Visto americano: quem tá esperando chegar de DHL levanta a mão

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Miss Liberty

A fila de espera para agendar o visto americano (e sua renovação) diminuíram, mas os problemas de entrega de passaportes permanecem.

Ao passado a crise foi uma greve dos Correios. Mas agora o problema parece ser sobrecarga de demanda.

Nosso querido EduLuz, do DCPV, acaba de perder uma viagem aos Estados Unidos por confiar nos prazos dados pelo consulado americano para entrega pelo courier DHL.

Vamos ao seu relato:

Não sei se foram "la Brujas" ou a "lei de Murphy", mas ...

Tudo começou no dia 10/05/12, quando fomos ao Consulado Americano pra fazer a renovação do nosso visto.

Tudo bem que fomos imprudente,s já que tínhamos marcado a nossa saída pra viagem pra Flórida no dia 05/06. Contamos com a eficiência dos americanos e agregados.

Como o processo tinha mudado (e pra melhor, segundo as "otoridades"), tivemos que ir um dia antes a um destes centros tirar uma foto e colher as impressões digitais.

No dia marcado, estávamos lá e nos assustamos com a quantidade de pessoas. Demoramos um pouco e logo fomos embora com a promessa de que, em no máximo uma semana, receberíamos os passaportes em casa.

Estranhamos a demora (diziam que havia um pequeno e normal atraso) quando no dia 23/05, iniciou o nosso calvário.

Tudo começou com o "pra quem reclamar?". O atendimento do Consulado é terceirizado e não informa sobre o necessário número de rastreamento. Te aconselham a entrar no site e ver o status da tua entrega. É claro que lá informava que "não havia informações sobre o número".

Enviei inúmeros emails e recebi as mesmas inúmeras respostas automáticas.

Foi quando, por milagre, apareceu o número da minha entrega.

Achei que estava tudo certo quando recebemos o pacote da DHL na quarta passada (31/05). Ledo engano, só chegou o meu passaporte (e é claro que entregamos o meu e o da Dé juntos).

Segundo a mesma rotina (e depois de milhares de telefonemas em que não respondiam nada e mais emails que eram respondidos automaticamente), chegou na última segunda (04/06), o email da DHL com o número de rastreamento do passaporte da Dé. Ufa! Pela mesmo lógica do meu, o receberíamos na nossa casa na terça. Até aí, já tínhamos transferido a nossa passagem.

Mais zilhares de ligações, agora pra DHL que empurrava pro Consulado (falar com quem?). Nós insistimos em pagar uma entrega expressa, que a própria DHL (pasmém!) disse que não poderia fazer e até nos propomos a ir buscar, mas não podíamos.

Neste intervalo, e otimistas que somos, remarcamos a passagem pra quarta (06/06) de manhã (as 11:10hs). Foi quando descobrimos na própria terça a tarde que ele não chegaria naquqele dia, mas sim, na quarta.

Resultado? Hoje é quinta (feriado) e ainda estamos à espera da chegada (segundo a DHL e eles foram convincentes ao telefone, já estava na rua desde as 9:59hs de quarta smile Como eles são precisos!). Segundo o site da DHL, a entrega estaria programada pras 12:50hs de ontem. Acho que esta empresa é suíça!

É claro que também resolvemos agir com a cabeça, e esperar o "bicho" estar nas nossas mãos pra tomarmos alguma atitude.


Provavelmente, e por ser feriado, ele não chegará hoje. Espero que chegue amanhã.

Oxalá!

Atualização: o passaporte tampouco não chegou na sexta-feira.

Recomendação: se não quiser passar por esse sufoco, agende sua remarcação com várias semanas de antecedência para a sua viagem.

Obrigado, Edu!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


398 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Jordana Mamede
Jordana MamedePermalink

Recebi ontem o email do Consulado informando que o passaporte estava em trânsito. Hoje cedo consultei o número que me deram, qual não foi minha surpresa quando vi que meu passaporte saiu de Recife e foi parar em São Paulo! Detalhe: moro em Natal/RN!

Deve ser por isso que tanta coisa se perde...

Andreza
AndrezaPermalink

Eu fiz a renovação no casv vl mariana em 19-09 e até hj nada!!! Eles deram o prazo de 12 dias uteis! mas estou preocupada ja! Alguem tem o contato e sabe para quem questionar?

Ricardo
RicardoPermalink

Olá Pessoal,

Pelo que vi, os casos que estão demorando mais são os de renovação via CASV, pois quem faz a entrevista em SP (no consulado)as coisas estão aparentemente no prazo.
Me preocupo, pois ainda preciso pedir visto Japones e agora meu passaporte está la retido. Vou torcer para que saia no prazo correto.

Dica: não postem aqui os numeros de seus passaportes, como em alguns posts ai atras... nunca se sabe....

Elisete
ElisetePermalink

nossa, não sabia que tinha tanto problema na entrega com a DHL, acabei de perder uma viagem hoje, porque ainda não recebemos o passaporte da minha filha de 10 meses, escolhemos a opção de retiramos na DHL e para nossa supresa até agora nenhuma posição de onde está esse passaporte....qdo eu tirei meu visto em 5 dias uteis eu já estava com meu passaporte, mudaram o sistema e pelo visto para pior.

Ricardo
RicardoPermalink

Recebi o passaporte hoje. Fiz a renovação no CASV Vila Mariana dia 03/10.

Como disseram, escrever aqui parece que dá sorte! hehehe

Boa sorte a todos.

Noticias: O que Aconteceu com o Seu Passaporte? - Viajandonlineblog

[...] e outros que já perderam as suas viagens por falta do documento. No início da semana o Blog Viaje na Viagem, publicou um relato de um de seus leitores o Edu Luz que deixou de viajar por falta do seu [...]

Ivo
IvoPermalink

Caros, estive no CASV da Sao Gualter na 6a feira (05/10/12) para renovar meu visto B1/B2.
Tenho que viajar hoje dia 15, mas nem sinal do passaporte. Por e-mail o consulado me diz que o passaporte está com a DHL, mas não me deu nenhum número de rastreamento e a DHL diz que não está no sistema deles.... O jeito é esperar e não viajar.... Pelo visto tudo sempre pode sempre piorar...TUDO!

Patricia
PatriciaPermalink

Ola gostaria de saber se alguem ja renovou sem passar por entrevista q ja tivesse um visto negado, tive um visto negado por falta de documentos em 2006, em 2007 fui aprovada, e agora estou indo renovar. Alguém já renovou nesta situação ? Teve q passar por aquela entrevista ? Ou renovou direto ? Me ajudem por favor . Atenciosamente Patricia

Larissa
LarissaPermalink

Pedi o visto hoje, espero que aqui no estado do Rio de Janeiro, a situação esteja diferente!

Mauro
MauroPermalink

Alguém tem notícias sobre o prazo de entrega de vistos no Rio de Janeiro?

Alexandre
AlexandrePermalink

Tirei o visto na segunda, dia 15/10/12 e recebi hoje, dia 17/10/12.
Ah, tirei no Rio.....

Abraços!

Gustavo
GustavoPermalink

Imagina eu na situacao de processo administrativo e com curso com daa marcada, sufoco. Espero que o meu chegue logo, ja se completam 23 dias.

Daniel Pedrino
Daniel PedrinoPermalink

Oi Gustavo. Fui no Consulado e meu visto caiu nesse tal de Processo Administrativo. Minha viagem é 3 de janeiro. Hoje, 9 de outubro. Seu visto chegou?? Será que vou ter que cancelar a viagem?? Demorou muito??

Marcele Freitas
Marcele FreitasPermalink

Tirei o visto no dia 16\10 até agora não chegou, tenho viagem marcada para dia 24\10 e no site do consulado para rastreamento consta como se não tivesse nada... da pra confiar? ou pode ser ke não mostre precisamente se está à caminho ou não? enfim, espero ke chegue está semana pois já estou entrando em desespero.... boa sorte pra mim e para outros ke estão no aguardo

Diego
DiegoPermalink

Também estou nesta aflição. Dei entrada na documentação da minha filha de 01 ano, em 11/10, e até o momento não tenho a mínima idéia de como está o processamento do visto. Pra complicar, minha viagem está marcada para este sábado, 27/10. E agora, o que faço: espero mais um pouco ou adio a passagem?! Ainda estou na esperaça. Alguem comentou atrás que conseguiu ver o status sobre o processo no site americano. Como fez? Eu não consegui...

alex dias
alex diasPermalink

eu fiz a entrevista consular em São Paulo no dia 18 (quinta-feira), pretendo viajar na primeira semana de dezembro. Estava já querendo comprar as passagens. Seria aconselhável? Será que vai demorar mais 6 semanas para chegar? Espero q não mandem o meu passaporte pr o Norte ne!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alex! Muitos leitores relataram problemas no recebimento dos passaportes e ainda há pessoas precisando remarcar passagens. Leia os comentários anteriores!

Deise
DeisePermalink

Alguém pediu visto para criança no consulado de SP por esses dias?vou direto no consulado já que eu e meu marido já temos visto queria saber como está vou levar o passaporte do meu filho dia 31-10 e queríamos viajar dia 09-11 com amigos decidimos ir ontém mas quando fizemos o nosso em fev chegou em 5 dias..

Marcelo
MarceloPermalink

Eu pedi o da minha filha ontem.....pensei que estava normal.....mas lendo os posts aqui vou ter que adiar minha viajem....ferrou.....

Deise
DeisePermalink

Marcelo vc ja recebeu o rastreio?vc e de sp?qual casv foi?Obgd

Patricia
PatriciaPermalink

Por favor como faço para saber do meu passaporte ? Fiz a renovação no CASV Pinheiros dia 18/10 mas não tenho nenhum numero para rastrear nada, como faço? Onde entro para saber informações ? Att Patricia

Rodrigo
RodrigoPermalink

Patrícia, você tem a opção de rastreio no site onde agendou o visto. Só precisa fazer o logon e olhar se tem alguma informação.
Até agora vôcê não recebeu o e-mail deles? Só faz 3 dias que renovei o meu, mas estou preocupado também.

Camila
CamilaPermalink

Fiz a renovação no CASV da Vila Mariana no dia 19/10 e recebi hoje e-mail com o rastreamento do documento. Espero que a rapidez não signifique visto negado!

Rodrigo
RodrigoPermalink

Fiz a renovação no CASV Alto de Pinheiros em 23 de outubro. Foi tudo muito rápido. Entrei às 07:30 da manhã e 10 minutos depois já estava fora. Espero não ter esse problema de atraso. Tenho uma viagem para outro destino em 25 de novembro, mas sem o passaporte, perco a mesma. Vou postar aqui assim que chegar a confirmação.

Priscila
PriscilaPermalink

Meu Deus... essa DHL está cada dia pior... tenho uma viagem hoje a 1 da manhã e o passaporte + visto do meu namorado não pôde ser entregue devido à uma ordem judicial que está impedindo a DHL de entregar QUALQUER passaporte...
Todo o processo foi super rapido e por incrivel que parivel, o passaporte ja estava disponivel para retirada 3 dias apos a entrevista no consulado... Agora tem essa de ordem judicial... SENHOR DO BONFIM!!!!!!!!!!!!!!!!

Hugo
HugoPermalink

Saiu agora a pouco essa notícia no site Terra:

"A embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil informam que a devolução dos passaportes dos solicitantes de visto pode demorar devido a uma decisão tomada na quinta-feira pela Justiça. Após um pedido dos Correios, a 8º Vara da Justiça Federal em São Paulo determinou que a empresa DHL Brasil interrompesse a entrega dos documentos. A embaixada não informou o motivo da suspensão.
Atualmente, são atendidos, em média, 4 mil solicitantes por dia nas embaixadas e consulados americanos no Brasil. A orientação é para que as pessoas que agendaram entrevistas até o dia 1º de novembro tentem remarcá-las. A embaixada informou que os que não puderem reagendar, serão atendidos na próxima semana.
A embaixada diz que está trabalhando juntamente com as empresas para solucionar o problema e busca uma alternativa para retomar as entregas. "Pedimos a paciência e compreensão os brasileiros", diz a nota."

Thais
ThaisPermalink

Tenho uma viagem marcada para o dia 07 de novembro, acabo de entrar no site para ver sobre a retirada na loja da dhl e vejo que esta suspensa as entregas até o 01 de novembro.
Dia 02 e feriado ou seja tem que chegar dia 05 ou 06, caso não chegue...remarcar a viagem.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Thais, se você já estiver em posse do código para rastrear seu pedido, já pode ir até a loja DHL para retirar seu passaporte. Desde ontem eles conseguiram uma liminar para continuar entregando.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Acabou de sair!! Os correios já estão preparados para enviarem os passaportes com os vistos americanos. Não me importo que seja DHL ou correios, só quero receber o meu!!

Confira abaixo a íntegra da carta enviada pelos Correios aos consulados e à Embaixada:
“À Embaixada/Consulados dos Estados Unidos

Assunto: Entrega de passaportes com vistos da Embaixada/Consulados dos EUA

Prezados senhores,

Informamos que a 8.ª Vara Federal da Justiça de São Paulo deferiu, na semana passada, antecipação da tutela ao processo 0017991-80.2012.4.03.6100, que concede aos Correios o direito de entrega dos passaportes, em todo o país, contendo vistos concedidos pela Embaixada/Consulados dos EUA, tendo em vista que a distribuição de documentos no território brasileiro é serviço exclusivo da ECT.

Nos últimos anos, a distribuição dos passaportes foi efetuada pela estatal com pleno atendimento à qualidade exigida por essa instituição consular. Esclarecemos que os serviços expressos dos Correios atendem, com eficiência, todo o Brasil, sendo líderes desse mercado.

Estamos à disposição para receber e despachar imediatamente os passaportes por meio de nossas remessas expressas, na forma de pagamento à vista. Nosso representante comercial nesta cidade também está preparado para prestar informações sobre os procedimentos de entrega e prosseguir com a celebração do contrato para o início das atividades de distribuição. Assim sendo, anexamos cópia da proposta para esse fim.

Reafirmamos nossos préstimos e consideração.”

Edmar
EdmarPermalink

Fiz a minha entrevista ontem dia 29/10 no consulado da chácara santo antônio...

Onde eu pego o código de rastreio do meu passaporte, pois no dia da entrevista não me entregaram nada...

Rodrigo
RodrigoPermalink

Edmar, você deve aguardar um contato via e-mail com seu código de rastreamento ou pode visualizar o status de seu pedido pelo site doconsulado, o mesmo que você utilizou pra agendar seu pedido. É só fazer o seu logon.

Edmar
EdmarPermalink

Obrigado por me ajudar rodrigo... o problema é que o despachante fez o preenchimento do formulario... mas vou aguardar o E-MAIL com o código de rastreamento..! demora muito tempo ?

Rodrigo
RodrigoPermalink

Oi Edmar, eles informam que o prazo médio é de 7 dias úteis. Já vi pessoas recebendo em 2 ou 3 e outras recebendo quase 1 mês depois. Eu fiz o processo no dia 23 de outubro. 5 dias úteis até hoje e ainda não recebi o código. O jeito é esperarmos.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Pessoal, a DHL já está entregando os passaportes novamente. Quem tiver o código de rastreamente e optou por retirar nas lojas já pode ir buscar. Desde ontem o serviço voltou ao normal pois a DHL conseguiu uma liminar. Acabei de falar com a loja da Faria Lima para confirmar a informação dada pela CBN.

Terça, 30/10/2012
DHL Express consegue liminar para entregar passaportes brasileiros com visto americano

Correios moveram ação por considerar que serviços da empresa contratada pelo Departamento de Estado dos EUA fere monopólio da estatal.

A DHL Express informou que entregará os passaportes de brasileiros com visto americano sob custódia da empresa. Na quinta-feira, a DHL foi impedida de fazer a entrega dos passaportes por decisão da Justiça Federal em São Paulo, mas conseguiu uma liminar. Os documentos podem ser retirados nas lojas e filiais da empresa e, se o solicitante preferir, pode aguardar a entrega no domicílio.

Os Correios moveram uma ação contra a DHL por considerar que as empresas contratadas pelo Departamento de Estado Americano para prestar o serviço estariam quebrando o monopólio da estatal na entrega desse tipo de documento.

Diariamente, cerca de 4 mil pessoas solicitam o visto americano no país. O Consulado dos Estados Unidos recomenda que as pessoas com entrevista agendada para essa semana remarquem para datas posteriores. Quem não puder ser atendido em outra data, pode manter o agendamento.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Pessoal, a DHL desde ontem retomou a entrega dos passaportes. Quem optou por retirar nas lojas e tiver o código de rastreamento pode ir retirar. Acabei de falar com a loja DHL da Av. Faria Lima em SP e eles confirmaram a informação da CBN.

Terça, 30/10/2012
DHL Express consegue liminar para entregar passaportes brasileiros com visto americano

Correios moveram ação por considerar que serviços da empresa contratada pelo Departamento de Estado dos EUA fere monopólio da estatal.

A DHL Express informou que entregará os passaportes de brasileiros com visto americano sob custódia da empresa. Na quinta-feira, a DHL foi impedida de fazer a entrega dos passaportes por decisão da Justiça Federal em São Paulo, mas conseguiu uma liminar. Os documentos podem ser retirados nas lojas e filiais da empresa e, se o solicitante preferir, pode aguardar a entrega no domicílio.

Os Correios moveram uma ação contra a DHL por considerar que as empresas contratadas pelo Departamento de Estado Americano para prestar o serviço estariam quebrando o monopólio da estatal na entrega desse tipo de documento.

Diariamente, cerca de 4 mil pessoas solicitam o visto americano no país. O Consulado dos Estados Unidos recomenda que as pessoas com entrevista agendada para essa semana remarquem para datas posteriores. Quem não puder ser atendido em outra data, pode manter o agendamento.

Rafaela
RafaelaPermalink

Gente, eu também estou esperando meu passaporte em casa, apareceu isso no site da DHL:

Monday, October 29, 2012
3 Address information needed; contact DHL RIO DE JANEIRO - BRAZIL 18:42

2 With delivery courier RIO DE JANEIRO - BRAZIL 09:54

"3 Address information needed" = eu tenho que entrar em contato com eles pra retificar alguma coisa? Ou só fico esperando?

Rodrigo
RodrigoPermalink

Rafaela, entre em contato com a DHL diretamente e informe a eles sobre essa confirmação. Eles devem ter tido algum problema com seu endereço e precisam de algo para entregar.

Rafaela
RafaelaPermalink

pois é, acabei de entrar em contato...Tinha que confirmar umas coisas do endereço msm

a moça disse também que tá tendo um problema aí de entrega, não sabem se serão eles, ou o correio...que vai ter uma confirmação no dia 01/11

Rodrigo
RodrigoPermalink

Que bom que o seu for resolvido Rafaela. Espero que eles entreguem os de SP com mais agilidade. Tenho uma viagem para novembro agendada com tudo pago. Preciso receber isso antes!

Edmar
EdmarPermalink

a Minha viajem ta agendada pra começo de Dezembro... tomara que chegue em pelomenos um Mês se não vou ter que reagendar...

Edmar
EdmarPermalink

Alguem que já foi pros EUA, sabe como é a entrevista feita quando você chega em solo americano??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edmar! Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/eua-imigracao-bagagem/

Edmar
EdmarPermalink

Obrigado A Bóia..rs

Rodrigo
RodrigoPermalink

Edmar, alguma notícia boa sobre o seu passaporte? O meu nada ainda. Hoje completam 7 dias úteis!

Rose
RosePermalink

Olá Rodrigo!

Estou na mesma situação que a sua, e aí o que a gente faz?

Rodrigo
RodrigoPermalink

Rose, tenho acompanhado a siatuação pelo facebook da CSC.
https://www.facebook.com/BrazilCscVisaInformationService
Até o momento temos algumas certezas:
Caso alguém tenha recebido o tracking number da DHL irá receber o passaporte em casa ou poderá retirar na loja escolhida.
Quem não recebeu tracking number (nosso caso) terá que esperar a decisão tomada pelo Consulado Americano, que tinha dado prazo até o dia de hoje para dar uma posição sobre o caso.
O jeito é esperar e ver o que saíra entre hoje e amanhã. Só fico preocupado com a entrega pois, mesmo que os correios iniciem as entregas na semana que vem, como escolhi para retirar na loja, eles não possuem meu endereço. Caso tenha alguma atualização, posto aqui. Boa sorte pra gente!

Rose
RosePermalink

Noticiaeeks correios vão fazer a entrega dos passaportes. http://www.correios.com.br/servicos/mostra_noticias.cfm?noticia_codigo=21111&tiponot_codigo=34

Rodrigo
RodrigoPermalink

Bom, segundo o site da CSC, os passaportes serão entregues novamente a partir do dia 13 de novembro apenas. Atélá todos perdem a viagem e depois disso, rezem!!

Ryan
RyanPermalink

Pessoal, alguém sabe ou conhece alguém que teve a RENOVAÇÃO do visto negado no CASV?

Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ryan! Ainda não recebemos relatos de leitores sobre visto negado.

Ryan
RyanPermalink

Ok, obrigado! Caso tenha maiores informações nesse sentido, favor publicar.

Mon
MonPermalink

De qualquer forma, quem nega visto é Consulado. O CASV não tem essa autonomia.

Ryan
RyanPermalink

Mon, estou ciente disso, mas o que eu quis dizer é se alguém que foi só renovar o visto depois da criação do casv, teve ele negado. Porque nesse caso nao tem entrevista, então só fica sabendo do resultado quando o passaporte chegar em casa. Eu queria saber isso porque quero comprar as passagens logo.
Obs.: fui ao casv hoje para renovar.

Cláudia
CláudiaPermalink

Boa tarde, eu e minha filha fizemos a entrevista no dia 22/10 no consulado da chácara santo antônio…

O meu passaporte chegou mas, da minha filha não veio, onde eu poderei pegar o código para rastrear o envio do passaporte, pois no dia da entrevista não me entregaram nada…

Felipe Reis
Felipe ReisPermalink

Olá, no dia 23 de outubro de 2012, fui ao CASV da Vila Mariana e deixei lá meu passaporte para que o visto fosse RENOVADO. Hoje (dia 07/11/2012) recebi um e-mail (saopaulorecall@state.gov) pedindo para que eu confirmasse pelo próprio e-mail (estranho demais) o meu retorno para uma entrevista. Afinal, quem renova precisa de entrevista? Nunca precisei e já é minha terceira renovação! Gostaria de saber se esse endereço eletrônico é legítimo! É urgente! Obrigado.

Meu e-mail é xfefax@hotmail e aguardo respostas de alguém que possa me ajudar. Obrigado mais uma vez!

lara
laraPermalink

eu quero meu passapote com meu visto so isso..aff
ja tem 8 dias onde estar?

lara
laraPermalink

estou a espera do meu passapote a 8 dias e foi solicitado no rio de janeiro ea dhl nao liberou ainda o que eu faco?ja estou preocupada...

Annabelle
AnnabellePermalink

Acabei de receber um e-mail sobre o meu visto, solicitado no CASV de Alto de Pinheiros em 25/10 e no Consulado em 26/10. Tendo em vista a liminar dos Correios, ficou decidido que todos os vistos deverão ser retirados nos CASV de origem. Não moro em São Paulo... Alguém sabe se é possível nomear procurador para recebimento de passaportes?

Fernando
FernandoPermalink

Oi Anabelle, estou quase na mesma situação que vc, embora não tenha recebido nenhuma comunicação do consulado.
"Descobri" por acaso o problema, quando entrei no site do Casv para verificar porque os passportes ainda não tinham sido entregues. Fui no Casv no dia 23 e no Consulado dia 25.
Entretanto, como minha viagem está marcada para 10 de janeiro, vou esperar até o fim de novembro para ver se a entrega normaliza(ou pelos correios, ou pela DHL).
Do contrário... sei lá, eu e minha esposa talvez tenhamos que ir para SP (de Vitória) mais um dia. Também vou insistir para que alguém (irmão) possa retirar o passaporte (afinal, não seria entregue por uma empresa?).
Avisarei se surgir novidades.
Fernando

Fernando
FernandoPermalink

Anabelle, veja e-mail enviado pelo Casv a outra pessoa:
"você pode pedir para outra pessoa retirar o passaporte para você. Essa pessoa só precisa apresentar uma carta assinada por você autorizando a retirada do passaporte. Lembre-se de que não é cobrada nenhuma taxa adicional para retirar o passaporte, logo, se você for pagar alguém para fazer isso, não é por recomendação nossa".

Ligia Santos
Ligia SantosPermalink

Depois de passar pelo CASV da Vila Mariana dia 19/10 e pelo Consulado dia 26/10, aguardava meu passaporte em casa por volta do dia 13/11. Entrei, ontem 11/11, no site indicado para rastreamento (usvisa-info) e fui informada que meu passaporte já estava disponível para retirada no CASV Alto de Pinheiros e que eu deveria agendar essa retirada. Agendei no proprio site para o dia 14/11. Se der tudo certo, aviso aqui. Meu marido vai passar pela entrevista no Consulado somente amanhã e vai perguntar já se ele terá que tirar também num CASV.
Vou avisando.
Ligia

Juliana Milagres
Juliana MilagresPermalink

Fiz o processo de visto do meu filho pelo CASV aqui do Rio. Levamos os documentos semana passada, dia 07/11 e conseguimos pegar o passaporte com o visto concedido hoje, dia 13/11.
Vamos viajar dia 30/11 e estava morrendo de medo de não conseguir o visto a tempo, mas deu tudo certo.

Fernando
FernandoPermalink

Anabelle, agendei a entrevista para dia 23/11, 14h, e recebi o e-mail de confirmação do consulado. Em resumo, outra pessoa pode retirar o seu passaporte.
Informações vindas do consulado (copiei e colei):
a) No caso de coleta de passaporte para os solicitantes menores de idade (menores de 18 anos), os pais devem levar o seu próprio documento de identificação válido e uma cópia da certidão de nascimento do menor.
b) Para os casos em que o responsável pela retirada do passaporte não seja um dos pais, deve-se apresentar uma carta de autorização do representante legal (pais) e uma cópia da identificação dos pais.
c) QUALQUER terceiro com a intenção de retirar um passaporte deve fornecer uma carta de autorização do solicitante e uma cópia de identificação do solicitante. Se os representantes do grupo, estão recolhendo os passaportes para trabalhadores temporários, por exemplo, eles devem provar a sua identidade e que representam o solicitante em questão.

Thiago Gamarano
Thiago GamaranoPermalink

Bom dia,

Estou preocupado com a entrega do meu passaporte.

Pois fiz as entrevistas no dia 19/10 e 22/10 e tive meu visto aprovado.

Fui pesquisar sobre a demora da entrega e vi que tem que esperar um e-mail para depois agendar e ir buscar em São Paulo.

Tenho uma viagem marcada pro dia 18/11 e nem esse e-mail recebi ainda.

Tem algo que eu possa fazer?

Grato.

Juliana Milagres
Juliana MilagresPermalink

Eu tb não recebi esse e-mail, mas, entrando na página de acompanhamento do pedido de visto, meu marido viu que o visto do nosso filho já estava aprovado e conseguiu agendar a retirada do passaporte. Entra na sua conta na página de acompanhamento e ve se consegue agendar tb.

Thiago Gamarano
Thiago GamaranoPermalink

É, eu entrei nessa pagina, porem quando tento agendar aparece uma mensagem falando que isso ainda não é possivel, que tenho que espera o e-mail

Juliana Milagres
Juliana MilagresPermalink

Ah, tá ... não sei como meu marido conseguiu agendar a retirada, mas sei que não recebemos esse tal e-mail não e já estamos com o passaporte com o visto em mãos ...

Thiago Gamarano
Thiago GamaranoPermalink

Por favor, voce pode ver como seu marido fez para agendar a retirada?

obrigado

Juliana Milagres
Juliana MilagresPermalink

Foi exatamente do jeito que te falei: ele entrou na página de acompanhamento, viu que estava pronto e conseguiu agendar. O sistema não travou como vc disse que aconteceu com vc. Não sei se o sistema de agendamento do RJ está diferente do de SP. Mas o fato é que não recebemos e-mail e conseguimos retirar o passaporte.

Gilmar
GilmarPermalink

Ola pessoal,

Sou de Cuiabá MT, e como aqui nao tem consulado fiz minha entrevista no RJ, recebi o email dizendo que meu passaporte esta pronto para ser retirado, porém eu havia feito o pedido pela entrega pelo fato de nao morar no Rio, e agora? Preciso ir novamente ao rio? Ou posso manda uma 3* pessoa (com a devida autorização ) buscar para mim? Estou preocupado pois já gastei muito e ir para o RJ novamente ia ser muita despesa, espero respostas Obrigado

Fernando
FernandoPermalink

Galera, só agenda a entrevista quando já estiver, na sua conta (página do casv) a informação de que o passaporte já está pronto para retirada - acompanhado, em azul e embaixo, de um código (os primeiros números deste código, que não serve pra nada, são os da ID reference).
Quem ainda não tem essa liberação, não consegue agendar.
No caso de urgência urgentíssima, eles fornecem um e-mail para contato, para resolver.
Uma terceira pessoa pode retirar o passaporte. Agendei para meu irmão retirar em SP na sexta-feira (23), estou enviando para ele a página de confirmação do agendamento da entrevista, a "carta de autorização", CPF e RG meu e esposa, certidão de casamento, certidão de nascimento do filho menor - por precaução, tudo com firma reconhecida e autenticado.
A "Carta de Autorização" que redigi (mantive os nomes em caixa alta):

Ao Centro de Atendimento de Solicitação de Visto
São Paulo ASC Alto de Pinheiros

Carta de Autorização para Retirada de Passaporte

Eu, FERNANDO DE TAL, CPF XXX, RG XXX, casado, residente à Rua (endereço completo)AUTORIZO HENRIQUE DE TAL, CPF XXX, RG XXXX, a retirar meu passaporte nº FHXXXX, que retornou do Consulado, tendo sido agendada a retirada para o dia 23 de novembro, às 14h, no Centro de Atendimento de Solicitação de Visto - São Paulo ASC Alto de Pinheiros.
Por ser verdade e para maior clareza, firmo a presente Autorização

Vitória-ES, 13 de novembro de 2012

Fernando de Tal

Priscila
PriscilaPermalink

Pessoal, boa tarde!

Eu e meu marido fizemos a entrevista no dia 06/11 em São Paulo e tivemos os vistos aprovados; no entanto, o do meu esposo foi liberado dois dias depois (ele trabalha para uma empresa americana) e o meu, até o momento, sem notícias... estivemos no posto de atendimento ao solicitante de visto ontem (14/11) e retiramos o dele; pediram que esperássemos um tempo para localizarem o meu...resultado: ficamos sentados aguardando durante duas horas, para, no final, a supervisora do posto informar que eu devo continuar aguardando aparecer no site do VISA, um código de rastreamento. Hoje fazem 9 dias da data da entrevista. Alguém sabe o e-mail de contato deles para casos urgentes? vocês têm idéia de quanto tempo ainda pode demorar a entrega do meu? já temos viagem marcada ainda para esse mês, estou começando a me preocupar. Se alguém puder responder, agradeço muito!!! Abraços!

Annabelle
AnnabellePermalink

Depois de ligar para um dos números disponíveis para informação no próprio site do visto, consegui a informação de que por procuração meu irmão poderia retirar o passaporte. Perguntei se seria procuração particular ou pública, e fui informada de que pública seria o ideal. Sem problemas. Assim providenciei e na semana que vem já agendei para que ele retire o passaporte. Espero resolver isso o mais rápido possível.

Priscila
PriscilaPermalink

Alguem consegue me ajudar? Eu solicitei visto juntamente com minhas filhas (crianca) no dia 26/10 e aceitas, eu como solicitante principal. Retirei meu passaporte com visto no dia 11/11/12 e das criancas nao ha informacao de rastreamento. Sera que eles vao demorar mais ainda? Enviei e-mail e claro resposta automatico. Contato telefonico, nao ha ser humano atendendo. O que faco? Ajudem-me por favor!!!
Muito obrigada

Tatiane
TatianePermalink

Olá...
Eu fiz minha entrevista no consulado em sp dia 14/11, tive o visto aprovado. Mas, ainda não recebi um e-mail com o rastreio e o casv não tem essas informações.
Vendo os relatos de vcs, fiquei preocupada.... mas, enfim houveram mil feriados em sp.
Vc sabem em qtos dias mais ou menos leva este procedimento de devolução do passaporte?

obrigada

junior
juniorPermalink

E como sempre quem perde é o brasileiro. Foi uma peregrinação ir até o CASV e ao consulado, já que moro eu uma cidade muito distante. Tive que ficar 2 dias para resolver tudo e agora essa. Sempre o prejuízo do brasileiro. Paguei uma nota para tirar esse visto e agora essa.

É isso que merecemos?