Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo seu caso?

Pluna

Dois dias depois de anunciada a “suspensão de vôos por tempo indeterminado”, a situação da Pluna parece ainda pior. O que se depreende do noticiário — tanto no Uruguai quanto no Brasil — é que a empresa caminha para a liquidação.

Segundo a Folha de S. Paulo, o governo uruguaio não assumirá o resgate da companhia; a prioridade é reconectar o país à malha aérea mundial, e não manter uma cia. aérea de bandeira nacional.

Assim como aconteceu com a Varig, o fim das atividades da Pluna se dá no início da temporada de férias, causando um momento de caos aéreo para turistas. O jornal uruguaio El País estima em 5.000 os uruguaios ilhados em aeroportos do exterior, sem vôos.

No Brasil a Pluna tinha se tornado uma espécie de low-cost para Buenos Aires e Santiago, levando passageiros de Brasília, Rio, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre que não se importavam com a conexão em Montevidéu.

O último comunicado oficial informa que a cia. vai dar prioridade à situação dos que estão fora de seus destinos de origem e tinham viagem de volta programada até o dia 9 de julho. Depois disso tratará do caso de quem ainda não viajou.

Citado pela Folha de S. Paulo, o Procon recomenda que os consumidores que tenham comprado passagens não usadas com cartão de crédito contactem a administradora para estornar as transações. Quem comprou por agência de viagem deve procurar a agência para reembolso.

O call-center da Pluna no Brasil é (11) 3711-9158.

Você foi pego nesse rolo? Conseguiu falar com a Pluna? Como estão tratando o seu caso? Compartilhe com a gente, por favor!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


220 comentários

Olá.
Comprei a passagem da pluna via Submarino Viagens. Entrei em contato com eles via telefone e vão me ressarcir o valor integral no prazo de 60 a 120 dias. Tem que ter paciencia para ser atendido (fiquei na linha em espera uns 10 minutos)…

Bom dia,

Comprei as passagens para 03/09 pela Decolar para Buenos Aires, entrei em contato com eles via telefone ontem, e o atendente me informou que estão fazendo a devolução inteira do valor para quem comprou para os meses de julho e agosto, mas para o mes de setembro ainda não tem nenhuma previsão.
Lembrando que a devolução do valor se dará de 30 à 120 dias.
Se eu quisesse cancelar minha compra ontem mesmo, teria que pagar uma multa de 150 dolares, que é a taxa da pluna e da decolar para cancelamentos. É um absurdo, a empresa para de funcionar e eu ainda tenho que pagar taxa para eles…
Nesse caso, oque vocês acham que é melhor fazer?

Obrigada.

    Luana

    Acabei de falar com eles e foi bem parecido. Cancelaram meu voo de agosto e pegaram meus dados bancários para o crédito que pode acontecer entre 30 e 120 dias. Fiz uma nova cotação e tive que desistir de ir ao Uruguai. Vai ficar para uma próxima.

    pois é, só que a decolar me informou que apenas para julho e agosto estão devolvendo o valor..setembro deve aguardar..
    estou com local pago para ficar lá, entre outros gastos. Vou ter que comprar por outra companhia e esperar que realmente devolvam esse valor. 🙁

    Segue retorno da Decolar:

    Recebemos a sua reclamação postada no site Reclame Aqui referente a compra efetuada em nosso site para embarque com a companhia aérea Pluna. A informação que foi passada pela companhia aérea Pluna é que devemos solicitar reembolso integral, pois a companhia aérea não esta mais fazendo reacomodação para nenhum vôo.

    Peço a gentileza que verifique as informações abaixo e me informe se podemos dar andamento no reembolso integral:

    Atenção!
    Pedimos a gentileza que leia atentamente todas informações que constam neste e-mail.
    Ressaltamos que não houve cancelamento, trata-se apenas de cotação.
    Portanto, somente daremos continuidade ao processo de reembolso, assim que responder este e-mail, informando que está ciente de acordo com as condições citadas.

    Referente ao CRO:
    Localizador:

    · O prazo de reembolso é de 30 a 120 dias no cartão efetuado a compra.

    · A companhia aérea Pluna efetua reembolso via depósito bancário, peço a gentileza que me informe os seguintes dados:

    Nome do titular da conta:

    CPF:

    Banco:

    Agência:

    Conta corrente:

    Importante!
    Até que seja processado o estorno da compra, que é feito exclusivamente pela administradora do cartão de crédito, as parcelas continuarão ser debitadas, pois quando o estorno for liberado, este será feito em um único lançamento (crédito), já descontando os valores de multa aplicadas.

    Passageiros:

    1)

    2)

    Informações Importantes:

    Toda a documentação deve ser consultada diretamente nos consulados envolvidos no seu trajeto de viagem, incluindo escalas e/ou conexões. A obtenção dessas informações é de responsabilidade dos passageiros.
    Não nos responsabilizamos por vistos, validade de passaporte, vacinas, autorização judicial para menores de idade viajando desacompanhados, seguros obrigatórios, etc.

    As principais regras das cias aéreas são:

    As cias. aéreas cobram multa para qualquer alteração na reserva após a emissão da passagem. Caso não haja disponibilidade na mesma classe de reserva, será cobrada também a diferença de tarifa.

    Não são permitidas trocas de nomes.

    Conforme regra vigente nas cias aéreas, o processo de reembolso será feito no câmbio do dia.

    O reembolso, quando é permitido, só pode ser solicitado antes do início da viagem mediante pagamento de multa, sendo que o prazo é de 60 à 120 dias para devolução à partir da data de solicitação do mesmo.

    As regras e condições variam de acordo com cada fornecedor aéreo. Você poderá consultar as mesmas no Decolar.com ou na companhia aérea. De acordo com a legislação vigente, a partir do momento do pagamento e emissão da passagem, você estará sujeito a essas regras.

    Qualquer dúvida estou a disposição.

    Atenciosamente,
    Paula Lima

    Mas multa contra quem?
    Quando entrei em contato com a Decolar, me informaram que caso tivesse interesse em cancelar minha viagem, deveria pagar valor correspondente às multas de cancelamento.
    Não quero cancelar nada, só não quero perder dinheiro!
    Minha primeira parcela ainda não foi debitada no Cartão de Crédito e a informação que a operadora do cartão me dá é de que somente a Pluna deverá solicitar tal cancelamento.
    Já a Pluna, não esclarece como proceder, já que minhas passagens foram compradas pela Decolar.

    Carolina, não sou advogada, mas creio que podes e deves cancelar com o cartão de crédito, visto que houve quebra de contrato. O objeto da compra não foi entregue e não tens que pagar por ele.

Eu estava aqui pensando… será que não seria a hora da ABAV instituir um fundo parecido com o que existe em vários países da Europa? Funciona assim: uma pequena taxa (coisa de menos de meio ponto percentual) de cada pacote ou passagem vendidos por agências e/ou por empresas aéreas vai para um fundo de auxílio que, em caso de falência de operadora/empresa área, é usado para trazer de volta quem ficou “preso” do outro lado do mundo, quem comprou pacotes, mas não levou e por aí vai.

O aspecto mais interessante é que a própria existência desse fundo no Reino Unido, Bélgica e outros países torna mais fácil a pronta assistência por concorrentes quando um deles quebra porque sabem que serão indenizados depois pelo fundo. Principalmente no caso de quem tem viagem marcada em cima da hora quando ocorrem problemas com alguma empresa do setor.

Solicitei o cancelamento da compra das passagens pelo cartão, e comprei novas passagens pela Qatar. Vou ter que alterar diárias, aluguel de carro, programação. Mas tenho esperança que o dinheiro das passagens nem chegue na Pluna…(Não veio ainda na fatura).

Comprei as passagens no dia 3/07, no dia 5/07 a empresa cancelou todos os vôos! Tentei várias vezes cancelar a compra pelo cartão de crédito (AMEX)e não tive sucesso! Os atendentes diziam não ter autonomia para cancelar compras e que eu deveria primeiro entrar em contato com a cia aérea. Na 6a. feira o numero de atendimento foi tirado do ar e quando voltou a escolha por qualquer opção fazia a ligação cair. Tentei o 0800 e depois de uns 40 minutos esperando a atendente me disse que a prioridade da empresa é fazer os passageiros em transito retornarem aos seus países de origem e que casos como o meu serão resolvidos depois……eu me pergunto depois quando??? Já reservei hotel, fiz seguro e comprei dólares mas não tenho como reaver o meu dinheiro de volta!! Que vergonha o que esta acontecendo! No aeroporto o escritório esta de portas fechadas, a ANAC diz não poder fazer nada e o juizado especial civel orienta a procurar a justiça!

    Cláudia, vc não deve pedir o cancelamento da compra. Realmente, só a empresa pode pedir isso. Vc tem que ligar no Amex, na opção compra não reconhecida ou a opção anterior, que não me lembro, e abrir um pedido de DESACORDO COMERCIAL. Boa sorte! A Amex ainda não pagou a Pluna, então dá tempo. Li sobre uma pessoa que fez isso e conseguiu o estorno. E ela já havia pago a fatura!!

Comprei somente a passagem com um agente autorizado CVC e hoje prontamente fui trocado de companhia e eu mesmo escolhi, a Qatar Airlines (quero ver agora…duvido que algo aconteça com a segunda melhor companhia do mundo hehehe)! Meu vôo coma Pluna era agora dia 16/07 e paguei apenas 164 reais a diferença, visto que o agente muito honesto e particularmente muito profissional (ele nem tínha que fazer isso mas ganhou ainda mais a confiança) dividiu a diferença que era de 328 reais entre ele mesmo e eu, por isso dos 164 reais.

Posso perceber que vários estão na mesma situação que eu em relação à Pluna. Empenhado com passagem comprada pela web, em cartão de crédito e quase duas parcelas pagas. Estamos pensando na alternativa de carro, já que estou em Porto Alegre. Gostaria de saber, se vale a pena ter carro em Buenos Aires. Tenho visto que podemos deixar em estacionamento, em Colônia e fazer a travessia de barco. Alguém já fez isto? Vale a pena?Fui no site indicado pelo Ricardo mas não está muito claro se o valor com carro inclui os passageiros ou é somente para o carro.

    Olá, Nelson! É melhor deixar o carro em Colonia, sim. A travessia de carro sai caro e um carro em Buenos Aires pode ser mais um estorvo do que um conforto.

Embora eu entenda que uma viagem é algo programado e a não realização é uma frustração tremenda, é importante ser objetivo. O PROCON ajuda mas só será efetivo e rápido quando houver um número grande de denúncias. A melhor alternativa é procurar o Juizado Especial Cível da sua cidade e, apresentando os comprovantes de pagamento, reservas, notícias da liquidação da Pluna – tudo o que conseguir juntar, solicitar o reembolso do valor ou a reacomodação em voo de outra companhia. Sempre acionando a agência de viagens, se for o caso, e a cia aérea. Aqueles que compraram por intermédio da agência, neste momento, estão em melhor situação, uma vez que a agência é responsável também. Mas como eu disse antes, acionar o Juizado Especial é primordial mas todas as outras alternativas (PROCON, negociação amigável) devem ser mantidas em paralelo: o Juizado Especial é rápido mas as outras alternativas podem ser tão rápidas quanto. Mas, se aceitam mais um conselho, sejam racionais. A frustração de uma viagem que deu errado é imensa mas é importante manter o foco – reembolso ou reacomodação em outro vôo. É vital canalizar energias e não dispersá-las em questões e dissabores particulares.

estou a 1 ano sem para o brasil..comprei minha passagem por agencia de turismo em junho para o dia 14/07 e volta para dia 29/07 de buenos aires a belo horizonte… o call center da pluna disse para ligar no dia seguinte. o reembolso deve ser feito pela agencia de turismo?? se alguem poder me informar sobre o que deve ser feito.. obrigado!

    Olá Klever, no meu caso, a CVC providenciou outro vôo (Aerolineas Argentinas), para mesmo dia de embarque do que havia comprado antes.

Acabei de ligar no callcenter da Pluna e me disseram que estão aguardando retorno de uma reunião que aconteceu hj a tarde e que a posição final sairá até na quarta-feira… Paguei meu pacote e do meu marido à vista pela ARC TURISMO, em BH… A dona da Agência Carolina me disse que o reembolso deve acontecer dentro de 120 dias… ai, ai..

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito