A fila de espera para agendar o visto americano (e sua renovação) diminuíram, mas os problemas de entrega de passaportes permanecem.
Ao passado a crise foi uma greve dos Correios. Mas agora o problema parece ser sobrecarga de demanda.
Nosso querido EduLuz, do DCPV, acaba de perder uma viagem aos Estados Unidos por confiar nos prazos dados pelo consulado americano para entrega pelo courier DHL.
Vamos ao seu relato:
Não sei se foram "la Brujas" ou a "lei de Murphy", mas ...
Tudo começou no dia 10/05/12, quando fomos ao Consulado Americano pra fazer a renovação do nosso visto.
Tudo bem que fomos imprudente,s já que tínhamos marcado a nossa saída pra viagem pra Flórida no dia 05/06. Contamos com a eficiência dos americanos e agregados.
Como o processo tinha mudado (e pra melhor, segundo as "otoridades"), tivemos que ir um dia antes a um destes centros tirar uma foto e colher as impressões digitais.
No dia marcado, estávamos lá e nos assustamos com a quantidade de pessoas. Demoramos um pouco e logo fomos embora com a promessa de que, em no máximo uma semana, receberíamos os passaportes em casa.
Estranhamos a demora (diziam que havia um pequeno e normal atraso) quando no dia 23/05, iniciou o nosso calvário.
Tudo começou com o "pra quem reclamar?". O atendimento do Consulado é terceirizado e não informa sobre o necessário número de rastreamento. Te aconselham a entrar no site e ver o status da tua entrega. É claro que lá informava que "não havia informações sobre o número".
Enviei inúmeros emails e recebi as mesmas inúmeras respostas automáticas.
Foi quando, por milagre, apareceu o número da minha entrega.
Achei que estava tudo certo quando recebemos o pacote da DHL na quarta passada (31/05). Ledo engano, só chegou o meu passaporte (e é claro que entregamos o meu e o da Dé juntos).
Segundo a mesma rotina (e depois de milhares de telefonemas em que não respondiam nada e mais emails que eram respondidos automaticamente), chegou na última segunda (04/06), o email da DHL com o número de rastreamento do passaporte da Dé. Ufa! Pela mesmo lógica do meu, o receberíamos na nossa casa na terça. Até aí, já tínhamos transferido a nossa passagem.
Mais zilhares de ligações, agora pra DHL que empurrava pro Consulado (falar com quem?). Nós insistimos em pagar uma entrega expressa, que a própria DHL (pasmém!) disse que não poderia fazer e até nos propomos a ir buscar, mas não podíamos.
Neste intervalo, e otimistas que somos, remarcamos a passagem pra quarta (06/06) de manhã (as 11:10hs). Foi quando descobrimos na própria terça a tarde que ele não chegaria naquqele dia, mas sim, na quarta.
Resultado? Hoje é quinta (feriado) e ainda estamos à espera da chegada (segundo a DHL e eles foram convincentes ao telefone, já estava na rua desde as 9:59hs de quarta
Como eles são precisos!). Segundo o site da DHL, a entrega estaria programada pras 12:50hs de ontem. Acho que esta empresa é suíça!
É claro que também resolvemos agir com a cabeça, e esperar o "bicho" estar nas nossas mãos pra tomarmos alguma atitude.
Provavelmente, e por ser feriado, ele não chegará hoje. Espero que chegue amanhã.
Oxalá!
Atualização: o passaporte tampouco não chegou na sexta-feira.
Recomendação: se não quiser passar por esse sufoco, agende sua remarcação com várias semanas de antecedência para a sua viagem.
Obrigado, Edu!
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
398 comentários