Pluna: alguns casos resolvidos, muitos sem solução

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Pluna

Abrimos há duas semanas um post participativo para conhecer os casos dos leitores prejudicados pela crise na Pluna. Foram mais de 120 comentários. Entre eles, depoimentos de passageiros voltando para casa que ficaram sem assistência, e relatos de muitas pessoas apreensivas, sem saber o que será de suas viagens de férias que estavam já pagas e prestes a acontecer.

O processo de liquidação da companhia segue adiante. Pelo que contam os leitores, tentativas de atendimento via e-mail ou telefone diretamente com a Pluna têm sido frustradas.

As melhores chances de uma solução rápida parecem ser através das operadoras de cartão de crédito -- mas prepare-se para pendurar-se na linha e invocar o Procon.

A postura das agências de viagem, online ou físicas, varia. As online, quando concordam em devolver o dinheiro, prometem restituição em 120 dias. Nas agências físicas encontra-se tanto as que resolvem a devolução ou a substituição do pacote com rapidez, até as que continuam enrolando.

Aos que não conseguirem seus reembolsos será mais útil usar a via judicial contra as agências do que contra a Pluna, que não tem patrimônio nenhum no país.

Compilamos os depoimentos dos leitores que conseguiram estorno, reembolso ou realocação em um vôo de outra companhia aérea:

--> Luciana Martins: Visa providencia estorno e cancelamento de parcelas da passagem

A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) foi notificada pelo Procon e orientou que as operadoras de crédito fizessem cancelamentos e estornos.

Liguei para o Visa em 16 de julho pedindo estorno das parcelas pagas e cancelamento das parcelas ainda não pagas. Apenas precisei enviar um e-mail com os comprovantes das passagens, que eram só para setembro. No dia seguinte, pela tarde, os valores já estavam estornados na fatura do cartão de crédito.

Continuem tentando. Se não der, vão ao Procon da cidade de vocês. O Procon de Porto Alegre me ajudou nisso!

Relato aqui.

--> Juliano Oliveira: operadora troca vôo Pluna para Aerolíneas Argentinas

No meu caso, a CVC providenciou outro vôo (da Aerolíneas Argentinas) para mesmo dia de embarque do vôo que eu havia comprado antes.

Relato aqui.

--> Felipe: agente de viagens permite escolha de nova companhia

Comprei somente a passagem com um agente autorizado CVC e hoje prontamente fui trocado para uma companhia que eu mesmo escolhi, a Qatar Airlines! Meu vôo com a Pluna era no dia 16 de julho e paguei apenas 164 reais a diferença, visto que o agente muito honesto e particularmente muito profissional (ele nem tinha que fazer isso, mas ganhou ainda mais a minha confiança) dividiu a diferença que era de 328 reais entre ele mesmo e eu.

Relato aqui.


Como a Pluna tratou o seu caso? Já conseguiu ser reembolsado? Por quais meios? Vai entrar com processo? Conte pra gente!

Leia mais:

Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo o seu caso?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


106 comentários

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Pra mim até que foi fácil resolver. Tinha feito o pagamento em uma parcela no visa e eles estornaram todo o valor, inclusive o IOF. Apenas precisei enviar uma declaração de próprio punho!

Martha
MarthaPermalinkResponder

Ola,

Vc ja tinha pago a fatura?

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Estou em Buenos Aires e havia comprado a minha passagem de volta para SP em abril. Tentamos contato com a Pluna por telefone e inclusive fomos ao guichê no Aeroparque e ninguém sabe dizer nada. O funcionário disse que esá indo trabalhar pra cumprir horário, já que ele ainda não havia sido demitido. Comprei novas passagens pela Gol e pretendo entrar na justiça qdo chegar em SP. Se alguém teve alguma experiência parecida, por favor compartilhe.
Antes que eu esqueçca, muito obrigada pelas dicas Ricardo. Todas foram muito úteis nessas férias, usei praticamente tudo o que vc postou sobre Santiago e Buenos Aires.

André K.
André K.PermalinkResponder

Mas também entendam o lado das agências de viagem: elas já pagaram a Pluna e também não serão restituídas.

Rafael Carvalho

Graças a vocês acabei de conseguir o estorno com a Visa, muito obrigado!

jose freitas
jose freitasPermalinkResponder

Caríssimo Andre K !!!
Muito bem colocada a sua opinião. No entanto, alguém tem que ser penalizado e, nesse caso, jamais o consumidor final, sempre o mais frágil. Esse alguém fica por conta de quem tem o poder de julgar....
Que todos os prejudicados venham a reaver seus $$$ ou USD!!!
Minha modesta intervenção.
Bom dia para nós todos.
zéfreitas.

Sonia
SoniaPermalinkResponder

Olá,

Comprei minha passagem através da STB (Student Travel Bureau) e solicitei o pedido de reembolso através da própria agência. A atendente disse que o pedido de reembolso foi feito, mas que até agora não há qualquer resposta da cia aérea e nem a garantia de que terei o meu dinheiro de volta. A agência não tem responsabilidade sobre a minha passagem?

Rafael Carvalho

Oi Sonia, o Procon me disse que, no meu caso, a Submarino Viagens era a responsável. Ou seja, no seu caso seria a STB. Você pagou no cartão? Se sim, liga no cartão e pede pra eles fazerem o estorno. Abraços

Sonia
SoniaPermalinkResponder

Oi, Rafael!

O problema é que eu já acabei de pagar a passagem e quando liguei na operadora do cartão, me disseram que a responsável é a Pluna...
Bom, no caso é a STB, né?! Você conseguiu o reembolso pela Submarino?

Um abraço!

ALESSANDRA FRANÇA PIACENTINI

Boa tarde,

Sou consultora de viagens, e referente ao assunto Pluna, onde todos foram pegos de surpresa, foi uma grande frustração, tanto para os clientes, quanto para as agencias e operadoras.
Tive clientes com pacotes agendados para viajarem no final de julho, orientamos a pedir estorno ao próprio cartão de credito onde foi pago o montante a companhia aérea, quanto a parte terrestre serão reembolsados 100%. Obviamente outros aéreos estariam bem mais caros que o próprio pacote, não sendo viável viajar para o mesmo destino, porém conseguimos um pacote para outro destino bacana. Acredito que desta forma ninguém saia prejudicado.
Em meio a tantos comentários de pessoas que tiveram e estão tendo problemas com toda essa situação, e parecem nem estar próximo da solução, o que é muito triste e desgastante. Acredito ser de estrema importância ter alguém de confiança para tratar, cuidar da sua viagem. É normal acontecer imprevistos em viagens, antes, durante ou depois, por isso conte sempre com um profissional.
Att
Alessandra

Bianchini
BianchiniPermalinkResponder

Olá Pessoal.

Venho defender o lado da empresas de Turismo.

Atualmente trabalho em uma das inúmeras agências prejudicadas com esse pepino.
Entendemos a posição dos consumidores, mas muitas destas empresas estão passando ''sufoco'' com processos, ações e etc.
Como fazer devolução se elas também se saem prejudicadas como disse o André K.

Cabe aos clientes compreensão e buscar um acordo em troca por outro pacote dentro dos valores gastos.

Ninguém poderia prever este acontecimento, e infelizmente muitas empresas vão ter que fechar por conta disto.

Abraços.

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Bianchini, eu creio que o "caso Pluna" talvez seja um divisor de águas, e as agências de turismo passem a contratar seguro de responsabilidade civil e, também, a fazer um certo escrutínio das empresas aéreas cujas passagens vendem.

Lorena
LorenaPermalinkResponder

BOLETO BANCARIO

O meu caso tá bem mais complicado.. =/
Eu e meu namorado pagamos as passagens a vista pelo boleto bancário, e compramos diretamente no site da pluna, sem intermédio de agência de turismo, logo só podemos tratar com a própria Pluna..
Alguém sabe de alguma coisa que possa ser feita nesse caso?
Fui ao procon e eles notificaram a empresa, mas tenho certeza q nao vai dar em nada, e é obvio que ning vai comparecer a audiência..

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Lorena, estou com o mesmo problema que você.. eu e meu namorado também pagamos a vista, via boleto bancário do próprio site. Nossa viagem foi dia 18, e tivemos que comprar as pressas novas passagens para não perder a viagem e ter mais um prejuízo com o cancelamento!! De qual cidade vc é?!

Maria Eliza
Maria ElizaPermalinkResponder

Lorena e Luisa,
sou de Brasília e estou no mesmo caso que vcs: paguei a vista. Foram 3 passagens ida e volta. Já fiz uma reclamação na ANAC para as providências qto à autuação, mas não sei o que fazer para receber o dinheiro. Já mandamos 3 e-mails para a Pluna e não obtivemos resposta. Vcs já tomaram alguma providência?

sa
saPermalinkResponder

Meu caso é identico, comprei pelo site e nao tenho nenhum tipo de resposta.

Mateus
MateusPermalinkResponder

Tambem comprei pelo boleto e to sem resposta... ja praticamente perdi as esperancas, tbm ja fui no procon e tudo mais.. se alguem tiver novass, avisaaaa...

Moacir
MoacirPermalinkResponder

A única forma é "tentar" algo na justiça (que para ajudar aqui no DF entrou em greve). Vou entrar com uma ação para um cliente amanhã contra a Pluna mas já avisei que as chances não são das melhores.

Carlos Cortés

María Eliza: Sugiro enviar um ofício para a Embaixada do Uruguai nessa - para conhecimento - , e depois conseguir a resoluçao da ANAC, e botar na justiça. O problema nao é só o valor da passagem, está também o danos morais + multa pelo incumprimento do contrato. Quem vai pagar será o governo do Uruguai, devido a que a falëncia da PLUNA foi uma decisao política e nao resoluçao judicial. O governo do Uruguai, de acordo aos termos da associaçao com Leadgate, é responsável até o 75% de cualquer dívida contraída pela empresa. Isso também abrange aos ex-funcionários da PLUNA em diferente cidades do Brasil, que devido a falta de propriedades para penhorar, devem obter sentença trabalhista condenatória - transitada em julgado - , para obter o exequátur.Acredito que seu dinheiro deve e é uma obrigaçao legal, ser pago pelo sócio responsável do contrato ou seja o governo do Uruguai, Saudaçoes, Carlos

Dennis Oliveira

Lorena, Paguei em Boleto Bancario também. R$1800,00 6 passagens!

Sem resposta, caso aberto no PROCON e aguardando o prazo. Mas sem esperança nenhuma de reaver este dinheiro, aceito sugestão ou qualquer ideia para tentar algo! meu email é dennis.roots@hotmail.com

sorte

Koji
KojiPermalinkResponder

Estou na mesma situação de vocês. Moro em Brasília e fiz a compra de 2 passagens ida e volta para Montevidéu. Qualquer novidade no caso ou recomendação além de ir no Procon entrem em contato. Meu e-mail é kojitani@gmail.com

Joaquim Coutinho Neto

Meu caso é identico, pagamento a vista via boleto no site da Pluna, sou de Recife e qualquer novidade favor informem para joaquim@sanea.com.br

Juliano Longoni

Caso idêntico, boleto direto com a cia, pagamento a vista! Sou do RS!
Tentativas via email para resolução direto com a Pluna e nada..!
Meu email: jlongoni@hotmail.com!

Jonathan
JonathanPermalinkResponder

Adquiri um pacote pela Webviagens, até agora não resolveram meu problema...minha viagem está marcada para outubro, vou aguardar. Mas o consumidor quando adquire um pacote confia na agencia que vendeu...pois a agência tem a obrigação de saber o que está vendendo para o cliente e garantir o produto final. Caso contrário qual a função da agencia de viagens? Só pesquisar preços? e não garantir nada ao cliente? Isso qualquer um pode fazer, não precisa de agência de viagem pra isso.

DANIELA RODRIGUES BARROS

Jonathan também comprei pacote de viagens pela WEBVIAGENS, e recebi a mesma informação. Também estou aguardando, pois minha viagem é para setembro/12. Isso é um absurdo! como pode a agência não se responsabilizar pelos seus clientes, sendo que compramos um pacote com eles, e não com a pluna.

Maira
MairaPermalinkResponder

Concordo plenamento com o comentário acima. Comprei minha passagem pela pluna através da ZUPPER VIAGENS no dia 19 de abril e no dia 25 cancelei a passagem. Não obtive o reembolso de mais de 170 reais. Amanhã vou no PROCON. A agência tem que se responsabilizar sim. Tem que saber o que vendem.

"O presidente da Audavi (Associação Uruguaia de Agências de Viagens), Sergio Bañales afirmou que vai cobrar a devolução do dinheiro de quem comprou passagens através das agências de viagens: “Vou exigir que assumam a responsabilidade. Este problema terá que ser encarado por quem os criou. Estamos julgando um desempenho totalmente irresponsável, e que provocou um caos na população”. Este artigo saiu no Correio do Povo, no dia 9 de Julho.

Aconselho a todos irem ao Procon e reclamarem sobre as agências pelas quais fizeram a compra. Tem que se responsabilizar sim! É muito injusto que as pessoas percam dinheiro desta forma e as agências sejam tão negligentes a ponto de se eximirem de qualquer responsabilidade.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Comprei minhas passagens pelo site da Pluna, através do cartão American Express. Ao contrário da Visa, estorno só através de um código de cancelamento fornecido pela Pluna, ou seja, dancei!!!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Bruno, tb comprei minhas passagens por meio do cartão American Express, mas depois de conversar com o atendimento ao cliente do cartão de crédito, cancelaram a cobrança, pelo menos por hora. Aparece na fatura algo como "crédito provisório ou crédito temporário", não me lembro ao certo. Espero que não seja cobrado futuramente!

Annita Brun
Annita BrunPermalinkResponder

Gente,
Meu nome é Annita, sou uruguaia mas morei muitos anos no Rio de Janeiro. Atualmente moro no Uruguai, mas vou para o Brasil umas 4 vezes por ano, e sempre viajei pela Pluna. Como todos, também comprei passagem por Pluna e fiquei sem passagem e sem o dinheiro.
Aqui no Uruguai formamos um grupo de pessoas que foram danificadas por Pluna e estamos fazendo o possível para que todos tenham o retorno do dinheiro ou a melhor solução possível. Preciso de informação de pessoas que compraram passagem PLUNA pelo site deles (www.flypluna.com) e que ainda não tenham tido nenhuma resposta de nada. Estamos apresentando casos de diferentes pessoas e não temos nenhuma informação ainda de brasileiros danificados.
Deixo o meu email aqui, e quem puder me mandar esta informação será de grande ajuda. Também, se quiserem, mando informação sobre o que está sendo feito aqui no Uruguai.
Desde já, muito obrigada. E boa sorte para todos.

Graciela Botella

Por favor puedes mandarme tu mail para que te envie los datos?
Mi marido y yo viajaremos a Chile el dia 5 y 8 respectivamente, nuestro pasaje fue comprado directamente en el sito de Pluna, al contado por boleto. Ya compramos otros pasajes por Tam, pero queremos recibir nuestro dinero de vuelta. También soy uruguaya y vivo en João Pessoa, PB.
Mi email es graciela@abrpisos.com.br
Gracias Annita

leila
leilaPermalinkResponder

Annita, boa noite!!!

Eu comprei duas passagens direto do site da Pluna, e minha amiga comprou mais duas, pagamos com cartão de credito. Fiz duas reclamações via email e até hj não obtive resposta.
veja como podemos nos ajudar.

Leila

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá Annita, eu comprei 10 passagens pelo site da Pluna, pois iriamos com a familia toda para Punta del Este. Enviei varios e-mail para a Pluna, tentei ligar e não obtive retorno.

Felipe Botelho

Olá a todos, sou outro que comprei passagens para Santiago do Chile a vista e não tive o reembolso.
Anita tu no has puesto su correo electronico para contactarte.
Bueno, el mio es filoupsgnr@hotmail.com
Yo habia comprado ida Rio-Santiago(dia 15 de julio) y regreso (30 de septiembre).
He visto que la Pluna va vender sus aviones y todo eso, así que tengo esperanzas de poder tener mi dinero de vuelta.

Samuel Betts
Samuel BettsPermalinkResponder

Olá Annita,
Comprei 4 passagens Rio/Santiago/Rio através do site flypluna.com e 10 dias antes da viagem soube da falencia da Pluna. Para não perder a viagem comprei outras passagens e preciso ter de volta o dinheiro para pagar pelo menos a metade deste prejuizo.
Gostaria muito de receber suas informações sobre o que podemos fazer para conseguir este ressarcimento.
Obrigado,
Samuel Betts

Ricardo Medeiros

Anita,

Tambem comprei pelo site da PLUNA 06 passagens para o CHILE. No dia em que houve a suspensao entrei em contato com a Central de Atendimento da PLUNA e solicitei o estorno. Depois emviei tres e-mails e nada de resposta.
Deixo meu contato para que vc me oriente quanto ao recebimento.

Abcs,
Ricardo - Rio de Janeiro

Luciene Albernaz Oliveira dos Santos

Olá! Boa noite,comprei quatro passagens ida e volta de Brasília para Santiago, para ida no dia 17/07/2012 e retorno em 24/07/2012. Até agora não tive nenhuma resposta, nem do reclamos pluna e nem da agência aqui de Goiânia, pois comprei duas passagens direto do call center da pluna pelo visa e duas de uma agência de turismo aqui em Goiânia também pelo visa. Gostaria que você me mandasse alguma notícia daí do Uruguai, ou o que fazer, pois cansei de esperar por definição desses dois lugares que citei acima. Obrigada, lUCIENE.

Mario
MarioPermalinkResponder

Olá Anita,
Não sei se ainda é tempo mas comprei minhas passagens ida e volta pela PLUNA e na época insisti via telefone e e-mail e nunca obtive retorno algum da PLUNA. Somente um e-mail dizendo que estariam resolvendo mas comprei direto no site da PLUNA e paguei com cartão de crédito.
meu email é mariolivetti@gmail.com
Obrigado e boa sorte!!!

Annita Brun
Annita BrunPermalinkResponder

Meu e-mail:
annitabrun@gmail.com

Obrigada!!!

Luiz
LuizPermalinkResponder

Obrigado a todos que ajudaram, especialmente a Luciana, conseguimos a devolução do dinheiro pago pela mastercard. Haviamos comprado em abril no site da pluna para julho e pagamos numa só parcela no cartão.
Obrigada ao site tb por este espaço que tem ajudado a todos.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Luiz,
vc entrou em contato direto à Mastercard ou ao banco do seu cartão?

Camila
CamilaPermalinkResponder

Minha viagem estava programada para o chile no dia 1 de agosto, e apenas hoje vim a descobrir o que aconteceu.....Até agora estou sem acreditar, no meu caso comprei pelo submarino, e meu namorado a vista no visa no inicio do ano....

Maria Leonor
Maria LeonorPermalinkResponder

Pessoal do Boia, muuuuito obrigada mesmo por este espaço! Eu já estava contabilizando o prejuízo porque comprei à vista diretamente no site da Pluna e já tinha pago a fatura em junho. Mas, graças aos relatos, voltei a insistir com meu cartão de crédito (VISA) e consegui receber o valor integral das passagens e taxas de embarque. Logo hoje, dia em que eu ia “torrar” minhas milhagens pra manter minhas férias. Valeu mesmo!!! Espero que todos aqui consigam, como eu, sucesso nas suas reivindicações.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Eu entrei em contato com o submarino hoje,eles me deram um prazo ridículo de até 120 dias.....

Como li a respeito de relatos que conseguiram reaver o valor com o cartão de crédito, entrei em contato com a VISA e já dei entrada na minha contestação, se for aceita em 5 dias irão estornar a quantia paga....

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Comprei minha passagem com o cartão AMEX através do site click hoteis (best day).

No começo o click hoteis prometeu fazer o estorno de imediato, mas quase dois meses depois nada aconteceu...me disseram que precisam receber primeiro os valores da Pluna.

Alternativamente abri uma solicitação na Amex para tentar bloquear as parcelas restantes e me deram um prazo de 30 dias para analisar esta solicitação.

carina
carinaPermalinkResponder

bom dia, eu tbm comprei minha passagem de ida e volta pela pluna para o dia 06/07/2012, cheguei ao aeroporto e os guiches estavam todos fechados, e sem ninguem para da uma satisfação, achei um absurdo, isso, ja envieei varios emails para a pluna, mas nao tive nem um retorno ate a data de hj, o jeito vai ser procurar a justiça mesmo...

att carina

Jayr
JayrPermalinkResponder

Moro em Brasília comprei a passagem diretamente pelo site da Pluna no Boleto Bancário com destino Buenos Aires para o Dia 15.08 a 20.08. Já fui no Procon. Agora aguardar. Mas eu acho que perdi dinheiro jogado fora! Tive que comprar pela TAM ainda vou ter que ficar mais 10 no aeroporto de São Paulo pra voltar pra Brasília!!! Nem o site da Pluna esta mais funcionando telefone nem existe mais!!!!!

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Galera q mora em Brasilia e pagou no boleto no Tj perto do parkshopping o pessoal já tah ciente do caso e estão abrindo um processo, eles afirmam q toda empresa internacional q opera no brasil tem q deixar alguns bens hipotecados no Brasil, em caso de falência etc. Assim q esses bens forem a leilão os primeiros a receber o dinheiro são os clientes afetados com a falência, até agora foi a melhor noticia q eu tive, esquece o PROCON vai logo na justiça. Isso tudo foi o analista do TJ q falou e abriu o processo pra mim, tem muitos lá.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Bom Dia!
Nosso caso é parecido com os demais, porém, já temos a decisão judicial procedente contra a Pluna com trânsito em julgado! Agora temos que executar! Alguém sabe aonde estão os bens da Pluna aqui no Brasil?
PS: a nossa compra tinha sido direto pelo site!

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Esqueci de dizer que o nosso caso é de um cancelamento de um voo no ano de 2011! Eramos um grupo de 6 pessoas. Três conseguiram receber antes da falencia! Meu e-mail é rrussel@terra.com.br!

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

HAvia comprado pela Decolar e eles disseram que vão devolver o valor direto no cartão. Já o Hotel estou no prejuizo. Fui surpreendido pelo posicionamento do Hotel Chileapart, que mesmo com antecedência e em alta temporada não quis cancelar ou reagendar minha reserva. Até me falaram que poderiam reagendar se eu pagasse mais 60%, O pessoal da Booking até tentou sensibilizar o Chileapart, mas pelo visto estão mais preocupados com o dinheiro do que com ter mais um cliente satisfeito.

Hilda Rocha
Hilda RochaPermalinkResponder

Estou na mesma situção dos que compraram via site, quero entrar na justiça para reaver meu dinheiro, mas preciso do endereço da pluna, alguém sabe me informar??

Luiz
LuizPermalinkResponder

Leiam a reportagem do Correio Braziliense de ontem, a ANAC já está providenciando o bloqueio dos bens da Pluna

Rafael Carvalho

Consegui receber meu dinheiro de volta em 5 dias úteis por um estorno feito pela própria VISA.

David
DavidPermalinkResponder

Ola!
Entrei em contato com a operadora do cartao de credito, que suspenderam as parcelas q ainda nao tinha sido pagas e estornaram o valor ja pago.
Vale a pena tentar....

osvaldo
osvaldoPermalinkResponder

Para colaborar com informções, pedi o estorno para o cartão mastercard da caixa e já veio o crédito na fatura desse mês.

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Pessoal Tive o mesmo problema , porem comprei via DECOLAR e a mesma se quer me respondeu sobre o assunto. Entrei em contato com a VISa e parte do Prejuizo eu tive o estorno . Porem estou tentando reaver a taxa da DECOLAR .. Estou tendo problemas com a DECOLAR de varias maneiras.. nossa nunca mais compro na DECOLAR. Vou esta semana mesmo ao Procon para resolver esta questao .

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Por que Visa e Mastercard estão estornando e nada do American Express seguir o exemplo?

Camila
CamilaPermalinkResponder

Engraçado o meu Visa eu consegui estorno, e o Master eles alegaram que ultrapassou o prazo de 90 dias que absurdo....Agora vou ter que abrir uma nova contestação

André Luiz
André LuizPermalinkResponder

Pessoal,

Recebi dia 26/08 um telefonema da aguencia REDE Universal de Viagens, onde comprei minhas passagens, dizendo para eu ir até o aeroporto de Guarulhos e procurar o guichê da Pluna que eles vão me encaminhar na Hora para outra empresa....não acredito, moro em outra cidade, e estou com medo de perder viagem até lá....alguem sabe se ainda existe o guichê da pluna em guarulhos ????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Infelizmente não acreditamos nessa possibilidade.

Tais Rios
Tais RiosPermalinkResponder

André Luiz!
Fui no aeroporto de Guarulhos e o guiche da Pluna nem existe mais!!...provavelmente será uma perda de viagem pra você.

Comprei 2 passagens ida e volta para o Chile e compramos pelo próprio site da Pluna via boleto.
O Call Center da Pluna não existe mais, o site também não, eles pediram pra enviar um email para reclamos@flypluna.com e até agora não temos nenhuma noticia!!...
Fui ao Procon da minha cidade e eles não puderam fazer nada, fui no Forum e também não puderam fazer nada pois não existe um endereço fixo da Pluna aqui no Brasil.
E agora? Cadê o reembolso que nos falaram? Não sabemos mais o que fazer.

Alan
AlanPermalinkResponder

Oi pessoal,

Como conseguiram estornar na VISA? eles nunca aceitam pedem pra que eu procure o banco.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alan! Sim, você precisa contactar o emissor do seu cartão.

Sonia
SoniaPermalinkResponder

O cartão que antes tinha estornado o valor das passagens cobrou outra vez, aconteceu com mais alguém? que procedimento tomar?

valeria cristina da silva ferreira

compramos 04 passagens da pluna a vista pagando em especie para uma viagem em familia em 16/11/2012 para punta del leste, compramos através de agencia Titur Turismo que fica na rgião oceanica em Niteroi estado do Rio de Janeiro , agora percebo que a agencia esta me enrolando para me dar uma resposta , perguntei se não tinham seguro e a pessoa ( sra Beth Gadelha) da agencia que nos vendeu as passagens disse que não sabia.Infelizmente algumas agencias não estão assumindo a responsabilidade e ficam fugindo do problema. Quando paguei eu não entreguei o dinheiro a Pluna e sim a Agencia, minhas ferias estão frustadas por causa disso.

andre lima
andre limaPermalinkResponder

olha amiga,desculpe me meter mais tive o problema parecido,aciona a justiça que rapidinho eles te procuram para tentar resolver...resta saber se a solução será compativel com sua causa...pois foi isso que fiz,vieram fazer um acordo só que não aceitei pois ainda eu sairia no preju, então , deixei o processo correr e nem esquento quanto tempo levará, só sei uma coisa: eles vão pagar o valor que tenho por direito e ainda por danos morais pelo transtorno!!!abraços!!

andre lima
andre limaPermalinkResponder

bem,eu tinha uma viagem para maio mas tive que cancelar por motivos de trabalho...até hj não recebi o reembolso,liguei várias vezes para zupper,agencia na qual comprei a passagem e eles sempre dizendo que estava no prazo...conclusão:não viajei,não tive o reembolso,paguei todas as parcelas 5 no total...entrei na justiça e logo a zupper veio fazer um acordo que foi feito em abril quando até então não tinha nenhuma dor de cabeça...arquei com as consequencias agora ela arca com a dela,só que na justiça pq se eu atraso a fatura eu seria penalizado com juros.eles nem a taxa de embarque e as taxas querem devolver,então,resolveremos na justiça pois eu cumpri com os pagamento e eles não com o reembolso no prazo!!!

Pluna… Boas notícias! « tem a ver comigo

[...] pelos clientes nas compras das passagens de Pluna com cartão de crédito. Outro post bem util foi esse do [...]

Viviane Ribeiro

Comprei a passagem em 03/06 e, dando uma olhada nos comentários, me arrisquei a ligar pra Visa e ver se conseguia o reembolso. Pra minha surpresa, eles estornaram e me dera prazo de 05 dias para visualizar o crédito na minha fatura. Solicitaram apenas um envio de comprovações de que eu tentei entrar em contato com a Pluna. Como tenho tudo registrado, foi bem tranquilo. Acho que todo mundo que comprou no cartão deveria tentar!

Cesar
CesarPermalinkResponder

Olá,

vocês saberiam informar o 0800 da Visa, não consegui encontrar.
Quem recebeu o estorno já havia terminado de pagar as parcelas (meu caso) ou somente recebeu o estorno quem ainda estava pagando as parcelas.

Antecipadamente agradeço a atenção.
Cesar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cesar! Não existe "o 0800 da Visa". Você precisa contactar a administradora (o banco emissor) do seu cartão.

Viviane Ribeiro

Oi Cesar,

No meu caso, o meu cartão de crédito foi emitido pelo meu banco. Entrei em contato pela central de cartões da Santander e eles realizaram o estorno. Recebi o crédito no cartão na semana passada, sem nenhum estresse (já tinha me preparado pra brigar), mesmo tendo pago em uma parcela única no mês de julho.

Vale tentar!

Antonio Serio
Antonio SerioPermalinkResponder

Eu solicitei meu reembolso na Submarino Viagens dia 08/07, e me deram um prazo de 120 dias para receber meu reembolso, ate hoje nada.

Hans Ulrich Kliewer

minha esposa e eu iríamos viajar dia 23.7. Curitiba > Montevideo e dia 30.7. estava previsto o retorno pela PLUNA. Tive que comprar outras passagens, via GOL, sem receber auxílio de ninguém na área de vendas da Agência. Via Procon agilizei o Forum da minha cidade com advogado e o processo está correndo. Como moro no interior é complicado fazer de outra maneira. O Fórum e o advogado já me deram a causa ganha, é só esperar a data onde a Agência vai ser convocada para fazer o pagamento, inclusive com danos morais! Estou curioso no que vai dar!!!

Rodrigo Brustolin

Eu e mais 3 amigos compramos passagens via agencia de viagens para 24/07 saindo de Curitiba, escala em MOntevideo e destino Santiago do Chile e retorno dia 31/07 na rota contrária. Para não perdemos nossos compromissos, tivemos que recomprar outras passagens via TAM/LAN, sendo que as mesmas custaram R$ 700,00 a mais.
Portanto além de estarmos com os valores à receber das primeiras passagens, ainda tivemos mais um prejuízo com a compra de novas passagens.

Hans Ulrich Kliewer

apesar de não ter nada positivo a escrever, não desistam!
o próprio PROCON escreve:
09/07/2012
Cancelamento dos Vôos da Empresa Aérea Pluna
Em razão da suspensão das atividades da empresa Pluna Linhas Aéreas S.A, o Procon-PR orienta os consumidores que adquiriram pacotes, a entrar em contato com as agências de viagem para requerer o cancelamento da compra sem ter que pagar qualquer multa ou ainda a reacomodação dos passageiros em vôos de outras companhias, também sem qualquer ônus.

De acordo com a advogada do Procon/PR, Alane Borba, “os consumidores deverão ainda guardar recibos de táxis, alimentação, notas fiscais e quaisquer outros documentos relativos a gastos que tenham em razão do cancelamento dos vôos”.

O Procon-PR orienta ainda que os consumidores que efetuaram os pagamentos mediante cartões de crédito, devem solicitar junto às respectivas administradoras o imediato cancelamento dos débitos. Já caso os pagamentos tenham sido efetuados por meio de cheques pré-datados, os mesmos devem ser sustados, com a apresentação de boletim de ocorrência no banco em que o consumidor possui conta corrente.

Caso o consumidor não tenha sua reclamação solucionada, deverá formalizar reclamação no Procon-PR, lembrando que “se a compra da passagem foi realizada diretamente da empresa aérea, o consumidor deverá procurar o poder judiciário", afirma Alane.

Hans Ulrich Kliewer

consegui o ressarcimento através do meu banco.
escrevi para a gerência explicando meu caso e anexando o parecer do PROCON: "O Procon-PR orienta ainda que os consumidores que efetuaram os pagamentos mediante cartões de crédito, devem solicitar junto às respectivas administradoras o imediato cancelamento dos débitos."
Não houve dúvidas e o processo foi julgado em definitivo e é conclusivo.

jair
jairPermalinkResponder

Pagamos à vista, via boleto, diretamente do site da Pluna. E nos demos mal. Liguei no Procon, procurei um advogado e fui no centro de atendimento cível da Universidade Mackenzie. Neste último me deram as recomendações de procurar o endereço da empresa no Brasil, além de levantar toda a documentação. Encontrei o endereço em São Paulo, fui até o local, mas não existe mais a empresa no local.
O pessoal do Mackenzie me recomendou então procurar outras vias legais, no caso a defensoria pública de São Paulo, pois eles não tem como levar a intimação até a empresa...
Tá difícil!

Verenice Pinheiro de Macedo Marques

Pessoas...socorro! Minha filha ia viajar no dia 06/07/2012 para Santiago no Chile. Exatamente o dia que a Pluna suspendeu todos os voos. Eu havia comprado as passagens no cartão de crédito - visa ainda não tinha pago nem uma parcela. Então contestei o débito no mesmo dia 6 e até hoje estou sofrendo com essa saga. Todos os dias a administradora de meu cartão de crédito me liga. Já mandei boletim de ocorrência policial feito no aeroporto, carta explicativa, recortes de jornal e ainda assim eles alegam que não serve. Preciso do check-in NÃO VIAJADO. Alguém aí me ajuda? Como posso conseguir isso. Ficarei muito grata se alguém me ajudar.

Taís Farias
Taís FariasPermalinkResponder

Bom dia! Comprei passagens SAO/Buenos Aires pela Pluna com bastante antecedência e ela deixou de operar 5 dias antes da minha viagem. Comprei pela Decolar. Ao ligar p lá, eles deram a opção de restituição total do valor. Como já havíamos comprado passagens de Petrolina/SAO e alguns passeios, solicitamos q nos dessem outra opção de vôo. A Decolar disse q isso não era possível! Acabamos aceitando o reembolso (e informaram q apesar do pg ter sido via cartão, receberíamos em conta corrente em até 120 dias). Tivemos q comprar outras duas passagens por quase o dobro do preço da Pluna (visto q já era a semana da viagem) e o interessante é q só conseguimos comprar pela mesma Decolar!! A agência virtual que informou não poder nos mudar de vôo!! Em 31/08 a Decolar mandou um e-mail informando q teríamos q solicitar reembolso a empresa do cartão de crédito!Enfim... pagamos td e hoje (29/10/12 às 09:40) teremos nossa audiência contra a Pluna e contra a Decolar. Espero daqui a pouco ter boas notícias p compartilhar!

Taís Farias
Taís FariasPermalinkResponder

Acabamos de retornar da audiências e ganhamos! A Decolar mandou um adv, mas a Pluna, nem isso! O juiz mandou eles reembolsarem o valor das passagens (com correção) e ainda deu um valor legal de danos morais p cada um de nós (eu e meu esposo)!

Antonio  Junior

Pessoal, acabei de ligar no BB 08007026600, contei a história da Pluna (o atendente até já sabia do caso) e ficaram de reembolsar os valores das passagens (que eram para 25 de julho) via crédito na fatura do próximo mês...
Vale a pena tentar!

Carolina Chamon

Pessoal, comprei minhas passagens aéreas pela submarino viagens em maio para viajar em agosto, quando a empresa faliu tinham ainda 2 parcelas a serem pagas mas a submarino informou que nao poderiam fazer o estorno e entao me indicaram o reebolço com 60 a 120 dias e até hoje nada. Tais Faria como voce fez para entrar com o processo? Estou decidida a entrar com um processo contra a submarino e a pluna.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Olá pessoal eu também tive esta desagradável surpresa com a falencia da Pluna eu tinha uma viagem marcada para Buenos Aires para 11/07/12 e fui informado que a empresa tinha falido, tive que comprar os passagens para Buenos Aires por outra empresa aérea. Entrei em contato com a americanasviagens.com para ver o reembolso das parcelas já pagas me deram um prazo de 60 a 120 dias para me reembolsar só que o tempo passou e nada, hoje resolvi ligar para administradora do meu cartão de crédito passei os dados da viagem eles me pediram para mandar um e-mail com informações sobre a viagem e alguma noticia da net referente a falência da Pluna. Olha pessoal menos de 15 minutos foi tudo resolvido eles vão me reembolsar em 48 horas e minha fatura deste mês que é de 345 não vou precisar pagar e vou receber os créditos referente as parcelas pagas nas próximas faturas, espero que tenha ajudado vocês um abraço Cláudio.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar