Dinheiro no exterior: dólar ou euro x débito x crédito x VTM

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Este post ficou desatualizado.

Para a versão mais completa e atualizada deste texto, clique aqui.

Leia a versão atualizada:

839 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

manoela
manoelaPermalink

Utilizei só VTM em toda Itália, França e Inglaterra em março deste ano e não tive problema nenhum! Nunca foi rejeitado e acessei a internet diversas vezes. A unica vez que esqueci a senha, liguei e na mesma hora me deram outra! Não gastei mais do que podia e não voltei com dívidas, como era certo que aconteceria com o cartão de crédito. Recomendo muito! Muito mesmo!

Daniela
DanielaPermalink

Sobre o débito internacional. Meu cartão de crédito é Mastercard pela Caixa e tenho o Visa Electron para débito apenas pelo BB. Antes de viajar me informei com o cartão e com o banco. O banco me informou que a CEF não tem a opção de débito internacional, o mesmo para o banco do brasil. E a operadora do cartão me disse que de fato o saque entra no "crédito" e será pago junto com a fatura do cartão. Com IOF dew crédito.
Eu não sei outros bancos, mas estes dois por enquanto não tem a opção débito internacional (débito de fato, direto da conta). Não sei bem pque....

Rafael
RafaelPermalink

Em relação ao BB, tem alguma informação equivocada quanto a não ter a opção, pois estive fazendo um tour com a minha esposa no mês passado e fazíamos saques direto da conta-corrente dela, em Real convertido para Euro. Eu também levei o meu do BB, mas meus saques caíam no cartão de crédito (uso o cartão múltiplo, com as funções débito e crédito) e aí que não entendi nada... rsrs
Ambos são VISA Electron.

Márcio
MárcioPermalink

E tenho uma teoria sobre porque mesmo escolhendo a opção debito no esterior, os saques entram no cartão de credito. Quando pedir pra liberar o cartão multiplo no exterior, avisar ao gerente que libere a função credito e tambem na função debito. pois as liberações estão localizadas em lugares diferentes no sistema. e desbloqueando a função crédito, não desbloqueia a função debito.

Ricardo
RicardoPermalink

Marcio,

Vc sabeira me dizer onde desbloqueio a função débito via Internet Banking?

Ricardo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! O melhor é ligar. Nem sempre dá certo por internet banking.

Francisco
FranciscoPermalink

Com relação à opção débito internacional, sou cliente do BB e comigo já aconteceu de pensar que estou passando tudo em débito e quando vejo só passou crédito por algum problema no sistema (eu mesmo selecionei débito nas opções várias vezes).

Então, conversando com uma amiga que trabalha no BB, ela recomendou que solicitasse um cartão só de débito, porque aí não correria o risco disso acontecer. Ela disse que fez isso e deu certo. Eu ainda não fiz o teste, mas pretendo solicitar o cartão de débito exclusivamente e testar em uma próxima viagem.

Rafael
RafaelPermalink

Aconteceu isso comigo, eu selecionava débito e o saque saía no crédito. Uma m...
Ao mesmo tempo, o cartão da minha esposa (múltiplo - débito e crédito), idêntico, mas da conta dela, sacava tranquilo na função débito.

O negócio é mesmo pedir um cartão que seja só débito.

Paulo Celio Carvalho Pagotto

Francisco,
qual a Bandeira do seu cartão?

Sou cliente do Itau Personnalite, e minha gerente informou que este problema ocorre apenas com cartões VISA do tipo multiplo (debito - crédito). Ela sugeriu exatamente isso que vocês falou, separar os cartões ou então fazer o MASTERCARD Múltiplo.

Um colega de trabalho acabou de voltar da Irlanda e teve o mesmo problema. Ele é cliente do BB, e o cartão dele também era VISA múltiplo.

Estou indo para Londres durante as Olimpiadas e ainda não decidi o que fazer. Infelizmente, o Itau não emite cartão de débito VISA. Se eu quisesse um cartão de débito independente, ele seria MASTERCARD. Porém, tudo que é vinculado às Olimpiadas só pode ser pago com VISA e eu não queria usar o crédito. Meu cartão é VISA múltiplo e não sei se arrisco!

Luciana D
Luciana DPermalink

Olá, Ricardo!
Viajarei para Paris, Praga e Viena. Fiz TMC em euro. Ontem descobri que República Tcheca não é da comunidade européia. O que faço? Compro coroas tchecas aqui? Troco lá?
Outra dúvida: tenho em moedas umas quinze libras, de uma viagem anterior. Vale a pena levar pra me desfazer ou é só peso na mala?
Um abraço,
Luciana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Não se compra moeda fraca no Brasil com boa cotação.

Leve seu VTM, ele fará operações em coroas tchecas com um deságio de 4 a 5% por operação -- é o que aconteceria se você chegasse com euros vivos numa casa de câmbio.

Uma cotação melhor pode ser conseguida com saque do caixa automático com o seu cartão de banco.

Luciana D
Luciana DPermalink

Obrigada, Boia!
E quanto às moedas de euro e libra, é jogo levar ou só vai ser peso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Nenhuma casa de câmbio em nenhum lugar do mundo aceita moedas de metal. Só dinheiro.

Luciana
LucianaPermalink

Acho que não me fiz entender. O que quis perguntar é se vale a pena levar as pratinhas pra gastar lá mesmo...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Você poderá gastar moedas de metal apenas nos países em que elas forem correntes.

Rachel Porfírio
Rachel PorfírioPermalink

Ótimas dicas. Vou para o Uruguai e de lá para Argentina. Vou usar essas dicas e também tentar solicitar um cartão somente de débito no BB.

Ricardo
RicardoPermalink

É sempre relativo, depende-se para onde se vai...

Mariana
MarianaPermalink

Olá!
Bem, programando viagem, ontem fui pagar o hotel diretamente no site internacional do mesmo, ou seja, compra em dolar, cobranca de IOF. Tudo ok! Acontece que acompanhando a fatura do meu cartao na internet, a cobranca apareceu no dia 26.06 e pasmem, o itaucard platinum me cobrou 2.16 no dolar! Agora, antes os cartoes ainda eram cogitados, pela comodidade e pela taxa de conversao se aproximarem do comercial, dai o iof acabava sendo compensado! Agora, no banco central, o dolar comercial fechou na data em 2,07 e o turismo em 2,12! Que cotacao é essa do ITAU? Sem explicacoes? Antes a cotacao era tao boa! Alguem sabe como anda a cotacao nos outros bancos?! Obrigada

Valerio
ValerioPermalink

Mariana,
O Itau usava uma cotação próxima do dólar comercial nas compras com cartão de crédito. A partir de meados do ano passado passou a aplicar uma cotação muito alta, maior do que o dólar turismo, e ainda por cima tem o IOF de 6,38%. Com isso cancelei meu cartão Itaucard. Pelo visto o Itau não tem mais interesse em ter clientes com Itaucard.

Gabriela
GabrielaPermalink

Gente, na Argentina o cartão do BB passou TUDO no crédito. Ou seja, me lasquei no IOF. Pedi para passar no débito em todos os lugares e os alguns restaurantes, os garçons informavam que a máquina não solicitava a opção e que costumava cair no crédito. Até nos lugares que afirmaram ter passado no débito (e no recibo NÃO veio escrito credito) passou no crédito. O ó. Enfim..vivendo e aprendendo..o negocio é solicitar um cartão só de débito. Para que serve um cartão múltiplo que não funciona no débito?? vai entender..

Gabriela
GabrielaPermalink

Pelo menos os saques saíram direto da conta corrente, e não do crédito.

Rosana Mariani
Rosana MarianiPermalink

Apesar da moeda oficial da Suíça ser o franco, você saberia informar-me se eles aceitam euros também? É que vou passar apenas 1 dia em Genebra e não estava querendo perder tempo com câmbio. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosana! Muitos lugares aceitam, sim. Mas repetindo o que a gente repete o tempo todo: vale a pena habilitar o seu cartão de banco para saques em moeda local.

Márcio Cabral de Moura

Geralmente aceitam com um câmbio muito ruim.

Felipe Dantas
Felipe DantasPermalink

Cara, rodei muito a internet pesquisando sobre o que vale mais a pena na hora de levar o dinheiro ao exterior como meio de pagamento para minha viagem, o Google aqui bombou, mas esse seu tópico aqui resumiu muito bem e me explicou tudo o que eu queria saber sobre o assunto. Sensacional! Parabéns, Ricardo, seu blog já está no meu favoritos! Obrigado!

Mariana
MarianaPermalink

Pois é, já que o itaucard me cobrou absurdos 2,16, to querendo trocar de cartao para viajar final do ano! Qual anda tendo a melhor cotacao?!? CEF ou BB?!? Alguem fez compras por agora? Eles estao cobrando ao menos o valor de turismo?!? OU maior ( bem maior) que o turismo como o itaucard?

Rodrigo C
Rodrigo CPermalink

Olá, habilitei a função débito internacional no meu cartão itaú (iconta - Visa - múltiplo).

Queria incluí-lo como cartão de débito internacional no paypal mas tenho medo de que ele passe a debitar no cartão de crédito (o qual não usei e é habilitado no primeiro uso).

Acho que o melhor é bloquear a função débito pra ter certeza, já que tenho outro cartão de crédito.

BB, Bradesco, Itaú e Santander: qual banco oferece a melhor cotação para saque internacional no cartão de débito? « Valores Reais

[...] - Post atualizado Dinheiro no exterior: dólar ou euro x débito x crédito x VTM, do blog Viaje na ...: excelente atualização de dicas sobre a matéria, do Ricardo Freire. [...]

Thais
ThaisPermalink

Olá Ricardo,
Vamos para Barcelona, Londres e Paris eu e meu marido.
Vc comentou que deveriamos levar cerca de 65 Euros por pessoa por dia...pergunto: Caso na imigração eles me peçam pra ver os recursos, vale a soma do que tenho em espécie + VTM + limite cartão crédito? Ou tenho que realmente ter em espécie esse montante para evitar problemas na imigração?

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Olá Bóia,
Se possível gostaria que me ajudasse em uma dúvida. É possível trocar notas altas de euros em uma agencia bancária na europa? Ou em algum outro lugar? Tenho uma nota de 500 euros e estou com medo de não conseguir trocá-la na Europa.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Qual será a sua primeira parada? Podemos pôr isso no perguntódromo, quem sabe um "local" responda.

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Será Madrid, em seguida, Barcelona.

Obrigada

carlos
carlosPermalink

em paris tb estava como uma nota 500 euros. entrei nos correios e comprei o selo de menor valor. facil assim.abs

Marcio
MarcioPermalink

Oi Ana Paula,

Pague o primeiro hotel, a próxima passagem de trem, algo com valor mais elevado que te darão o troco normalmente.

Abs!

Anna
AnnaPermalink

Em Paris, eu troquei nas grandes galerias: Prinstamps e Lafayette. Fazia uma compra, tipo sabonete, lenços da nívea, e troquei de boa.

Regina Almeida
Regina AlmeidaPermalink

Hola Ana, nao terá problema algum em trocar, mas te recomendo que seja em algum banco ou por exemplo comprar em qualquer loja do Corte Ingles. O problema pode surgir se quiser pagar em comercios de pequeno porte. A melhor recomendaçao: entrar em uma agencia bancaria e pedir o favor; se nao conseguir..sempre resta as compras no Corte Ingles.

Alexandre
AlexandrePermalink

Boa noite,

Ótimo site, parabéns!

No caso dos cartões pré-pagos (vtm, etc) tem como carregar em ienes? Pq nas casas de câmbio que pesquisei não tinham, e se eu levar dólares eles cobram um acréscimo de 5.5% no caso de alguma compra ou saque... Esses 5.5% é sobre o valor do débito ou crédito? Achei bem carinho essa taxa.. Nos cartões de débito e crédito não incide essa taxa né?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Esta taxa reflete a mesma perda que você teria se saísse daqui com dólares e fosse trocar por ien numa casa de câmbio física.

Se não achar corretora que trabalhe com VTM em ien, você pode também levar travelers cheques.

Maria Paula
Maria PaulaPermalink

Olá, Bóia!
Estou em Buenos Aires e simplesmente a função débito do meu cartão Itaú parou de funcionar! Desbloqueei no Brasil, usei tranquilamente no Chile, cheguei em BAs, usei de manhã e de repente não passou mais! Você tem idéia do que pode ter acontecido? O cartão do meu marido (c/c conjunta) está passando normalmente na função débito. O pior é que não consigo falar no Itaú, não há um número para ligações do exterior.
Agradeço se puder ajudar!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Paula! Vá a um locutório e ligue para o seu gerente ou para o Bankline (use o número de São Paulo, usando os prefixos 00 55 11; não use o 0800).

Uma coisa que pode ter acontecido é você ter alcançado o seu limite de operações. O limite para saque ou débito não é igual ao saldo que você tem na conta. Isso está avisado neste post.

Claudia Oliveira
Claudia OliveiraPermalink

Vim para o Chile seguindo sua formula monetaria mas talvez por nao ter conferido os detalhes de funionamento dos cartoes no brasil estou perdendo muito dinheiro!!!

Meu travel money que carreguei com pesos chilenos funcionou bem ate acabar o dinheiro mas depois disso nao funcionou para mais nada! Teria sido interesante poder carrega-lo usando o servico do meu banco online....

O cartao de credito que habilitei para debito e credito simplesmente so funciona como credito....para sacar com ele na funcao conta corrente pago 4000 pesos mais 2,5 dolares mais IOF!!Um abusrdo!

O que esta me salvando sao os dolares que trouxe!

Da proxima vez vou ficar mais esperta!!

antonio correa
antonio correaPermalink

Olá, gostaria de informar um procedimento que prejudica muito a utilização dos cartões visa travel money: o uso do cartão para pagamento de hoteis é necessário um saldo adicional de 15%, se as diárias custarem 1000 euros é necessário ter um saldo de 1150 euros, a diferença de 150 euros será devolvida em 15 dias. Estou em Portugal e descobri esse procedimento da pior maneira, no check-out. Segundo o Banco Rendimento/Cotação esse procedimento consta da clausula 4.5 do contrato firmado. Não li o contrato pois a operação é fechada por telefone e não fui pre-avisado. Não recomendo.

Cris
CrisPermalink

Olá, Antônio!

Eu tenho dois VTMs (bandeira Visa), da Corretora Confidence, um em Euros e outro em Libras. Em fevereiro deste ano, fiz uma reserva de hotéis em Paris (7 dias) e Lisboa (2 dias) com meu VTM Euros. As reservas foram feitas sem pagamento antecipado. Mas ao chegar nos dois hoteís, eu fiz direto o pagamento integral das diárias no momento do check-in. E aí nada mais foi debitado do VTM. Eu já li essa cláusula no contrato do VTM, e sinceramente, eu acho meio abusrda. Mas eu prefiro pagar já direto na hora da chegada ao hotel justamente para evitar esse bloqueio de 15%. Pelo menos, nesses dois hotéis não houve essa cobrança (Abbatial Saint Germain em Paris e Sana Reno em Lisboa). Não sei se foi só com esses dois hotéis ou se é assim sempre que se paga integralmente na chegada. E também não sei como funcionam as reservas de hotéis que tem pagamento antecipado, na hora da reserva.

Daniel
DanielPermalink

Olá,estarei indo em janeiro para Turquia e Emirados Árabes,qual a sua sugestão levar dólar ou euro tanto em espécie como em VTM?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Nem euro nem dólar são moeda corrente nesses países. O melhor é fazer saques do caixa automático em moeda local. VTM em dólar ou euro terá um deságio de 5%, semelhante ao que você teria se levasse dinheiro vivo e trocasse na casa de câmbio.

antonio correa
antonio correaPermalink

Olá Cris,

Em um pagamento de uma diária de hotel de apenas 60 euros os tais 15% não foram acrescentados. Em outros dois pagamentos de valores maiores sim. Entendo que o grande problema é que o VTM é um crédito pré-pago em que o usuário pode utiliza-lo a qualquer momento sem ter que fornecer garantias adicionais.

Fernanda
FernandaPermalink

Ola,

adquiri um Travel Global bandeira America Express abasteci, só que agora não sei se fiz um bom negocio, pois estou indo para Curaçao e me informaram que é aceito no mundo inteiro, mas não estou conseguindo nem ATMS para saber onde posso sacar no pais, será que entrei em uma fria???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! No site do American Express mandam você usar a rede do MDR - Maduro & Curiel Bank.

Julia
JuliaPermalink

Li, que tem um Atm do Banco MCB, que é um subsidiario do CMB (Caribbean Mercantile Bank) que possui Bancos em Aruba e que é o único que encontrei onde posso sacar no site de ATMs do America Express, isto porque minha gerente disse que era aceito no mundo inteiro, é complicado ser leiga nestes assuntos.

será que tem ATM no saguaão do Renaissence??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Julia! A bandeira American Express é complicada, não sabemos por que o Itaú resolveu trabalhar com ela; a aceitação é menor do que Visa e MasterCard.

Mas em Curaçao você pode sacar nos caixas do MCB. Se não houver no lobby do Renaissance, haverá um perto, informe-se na recepção.

Wagner Martins
Wagner MartinsPermalink

Estou indo pro México na próxima semana (Cidade do México, Playa e Cancun) e estou muiiito
em dúvida de como levar a grana...meu cartão de crédito tem pouco limite. Minhas opções
são cash ou VTM. Estive na Confidence hoje e a própria atendente explicou que perco muito
no México com VTM....alguém já utilizou esse plano por lá? HELP!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! Sempre que você usar VTM carregado em dólar para pagar compra em outra moeda, haverá um deságio de 5%. É o que você perderia se levasse dólares cash e trocasse na casa de câmbio. A maioria dos gastos em Cancún pode ser paga em dólar, então se você quer economizar esses 5%, vai ter que levar em dinheiro vivo. Considere, porém, a insegurança que isso pode gerar.

Araújo
AraújoPermalink

Oi Bóia,

Eu moro no Japão e tenho duas questões pra vc:
a) desde maio (a última vez que consegui) não consigo sacar cash com cartão de crédito, a admin. do cartão informa que os saques internacionais estão proibidos. Estou pedindo pra família perguntar quem proibiu: o governo ou a própria admin.? É legal (tem base jurídica ou contratual) a admin. suspender os saques sem nem mesmo comunicar tal proibição? Esta questão pra mim é urgente. Eu tô aqui no Japão precisando de help.

b) às vezes família envia dinheiro pra mim e há uma perda grande com as conversões (real>dolar>ien) e tarifas entre bancos, sem falar no tempo que demora. Ter um VTM seria mais vantajoso? Ou ter um cartão da conta corrente com debito internacional? Poderia me esclarecer prós e contras.

Grato pela atenção.

PS: qualquer coisa se comunica pelo meu e0mail.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Araújo!

Infelizmente não podemos responder por email.

Não existe nenhuma proibição governamental para saque no cartão de crédito.

Um VTM em iens é ideal para a sua situação.

Diógenes
DiógenesPermalink

Bóia,

recebi um valor muito alto de uma bolsa de estudos para Portugal. Receberemos os próximos meses numa conta em PT, mas como levo o valor alto que recebi no Brasil para PT com o mínimo de taxas? Coloco tudo no VTM e troco um pouco antes de ir?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diógenes! O VTM tem sido usado em casos de intercâmbio. Não sabemos como é o regime fiscal de remessas de dinheiro para bolsas de estudo, informe-se com quem concedeu.

justino
justinoPermalink

tenho um amigo que esta em portugal fazendo doutorado e me falou que as operações, pelo menos em portugal, diz ele, estao ficando muito complicadas. alguns estabelecimentos nem mais aceitam o vtm. alguem tem noticias sobre isso, visto que irei em janeiro para la e penso levar um vtm. grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Justino! Não temos notícia disso. Pode haver problemas com estabelecimentos que não aceitem cartão de qualquer tipo, ou que não aceitem cartões que não sejam nominais (alguns VTMs não são).

Caso isso ocorra, basta você fazer retiradas em dinheiro vivo.

Paulo
PauloPermalink

Boa tarde, ficarei na Itália por 3 meses, ja estou levando dinheiro do aluguel, mas minha duvida tenho o Itau internacional em débito da minha conta corrente e tenho o credito bem distintos...HABILITO QUAL...LEVO CASH PASSAPORT...LEVO TODOS EM QUAL PROPORÇÃO PARA TRES MESES...GRATO

SE ALGUEM TIVER EXPERIÊNCIAS BOAS E RUINS SOBRE A ITÁLIA PODEM ME ENVIAR

phdeosti@hotmail.com

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! As dicas estão no post acima! Faça as contas para verificar o que é melhor para o seu caso.

Andreia Teixeira
Andreia TeixeiraPermalink

Parabéns pela iniciativa Ricardo Freire. Há algum tempo, venho lendo as repostagens e postagens e estão sendo de muita ajuda para obter as respostas que vinha procurano. Mas tenho uma dúvida, e não encontrei nada relacionado com ela até agora. Tenho um cartão VISA (crédito e débito) do Banco Cooperativo SICREDI, aqui no Sul é bem comum esse Banco, minha pergunta é: Faz alguma diferença em uma viagem, para a Europa, o banco do cartão? Posso sacar será com esse cartão em um caixa eletrônico na Itália?
Desde já obrigada pela ajuda.
Andreia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! Aqui quem responde é A Bóia! Não faz diferença; é só habilitar para saques internacionais. Informe-se sobre as taxas e limites praticados pelo banco.

Andreia Teixeira
Andreia TeixeiraPermalink

Olá, Bóia! Obrigada pela ajuda. Então posso utilizar esse cartão, após habilitá-lo para saque na Itália? Desculpe a minha ignorância, mas nunca viajei para à Europa. Queria saber como funciona para sacar lá. Certa vez, que fui ao Uruguai, percebi que tem alguns caixas eletrônicos que aceita qualquer banco lá é assim? Era tipo um "caixa tudo" funcionava para sacar de qualquer banco.
Obrigada
Andreia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! Depois de habilitado para saque você pode usar o seu cartão em qualquer caixa automático. Veja todas as informações no post acima wink

Fernanda MG
Fernanda MGPermalink

Olá! Vou para a Inglaterra no fim do mês e pensei em adquirir um VTM do Banco do Brasil,o problema é que eles não possuem esta opção em Libras. Quando perguntei sobre a taxa de conversão da opção de Euros para Libras, a atendete do banco me informou que esta taxa não é cobrada no BB. Esta informação procede? Pq procurei na net e não encontrei nada falando sobre isenção desta taxa.Se alguém puder me dar uma luz, agradeço...
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Acreditamos que haja a cobrança, sim, nas operações de câmbio realizadas com VTM carregado em outra moeda. Além disso, o VTM do Banco do Brasil cobra uma taxa a cada carregamento. Procure uma corretora independente.

Fernanda MG
Fernanda MGPermalink

Valeu Bóia !!!! Seguirei seu conselho.
p.s : o post está ótimo. Mais didático impossível!

Clarisse
ClarissePermalink

O vem do BB tem uma pegadinha: se você bloquear a senha por acidente (aconteceu comigo) a única forma de desbloquear eh na sua agencia, no Brasil!! Nem mesmo numa agencia BB no exterior vc consegue desbloquear. Fui nas agencias de LIsboa e de PAris, sem sucesso. Tb não tem jeito pela internet, nem pelo fone banking, nem ligando para o seu gerente de conta... Fiquei com todo o dinheiro preso no vtm, tive que gastar tudo no cartão de credito, e resgatar o dinheiro na volta com cambio desfavorável...
MAs agora vou viajar de novo e aparentemente o cambio do BB esta melhor do que o da corretora que consultei. ALguem indica alguma corretora para o Vtm no RIo? Sabem qual a vantagem do Vtm PLatinum?

Luci
LuciPermalink

Muito bom o artigo, muito obrigado ao autor pelo texto

Tenho algumas perguntas, vi pelos comentarios que o pessoal tem VTM da Confidence, quais seriam os melhores serviços (e preços mais em conta) para aquisição desse cartão em Euros: Fitta (Master), Confidence ou MoneyCard (Visa)?(o valor seria mais ou menos uns 300 Euros só como uma garantia, como posto no artigo)

Outra pergunta, vi em um dos comentarios um link que indica que o valor do saque para conta Bradesco (cartão bandeira Visa) é R$7,90, esse valor é para cada transação de saque apenas né? O valor do débito é só multiplicar pela cotação vezes o IOF de 0,38% ?

Agradeço pelo ajuda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luci! Os serviços se equivalem.

O 0,38% é cobrado na hora da compra da moeda (ou seja, do carregamento do cartão). Não é cobrado IOF nem no saque do caixa nem em despesas em lojas.

Há uma taxa para saque de US$ 2,50 do VTM. Pode haver também alguma taxa pelo uso da rede do banco em que você vai sacar.

Márcio
MárcioPermalink

Prezados(as):
Vou viajar para Portugal e Espanha e estou em dúvida sobre como levar o dinheiro. Sei que os cartões crédito são uma péssima opção por causa do IOF. Em viagem para os EUA usei o GTM (global travel) e foi bem aceito. E para a Europa? Lá será que o GTM é também bem aceito?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcio! O Global Travel é vinculado à bandeira American Express, que tem bem menos aceitação na Europa do que nos Estados Unidos. Um cartão de débito vinculado às bandeiras Visa ou MasterCard terá aceitação melhor.

Clarisse
ClarissePermalink

O vem do BB tem uma pegadinha: se você bloquear a senha por acidente (aconteceu comigo) a única forma de desbloquear eh na sua agencia, no Brasil!! Nem mesmo numa agencia BB no exterior vc consegue desbloquear. Fui nas agencias de LIsboa e de PAris, sem sucesso. Tb não tem jeito pela internet, nem pelo fone banking, nem ligando para o seu gerente de conta... Fiquei com todo o dinheiro preso no vtm, tive que gastar tudo no cartão de credito, e resgatar o dinheiro na volta com cambio desfavorável...
MAs agora vou viajar de novo e aparentemente o cambio do BB esta melhor do que o da corretora que consultei. ALguem indica alguma corretora para o Vtm no RIo? Sabem qual a vantagem do Vtm PLatinum, do banco Rendimento?

Clarisse
ClarissePermalink

*VTM

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clarisse! O VTM Platinum vem com alguns seguros extras, como garantia por produtos comprados e também para o caso de você encontrar o mesmo produto com preço mais baixo em outra loja. Mas sempre é bom ler as letras miúdas!

Ronan
RonanPermalink

Otimo tópico, excelentes explicações! Só gostaria de acrescentar sobre a função debito internacional, que você aponta como maior desvantagem a possibilidade da compra ser efetivada por engano no crédito (ou a maquina so aceitar crédito). Acabei de habilitar a funçao debito internacional na minha conta, porém a função crédito está DESABILITADA, entao nao corro este risco, caso o vendedor tentar por credito vai negar. Sendo assim creio que o uso do debito internacional torna-se a melhor opçao, alem dos saques no debito. Como você mencionou é sempre bom ter mais opçoes, tenho outro cartao de outra conta que opera em crédito, mas uso apenas para emergencias, 6,38% ninguem merece. Melhor usar tudo no débito mesmo, o que voce acha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ronan! Verifique qual o seu limite para débito. Na maioria dos bancos não é igual ao saldo da sua conta. Tenha um VTM como plano B.

Douglas Vaz
Douglas VazPermalink

Olá, estou indo para Espanha estudar e ficarei lá por 10 meses. Tenho um montante de dinheiro em reais que tenho que levar para os 2 primeiros meses, pois como recebemos bolsa, depois teremos que abrir um conta corrente em um banco na Espanha pra continuar recebendo. Que opção vc me recomendaria? Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Douglas! Faça um VTM em euros para esses dois primeiros meses.

Paulo Otávio
Paulo OtávioPermalink

Alguém já conseguiu usar Visa Electron como débito no Canadá ou EUA?

Desbloqueei o meu, mas só funciona pra saque via rede PLUS. Tenho ficado em dúvida porque aqui no Canadá (e nos EUA tbm), a versão débito da Visa é o "Visa Debit", que tem algumas diferenças, mas não encontrei informação nenhuma sobre alguma incompartibilidade em lugar nenhum na internet e nem mesmo pela Visa (pelo SAC ou site) ou Bradesco. Liguei pro meu banco (Bradesco, tanto no Fone Fácil quanto agência) e foi confirmado que meu cartão está desbloqueado tanto pra compra quanto saque, mas sempre que tento comprar, a máquina pergunta "crédito" ou "débito" (em português mesmo) e, quando seleciono o débito, é sempre recusado mesmo com saldo na compra (pra compras de menos de 10 dólares, nada excedente!)

Queria poder usar o débito pois não precisaria ficar fazendo vários saques (pois o limite é de 300 dólares, pelo que me parece) e ser cobrado sempre. Estarei aqui por seis meses, mas pelo jeito, vou ter que jogar tudo no VTM :/

João Alberto
João AlbertoPermalink

Olá. Encontrei essas informações no site da MasterCard. http://www.mastercard.com/br/cartoes_pessoais/cartoes_debito/debito_internacional.html
Vou pro Chile essa semana e vou arriscar o saque no débito com o MasterCard, já que no meu banco não consegui maiores informações. No site do BB só tem a opção de "Habilitar cartão para uso no exterior". Não dá pra definir se é débito ou crédito.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João! Se você não LIGAR para o seu banco e desbloquear o cartão para débito no exterior, não vai funcionar.

Pâmella
PâmellaPermalink

ola! muito bom o posti, mas eu lendo os comentarios fiquei com a seguinte duvida: estou deixando uma grande quantidade na minha conta do BB para ser sacada em Madri de uma vez isso é possivel? e como sei se o saque sera no credito ou debito? a taxa cobrada sera a de iof 0,38% correto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pâmella! Está bem explicado no texto: o seu limite de saques internacionais não é o total do seu saldo na conta corrente. Informe-se sobre o limite com o seu banco.

Para fazer saques "ilimitados" (dentro do seu saldo, claro), você precisa de um VTM.

Taka
TakaPermalink

Tive problemas em utilizar cartão multiplo (credito e debito) Itau Personnalite Mastercard na Argentina. Um gerente de restaurante falou que não era possivel utilizar a função debito por la e me passou na função credito. Tentei fazer saques no caixa eletronico na função debito e não funcionou.
Ao retornar de viagem, reclamei com a gerente do banco que verificou e confirmou que ambas as funções estavam liberadas.
Solução: fazer cartões de credito e debito separados.

ANA CLARISSA
ANA CLARISSAPermalink

Ola vou fazer uma viagem pra cacun gostaria de saber se já troco logo o real pelo peso antes de viajar ou só la mesmo, qual a melhor maneira e usar debito ou credito sou cliente santander .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Clarissa! As informações estão todas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/que-moeda-eu-levo-para-o-caribe/

Fernando
FernandoPermalink

olá Boia e a todos,

primeiramente parabéns pelo excelente post! ajudou bastante! no meu caso foi meio em cima da hora pra viagem, então não consegui aplicar todos os conceitos com a antecedência necessária.

para quem for viajar pro Peru, testei diversos saques em conta corrente, sendo que houve vários problemas que nos impediram a fazer os saques (mesmo dentro do limite do banco), além de haver diferenças grandes nos valores máximos por saque entre bancos. realmente tivemos que perder um pouco de tempo para aprender na marra!
no caso dos cartões Santander, a melhor opção é usar os caixas do BanBif, que tem os maiores valores de saques em moeda local e em dólares, sem cobrar taxa (todos os outros cobravam). Fica apenas a tarifa do próprio Santander, que é de R$ 10. vale checar se isso funciona também para os demais bancos.
débito em conta corrente funcionou bem também (rede Plus - Visa e Cirrus - Mastercard).