Transporte em Paris: Navigo x ticket t+ x Mobilis x Paris Visite

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Transporte em Paris

Paris: comparação de passes de transporte

Qual o melhor passe de transporte para usar em Paris?

Desde o fim de 2015, o cartão Navigo Découverte passou a ser, na ponta do lápis, o mais vantajoso (mas é preciso prestar atenção às pegadinhas).

Se os dias de permanência não casarem com os de validade do Navigo, eu uso o descomplicado ticket t+ (que fica mais barato ao comprar múltiplos de 10). Daí, no dia em que for preciso ir a Versalhes ou à Disneyland Paris, dá para comprar um passe Mobilis para o dia.

Mas se for praticidade o que você quer, o Paris Visite pode ser o seu passe ideal.

Neste post você vai ver a comparação entre todos os passes. Se preferir, pode clicar para ir direto ao tópico desejado:

Atenção: não podemos fazer conta por você

Todos os dias surgem na caixa de comentários inúmeros pedidos de pitacos sobre qual passe ou combinação de passes é melhor para cada viagem. Parece um pedido simples, mas infelizmente não podemos atender: são muitos, e combinados com todos os outros pedidos aparentemente simples que recebemos todos os dias em todos os posts (são mais de 5.000 posts), não temos como atender.

Neste post (e em vários outros) você encontra todas as informações necessárias para fazer sua escolha. Basta um pouco de paciência e uma calculadora. Obrigado!

Navigo DécouverteO que é: um cartão com foto para uso ilimitado de transporte público, carregável com passes de 1 semana ou 1 mês. Era o que se chamava na outra encarnação de "carte orange". A versão "Découverte" é para turistas; os residentes têm seu próprio Navigo. Vale no metrô, no RER, no ônibus e no bonde.

Quanto custa: o cartão custa 5 euros, que entra como custo inicial. Desde setembro de 2015, o Navigo Découverte vale para todas as 5 zonas. O passe semanal custa 22,80 euros; o passe mensal, 75,20 euros. Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos guichês do metrô e estações RER, e também em quiosques, cafés e tabacs autorizados. É preciso levar uma foto 3x4.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, bem mais barato que o Mobilis e superior ao ticket t+ por dar direito às 5 zonas (incluindo Versailles e Disneyland Paris) e todas as baldeações (incluindo as que o t+ não permite, como RER/metrô e metrô/ônibus). Bate também o Paris Visite para quem chega pelo aeroporto CDG (o trajeto de RER é incluído; faça seu passe no guichê da estação do RER).

Desvantagem: O início da validade de cada passe é um problema: o passe semanal vale rigorosamente da segunda ao domingo; se você fizer na quarta-feira, já terá perdido dois dias. (O passe mensal tem validade estrita do dia 1º ao último dia do mês.) O monotrilho Orlyval, que leva do aeroporto Orly ao RER, não está incluído (seriam 12,05 euros extras). É preciso levar foto 3x4 para fazer o passe. O valor do cartão (5 euros) não é reembolsável.

Navigo Découverte x Carnet 10 Voyages x Mobilis? O investimento mínimo no Carnet 10 Voyages é de 14,90 euros, válido por 10 viagens. O investimento mínimo no Navigo Découverte é de 27,80 euros. O Navigo Découverte é mais interessante que o Carnet 10 Voyages se você fizer 19 viagens de metrô ou RER na zona 1 -- ou 11 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio a Versailles (economizando um Mobilis de 12,40 euros), ou ainda 7 viagens de metrô ou RER na zona 1 + um passeio à Disneyland Paris (economizando um Mobilis de 17,80 euros). Se for a Versailles e à Disneyland Paris na mesma semana (entre segunda e domingo), já é o passe mais vantajoso e os demais dias de metrô e RER sairão de graça.

Recomendado: para pessoas organizadas, que cheguem no comecinho da semana (ou do mês, caso estejam interessadas no passe mensal).

Site oficial: aqui.

Ticket t+ ("carnet 10 voyages")

Ticket T+O que é: bilhetes de transporte público que podem ser comprados avulsos ou em múltiplos de 10 (neste caso, o apelido é "carnet 10 voyages").

Quanto custa: o bilhete avulso custa 1,90 euro; o carnet 10 voyages sai 14,90 euros (1,49 euro por viagem). Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: a praticidade. Você compra de 10 em 10 tickets, e usa à medida que precisar, sem ter que fazer contas ou se preocupar com a validade. O "carnê" não tem titularidade, e os bilhetes podem ser dividido com mais pessoas. O preço é vantajoso. Os bilhetes servem para metrô, ônibus, tram e RER zona 1. São permitidas conexões dentro de um período de 2 horas entre a primeira e a última validação nas combinações entre metrô/metrô, metrô/RER e RER/RER (zona 1) sem pagar um segundo bilhete. Entre ônibus/ônibus, ônibus/tram e tram/tram, o bilhete vale por 1h30 entre a primeira e a última validação. (Pegadinha: não é possível fazer conexões entre metrô/RER e ônibus/tram.)

Desvantagem: não dá direito a aeroportos (o Orly fica na zona 3; o aeroporto Charles de Gaulle, na zona 5), nem a Versailles (zona 4), nem a Disneyland Paris (zona 5).

Sugestão: nos dias em que seu itinerário envolver aeroportos, Versailles ou Disney, compre um Mobilis (veja abaixo).

Site oficial: aqui.

Mobilis

MobilisO que é: Um passe de transporte com validade de um dia (da 0h à meia-noite do dia em que é utilizado).

Quanto custa: 7,50 euros para as zonas 1-2; 10 euros até a zona 3; 12,40 euros até a zona 4 (Versalhes); 17,80 euros até a zona 5 (Disneyland Paris). Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: por uma besteirinha a mais que o preço de uma passagem ida e volta (billet origine-destination) a Versalhes ou à Disneyland Paris, inclui também todos os deslocamentos dentro de Paris que você precisar no mesmo dia.

Desvantagem: não inclui o monotrilho Orlyval em Orly (12,05 euros extras) nem o RER até o aeroporto CDG (uma exceção talhada sob medida para empurrar o Paris Visite aos turistas). Tarifa conferida em outubro/2018.

Site oficial: aqui.

Paris Visite

Paris VisiteO que é: um passe para uso ilimitado de transporte público, válido por até 5 dias consecutivos. Os dias são estanques: começam à meia-noite e terminam à meia-noite.

Quanto custa: a versão mais vantajosa, válida entre as zonas 1 e 5, custa 27,80 euros para 1 dia, 42,20 euros para 2 dias, 59,20 euros para 3 dias e 72,40 euros para 5 dias. Crianças pagam metade. Veja todos os preços aqui. Tarifas conferidas em outubro/2018.

Onde comprar: nos caixas de auto-atendimento ou nos guichês do metrô, ônibus e estações RER.

Vantagem: um bilhete único para todos os transportes, incluindo aeroportos, Versailles, Disney e s linhas Transisilien (desde que compre a versão válidas para zonas 1 a 5). Inclui o Orlyval, o monotrilho de Orly ao RER. Crianças têm 50% de desconto.

Desvantagem: a contagem de dias desfavorece quem chega a Paris à noite. Não inclui ônibus nem tram. Requer bastante uso para valer a pena na ponta do lápis.

A considerar: o táxi de Orly sai entre 30 e 35 euros; o de CDG, entre 50 e 60 euros (por carro, não por pessoa), e entrega você no seu hotel, sem precisar carregar mala em escada do metrô nem achar o caminho entre a estação e o hotel.

Recomendado: basicamente para quem quer usar transporte público entre os aeroportos e o hotel. Para quem viaja com criança também pode ser interessante.

Site oficial: aqui.

Paris Pass

Paris PassO que é: idéia marqueteira de um espertalhão que resolveu juntar todos os passes disponíveis e empacotar para o freguês. Combina o Paris Visite com o Paris Museum Pass, e dá ainda um dia de perambulância com o hop-on hop-off Big Bus e mais sete atrações grátis (bâteaux-mouches, museu de cera Grévin e Torre Montparnasse entre elas).

Quanto custa: 244 euros a versão para 6 dias; 196 euros a versão para 4 dias; 165 euros a versão para 3 dias; 131 euros a versão para 2 dias.

Onde comprar: pela internet. É possível receber em casa, pelo correio (pagando a postagem, e se sujeitando à lentidão do correio brazuca) ou retirar no Paris Pass Desk (74 rue de Cléry; metrô: Strasboug-St.Denis).

Vantagem: (quase) tudo num pacote só e, pra quem gosta, tem o ônibus hop-on hop-off.

Desvantagem: a versão do passe de transporte Paris Visite que está incluída no pacote dá direito apenas à zona central 1-3; aeroportos, Versailles e Disneyland Paris são à parte. Não é barato. (E se você não se dedicar a aproveitar, vai jogar dinheiro fora.)

Recomendado: pra falar a verdade, a gente não recomenda não; é um passe meio pega-turista. Mas se você curte hop-on hop-off e questão de bâteau-mouche... faça suas contas, pode ser que valha a pena.

Site oficial: aqui.

Leia mais:

581 comentários

Carlos Gonçalves

Em termos de Passes ..Paris-Pass+Navigo+Paris-Musuem+Mobilis etç ?

Martins Franklin

Transporte até 7 pessoas cada vez, um mini bus Mercedes Viano, para todo os situos turisticos de Paris, e tambem para os aeroportos Orly, Roissy Charles de Gaulle, Beauvais. E so précisa de reservar : 0662916962 ou reservar por mail : m.franklin1696@gmail.com
Eu falou portugues e inglês...
Preço de 20 euros por pessoas ao minimo.

ciro francisco de almeida

Firmei os passos da minha viagem, e agora gostaria que os mesmos fossem observados, por favor:
-Chego com minha esposa às 10h00 em Orly;
-Compro 2 "Carnets 10 viagens";
-Acrescento 8,40 euros a cada ticket e embarco no OrlyVal;
-Desembarco na Gare d'Austerlitz que é o local mais próximo (cerca de 1,5km) da Rue Mouffetard, pra onde daria até pra ir a pé.
Está certo ou poderiam ser feitas correções pra melhorar em algum ponto?
Obrigado, Ciro e Vera

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ciro! Não temos certeza se na estação do Orlyval já dará para comprar o seu carnet 10 voyages -- mas não será preciso usar nenhum bilhete de metrô no OrlyVal. Você comprará um ticket específico do RER + OrlyVal que dará direito a prosseguir de metrô. (Só na volta é que é preciso gastar um metrô a mais). 1,5 km para andar com malas é muito chão! Certamente haverá uma estação de metrô mais próxima do seu hotel.

Simule seu itinerário nesta página da RATP:
http://www.ratp.fr/itineraires/en/ratp/recherche-avancee

Se bem que, chegando por Orly, o melhor é ir de táxi... Vai dar pouco mais de 25 euros, é um custo x benefício excelente se comparado ao OrlyVal e à trabalheira de chegar de metrô.

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Boia tudo bem?

me da mais uma ajuda!!

Estava vendo que para Eurodisney por exemplo o RER A tem sentido com dois destinos finais: Marne-la-Vallee Chessy e Boissy-Saint-Leger, como eu sei como pegar o trem certo? Irei pega-lo na estação Chatelet -Les-Halles!!

Valeu

Douglas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! A cada trem o painel indica o destino final. O seu precisa ser o de Marne-la-Vallée.

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Oi Boia, imaginei q era isso...grato!!!

Cristina Lopes

Oi Douglas,
fui a Eurodisney agora em junho c//minhas duas filhas,17 e 21 anos, caso vc vá com filho estudante, leva o comprovante da escola ou faculdade, pois eles têm desconto de 35%, nos dias de semana,e 15% nos finais, usei as carteiras daqui do Brasil mesmo e eles aceitaram, ok.
Com relação ao RER A peguei na estação Nation e vc verá um painel na plataforma c/o nome de varias estações e antes do trem chegar, as estações onde ele para ficam acesa.

Abç

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá, então só apresentando a carteirinha do brasil na bilheteria da Eurodisney tem o desconto ? Pelo site eu não consigo o desconto neh ?

Bjz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Para conseguir o desconto você precisa comprar o ingresso na bilheteria do parque. smile

Mara
MaraPermalinkResponder

Olá! E o Paris passport, é o mesmo caso do Paris Pass? fazer qs contas e ver o que é mais vantajoso?
Ficarei em Paris por 10 dias. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mara! A recomendação do Comandante é combinar o Paris Museum Pass + passe de transportes.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-comparacao-passes-transporte/

Rosangela
RosangelaPermalinkResponder

Oi Ricardo e Bóia,

Boa noite.
Mais uma vez abusando vocês: ficaremos no Hôtel De La Herse d'Or
20 Rue Saint Antoine, e chegaremos no Orly, vocês aconselham taxi? Caso vá a Giverny, o Paris Visite cobre o trecho de trem? Muito obrigada.
Rosângela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosangela! O Paris Visite não cobre trens.

Leia sobre deslocamento dos aeroportos:
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

Allysson Oliveira

Olá amigos,

me permita abusar de vocês também.

Fiquei em dúvida sobre as zonas numeradas de 1 a 5. Quais são elas? Se referem apenas ao Metrô? Ou aos RER também?

Também não entendi como ver se o passe vale para o trem RER que preciso.

Exemplo: vou passar 9 dias em Paris, ficarei hospedado em Houilles, e chegando por Orly vou precisar de passagens de Orlyval, Metrô e trem RER. No caso do RER vou pegar o A vermelho e o B azul.

Qual o tipo de passe mais adequado pra mim?

Pode me dar uma ajuda nisso? Não sei qual tipo de passe comprar.

Chego em Paris numa manhã de quarta-feira com minha esposa.

Obrigado pela força e parabéns pelo blog.

Abraços,

Allysson Oliveira

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alysson! Você estará na zona 4 do RER. Tenha passes que cubram até esta zona todos os dias.

Veja como sair de Orly:

https://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Caríssimos,
Estou em Paris, eu e meu marido, ficaremos dois meses, uma dúvida crucial: Qual é a melhor e mais econômica opção de passes de transporte?
Muito obrigada,
Jussara

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jussara! Será o Navigo Découverte.

O passe pode ser carregado com passe semanal (válido de segunda a domingo; sempre expira no domingo) ou mensal (válido do primeiro ao último dia do mês; sempre expira no último dia do mês).

Ilana
IlanaPermalinkResponder

Oi, Bóia! Estou indo para Paris com minha filha (15 anos) e meu marido. Se nós comprarmos o Museum Pass, minha filha terá entrada gratuita nos musues, por estar acompanhada da gente ou teremos que comprar um Museum Pass para ela também?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilana! Ela entrará com vocês.

Ana
AnaPermalinkResponder

Boa noite! Acho que cometi um erro.comprei os bilhetes de avião antecipadamente e agora nao encontro hotel barato no centro de Paris para 3 pessoas no mesmo quarto com suite. 4 noites. Me ajuda! Obg

Liana
LianaPermalinkResponder

Oi Bóia! Gostaria de saber o valor do RER do CDG para Paris e de Paris para Versailles. Qual o valor atual do combo de 10 passagens de metrô ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liana! Há links para os sites oficiais em todos os tópicos. Você pode conferir no site oficial os preços atualizados, se é que desatualizaram.

Leia também sobre chegada de aeroportos:
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

Mon
MonPermalinkResponder

Liana, agora em setembro paguei cerca de 13 euros pela carteira de 10 tickets.
O RER de CDG para Paris ficou em 9,50. De Paris para Versailles você pode usar um ticket normal de metrô. É na volta que fica diferente, você deve comprar outra passagem, que sai 3 e pouco.

Liana
LianaPermalinkResponder

Obrigada Mon!!!! Estou avaliando de que forma é melhor 3 pessoas virem do CDG para o Ibis Opera e contabilizando os gastos para saber qunto $$$ preciso levar. Você foi muito gentil....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liana! Por favor, leia o post sobre chegada de aeroportos:

https://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

Ronaldo S. Silva

Boia, vou chegar em Paris no Aeroporto de Orly e meu hotel é o Derby Eiffel (5 ave. Duquesne) , vou com minha esposa, pego um táxi ou vou de metro, qual melhor opcão ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronaldo! Veja as dicas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

Ronaldo S. Silva

Hummm, melhor então pagar 30 euros no táxi ne ! Obrigado

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Bom dia,

Eu estarei em Paris por seis dias e vou adquirir o Navigo zona 1 a 5 já que vou pra Versalles e Eurodisney. Minha dúvida é a seguinte: para ir ao Aeroporto Charles De Gaule na volta, pensei em ir de Taxi até uma estação que tenha um RER (St. Michel, se não me engano) e de lá pegar o trem com o Navigo. Vocês recomendaria isso?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Não há problema nenhum. Verifique apenas se o seu Navigo não ficará muito caro por causa dessa zona 5. Provavelmente ficará mais barato comprar bilhetes específicos nos dias em que você sair da Paris central.

Barbara Cortat

Olá,

vou à Paris mês que vem. Chegarei na segunda e irei para Berlin no domingo. Levando em consideração que eu e meu namorado pretendemos:
- usar transporte público o máximo possível
- ir e voltar de trem do/para o aeroporto CDG
- ir à Versailles
e que nos hospedaremos no 13° arr.

É mais aconselhável para a gente o navigo, correto? Dá para comprar no aeroporto? Ele vale da 0h de segunda até 23h59 de domingo?

Ah! Pretendo comprar o museum pass tb. Essa é a melhor opção para a gente navigo mais museum pass??

Já agradeço quem puder me ajudar!!

Barbara Cortat

Complementando minha pergunta é melhor comprar o zona 1-5 do navigo ou comprar os tickets para versailles e aeroporto separadamente e comprar zonas 1-2 do navigo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! O Ricardo Freire sugere comprar carnês de 10 tickets para a Paris Central e comprar separadamente os do aeroporto e Versalhes.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Compre carnês de 10 tickets e o Paris Museum Pass.

Barbara Cortat

Mais não vai ficar muito mais caro? Afinal usarei pelo menos 4 passes de metrô por dia (2 para mim e dois para meu namo)e vamos ficar 6 dias (seg à dom).

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Cada viagem sairá por 1,33 euro. O trabalho burocrático para fazer o Navigo dificilmente compensa.

cintia
cintiaPermalinkResponder

Estive em Paris em Setembro por 6 dias.Pegamos dias maravilhosos e decidimos andar somente de bicicleta ( sistema Vélib) .Foi muito legal,faziamos grandes distancias rapidamente e curtindo o visual de Paris dia e noite.
Existem peculiaridades em usar a velib, como por exemplo devolve-la em até 20 minutos para não ser tributado(acho que era 1 Euro a hora extra),mas voce encontra vaaarias "estações" e aí era só revalidar sua bike por mais 20´e tudo bem.Existem ciclovias na grande maioria de Paris,não nos sentimos ameaçados ou inseguros.

Zilda
ZildaPermalinkResponder

Olá. Vamos a Paris de 13 a 16/Dezembro.Somos 3 idosas e gostariamos de saber do clima.Precisamos levar casacos de lã longos ou os mais curtos são suficientes? Não queremos encher malas pq de lá vamos para Marrakech ver os jogos do mundial e é outro clima. Quanto aos passes não entendemos muito bem, queremos ver Louvre, Notre Dame, Versailles, a Torre, o Arc e andar de barco e algumas compras(é só o que dá nesse pouco tempo).Precisamos ter os ingressos com antecedência para não enfrentarmos filas, por favor nos aconselhe.

PARIS de METRÔ – rápido e fácil. | Miss Check-in

[...] é que não cobre o deslocamento para o Aeroporto CDG . Confira as condições do MOBILIS aqui e aqui e, de acordo com suas pretensões, veja qual dos dois bilhetes atende melhor às suas [...]

Ana Pereira
Ana PereiraPermalinkResponder

Olá. Dia 29 de Novembro chego durante a manhã para 3 dias em Paris. Estou com dificuldade em decidir qual passe devo escolher. Somos um casal com um filho de 7 anos. Sexta e sábado ficamos no centro da cidade ( visita torre Eiffel, arco triunfo, louvre, notre dame museu orsay, ...) Domingo vamos para versalhes. O que me aconselha: museum pass? Carnet 10 voyages + mobilis (criança precisa?) para versalhes? l'open tours para 2 primeiros dias?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! O Ricardo Freire recomenda carnê de 10 viagens + Paris Museum Pass. No dia de ir a Versalhes, compre o bilhete até lá. Criança de 7 anos não paga nem nos museus nem no transporte público.

Liliane
LilianePermalinkResponder

Olá Ricardo! Estamos indo pra Paris em um grupo de 5 pessoas da mesma família ( a farofada ) , vamos chegar no CDG, estive vendo o RER até Chatélet, e de lá pegar o metrô até nosso hotel, mas fazendo as contas - RER 9,50 por pessoa quase 50,00 euros, acho que compensa mais ir de taxi, mas gostaria de saber se os carros ( taxis ) de lá comportam 5 adultos com 5 malas ( nada exagerado, o papagaio vai ficar em casa). Alguém poderia me dizer? Cabe 5 passageiros em um carro taxi comum?
merci
Liliane

Como usar celular e transportes na França? | Magro de RuimMagro de Ruim

[...] o Navigo e o Paris Visite – na minha opinião, menos vantajosos. Para saber mais, confira esse post do excelente Viaje na Viagem. E há outras dicas sensacionais sobre o metrô parisiense [...]

Virgínia Novello

Olá!
Vou para Versailles saindo da estação de Jaurès. Nessa estação eu compro os tickets para Versailles e eles incluem todo o trajeto e conexões mesmo pegando RER e metro?
Muito Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Virgínia! Compre um bilhete RER válido para a zona 4. Guarde o ticket, ele vai ser usado novamente na catraca da estação RER.

Ricardo Ribeiro

Meu amigo seus posts são DE ENORME VALIA!!!! simplesmente perfeitos para quem quer conhecer Paris sem cair nos contos pra turista...VALEU MESMO!!!!

Gisele
GiselePermalinkResponder

Ainda me restou uma dúvida após ler todos os tópicos. Vou ficar em um Hotel na Zona 3, em Saint Dennis. Esse carne de 10 tickets vale para qualquer trajeto de metro? Há opção de escolher o carne para zona 1 a 3?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! Se o lugar onde você vai ficar for servido por metrô, os tickets do carnê são válidos.

Caso o seu lugar seja servido por RER, você precisará comprar tickets avulsos da sua zona à zona central ou passes diários que incluam a sua zona.

Você também pode comprar tickets avulsos de RER da sua zona à Paris central, e usar o carnê de 10 tickets para locomoção de metrô, ônibus, bonde ou RER dentro de Paris.

Roberta Maués

Oi pessoal, estou com viagem marcada para Londres e Paris em Julho deste ano. Ficarei 7 dias em Paris e estou na fase de escolher hotel e cheia de dúvidas. Pelos preços, o Ibis Bastille Opera seria uma boa opção, porém fica na 13 arrondissement, fico com receio de gastar demais com transporte.Também tinha pensado no Ibis de Montmartre, porque vi que é um bairro menos turístico e mais boêmio (mas conforme estou pesquisando, estou quase para desistir deste,pois parece que a logística aí não seria muito boa) Que tipo de passe seria mais vantajoso caso ficasse em um desses hoteis? E para ir ao aeroporto CDG, cujo voo sai as 07:30 da manhã a única alternativa seria pegar táxi?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Por favor, não pergunte a mesma coisa em posts diferentes.

Demos a resposta no post dos aeroportos.

sergio
sergioPermalinkResponder

Comandante,

Vou a Paris no dia 23 de maio e chegamos pelo CDG. Seremos 3 pessoas.

Pela comodidade,penso em usar taxi no trajeto aeroporto- Place D'Italie .

Pergunto : o preço é fixo (quanto ?)ou no taximetro ?

No último caso, dá pra se ter uma idéia de valor ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Os táxis do aeroporto funcionam com o taxímetro e uma corrida até a Paris central vai custar entre 55 e 60 euros. Para saber mais, leia aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/02/paris-chegada-aeroporto-cdg-orly-beauvais-vatry/

António Rigor

Se for individual ou casal recomendo o uso de Metro ou Bus.

Mas a partir de 3 elementos, o mais barato é sem dúvida alugar carro. Pois mesmo que gastem 20€ por dia em aparcamento, sai mais barato e não dependem de ninguém.

É muito fácil conduzir em Paris, a única dica importante é deixar um corredor central para os velocípedes passarem. De resto é fingir-se de parisiense e está tudo bem. Eles também conduzem mal pra cassete! Atenção ao respeito da velocidade quando forem o sinal RAPEL é para respeitar mesmo.

Se procurarem, conseguem alugar um carro bom para 5 dias na casa dos 120€ e por 165€ com seguro pega turista que eu não compro. Procurem empresas que tenham terminal no aeroporto de chegada.

Estive em Agosto 2007 e já tenho passagem, hotel e carro para próximo Agosto (2014).

Paris vale sem dúvida o esforço. É bela, única e mágica.

Apenas me desagrada observar alguma descaracterização da sociedade Francesa. Vêem-se bastantes nativos do Norte de África especialmente Argrlinos e tb indús com cara de poucos amigos - nunca fiar.

Mas quem sobrevive a São Paulo, sobreviverá a Parissmile

Recomendo comprar via net apenas Voo, Hotel, aluguer carro, torre Eifel, Asterix, Disney - o resto compre na hora. Esses bilhetes tudo incluído, na maior parte dos casos não compensa.

Hotel - dê preferência aos subúrbios, muito relação melhor qualidade - preço

Não deixe de ir à Disney (mesmo que esteja cansado, vá de manhã à noite, ao fecho mesmo. Previna-se com muitas baterias e memória nas máquinas pois vai querer gravar tudo. É um Mundo à parte. 1 só dia - Compre apenas bilhete para o parque principal. Se for mais que um dia à Disney, então veja o outro.
Tb não perca o Asterix - tem excelentes pontos de diversão (cuidado com os corvos), Suba à Torre Eifel ou vai-se arrepender de não o ter feito(chega 2º piso), Jorge Pompidou (muita coisa grátis), Louvre - só p/ quem for por 15 dias ou com essa intenção. As visitas são apressadas e muito muito caras.
Comer:
O carro ajuda muito nisso pois pode levar os bolsos cheios do hotel, despejar na bagageira. Passar num hipermercado (não faltam - preferência Carrefour) e abastecerem de comida, bebida e fruta.

Nos parques Disney e Asterix poderá sair para comer, basta falar à saída. Vão até ao carro, pegam a lancheira e disfrutem. Mas se quiser pagar 15€ por uma simples sanduiche e um sumo estão à vontade.

No centro de paris aproveitem as queijarias, já que não sendo baratas, praticam preços aceitáveis e os queijos são óptimos.

Depois...refeições económicas em Paris não existem, o mais barato que conseguirão encontrar para além do Macdonalds, são estes:

http://pommedepain.fr
- Pequenos almoços e lanches bom preço

http://www.quick.fr
– tipo Mac, mas belga


Restaurante Flunch:
O Flunch é uma excelente alternativa aos restaurantes fast-food, para fazer uma refeição a um preço acessível em Paris. Funciona muito com menus que incluem a bebida e o prato com acompanhamento quente à descrição, por um preço que ronda os 7€. Além disso, tem uma enorme variedade de alimentos para adicionar à refeição, desde saladas frias, doces, fruta, etc.

Por fim recomendo que admire a arquitectura das ruas e vielas da idade. Procure por bairros centenários. E claro delicie-se pelo menos 1 vez numa daquelas magníficas explanadas em que Paris é fértil. E esqueça a parte da conta, você merece!

Melissa
MelissaPermalinkResponder

Olá!

Estamos programando nossa viagem a Paris para Outubro.. Vamos chegar em 1 casal de trem Eurostar de Londres na estação Gare du Nord às 12:50.. Encontrei o site abaixo de reservas de taxi.. http://www.pap.sncf.com/starcab/DV/accueilAvecDV.htm
Vcs conhecem esse seviço? É confiável? Vale a pena? O valor simulado até nosso hotel é 13,95euros.. Nosso hotel é o Ibis Paris Bastille Opera 11éme.
Obrigada!
Melissa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melissa! Infelizmente não conhecemos. Veja como aferir a reputação de empresas na internet:

https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Argelia Ruiz
Argelia RuizPermalinkResponder

Boa tarde Bóia,
Eu e uma amiga chegaremos em Paris dia 20/07 domingo, ficaremos até 02/08, pretendemos ir a Versailles e outras cidades próximas, qual seria a melhor compra de transporte: navigo decouverte, paris pass, mobilis, museu pass + carnet 10? Levando em conta que vamos ficar no boulevard Richard Lenoir.
Abraços
Argélia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Argelia! Como está dito no texto, o Ricardo Freire recomenda comprar carnês de 10 tickets e, quando for a Versalhes, comprar um Mobilis para o dia.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Argelia, é isso mesmo, siga sempre as dicas do VnV, o melhor é comprar o carnê de 10 tickets em qualquer estação de metrô. Acabei de chegar de Paris, fiquei perto do boulevard Richard Lenoir, e recomendo usar os ônibus parisienses, que são excelentes e permitem fazer um tour pela cidade. O ticket pode ser usado no ônibus, e permite uma combinação para outra linha. A linha 69 passa pertinho, na Rue de Chemin Vert e termina ao lado da Torre Eiffel, descendo a Rivoli e passando pelo Louvre. Mas o melhor de Paris realmente é caminhar, que cidade linda e charmosa!

Marco Aurélio M. Rodovalho

Caso eu esteja em CHATELET e queira ir em LA DEFENSE, posso usar o carnê de 10 tickets para ir pela linha 1 de metro, e evitar pagar extenção ZONA 3 para ir pelo RER A?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco Aurélio! Sim, você pode. smile

Marco Aurélio M. Rodovalho

Então para o metro não existem divisoes de zonas, posso entrar e sair em qualquer estação com o ticket do carne?

Li também no seu blog que se pego um RER, nosso fazer conexao com um metro logo em seguida? É isso mesmo? Tenho que pagar outro bilhete?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Sim, o metrô é considerado zona 1 em sua totalidade.

deka
dekaPermalinkResponder

chegando em Paris vindo de Luxemburgo que estacao vou parar para ir na 62 rue De La Croix Nivert 15 arr- Porto de Versailles Franc . esse endereco e perto dos pontos turisticos? devo comprar essas excursao anunciada no Aviator,ou sai mais barato comprar esse museu pass? obrigada! outra coisa gostaria de ir a Lourdes vc acha que sera facil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deka! Recomendamos passear em Paris usando o Paris Museum Pass: https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-museum-pass/

O seu endereço em Paris fica no 15º arrondissement. Entenda aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/10/em-que-regioes-de-paris-e-melhor-se-hospedar/

É melhor visitar Lourdes de tour organizado.

Fernando Fraga

Algumas dicas interessantes:
1) Esqueça que existem táxis em Paris. Você não precisará deles pra nada.
2) Os bilhetes de metrô valem pra qualquer linha em qualquer lugar. Faça quantas conexões quiser. Você não precisa guardar o bilhete para usá-lo na saída.
3) Os bilhetes do RER têm valores diferenciados por áreas. Você só sai da estação de chegada usando o bilhete para liberar a saída. Caso tenha comprado o bilhete errado, você não conseguirá sair. Um exemplo: com um bilhete simples, você embarca em Chatelet les Halles e desembarca normalmente na Gare du Nord. Se resolver seguir em frente até o aeroporto CDG, não conseguirá sair da estação. A checagem dos bilhetes é feita na leitura de saída.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

As dicas são boas, mas a dica 2 está errada. Guardem sim seus bilhetes de metrô até o final da viagem, só joguem fora ao sair da estação, pois existe fiscalização e quem não apresentar o bilhete leva uma boa multa.

Aline Leite
Aline LeitePermalinkResponder

Estarei em Milão no final de agosto, e gostaria muito de ir até à EuroDisney, porém meu tempo por lá será curtíssimo.
Daria pra ir de trem no mesmo dia e voltar? Quanto tempo gastaria nesse percurso? Vale a pena,?
O que me sugerem ??
Agradeço desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! A EuroDisney agora se chama Disneyland Paris e ela fica em... Paris! Nem se você fosse de avião de Milão até Paris, apesar de ser um vôo rápido (1h20), você conseguiria fazer isso em um dia só.

marly
marlyPermalinkResponder

comprei uma passagem paris bruges paris pela thalys que sai da gare du nord. imprimi o bilhete eletrônico em casa. gostaria de saber como validar antes de embarcar, já que trata-se de um e-tickt e não um cartão de embarque.. obrigado e parabéns pelas fantásticas e oportunas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marly! O fiscal vai passar com a maquininha.

Priscilla Carvalho

Bom dia. Vou viajar com minha filha de 2 anos e gostaria de saber a partir de qual idade são cobradas as passagens dos transportes públicos em Paris.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscilla! No metrô e ônibus, crianças de até 4 anos, não pagam.

Frederico Araújo Oliveira

Olá tudo bem? Chego em paris em setembro numa segunda-feira as 14:55. Vou ficar hospedado no le Malown por 5 noites. Qual e o melhor passe para o meu caso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Frederico! Não sabemos o que você pretende conhecer na cidade. Faça suas contas! wink

Para passeios, nós gostamos do Paris Museum Pass: https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-museum-pass/

Barbara Ramos de Souza

Boa noite! Passarei 17 dias em Paris (de 30 de novembro a16 de dezembro) e estou aceitando palpites no roteiro pois, será minha primeira vez no pais. Queria muito visitar outros países próximos, o que acham? Obrigada. Barbara.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Sim, você tem tempo para conhecer outras cidades. Veja dicas de Paris aqui:
https://www.viajenaviagem.com/destino/paris

Para montar seu roteiro, consulte:
https://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

Mara
MaraPermalinkResponder

Olá,
vou chegar num domingo em Orly mas não vou usar transporte público. E ficarei na cidade até sábado, sendo que indo um dia a Versailles. Irei sair de Paris de carro, logo também sem usar transporte público. Meu hotel fica em Bercy, logo eu imagino que terei que usar o transporte público para chegar em qualquer atração.
Compensa mais nesse caso o Navigo semanal ou os 10 carnês? Somos em 2 pessoas.
Grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mara! O carnê de 10 tickets tem um ótimo custo x benefício e não requer burocracia nenhuma.

Iacyra Cristina de Souza

Estou visitando portugal agora 11 de setembro, fiz um roteiro mas estou querendo mudar uma parte desse roteiro desisto de ir para lousã e vou pegar um voo para paris e passar 2 noites estou vendo hostel, você pode me ajudar qual o melhor meio de economizar nos passeios pode me ajudar. desde já te agradeço boa noite

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iacyra! Caminhar em Paris é grátis e é o melhor jeito de aproveitar a cidade.

Leia sobre o Paris Museum Pass:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-museum-pass

Aida Bittencourt

Olá
Estou no ano que vem indo pela primeira vez à França com a minha família (eu, meu esposo e meus filhos de 19 e 11 anos). Estou fazendo a programação para uma viagem cultural e o site de vocês tem me ajudado em muito mas apesar de todos os comentários ainda estou com dúvida com relação aos passes. Ficarei na França por 14 dias. Chegarei pelo CDG em uma quarta de manhã e irei direto para um apartamento alugado próximo a estação de metro da Etienne Marcel (1o.arrondissement). Na quarta irei à torre Eiffel e a partir de quinta e até domingo visitarei museus e Versalhes (museum pass de 4 dias). Na segunda e terça ficarei flanando sem destino e na quarta bem cedo irei para o Val de Loire com um carro alugado que pegarei no Gare du Nord. Voltarei na sexta à noite, deixando o carro no Gare du Nord. Ficarei novamente no apartamento até a próxima terça, quando vou para a Roma (com programação em aberto para estes dias, podendo voltar a algum museu ou ir a algum lugar ainda não visitado). As minhas dúvidas são: quando vocês falam que com o mesmo bilhete de metro posso fazer conecções significa que, por exemplo, o trajeto da estação da Etienne Marcel (linha 4) para o Louvre (linha 1) será com somente 1 bilhete? Como terei que descer do metro na estação Chatelet para pegar a linha 1 para o Louvre não precisarei utilizar um novo ticket? Qual a sugestão de vocês: compro para nós 4 bilhetes com 10 tickets + os RER para saída e volta ao CDG + os RER para Versalhes ou compro no aeroporto na chegada 4 navigo decouvert para a primeira semana (museus + Versalhes) e para o resto da viagem os 10 tickets + o RER da volta para o CDG ?
Muito obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aida! Todos os trajetos dentro do metrô são integrados. Caso você saia pela porta da estação, ainda poderá usar o seu bilhete num ônibus ou bonde dentro de um limite de 90 minutos desde a sua validação. O Ricardo Freire recomenda o carnê 10 tickets, é um bom negócio e não tem nenhuma burocracia. Se você vir que está gastando demais em metrô, faça o Navigo na segunda semana.

Eros
ErosPermalinkResponder

Os taxis de Paris têm tarifa diferenciada (mais cara) de madrugada? E partidas e chegadas nos aeroportos tem diferença de tarifas nesses horários? Obrigado se puder responder.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eros! Há uma espécie de bandeira 2 das 17h às 10h. Vindo do aeroporto, a corrida não deve encarecer por causa do trânsito mais fluido de madrugada.

Filipe
FilipePermalinkResponder

Ola! Eu e minha esposa iremos em janeiro para Paris. Gostaria de saber se consigo comprar o Paris Visite em algum guiche no aerporto para ja usa-lo para ir à cidade!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Filipe! Consegue, sim.

Filipe
FilipePermalinkResponder

Muito obrigado smile

Carlinhos Ribeiro

Chego em Paris dia 31-10-2014 pelo Aeroporto Charles de Gaulle, qual a melhor forma econômica de chegar a boissy saint leger

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlinhos!

Pelo trem RER com baldeação em Châtelet-Les Halles.

Simule seus itinerários aqui:
http://www.ratp.fr/itineraires/fr/ratp/recherche-avancee

Marcelo Cardoso

Olá, chegaremos em Paris pelo Eurostar (Gare du Nord) e nosso hotel é o Adágio Paris Opera (Rue de Caumartin). Somos em 4 pessoas (casal + 2 adolescentes). Que meio de transporte recomendam entre a estação e o hotel? Estaremos com 2 malas. Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Dá pra ir de trem suburbano e de metrô, mas em todos os casos vocês vão precisar fazer alguns trechos a pé, seja na baldeação entre uma linha e outra do metrô, seja já na rua do hotel.

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Olá a todos. Tenho uma duas dúvidas Bóia, pretendo ficar nas zonas 1 e 2 mas tem momentos que precisarei usar o RER, então se eu comprar o mobilis de um dia, posso usar tanto metrô quanto RER sem "pegadinhas" como o carnet de 10 voyagens? Obrigada mais uma vez e parabéns por todo apoio a nós viajantes.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiane! É isso mesmo.

Débora
DéboraPermalinkResponder

Boa tarde.

Em primeiro lugar quero dar os parabéns pela informação detalhada que têm disponível (melhor que encontrei!).
De qualquer maneira, ainda tenho dúvidas em relação ao trajecto que pretendo fazer.
Chego a Orly na próxima 4ªfeira por volta das 12h30 e quero seguir logo para Versalles. Tendo em conta que somos 4 adultos (sem bagagem, só mochila ás costas), n tenho a certeza se será mais económico de táxi ou que ligações é possível fazer (pelo que percebi para sair do aeroporto tenho sempre de apanhar o Orlyval para chegar ao RER B e dps RER A...certo?)

Obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Vá de RER. Para todos os seus deslocamentos em Paris por transporte público, use a ferramenta da Ratp:

http://www.ratp.fr/itineraires/fr/ratp/recherche-avancee

Eduardo Xavier

Olá Ricardo e Boia.
Vou a Paris com minha esposa e meus dois filhos (7 e 12 anos).
Quero comprar o Paris Museum Pass, mas preciso saber se compro também para os meninos, pois ouvi dizer que eles têm acesso grátis aos museus e monumentos. Confirma?
Ah, eu e os meninos temos passaporte europeu.
Desde já agradeço.
Obrigado
Eduardo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Muitos museus são grátis para crianças e jovens menores de 18 anos. Veja as dicas do Conexão Paris: http://www.conexaoparis.com.br/2009/07/13/quando-e-para-quem-os-museus-e-monumentos-franceses-sao-gratuitos/

Rosangela Farias

Bom dia
Preciso de sua ajuda!
Vou viajar para Paris com minha filha - chegarei as 16:20 pelo Paris Orly Airport e vou para o Hotel Victoria - endereço 2 Bis Cite Bergere
Que transporte devo utilizar?

Quando eu for retornar eu para o aeroporto estarei vindo de Londres 10:24 de Eurostar e chegarei em Paris as 14:00
Que transporte devo utilizar ao sair do Eurostar para ir para o Aeroporto de Orly ( meu vôo será 17:00), tenho que chegar com antecedência de quantas horas? (vou sair de Paris para Porto)
Queria suas sugestões por favor.
Obrigada
Rosangela Farias

Rita Santos
Rita SantosPermalinkResponder

Ola... estou muito em dúvida sobre a nossa "aventura". Vamos para Paris com a familia no final de janeiro, filho de 3 anos, sobrinha de 15, minha mãe na 3a idade. Para todos eles é a 1a vez... ficaremos 3dias e meio em Paris (Hotel Tourisme Avenue), depois vamos rumo a Londres de trem. Queremos ir em Versalhes e Eurodisney... mas não temos o dia marcado, nem compramos os ingressos. Nos outros dias quero passear pelos principais pontos, pensei no onibus aberto. Enfim, tem alguma sugestão? Desde já, muitissimo obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Com apenas três dias em Paris e dois dias gastos fora da cidade, realmente o ônibus de dois andares é a única opção para ver alguma coisa na cidade antes de sair.

Simone Silva
Simone SilvaPermalinkResponder

Ola Ricardo, tudo bem?

Estou um pouco na dúvida. Li todos os seus posts sobre o transporte, mas confesso que estou muito na dúvida para decidir.
Eu, meu esposo e minha irmã Chegaremos em Paris num domingo no dia 01/Fev/2015 pelo (CDG) e ficaremos hospedados próximo ao Arco do Triunfo no Best Western.
Ficaremos lá até o dia 5/Fev, quando apanharemo um avião da EasyJet em ORLY as 11h da manhã. Desses 4 dias, um deles faremos bate e volta para Londres e o outro vamos para a Disneyland e talvez no Castelo de Versailles
Neste cado, eu estava pensando em fazer o seguinte:
1- Ir de taxi de CDG até o hotel
2- Comprar o Carnet 10 para cada um
3- Comprar os tickets de trem/metro para a Disney e para o Castelo no dia em que formos

Você acha que esta é a opção mais vantajosa para nós ou você me aconselha comprar outro tipo de transporte, como por exemplo o Mobilis ou o Paris Visit?
Por favor, se puder me ajudar a saber se estou tomando o rumo certo eu agradeço imensamente!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! A estratégia de transporte em Paris está correta.

Pense mais um pouquinho nessa loucura de passar o dia em Londres. Vai custar uma fortuna e não resolverá o seu problema. Você terá que voltar um dia com calma para visitar direito.

Cidades como Paris e Londres requerem um mínimo mínimo de 5 dias para se revelarem.

simone silva
simone silvaPermalinkResponder

Muito obrigada pela resposta!!! Fico feliz que a estratégia usada seja uma boa opção para nós.
Quanto a Londres, concordo com vc! Acho muito corrido fazer isso, mas meu marido está irredutível e sonha em pelo menos passar o dia lá... Vou tentar fazer ele mudar de ideia...rsrsrs
Enorme abraço!

Adriana melo
Adriana meloPermalinkResponder

Fiz um post compilando lugares por onde já pedalei: Amsterdam, Paris, NYC, deserto do Atacama e Brasília. http://www.atravessarfronteiras.com/2015/01/pedalar-em-viagens-unindo-o-util-ao.html?m=1

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar