Marajó: quem tem dicas pra Loanda?

Marajó

[Mapa: Paraturismo]

Outro dia a Loanda entrou num post de Belém para pedir dicas sobre a ilha do Marajó. Pois bem — o Marajó está entre os destinos brasileiros com menos informações disponíveis na rede. É um segredo que os paraenses ainda guardam para si.

Minto: o site da Paraturismo tem três seções dedicadas à ilha — um capítulo para a ilha como um todo, outro para Soure e outro para Salvaterra, as duas principais cidades.

Não consigo encontrar, porém, relatos de blogueiros em português. As duas melhores peças que garimpei são escritas em inglês: um relato do brazuca honorário Seth Kugel no New York Times e uma página da Patricia Ribeiro no About.com.

Pelo que eu entendi: você pega o barco no terminal hidroviário de Belém e em três horas chega a Porto Camará, no Marajó, de onde continua de ônibus a Soure ou Salvaterra, ou de trânsfer ao seu hotel-fazenda. Soure é maior do que Salvaterra, mas não consegui entender em qual é mais indicado ficar. Estando onde estiver, no entanto, você se encaixa em passeios para ver as belezas da ilha.

Vou colar aqui os primeiros links. Depois a gente edita as contribuições dos trips.

Marajó no site da Paraturismo

Soure no site da Paraturismo

Salvaterra no site da Paraturismo

Itinerários de tours organizados no site da Paraturismo

Amazônia econômica e uma ilha-paraíso, por Seth Kugel no NYT (em inglês)

Marajó, onde o Amazonas encontra o Atlântico, por Patricia Ribeiro no About.com (em inglês)

E você? Já foi ao Marajó? Deixe as dicas pra Loanda e pros colegas da Bóia!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


51 comentários

As dicas da Luciana surpreenderam até a mim que sou paraense, moro em Belém e já fui ao Marajó diversas vezes! Concordo com ela quanto a ficar em Soure, por ser “capital” do Marajó, oferece uma infraestrutura melhor. A fazenda da Dra. Eva Abulfaiad é um passeio obrigatório, e ela é uma simpatia de pessoa, foi minha professora na faculdade de Med. Veterinária. As praias de Soure são mesmo lindíssimas e prove, aliás, coma bastante o delicioso queijo do marajó! Os peixes também são sensacionais, temos a pesacada amerela, o filhote e a gorijuba, todos muito bons. Muito bom ver um pedacinho do meu Pará aqui neste famoso blog de viagens. Melhor ainda ver pessoas tendo interesse em vir aqui na minha terra. Moro em Belém e quem quiser meu contato para alguma informação, terei imenso prazer em ajudar: [email protected].

    Cândida Silva, passei uma semana em Belém no final de junho e adorei. Foi a minha 1ª viagem e não será a última. Escrevi um comentário lá no post Miniguia Inteligente: Belém.

    Boa noite, Candida.

    Fechei um pacote para Belém entre os dias 25/12 a 30/12, o hotel já está reservado, por isso vc que conhece a região pode me informar se é viavél eu ir na primeira balsa e voltar na última no mesmo dia. Daria para eu ver pelo menos Soure. Vc conhece alguém que poderia alugar apenas umquarto para mim e ue marido. Se não for muito caro compensa perder a diaria do hotel neste dia e pagar um quarto em Marajó. Aguardo um retorno, pois estou tendo dificuldade de encontrar sites ou pessoas que me infome algo da ilha.
    DEsde já agradeço a gentileza de um retono.

    Olá, Maria Eloina! Não dá para ir e voltar no mesmo dia não. Não haveria tempo para fazer nada no Marajó. Programe pelo menos dois pernoites na ilha.

Luciana- muito obrigada pelas dicas aqui. Ë realmente difícil achar esta informação on-line uma vez que as pousadas mesmas não dizem nada e o Google ainda não mapeou bem a região. Eu estive lá 2 anos atrás e adorei “the island lost in time”. Tenho 2 dicas de pousadas: Casarão da Amazônia https://www.hiddenpousadasbrazil.com/hotel/casarao-da-amazonia/soure/43 (que tem mais conforto, pizzas fantásticas e donos Italianos) e Pousada O Canto do Francês https://www.hiddenpousadasbrazil.com/hotel/pousada-o-canto-do-frances/soure/44 (onde o dono francês faz o melho bife de búfalo do planeta).

Luciana Pordeus, maravilha o seu relato nesse mar de falta de informação sobre Marajó.
Estive em Belém por uma semana no final de junho e escutei várias vezes dizer que a barca para Marajó sai do distrito de Icoaraci, acho que 25 km ao norte de Belém, e a viagem de barco dura 3:30hs. É isso mesmo?

    Olá, Maria das Graças! Essa eu sei 😀

    O que sai de Icoaraci é a balsa que leva carros; a que transporta apenas passageiros sai do terminal hidroviário de Belém mesmo.

    O terminal Hidroviário é aqui conhecido como Estação das Docas…

Eu tenho algumas dicas! Estou agora morando em Belém e estive no Marajó duas vezes – uma em junho e a segunda em julho.
A melhor cidade é Soure – aonde estão as praias mais legais – Barra Velha, Pesqueiro e Araruna.
Na praia de Barra Velha fique na barraca do Jorge – tudo limpo, peixe fresco que ele pesca diariamente, cerveja gelada, música numa altura que não atrapalha. Nas demais barracas a altura é demais e a música deixa de ser um coadjuvante. Vai por mim!
Em Pesqueiro, fique na barraca vermelha, o rapaz se chama Ericsson, Tem uns tira gostos muito saborosos, cerveja gelada e tem um redário prá se espreguiçar.
Araruna não tem barraca, então leve água, cerva, enfim…
Aliás carregue a água com vc o tempo inteiro, o calor é grande e a sede é maior ainda!
Lá tb é onde tem os melhores restaurantes – Delícias da Nalva (tudo em porções IMENSAS)( 4a. rua no. 1051, telefone (91) 8229-9678) e o Paraíso Verde (tem de experimentar o turu!)( Travessa 17 com 10a., telefone (91) 3741.1581 e (91) 8101.5565.
Leve dinheiro vivo porque quase ninguém aceita cheque tampouco cartão. Existe uma agência do Banco do Brasil em Soure e do Banpará. Tem um caixa 24 horas em Salvaterra, mas quase sempre está sem reserva ou sem conexão.
Um passeio imperdível é na Fazenda Bom Jesus – telefone (91) 3741-1243 e (91) 9616.6999 ( Mande um beijo meu para a Dra. Eva e para Brinquedo e Rambo!) Pense num pedaço de céu na terra – é a fazenda com seus alagadiços, pássaros em abundância, um rebanho de búfalos lindo, cavalos marajoaras, tartarugas, jacarés, capivaras, macacos e a companhia sensacional da proprietária, Dra. Eva que faz um trabalho colossal de resgate e recuperação da fauna local – ela reservou uma área imensa (acho que 300 ha) para soltura dos animais.
Em Soure vc pode visitar o Curtume, tem o mercado de frutas, legumes, peixes. É interesante.
Em Salvaterra é um bom passeio ir até as ruínas dos jesuítas e as praias de Joanes (distrito de Salvaterra).
Tem o Museu do Marajó em Cachoeira de Acari – distante mais ou menos 60 km de Salvaterra, que vale o passeio. Apenas o museu, lá não tem praia.
Na estrada para Joanes tem uma parada obrigatória que é o Igarapé do Ceará – um banho refrescante numa lagoa de água translúcida- claro que dependendo da data do passeio, o igarapé vai estar seco, portanto ….conte com a sorte.
A primeira vez me hospedei na Pousada dos Guarás (em Salvaterra) e adorei. https://www.pousadadosguaras.com.br/) Todos os dias a gente tinha que pegar a balsa e atravessar para Soure. A balsa sai de hora em hora, ou então atravessava de voadora – uns barquinhos que ficam no porto e vão e voltam o tempo inteiro. Esta travessia dura 1o minutos, se tanto.
Nesta primeira vez fomos sem carro e contei com o Sydnei (91) 9142-0157 para fazer os trajetos conosco. Entre em contato com ele antes de ir, fale os dias que vc vai estar e diga os passeios que quer fazer. Gaste um dia em cada praia ao menos.
Na segunda vez fomos de carro e alugamos uma casa. Ah! que maravilha! Eu não vou colocar o telefone da proprietária aqui neste post, mas se alguém se interessar me avise que mando por email, ok? A casa é simples mas é uma delícia – o quintal é a praia…na areia…maravilha.
em Soure tem ainda um hotel que visitei e gostei muito, o Casarão da Amazônia (https://www.hotelcasarao.com/) é no centro da cidade. Para ir para apraia vá de moto taxi. Aliás, tudo lá é na base do mototaxi, uma graça. Tem carro de praça tb, mas o charme é mototaxi! (putz! carro de praça é antigo demais…).
No mais, recomendo levar apenas roupas para calor – muito calor. Repelente, dinheiro em espécie, havaianas e ponto!
No mais é : não chegue imaginando que existe estrutura para turista como em outros balneários – não tem. É tudo rústico, simples, caseiro, carinhoso. Eu voltei encantada e apenas de me recordar para escrever já quero voltar!
Ah! Uma recomendação importante- ao entrar nas piscinas que se formam na vazante da maré, entre com cautela, arrastando os pés. Pode ter arraia. Acreditem, eu fui ferrada por uma e, definitivamente, não foi bom…ah! não foi mesmo!
Se eu me lembrar de mais alguma dica eu volto e escrevo aqui, tá? Espero ter sido útil.
Luciana Pordeus

    Maravilha Luciana, suas dicas são fantásticas. Já consigo ter uma idéia da região e montar um roteiro bem legal. Obrigada Bóia por ter incluído Marajó. Tenho certeza que muitos trips vão aproveitar esse post. Valeu VnV …

    Obrigadíssima, Luciana! Tô sentindo que isso vai virar post… 🙂

    boa idéia, Bóia!

    eu tenho fotos, e , se quiser posso mandar para vc ilustrar o post.

    eu acabei me esquecendo de algumas outras dicas- para comer experimente o filé de bufalo, filés de peixe (filhote, dourada, pesacada amarela ou branca) fritos e sempre acompanhados de farofa e vinagrete, a caldeirada de filhote, o frango ou pato ao tucupi. O queijo e a manteiga de queijo de bufala são excelentes. A batata frita caseira dos dois restaurantes que mencionei são ótimas…manja aquela batata frita da casa da mãe…batata em palitos cortada na faca pela empregada de vida toda? Pois é! O TURU…inesquecível …tem de experimentar…é um molusco que vive nas árvores caídas nos mangues..ele solta um caldo azul lindo! Ah! Dizem que é o viagra natural do Pará…

    para beber prefira os sucos com as frutas regionais – bacuri, graviola, cupuaçu, taperebá, e peça sem açucar pois aqui no Pará eles gostam de tudo docinho – muito doce para o meu paladar. Com estas frutas eles fazem também caipiroscas…delícia!

    Oa búfalos são gigantes gentis – enormes, pesados, malemolentes…existem 4 raças e todas lindas! São calmos e mansos e o unico jeito deles atacarem é chifrando, portanto , cuidado com os chifres. Ah! eles não dão coices e não têm dentes. São ruminantes e se vcs tiverem a boa sorte de poder dar de comer a eles, deixem a mão ir junto com as folhas…é legal demais sentir a boca dos animais!
    Na balsa que nos leva até a Ilha existem dois níveis – regional (sem ar) e VIP com ar condicionada e poltronas mais confortáveis. Vai por mim…vá de VIP sem dó nem piedade (nem é caro – R$20,00.)
    se eu me lembrar de mais alguma coisa eu escrevo aqui!

    Boa tarde Luciana.

    Estou planejando uma viagem à ilha de Marajó no feriado do carnaval, adorei suas dicas.
    Iremos um grupo de 13 pessoas, e gostaria de uma gentileza sua.
    Poderias me informar o telefone da casa que você alugou?

    Agradeço desde já.

    Áurea
    Fone: 85.4008.1590
    85.8610.8814
    85.3086.8790

    Boa tarde.

    Luciana Pordeus,estou indo a Soure cm minha famila agora em janeiro e amei as dicas q vc deu, e gostaria de saber o telefone da ksa onde vc ficou e comentou a cima e q maravilhosa e q daria por email pq estamos procurando ksa p/ alugar e gostaria de saber o telefone,desde já agradeço e espero sua resposta!

    (91) 981008977

    Luciana, bom dia! gostei do seu relato a ilha de marajo, estou chegando em belem dia 16/08, gostaria do telefone da casa que vc alugou na ilha, estamos em dúvida quanto a hospedagem, mas a casa me interessou. Obrigada, bjs Marisa.

    Oi Luciana. Vou a Belém no inicio do ano que vem por duas semanas. Pretendo ir a ilha de Marajó e me interessei pela casa em que vc ficou hospedada. Vc pode me enviar o contato?

    Ah..se você puder me indicar outros lugares pra visitar que caibam neste roteiro de duas semanas, agradeço muito.

    Contato:[email protected]

    Luciana, adorei as suas dicas. Gostaria de saber se você pode me passar o contato da proprietária da casa que você alugou?
    meu email é [email protected]

    Desde já, obrigado. 😉

Oba, vou aproveitar muito essas dicas! Minha viagem à Amazonia em Setembro termina em Marajó!

Vou para Marajó agora no final de agosto… tive que garimpar muito e não encontrei quase nada… Qdo voltar, se ainda for possível, posso ajudar com um relato.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito