TAM suspende vôos diretos entre Porto Alegre e Buenos Aires

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Jornal da BóiaO leitor Dionísio comentou a nota sobre o fim dos vôos da Gol a Santiago a partir de outubro com outra notícia -- a TAM deixará de operar vôos diretos entre Porto Alegre e Buenos Aires já no próximo mês:

Agora tem novo prejuízo a nós, gaúchos. A TAM deixará de ter vôo direto Porto Alegre-Buenos Aires-Porto Alegre a partir de 2 de julho. Uma pena, pois voava via Aeroparque e com direito ainda a um bom serviço de bordo, com refeição e até vinho. O mais incrível é cancelarem em julho, com milhares de gaúchos já com passagens compradas para as férias! Estranho muito esse cancelamento, pois sempre que tomei esses vôos, eles estavam lotados.

A companhia se comprometeu a reacomodar os passageiros que tenham sido prejudicados, mas os vôos, que passarão a fazer escala em Guarulhos ou no Galeão, ficarão quase quatro horas mais longos. Os gaúchos poderão ainda voar direto com as Aerolíneas Argentinas e com a Gol.


Caro Dionísio, se servir de consolo, Porto Alegre continua servida por vôos internacionais diretos a Montevidéu (Pluna e Gol), Lima (Taca) e Lisboa (TAP)!

Leia também:

Chegando em Buenos Aires pelo Aeroparque: dinheiro e táxi por Ricardo Freire

Chegando em Buenos Aires por Ezeiza: dinheiro e trânsfer por Ricardo Freire

Primeira viagem: um fim de semana em Buenos Aires por Ricardo Freire

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


22 comentários

Lucio
LucioPermalinkResponder

Bem, julho já está perdido, mas a Gol inicia o vôo G3-7468 POA/EZE às 11h38, chegando às 13h35, com retorno G3-7469 das 14h15 às 16h00, pelo menos o horário é civilizado, mas é para Ezeiza, loooonge pacas.....
Sou um orfão dos JJ-8020/JJ-8021....

Lucio
LucioPermalinkResponder

Ah! O vôo só começa em 15/ago........

Rapha
RaphaPermalinkResponder

Tem também o POA - Panama, direto, com a Copa.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Sim, ia também fazer esse reparo. Aliás, ótimo voo. Fiz em fevereiro e março e gostei muito.

Lucas Jacobus
Lucas JacobusPermalinkResponder

Lamentável a atitude da TAM. Entrega um mercado seguro à concorrência.

A única explicação plausível é um futuro voo da LAN Argentina POA - AEP - SCL

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Foi o que um "inside informator" me disse: deve ser coisa já da Lan, que deverá assumir a rota em algum momento.

leandro
leandroPermalinkResponder

Interessante, seria viável e com grande prazer receberíamos a Lan, embora eu não goste muito dessa coisa de Latam.......

Android Jogos
Android JogosPermalinkResponder

Não acredito nem cheguei fazer minha viagem e descubro que a mesma vai ser 4 horas mais longas por causa de escalas, sinceramente e uma palhaçada, pelo menos em épocas de alta temporada podia ter direto.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

É, podiam pelo menos ter deixado julho passar, pois eles sabem que a gauchada vai em peso nas férias de inverno. Garanto que estavam vendendo até bem pouco temnpo, mesmo sabendo que iriam cancelar. Uma empresa desse porte com certeza não cancela rotas de uma hora para a outra.

Frank (Dois Mapas)

Ao que parece, o vôo foi cancelado porque a TAM quer abrir mais frequências do Galeão e Guarulhos para BUE, e o governo argentino não libera mais frequências no acordo bi-lateral para cias. brasileiras. Então, a solução foi tirar um vôo de POA para transforma-lo em GIG-EZE

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Foi isso que eu pensei. Vi em algum lugar (não lembro onde) que esse voo tinha ocupação superior a 90%. E realmente, quando voamos estava lotado - e isso quando ainda era a Ezeiza!
O horário dos voos atuais da Gol só é bom para quem quer trabalhar e viajar (ou viajar e trabalhar) no mesmo dia!
Além da Aerolineas, resta a Pluna, mas com conexão em Montevideo.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Luciano viajamos com a Aerolineas nas duas últimas vezes e não temos nada a reclamar.Foram pontuais , os horários são ótimos e oferecem o que a gente paga .Descer no aeroparque é luuxo só!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Sylvia, pensei em vc quando li essa notícia. Adorei sua observação. A gente pensa tanto em milha, que esquece do conforto. Viajei de TACA, não pontuei nada (até tentamos semana passada qdo foi firmado o acordo) e cheguei menos destruída aos destinos.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Pois é, Cristina a gente nunca pensa em milhas, só na relação custo-beneficioS . No caso de Bue, o voo daqui é pá-pum, tanto faz qual é a cia;o que importa é chegar e sair num horário decente no Aeroparque.
A Aerolineas usa todos os tipos de equipamento, a maioria é velhaco , mas num voo de uma hora tanto faz .

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Eu ganho as milhas no almoço, no mercado, nas compras, no pagamento da previdência privada...ganhar milha não é prioridade num vôo como esse mesmo, querida!

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Nas últimas duas vezes fui de Pluna. Mesmo com conexão (rápida) em Montevideo é uma boa opção, pelo preço, pela agilidade da empresa, pelo Aeroparque e pelas duas opções na ida e quatro na volta.

leandro
leandroPermalinkResponder

não gosto da aerolíneas. está defasada, nao é segura e cancela muito...

Viajante Oficial

“TAM suspende vôos diretos entre Porto Alegre e Buenos Aires”
"GOL deixa de voar pa santiago do Chile"

Desde 2004 que Buenos Aires e Santiago são destinos que vinham sendo muitos procurados. A partir de 2012 a procura tem diminuido
bastante. Motivos:

A inflação argentina disparou e fez os preços ficarem
muito parecidos com os do Brasil.Quase 190 milhões de brasileiros ja conhecem B Aires e Santiago,muitos foram mais de uma vez.
A subida do dolar em 2012. A partir do final de 2011 a economia brasileira começou a sinalizar "fadiga" e a inadiplência só aumenta. Com a concorrência dos navios e das viagens ao exterior
os preços de hospedagem no Brasil diminuiram um pouco. etc, etc

Lola
LolaPermalinkResponder

Achei uma super chinelagem da TAM, ate pq era um voo sempre com publico cativo! Uso seguido o tramo BUE/POA, sabe o q é ir a Ezeiza levando 1h de trafego, podendo ir a Aeroparque 20 min??? Sem contar o horario de voo da Gol, q é madrugador, e fica ainda o voo da Pluna em Aeroparque, porem cm escala em Mtvdeo.. Socorro!!! Naaaaao tem explicacao!

Frank (Dois Mapas)

Então, Lola, a culpa nessa caso é muito mais das autoridades argentians do que da TAM...

A "ANAC" dos hermanos não libera mais frequências para cias brasileiras porque há várias frequências teoricamente disponíveis para cias. argentinas sem uso.

Aí, a TAM deslocou o vôo para o Guarulho, para usar aeronaves maiores...

Lucio
LucioPermalinkResponder

A TAM como não conseguiu novo slot para AEP rifou o vôo JJ-8020 POA/AEP e transferiu o slot para o novo vôo JJ-8010 GRU/AEP... que pousa no AEP às 14h06....
Ah! A volta às 15h05 virou JJ-8005, AEP/GRU....
Foi um "transplante" de vôo!!!

leandro
leandroPermalinkResponder

Uma pena, mais uma triste notícia, mais uma perda.Contudo, POA, por mais incrível que pareça, ainda é o terceiro aeródromo tupiniquim em número de voos internacionais, com média de 9/10 partidas-dia (já teve 15 no pico do verão). Perdemos de lavada para GIG-Galeão 40/44 international departures e impiedosamente para GRU-guarulhos 90/96 int departures, sem falar nos aviões fantásticos que por lá pousam. Que dirá de CDG! Devemos manter a esperança que Porto Alegre saia do atoleiro um dia. Essa cidade precisa crescer, e de mais gente que compre passagens. Se contarmos só o doméstico, estamos inferiores até que CWB-Curitiba, pois nos ganham com as escalas.
Grandeza aos céus gaúchos. Grande beijo ao pessoal da aviação.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar