Terremotos na Itália: é o caso de cancelar? Brasil na Itália responde

Terremoto

Andei pouco atento ao noticiário nos últimos dias e confesso que não tinha me dado conta da magnitude dos terremotos que vêm ocorrendo no norte da Itália (foram dois na última semana de maio e houve uma réplica forte no último domingo).

O fato é que vêm aparecendo leitores angustiados em busca de uma orientação sobre o perigo de viajar à Itália agora.

Eu só cancelaria uma viagem a algum lugar por causa de terremoto se o evento tivesse sido daqueles que ocupam a primeira página dos jornais por dias a fio e provocam um caos nos transportes e na vida cotidiana.

Pela falta de fôlego do assunto no noticiário, este não parece ser o caso. (Compare os terremotos com o naufrágio do Costa Concordia e você verá a diferença.)

Mas como com medo não se brinca, fui dar uma pesquisada para não fazer um post na base do achismo.

Acabei encontrando um relato de uma brasileira que mora na Itália que reúne tudo o que eu procurava: fatos e opinião.

Falo da Barbara Bueno, que escreve no ótimo blog Brasil na Itália.net.

A Barbara, que mora em Florença, diz o que eu supunha: que se houvesse esse perigo todo, ela arrumaria rapidinho a mala e viria passar um tempo no Brasil.

Ela conta que os trens estão funcionando normalmente e que só não viajaria, neste momento, à região de Modena, na Emilia Romagna, que é o epicentro dos abalos. (Ali perto, a propósito, fica o museu da Ferrari em Maranello.)

Os terremotos assustaram quem estava em Veneza? Assustaram. Mas a única baixa veneziana foi uma estátua da Piazzale Roma que tombou e quebrou (o seu par, numa coluna próxima, continuou de pé).

Mas caso você queira saber como é ir para o pátio no meio da madrugada em Veneza, leia os relatos desta americana que mora lá e descreve as duas noites em que o edifício tremeu.

Minha sugestão: não se impressione. A probabilidade de você pegar um terremoto onde estiver é muito pequena. Já a possibilidade de pegar uma greve dos transportes ou uma manifestação anti-austeridade é altíssima :mrgreen:

Leia mais:

Terremoto na Itália: viajo ou cancelo?, por Barbara Bueno do Brasil na Italia

Earthquakes in Venice, no The Venice Experience

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


21 comentários

Aqui em Roma, por aqui tudo tranquilo. Concordo com a Brabara e evitaria a regiao por equanto. Estive na Liguria nesse final de semana (CinqueTerre, PortoFino, La Spezia, PortoVenere) e por la tudo tranquilo tambem.
Abracos

Gostei da mensagem, pois esse medo também passou pela minha cabeça (vou em julho com a família). Obrigada por me tranquilizar…

Olá! Meus pais estão passeando na Itália há alguns dias. Estavam em Florença no dia do último terremoto e nao sentiram nada. Como a região de Modena não estava no roteiro deles, a viagem está seguindo sem sobressaltos.

Bem que os terremotos poderiam proporcionar uma queima de passagens aéreas para o Norte da Itália – Até para Modena eu iria, com um devido capacete! 🙂

eu estava chegando em Verona semana passada quando a terra tremeu por lá… aparentemente tudo estava tranquilo, as pessoas comentavam o assunto mas em Verona nada de grava havia acontecido, segui viagem para Milão sem problemas.

Estou mais tranquilo depois de ler este post. Estou no momento no aeroporto de Fortaleza aguardando meu vôo para Roma. Viajo em lua de mel e passarei 14 dias nas cidades de Roma, Florença, Veneza e Milão. Agora vou com a cabeça mais tranquila. Obrigado pelo post Ricardo.

Estou na Itália..tudo tranquilo.nem se ouve falar,foi mais na região de Modena…
Podem viajar sem medo;!;

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito