Transporte em Paris: Navigo x ticket t+ x Mobilis x Paris Visite

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Transporte em Paris

Paris: comparação de passes de transporte

Qual o melhor passe de transporte para usar em Paris?

Desde o fim de 2015, o cartão Navigo Découverte passou a ser, na ponta do lápis, o mais vantajoso (mas é preciso prestar atenção às pegadinhas).

Se os dias de permanência não casarem com os de validade do Navigo, eu uso o descomplicado ticket t+ (que fica mais barato ao comprar múltiplos de 10). Daí, no dia em que for preciso ir a Versalhes ou à Disneyland Paris, dá para comprar um passe Mobilis para o dia.

Mas se for praticidade o que você quer, o Paris Visite pode ser o seu passe ideal.

Neste post você vai ver a comparação entre todos os passes. Se preferir, pode clicar para ir direto ao tópico desejado:

Atenção: não podemos fazer conta por você

Todos os dias surgem na caixa de comentários inúmeros pedidos de pitacos sobre qual passe ou combinação de passes é melhor para cada viagem. Parece um pedido simples, mas infelizmente não podemos atender: são muitos, e combinados com todos os outros pedidos aparentemente simples que recebemos todos os dias em todos os posts (são mais de 5.000 posts), não temos como atender.

Neste post (e em vários outros) você encontra todas as informações necessárias para fazer sua escolha. Basta um pouco de paciência e uma calculadora. Obrigado!

Navigo DécouverteO que é: um cartão com foto para uso ilimitado de transporte público, carregável com passes de 1 semana ou 1 mês. Era o que se chamava na outra encarnação de "carte orange". A versão "Découverte" é para turistas; os residentes têm seu próprio Navigo. Vale no metrô, no RER, no ônibus e no bonde.

Quanto custa: o cartão custa 5 euros, que entra como custo inicial. Desde setembro de 2015, o Navigo Découverte vale para todas as 5 zonas. O passe semanal custa 22,80 euros; o passe mensal, 75,20 euros. Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos guichês do metrô e estações RER, e também em quiosques, cafés e tabacs autorizados. É preciso levar uma foto 3x4.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, bem mais barato que o Mobilis e superior ao ticket t+ por dar direito às 5 zonas (incluindo Versailles e Disneyland Paris) e todas as baldeações (incluindo as que o t+ não permite, como RER/metrô e metrô/ônibus). Bate também o Paris Visite para quem chega pelo aeroporto CDG (o trajeto de RER é incluído; faça seu passe no guichê da estação do RER).

Desvantagem: O início da validade de cada passe é um problema: o passe semanal vale rigorosamente da segunda ao domingo; se você fizer na quarta-feira, já terá perdido dois dias. (O passe mensal tem validade estrita do dia 1º ao último dia do mês.) O monotrilho Orlyval, que leva do aeroporto Orly ao RER, não está incluído (seriam 12,05 euros extras). É preciso levar foto 3x4 para fazer o passe. O valor do cartão (5 euros) não é reembolsável.

Navigo Découverte x Carnet 10 Voyages x Mobilis? O investimento mínimo no Carnet 10 Voyages é de 14,90 euros, válido por 10 viagens. O investimento mínimo no Navigo Découverte é de 27,80 euros. O Navigo Découverte é mais interessante que o Carnet 10 Voyages se você fizer 19 viagens de metrô ou RER na zona 1 -- ou 11 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio a Versailles (economizando um Mobilis de 12,40 euros), ou ainda 7 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio à Disneyland Paris (economizando um Mobilis de 17,80 euros). Se for a Versailles e à Disneyland Paris na mesma semana (entre segunda e domingo), já é o passe mais vantajoso e os demais dias de metrô e RER sairão de graça.

Recomendado: para pessoas organizadas, que cheguem no comecinho da semana (ou do mês, caso estejam interessadas no passe mensal).

Site oficial: aqui.

Ticket t+ ("carnet 10 voyages")

Ticket T+O que é: bilhetes de transporte público que podem ser comprados avulsos ou em múltiplos de 10 (neste caso, o apelido é "carnet 10 voyages").

Quanto custa: o bilhete avulso custa 1,90 euro; o carnet 10 voyages sai 14,90 euros (1,49 euro por viagem). Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: a praticidade. Você compra de 10 em 10 tickets, e usa à medida que precisar, sem ter que fazer contas ou se preocupar com a validade. O "carnê" não tem titularidade, e os bilhetes podem ser dividido com mais pessoas. O preço é vantajoso. Os bilhetes servem para metrô, ônibus, tram e RER zona 1. São permitidas conexões dentro de um período de 2 horas entre a primeira e a última validação nas combinações entre metrô/metrô, metrô/RER e RER/RER (zona 1) sem pagar um segundo bilhete. Entre ônibus/ônibus, ônibus/tram e tram/tram, o bilhete vale por 1h30 entre a primeira e a última validação. (Pegadinha: não é possível fazer conexões entre metrô/RER e ônibus/tram.)

Desvantagem: não dá direito a aeroportos (o Orly fica na zona 3; o aeroporto Charles de Gaulle, na zona 5), nem a Versailles (zona 4), nem a Disneyland Paris (zona 5).

Sugestão: nos dias em que seu itinerário envolver aeroportos, Versailles ou Disney, compre um Mobilis (veja abaixo).

Site oficial: aqui.

Mobilis

MobilisO que é: Um passe de transporte com validade de um dia (da 0h à meia-noite do dia em que é utilizado).

Quanto custa: 7,50 euros para as zonas 1-2; 10 euros até a zona 3; 12,40 euros até a zona 4 (Versalhes); 17,80 euros até a zona 5 (Disneyland Paris). Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: por uma besteirinha a mais que o preço de uma passagem ida e volta (billet origine-destination) a Versalhes ou à Disneyland Paris, inclui também todos os deslocamentos dentro de Paris que você precisar no mesmo dia.

Desvantagem: não inclui o monotrilho Orlyval em Orly (12,05 euros extras) nem o RER até o aeroporto CDG (uma exceção talhada sob medida para empurrar o Paris Visite aos turistas). Tarifa conferida em outubro/2018.

Site oficial: aqui.

Paris Visite

Paris VisiteO que é: um passe para uso ilimitado de transporte público, válido por até 5 dias consecutivos. Os dias são estanques: começam à meia-noite e terminam à meia-noite.

Quanto custa: a versão mais vantajosa, válida entre as zonas 1 e 5, custa 27,80 euros para 1 dia, 42,20 euros para 2 dias, 59,20 euros para 3 dias e 72,40 euros para 5 dias. Crianças pagam metade. Veja todos os preços aqui. Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, incluindo aeroportos, Versailles, Disney e s linhas Transisilien (desde que compre a versão válidas para zonas 1 a 5). Inclui o Orlyval, o monotrilho de Orly ao RER. Crianças têm 50% de desconto.

Desvantagem: a contagem de dias desfavorece quem chega a Paris à noite. Não inclui ônibus nem tram. Requer bastante uso para valer a pena na ponta do lápis.

A considerar: o táxi de Orly sai entre 30 e 35 euros; o de CDG, entre 50 e 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: basicamente para quem quer usar transporte público entre os aeroportos e o hotel. Para quem viaja com criança também pode ser interessante.

Site oficial: aqui.

Paris Pass

Paris PassO que é: idéia marqueteira de um espertalhão que resolveu juntar todos os passes disponíveis e empacotar para o freguês. Combina o Paris Visite com o Paris Museum Pass, e dá ainda um dia de perambulância com o hop-on hop-off Big Bus e mais sete atrações grátis (bâteaux-mouches, museu de cera Grévin e Torre Montparnasse entre elas).

Quanto custa: 244 euros a versão para 6 dias; 196 euros a versão para 4 dias; 165 euros a versão para 3 dias; 131 euros a versão para 2 dias.

Onde comprar: pela internet. É possível receber em casa, pelo correio (pagando a postagem, e se sujeitando à lentidão do correio brazuca) ou retirar no Paris Pass Desk (74 rue de Cléry; metrô: Strasboug-St.Denis).

Vantagem: (quase) tudo num pacote só e, pra quem gosta, tem o ônibus hop-on hop-off.

Desvantagem: a versão do passe de transporte Paris Visite que está incluída no pacote dá direito apenas à zona central 1-3; aeroportos, Versailles e Disneyland Paris são à parte. Não é barato. (E se você não se dedicar a aproveitar, vai jogar dinheiro fora.)

Recomendado: pra falar a verdade, a gente não recomenda não; é um passe meio pega-turista. Mas se você curte hop-on hop-off e questão de bâteau-mouche... faça suas contas, pode ser que valha a pena.

Site oficial: aqui.

Leia mais:

581 comentários

Gisele
GiselePermalinkResponder

Boas dicas! Eu sempre opto pelo carnet, mas é bom ressaltar que ele é vendido apenas através do auto-atendimento em algumas estações. Para quem não domina o idioma, pode ser um desafio e tanto!

Abraço,

Cris
CrisPermalinkResponder

Como a Mariana Amaral disse ali em cima, eu fiz o Navigo Decouverte e achei fácil a confecção, hehehe. Eu já levei a fotinho no tamanho certo (2,00 cm x 2,5 cm) que eu mesma fiz na minha impressora a partir do escaneamento de uma foto 3 x 4. Pedi o passe no guichê de atendimento da Eatação Cluny - La Sorbonne, e não tive dificuldade em ser atendida. E olha, meu francês é muito pífio!!!

Mas também como disse a Mariana, o Navigo Decouverte tem um bom custo-benefício para quem fica uma semana inteira (ou um mês inteiro) e chega na segunda-feira e fica até domingo (ou nos primeiros 5 dias do mês, se for o passe mensal).

O cartão magnético do Navigo Decouverte (a parte que custa 5 Euros) não termina sua validade quando termina a validade do passe. Parece que a validade do cartão é de 10 anos. Ou seja, se você fizer um, ele vai continuar valendo nas suas próximas vistas a Paris, mesmo que seu passe semanal já tenha terminado, bastando recarregar o passe semanal (ou mensal) nas estações do metrô, e isso dá para fazer diretamente nas máquinas automáticas ou no guichê.

Eu organizei minha próxima viagem a Europa para deixar Paris por último e para a estadia ficar exatamente de segunda à domingo! Ou seja, vou levar meu cartãozinho magnético e usar o Navigo novamente.

Vinicius SS
Vinicius SSPermalinkResponder

Comprei o Paris visite de 5 dias pois:
1) chegaria e sairia por Orly
2) iria pra versailles
3) estava hospedado na casa de um amigo na zona 4

Paguei os 55 euros e de brinde me libertei da obrigação de ficar andando diversos bilhetes, dinheiro, fila de caixa etc.

Só houve um pequeno incidente. Meu Ticket teve que se trocado pois não funcionava (o meu e o da minha esposa). Conseguimos trocar os bilhetes em um posto de informação turística. Comprei os passes via internet no site oficial e estes foram entregues na casa da minha amiga que os enviou ao Brasil pelo correio. Desconfio que talvez algum raio-x tenha invalidado os bilhetes.

Abraço
Vinicius SS

Mathias D'Andrea Modena

Oi pessoal! Uma dúvida: estou indo com minha esposa e queria um dica bem de brasileiro... Posso comprar um cartão só (independente de qual for) pra usar para nós dois? Sei que em NY não dá pois o cartão só libera a segunda passagem depois de 15 minutos.

Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mathias! Pode não. O único que dá pra dividir é o carnet 10 viagens, porque os bilhetes são avulsos.

Maria das Graças

A variedade de passes é enorme mas eu continuo fiel ao T+ (pacotinho com 10 tickets).
Esclareço que o T+ pode ser comprado também nas lojas Tabac, livrarias e em bancas de jornais espalhadas pela cidade.
Lá eles vendem os 10 bilhetes empacotados em celofane.
Andando pela cidade vemos placas com símbolo da RATP (empresa de transportes) fixado nesses locais. Veja o símbolo site da RATP, no alto a esquerda, seguindo este link. http://www.ratp.fr/informer/achat_titres/depositaires/les_commerces_agrees_ratp.php

Sara
SaraPermalinkResponder

Olá a todos,
Estive em Paris em fevereiro e usei o paris visit pois usei para ir e voltar do aeroporto, me deslocar na cidade, ir a Versailles e Disney. Achei que valeu muito a pena. Além do que loi dito no texto, vale ressaltar que ele dá desconto em algumas atrações da cidade e também permite uso do funiculaire de Montmatre

Karin
KarinPermalinkResponder

Como vou a Paris com uma certa frequência, sou fã do Navigo. Se eu chego numa quinta-feira, por exemplo, compro um carnet para ir usando até o domingo. Na segunda de manhã carrego meu Navigo. Se vou ficar dias picados na semana seguinte, faço a mesma coisa - compro carnet para completar os dias.

Ah, minha sugestão: o Navigo é MUITO interessante se você vai no inverno (que sempre é o meu caso). Para não ficar tomando vento gelado na rua desnecessariamente, já que caminhar com temperatura muito baixa não é agradável, pego ônibus para os trajetos curtos. É mais gostoso do que andar de metrô porque podemos ir olhando a cidade e descer onde dá vontade. Às vezes, em um dia, acabo pegando ônibus 6, 7, 8 vezes, e com para isso o preço fixo do Navigo é imbatível. Se você nunca andou de ônibus em Paris, super recomendo. Só reforçando: para trajetos curtos! Para trajetos mais longos, use o metrô.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Alguém tem informações do museun pass? Li no site que ele só dá direito às exposições permanentes. Como faço para visitar as demais exposições (tendo comprado o passe) no mesmo museu? Dá para comprar na hora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! As informações sobre o Paris Museum Pass estão nesse post: https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-museum-pass/
Caso alguma exposição que você queira ver não seja contemplada pelo passe, você paga por fora na bilheteria.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Valeu pela dica Bóia, muito obrigado!

Paris, França ~ Cantinhos da Europa #3 | O meu diário de viagens

[...] Se você for ryco <3 você pode chegar pelo Aeroporto Charles de Gaulle ou pelo de Orly, mas eu cheguei pelo Aeroporto Paris-Beauvais, que opera basicamente voos low cost. Lá, pegamos o transfer que te deixa no centro de Paris, próximo a estação de metrô Porte Maillot. Quando fui (junho/2012) o bilhete do transfer custava 15€ o trecho. Recomendo comprar logo a ida e a volta. Dependendo de onde você vá se hospedar, talvez precise usar o metrô todos os dias então uma boa idéia seria comprar o pacote de 10 tickets de viagens que custava uns 12,50€. Há também o pacote organizado por dias que pode valer a pena também, você terá todas as informações certinhas aqui. [...]

Leo
LeoPermalinkResponder

Ué...agora vc me confundiu...O Paris Visit não dá direito, também, a museus e outras atrações?! Eu podia jurar que usei o Paris Visit em 1998 pra transporte e atrações...Mudou?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leo! O Paris Visite é mesmo só de transporte. smile O de atrações é o Paris Museum Pass: https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-museum-pass/

carolina
carolinaPermalinkResponder

o Paris Visite dá vários descontos.

Joe
JoePermalinkResponder

Olá Bóia, você saberia informar se no caso do Mobilis há redução no preço para crianças?
Grato,
Joe.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joe! Crianças de 6 a 16 anos pagam meia.

mabilde
mabildePermalinkResponder

Eu vou a PARIS em fevereiro (9-13) vou aterrar no aeroporto de Vatry. Estou a pensar adquirir o paris visit pass para 5 dias e 6 zonas, no entanto pelo que percebi não cobre o trajeto de vatry até marne-lá -valle. Alguém me sabe dizer qual a melhor forma e a mais economica para chegar à zona onde o pass visit paris se pode começar a utilizar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mabilde! Há um shuttle que leva do aeroporto a Paris. Compre seu passe de transporte depois de chegar a Paris.

http://vad-vatry.netcontrol.fr/billetenligne.php

Hugo Brasil
Hugo BrasilPermalinkResponder

Boa tarde, estou com uma dúvida, veja se podem me ajudar.
Vou passar 9 dias em Paris, sendo 01 dia de chegada e 01 dia de partida. Vou me hospedar perto do metro Pont Marie, e gostaria de saber se existe algum tkt de transporte do CDG que me deixasse nesse metro, eu sei que seria o RER B + Metro linha 7. Para mim não vale a pena comprar o Paris Visite, já que só possui como máximo 5 dias consecutivos (não me alcança para volta, será mais de 05 dias). Existe alguma tarifa/ticket que eu possa comprar somente para esse percurso (RER + Metro linha 7).
Desde já agradeço,
Hugo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hugo! Compre carnês de 10 viagens de metrô e um ticket extra do RER para o dia da chegada e para o dia da saída.

Dillemba
DillembaPermalinkResponder

Olá Bóia. Mais perguntas: 1-qual o horário do metrô em Paris? Num site li que é das 5h30 à 0h30 e noutro que é das 5h20 à 1h20 e aos sábados uma hora mais tarde. Saindo de Versalhes no trem após o espetáculo das Eaux Nocturnes quando chegar à Paris ainda haverá metrô? 2-Antes das Eaux Nocturnes estava pensando em assistir à Serenade Royale, mas o único comentário que encontrei foi desanimador. Alguma opinião? 3-Percorre-se a pé parque, Petit Trianon, Grand Trianon? Mais uma vez obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dillemba!

O horário do metrô varia com a linha e com a estação. Depois do último metrô pode-se usar linhas noturnas de ônibus, o Noctilien.

Clique em "premier et dernier métro" e escreva o nome da estação desejada:
http://www.ratp.fr/horaires/fr/ratp/metro

O RER C, que serve Château de Versailles, funciona toda a madrugada. Há vários horários entre 23h45 e 0h55, depois funciona de hora em hora.

Vamos pôr a pergunta da Serenade no Perguntódromo, se houver resposta aparecerá aqui.

mello
melloPermalinkResponder

Olá Bóia

Bom dia,

O Paris Pass para 02 dias sai 212,00 euros vale a pena?
estou indo pela primeira vez com minha esposa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mello! Provavelmente não. Leia a descrição do passe acima e faça as suas contas wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mello! Já respondemos no outro post em que você perguntou. Você chegou a ler o texto deste post? Não recomendamos Paris Pass.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Olá Bóia. Estou com uma dúvida em relação ao transporte Metrô-RER. Ficarei próximo da estação de metrô Bastille e pretendo me deslocar até a estação Invalides (tudo na zona 1). Por acaso eu posso pegar o Metrô de Bastille até Gare d'Austerlitz, trocar para o RER C e descer na estação Invalides do RER com uma passagem apenas?
Desde já agradeço a ajuda.
Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Se você pegar um trecho de RER, tem que comprar uma passagem RER.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Muito obrigado pela informação. Agora faz sentido para mim.
Um abraço e parabéns pelo blog.

Tita
TitaPermalinkResponder

Me permito dar um pitaco... Daniel, dentro de Paris (zonas 1 e 2) a passagem de metro vale tambem pro RER, logo vc podera fazer seu trajeto com o mesmo ticket. Guarde ele até o final do seu trajeto, vc tera que passa-lo duas vezes nas roletas.

neri teixeira
neri teixeiraPermalinkResponder

Olã Boia

Meu hotel fica proximo Torre Eiffel, onde tem estacao RER linha C5. Pelo que vi no mapa tem varias estacoes ao longo do Sena, inclusive prox. Notre Dame. Pergunto: Posso fazer este percusso usando esta linha de trem.

atc.

NERI

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neri! Você pode pegar o RER C nas estações Champs de Mars-Tour Eiffel, Pont de l'Alma ou Invalides -- a que for mais próxima do seu hotel ou que tenha a conexão mais conveniente com o metrô do seu hotel.

Dillemba
DillembaPermalinkResponder

Olá Boia! Por favor me esclareça. Meu hotel é na rue S. Roche próximo a esquina com a rue de Rivoli. Que linha de metrô pego para ir à Notre Dame? Subo e desço em qual estação? Olhei no Plan du métro e não entendi. Desde já obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dillemba! Use este serviço da RATP:

http://www.ratp.fr/itineraires/en/ratp/recherche-avancee

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Olá Bóia!
Poderia me ajudar? Vou me hospedar no Hotel Accacias Etoile e deles recebi a seguinte informação: "No aeroporto, apanhe o RER linha B para a estação "Châtelet Les Halles", em seguida, tomar a linha para a estação "Charles de Gaulle -. Etoile", a outra opção seria o onibus da Air France para saltar na av Carnot, perto dos Arcos. Pelo que li se optar pelo RER é melhor comprar o bilhete só para o trem, é isso? Posso comprar já a volta também? Eu penso em comprar o pacotinho com 10 ticket do metrô já que vou ficar 7 dias por lá.
Bóia, poderia me informar também se essas estações tem escadas rolantes? Para o meu hotel seria melhor o ônibus? Creio que seja um sufoco danado subir as escadas com mala.
Obrigada mais uma vez

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmem! Não é preciso comprar volta. Não conte com escadas rolantes. O táxi custa 60 euros e é um ótimo investimento para quem voou a noite inteira e está chegando a uma cidade que não conhece.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Bóia,
Muito obrigada pela dica.É minha primeira vez em Paris e vou fazer exatamente isso, pegar um táxi e mesmo porque tenho limitações e no máximo só empurro uma mala que gira 360, hehe. Como posso pegar um táxi com segurança no aeroporto? Tem várias empresas de táxi lá dentro? O valor é fechado ou é taxímetro?
Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmem! Há pontos sinalizados, siga as placas, não aceite ofertas de taxistas clandestinos pelo caminho. Isso vale para praticamente todos os aeroportos do mundo.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Muito obrigada!

Thaís
ThaísPermalinkResponder

Bóia, gostaria mais uma vez do seu auxilio. Vou chegar em Paris de Amsterdã de trem (estação gare nórd) as 19hs de uma segunda feira. Como passaremos 9 dias, optamos pelo Navigo. Alugamos um apto em Marais (zona 3). Queremos ficar 6 dias em Paris e tirar 3 dias para fazer bate volta para Giveny, Reins e Versalhes. Minha pergunta e: em quais zonas ficam esses lugares? Sei que Versalhes eh zona 4. Como o Navigo só e valido por uma semana, pensei em comprar bilhete avulso para esses lugares. O que vc recomenda?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Você está confundindo os arrondissements (o Marais é o 3e., ou terceiro, ou Paris 75003) e as zonas de transporte. Todos os 20 arrondissements da Paris central estão na zona 1 de transporte. Você só precisará de bilhetes avulsos de RER quando for a Versalhes. Para Giverny e Reims você irá de trem e terá que comprar passagens de trem.

Thais
ThaisPermalinkResponder

Boia, vamos ver se entendi. Meu navigo, irá funcionar para passagens de trem, metro e onibus, durante uma semana (seg à domingo), correto?
Se eu comprar a 1ª opcao (15 euros para zona 1-2) vou poder andar de metro, onbius e trem em toda Paris, ou 2ª opção (33 euros para zona 1-5) o que incluiria Versalhes e Aeroporto, que sao zonas diferentes de Paris.
Giveny e Reins nao tem metro, eu precisaria comprar uma passagem de trem. Em qual estação em Marais eu poderia pegar o trem? Compro o bilhete na hora, qual o nome da empresa de trem? Quanto custa a passagem? Me diseram que eu teria que pegar um onibus para chegar na casa de Monet em Giveny, é isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Seu Navigo não servirá para viagens de trem. Servirá para viagens de metrô, ônibus e RER dentro da zona 1. Versalhes tem que comprar um complemento da RER.

Reims é trem, sai da estação Gare de l'Est, Giverny sai da Gare St. Lazare, compre em http://www.voyages-sncf.com com antecedência para conseguir descontos.

Leia sobre o passeio a Giverny:
http://www.conexaoparis.com.br/tag/giverny/

Leia sobre Reims:
https://www.viajenaviagem.com/2007/07/bate-e-volta-de-paris-a-reims/

O Ricardo Freire acha uma complicação fazer o Navigo, recomenda o carnê 10 voyages.

Thais
ThaisPermalinkResponder

Boia, obrigada!
vou ver as passagens de Giveny e Reims no site que indicou.
Como vou passar 9 dias, já fiz todos os cálculos e o melhor custo x beneficio será o Navigo, para uso de segunda a domingo (7 dias), pois na segunda seguinte, 01/04 abre o jardim de Monet e vamos para Giveny! Dia 02/04 vamos a Reims e dia 03/04 voltamos, teremos que comprar o bilhete para o Aeroporto CDG. Entao, por isso, vamos comprar as passagens desses tres últimos dias, avulsas.
Vi no site que o bilhete avulso de metro para Versalhes é 6,70 euros, esse valor é para ida e volta ou somente ida?
Vi também que a passagem de Trem do Aeroporto para Gare Du Nord é 9,50. É isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! O bilhete avulso para Versalhes é 4,10 euros em cada direção. O bilhete de/para o CDG é 9,50 euros.

http://parisbytrain.com/paris-rer/

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Não é preciso comprar RER zona 4 para ir a Versalhes, somente para voltar. Fui ontem. Usei meu carnet 10 voyages e embarquei em St. Michel com o bilhete normal. Até cheguei a perguntar a um morador se não precisava de outro ticket. Na volta, aí sim, precisei pagar 3,25 euros em um ticket RER C zona 4. No total não saiu 5 euros pra ir e voltar. Atualmente o nome do RER para Versalher é VICKY, pois na linha C tem vários. Na volta desci na ponte das artes. Fui em 2 museus e demorei mais de duas horas. Para voltar a estação St Michel passei meu bilhete do RER normalmente e ele funcionou. Não compensa o Mobilis, sai o dobro.

carolina
carolinaPermalinkResponder

minha irmã tb falou que por "erro" ela colocou o ticket individual normal e funcionou (para is para Versalhes).

Thais
ThaisPermalinkResponder

Boia,

estou tentando comprar há dias as passagens no site que indicou da SNCF para Rouen, mas sempre há falha. Meu cartao é mastercard, está desbloqueado para compras internacionais, já falei com a operadora e até agora nada.
Estou comprando como "guest", e na hora de cadastrar o endereco "my billing adress", a opção é para ceps na Inglaterra, Pais de Gales, Escocia e Irlanda. Será que esse é o problema? Estou fazendo certo? Nossa, nao tive essa dificuldade de comprar no site da thalys. Obrigada!

Thais
ThaisPermalinkResponder

Boia,
esqueci de dizer: estou tentando comprar as passagens no site em ingles, pois os preços sao melhores. será que é isso?
Em francês, fiquei na duvida de qual bilhete compro: ROUEN RIVE BROITE ou ROUEN GARE ROUTIERE?
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Você deve estar num site específico para a Grã-Bretanha.

Note que os preços podem parecer mais baixos porque podem estar expressos em libras, não em euros (não checamos, é apenas um palpite).

Rouen Rive-Droite é a estação servida pelo TGV. Rouen Gare Routière é a rodoviária.

Thais
ThaisPermalinkResponder

Querido Boia, como sempre, vc me salvou! Consegui comprar! Dia 01/04 estarei la abrindo o jardim de monet!

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Vou me hospedar no 14 arroundsement. Onde fica a estação mais perto para eu pegar o RER pra Disney?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! Já respondemos à sua pergunta no outro post em que perguntou. Por favor habitue-se a salvar o post onde pergunta.

https://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/comment-page-3/#comment-265351

Daniellesaegama

Desculpa, bóia! Nao consegui achar e pensei que nao tivesse conseguido ! Foi mal! Obrigada pela resposta!

Diogo Lemos
Diogo LemosPermalinkResponder

Bom dia,
Deixo este post não para responder a nenhuma pergunta em específico, mas sim para partilhar e tentar divulgar uma das piores experiências da minha vida: VIAJAR PARA PARIS PELO AEROPORTO DE VATRY.
Antes da viagem já me tinha apercebido que o shuttle estava desactivado desde Outubro de 2012,mas toda a informação disponivel indicava que existiam meios alternativos (mais caros) para me deslocar do aeroporto para Paris, tais como taxi ou camioneta/autocarro.
Na verdade, decidi arriscar e fomos (eu e a minha namorada) "à aventura".
Quando lá chegamos estavamos literalmente no meio do nada! Viemos para a entrada rapidamente na expectativa de arranjarmos um taxi, ou uma paragem de autocarro, mas não havia nada! Perguntei a um funcionário do aeroporto como podia ir para Paris e a primeira reacção foi soltar uma gargalhada. Depois explicou-me que só tinha duas alternativas, e ambas passavam por chamar um táxi que demora 1hora a chegar ao aeroporto após ser pedido: ir de táxi até o aeroporto de Orly (200/220€), ou ir de táxi para Chalons-en-Champagne (65€) e lá apanhar um comboio para Paris – Gare d’Est (27€/pessoa/viagem). Tentei então chamar um táxi por uma das duas companhias disponíveis na zona, e que segundo o aeroporto e ryanair são as que habitualmente fazem o transporte de passageiros a partir de Vatry. Como um mal não vem só, uma das companhias estava fechada (falência – número desactivado); liguei para o outro e explicou-me o seguinte: “fica 65€ o transporte, e não sei quanto tempo demoro porque vou aguardar que leve alguém para essas bandas. Devo demorar pelo menos 1h30/2h”!!! No desespero por não conseguir sair do aeroporto, pensei em alugar um carro pelo menos para me deslocar para a cidade, e mais um cenário surreal: no balcão do Hertz (único balcão disponível) disseram-me que não podia requisitar um carro pois todos os que têm em frota no local exigem um aluguer feito online com 48h de antecedência!!! Lá tivemos que esperar a chegada do táxi que nos levou para a estação de comboio de champagne (30/40min. de viagem). Lá compramos os dois bilhetes para Paris (total de 54€) e lá fomos nós numa viagem de 2h.
Como não íamos ficar hospedados em Paris, mas sim em Vale d’Europe (situado a 2min. de comboio dos parques Disney), ainda demorámos mais 50min. até lá chegarmos.
Ou seja, aterramos no aeroporto às 14h15 e chegamos ao hotel pelas 20h (contabilizando) o tempo a procurar informações tanto na estação de comboios de champagne, como nos serviços RER (que aproveito para dizer que são fantásticos: é muito fácil circular no metro de Paris, pois toda a informação está disponível de forma intuitiva).
Para acabar o meu relato, partilho uma última peripécia, tão ridícula como as restantes. No dia de retorno, já sabendo pelo que teríamos que passar, acordamos cedo para não corrermos quaisquer riscos de perder o voo e fomos de Gare d’Est para Champagne , onde em Champagne esperámos por um táxi (vão aparecendo de tempos a tempos). Chegámos ao aeroporto às 12h45 e estava fechado!!! O aeroporto só abre aos Domingos e Quartas do 12h30 às 15h30!!! Como se atrasaram na hora de almoço, só abriram o aeroporto às 13h, e tivemos de esperar ao frio (-2ºC) até alguém chegar!
Se esta experiencia não tivesse sido comigo confesso que não acreditava! Deixo aqui este post na expectativa de ajudar futuramente alguém na minha posição e peço que o partilhem noutros blogs ou outros pontos de informação, para ajudarmos toda a gente que venha a pensar viajar pelo aeroporto de Vatry.
Contas feitas, no final gastei 110€ na viagem (ida e volta), mais 240€ só para me deslocar de Vatry-Paris! Antes de viajarem analisem estes custos, e verifiquem se não compensa alugar um carro, ou ir para outro aeroporto (todos o outros 3, têm ligação directa com a RER que vos leva a qualquer parte de Paris num máximo de 8€/pessoa!!!!
Qualquer informação adicional, estou disponível.

Paulo Sindeaux

Apesar de aqui não ser o local para essa postagem, mas no local adequado não encontrei como fazê-lo. Como estou sempre ouvindo o Ricardo Freire na Band News FM e não me sentia a vontade sem dar a dica após ler o que ele escreveu e as dificuldades pelas quais passou.
Fuçando bastante na internet sobre o assunto, descobri o Maxroam International. O chip dessa empresa MaxRoam dá para comprar via internet (ou seja, já dá para sair do Brasil “chipado” internacionalmente) e você recebe pelo correio. A compra é fácil: você escolhe o seu tipo (SIM-para só celular; para Ipad, internet para celular e até um próprio celular novo com chip) e qual crédito gostaria de ter (10€, 20€, etc).
Dá para calcular as mais ou menos as tarifas que você vai usar, através do site dizendo para onde você vai viajar (“I’m Roaming In”) e para onde vai fazer a maior parte das ligações (“I`m calling to). Por exemplo: Se você vai fazer uma viagem para Paris e quer ligar para o Brasil, olha das taxas que você vai pagar, por minuto, ou mensagem.
É utilizável em mais de 200 países, resolve a dificuldade que o Ricardo fala em ter que comprar chips diferentes em cada país.
Ainda não testei, vou viajar somente em janeiro, mas achei bem interessante a proposta.

Leo
LeoPermalinkResponder

Gostaria de saber se esse chip da maxroam deu certo...

Theo
TheoPermalinkResponder

Caríssimos, uma dúvida: a Mariana diz que tanto o Mobilis quanto o Paris Visite valem pro CDG, mas no site da RATP diz que o Mobilis não vale pro "Roissy par RER". Será isso? O único que posso comprar chegando no CDG é o Paris Visite?

Theo
TheoPermalinkResponder

Perdão, um adendo à minha dúvida: qual a diferença, além do Orlyval, entre o Mobilis zona 5 e o Paris Visite zona 5 de um dia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Theo! O texto está completo e atualizado.

Por favor nos mostre onde você leu no site da RATP que o CDG não está incluído. Note que existe uma cidade chamada Roissy.

Theo
TheoPermalinkResponder

Perdão, demorei porque tou viajando sem laptop. Vi aqui:
http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_21148/mobilis/
Diz que vc pode usar os meios de transporte da Île-de-France, "à l'exception de Filéo, Voguéo et les liaisons desservant les aéroports (Orlyval, Orlybus, Roissybus, Orly et Roissy par RER)."

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Theo! Você tem toda a razão. Fomos traídos pelas letrinhas miúdas do site da RATP. Parece que a medida é para empurrar o Paris Visite aos turistas. Estamos corrigindo já.

josé
joséPermalinkResponder

Boa tarde,
Estou indo a Paris no período compreendido entre 22 a 28 de maio de 2013, em lua de mel.Ficaremos no Bairro Bastille e chegaremos pelo aeroporto "Orly".
Qual e o ticket vcs recomendariam p gente?! Queremos utiliza-los para o aeroporto e versalhes, além dos demais passeios na capital francesa.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Está tudo explicadinho no post acima wink Leia atentamente!

Leo
LeoPermalinkResponder

Por favor, alguém sabe me informar se posso comprar o Navigo Découverte pra minha filha de 9 anos? No site não há opção de preço pra criança, mas tb não diz se é um cartão somente pra adultos. E pra nós vale mais a pena comprar o Navigo que o Paris Visite (que tem opção criança), pq vamos ficar em Paris de 2a. a domingo... Pensei em comprar o Navigo pra ela assim mesmo, mas fiquei na dúvida se é um passe somente para adultos, "proibido" pra crianças ou algo assim. Se bem que no site tb não diz nada... Alguém sabe informar isso? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leo! Não há proibição para crianças, mas tampouco há descontos.

Leo
LeoPermalinkResponder

Valeu! Abs.

Dillemba
DillembaPermalinkResponder

Olá! Bóia, qual o problema com os ônibus de Paris? Só leio artigos e posts sobre metrô e RER, como andar, etc. Para quem como eu vai à Paris pela primeira vez e quer ver tudo, não seria mais interessante andar de ônibus do que em baixo da terra? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dillemba! Não há problema com os ônibus em Paris. Apenas demoram mais tempo e são mais difíceis de encaixar em qualquer roteiro, sem conhecimento prévio das linhas. Mas se você tem tempo e paciência, sirva-se.

Luzicarla
LuzicarlaPermalinkResponder

Olá!
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site rico em infs. Este post do transporte em Paris me ajudou muiiiito.smile Bom, agora só estou com uma duvida. Como vamos chegar as 23h30 em Orly, iremos pegar táxi até o hotel (região da bastilha). Iremos fazer o percurso das atrações praticamente a pé, vamos comprar o carnet 10 (muito bom, por sinal), pois podemos dividir os tickets entre eu e o marido. Vamos a Versailles tbm e neste dia pretendemos ir com o Mobili de 1 dia (10,55), mas neste dia também pensamos em ir a Montmartre. Vc sabe se o ticket do Mobili vale para o bondinho (Furniculaire) em Montmartre para visitar a Sacre Coeur? Se não, o ticket t+ vale ou tenho que comprar separado?
Outra pergunta, estes guichês de auto-atendimento para venda do carnet 10 ou Mobili é em inglês tbm né?
A Maria das Graças comentou em 2012 que o carnet 10 tbm era vendido nas lojas Tabac, livrarias e em bancas de jornais espalhadas pela cidade. Consigo achar o Mobili tbm neste locais?
Muito obrigada pela ajuda! e Parabéns mais uma vez!
Abçs,
Luzicarla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luzicarla! O Mobiils é válido no funicular e pode ser comprado em tabacs também (talvez não em todos).

Luzicarla
LuzicarlaPermalinkResponder

Obrigada!
Abçs

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Olá, estou indo para Paris 15 dias para zona de Dourdan La Forêt, linha amarela C de RER.Que tipo de bilhete devo comprar para as 2 semanas. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Você estará na zona 5. Faça um Navigo Découverte.

Maria
MariaPermalinkResponder

Viajo esta semana a 1ª vez para Paris para Orly vamos ficar hospedados junto ao Trocadero, qual o transporte que devo usar para lá chegar somos 2 e chegamos da parte da manhã. Obrigada

Paulo
PauloPermalinkResponder

Olá, em julho estarei com a família em Portugal e estamos programando (4 adultos + 2 crianças de 10 e 11 anos) uma esticada de 5 ou 6 dias a Paris: chegada no aeroporto CDG numa segunda-feira, indo direto para um hotel na Disney onde ficaremos 2 ou 3 dias (as crianças querem 3, mas é caro!). Depois seguiremos para hotel em Paris (estou tentando num "arrondissement" mais central possível) onde ficaremos por 3 dias, e então retornaremos sábado ou domingo pelo mesmo CDG.
Pelo que aprendi aqui (excelente, Ricardo Freire!) creio que o passe Navigo nos seria o ideal.
Perguntas: Estou certo, ou haveria solução melhor? Se sim, sabem se é possível adquirí-los no aeroporto CDG? E sendo para zonas 1-5 seria mesmo suficiente?(vi num comentário do “Paris: a Cris ensina como funciona o passe Navigo Découverte” que para chegar à Disney deveria ser incluída zona 6, mas no site oficial do passe nem há tarifa para zona 6).
Grato, e parabéns mais uma vez!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! O passe é inconveniente para vocês por vários motivos. Para começar, vocês ficariam um ou dois dias sem usar o passe por estar na Disney. Segundo, a viagem do CDG à Disney por RER é longuíssima -- vocês precisariam ir com o RER B até Châtelet-Les Halles, no centro de Paris, e então fazer a conexão para o RER A à Disney.

O jeito mais rápido de ir do CDG à Disneyland Paris é de trem de alta velocidade, o TGV. A viagem leva apenas 10 minutos. Mas custa caro: de 17,50 a 27,50 euros por adulto, e de 8,80 a 13,80 por criança, dependendo do horário e da antecedência de compra. Compre em http://www.voyages-sncf.com .

Um táxi custará 60 a 70 euros.

Há também "shuttles".

O VEA passa em todos os hotéis da Disneyland Paris, custa 20 euros por adulto e 16 por criança http://vea-shuttle.co.uk/timetables-prices/charles-de-gaulle-shuttle-schedules/

O ezyshuttle cobra 80 euros para uma van para até 8 pessoas http://www.ezyshuttle.com/

No dia de vir da Disneyland Paris para a cidade, compre um Mobilis zonas 1-5. No dia de ir a Versalhes, um Mobilis zonas 1-4. Nos outros dias, vá de tickets avulsos comprados em múltiplos de 10.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Bem esclarecedor! Muito obrigado, um abraço!

DANILO
DANILOPermalinkResponder

Ola tudo bem?... por gentileza, estarei indo com minha namorada em Paris por 3 dias e meio e chegando no final da tarde pelo aeroporto de CDG e retornando 3 dias depois pelo orly... pretendemos ir a DIsney e Versalles... qual a melhor combinacao de transporte nesse caso.. com o bilhete RER consigo utilizar o metro tambem?...ficaria muito agradecido da sua orientacao para compra.. sendo que ficaremos em um hotel prox da torre..pensei em comprar um bilhete mobilis quando chegar do aeroporto CDG e depois o carnet de 10 dias.... obrigadooo um otimo domingo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Compre bilhetes Mobilis para os dias em que for para fora de Paris (Versalhes e Disney). Nosso pitaco: 3 dias é pouquíssimo, você não deveria sair da cidade, não (nem pra ir a Versalhes).

Cristina Lima
Cristina LimaPermalinkResponder

Olá, estamos indo em 3 amigas passar 5 dias em Paris.. estaremos chegando de Barcelona pelo Orly.. 1 dia vamos a EuroDisney.. o que compensa mais, comprar o carne com 10 tickets ou o passe para 03 ou 5 dias? De Paris seguiremos para Londres. Ficaremos hospedadas no Luna Park que fica na Oberkampf Street. Obrigada!

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Oi Cristina, em 2011 fomos à Paris com a ideia de comprar o Visit Paris (passe que inclusive dá direito a descontos em algumas atrações). Acabamos desistindo e comprando o carnet 10 tickets (que é na verdade um envelope onde o bilheteiro coloca os 10 tickets individuais e vc tem um desconto). Acontece que compramos o passe integrado do Opentur (ônibus de 2 andares) com Batobus (barco), o que aproveitamos para nos deslocarmos por 3 dias. Só à noite precisamos de metrô. Já para a Disney e Versalhes o metrô vende bilhetes integrados (trem + metrô) que tb dá um desconto na tarifa. Conclusão: desistimos do Visit Paris por simples falta de necessidade. Se porventura vc decidir pelo Visit ou algum outro, atente para o fato de que o valor é cobrado não só em função do número de dias mas também em função das zonas (1 a 3 / 1 a 5).

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Está tudo explicadinho no post acima, leia com atenção grin

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Tenho uma duvida, vou ficar na gare du nord(zona 10) qual o tipo de passe você me aconselha a comprar?
Essa zona é perigosa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! A Gare du Nord não está na "zona" 10. Ela está na zona 1 do transporte parisiense. 10 é o número do bairro (arrondissement). O entorno da estação é um pouco mal-encarado, há muitos imigrantes morando na área, mas em absoluto não é um lugar perigoso. É uma região relativamente central, muito bem servida por transporte, e perto de zonas boêmias interessantíssimas (Oberkampf, Canal St.-Martin, Bastille).

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Dúvida sobre o paris pass.
Ele não inclui o trem mais metro?
Mesmo que seja zona 1 a 3, todos os pontos turísticos de paris, encontram-se dentro dela, não é???
A partir da zona 4, o único ponto "turístico" seria o aeroporto CDG e as cidades do interior da França.
Logo, se eu ficar em Paris e comprar esse passe e usar só na zona 1 a 3, basta eu ir a 3 museus por dia, e usar 4 vezes o metro, que o custo já compensou, não é???
Abraços
Thiago.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! De que trem você está falando? Do RER?

As atrações principais fora da zona central são: Versalhes, Disneyland Paris e os aeroportos. O Paris Pass é caríssimo e só vale a pena para quem quer andar no ônibus de dois andares de city-tour turístico.

Maristella Rodrigues

Olá Bóia...

Primeiramente PARABÉNS pelo seu site, pois tds essas informações são de grande funcionalidade. Gostaria q vc tirasse minha dúvida : chegarei em Paris no dia 05/10/13(sábado) pelo Aeroporto CDG. Ficarei até dia 13/10/13 (domingo). Meu hotel fica na 5ª arrondissements. Quero ir de trem aeroporto / hotel e vice versa,, porém vou comprar o passe Navigo somente na segunda feira. Irei a Versailles e vou passar 1 dia em Londres indo de trem bala. Qual passe vc me aconselha a comprar para me locomover do aeroporto ao hotel e ir para o museu do Louvre no domingo, visto que só terei o Navigo na segunda?
Desde de já agradeço
Maristella

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maristella!

Veja as opções desde o CDG:
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

Na opinião do Ricardo Freire, carnês de 10 viagens são a melhor opção. Compre bilhetes avulsos ou passes Mobilis nos dias em que precisar transitar fora da zona central.

Deixe para ir a Londres quando você tiver tempo de ir a Londres. Passar um dia é desperdiçar o seu dinheiro e o seu tempo de férias.

Maristella Rodrigues

Olá Bóia

Muitíssimo obrigado pela sua ajuda, mas vai mais uma perguntinha?
O passe Navigo (zona 1 e 2) me permite ir do hotel Agora Saint Germain (5ªarred.) até a estação Gare du Nord ou seria o passe Mobili?

Obridaaaaaaaaaaa
Maristella

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maristella! Os 20 arrondissements estão dentro da zona 1.

Agnaldo Junior

Olá, estou indo, com minha esposa, para Paris (Aeroporto Orly) em junho, chego 26 às 16h e volto dia 28 às 11h30min (horário previsível do voo). Gostaria de saber o que é melhor (Carnet, Mobilis ou Paris Visit) para usar no trajeto Aeroporto x Hotel x Aeroporto, já que ficarei hospedado próximo da estação de metrô Porte de Bagnolet, e para fazer um tour rápido de um dia inteiro em alguns locais de Paris apenas.
Desde já grato pela atenção.
Agnaldo Junior

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Agnaldo! De/para Orly, o melhor é ir de táxi. 3 dias de Paris Visit com direto à zona do Orly custará 43 euros por pessoa; 86 euros para um casal andar de metrô andar de metrô e trem não é um bom negócio. Os táxis vão sair 60 euros no máximo (os dois somados), e o resto vocês complementam com um carnê 10 voyages.

O Mobilis não vale para os aeroportos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

Adriana d´Albrieux de Carvalho

Olá, estarei em Paris de 13 a 18 de julho e estou em dúvida sobre comprar o Paris Museum Pass ou o caríssimo Paris Pass. Sei que vc recomenda o primeiro, mas fico em dúvida sobre o Hop on Hop off. É fácil comprar tkts para ele em julho? Acabei de tentar comprar a visita marcada para a Torre, mas os ingressos o line já acabaram...estou desolada e traumatizada...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! O Ricardo Freire recomenda fortemente usar transporte público em Paris. Muda o seu ponto de vista sobre a cidade. Mas se você quiser andar no ônibus de dois andares, poderá comprar na hora que quiser.

Você também vai poder subir na Torre, basta enfrentar a fila.

Maria das Graças

Adriana d´Albrieux de Carvalho, para mim o melhor "pass" em Paris é o carnet de 10 tikets que dá acesso aos ônibus de Paris e também ao metrô. Eu dou preferência aos ônibus pelo simples fato de que neles a cidade se descortina diante de voce. Tem linhas que fazem um verdadeiro tour pela cidade.
Não compro o museu pass porque não vou a vários museus na mesma viagem. Então prefiro pagar para ir naquele que eu selecionei para visitar de acordo com as atrações da época.
Não fique desolada porque não conseguiu tikets para a torre. Compense com um passeio de barco no final do dia ou com um café no final da tarde na varanda do Chez Francis, na Place d'Alma, de onde poderá ver a torre se iluminar ao anoitecer.

Patricia Bertoldo

Boa noite, vou a Paris com meus filhos (3 e 6 anos) e gostaria de saber se hamcarne 10 voyages com preco reduzido parar crianças.
Abraços,
Patricia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! O de 3 anos não paga passagem, mas não pode ocupar um assento sozinho. Para o de 6, compre um carnet 10 voyages prix réduit (50% de desconto).

Patricia Bertoldo

Bóia, agradeço pelas dicas.
Abraços,
Patricia.

Juliane
JulianePermalinkResponder

Olá!
Pergunta meio básica... Ficaremos hospedados em um hotel da Disneyland Paris e pretendemos ir 2 dias visitar Paris, mas não dias consecutivos. Como estarei com criança, achei que fica mais barato comprar o Paris Visit de 2 dias. Minha dúvida é, esses dois dias de uso precisam ser consecutivos ou não?
Obrigada!

Dani
DaniPermalinkResponder

Juliane,

de acordo com o site da RATP, o passe Paris Visite só é válido para dias consecutivos.

http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_22599/paris-visite/

Paris Visite est un forfait valable 1, 2, 3 ou 5 jours consécutifs sur les zones 1 à 3 ou 1 à 5 (Attention: la journée commence à 5h30 et se termine à 5h30 le lendemain).

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliane! No Paris Visite os dias são consecutivos, sim!

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Ola tudo bem....por gentileza, poderia me informar se caso eu comprar o ticket do aeroporto CDG ate o centro (RER)eu ainda consigo continuar usando o bilhete para o metro?

Obrigado

Danilo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Consegue sim. O oposto é que não é válido.

Boaventura ribeiro

Bom dia, tudo bem? Preciso de uma opinião e uma informação de vocês se for possivel. Em julho vamos a Paris. O nosso grupo sao 9 adultos e 2 crianças. Ficaremos 5 noites. Vamos chegar em CDG e ficar hospedados em Chelles Gournay zona 4. Queremos ir à Disney (2 dias) paris 2 dias e 1 dia a versalles.
Pergunta : o passe Paris visit é o mais recomendado?
Informação: Qual a melhor maneira de ir de Chelles gournay para Disney?
Abraços, parabens pelo site e obrigado pela atenção
Boaventura

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Boaventura! O Paris Visite parece indicado. De CDG até Chelles você terá que pegar a RER em Bondy; para chegar lá, pegará o Roissypole e um ônibus, em trajetos curtos.

Simule todos os seus itinerários em transporte público aqui:
http://www.ratp.fr/itineraires/en/ratp/recherche-avancee

DANILO
DANILOPermalinkResponder

Bom dia tudo bem?... por gentileza, gostaria de uma ajuda referente ao bilhete para compra do metro. Estarei chegando ao meio dia em Paris no aeroporto CDG e verifiquei que terei que comprar uma bilhete RERb para o centro de paris. A minha dúvida seria após chegar no hotel e quiser sai para conhecer os pontos turísticos eu ainda poderia continuar usando este bilhete ou teria que comprar um carnet de 10 ou um mobilis de 1 um dia? E se eu comprasse um mobilis de 1 um dia que inclui a zona 5 ( CDG) seria mais vantajoso?

Grato pela ajuda

Danilo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Depois que chegar ao hotel, compre um carnê 10 viagens.

Por favor leia o texto com atenção. O Mobilis não inclui CDG.

Carlos Gonçalves

Bom dia

Que me aconselha comprar para uma estada em Paris, sete noites, oito dias ? Saindo no Aeroporto Orly ?

Cumprimentos,

Carlos Gonçalves

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Use as dicas acima para escolher, de acordo com os seus passeios. Está tudo explicadinho smile

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-museum-pass/
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar