Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada -- a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Veja caso a caso:

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os vôos entre esses países são considerados "domésticos"; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

    Alemanha - Andorra - Áustria - Bélgica - Dinamarca - Eslováquia - Eslovênia - Espanha - Estônia - Finlândia - França - Grécia - Holanda - Hungria - Islândia - Itália - Letônia - Liechtentstein - Lituânia - Luxemburgo - Malta - Mônaco - Noruega - Polônia - Portugal - República Tcheca - San Marino - Suécia - Suíça - Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

    Albânia - Belarus - Bósnia - Bulgária - Chipre - Croácia - Irlanda - Macedônia - Moldova - Montenegro - Reino Unido - Sérvia - Romênia - Rússia - Turquia - Ucrânia

Assim, se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser "doméstico"; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa ou qualquer lugar da Europa continental com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique -- qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.

Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte...

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais:

833 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Douglas
DouglasPermalink

"(As regras falam em 65 euros em espécie, mas ainda não apareceu ninguém aqui para dizer que fizeram questão de ver o dinheiro vivo.)"

Riq minha 1º vez em Londres (2008) o indiano da imigração pediu todo meu dinheiro, entreguei a ele e ele contou nota por nota na minha frente (eu tinha LIBRA 1.500,00 + Euro 500,00), pediu os extratos dos meus dois cartoes de credito tbm!!!
Resumindo foram 45 minutos de imigração...

Na segunda vez em Londres (2010) nao pediram nada, viram meu carimbo da 1º vez e liberaram em uns 5 min.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Obrigado pelo relato, Douglas.

O que eu quis dizer é que no post de imigração em Barajas, que tem mil comentários, ninguém relatou nada disso. Note que isso aconteceu com você em 2008. E que o seu agente levou em consideração os extratos. É esse o meu ponto: os extratos valem.

Patricia - Turomaquia
Patricia - TuromaquiaPermalink

Aqui na Espanha, a carta-convite deve ser realizada diretamente na Polícia. Eles cobram para realizá-la, e deve ser pedida com um certo tempo.

Douglas
DouglasPermalink

Entendi Riq....

concordo com vc, os extratos de cartao de credito valeram muito mesmo!!!

Mariana
MarianaPermalink

Riq, vou para Milão em outubro, com conexão em Paris. A imigração será feita em Paris, certo? Mas minha conexão tem apenas 1:10h de espera.. será que terei problemas por falta de tempo? Ouvi falar que o aeroporto de Paris é bem grande :/
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Se as passagens são vinculadas, a cia. aérea é responsável por colocar você em outro vôo caso você perca esse.

Mariana
MarianaPermalink

As passagens são vinculadas sim, comprei pelo site da KLM, apesar de ser GRU-CDG pela Air France e CDG-LIN pela Alitalia.
Bom, assim fico mais tranquila smile Obrigada!

Fabio
FabioPermalink

Tenho dupla cidadania (passaporte europeu) mas minha esposa e filha não. Elas podem entrar comigo na fila de cidadão europeu?

Patricia - Turomaquia
Patricia - TuromaquiaPermalink

Fabio, isso depende muito de quem te atenda na imigração, mas normalmente eles ñ permitem! Antes de ter a nacionalidade espanhola, entrei na fila do pessoal da UE com meu marido, e mesmo tendo a residência espanhola, tive que voltar atrás e entrar na fila de "outros países".

No BR, meu marido também não pode entrar comigo, ou seja, pegar a mesma fila sad

Alessandra Mello
Alessandra MelloPermalink

Fabio,
Meu marido tem cidadania italiana e nós viemos pro Reino Unido. Como era nossa primeira viagem para a Europa, o agente do aeroporto me informou que ele deveria me acompanhar na fila da imigração comum, ou seja, de quem não era europeu. Mas todas as vezes seguintes, eu posso acompanhar ele na fila de cidadão europeu.
Ou seja, você e sua família devem ir para a fila geral. Você deve apresentar seu passaporte europeu primeiro, e em seguida os delas, para o agente da imigração. =)

Juliana
JulianaPermalink

Meu pai é tem a cidadania portuguesa, entramos por Lisboa, eu e minha mãe junto com meu pai, na fila de cidadão europeu. Tranquilo.

Ed
EdPermalink

Riq, seria bom esclarecer que os prodecimentos de alfândega, porém, em geral são feitos no destino final, quando se está de posse das malas. E se surgirem problemas na alfândega? Isso teria alguma relação com a imigração?

Schirley
SchirleyPermalink

O que seria interessante também, seria ref. a imigração caso vá ao Irlanda e o voo tenha uma conexão em Londres por exemplo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Schirley! Trânsito internacional no primeiro aeroporto, imigração no segundo.

Fabio NG
Fabio NGPermalink

Riq, eu e a Mel vamos pra Londres e Alemanha daqui a duas semanas. (Uhuu!)

Olha que curioso: quando pedi a carta referente à cobertura no Espaço Schengen ao cartão de crédito, o atendente enfaticamente disse que não precisava porque vamos entrar por Londres (voo direto) -- mesmo prosseguindo viagem pra Alemanha uma semana depois.

Mas pelo que você escreveu, teremos nova imigração na Alemanha, então... (Ainda bem que insisti e recebi a dita.)

Alessandra Mello
Alessandra MelloPermalink

Pelo que eu entendi, você só terá imigração direto na Alemanha!
Vocês passarão logo pro portão de embarque pro seu novo vôo.
Mas ainda bem que você insistiu mesmo e conseguiu o seguro! hehe

Fabio NG
Fabio NGPermalink

Na verdade, desembarcamos e ficamos uma semana em Londres antes de ir pra Alemanha.

Serão duas imigrações, portanto.

Alessandra Mello
Alessandra MelloPermalink

Eu tenho uma dúvida!
Eu estou morando em Oxford com meu marido, que é cidadão italiano.
Viemos ficar um ano, tirei meu visto pro Reino Unido (6 meses) e vou renovar agora...
Minha dúvida é a seguinte: aqui no Reino Unido eu não preciso do Seguro Schengen, mas eu preciso dele pra viajar dentro da Europa?
Por que eu não tenho e estamos de viagem marcada pra Paris.
Nota: meu visto aqui é Family Permit, para esposa de cidadão europeu.
Acho que isso significa que eu tenho assitência médica na Europa, caso precise, né?!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Pela lógica, sim, mas cheque aí com as autoridades competentes.

Wagner Martins
Wagner MartinsPermalink

Estou indo pra Zurich via Istambul (voando Turkish), procurei notícias sobre imigração em Istambul mas não encontrei nada na net...alguém já passou por lá? Tenho visto americano, isso ajuda?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! Se você não sair do aeroporto, você fará trânsito internacional, sem passar na imigração local.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Wagner,

Ano passado fiz um voo para Atenas com conexão em Istambul. A imigração foi feita apenas em Atenas, na Turquia, fiquei na parte internacional aguardando o meu voo.
Super tranquilo.
Boa viagem!

Wagner Martins
Wagner MartinsPermalink

Diogo, obrigado pela informação. Estava meio nervoso com essa conex em Istambul. Na volta pretendo ficar uns dias por lá, mas isso é outro assunto.rs
* Adorei seu blog!

Wagner Martins
Wagner MartinsPermalink

Ahh perfeito! Obrigado Bóia smile)

Liliana
LilianaPermalink

Só para esclarecer, carta convite para o Reino Unido nao requer registro em cartório ou qualquer coisa do tipo. Eu já mandei incontáveis cartas e mando por email mesmo. Mas é essencial dar seu nome completo, seu endereço, telefone e nacionalidade. Nem mando número do passaporte. As vezes eles ligam, ou se você estiver aguardando a pessoa no aeroporto eles podem te chamar também. Mas é tudo muito tranquilo.Sei que na Espanha não é assim, mas aqui seu nome completo e endereço é praticamente sua identidade(já que não existe identidade no Reino Unido. E Alessandra eu vivi por 5 anos com esse visto, viajei a diversos lugares na Europa e nunca me pediram absolutamente nada, embora eu nunca tivesse viajado para a esquina sem seguro saúde. Eu acho que obrigatório não é mesmo. Dá uma lida nisso aqui sobre o EHIC : http://www.nhs.uk/chq/pages/1073.aspx?categoryid=68&subcategoryid=159
Em tese você pode ter este cartão, só precisa saber se quem mora há menos de 3 anos no Reino Unido tem esse direito. Para muitos benefícios eles entendem que o cidadão precisa estar no país pagando os impostos a mais 3 anos. Mas lê lá pois isso pode servir para você. E veja bem, esse cartão não é garantia de atendimento grátis, mas pode ser free ou mais barato que o preço normal.

Isadora
IsadoraPermalink

Olá, pessoal, tenho uma dúvida. Vou viajar para a Itália agora em Setembro e em Roma ficarei 3 dias na casa de uma amiga, seguindo viagem então para outras cidades ,onde tenho reservas já feitas.
Liguei para o Consulado que me informou não ser necessário registrar em cartório a Carta Convite, e já passei o modelo que eles disponibilizam no site para minha amiga, que se informou por lá e constatou que apenas precisava mandar uma cópia da sua identidade. O que vcs acham??
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isadora! Se eles falaram isso no consulado e se tem um modelo no site deles, tá valendo grin

Samantha Soares
Samantha SoaresPermalink

Olá VnV,

Vou para Paris em agosto, com escala em Lisboa, vou pela TAP. Porém quero tentar fazer um bate e volta em Londres indo de trem. Indo de trem tenho que passar pela imigração?
Me ajudem!!

bj

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samantha! Tem sim.

Samantha Soares
Samantha SoaresPermalink

Super Obrigada!

Isa
IsaPermalink

Qdo. fui a Budapeste a imigração foi feita na conexão em Paris e malas foram para Budapeste. Lá não houve nenhuma checagem de imigração.

Cris
CrisPermalink

Que "medo"! Minha próxima viagem vai ser assim: POA - LIS - LHR - BER - MUN - ORY - LIS - POA (com TAP e Lufthansa). Eu estava quase certa de que ao fazer a conexão em Lisboa, eu passaria pela imigração Schengen, e logo depois sairia do Espaço Schegen no mesmo dia ao passar para o portão de embarque para Heathrow. E depois, ao sair de Heathrow, passaria pela imigração Schengen novamente no novo aeroporto de Berlin, mas já com um carimbinho Schengen desde Lisboa ....

Mas pelas informações desse post do VnV, eu farei minha primeira imigração Schengen em Berlim, e se eu já estava com medinho da imigração em Londres, agora me bateu um pavorzinho de ter de responder perguntinhas em alemão, pois eu só sei dizer: "Guten Tag, ich komme aus Brasilien, Viele Danke und Auf Wiedesehen".. hehe).

Mas o engraçado é que eu já passei diversas vezes pelo aeroporto de Lisboa vinda do Brasil pela TAP, e tudo o que eu me lembro é que as pessoas, ao sairem do avião, caminham, caminham, caminham por aquele corredor, meio que indistintamente em relação ao destino final, e todas desembocam e passam pelos guiches da imigração. Bem, nunca atentei para ver se tinha placas indicativas de outro caminho no caso de a pessoa ter como destino Londres....

Cris
CrisPermalink

Ah, e meu maior medo é que como meu passaporte iria vencer um mês antes da viagem, eu já fiz um novo passaporte e agora fiquei com um passaporte "zerado, sem meus vários carimbos de imigrações anteriores. Vou entrar direto na Inglaterra com passaporte "virgem" ...Realmemente, me dá um certo receio, apesar de eu estar me programando para ter todos os documentos necessários, e de nunca ter tido problema nas imigrações anteriores (que sempre foram por Lisboa).

Fernanda
FernandaPermalink

Cris, depois de quase ter sido barrada em Madrid em 2004 com um passaporte novo, portanto "virgem", nunca mais viajo sem ter todos os meus passaportes antigos, carimbos e vistos... Foi o q me salvou daquela vez... Hoje já entrego todos os meus (4) passaportes juntos, com o atual por cima e nunca mais tive problemas... Melhor garantir...

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Exato, Cris, só me lembro do caminho para a imigração em Lisboa, fiquei aqui mentalmente tentando lembrar se existe uma saída sem passar pela imigração, não lembro! Mas se o Riq está dizendo, deve haver... Detalhe: quando fui p/ Turquia, fiz Fortaleza-Lisboa-Madri-Londres-Istambul. Todos os trechos eram conexões imediatas mas só fiquei no setor de trânsito do aeroporto em Londres. Em Lisboa fiz imigração normalmente, com entrada e saída da União Europeia no mesmo dia. Na volta, saí da Turquia, mas não lembro onde carimbaram a entrada na União Europeia, se em Madri (na conexão) ou em Lisboa, só olhando...

Nina
NinaPermalink

Tem uma saída beeem lateral e meio escondida no aeroporto de Lisboa, antes de chegar no balcão da imigração, indicando os portões para voos internacionais.

Tive que fazer essa conexão uma vez e sofri para achar! rsrs Por instinto eu seguia nesse corredor e chegava na imigração, que me explicava para voltar rs

André Leme
André LemePermalink

Oi Samantha,
ano passado fiz os mesmos trajetos que você. Passará na imigração quando chegar em Portugal, antes de entrar em Portugal e quando voltar para a França. Mas não se preocupe, é bem tranquilo.

Samantha Soares
Samantha SoaresPermalink

Oi André,
Obrigada pela ajuda!

André Leme
André LemePermalink

desculpe, o correto é "antes de entrar na Inglaterra"

Hosana
HosanaPermalink

A 1ª vez que eu e meu marido fomos a Londres ele foi barrado na saída da ponte de embarque por uma indiana "bem grandona" que fez diversas perguntas. Eu, que já estava lá na frente, voltei pra ajudá-lo a entender o que ela queria no meio de um nervosismo danado! Foi horrível na hora, mas agora é cômico lembrar. Mas depois disso, na imigração mesmo não tivemos qualquer problema.
Agora vamos de novo a Londres e gostaria de ver se entendi:
- Apesar de fazer conexão em Lisboa, só dou entrada em Londres.
- De Londres vou para Lisboa - dou saída em Londres e nova entrada em Lisboa?
_ De Lisboa vou a Madri e de Madri retorno para o Brasil com conexão em Lisboa, dou saída apenas em Lisboa.
Tá certo Bóia??

Cris
CrisPermalink

Acho que o meu caso é semelhante ao teu, Hosana: Vou até Lisboa, fico "em trânsito", faço imigração de entrada em Londres, saio de Londres, faço imigração de entrada (Schengen) em Berlim, dou umas voltas de trem por lá, vou de avião de Munique a Paris e retorno a Lisboa novamente com a TAP, e de lá, saio de volta para o Brasil.

Eu achava que primeiro faria uma imigração em Lisboa e no mesmo dia, sairia para entrar em Londres e depois novamente faria uma nova entrada em Berlim.... Parece que simplificou, mas na verdade, eu fiquei mais apreensiva ...rs

Rê
Permalink

Estava bem tranquila pois iria fugir de entrar pela Espanha. Mas depois deste post fiquei confusa. Vou pela em setembro pela BA, ou seja várias vezes pararei em Londres. RJ - Roma (escala em Londres), Veneza - Amsterdã tb com escala, Amsterdã - Londres, Londres - Paris e Paris - RJ (com escala). Devo me preocupar?

Pretendo fazer Roma - Veneza de carro,vcs tem sugestão de cidades e hóteis?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rê! Entre Roma e Veneza, vá de trem!
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Nina
NinaPermalink

Rê,

Recomendo ir de trem também. Dá para aproveitar a paisagem e é mais rápido.

Em Veneze, eu me hospedei no A Tribute to Music e gostei muito:preço bom, ao lado da Piazza San Marco e bons quartos (o que é muito difícil em Veneza).

Em Roma, fique em um B&B ótimo, no bairro Prati. Perto do metrô, próximo ao Vaticano, com ótimas lojas e restaurantes mais acessíveis. O nome é Amor Bed and Breakfast.

Patrícia
PatríciaPermalink

Estou indo na semana que vem para Berlim, mas via Londres (LHR). A questão é que vou de milhagem com a TAM, mas só até Londres. O trecho seguinte, que comprei autônomo, é da British, uma conexão de 3 horas, que sai, inclusive, de outro terminal (do 1 para o 5). Vejam se estou certa: vou ter que fazer imigração e retirar bagagens em LHR e depois fazer nova imigração em Berlim? E mostrar à imigração de LHR a passagem para Berlin em seguida? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patrícia! O problema das passagens desvinculadas é que provavelmente a sua bagagem não será despachada direto para Berlim. Então você vai precisar passar pela imigração, retirar a bagagem e então fazer o check-in no terminal da outra companhia.

Nesses casos o ajuizado seria dormir a primeira e a última noites em Londres.

Mit
MitPermalink

Tem alguém aqui que com destino Paris, fazendo a imigração em Madri teve que apresentar o atestado de acolhimento expedido pela prefeitura de Paris?

Samantha Soares
Samantha SoaresPermalink

Mit,
Vou para Paris porém faço escala em Lisboa. Esse documento também necessário para quem fica em hotel? Fiquei na dúvida....

Abs,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samantha! É a carta-convite, necessária para ficar hospedado em casa de particulares ou mesmo para alugar apartamento (numa interpretação rigorosa).

Késia
KésiaPermalink

Olá pessoal,

Tenho uma dúvida em relação às Alfândegas. Irei para a Itália depois de amanhã, mas entrarei na Europa por Portugal (Lisboa). Ok, passarei pela imigração em Lisboa. Minha dúvida é na volta, em relação ao VAT REFUND (o reembolso do imposto de bens comprados no exterior e que eu trarei para o Brasil). Na volta da Itália, farei conexão em Lisboa e aí voltarei ao Brasil. Em qual alfândega eu apresento os formulários de Tax Free e as mercadorias compradas na ITÁLIA para eu poder ter o reembolso do imposto? Na alfândega do aeroporto da Itália ou de Portugal? Os produtos são italianos, porém no último aeroporto da Itália que eu passarei eu farei um vôo doméstico. Agradeço a ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Késia! Tente fazer isso na Itália, você dificilmente terá tempo para fazer isso em Lisboa.

Caroline®
Caroline®Permalink

Passar pela imigração em Londres foi tranquilíssimo. Estava com uma amiga, e o tiozinho chamou as duas pra passar. Fez umas 3 perguntinhas bestas (o que fomos fazer, quanto tempo e se íamos pra outro país depois) e liberou a gente sorrindo. Mas o menino do guichê ao lado tava sendo praticamente interrogado...

Nina
NinaPermalink

Eu e meu marido passamos com tranquilidade pela Inglaterra, só perguntas básicas: onde vai, quantos dias, no que vocês trabalham, tem filhos.

Mas vi algumas pessoas sendo barradas enquanto estava lá, principalmente solteiros, viajando sozinhos e que íam ficar em casa de amigos.

Todas as minhas passagens por Lisboa foram muito tranquilas, não me pediram nada. Mas também vi uma moça sendo barrada por causa da validade do passaporte.

Como sou preocupada com isso, sempre viajo com tudo em ordem e todos os comprovantes imagináveis rsrs

Vinicius SS
Vinicius SSPermalink

Pessoal,
Estive na França e Itália nos últimos 16 dias e entrei por Madri no temido Barajas.
Vou colocar aqui as 5 perguntas que me fizeram (vou ser o mais textual possível):

1) Sua viagem aqui é de férias? (respondi "sim" pois quem sou eu pra discordar de pergunta que já vem com resposta)

2) Quanto tempo pretende ficar na europa?

3) Vai ficar somente na espanha ou vai para outro lugar? (eu sequer passaria na Espanha e disse isso a ele)

4) Quanto você tem?

5) Essa quantia você tem em "metálico" ou tarjeta? (cartão ou dinheiro. Como mencionei só cartão ele fez a pergunta seguinte)

6) Você tem comprovação dessa renda? (aqui respondi um sim convicto e quando me abaixei pra pegar a pasta o agente já disse "Não, não é necessário, muito obrigado).

Enfim, nada traumático.
Mas eu, se possível, evitaria entrar por Madri de novo pois o aeroporto é grande demais. Pode parecer absurdo falar disso mas entre meu terminal de chegada e o terminal da conexão eram quase 30 minutos de deslocamento andando ou usando o trem. Como peguei horários tranquilos não tive problema mas fico imaginando aquilo lotado de gente com uma conexão com tempo um pouco mais apertado.

Sem contar que o avião da Ibéria é de doer. O avião entre Madri e Paris era 10x melhor que o usado pelas bandas de cá.

JUCIARA
JUCIARAPermalink

Gente estou lendo alguns sites aqui e as vezes cada um ensina de forma bem diferente.minha duvida é a seguinte. Vamos para DUBLIN fazer um tour pela pela empresa panavision ( ja tenho os vouches, relação de hoteis com endereços , Transfers etc) porem a passagem é Guarulhos, conexão em Madrid ( espera de mais ou menos 4horas)e Dublin.Na volta a mesma coisa. Teremos que enfrentar a imigração de MADRID ? ou desceremos no aeroporto de madrid e ja vamos para o nosso portão que inclusive pela passagem é no mesmo terminal?

Mit
MitPermalink

Olá pessoal,

Esses são meus vôos durante às férias.
Vamos ver se entendi, corrijam-me por favor!

1)Brasil - Conexão Madri - Paris -> Imigração Madri
2)Paris - Londres -> Imigração² Paris e Londres?
3)Londres - Amsterdam -> Imigração² Londres e Amsterdam?
4)Amsterdam - Roma -> Sem imigração
5)Roma - Barcelona -> Sem imigração
6)Barcelona - Madri -> Sem imigração
7)Madri - Portugal -> Sem imigração
8)Portugal - Brasil -> Imigração Portugal? (Carimbo de saída?)

Imigração² = Tenho que carimbar a saída do Espaço Schengen?
Todo mundo falou de entrar. Mas e para sair? razz

Desde já agradeço... wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mit! Sempre que você sair do Espaço Schengen, ou do Reino Unido, seu passaporte será carimbado. Nos vôos intra-Espaço Schengen não há carimbos.

Georgia
GeorgiaPermalink

Bóia, olha o que aconteceu comigo há 2 semanas: saí de Londres sem passar pela Imigração com destino a Lisboa para fazer conexão e voltar para o Brasil. O voo estava atrasado e já parou direto no finger (o que quase nunca acontece comigo em Lisboa). Entrei ao lado do portão de embarque do meu voo para o Brasil e também não passei pela Imigração em Lisboa. Ou seja: ainda estou lá ...
Não sei se posso ter algum problema ao entrar no Reino Unido novamente.

Gabriel
GabrielPermalink

Olá,

Bóia, me desculpe, mas olhando algumas respostas, encontrei uma certa "controvérsia". Vou utilizar o meu exemplo : Vou de KLM num vôo de SP - Amsterdã, e faço uma conexão pela própria KLM (passagens já foram compradas associadas) com destino à Madrid - Barajas. Segundo o Ricardo, no meu caso, eu faria a imigração em Amsterdã, por se tratar do primeiro país onde eu chego no espaço Schengen. Mas vi um comentário seu à outro leitor do blog falando que a imigração é feita apenas no destino final por se tratar de um passageiro em "trânsito internacional". Pesquisei muito na internet e essa dúvida é constante. Afinal, no meu caso, faria imigração no primeiro aeroporto, ou no destino final ?

Thanks wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriel! Não há trânsito internacional da Holanda para Espanha. Há trânsito internacional apenas quando o Reino Unido (ou a Turquia, ou a Irlanda, ou qualquer outro país fora do Espaço Schengen) está envolvido no itinerário. Isso está bastante claro no texto.

Tiago Bosco
Tiago BoscoPermalink

Comprei uma passagem de volta ao Brasil pela TAP.

Sairei de Barcelona (sai 12h30 local e chega 13h30 horário de Portugal) e terei que fazer conexão em Lisboa (avião sai 15h05 horário local). Ou seja, se tudo correr sem atrasos terei cerca de uma hora e meia de deslocamento dentro do aeroporto de Lisboa para pegar a conexão ao Brasil.

Minha dúvida é: esse meu voo foi comprado pela TAP (múltiplos-destinoss), logo, como será o esquema de desembarque?

- minhas malas vão direto p/ avião que sairá de Portugal ou, chegando de Barcelona, terei que pegá-las e despachá-las novamente?

- ao desembarcar em Lisboa, vindo de Barcelona, eu preciso fazer o check-in novamente p/ Brasil (ou o check-in que eu fiz em Barça é o que vale?)?

- corro o risco de perder o voo para o Brasil? Se isso acontecer, é de responsabilidade da TAP, certo? (eles costumam esperar os passageiros que vêm para fazer conexão?)

Obrigado mais uma vez pela atenção.

Abraços!

kessia rabelo
kessia rabeloPermalink

olá! estou indo passar ferias na noruega e tenho algumas duvidas
Eu vou com voo que faz conecção em Paris
vou ser intrevistada pelas duas imigrações?
Tenho um amigo que mora lé e é Noruegues ele vai estar comigo durante toda minha viagem. Mas nao pedi carta convite dele, minha pergunta é, eu posso falar que tenho um amigo e ele vai me ajudar, eu tenho o numero de telefone e endereço dele e ele vai estar no aeroporto esperando por mim.
eu preciso de reserva para todo o periodo que vou ficar, sendo que eu nao vou ficar muitos dias em uma só cidade, pois vamos tentar conhecer o maximo possivel da noruega, mas no veiculo dele.
eu preciso levar documentos do trabalho? se preciso quais deveria levar?
e quanto de dinheiro maximo eu posso levar, geralmente as pessoas só falam o minimo.
essas são minhas duvidas, desde já obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kessia! A Noruega faz parte do Espaço Schengen. O agente francês pode pedir carta-convite. Levando o equivalente a mais de 10.000 dólares em dinheiro vivo é preciso declarar na saída e na entrada.

Carolina
CarolinaPermalink

Olá!
Irei para Paris pela TAP, e vou ter uma escala de 4 horas no aeroporto de Lisboa. Alguém sabe se posso sair do aeroporto neste intervalo? Vale a pena pegar um taxi para conhecer lisboa ou vai ser corrido demais? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! É corrido demais.

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

Wandem
WandemPermalink

Gente preciso de ajuda. Tenho um retorno da Europa programado para o Galeão, porém a chegada é por Guarulhos, 4 horas de espera. O bilhete é um só e pela KLM. Como meu destino final é bsb, estou pensando em pegar as malas em GRU e seguir de lá (comprando outra passagem) direto para Brasília.

Será que tem problemas eu não pegar esse vôo do GRU pro GIG?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wandem! Como é a volta, se você conseguir pegar as malas em São Paulo, poderá ir para Brasília sem problemas. Mas se o avião for o mesmo e o vôo continuar para o Rio, sem que você desembarque em São Paulo, então o plano não dará certo.

Wandem
WandemPermalink

Uhuuu!!! Valeu A Bóia. Sempre me salvando. Não é o mesmo não. É code-share da klm com a gol (gru-gig), 4 horas de conexão em guarulhos. A klm faz o trecho até guarulhos na volta. Na ida é rio direto, sem conexão em gru. Obrigado!!!

Karla
KarlaPermalink

Boa noite. Mais uma dúvida rsrsrs Eu e meu esposo iremos para a Europa esse mês. Faremos Munique, Viena, Veneza, Florença e Roma. Apenas em Munique ficaremos na casa de amigo, nos demais lugares temos hotéis reservados. A nossa chegada será pela França. Meu marido possui cidadania e passaporte austríacos. É necessário a carta-convite? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karla! Ele não precisa, você precisaria. Por isso faça com que ele passe pela imigração com você na fila dos estrangeiros.

Karla
KarlaPermalink

Grata.

Alberto
AlbertoPermalink

Sou cidadão italiano ,assim como meu filho de 5a. Minha esposa não é e iremos para Roma em breve.Em qual fila de entrada na imigração poderemos utilizar juntos? Minha esposa não pode se separar de nós, pois só fala português.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alberto! Se a sua esposa e seu filho não têm passaporte italiano, você precisará então acompanhá-los na fila de estrangeiros se quiser passar junto com eles.

Karla
KarlaPermalink

Bóiaaa, esqueceu de mim... Me de um help please. Te fiz uma pergunta logo acima do Alberto. Thanks.

Tiago
TiagoPermalink

Fui com minha família para a Europa, começando nossa viagem pela Inglaterra. Fizemos uma escala em Lisboa mas não paramos na imigração, pegamos direto o voo para Londres. Na imigração lá, o agente que nos atendeu foi muito simpático e nos liberou em uns 5 minutos. Até arranhou um português falando "pai, mãe, fila, filho e prima" e nossos passaportes foram carimbados. Depois pegamos um trem para Paris, nossos passaportes foram carimbados novamente. Visitamos Paris, Veneza, Roma, Barcelona, Madri, Salamanca e Lisboa e nossos passaportes não foram carimbados novamente em nenhum lugar.

Resumindo: Só carimbaram os passaportes na entrada e saída de Londres.

william
williamPermalink

Olá, irei com um grupo de amigos, para berlim conexão em lisboa, em julho. gostaria de saber se a imigração é feita de forma individual. uma vez que alguns dos meus amigos não falam muito bem ingles. e se a imigração será feita em lisboa ou berlim. quando o corre de pédirem para abrir as bagagens?
valeu!

Paulo
PauloPermalink

Parabéns pelo site, simplesmente excelente e essencial!

Posso comprovar renda mínima de 65 euros p/dia com um extrato de cartão de crédito, que eu seja o titular, para mim e minha esposa?
O q seria VTM?

A imigração considera o cartão Travel Money?

abraços,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! VTM é justamente o Visa Travel Money! O Ricardo Freire entende que os extratos dos cartões são suficientes para essa comprovação. Hoje em dia não se anda mais com grandes somas de dinheiro vivo na pochete smile
Os 65 euros por dia são para cada pessoa.

Evelyn
EvelynPermalink

Bóia,
estou indo segunda para Paris com conexão em Madri.
Estou levando uma pasta com seguro saúde, reserva do booking e email do hotel confirmando reserva, página de confirmação da Ibéria com os voos de chegada e partida, roteiro da viagem e ingressos já comprados para Paris, além de estar com euros e cartão de crédito internacional.
É suficiente?
Seria bom levar contracheques e/ou carteira de trabalho para comprovar vínculo com o Brasil?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Evelyn! Você esqueceu só do seguro-saúde!

Evelyn
EvelynPermalink

Esqueci, não, Bóia.
Foi o primeiro item que eu listei smile

Mas é interessante levar os documentos comprovando que trabalho no Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalink

Ops! mrgreen Não é exigência, não. Mas pode levar para ficar mais segura.

Patricia Fernandes
Patricia FernandesPermalink

Olá! Estou com viagem marcada para a Itália em agosto e tenho uma dúvida: Saio de Rio e chego em Roma, em Roma faço conexão para Veneza, a pergunta é? Onde faço a imigração: Roma ou Veneza? Preciso sair do terminal 3 e ir até o terminal 1 do aeroporto de Roma para fazer a conexão. As bagagens retiro em Veneza, já que a cia aéra é a mesma, correto? Desde já agradeço a ajuda!
Patricia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia. Fará a imigração em Roma, está claro no texto. Informe-se com a cia. aérea se a bagagem vai direto para Veneza.

Patricia Fernandes
Patricia FernandesPermalink

Obrigada pela resposta, mas tenho ainda uma dúvida: desembarcarei no terminal 01 e pegarei conexão no terminal 03, mas tenho medo que não dê tempo pois tenho apenas 1:10 para isso....era o único voo disponível!É complicado sair do terminal 1 e chegar no terminal 3? Não conheço o aeroporto de Roma. Obrigada pela ajuda e parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas com informações indispensáveis para uma excelente viagem...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! O tempo é apertado. Se as passagens são vinculadas, a cia. aérea é responsável no caso de você perder a conexão.

Caso você tenha comprado as passagens separadamente, se perder o segundo vôo terá que comprar uma passagem na hora.

Patricia Fernandes
Patricia FernandesPermalink

As passagens são da mesma cia aérea...Alitalia....Pois é, também concordo q o tempo é apertado, mas mesmo assim obrigada! Vou torcer para q o voo chegue adiantado em Roma (milagres acontecem)!

Eduardo
EduardoPermalink

Olá a todos! Vou no dia 27 de junho para a Inglaterra fazer um curso de inglês em Bristol por uma escola bem reconhecida (EF), mas na carta que recebi para apresentar na imigração especificam que estarei na escola apenas a partir do dia 1 de julho, mas passarei esses três dias antes em Londres! Será que preciso de uma carta do hotel que ficarei esses três dias?
Outra questão é de que junto com a carta da escola, estarei levando também uma carta da residência estudantil em que ficarei durante o período do curso, imagino portanto que não preciso apresentar tanto dinheiro. Pretendo levar um VTM com £600 + £200 em espécie + cartão de crédito internacional com alto limite (extrato). É o suficiente? Como devo proceder?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Leve a reserva do hotel e a documentação recomendada pela escola.

FLAVIA ROCHA
FLAVIA ROCHAPermalink

Olá,

Gostaria de uma ajuda: Estou indo passar 28 dias na Europa (Paris, Londres, Roma, Florença, Madrid e Porto). A viagem será com familiares mas nao iremos no mesmo voo. Porém todas as reservas dos hoteis foram feitas em nome de um Tio. Será que se eu apresentar as hospedagens no nome dele e informar que é meu Tio vai ter algum problema?
De Paris para Londres irei de trem e depois pegarei um avião em Londres para Roma. Terei que passar na imigração em Londres?

Grata,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Não há problema com as reservas.

Faz-se imigração novamente em Londres, está bem claro no texto.

FLAVIA ROCHA
FLAVIA ROCHAPermalink

Obrigada pela ajuda.

Flávio
FlávioPermalink

Desculpa mais uma pergunta!? As minhas passagens eu comprei pela Ibéria bilhete fechado, ou seja tudo junto em um único bilhete todos os meus voos. Vou de São Paulo/Madri/Praga. Tenho direito de 2 malas de 32kg, ok! E ña volta também de Barcelona/São PAulo.

Depois vou de Berlin/Barcelona quantas malas eu posso levar? 1 mala 1 de 23 kg ou 2 malas de 32 kg?! Lembro que é o bilhete das passagens foras comprados tudo junto em um único bilhete - fechado. Não tem nenhum voo separado do bilhete e também todos os voos são da mesma Cia - Ibéria.

Este trecho de Berlin / BArcelona terei o direito de levar 2 malas de 32 KG minha classe é a turista - empresa Ibéria.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavio! Em princípio você mantém o mesmo limite de peso durante toda a viagem. Leve o itinerário completo com você para qualquer eventualidade.

Mas tem certeza de que são duas malas de 32 kg? Não são duas de 23 kg?

Mesmo tendo direito a tanta bagagem assim, recomendamos viajar leve. Ninguém precisa de tanta roupa durante uma viagem. Aprenda a viajar com menos carga, você viaja muito melhor.

Rogerio
RogerioPermalink

Olá.
estou começando na area de agente de viagem,quero muito aprender m sobre Europa,qual o primeiro passo a dar sem me perder e concerteza nao perder meu passageiro.
obrigado.

juciara
juciaraPermalink

oieeeeeee
Sempre dúvidas....
PRIMEIRA DÚVIDA:
Vamos em agosto para DUBLIN onde iniciaremos um tour atraves de uma operadora ( ja tenho os vouches, relação de hoteis com endereços , Transfers etc).
Nossa passagem é Guarulhos, conexão em Madrid ( espera de mais ou menos 4horas)e Dublin. Teremos que enfrentar a imigração de MADRID ? ou desceremos no aeroporto de madrid e ja vamos para o nosso portão que inclusive pela passagem é no mesmo terminal e somente quando chegarmos em dublin é que vamos para a imigração??
SEGUNDA DÚVIDA:
nosso tour tem incluido um seguro viagem, é necessario mesmo a gente fazer o outro seguro?
TERCEIRA DÚVIDA:
o que acontece se a gente não fizer o seguro saude ( ALEGANDO QUE NOSSO TOUR JA INCLUI UM SEGURO VIAGEM)? pode-se correr o risco de não entrar em Dublin?

grande abraço

Frank (Dois Mapas)
Frank (Dois Mapas)Permalink

Respondendo:

1- Irlanda não faz parte do espaço Schengen, controle de imigração será feito apenas em Dublin.

2 e 3 - Peça cópia da apólice para a operadora, verifique se o seguro cobre todo o período em que vc vai estar fora do Brasil.

Renato
RenatoPermalink

Olá!
"Algumas" perguntas...rs

1- Estou com viagem marcada agora em Outubro para Londres - com escala em Amsterdam. Fico um tempo por lá, e lá vou pra Suécia, Alemanha e Holanda, e de lá pego o voo de volta. Daria a entrada na imigração em Londres, e depois em Estocolmo, correto?

2- As bagagens, no caso da ida com escala em Amsterdam, não precisam ser retiradas em Amsterdam e re-despachadas, o processo é automático mesmo? Ambos os vôos, SP-Amsterdam e Amsterdam Londres são da KLM.

3- Minha estadia em Estocolmo será na casa de uma amiga minha - brasileira - que mora lá. Nesse caso, é necessário apresentar a tal carta-convite em alguma das entradas, nas duas, em nenhuma...como funcionaria?

4- Email de confirmação de reserva em hostel, feita via um site de reservas online(tipo Hostelworld, Booking, etc), são aceitos como comprovantes de reserva válidos nas imigrações? O mesmo para as confirmações dos voos e passagens de trem...

5- O seguro de viagem para o Reino Unido e para o resto da Europa podem ser o mesmo, ou há alguma diferença?

6- Meu passaporte é novo, não tem nenhum carimbo, nada...mas tenho o meu anterior vencido com visto para os EUA...ajuda alguma coisa na imigração levar ele?

7- Minha amiga vem par o Brasil de Estocolmo, com conexão em Londres, via British Airways. Pergunta se nesse caso ficaria na situação de "Trânsito internacional" e não precisaria dar entrada na imigração, e se precisa retirar as malas e despachar de novo. Pergunta também se tem bastante coisa pra fazer por lá, já que a conexão é de 7hs, e não quer ficar entediada... grin

Desculpa a avalanche de perguntas...rs

E agradeço desde já!!!

Frank (Dois Mapas)
Frank (Dois Mapas)Permalink

1- sim

2- bagagens serão retiradas diretamente em London

3- peça para sua amiga se informar com as autoridades suecas sobre os procedimento. É sempre bom ter algum documento, principalmente se sua estada for longa.

4- sim, hoje em dia 95% das confirmações de vôo e hospedagem provavelmente vêm nessa forma

5- o seguro você escolhe (eu recomendo o AXA-Schengen para quem fala o básico de inglês, já que cobre mais e custa menos do que os vendidos no Brasil). Só precisa de ter a tal "cobertura Schengen mínima" de € 30 mil e repatriação.

6- não custa nada levar o passaporte antigo, então leve (mas não saia jogando tudo na mesa do agente de imigração, só leve por precaução)

7- sua amiga fica na área de trânsito internacional (como vc ficará em Amsterdam). Mas se quiser sair para passear, precisará passar pelo controle de imigração normal que todos fazem, e depois passar por controle de segurança e imigração na saída. 7 horas é insuficiente para passear em London pois elas incluem: 1h15 para sair do avião e passar pela imigração, 45min x 2 para ir e voltar à região central, 2h de antecedência minima para o vôo que prossegue ao Brasil, 1h extra de antecedência para lidar com problemas no transporte de retorno, e aí já se foi quase todo o tempo.