Farellones e Valle Nevado: dicas para principiantes

Valle Nevado

As férias de julho chegaram e muitos brasileiros já estão de malas prontas para Santiago. Isso significa que muitos brasileiros estão também a dias de estrear em pistas de esqui. Por conta disso, compilamos alguns depoimentos de leitores sobre suas primeiras aventuras na neve em Valle Nevado e Farellones. São dicas úteis para todos os marinheiros, digo, esquiadores de primeira viagem!

As dicas do Everton:

A dica de que não vale a pena querer conhecer todas estações de esqui em um único passeio é valiosíssima. Fica muito corrido e extremamente cansativo. Se quer apenas brincar, não sabe esquiar e deseja apenas conhecer neve, Farellones é o mais indicado.

Não subam sem touca de lã grossa ou um esquentador de orelhas. Fiquei quatro dias sem sentir minha orelha.

Relato completo aqui.

As dicas da Gabi:

Vale a pena fazer uma aula antes de começar. Meu namorado e eu arriscamos descer numa pista fácil sem saber nada, mas foi tombo atrás de tombo! Com uma horinha de aula particular a coisa fica bem mais fácil e segura! No começo até colocar o esqui dignamente parece tarefa impossível!

Relato completo aqui.

As dicas do Flavio:

Existem vários locais para aluguel de equipamento na Avenida Las Condes. A SkiTotal é a maior e tem pessoas que atendem em português, inclusive.

Para quem tem alguma noção de surf, skate, wakeboard, windsurf, kitesurf e afins, o snowboard é a melhor pedida. Para quem patina, ou já fez esqui aquático, é melhor o esqui. Todas as estações têm pistas para iniciantes e aulas, tanto em grupo quanto particulares.

Relato completo aqui.

As dicas do Estevão:

Se possível, aluguem os equipamentos nas próprias estações de esqui. Não comparei os preços, mas nas duas vezes alugamos em Santiago e afirmo que dá MUITO trabalho carregar toda a tralha (bota, esqui, bastões, mais os próprios pertences), procurar locker para guardar as coisas, etc.

Relato completo aqui.

As dicas do Márcio

Fiquei uma noite em Farellones no Powder Lodge. Na verdade é uma casa com vários quartos, mas bem arrumados, e com uma acolhida especial por conta do Christian. Ele nos emprestou até algumas roupas de neve. Quando chegamos à tarde tinha pizza para o lanche e vinho. O jantar é “de autor”, que ele mesmo prepara, e dá para ver Santiago lá embaixo.

Relato completo aqui.

As dicas do Hugo

Fui ano passado a Farellones com criança pequena e foi uma tremenda furada. Nosso objetivo era apenas levar nosso filho de 3 anos para ver a neve e brincar um pouco, e nós, pelo menos descer de snow tube. Mas não é permitido a ninguém que não esteja com equipamento entrar na área da estação. Ano passado havia restrição de idade de 5 ou 6 anos; como nosso filho tinha apenas 3, não podia ir (este ano a regra mudou; tem que ter pelo menos 1 metro de altura). Resumo, minha esposa foi no snow tube e eu fiquei com ele, e ele apenas vendo a neve de longe. O que fizemos? Fomos para El Colorado, que é toda aberta, neve para todo lado, e pudemos brincar na neve e ensaiar umas escorregadas.

Relato completo aqui.

Obrigada, pessoal!

Você também já fez sua estréia nas montanhas de Santiago? Deixe outras dicas pra gente!

Leia mais:

214 comentários

Olá a todos!!
Voltei ontem de Farellones e gostei bastante. Inclusive fiquei hospedada por lá e recomendo.
Deixo aqui a notícia de que as pistas de tubing e esqui estão fechadas por conta da pouca quantidade de neve. Não há previsão de abertura das pistas. Talvez só em agosto, a depender da neve…
Por enquanto, só é possível fazer tirolesa e caminatas con raquetas. São bons programas para quem não tem muita habilidade com os esqui.
Bjs, Anna Bárbara

    Estou indo sexta para Santiago, segunda irei fazer o tour nos Andes para o reconhecimento da neve e ficarei 18 e 19 (quarta e quinta que vem) hospedada no Chalet Valluga (alguma informação sobre esta hospedagem?) em Farellones. Li que a temporada já tinha aberto esta semana em todas as estaçoes de esqui e agora fiquei tensa que a Barbara do “Nós do Mundo” chegou ontem de Farellones e disse que as pistas de tubing e esqui estão fechadas e que só abrirao em agosto. Nunca vi ninguem falar que a segunda quinzena de julho por lá não teria neve mas de qq forma soube que tem onibus para levarnos de Farellones para Valle Nevado ou El Colorado.
    Espero que por lá tenha neve.

    Fui a Farellones ontem e não tinha tubing. Tinha muita gente esquiando no Colorado.

    A Boía.
    Está sendo muito proveitosa a leitura deste site.
    Como procedo para acompanhar as respostas sobre as perguntas que estou enviando?
    Obrigada,
    Moniquinha

Estou indo c filhos (10 e 14 anos ) e meu marido em agosto,vamos
ficar apenas 3 dias. Um dia estamos pensando ir em farellones,
e os outros 2 dias? me dêem algumas dicas.
Vou ficar em las condes perto da av isidora,onde comer mais barato
por la? Compensa comprar pacote de um tour pela cidade, ou vamos
de metrô?.

Ano passado fiz um esquela Farellones, Santiago, Viña. Sempre pensei em “dormir na montanha”, mas na temporada em Vale Nevado tem um pacote mínimo de 3 noites de estadia, o que tornava meu “pouso” muito caro; além de pensar que 4 dias é muito para ficar em Vale, já que lá não tem nada além do complexo de hotéis e pistas. Então fiquei uma noite em Farellones no Powder Lodge http://www.powder-lodge.com. Na verdade é uma casa com vários quartos, mas bem arrumados e uma acolhida especial por conta de Christian. Ele nos emprestou até algumas roupas de neve. Quando chegamos a tarde tinha pizza para o lanche e vinho. O jantar é “de autor”, que ele mesmo prepara, e dá para ver Santiago “lá em baixo”. Aí no outro dia, já havia combinado com o transfer de nos pegar em Farellones e subirmos para conhecer Valle Nevado. Chegamos lá no meio de uma nevasca. Inesquecível. Descemos, ficamos alguns dias em Santiago, descemos mais para Viña (o hotel Enjoy é muito bom; caro, mas bom) e de Viña formos direto para o aeroporto. Neve, cidade e mar (só para ver, pq estava muito frio) em um só pacote. Ainda bem que a Pluna tava funcionando a toda nessa época. Agora é cair no monopólio Tam/Lan, já que a Aerolíneas não está lá essas coisas…

Minha dica: ficar hospedado em Valle Nevado só se você quiser praticar algum esporte na neve. Não há cidadezinha nem outras atividades para os não esportistas. É só um complexo de 3 hotéis com restaurantes. Levamos nossa filha quando tinha 8 anos de idade. Ela adorou. Tinha aulas de ski todos os dias. Para mim e para o meu marido foi o maior de programa de índio de nossa história de turistas. Por sorte, tínhamos levado alguns livros.

Pessoal, bom dia, ja que vcs sao mais experientes no assunto e ainda tem muito site pra olhar, fora as minhas revistas de viagem. Qual a dica para a seguinte situacao: 1) quero skiar pela primeira vez , nao tenho nem ideia de como seja. 2) queria algo mais barato que valle nevado, me falaram de Farellones mesmo como melhor opcao. 3)esqui, botas e bastoes na faixa de 36 dolares, confere? e qto é a aula? em reais ou em dolares please?
Desde ja agradeço muitissimo, bjs a todos…

Pessoal,
Nunca estive em uma estação de esqui. É possível alugar roupas/equipamentos no local ou temos que levar casacos de neve daqui?
abraços,

Todo mundo recomenda Farellones com criança mas ratifico o que o Hugo falou acima: com criança pequena não dá pra fazer nada em Farellones se não estiver nevando. Estivemos lá semana passada com nossa filha de 4 anos e 95 cm. A estação é todo cercada, as ruas estavam sem neve e ela não podia nem entrar na estação para brincar enquanto eu e minha esposa nos revesávamos no tubing. Só entrava se fosse fazer aula de ski (40000 pesos e os pais não podiam ficar juntos) ou andar na neve com as raquetes. Tentamos as raquetes e foi muito difícil pra ela, tive que carregá-la no colo a maior parte do tempo. Como tínhamos subido numa van qua só retornaria no final da tarde, bateu o desespero do que faríamos o resto do tempo (chegamos lá umas 9 e meia da manha). Resultado: fomos até o Hotel Farellones, pegamos uma diária e fomos dormir. Umas 15h acordamos e estava nevando, com a rua branquinha, tomada por neve. Aí sim conseguimos brincar como queríamos e o passeio foi “salvo”.

Visite o Valle Nevado a temporada de neve ainda não tinha começado, mas mesmo assim foi um passeio incrível. Almocei num restaurante francês que tem no hotel, com uma vista ótima das montanhas. Agora quero o mais breve possível para curtir a neve e esquiar pela primeira vez. Essas dicas com certeza vão me ajudar muito!

O relato do meu passeio está no blog: https://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/05/passeio-valle-nevado-santiago-chile.html

abraço,
Diego

Passei a ultima semana em Santiago e as pistas de Valle Nevado já estavam perfeitas, com muito movimento e muita neve.

Reforço a dica das aulas de ski: o pacote na alta temporada com equipamentos, 2 horas de aula e entrada do Valle sai a 73000 pesos, mas vale muito a pena. É divertido e forma-se uma turma so de brasileiros com um instrutor que fala português.

Outra dica é o restaurante italiano Don Giovani, que fica em cima da loja de aluguel de ski. Ambiente agradável e ótima comida. Ao lado ainda tem um bar com lareira e vista para todo o complexo. Ambos com ótimos vinhos e muito melhores do que a lanchonete do primeiro andar.

Ah! Clientes Itau tem 20% de desconto para pagamento com cartões do banco, incluindo lojas e restaurantes!

Fui ano passado ao Farellones com criança pequena e foi uma tremenda furada. Decepção total. Nosso objetivo era apenas levar nosso filho de 3 anos para ver a neve e brincar um pouco e nós pelo menos descer de snow tube. Mas não é permitido a ninguém que não esteja preparado, leia se esteja com equipamento, para esquiar ou snowboard entrar na área da estação, quanto ao tube ano passado havia restrição de idade de 5 ou 6 anos como nosso filho tinha apenas 3 não podia ir (este ano a regra mudou tem que ter pelo menos 1 metro de altura), isso eu já sabia, mas ele não pode nem entrar na área também. Resumo, minha esposa foi no snow tube e eu fiquei com ele, e ele apenas vendo a neve de longe, na entrada não tinha neve no dia que fomos. O que fizemos, fomos para El Colorado, que é toda aberta, neve para todo lado e pudemos brincar na neve ensaiar umas escorregadas.

    Também estive em Farellones no ano passado com minha filha de 5 anos e nos divertimos muito, brincando em uma área externa cercada. Levamos um trenozinho e passamos a tarde toda lá, sem entrar na área de esqui em si.

    Realmente o tubbing tinha limitação de idade, a partir de 6 anos. Mas foi uma ótima experiência, que relato neste post aqui:
    https://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2011/09/hola-nieve-mucho-gusto-conocerla.html

    Cinthia
    @chilecriancas

    Oi Cinthia, a questão é que a estação de Farellones em si não tem o que fazer para crianças menores. O que para nós parece simples, que é brincar na neve, na estação não pode. E na área externa dependendo do dia não tem neve. Já nas outras estações você pode ficar num cantinho sossegado brincando na neve que ninguem vai te amolar. No seu caso, tinha neve do lado de fora da área cercada, e se não tivesse? Acho que é bom deixar claro está situação.

    Olá, Hugo! Seu comentário foi incorporado ao texto. É importante, sim, salientar que crianças pequenas não têm acesso ao tubing. Mas por outro lado você deu azar com a falta de neve no entorno… a dica de El Colorado é ótima, porque em Valle Nevado é preciso pagar entrada das pistas para ter acesso à area nevada.

    É natureza! Qualquer estação está sujeita à falta de neve… Daí a rotular Farellones como furada, acho meio radical.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito