#Linkódromo | Cadeira Voadora e Turismo Adaptado, inspiradores

Natalie Soares
por Natalie Soares

Com a familia em Aruba Foto de Joao Martins

Quantas vezes você se pega reclamando de escadas ou longas distâncias? Agora imagine se você precisasse se deslocar em cadeira de rodas. Mais do que qualquer outro viajante, o turista-cadeirante precisa ter certeza de que seus caminhos estarão adaptados.

De vez em quando a gente recebe perguntas específicas sobre destinos ou hotéis, e ficamos envergonhados de não ter mais informações sobre o assunto.

Por isso é importante destacar dois blogs dedicados a quem sai pelo mundo em duas rodas. O primeiro, escrito na primeira pessoa, é da Laura: o Cadeira Voadora. O segundo -- o Turismo Adaptado, do Ricardo Shimosakai -- compila tudo o que cai na rede sobre viagens para portadores de deficiência.

Dois blogs que inspiram não só a viajar, como a divulgar todas os avanços e adaptações que a gente encontrar nas nossas andanças.

--> Cadeira Voadora

Laura, Cadeira VoadoraO sorriso que estampa a home do blog Cadeira Voadora é da mineirinha Laura, que escreve diversos relatos sobre suas viagens pelo mundo do ponto de vista da acessibilidade e das adaptações necessárias para poder aproveitar a viagem numa boa.

A Laura define seu blog como um espaço para contar suas “andanças, trocar experiências, para que nós, que voamos de cadeira ou de bengalas, possamos nos aventurar mais e mais!” A lista de destinos é vasta: tem Europa, Brasil, América do Sul... Atualmente ela está mostrando seus caminhos por Aruba. Vamos embarcar com a Laura nessa viagem também?

Leia:

Cadeira Voadora, da Laura


turismo adaptado

Turismo Adaptado

O blog Turismo Adaptado do Ricardo Shimosakai é uma ótima fonte de informações e um grande agregador de notícias e posts publicados na imprensa e na web que abordam temas relacionados à acessibilidade e inclusão dos portadores de necessidades especiais e de mobilidade reduzida voltados para o turismo.

Seu autor, o Ricardo Shimosakai, tem uma empresa que atua na inclusão turística da pessoa com deficiência. Um trabalho sério que merece ser acompanhado.

Leia:

Turismo Adaptado do Ricardo Shimosakai

E você? Também escreve ou conhece outros bons blogs sobre o assunto? Deixe o seu link na caixa de comentários smile

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


15 comentários

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams

Eu adoro o blog da Laura, e fico muito feliz que ela está recebendo esta visibilidade, pois o tema do blog dela é extremamente importante!!!! Conheci o blog dela por acaso,adorei e convidei para escrever um texto especial sobre BsAs lá pro meu blog (http://buenosairesdreams.blogspot.com.br/2012/02/colaboradora-especial-de-hoje-laura.html). Ela presenteou os leitores com um texto maravilhoso!! Parabéns pelo seu trabalho, Laura, sou um grande fã!!!! Fico muito feliz que este assunto tão negligenciado pela mídia encontra espaço aqui, e torço para que cada vez mais a gente possa debater e buscar soluções para melhorar a acessibilidade!!! Isso poderia ser pauta em todos os blogs de viagem!! Abração! smile

Laura Martins
Laura MartinsPermalinkResponder

Marco sempre tão gentil e simpático! Mais uma vez obrigada pela divulgação da causa! Vc tem razão quando diz que esse assunto é negligenciado pela mídia. É uma pena, não?

E infelizmente a acessibilidade ainda tem sido encarada, em muitos destinos de viagem, como uma simples maquiagem para atender às leis. Poucos hotéis são de fato adaptados, as cias aéreas ainda estão muito despreparadas para atender pessoas com deficiência, as cidades em geral estão longe de poderem ser consideradas acessíveis. Mas há exemplos louváveis, é claro, que eu sempre cito em meu blog.

Ah! O link que vc colou em seu comentário leva a uma página que não existe... Beijos!

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams

Oi Laura!! Desculpe o link errado, não sei o que aconteceu! sad Vamos de novo:

http://buenosairesdreams.blogspot.com.br/2012/02/colaboradora-especial-de-hoje-laura.html

Abração!! smile

Denise
DenisePermalinkResponder

Bela divulgação, ajudará muitas pessoas!
Eu leio bastante sobre turismo e não conhecia blogs assim.
Parabéns.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Mais um vez o VnV nos ajuda com posts excelentes e dicas maravilhosas. Parabéns pela iniciativa!

Marina
MarinaPermalinkResponder

Excelentes indicações. Semana retrasada, um grupo de amigas estava comentando justamente sobre a falta de informação para auxiliar viajantes cadeirantes! Vou enviar o post pra elas!
Sucesso aos dois blogs!

Laura Martins
Laura MartinsPermalinkResponder

Natalie, obrigadíssima pela divulgação e pelo texto tão simpático!
É uma honra para meu blog figurar no mais completo site de turismo do país.

É muito importante que o incentivo para viajar chegue a um número cada vez maior de cadeirantes. E é fundamental que cada vez maior número de agências de viagens e pessoas responsáveis pela infraestrutura turística fique consciente das necessidades desse público diferenciado.

Grande beijo!

Luciana Betenson

Muito legal, adorei!

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

Parabéns Laura e Ricardo! E parabéns ao VnV, mostrando muita coisa que a gente passa a conhecer aqui!

Gustavo  - Viajar e Pensar

Imagino a dureza e a batalha destes Trips adaptados.
Ano passado por motivo de saúde a Juliana (minha esposa) teve que fazer uma cirurgia ortopédica em São Paulo e no voo da volta pra casa no aeroporto de Florianópolis, que não possui finger, ela passou uma das situações mais constrangedoras, que foi ser carregada por dois funcionários da empresa aérea, pois a cadeira adaptada pra descer escadas do aeroporto estava estragada.
Vergonha demais deste nosso país, minha cidade e etc.
Infelizmente somente necessitando e que vemos as falhas e dificuldades destas pessoas em nosso país.

Sucesso para o Ricardo e Laura!!

@GusBelli

Margareth
MargarethPermalinkResponder

Mais , mais parabéns ao VnV e a Laura.
Não conhecia o blog, vou guardar em meus favoritos.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Eu sugeri esse post para um amigo há um tempo e vou mandar para ele já já esse link.

Mirella (@mikix10)

Inspirador.. dia desses estava lendo de um canadense que subiu o Kilimanjaro com as mãos. http://www.theglobeandmail.com/news/world/climbing-mt-kilimanjaro-by-hand/article4365544/
Claro que há limitações, mas o sonho de fazer o que quer é sempre maior e supera qualquer coisa smile
Adorei o post e as dicas dos blogs!

Odisseias
OdisseiasPermalinkResponder

Vejam esta proposta de Viagem Low Cost a Marrocos em 2012. Parece muito interessante

Denise
DenisePermalinkResponder

adorei as dicas! já conheço o trabalho do Ricardo, mas o blog da Laura ainda não. vou visitar agora! como mãe de uma cadeirantinha bem viajante, vivo a procura de informações confiáveis.
Lamento muito que os guias e principais referências de viagem negligenciam a acessibilidade! que tb é importante na viagem de idosos, mães com carrinhos de bebê.
Como os turistas vão ficar na paraolimpíada? precisamos gerar bons guias, referências confiáveis!
abs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar