bate-volta a potsdam berlim

Guia de Berlim

Berlim: um bate-volta a Potsdam

O bate-volta a Potsdam é um passeio que cabe bem em roteiros de Berlim um pouquinho mais folgados. Tendo pelo menos quatro dias inteiros na capital, programe uma manhã para conhecer o belo palácio onde Frederico II, rei da Prússia, gostava de passar seus verões.

Como chegar

A maneira mais prática de fazer o bate-volta a Potsdam é de S-Bahn, o trem suburbano. São 46 minutos de viagem desde a estação da Alexanderplatz, ou 40 desde a Berlin Hauptbahnhof. Os trens passam de 10 em 10 minutos.

bate-volta a potsdam

Compre o passe de um dia (Tageskarte) válido para as zonas ABC. Custa 7,70 euros e dá direito a viagens ilimitadas em transporte público no dia da validação.

Caso tenha um passe de 7 dias para a zona AB (nossa recomendação caso você fique pelo menos 5 dias em Berlim), neste dia complemente com um bilhete ida e volta zona BC.

Berlim: um bate-volta a Potsdam 1

Chegando lá, uma caminhada de pelo menos meia hora leva da estação de Potsdam ao Parque Sanssouci. Os ônibus 612, 614 e 650, que saem da estação, em 10 minutos desembarcam na parada Schloss Sanssouci, para quem for mais preguiçoso. A linha 695 faz um trajeto um pouco mais longo, mas leva também à Nauener Tor, Orangerie e Neues Palais.

Palácio Sanssouci, Potsdam

Modo de visitar

A grande atração de Potsdam é o Palácio Sanssouci, no parque de mesmo nome. Foi construído durante o império prussiano no alto de um vinhedo para ser a residência de verão de Frederico, o Grande. Visitar o palácio e seus jardins ocupa uma manhã inteira e já faz valer o bate-volta.

Berlim: um bate-volta a Potsdam 2

A entrada na bilheteria custa 12 euros, com áudio-guia. Para fotografar nos interiores é cobrado um suplemento de 3 euros.

Jardins do Palácio Sanssouci, Potsdam

Como as entradas são limitadas, é recomendável garantir o ingresso assim que chegar, usando o tempo de espera para passear pelos jardins. (No verão os lugares podem esgotar no início da tarde.) Ou então comprar online, com hora marcada para visita ao palácio, ao preço de 19 euros.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    43 comentários

    Olá Bóia!
    Estou com uma dúvida. Gostaria de conhecer somente os jardins de Potsdam e não o castelo. Vamos fazer uma eurotrip e nesta altura da viagem minha família não vai mais aguentar ver castelos e palácios.
    Como minha mãe ama jardins e flores, gostaria de levá-la para conhecer o park de Postsdam (vamos na primavera).
    Então, minha pergunta é: a visita somente aos jardins é reduzida/gratuita ou terei que pagar o valor integral do ingresso, mesmo só querendo visitar os jardins?
    Queria aproveitar a oportunidade e agradecer pelo trabalho de vocês. Não viajo sem antes consultar o VNV.
    Obrigada!

      Olá, Angélica! Só há controle de ingressos para entrar no palácio. Os jardins são abertos ao público.

    Olá!

    Pretendo fazer um bate-volta a Potsdam e tenho interesse em fazer o Babelsberg Studio Tour, mas sei que só é feito em grupos. Vou sozinha e não encontrei referência de guia ou agência que faça esse passeio. Alguém já fez e recomenda? Partindo de Potsdam mesmo, já que é fácil chegar à cidade de transporte público?

    Obrigada!

    fiz um passeio de bicicleta incrível em Potsdam, o que acabou sendo um meio bem prático de visitar não só os jardins, Palácio de Sanssouci, orangerie e até o centrinho da cidade que é fofo. Alugamos a bicicleta em uma locadora na rua em frente à estação de trem (pergunte no centro de atendimento ao turista).Lá nos deram um mapa da região. Pra quem tem um mínimo de disposição, não considero cansativo, pois o passeio é quase todo plano.redomendo.

    O passe da zona ABC de Berlim te leva a Potsdam Hautbanhof. Apenas.
    Não façam como eu e a minha amiga, que pegamos um trem qualquer a Potsdam – que não passava pela Hautbanhof – e acabamos sendo expulsas do trem por uma inspetora que não falava inglês.
    A gente, sem entender lhufas de alemão, acabou no meio do mato, tentando decifrar aquelas maquininhas de auto-serviço de venda de passagem somente em alemão.
    Resultado: uma grande briga que durou o dia todo em Sanssouci – e só acabou no biergaten!
    Relato aqui: https://cuorecurioso.wordpress.com/2015/08/14/tour-pela-europa-com-a-amiga-etapa-alemanha-em-videos/

    Oi, bóia. Apenas para atualizar, já é possível comprar o ingresso para os palácios em Potsdam antecipado pelo site. Só descobri isso já em Berlim. Mas acabei nem precisando porque mesmo sendo com time slot não tive problemas em conseguir pra mesma hora que cheguei tanto no Sanssouci como no Neues Palais.
    Fica a dica pra quem quiser já reservar…

    Olá!

    Adorei o post! Tenho uma pergunta, esse passe de 7 dias de transporte que você comentou pra Berlin, custa quanto? So pra eu ja colocar no meu orçamento! Tô indo agora no fim do ano!

    Obrigada!

      Olá, Julia! Esse passe de 7 dias para as zonas AB custa, agora no começo de dezembro de 2014, 28,80 euros.

    Potsdam e um bate Volta super legal, vale a pena. Tambem fomos conhecer o Palacio de Chaolottenburg, lindo! De quebraram fizemos um lanche no romantico Cafe no jardim do palacio.

    Fiz o bate-volta a Potsdam em setembro do ano passado e achei imperdivel. Se voltar a Berlim gostaria de separaruma noite e dormir em Potsdam pois os restaurantes da rua principal, no final do dia, realmente sao uma tentação.
    Acrescento às dicasdo Riq a de alugar uma bicicleta na estacao. Voce pode locar para o dia todo e ja poupa aquela caminhada da estacao até o palacio.
    Aproveitei, ainda, a bike para rodar por todo o parque e conhecer todos os paläcios que ha por lä. Definitivamente, um bate-volta muito agradável.
    Ah, para locara bicicleta basta descer as escadas ao sair do trem. Fica logo abaixo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito