser uma. Quanto à bagagem, há pegadinhas. Vamos lá:

Voando aos Estados Unidos com conexão na América Latina

Se você vai fazer conexão na Cidade do Panamá, em Lima, em Bogotá ou na Cidade do México, não se preocupe com procedimentos burocráticos: no aeroporto de conexão você ficará na ala de trânsito internacional. Vai desembarcar do vôo e já pode procurar o portão de onde sairá seu próximo vôo, sem passar pela imigração no local.

A imigração será feita no primeiro aeroporto americano em que você desembarcar. Sua bagagem vai direto para lá.

Se você estiver fazendo apenas conexão, não será necessária nenhuma vacina, pois seu destino final é os Estados Unidos. Os Estados Unidos não exigem nenhuma vacina de visitantes brasileiros.

Caso você tenha algum outro trecho doméstico para chegar ao destino final deste vôo, leia o tópico abaixo.

Voando aos Estados Unidos com conexão dentro dos Estados Unidos

A imigração nos Estados Unidos é sempre, invariavelmente, feita no primeiro aeroporto em que você desembarcar. Assim, é certeza que você vai fazer a imigração no destino do seu vôo inicial — seja Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Washington, Nova York, Chicago, Detroit ou Los Angeles.

Depois de passar pela imigração e ter seu passaporte carimbado, você vai retirar as suas bagagens naquele aeroporto mesmo. Eu sei, o seu recibo de bagagem colado no canhoto do cartão de embarque mostram que as suas malas estão etiquetadas até o destino final, mas você necessariamente precisa retirar as malas ali.

O procedimento é o seguinte: você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante ou muambeiro) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.

É esquisito, ninguém te dá recibo, parece que você nunca mais vai ver sua mala, mas funciona. Pegue a mala no carrossel, passe pela alfândega, procure o ponto de entrega de malas para conexão — e então parta à procura do portão de embarque do seu próximo vôo. Você vai precisar passar por todo o procedimento de segurança dos aeroportos americanos, que são um inferno.

Documentos necessários para a imigração

Para entrar nos Estados Unidos você precisa de um passaporte válido e de um visto válido.

Caso o visto válido esteja num passaporte que expirou, basta carregar o passaporte que expirou junto com o passaporte válido. É muito comum, você não será o primeiro, eles estão acostumados.

Para os Estados Unidos não é necessário que o seu passaporte continue válido por seis meses depois da entrada; basta que esteja válido durante a sua permanência.

O agente sempre vai perguntar o propósito da sua viagem (responda “holiday” ou “business”) e a duração. Se você for a trabalho, precisa ter um visto B1-B2 (negócios). Se for em missão jornalística, precisa ter visto de jornalista. Caso você vá a trabalho, diga que está indo a trabalho mas só tenha visto de turista, será barrado.

Dificilmente pedem para ver passagem, e mais raramente ainda pedem para ver a reserva de hotel (o nome do hotel podem perguntar). Seja honesto e não caia em contradição.

Precisando, sempre haverá algum agente que fale espanhol.

E quem tem passaporte europeu?

É necessário que o seu passaporte contenha seus dados biométricos. Você vai precisar também preencher um formulário eletrônico de viagem, o ESTA.

Use o seu passaporte brasileiro ao sair do Brasil e ao retornar. Use o passaporte europeu para entrar e sair dos Estados Unidos.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

Saindo dos Estados Unidos

Não há guichês de imigração de saída. Você passará pelo raio-x e só. Não se preocupe com as malas em conexão: a bagagem será despachada direto para o Brasil.

Leia também:

475 comentários

Outra pergunta, como vou para Vancouver e farei um stop de 7 dias em Orlando,com devo preencher o formulario? Devo colocar que meu dstino final é Vancouver e que vou por motivo de estudo e colocar que Orlando é conexão?

    Olá, Lívia! Conexão é quando você segue viagem num vôo com intervalo curto de diferença. Você vai ficar nos Estados Unidos com permanência de 7 dias, é isso que você vai preencher.

Boa noite!
Estou indo passear para NY por 4 dias e depois passar 2 dias na casa da minha irma em Ohio. Minha irma tem green card. O problema é que eu não tenho cartão de credito e eu vi que todo hotel, pede este cartão de credito para fazer reserva de quarto antecipadamente. Estaria fazendo a reserva somente quando chegasse la e pagaria em cash ou cartão de debito. Queria saber se quando desembarcar em NY, o fiscal vai me barrar por dar um endereço de Ohio.

    Olá, Osvaldo! Na imigração só perguntam o endereço onde você vai ficar. De todo modo, reserve hotel com o cartão de crédito da sua irmã. Chegar sem reserva em Nova York é fria.

Ola,estou indo para o Canada e farei uma parada em Orlando. Vi que na ida de Orlando para Vancouver farei uma conexao em Chicago e terei apenas 1h e 45 minutos,terei que pegar novamente minhas malas e despachar para Vancouver? Vi tb que na volta farei conexao em Charlote e terei apenas 1 hora para despachar para o Rio,estou com medo de não conseguir despachar minhas malas. O que devo fazer? Como me proceder? Obrigada

    Olá, Livia! As conexões são extremamente apertadas. Na volta você não precisará pegar malas. Mesmo assim é interessante mudar as duas.

    Liguei nas empresas e as duas me disseram que não precisarei pegar as malas tanto na ida quanto na volta, mesmo assim vc acha o tempo apertado?

    Olá, Livia! Desculpe, só agora percebi que o seu vôo ao Canadá já partia dos Estados Unidos. Realmente não será preciso retirar malas nem fazer alfândega antes de chegar ao Canadá.

    O tempo de conexão da ida, desta maneira, está OK. A volta continua apertada, mas a responsabilidade é da cia.

    Obrigada pelas respostas me ajudou muito ,estava bem preocupada! Tentou vendo se consigo pelo menos mudar a volta. Caso não consiga fui orientada a procurar o guiche da cia caso perca o voo. Valeu!!

Boa noite !
Eu irie viajar agora em outubro para EUA, farei uma conexão,
do Brasil para Houston e depois para San Francisco..
com a mesma companhia área United Airlines, tanto na ida quanto na volta, aqui quando comprei não mostra onde mala vai ser despachada :s
alguém podem e ajudar , quando acontece esse procedimento .. ??
o que eu estou vendo que o numero do FLIGHT é diferente..
não sei se isso ajuda !
Obrigada !!

Olá,
Estou indo para o Canada fazer um intercambio mas passarei em Orlando e ficarei 8 dias.
Comprei uma passagem casada na decolar mas vi que pegarei duas empresas diferentes a USAirways e a United Airlines. O trecho de Orlando para o Canada será a United Airlines e vi na politica deles que terei que pagar pela malas despachadas , que não é caso da empresa de volta. O que devo fazer? Tenho direito a não pagar já que comprei as passagens juntas?
Passarei novamente pela alfandêga?
Desde já obrigada e aguardo resposta!

Boa Noite

Estou indo para Houston agora no mês de outubro encontrar com meu irmão que esta fazendo doutorado lá, sendo assim vou passar 15 dias com ele e iremos retornar juntos para o Brasil dia 01/11, ambos já estamos com a passagem de volta comprada, vou ficar na casa aonde mora em Houston, todas essas informações já foram faladas do formulário DS – 160, e no dia da entrevista no consulado, porém não falo nada em Inglês e estou com receio da imigração, sera que tem postos Brasileiros para nos orientar?

    Olá, Marcos! Sempre haverá quem fale espanhol. Não se preocupe, fale sempre a verdade e não terá problemas.

Olá, estou imigrando para o Canadá e meu vôo faz conexão de 2:10hr em EWR(mudando do terminal C p/ o terminal A). Tenho somente a passagem de ida. Meus esposo já esta no Canadá com status de residente e trabalhando. Gostaria de saber se em 2:10hr dá tempo de pegar a mala e despachar novamente e passar pela imigração e se me farão muitos questionamentos, já que não falo ingles?
Obrigada por responder

    Olá, Camila! Duas horas é pouco tempo; se você perder o vôo e as passagens forem vinculadas, a cia. aérea acomodará você num próximo (mas o ideal seria remarcar para uma diferença de três a quatro horas).

    Entende-se que você já tem o seu visto canadense, certo? Você pode ser questionada ainda no Brasil por não ter passagem de volta; a cia. aérea pode encrencar com o seu embarque.

    Sempre há quem fale espanhol na imigração americana.

    Sim, ja tenho o visto de imigrante canadense, mas como é a primeira vez que vou, até chegar lá ainda nao serei residente, só depois da entrada oficial. Sabe dizer se poderei ter problema ainda aqui no Brasil? Obrigada

    Olá, Camila! Esteja preparada para dizer e comprovar que está imigrando e com a sua situação regularizada.

Olá, Eu e minha família vamos para miami com troca de aeronave em Detroit, não falamos nada em inglês , gostaria de saber se será complicado para nos acharmos lá e o quanto é seguro , pois estou indo com minha filha de 2 anos e meio…
Gostaria de saber o que devo fazer . Obrigada

    Olá, Simone! Não se preocupe! Muitas pessoas estarão na mesma situação e a equipe é treinada para orientar a todos.

Gelson Vale

Oi, vou para os EUA, e tomo muitos remédios, eu preciso de justificativas para todos eles?
Os remédios são conferidos um a um?

E outra pergunta, meu irmão tem uma renda baixa, mas por indenização trabalhistas tem uma boa quantia depositada no banco, há mais de um ano. Eu pergunto, se ele pode tentar o visto para os EUA? Obrigado, Gelson

    Olá, Gelson! Todos podem tentar visto para os Estados Unidos. Leve as bulas de todos os remédios, mas vá tranqüilo que não são pentelhos com isso não.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito