Visto americano: quem tá esperando chegar de DHL levanta a mão

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Miss Liberty

A fila de espera para agendar o visto americano (e sua renovação) diminuíram, mas os problemas de entrega de passaportes permanecem.

Ao passado a crise foi uma greve dos Correios. Mas agora o problema parece ser sobrecarga de demanda.

Nosso querido EduLuz, do DCPV, acaba de perder uma viagem aos Estados Unidos por confiar nos prazos dados pelo consulado americano para entrega pelo courier DHL.

Vamos ao seu relato:

Não sei se foram "la Brujas" ou a "lei de Murphy", mas ...

Tudo começou no dia 10/05/12, quando fomos ao Consulado Americano pra fazer a renovação do nosso visto.

Tudo bem que fomos imprudente,s já que tínhamos marcado a nossa saída pra viagem pra Flórida no dia 05/06. Contamos com a eficiência dos americanos e agregados.

Como o processo tinha mudado (e pra melhor, segundo as "otoridades"), tivemos que ir um dia antes a um destes centros tirar uma foto e colher as impressões digitais.

No dia marcado, estávamos lá e nos assustamos com a quantidade de pessoas. Demoramos um pouco e logo fomos embora com a promessa de que, em no máximo uma semana, receberíamos os passaportes em casa.

Estranhamos a demora (diziam que havia um pequeno e normal atraso) quando no dia 23/05, iniciou o nosso calvário.

Tudo começou com o "pra quem reclamar?". O atendimento do Consulado é terceirizado e não informa sobre o necessário número de rastreamento. Te aconselham a entrar no site e ver o status da tua entrega. É claro que lá informava que "não havia informações sobre o número".

Enviei inúmeros emails e recebi as mesmas inúmeras respostas automáticas.

Foi quando, por milagre, apareceu o número da minha entrega.

Achei que estava tudo certo quando recebemos o pacote da DHL na quarta passada (31/05). Ledo engano, só chegou o meu passaporte (e é claro que entregamos o meu e o da Dé juntos).

Segundo a mesma rotina (e depois de milhares de telefonemas em que não respondiam nada e mais emails que eram respondidos automaticamente), chegou na última segunda (04/06), o email da DHL com o número de rastreamento do passaporte da Dé. Ufa! Pela mesmo lógica do meu, o receberíamos na nossa casa na terça. Até aí, já tínhamos transferido a nossa passagem.

Mais zilhares de ligações, agora pra DHL que empurrava pro Consulado (falar com quem?). Nós insistimos em pagar uma entrega expressa, que a própria DHL (pasmém!) disse que não poderia fazer e até nos propomos a ir buscar, mas não podíamos.

Neste intervalo, e otimistas que somos, remarcamos a passagem pra quarta (06/06) de manhã (as 11:10hs). Foi quando descobrimos na própria terça a tarde que ele não chegaria naquqele dia, mas sim, na quarta.

Resultado? Hoje é quinta (feriado) e ainda estamos à espera da chegada (segundo a DHL e eles foram convincentes ao telefone, já estava na rua desde as 9:59hs de quarta smile Como eles são precisos!). Segundo o site da DHL, a entrega estaria programada pras 12:50hs de ontem. Acho que esta empresa é suíça!

É claro que também resolvemos agir com a cabeça, e esperar o "bicho" estar nas nossas mãos pra tomarmos alguma atitude.


Provavelmente, e por ser feriado, ele não chegará hoje. Espero que chegue amanhã.

Oxalá!

Atualização: o passaporte tampouco não chegou na sexta-feira.

Recomendação: se não quiser passar por esse sufoco, agende sua remarcação com várias semanas de antecedência para a sua viagem.

Obrigado, Edu!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


398 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

cyro
cyroPermalink

estou tentando marcar a entrevista para recife. primeiro abre uma tela como sendo a entrevista no consulado. marco dia 25/01/2013. na tela seguinte avisa que nenhuma entrevista foi marcada e me manda marcar a data no CASV recife. peço dia 24/01 e avisa que nao há data disponível. tento marcar qualquer dia e a mensagem é sempre de que nao há data, independente do dia ou mês que eu escolha. alguém sabe o que devo fazer???

Ligia
LigiaPermalink

Cyro, tente pelo telefone.
Eles marcam entrevistas pelo telefone.

LOPEZ
LOPEZPermalink

FIZEMOS A ENTREVISTA DIA 26/11 E ESTAMOS AGUARDANDO O E-MAIL
PARA RETIRADA,ATÉ HOJE (10/12)
No momento não há informações do número de rastreamento postal.
Alguém tem ideia de quanto tempo demora, e quanto ao agendamento da entrega.Quanto tempo após o recebimento do e-mail.
Obrigado!!

Sergio
SergioPermalink

Eu fiz entrevista no dia 08/11 e até presente data 10.12.2012 12:21Hrs 21 dias uteis 32 dias corridos depois...... simplesmente não recebi N A D A ...

Athos
AthosPermalink

Cara... eu também fui neste mesmo dia, hoje 13/12/12, não recebi absolutamente nada... Nem sei onde e como reclamar!

Ligia
LigiaPermalink

Lopez, eu fiz entrevista nessa data tambem.
Fui la pessoalmente na sexta feira e retirei, depois de aproximadamente 03 horas de espera.
Aconselho a voce ir ao CASIV de Pinheiros se sua viagem estiver proxima.
Mas, como o Sergio falou, tem pessoas no começo de novembro que nem receberam o passaporte ainda. Estão abarrotados.
E estão dando preferencia para o pessoal do come~ço e meados de Novembro.
Mas somente se sua viagem estiver próxima, se nao é causar tumultuo desnecessário que pode prejudicar quem vai viajar com data anterior a sua.

Abraços

Sergio
SergioPermalink

Ligia..Boa Tarde

Voce tem razao...por isso que que ainda não apareci lá..eu fico imaginando com todo o respeito, a agonia das pessoas que a viagem esta próxima e não receberam nada...mas como voce disse, quem ainda não tem data de viagem infelizmente tem que ter paciência e a preocupação nossa em geral também é pelo documento em si ja imaginou quem precisa ir para outro país e precisa documento e deixou para ir para US no finalda viagem... Imagino como deve estar aquele CASV de Pinheiros.. Grato...Abraços e todos e espero que consigam porque prazos não existem mais..

Pedro
PedroPermalink

Eu fiz a entrevista dia 27-11, e minha vaigem está para 19-12, até agora nada...

Walter
WalterPermalink

Entreguei o passaporte e os documentos da minha filha dia 04/12/12 ela sendo menor de 4 anos não precisou colher digital e nem entrevista,informaram que 3 ou 4 dias estaria pronto.
Onde pego o passaporte?Já que não recebi nenhum numero para rastrear

Ligia
LigiaPermalink

Depende Walter,
Onde voce colocou para ser entregue?
tanto se voce for retirar ou colocou para ser entregue no endereço, eles estão atrasando tudo, porque estão abarrotados.
Acredito que sua data de passagem estiver próxima vale a pena ir ao CASIV de Pinheiros verificar o estado.
Quando fui ao Consulado eles me informaram que, em aproximadamente 3 dias úteis os passaportes saem do Consulado e vao para o CASIV de Pinheiros para que eles distribuam, ou via DHL ou para quem pediu para retirar.
No entanto, faço a mesmo ressalva que fiz ao Lopez, faça isso somente se sua viagem estiver proxima, caso contrario é causar tumulto desnecessario prejudicando quem realmente tem viagem marcada próximo a presente data.
Abraços

Sergio
SergioPermalink

Materia do ESTADAO hoje 10.12.2012

SÃO PAULO - O número de vistos dos Estados Unidos emitidos para brasileiros caiu 22,6% em novembro ante outubro, passando de 85.776 para 66.397, informa nota da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. No acumulado do ano, foram emitidos 953.420 vistos no Brasil.

Na comparação com o período de janeiro a novembro do ano passado, houve aumento na emissão de vistos em Brasília (5%), São Paulo (20%) e Rio de Janeiro (23%). Em Recife houve queda de 21%. São Paulo processou o maior número de vistos em novembro (34.732), seguido por Rio de Janeiro (19.485), Brasília (7.618) e Recife (4.562).

Em média, foram solicitados 3.776 vistos por dia no País em novembro, incluindo a embaixada em Brasília e os consulados de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. O tempo de espera para o agendamento de entrevista é de um dia em Brasília, dois dias em São Paulo, três dias no Recife e quatro dias no Rio de Janeiro.

Rosangela
RosangelaPermalink

Olá, fiz minha entrevista no dia 04-12, e minha viagem esta marcada para 14-12 , estou muito nervosa o que devo fazer? sou do Rio de Janeiro.

barbara
barbaraPermalink

Sinceramente rosangela, se agendou para receber senta e chora, pode adiar tudo, se agendou para retirar corre la!! Agora vamos combinar ne, sabendo dessa soncufsao tirar visto 10 dias antes da viagem.... a minha e em 25 de janeiro e ja estou esperta!!

Ivan
IvanPermalink

Pessoal,
Estive hoje no CASV de Pinheiros. Muita gente e eles não fizeram nada para ajudar na organização e nós que tivemos que fazê-la. Peguei uma senha para voltar de tarde (e a mulher do CASV me disse que meu passaporte constava em seu sistema e que tinha uma boa chance dele estar lá). Próximo do almoço recebo uma ligação de casa dizendo que meu passaporte havia sido entregue pela DHL. Vai entender. De fato, como já vem sendo sugerido, quem tem viagem próxima vá ao CASV para obter um posicionamento deles, pois a entrega está sendo meio aleatória.
Boa sorte e boa viagem.

GABRIEL
GABRIELPermalink

Pessoal,
um relato para quem está desesperado.
Um amigo meu que fará uma viagem comigo agora no dia 17/12 para nova york, fez a sua entrevista em 29/11.
Achamos que o passaporte sairia tranquilamente até dia 17, mesmo estando muito próximo da data.
Ao lermos os posts daqui, resolvi falar pra ele se agilizar e dar um jeito de retirar o passaporte no CASV de pinheiros.
E pelo que percebemos é o seguinte :
Quem optou por retirar o passaporte, basta ir até lá cerca de 01 semana após a entrevista, que o seu passaporte ESTÁ LÁ.
Aí é só fazer a parte burocrática deles (pegar uma senha e voltar no fim da tarde) e retirar o passaporte. E foi isso que ele fez. Sem crise! Passaporte na mão!
O processo de retirada dele foi bem tranquilo e agora estamos com tudo ok para a viagem.
O problema mesmo é pra quem optou por receber pela DHL. Pq daí o consulado envia o passaporte direto pra DHL, e sendo assim, vc vai receber assim que a DHL achar que ela deve te entregar. Não tem nem muito pra quem recorrer, creio que seja só aguardar, aguardar e aguardar.
Então pra quem optou pela retirada, não tem porque se assustar, é só ir até lá que o passaporte sai (pelo menos foi o que percebemos!)
Enfim, fica o relato aqui, pq através deles que nossa viagem ta garantida!
boa sorte a todos!
abraços!

Flávia
FláviaPermalink

Gabriel, fiz minha entrevista dia 27/11 e optei por ir retirar, minha viagem esta marcada para dia 18/12 um dia após a sua, fui ao CASV no domingo agora 09/12 e eles falaram que não ia liberar por que minha viagem ainda estava "muito" distante, que dia seu amigo foi e o que ele falou lá para conseguir pegar o passaporte? e detalhe estou grávida de 7 meses com um barrigão e ainda assim eles fizeram pouco caso.

GABRIEL
GABRIELPermalink

Flávia, ele me falou que apenas levou a passagem impressa.
Ele foi no dia ontem, no dia 10/12.
Lá tem que ser na marra, ele me falou que falou pro cara : Se vc não der meu passaporte hj, eu volto amanhã. Se nao der amanha, volto no outro dia e assim por diante.
E ai parece que o cara rastreou no sistema e localizou o dele!

Flávia
FláviaPermalink

Olá Gabriel, bom dia! Vou fazer da mesma forma, vou ver se consigo ir lá ainda hoje a tarde, e ficar indo até eles me dar meu passaporte, muito obrigada.

Tânia
TâniaPermalink

Acho um absurdo o povo brasileiro ter que passar por tudo isso para viajar aos EUA. Salve a Europa!

A.L.
A.L.Permalink

A culpa da demora é mais dos Correios brasileiros que tentam defender seu monopólio.

Carlos
CarlosPermalink

Comentário inútil num tópico sobre visto americano.
Não quer ir porá EUA, não vá, mas fique quieta.
Isso ta parecendo recalque de quem teve visto negado!

Juliana
JulianaPermalink

Absurdo mesmo com os brasileiros esse teatro pra tirar visto! Europa 1000 a zero!

Felipe
FelipePermalink

Eu fiz a entrevista no consulado no dia 29 de novembro. Mandei e-mail e até agora NADA! Vou ao Casv de Pinheiros, tenho viagem marcada para NY dia 21 de dezembro!!!

Sergio
SergioPermalink

Pessoal Bom dia....Pelo menos uma resposta...recebi um e-mail do pessoal da CSC e me passaram o nº do rastreamento ( que parto )que não consta no site mais esta e pelo que vi nas observações, no meu caso que fiz a entrevista em 08/11 e como alguns ja haviam comentado aqui o documento foi encaminhado do Consulado junto a DHL em 07/12 em 10/12 foi processado e hoje 11/12 para ser entregue no prazo de 1 a 2 dias uteis....Quem ja conseguiu retirar o seu com muito sacrificio no CASV desejo Boa Viagem e aproveitem bastante...quem fez a entrevista na mesma epoca que eu e ainda esta aguardando espero que estejam no mesmo esquema do que eu....Um grande abraço a todos....Viajem bem...Feliz Natal e Ano Novo a todos...Peço desculpas pelos desabafos aqui.

Elias
EliasPermalink

ola. fiz minha entrevista dia 20/11/12,
optei por receber o passaporte em residencia,
mas ja tem 21 dias e nada ainda, nem a informação
que ele foi postado. E viajo dia 21. Estou muito
aflito, entendo o grnade numero de passaportes que
precisam enviar e tudo mais, mas isso é uma falta de
respeito com os cidadãos. Se alguem souber o numero
da DHL, pretendo ligar e tentar me informar.
obrigado

DIEGO
DIEGOPermalink

Central de Atendimento ao Cliente DHL Express
Em São Paulo, ligue (11) 3618-3200
Para outras localidades no Brasil, ligue 0800 771 3451

RABUGENTO (@RABUGENTO)
RABUGENTO (@RABUGENTO)Permalink

Não vou comentar.
Dizem que o sistema deles é de primeiro mundo....

val
valPermalink

e o Correio de quinto...

DIEGO
DIEGOPermalink

olá alguem saberia me dizer como faço para obter o número de rastreamento?

Marcelo
MarceloPermalink

Olá pessoal,

prazos no meu caso, para eventualmente servir de parâmetro.

Fiz entrevista no consulado dia 06/11. Depois de muitas tentativas consegui agendar via internet a retirada no CASV Pinheiros para hoje, dia 12/12; fui lá no horário acertado e retirei o passaporte em 30 min.

Minha mãe também estava pedindo o visto, fez os procedimentos no CASV no dia 05/11, não precisou fazer entrevista no consulado; recebeu o número de rastreamento da DHL via e-mail no dia 07/12 (sexta) e em 10/12 (segunda) dia teve o passaporte entregue.

Boa sorte a todos e boa viagem smile

Rafael Arantes
Rafael ArantesPermalink

Olá Pessoal,
Fiz minha entrevista no dia 13/11 e ainda não recebi meu passaporte.

recebi um e-mail do consulado agora 17:30 hs.

Disseram que meu passaporte foi enviado pra DHL no dia 04/12 e que em no máximo 7 dias úteis eu estaria recebendo ele.
pediram também pra que eu siga checando minha conta do usuário na CSC que em algu momento pode aparecer o numero do rastreamento.

detalhe, minha viagem é dia 10/12 com prazo máximo para minha chegada no dia 15 / 12. Ou seja, Babau.

acredito que agora o negocio esta mais organizado.

mande email pra o contactus_en_br@usvisa-info.com, ou pra nfobrazil@usvisa-info.com.

demora uns 6 dias pra eles darem uma resposta mais adequada, mais ja é alguma coisa.

bom é isso.

abraço a todos

Vanda
VandaPermalink

Olá pessoal,

Fiz minha entrevista no dia 30/11, até agora nenhuma notícia sobre a entrega, nem postal e muito menos agendamento para retirar. Diminuíram o tempo de espera no consulado,mas complicaram o que funcionava a entrega via sedex. Minha viagem será daqui a 10 dias será que acho meu passaporte no CASV Pinheiros? Obrigada

Thiago
ThiagoPermalink

Eu entendo o desespero das pessoas que tem viagem marcada e ainda nao receberam o passaporte, mas tb quem manda deixar pra 1 mês ou menos da viajem, li relatos de pessoas que deixaram pra fazer o visto 10 dias antes.
A culpa dessa nova confusão nao é do consulado e sim dos correios e da justiça brasileira que fizeram o serviço de entrega parar por mais de 1 mês. Passo quase todo dia na porta do casv de pinheiros e sempre esta lotado de gente para retirar o passaporte.
O consulado deveria ter tirado a opção de entrega em residência enquanto tivesse com o serviço paralisado.

Flávia
FláviaPermalink

Thiago, respondo a você o mesmo que respondi para o cara la no CASV TODOS nós aqui que marcamos nossas viagens para agora confiamos no consulado, o cara do CASV veio me falar que eu não podia ter marcado uma viagem sem ter um visto eu respondi a ele que VISTO eu já tenho o que esta me impedindo de viajar é o PASSAPORTE

Flávia
FláviaPermalink

que esta no poder de vocês e você Thiago não sabe o motivo de cada pessoa aqui para estar indo viajar agora, você não sabe o motivo das pessoas por estarem tirando os seus passaportes e vistos agora, então se não pode ajudar, não faça comentários inúteis.

PAtricia Straceri
PAtricia StraceriPermalink

Eu fico triste pois so hoje entrei aqui e li todos esses depoimentos que teriam me ajudado se tivesse lido td antes. Fiz entrevista dia 18/11 e minha viagem era hoje para Las Vegas, acreditei demais que ia chegar. Mas se eu soubesse que poderia retirar teria ido semana passada ate Sao Paulo. Perdi tudo.

Clodoaldo
ClodoaldoPermalink

Relatório CASV Pinheiros 13/12

Como usei esse site para obter informações hoje retribuo escrevendo sobre a data de ontem.
Cheguei as 8 e fiquei na fila até as 11:50 para poder pegar uma senha para poder retornar as 14:45, porém só fui chamado as 17:00, por volta desse horário as maiores confusões ja haviam acontecido e todos continuavam lá sem nenhuma informação.
Dentro do predio foi formado uma nova fila referente ao meu horario...e depois de uma hora o gerente avisou que não iria entregar mais nada pois ele e sua equipe estavam sendo hostilizados e sua atitude seria uma represália às pessoas que chamaram a imprensa.Depois de muito argumentam resolveu entregar os passaporte que já haviam sido separados e eu tive a sorte de estar relacionado.
A bagunça esta tão grande que fiz meu visto no mesmo dia que minha namorada, e mesmo com endereços de entrega idênticos o dela foi enviado pelo DHL e o meu ficou retido.
A DHL esta enviando os passaportes, mas pelo que conversei com outras pessoas muitas vezes o código de rastreamento não é encontrado pelo sistema.

Boa sorte à que for tentar retirar o visto.

Letícia
LetíciaPermalink

Impressionante a incompetencia do pessoal do CASV de Pinheiros.Fiz entrevista dia 20/11,optei via DHL. Até dia 12/12,nenhuma resposta aos e-mail, pois tenho a viagem marcada para 25/12. Resolvi, tmb dia 12/12,ir ao consulado, lá orientada para ir ao CASV. Manhã toda na fila para uma um agendamento as 15:45hs.Chegando no horario marcado, o atendimento estava paralizado,exceto para os agendamentos online.Resultado:saí de lá as 20:00hs,muita confusão,chamamos a polícia, pois não houve qualquer esclarecimento para a falta de atendimento.Não sei se foi coincidencia,mas meu passaporte chegou hj, 13/12 em casa. Boa sorte a todos!

Leonardo
LeonardoPermalink

Pessoal,

Realizei a entrevista na segunda feira (10/12) e o visto foi aprovado.

Inicialmente quando preenchi as informações, tinha solicitado para mandar entregar em casa (Rio Grande do Sul).

Quando terminei a entrevista o “policial da entrevista” me deu um papel (caso um terceiro fosse retirar por mim) e um protocolo. Perguntei se não iam mandar para o RS como avisa descrito, ele falou que infelizmente não e que era pra vir buscar no próprio Consulado entre 5-10 dias.

Isso procede? Eu só vejo o pessoal falando em pegar no CASV e não no consulado. O sistema não vai se confundir no momento que disse que queria que mandasse pra casa?

Obrigado,
Leonardo

Anonymous
AnonymousPermalink

Tambem estive lá ontem (13/12) e fiquei lá o dia inteiro, peguei chuva, passei pelo maior estresse para a gerente me dar respostas que até um robô me dá! Fiz a entrevista dia 21/11, ou seja, mais do que o prazo de entrega e ontem sai de lá ás 17:50 sem passaporte. Viajo hoje, ou eu achava, porque sem passaporte não dá. Eles são muito desorganizados, tem um sistema péssimo de comunicao, porque eu mandei vários e-mail e liguei varias vezes mas só mensagens automáticas como respostas; E ainda mais não fazem absolutamente nada para te ajudar.
Recebi a informação que meu passaporte estava na DHL mas eu optei por retirar o passaporte lá mesmo, já ciente do rolo que estava dando com as entregas à domicilio. Tive que ligar para a DHL e eles estão tentando ver se acham meu passaporte.
Minha dica para quem for retirar é: ligar para a DHL, implorar para eles verificarem pelo seu passaporte e caso não esteja lá preparem-se para passar o dia lá em Pinheiros implorando para os incopetentes localizarem seu passaporte!

X
XPermalink

Bom dia,

Gostaria de saber como você conseguiu falar com a DHL!!!?!?!?

Ou é melhor ir até alguma loja deles?!!??

Por Favor me responda, pois estou tentando ligar e so cai na ligação automatica.

A Bóia
A BóiaPermalink

Para informações atualizadas, clique neste post:

Visto americano: consulado oficializa entregas no CASV e divulga email para contato