Bate-volta a Lucca

Toscana sem carro: 5 bate-voltas saindo de Florença

Há duas maneiras, proveitosas e complementares, de explorar a Toscana.

Quer passear a esmo pelas estradinhas dos vales da Toscana, subindo aos vilarejos encarapitados nas colinas? Alugue um carro e monte base perto de Siena (de preferência, fora da cidade).

Mas se você quer explorar as cidades maiores sem se preocupar com estacionamento, zonas de tráfego restrito e quantidade de taças de vinho no almoço? Então passe um tempinho em Florença e aproveite o que pode ser visitado por trem e ônibus.

Veja nossas sugestões de bate-voltas saindo de Florença para passar o dia em Siena, Pisa, Lucca, San Gimignano, Cortona, Arezzo ou Assis.

Bate-volta de Florença a Siena de ônibus

Siena, como outras cidades muradas do sul da Toscana, é mal servidas por trem.

As linhas são lentas, os horários são espaçados e a estação fica longe do centro histórico (o que é natural: uma estação de trem no meio de um centro histórico medieval desfiguraria a cidade).

A ligação entre Siena e Florença por uma auto-estrada rápida faz com o ônibus seja uma opção bem mais interessante do que o trem para passar um dia na cidade.

Vale a pena comprar um Opa Si Pass, que dá direito a visitar o Duomo e a usufruir das vistas do Museo dell’Opera sem enfrentar filas.

Perca-se pela cidade; pegue uma mesa num bar do Campo e imagine a praça num dia de Palio; escolha uma osteria para experimentar comida senese (como o pici – macarrão toscano sem ovos – com ragu de porco).

Os ônibus de Florença a Siena fazem o trajeto em 1h15. Ao comprar o bilhete, escolha a “Corsa rapida”. A opção “Corsa ordinaria” significa que o ônibus vai parando ao longo do trajeto).

Vá para a rodoviária e compre na hora, para o próximo horário.

Bate-volta de Florença a Pisa e Lucca de trem

Nenhuma visita a Florença é completa sem uma visita a Pisa, o mais clássico dos bate-voltas saindo de Florença. A viagem é facílima de fazer por conta própria.

Os trens rápidos à estação Pisa Centrale levam apenas uma hora; de lá você sai caminhando (menos de meia hora), pega um ônibus (LAM Rossa ou Linha 4) ou um táxi (10 euros).

Viajando com o trem regional, você leva um pouco mais tempo (1h30) mas salta na estação Pisa San Rossore, que está a cinco minutos de caminhada da Torre.

Subir na Torre não é essencial, mas se você tem intenção de sentir a tonturinha de rodopiar pelos anéis superiores do monumento, compre seu ingresso com hora marcada pelo site da Opapisa com 45 a 15 dias de antecedência. Leia os detalhes em Torre de Pisa: como chegar, como comprar e com que destinos combinar

A visita à Torre de Pisa é facilmente combinável com uma escapada à cidade murada de Lucca, que fica apenas 20 minutos adiante, tomando o trem na estação Pisa San Rossore.

A estação de Lucca fica próxima a uma das portas de entrada da cidade antiga (basta atravessar a rua). O barato ali é alugar uma bicicleta e usar a magrela para dar a volta nas muralhas.

A volta de trem de Lucca a Florença leva 1h20.

Bate-volta de Florença a San Gimignano de trem + ônibus

San Gimignano, com suas torres altíssimas (é a Manhattan medieval da Toscana), está no topo da lista de desejos de quem vai a Florença. É um dos mais bonitos dos bate-voltas saindo de Florença.

É uma cidade mais facilmente visitável de carro — num passeio em que dá para combinar com Volterra, ou então com Colle di Val d’Elsa e Monteriggioni.

A viagem de transporte público de Florença a San Gimignano também é perfeitamente factível; o único perrengue é ter que fazer baldeação em Poggibonsi, a 12 km da cidade murada.

Você sai de Florença de trem ou ônibus (os trens são mais freqüentes) e em uma hora chega a Poggibonsi; lá pega um ônibus que leva mais 25 minutos a San Gimignano. Um táxi leva 10 minutinhos.

Em San Gimignano, aproveite que não está dirigindo e tome uma taça de Vernaccia, o ótimo vinho branco local.

Querendo ir no dia mais colorido, vá na quinta-feira, quando acontece o mercado na Piazza del Duomo (de manhã, claro!).

A passagem de trem Florença-Poggibonsi sai 10 euros.

O ônibus Poggibonsi-San Gimignano pode custar entre 2 e 5 euros, dependendo da época do ano e do horário oferecido.

O percurso inteiro de ônibus (Florença-Poggibonsi-San Gimignano) custa 12 euros; simule horários aqui.

Se preferir o táxi entre Poggibonsi e San Gimignano, espere pagar 25 euros em cada direção.

Não é necessário comprar as passagens com antecedência, mas consulte os horários de trem e ônibus antecipadamante (no inverno pode haver menor oferta de horários).

Passeios saindo de Florença – com nosso parceiro Viator

Bate-volta de Florença a Cortona

Sair de Florença para passar o dia no cenário dos livros de Frances Mayes (autora de Sob o Sol da Toscana) não é nada complicado.

O trem leva em 1h20 até a estação Camucia-Cortona, que por sua vez está a 10 minutinhos de ônibus colina acima até a entrada da cidade.

Quanto mais cedo você chegar, melhor: Cortona é mais encantadora quando ainda está vazia de turistas.

Explore depois o interior das igrejas ou pegue o mapinha no posto de informações turísticas e faça uma pequena escalada até Bramasole, a casa-personagem da sra. Mayes (a propósito: dizem que ela praticamente não fica mais lá; a família comprou uma segunda casa, Fonte delle Foglie, ali perto).

Caso dê Cortona por vista, você pode aproveitar a volta para dar uma passada em Arezzo, que oferece um contraste interessante, por ser maiorzinha e menos voltada para o turismo.

Se você programar a parada em Arezzo com antecedência, não deixe de marcar hora para ver os afrescos de Piero della Francesca na Basílica de São Francisco (reserve aqui).

Leia mais sobre Cortona e Arezzo aqui.

Arezzo está a 18 minutos de trem da estação Camucia-Cortona e a 1h de Florença.

Não é necessário comprar antecipadamente, mas consulte os horários de trem e ônibus antecipadamante (no inverno pode haver menor oferta de horários).

Bate-volta de Florença a Assis de trem

A duas horas e meia de trem, Assis é o menos confortável dos bate-voltas saindo de Florença.

Provavelmente você passará mais tempo no deslocamento (cinco horas no total) do que na cidade de São Francisco. Mas para muitos visitantes isto é mais do que uma viagem: é uma peregrinação.

A estação de trem de Assis fica fora da cidade, mas é ligada ao centro histórico por um ônibus freqüente.

A Basílica de São Francisco abre diariamente até as 19h; mas no domingo de manhã permite-se apenas a entrada de quem quer assistir à missa.

Leia aqui sobre como aproveitar um dia em Assis.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    A bela cidade de Perugia fica no caminho, a apenas 20 minutos de trem. Num bate-volta desde Florença, porém, vai ser difícil sobrar tempo para visitar Assis e Perugia. (Estando de carro, com base em Siena, o passeio combinado fica mais factível.)

    Não é preciso comprar os bilhetes de trem antecipadamente, mas consulte os horários de trem e ônibus antecipadamante (no inverno pode haver menor oferta de horários).

    Leia mais:

    718 comentários

    Olá Bóia,
    Pretendo conhecer a Toscana sem pressa, por uns 25 dias, pelas cidadezinhas menores.
    Como já conheço Florença, Pisa, Assis, a ideia é explorar as pequeninas mesmo. Talvez uma Siena e San Gimignano.
    Gostaria de fazer todos os deslocamentos de trem. Amo viajar de trem.
    Vc teria um percurso para me ajudar?
    Muito obrigada

      Olá, Claudia! As linhas de trem são as que estão citadas post: Florença-Pisa-Lucca, Florença-Arezzo-Cortona-Assis, Florença-Bolonha. Se você tem muito tempo, pode se deslocar de ônibus, prestando bastante atenção aos horários, que são poucos e esparsos. Estude os trajetos nesses sites:

      https://www.tiemmespa.it/ (norte da Toscana)

      https://www.sienamobilita.it/ (sul da Toscana)

    Olá Bóia!
    Vi nos comentários que é possível deixar para comprar na hora o ôniubs Florença-Siena.
    No meu caso, porém, viajarei a Siena na véspera do Pálio, então tenho muito medo de não conseguir bons horários.
    Onde poderia já comprar esse trecho?
    Obrigada!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito