Dinheiro no exterior: dólar ou euro x débito x crédito x VTM

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Este post ficou desatualizado.

Para a versão mais completa e atualizada deste texto, clique aqui.

Leia a versão atualizada:

839 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Como levo meu dinheiro? « Boomblog – Viva a experiência!

[...] Adaptado do site Viaje na Viagem [...]

Adelson
AdelsonPermalink

Olah! Minha filha esta na Alemanha e levou o VTM do BB. Tem sido um desatre, infelizmente. Somente hoje descobri esse excelente site que ajuda a todos os viajantes. Parabens pela iniciativa. Como disse, nao sabia que o cartao do BB eh ultrapassado ( sem chip), o que causa enorme transtorno na Europa. Ela ja teve um cartao retido pela terminal de saques e deve levar uma semana para retornar para o banco. O outro cartao (reserva) ele fez a tentativa dentro de bancos abertos, com a garantia que poderia ser devolvido caso ficasse retido. Nao funcionou ate agora. O cartao do BB sao seis digitos e para sacar sao quatro digitos lah. Portanto nao conseguiu sacar dinheiro. Na Alemanha muitos lugares nao aceitam cartao de credito, soh dinheiro, logo ela estah numa situacao delicada no momento, jah que nao tem muita chance de usar o credito. Para passagens de trem, aceitaram o uso de debito, bem como alguns restaurantes maiores, porem teve um determinado bar em Munique que fez saques enormes na conta, por exemplo, E 5,00, debitaram E 50,00' 8,00 debitaram E 80,00. Apesar de ter senha, dificilmente pedem, passam o cartao e se bobear te roubam. Estou tentando com muita dificuldade estornar esses valores, mas a comunicacao com o BB eh precaria. Nesse mesmo estabelecimento e dia, debitara no cc Santanter E 80,00 indevidamente, no mesmo dia que reclamei, estornaram o dinheiro, no BB estou a mais de 10 dias tentando uma solucao. Confirmei com o Santander que ela pode usar a funcao saque no cartao de credito, amanha ela tentara sacar. Um conselho, esquecao o BB. Jah usamos no passado o VTM da Confidence sem problemas. O pior eh que a viagem ainda nao acabou. Estou vendo para mandar um Confidence pelo correio.

Tatiana
TatianaPermalink

Oi, Ricardo! Até que enfim achei alguém que tocou num assunto que eu já procurava há tempos. Moro na Itália e, de vez em qdo, utilizo meu cartão BB na função débito aqui. O valor gasto NUNCA sai na hora da minha conta; em vez disso, é incorporado à fatura do meu cartão de crédito (e o meu limite de gasto tb é limitado ao limite de crédito que é bem baixo já que não uso nunca). Vc saberia como resolver este problema ou acontece sempre com os cartões de débito BB no exterior??
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! Aqui quem responde é A Bóia! Sabemos que esse problema pode acontecer com cartões múltiplos, por isso recomendamos usar cartões apenas de débito nas viagens.

papai
papaiPermalink

Tatiana, qual bandeira do cartão multiplo vc utiliza o mastercard ou o visa ?

Lilian Farah Nagato
Lilian Farah NagatoPermalink

Olá Tatiana e Ricardo,
Estava contando com a opção de saque da conta corrente do exterior, conforme o Ricardo indica como melhor opção. Porém, ao ligar para minha agência do Banco do Brasil, fui informada que, com cartões múltiplos, ou seja, que têm função crédito e débito no mesmo cartão, o saque e o débito no exterior SEMPRE passam pela fatura do cartão de crédito. Isso mesmo se eu inibir a função crédito do cartão. Pelo que entendi, no Banco do Brasil, para funcionar da forma como indica o Ricardo, é preciso solicitar um cartão só de débito - e que ainda vem com bandeira Visa Electron, e sem chip... Alguém confirma ou tem mais informações??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian! O saque na função débito pode até aparecer na fatura do crédito, mas não será cobrado o IOF de 6,8%, e sim o de 0,38%.

Danielle Valente
Danielle ValentePermalink

Mas ai seria utilizado a cotação do fechamento da fatura?

Meu cartão do banco do brasil é só de débito. Mas tenho cartão "petrobras" que é administrado pelo banco do brasil, então viria na fatura do cartão de crédito? Comeria meu limite?

Gente isso tudo é mt confuso!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Se o seu cartão de débito for internacional, deveria funcionar. Se o Banco do Brasil afirma que você só conseguirá fazer saques num cartão múltiplo, então terá que fazer um cartão múltiplo.

O seu cartão Petrobras não deve ser de débito, porque não é vinculado a uma conta corrente.

Danielle Valente
Danielle ValentePermalink

O cartão da Petrobras é de crédito e é vinculado a minha conta do BB...

O meu cartão de débito do BB não possui a opção crédito porque eu não habilitei, mas é internacional, visa (não visa electron) e possui chip.

Luiza W
Luiza WPermalink

Em uma viagem que fiz com meu cartão múltiplo do BB fiz algumas compras e resolvi passar no débito. No fim das contas veio no crédito.

Acho que pra quem tem cartão BB melhor é pedir só um de débito, senão sempre vira debitado na fatura do cartão de crédito.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Quando digo 'vinculado", falo de um cartão que efetue saque de conta corrente. Se esse cartão não saca da sua conta corrente no Brasil, não sacará no exterior.

HOSANA
HOSANAPermalink

Aconselho sempre que faça um visa electron para evitar qualquer tipo de aborrecimento. Tb sou correntista do BB e nas viagens internacionais levo os dois, mas sempre quando quero debitar ou sacar utilizo o visa electron pois no cartão múltiplo tento debitar, mas acaba caindo como crédito.
Mas cuidado com o cartão de débito de outros bancos, pois meu marido é correntista do Bradesco e não consegue usar o cartão de débito internacional para compras. Ele apenas consegue sacar dinheiro no exterior, compras não são liberadas!

Edimilson
EdimilsonPermalink

Bóia,

Liguei para uma casa de câmbio para me informar sobre o VTM e eles me passaram a informação de que o Mastercard cash passport é mais aceito na Europa. Essa informação procede? Qual você acha melhor levar? o VTM ou o MCP?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edimilson! Indifere, realmente smile

Fernanda Barros
Fernanda BarrosPermalink

Oi Ricardo,

Como os cartões com chip são aceitos?
Ouvi dizer que só são aceitos cartões sem chip. É verdade?

Att.,

Fernanda

Fernanda Barros
Fernanda BarrosPermalink

Me refiro especialmente a EUA, Punta Cana e Panamá.

Att,

Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Nos lugares onde o chip não funciona o cartão é lido pela tarja.

Maria Elí Arnoldi
Maria Elí ArnoldiPermalink

Ricardo. Por gentileza informar, se possível, o nível de aceitação,somente na função débito, em restaurantes, lojas, hoteis etc., dos cartões VTM do BB na Alemanha e França. Obrigada Maria Elí

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Elí! Temos recebido reclamações de clientes do Banco do Brasil porque o VTM emitido no banco não teria chip. O melhor é sair do Brasil com um VTM que tenha o seu nome escrito e funcione com chip.

Kaká
KakáPermalink

A Bóia e Ricardo,
Ouvi dizer que o VTM do BB estava com problemas na função Saquena Europa. Algum de vocês sabe dizer se o problema persiste?
Outras coisa, qual dos cartões é mais aceito na Itália e França?
O master ou visa?
Muito obrigada,
Kaká

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kaká! Temos recebido reclamações sim. O problema parece estar no fato do VTM do BB não ter chip. Faça em outro banco, como o Rendimento.

A aceitação de Visa e MasterCard é idêntica na Europa. Ambos são mais aceitos que American Express ou Diners.

Tiago
TiagoPermalink

Olá,
como vou ficar morando por um longo período na Suíça, abri uma conta em banco daqui e estão fazendo transferências periódicas do Brasil pelo Itaú pra minha conta aqui em Francos Suíços. Nunca usei o cartão de crédito do BR por causa do IOF. O Itaú tem feito um câmbio que acho que é o mesmo do cartão de crédito, + taxa de R$40,00 para até USD3000,00 + IOF 0,38%. No final das contas fica uns 8% a mais que a cotação comercial, não sei se sai vantagem ou não, o bom é que administro minhas compras tudo por aqui, e não via um banco brasileiro ( e aqui não cobram absolutamente nada de taxas, conta de estudante e cartão de crédito de graça por 2 anos).

9 dicas práticas para um mochilão - 360meridianos

[...] os travel cards (VTM), que são específicos para viajantes. O Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, explica qual a vantagem de usar cada uma dessas fontes . É preciso ter essas alternativas com você, afinal alguma delas sempre pode falhar. E não deixe [...]

Silvana
SilvanaPermalink

Olá Ricardo, por favor, qual moeda levo pra Turquia?? obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvana! Faça saques no caixa eletrônico da sua conta corrente (virá em liras) para os gastos do dia a dia. Faça o grosso dos pagamentos em cartão de crédito ou VTM. Tanto faz em euro ou em dólar; se sua próxima viagem for à Europa, então vale a pena fazer em euro para continuar com o cartão; se for aos Estados Unidos, faça em dólar pelo mesmo motivo.

Mario Kussama
Mario KussamaPermalink

Não é resposta, estou pegando carona na pergunta: e para o Japão? O que é, o que não é?

Ric, me dê dicas.Logo logo estamos viajando para lá.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mario! Quem responde é A Bóia. As dicas valem para todos os países. A fórmula do Ricardo Freire está no final do texto.

Camila Nabuco Barbosa
Camila Nabuco BarbosaPermalink

Bom dia Bóias!
Estou com uma dúvida com relação ao VTM.
Minha avó viajou para Portugal no final do ano passado e me disse que algumas lojas não aceitaram ela realizar o pagamento com o VTM porque não tinha o nome dela.
Vocês sabem se no resto da Europa (mais especificamente Paris, Londres, Roma e Amsterdã) também é assim? Eu e minha prima fizemos os nossos mas não foi possível colocar o nome, aí estamos com medo de implicarem conosco também.
Será que só mostrando o comprovante de criação do cartão em meu nome serve?
Obrigada!

Rafael Gomes
Rafael GomesPermalink

Olá Camila, em alguns estabelecimentos dos EUA (poucos), também me questionaram sobre a titularidade do cartão, mas, ao explicar que tratava-se de um cartão pré-pago de viagem, o comerciante entendia a não existência do nome impresso no cartão. Conversar, no nosso caso, resolveu. Boa viagem!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! O VTM é, em geral, bem aceito. Veja que o Comandante recomenda nas considerações finais do post acima.

Maria Bastos
Maria BastosPermalink

Usei o meu VTM do Banco do Brasil em Paris e na Itália em julho/2012, mas apenas na função débito. O cartão foi muito bem aceito. Só não consegui utilizá-lo em dois estabelecimentos em Paris: no Monoprix e na rede Brioche Dorée. Nos vinte dias de viagem, apenas uma loja pediu um documento de idenficação. Ou seja, qualquer pessoa pode usar o seu cartão, uma vez que não é solicitada nenhuma senha. Esse fato me deixou muito insegura durante a viagem.

Najara Glenda
Najara GlendaPermalink

Olá pessoal, estou em Portugal fazendo intercâmbio e me recomendaram trazer boa parte do dinheiro num cartão VTM, eu trouxe e me arrependi, pois diversos lugares não aceitam o cartão e estou precisando sacar e pra sacar cobra 2,50 euros affu. Fiz tb o cartão cash passport mastercard, OUTRO IMENSO ARREPENDIMENTO, fiz o cartão pra comprar passagens aéreas pela internet, mas o cartão simplesmente NÃO FUNCIONA! Estava pensando em comprar no débito com o cartão BB, mas pelo que li aqui possivelmente vai vir como crédito e vou pagar iof de 6,8 de qualquer jeito né? Agora estou pensando em abrir uma conta aqui, usar o cartão multibanco para comprar as passagens aéreas e sacar do vtm para pagar a fatura, o que acham?
Outra coisa, pelo que eu entendi então dá no mesmo usar o VTM ou usar o cartão no débito (se não for múltiplo), pois ambos só cobram o iof de 0,38%, é isso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Najara! No débito você consegue melhor câmbio!

Najara Glenda
Najara GlendaPermalink

Então melhor não abrir a conta aqui e usar só o BB no débito e o VTm (onde conseguir) já que ainda tem dinheiro lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Najara! O problema do seu VTM deve ser o mesmo relatado por outros clientes do Banco do Brasil -- a falta de chip.

Um VTM com chip é sim o melhor meio para se sustentar no exterior durante um longo período.

Veja se alguém da sua família não consegue fazer um novo VTM numa corretora que emita com chip (como a Cotação) e enviar para você por Sedex.

Compras na internet, esqueça -- tem que ser com cartão de crédito mesmo. Pouquissíssimos sites aceitarão débito tipo VTM.

Najara Glenda
Najara GlendaPermalink

Olá Boia, O meu vtm é de chip. Eu fiz 2, um nominal e um numérico, esse numérico dá pra usar pela internet, eu tive problemas com ele por problemas de cadastro da agência que fez pra mim. Demorou mas consegui usar. Já o vtm nominal que é o mais comum continuo usando mas ainda sim não é todos os lugares que aceitam, mas tá dando pra viver, rs.

Chegando em Santiago |
Chegando em Santiago |Permalink

[...] as contas do quanto perdi/ganhei com as taxas. Alguns especialistas em turismo, como o pessoal do Viaje na Viagem,  acreditam que essa seja a melhor forma de levar dinheiro para o exterior, pois é só entrar no [...]

Paulo Leal
Paulo LealPermalink

Sempre que minhas compras feitas no débito são lançadas no crédito, ao retornar para o Brasil, entro em contato com a operadora do cartão e peço para eles transferirem os lançamentos para a conta corrente. As cobranças de IOF são estornadas e a transferência é feita numa boa.

FabioL
FabioLPermalink

Olá Boia!

Vou para a Europa em Junho/13 (Londres/Paris/Roma). Pretendo fazer um VTM apenas como um backup. Vou priorizar saques com débito ou cartão de crédito.

Sobre o tipo de moeda do cartão, como vai ser só backup, e talvez eu priorize mais outras viagens para os EUA, será que vale a pena emiti-lo em US$ (mesmo perdendo na conversão em um possível uso na Europa)? Ou emitira um para cada viagem (um em Euro e outro em US$)?

Porquê pretendo colocar o valor mínimo, e espero que este valor sobre após a viagem, mantendo o cartão como backup para outras viagens.

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Haverá uma taxa de câmbio de pelo menos 5% por operação em outra moeda. É como levar dólares vivos para a Europa e trocar em casa de câmbio. Mas se você não vai usar... a estratégia é sua.

Regina
ReginaPermalink

Pessoal,

o VTM da Fitta Câmbio é confiável? Tem Chip?
Pelo visto o mais seguro mesmo é levar o vtm, outro vtm de banco e deixar o crédito pras emergências...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regina! Os leitores estão comentando sobre experiências recentes com o VTM da Fitta Câmbio neste post: https://www.viajenaviagem.com/2013/02/leitores-relatam-problemas-com-o-vtm-do-banco-do-brasil/

Ruben
RubenPermalink

Vou fazer uma viagem para o Panama em julho 2013, tenho cartão prepago da american express,, global travel card e gostaria de saber se por la, os estabelecimentos aceitam este tipo de cartão ou se sera melhor fazer compras com cartão debito ou credito, ja que é minha primeira vez que tenho estes tipos de cartões (Pre pago).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ruben! Será aceito em todos os lugares que aceitarem American Express, que tem boa aceitação no Panamá.

Camila Bandeira
Camila BandeiraPermalink

Estou com uma duvida, vou para Punta Cana em Junho, com escala no Panama, e estou pensando em comprar algumas coisas no aeroporto do Panama, o VTM é bem aceito por la???E nas lojas dos shopping em Punta Cana?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! O VTM é aceito em todo lugar que aceitar Visa. Leia os prós e contras do cartão no post acima.

Carol Frias
Carol FriasPermalink

Olá, Bóia.
Estou indo para Londres e Paris agora em abril. Serão seis dias em cada cidade e estou em dúvida sobre como carregar o VTM: dois VTMs reparados para euro e libra ou um VTM com as duas moedas?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, CArol! Se você for com um VTM em euros, pagará 5% de comissão ao usar na Inglaterra. Em libras, o contrário. Não há nenhum impedimento em fazer os dois cartões. Só não exagere no carregamento, porque o saldo é restituído com um deságio maior que esses 5%.

Hosana
HosanaPermalink

Olá Carol!
Não sei se vai encontrar VTM em Libra, pelo menos no BB não existe. As opções são apenas Euro e Dólar. Melhor levar em moeda mesmo ou ir com cartão de débito.

Carol Frias
Carol FriasPermalink

Obrigada pela dica, Hosana!

Vivian
VivianPermalink

Olá Bóia!!! vou para o leste europeu...estou na dúvida se recarrego meu cartão da confidence (sem chip e bandeira Visa) com euro ou se faço um outro do Itaú com bandeira Amex...li em alguns blogs que o Amex não é muito bem aceito não...vc sabe dizer alguma coisa? tem alguma sugestão??? obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vivian! Amex é menos aceito que Visa. Ter o nome impresso e chip é melhor para o usuário.

Como você não poderá fazer um VTM em moedas do Leste, vai pagar 5% de taxa cambial em qualquer operação. Que tal usar o cartão de crédito (1,8% de IOF a mais do que a taxa de operação cambial) e fazer retiradas com o cartão de banco (apenas 0,38% de IOF)?

Daniela
DanielaPermalink

Olá, pessoal do viaje na viagem tenho acompanhado sempre esse blog e gosto muito! Tirei muitas dicas daqui para minha próxima viagem!
Desta vez estou pensando em aderir o cartão cash passport (mesmo que VTM só que da mestercard), mas estou com uma dúvida! Alguém sabe qual é mais ou menos o valor máximo que é permitido sacar nos caixas eletrônicos nos EUA?
No site da mastercard diz que o limite de saque diário é de US$1000. No entanto, lendo matérias e blogs por aí..alguns dizem que o limite diário é de US$200, outros dizem US$400. Será que alguém com experiencia em viagens poderia me dizer ao certo qual é esse limite diário máximo permitido?
agradeço quem puder responder! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Veja o limite com o emissor do seu cartão.

junioluc
juniolucPermalink

Ola Pessoal. Estou indo pra Londres (3 dias) e Paris/Veneza/Roma (10 dias). Ja comprei mais da metade da viagem e passeios aki no Brasil no cartao de credito. Pelas minhas contas, pagando 2 hoteis la no Visa debito, faltaria apenas 250 libras e 600 euros pra nao passar aperto. Tanta dor de cabeca com esses VTM, etc... Pensei em ir numa casa de cambio e trocar esse valor e levar essa grana na carteira junto c meu cartao Visa Internacional BB.

O que vcs acham? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Junio! Recomendamos levar um pouco de dinheiro vivo, cartão de banco habilitado para saque, VTM (com saldo baixo, se você não tem intenção de usar, ou saldo alto, para usar) e cartão de crédito válido.

junioluc
juniolucPermalink

Entao seria um risco muito alto de minha par se eu levasse apenas o Cartao de Credito/Debito ja habilitado pra saques e compras no exterior(limite diario RS 1200/2400) e em especie 600 euros e 250 libras em cash?

O problema era q eu n queria fazer o VTM.

Risco?

Rafael Gomes
Rafael GomesPermalink

Junioluc, bom dia. O risco de você precisar, sempre existe. Além disso, você ficará sujeito à variação cambial e terá que pagar IOF (6,38%) de suas compras. Como a Boia disse, o mais seguro e recomendado é fazer um misto com os três tipos de moedas disponíveis.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Junio! Leia as recomendações no final do texto!

junioluc
juniolucPermalink

Pior q eu ja comprei tudo por aki e la so vou precisar do dinheiro pra comer e lembrancas, q estimei por cima aqui 600 euros e 250 libras. Pensei q levando essa quantia pequena na carteira n teria tantos riscos. Meu cartao de debito ta liberado pra compras/saque por um IOF de 0.38% se eu precisar de algo mais la em dinheiro. Porem o valor em cash q eu levaria comigo cobriria de sobra as despesas la, ja fiz o calculo na ponta do lapis...

Katianne Antoniete
Katianne AntonietePermalink

Olá Junior decidi de última hora ir passar férias na europa tbm. Vi que vc vai para Londres (3 dias) e Paris/Veneza/Roma.. e disse que já comprou os passeios por aqui no crédito, me indica que passeios vc comprou e por onde comprou, ainda não pesquisei nada de lá ainda, pq os planos eram outros. queria uma força.

Obrigada.

junioluc
juniolucPermalink

entao vou fazer VTM com o minimo possivel no cartao, valeu!

Eduardo Bizerra
Eduardo BizerraPermalink

Olá,
Estarei viajando para Lisboa/Madri em Maio e gostaria de saber se o cartão GTC (American Express) é bem aceito por lá. Além disso, o cartão é sem chip e isto pode me causar algum problema??? Tenho cartão de débito internacional e cartão de crédito também. Então, preciso desbloqueá-los para esta viagem??? No aguardo e obrigado pela atenção.

Eduardo Bizerra
Eduardo BizerraPermalink

Os cartões de débito e crédito são do banco que sou correntista.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Você tem que desbloquear os dois cartões para a viagem. American Express é menos aceito do que Visa e MasterCard na Europa. Cartão de débito sem nome impresso costuma dar problema na Espanha.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/leitores-relatam-problemas-com-o-vtm-do-banco-do-brasil/

Eduardo Bizerra
Eduardo BizerraPermalink

Muito obrigado pela ajuda...

Cleber Oliveira
Cleber OliveiraPermalink

Olá Pessoal,

Vou para Buenos Aires semana que vem e penso em levar o pre pago da Confidence em pesos. Alguém já o utilizou lá? é bem aceito? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cleber! Confira antes se a cotação é interessante. Pode não valer a pena. Veja a dica no texto acima. Leia mais aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/que-moeda-eu-levo-para-a-argentina/

inara
inaraPermalink

Boia mais eu posso optar levar so o dinheiro vivo para a europo ou vou ter problema na hora de passarpela a imigração? eu pretendo comprar libras

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Inara! Não se pode sair do Brasil ou entrar no exterior com mais do que o equivalente a 10 mil dólares. Abaixo disso o único problema é a segurança de carregar essa dinheirama com você o tempo todo.

inara
inaraPermalink

obrigado Boia por tirar a minha duvida mais uma vez quero agradeçer,mas eu prefiro carregar o dinheiro do que os cartao de credito tive problema sérios com cartoes

Cristiano Vieira Heerdt

Muito boas as dicas. Mas não tenho usado VTM. E não apenas pelas milhas que deixo de acumular. Ocorre que passei 20 dias em Portugal e a conversão de euros para dólar e depois para real da minha fatura fez com que os valores fossem muito mais em conta, ainda que o IOF seja de 6,38. A diferença crucia é o risco. No VTM sabemos exatamente quanto pagamos. No CRedit Card somente saberemos depois...

Liana
LianaPermalink

Oi, viajarei dia 30/04 para Paris, Londres e Roma e gostaria de saber quantos euros e libras devo levar em espécie? Acho que vou fazer um VTM em euros mas tenho dúvidas quanto ao valor, você pode me ajudar? Levarei cartões de crédito com chip também. Um amigo me falou que existe um valor mínimo que devemos ter para passar na imigração dos países, é verdade? Aguardo sua resposta. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liana! É preciso comprovar o equivalente a 65 euros por pessoa por dia de permanência. Leve o extrato do cartão.

Max
MaxPermalink

Em Portugal os cartões com a bandeira American Express (Global Travel)são bem aceitos ou é melhor um visa/mastercard?

Fui na agência do Itau hoje e eles trabalham com o global Travel. Não solicitei o cartão na hora por não saber de sua aceitação em geral.

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Max! Melhor fazer Visa ou Master, que são mais amplamente aceitos.

Max
MaxPermalink

Olá A Bóia. Pensei nisso mesmo, por isso não fiz. Vou providenciar o Master.

Abraços e obrigado mais uma vez pela atenção e esclarecimentos.

Liana
LianaPermalink

Obrigada Bóia. Este extrato que eu devo levar é do cartão de crédito? Já li por aqui que o VTM não é bem aceito na Europa, é isto mesmo? O valor em espécie conta também? E libras quanto levo? Vou passar 5 dias em Londres. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liana! VTM é muito bem aceito na Europa. Dê preferência aos que têm chip.

Leve extratos dos cartões que você esteja levando.

Carlos Tarallo
Carlos TaralloPermalink

Olá a todos, como já tive um cartão VTM do BB engolido no aeroporto de Madrid em julho/2012, resolvi fazer um novo cartão dessa vez da Confidence. Nesta viagem e em outras usei tambem um VTM do Rendimento sem chip e nunca tive problemas. Apos ler o relato de voces, por via das duvidas solicitei a troca de meus cartões do Rendimento ´´sem chip para com chip´´, o que ocorreu sem problemas, mas não gravam o nome. O cartao do Confidence tem chip e grava o nome mas só trabalha com a bandeira Mastercard. Como nunca usei a bandeira Master, a pergunta é; terei problemas de aceitação na europa de modo geral e no Baltico ?
[ ]´s a todos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! O MasterCard é também bem aceito!

Raphael
RaphaelPermalink

Estou indo a Punta Cana agora em Abril, vou me hospedar no Hard Rock Cassino e Hotel, estou com uma dúvida sobre a moeda. Como é a aceitação do Dólar lá? Estou levando uns dólares antigos, e tenho medo de não aceitarem, alguém já passou por essa situação? Tenho uns de 1980,1990.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raphael! Já respondemos a sua pergunta:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/punta-cana-links-e-posts/comment-page-9/#comment-278297

Por favor, não repita perguntas em posts diferentes -- a gente sempre vê todas wink

Ricardo
RicardoPermalink

Bom dia a todos!!!

Vou para Itália e Portugal, pretendo levar um pouco em dinheiro e o restante no VTM. O limite de R$10.000,00, conforme determinado pela Receita Federal, deve ser a soma dos dois ou VTM não tem limite?

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! O limite é de US$ 10.000 e se aplica apenas a dinheiro vivo. Cada VTM tem seu próprio limite de carregamento, mas você pode fazer novos carregamentos depois que gastar o que foi carregado.

Ricardo
RicardoPermalink

Olá Bóia,

Estarei viajando com minha família para Londres, esposa e dois filhos menores, por 7 dias. Minha dúvida é quantas Libras devo levar em dinheiro vivo para não ter problemas com a imigração ?? Dese já agradeço.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Ricardo,
Estive lá em julho passado e sequer me perguntaram a respeito de fundos para custeio da viagem.
Mas mesmo assim levei umas 500 libras em cash e o restante em cartão de débito (aquele da conta-corrente mesmo); pré-pago; e crédito.
Para os três cartões, sempre levo os respectivos extratos ou limites de crédito disponível impresso, mas nunca pediram nada.
Você, de férias com família... a imigração é mais tranquila ainda.
Boa viagem!

Ricardo
RicardoPermalink

Valeu Boia, é muiiiito bom este site, parabéns!!!!!!!!!

Paulo
PauloPermalink

Olá Ricardo

Parabéns pelo site. Sempre acompanho suas dicas na Bandnews e gostaria de ouvir sua opinião sobre o que pretendo fazer numa viagem de 22 dias na Europa sendo 5 em Londres, vamos eu e minha esposa. A minha idéia é usar o cartão da conta corrente do BB na opção débito (li num comentário que se lançarem no crédito é fácil pedir pra lançar no débito depois que chegar no Brasil), devo deixar um saldo de 5000 para esta modalidade, em espécie pensei em levar 1000 euros e 500 libras, e como back-up no caso do BB me deixar na mão vou levar um VTM CONFINDENCE com chip e nome gravado com carga de 1000 euros (ou o mínimo permitido) e para não ter problemas da imigração meus cartões de crédito que têm limite bem alto, claro que levarei extratos e as últimas faturas dos cartões para comprovar os limites.
Outra dúvida, em Londres usando o VTM sempre se paga os 5% da conversão ou só quando efetuar saque?
Desde já agradeço a atenção.
Paulo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Quem responde é A Bóia. Se o seu VTM for em euro, pagará a taxa de conversão para libras em todas as operações no Reino Unido. Verifique com o seu gerente sobre limite para saques no exterior e compras no débito no exterior; o limite não costuma ser igual ao saldo da conta, não. Com o VTM e os cartões de crédito como back-ups você está protegido.

Aline Guimarães
Aline GuimarãesPermalink

Oi pessoal,
segue uma boa dica para quem não quer ter a infeliz surpresa de ter as compras feitas no exterior debitadas na função CRÉDITO enquanto na verdade a intenção era de que fossem registradas na função DÉBITO do cartão.
No exterior algumas máquinas de cartão não estão habilitadas para optar pela função crédito ou débito, sendo assim, todas as compras, mesmo aquelas que você solicitou que fossem cobradas na função DÉBITO, são passadas no CRÉDITO.
SOLUÇÃO: Se você tem um cartão multifuncional (função débito e crédito no mesmo cartão)e está com a intenção de comprar somente na função DÉBITO, peça ao banco emissor do seu cartão para BLOQUEAR A FUNÇÃO CRÉDITO. Assim todas as compras, mesmo as que o vendedor registrou na função crédito, são debitadas em conta corrente por causa do bloqueio da função crédito.
Comigo deu certo! Acho que vale a pena tentar. Mas não esqueça de levar um cartão com a função crédito liberada como precaução!
Espero ter ajudado!
Aline

judith birochi forni
judith birochi forniPermalink

oi , li suas explicações e continuo meio perdida.
vou para Turquia em setembro, como devo pagar as comprar com debito ou credito - BB e Mastercard.
para as pequenas despesas e facil trocar dolares ou euros no aeropórto de Instambul a qualquer hora - meu voo chega 21:30
a aceitação de euro e dolar são iguais nas cidades menores que a capital- como Pamukkale -
obrigada ela atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Judith! Recomendamos desbloquear o seu cartão do banco e fazer saques em liras diretamente dos caixas eletrônicos, espalhados pelo país. Nas casas de câmbio você será enrolada, seja em euro, seja em dólar. A cotação nos aeroportos é sempre a pior, mas há câmbio 24 horas.

Henrique França
Henrique FrançaPermalink

Olá pessoal,
Venho para deixar a minha contribuição sobre o assunto neste post que me ajudou bastante em minha viagem de lua de mel por 15 dias em Paris e Londres.

Para começar, segui a regra básica do Ricardo Freire: diversificar.
Levei Euros em espécie (fazendo a troca no Banco do Brasil) que tinha a melhor cotação + Cartão Pré-Pago Mastercard CashPassport Multi moeda com euros e libras (dei sorte e peguei a libra com uma ótima cotação - dois dias depois tinha subido quase 0,07) + Cartão de Débito Visa Electron --> pedi esse cartão especialmente para a viagem + Cartão do Banco/Crédito para eventuais emergências.

Tanto em Londres como em Paris a aceitação do cartão pré-pago com chip/senha foi 100%. Fui monitorando as minhas compras e consegui gastar quase todos os euros e todas as libras.

No caso do cartão de débito, apesar do meu receio, foi aceito tranquilamente. Só passam na maquininha e pedem para você assinar o comprovante. Em alguns casos alguns caixas até batiam o olho no cartão para comparar um pouco a assinatura. Mas na maior parte dos casos nem isso. Fui conferir a cotação cobrada e ficou um pouquinho abaixo só do que tinha colocado no cartão pré-pago, com a taxa dos 0,38%.

O meu cartão do Banco do Brasil utilizei apenas para sacar libras direto no caixa da estação de trem St. Pancras, de forma rápido e fácil. Me cobraram uma taxa de R$ 12,00 pelo saque. Londres por sinal tem caixas eletrônicos espalhados em todos os lugares "Withdraw Free" supostamente sem cobranças de taxas.

Qualquer dúvida estou à disposição.
Obrigado.

Ana
AnaPermalink

Henrique, qual cartão de débito Visa Electron você utilizou? De que banco? Tenho um cartão do BB Visa Electron que é de débito e de crédito. Eu tentei utilizá-lo como débito e tive a surpresa desagradável de ter as compras lançadas no crédito contra minha vontade.

Fui ao Banco solicitar informações tanto antes como depois da viagem e elas foram confusas. O atendente com quem falei antes de viajar explicou que as pessoas que tem problemas em utilizar o débito o tem por dificuldade do próprio lojista que em alguns países está acostumado a colocar as compras do cliente sempre em crédito. Achei esta explicação estranha, mas a aceitei. Chegando lá os lojistas em todos os locais me deixavam selecionar a função que eu queria e eu sempre selecionava débito, não houve dificuldade nenhuma por parte deles. No entanto, minhas compras foram lançadas pelo sistema como crédito.

A última atendente com quem falei disse que na Europa as funções são contrárias, que para utilizar o débito eu deveria ter selecionado o crédito e este foi o problema, disse até que eu poderia encontrar esta informação na internet e foi assim que cheguei nesta página. Não estou convencida com esta explicação. Foram muitas contradições das informações dadas pelos atendentes. Aqui no texto não encontrei nada que apontasse que as funções de débito e crédito na Europa são contrárias as daqui. Mas vi que o problema com o cartão de débito é comum e realmente por razões desconhecidas lançam compras no débito como compras no crédito.

Gostaria de saber de quem usa cartão de crédito ou de débito de cartões que tenham as duas funções se vocês selecionam a opção contrária quando querem utilizar uma delas na Europa. Quando se usa o crédito, se seleciona débito? E quando se usa débito a seleção é do crédito? A explicação da atendente é correta?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! A informação não parece fazer sentido, não. A explicação mais plausível é que no exterior são raros os cartões múltiplos; ou são de crédito ou de débito, e por isso dá tanto problema usar o débito.

L
LPermalink

Oi Ana. Tive o mesmo problema ano passado, quando fui a Orlando. Depois indo no banco descobri que para sacar dinheiro na função débito, você não pode usar o cartão múltiplo (aquele com chip). Você tem que usar aquele cartão azul do BB, de bandeira visa, e é claro que tem que ser um cartão de débito internacional.

Vinicius
ViniciusPermalink

Peço sugestão de empresas que forneçam um VTM ou Cash Passaport com chip e que saia o nome do usuário no cartão. Ainda não consegui encontrar nenhuma empresa emissora de VTM ou Cash Passaport que tenha o nome do usuário no cartão.

Saudações

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! A Confidence imprime o nome:
http://www.confidencecambio.com.br/produtos_cartoes.php

Amélia
AméliaPermalink

Fiz o meu na Confidence, com chip, nome e pedi o adicional.

maria paula
maria paulaPermalink

Boa tarde Bóia e internautas!!!
Caso leve $500.oo euros, em espécie,mais VTM e cartões de crédito e do banco, com seus respectivos extratos, entrando por Portugal,parece ser tranquila a entrada na Europa?!!Vendo tanta coisa sobre dinheiro na Europa, ficamos um pouco preocupados... Obrigada mais uma vez!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Paula! Quando uma pessoa é deportada por causa de falta de fundos em dinheiro vivo, esta é só a última desculpa do agente. Se não achasse essa desculpa, acharia outra. Leve passagem de volta, reservas de hotel, seguro-saúde e extratos do cartões, não haverá problema.

Edson
EdsonPermalink

Boa tarde.

Sabem me esclarecer se com o Global Travel Card posso participar das promoções "American Express Selects" que oferece descontos em hotéis, restaurantes, e outros serviços gerais em Portugal?

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edson! Tudo leva a crer que sim, porque esta promoção está linkada na página do Global Travel Card. Por desencargo de conscicência, confirme com eles por telefone...

Edson
EdsonPermalink

A Boia,

Verifiquei na American Express e nos hotéis. Tive que cancelar a reserva efetuada no Web site do hotel e fazer nova reserva diretamente com o serviços de reservas via e-mail. Com isso obterei 20% de descontos nas tarifas de hospedagem e 10% no consumo e serviços durante a estadia.

Dessa forma, levarei menos euros em espécie e usarei o Global Travel Amex para pagar os hotéis e outras restaurantes, parques e opções para turistagem.

É uma boa ideia isso?

Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edson! Tem gente que encontra problemas ao pagar hotéis com cartão de débito porque acabam bloqueando uma parte do saldo até que a inspeção do quarto seja feita. Certifique-se de que a sua conta será encerrada totalmente ao sair do hotel.

julio
julioPermalink

OLa , estou indo para europa em julho e volto em agosto...

Voce sabe se o VTM é bem aceito na europa( especificamente Italia , espanha , alemanha , holanda , e no leste, que é meu medo por nao serem euros , CROACIA , HUNGRIA e REPUBLICA TCHEKA) ...
qual operadora de VTM é melhor pra la?

Penso em levar uns 500 euros em especie e o resto em cartao... ja tenho o montante em reais , entao seria melhor o VTM ou cartao de debito?
Abrs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Julio! Nos lugares onde o euro não for a moeda, haverá uma cobrança de algo como 5% nas operações, tanto de saque quanto de compra, por conta do câmbio de moeda, exatamente como ocorre nas casas de câmbio físicas.

Renata
RenataPermalink

Tenho o cartão VTM do Banco Rendimento e não tenho do que reclamar.
Fiz o cartão em uma agencia de cambio e a mesma ja entrega o cartão com o nome do titular impresso, por isso, nenhum problema com identificação.
Estive na Argentina e no Uruguai por 1 mes e meio e fiz todas as minhas compras sem problemas, inclusive realizei saques em moeda local.
Fui roubada no começo da viagem e com extrema eficiencia meu cartão foi bloqueado e com uns 3 dias chegou em meu endereço outra cópia com o mesmo saldo, tudo certinho.
Acho uma boa soluçao!