Pluna: alguns casos resolvidos, muitos sem solução

Pluna

Abrimos há duas semanas um post participativo para conhecer os casos dos leitores prejudicados pela crise na Pluna. Foram mais de 120 comentários. Entre eles, depoimentos de passageiros voltando para casa que ficaram sem assistência, e relatos de muitas pessoas apreensivas, sem saber o que será de suas viagens de férias que estavam já pagas e prestes a acontecer.

O processo de liquidação da companhia segue adiante. Pelo que contam os leitores, tentativas de atendimento via e-mail ou telefone diretamente com a Pluna têm sido frustradas.

As melhores chances de uma solução rápida parecem ser através das operadoras de cartão de crédito — mas prepare-se para pendurar-se na linha e invocar o Procon.

A postura das agências de viagem, online ou físicas, varia. As online, quando concordam em devolver o dinheiro, prometem restituição em 120 dias. Nas agências físicas encontra-se tanto as que resolvem a devolução ou a substituição do pacote com rapidez, até as que continuam enrolando.

Aos que não conseguirem seus reembolsos será mais útil usar a via judicial contra as agências do que contra a Pluna, que não tem patrimônio nenhum no país.

Compilamos os depoimentos dos leitores que conseguiram estorno, reembolso ou realocação em um vôo de outra companhia aérea:

–> Luciana Martins: Visa providencia estorno e cancelamento de parcelas da passagem

A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) foi notificada pelo Procon e orientou que as operadoras de crédito fizessem cancelamentos e estornos.

Liguei para o Visa em 16 de julho pedindo estorno das parcelas pagas e cancelamento das parcelas ainda não pagas. Apenas precisei enviar um e-mail com os comprovantes das passagens, que eram só para setembro. No dia seguinte, pela tarde, os valores já estavam estornados na fatura do cartão de crédito.

Continuem tentando. Se não der, vão ao Procon da cidade de vocês. O Procon de Porto Alegre me ajudou nisso!

Relato aqui.

–> Juliano Oliveira: operadora troca vôo Pluna para Aerolíneas Argentinas

No meu caso, a CVC providenciou outro vôo (da Aerolíneas Argentinas) para mesmo dia de embarque do vôo que eu havia comprado antes.

Relato aqui.

–> Felipe: agente de viagens permite escolha de nova companhia

Comprei somente a passagem com um agente autorizado CVC e hoje prontamente fui trocado para uma companhia que eu mesmo escolhi, a Qatar Airlines! Meu vôo com a Pluna era no dia 16 de julho e paguei apenas 164 reais a diferença, visto que o agente muito honesto e particularmente muito profissional (ele nem tinha que fazer isso, mas ganhou ainda mais a minha confiança) dividiu a diferença que era de 328 reais entre ele mesmo e eu.

Relato aqui.

Como a Pluna tratou o seu caso? Já conseguiu ser reembolsado? Por quais meios? Vai entrar com processo? Conte pra gente!

Leia mais:

Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo o seu caso?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


106 comentários

BOLETO BANCARIO

O meu caso tá bem mais complicado.. =/
Eu e meu namorado pagamos as passagens a vista pelo boleto bancário, e compramos diretamente no site da pluna, sem intermédio de agência de turismo, logo só podemos tratar com a própria Pluna..
Alguém sabe de alguma coisa que possa ser feita nesse caso?
Fui ao procon e eles notificaram a empresa, mas tenho certeza q nao vai dar em nada, e é obvio que ning vai comparecer a audiência..

    Lorena, estou com o mesmo problema que você.. eu e meu namorado também pagamos a vista, via boleto bancário do próprio site. Nossa viagem foi dia 18, e tivemos que comprar as pressas novas passagens para não perder a viagem e ter mais um prejuízo com o cancelamento!! De qual cidade vc é?!

    Lorena e Luisa,
    sou de Brasília e estou no mesmo caso que vcs: paguei a vista. Foram 3 passagens ida e volta. Já fiz uma reclamação na ANAC para as providências qto à autuação, mas não sei o que fazer para receber o dinheiro. Já mandamos 3 e-mails para a Pluna e não obtivemos resposta. Vcs já tomaram alguma providência?

    Meu caso é identico, comprei pelo site e nao tenho nenhum tipo de resposta.

    Tambem comprei pelo boleto e to sem resposta… ja praticamente perdi as esperancas, tbm ja fui no procon e tudo mais.. se alguem tiver novass, avisaaaa…

    A única forma é “tentar” algo na justiça (que para ajudar aqui no DF entrou em greve). Vou entrar com uma ação para um cliente amanhã contra a Pluna mas já avisei que as chances não são das melhores.

    María Eliza: Sugiro enviar um ofício para a Embaixada do Uruguai nessa – para conhecimento – , e depois conseguir a resoluçao da ANAC, e botar na justiça. O problema nao é só o valor da passagem, está também o danos morais + multa pelo incumprimento do contrato. Quem vai pagar será o governo do Uruguai, devido a que a falëncia da PLUNA foi uma decisao política e nao resoluçao judicial. O governo do Uruguai, de acordo aos termos da associaçao com Leadgate, é responsável até o 75% de cualquer dívida contraída pela empresa. Isso também abrange aos ex-funcionários da PLUNA em diferente cidades do Brasil, que devido a falta de propriedades para penhorar, devem obter sentença trabalhista condenatória – transitada em julgado – , para obter o exequátur.Acredito que seu dinheiro deve e é uma obrigaçao legal, ser pago pelo sócio responsável do contrato ou seja o governo do Uruguai, Saudaçoes, Carlos

    Lorena, Paguei em Boleto Bancario também. R$1800,00 6 passagens!

    Sem resposta, caso aberto no PROCON e aguardando o prazo. Mas sem esperança nenhuma de reaver este dinheiro, aceito sugestão ou qualquer ideia para tentar algo! meu email é [email protected]

    sorte

    Estou na mesma situação de vocês. Moro em Brasília e fiz a compra de 2 passagens ida e volta para Montevidéu. Qualquer novidade no caso ou recomendação além de ir no Procon entrem em contato. Meu e-mail é [email protected]

    Caso idêntico, boleto direto com a cia, pagamento a vista! Sou do RS!
    Tentativas via email para resolução direto com a Pluna e nada..!
    Meu email: [email protected]!

Olá Pessoal.

Venho defender o lado da empresas de Turismo.

Atualmente trabalho em uma das inúmeras agências prejudicadas com esse pepino.
Entendemos a posição dos consumidores, mas muitas destas empresas estão passando ”sufoco” com processos, ações e etc.
Como fazer devolução se elas também se saem prejudicadas como disse o André K.

Cabe aos clientes compreensão e buscar um acordo em troca por outro pacote dentro dos valores gastos.

Ninguém poderia prever este acontecimento, e infelizmente muitas empresas vão ter que fechar por conta disto.

Abraços.

    Bianchini, eu creio que o “caso Pluna” talvez seja um divisor de águas, e as agências de turismo passem a contratar seguro de responsabilidade civil e, também, a fazer um certo escrutínio das empresas aéreas cujas passagens vendem.

Boa tarde,

Sou consultora de viagens, e referente ao assunto Pluna, onde todos foram pegos de surpresa, foi uma grande frustração, tanto para os clientes, quanto para as agencias e operadoras.
Tive clientes com pacotes agendados para viajarem no final de julho, orientamos a pedir estorno ao próprio cartão de credito onde foi pago o montante a companhia aérea, quanto a parte terrestre serão reembolsados 100%. Obviamente outros aéreos estariam bem mais caros que o próprio pacote, não sendo viável viajar para o mesmo destino, porém conseguimos um pacote para outro destino bacana. Acredito que desta forma ninguém saia prejudicado.
Em meio a tantos comentários de pessoas que tiveram e estão tendo problemas com toda essa situação, e parecem nem estar próximo da solução, o que é muito triste e desgastante. Acredito ser de estrema importância ter alguém de confiança para tratar, cuidar da sua viagem. É normal acontecer imprevistos em viagens, antes, durante ou depois, por isso conte sempre com um profissional.
Att
Alessandra

Oi, Rafael!

O problema é que eu já acabei de pagar a passagem e quando liguei na operadora do cartão, me disseram que a responsável é a Pluna…
Bom, no caso é a STB, né?! Você conseguiu o reembolso pela Submarino?

Um abraço!

Olá,

Comprei minha passagem através da STB (Student Travel Bureau) e solicitei o pedido de reembolso através da própria agência. A atendente disse que o pedido de reembolso foi feito, mas que até agora não há qualquer resposta da cia aérea e nem a garantia de que terei o meu dinheiro de volta. A agência não tem responsabilidade sobre a minha passagem?

    Oi Sonia, o Procon me disse que, no meu caso, a Submarino Viagens era a responsável. Ou seja, no seu caso seria a STB. Você pagou no cartão? Se sim, liga no cartão e pede pra eles fazerem o estorno. Abraços

Caríssimo Andre K !!!
Muito bem colocada a sua opinião. No entanto, alguém tem que ser penalizado e, nesse caso, jamais o consumidor final, sempre o mais frágil. Esse alguém fica por conta de quem tem o poder de julgar….
Que todos os prejudicados venham a reaver seus $$$ ou USD!!!
Minha modesta intervenção.
Bom dia para nós todos.
zéfreitas.

Mas também entendam o lado das agências de viagem: elas já pagaram a Pluna e também não serão restituídas.

Estou em Buenos Aires e havia comprado a minha passagem de volta para SP em abril. Tentamos contato com a Pluna por telefone e inclusive fomos ao guichê no Aeroparque e ninguém sabe dizer nada. O funcionário disse que esá indo trabalhar pra cumprir horário, já que ele ainda não havia sido demitido. Comprei novas passagens pela Gol e pretendo entrar na justiça qdo chegar em SP. Se alguém teve alguma experiência parecida, por favor compartilhe.
Antes que eu esqueçca, muito obrigada pelas dicas Ricardo. Todas foram muito úteis nessas férias, usei praticamente tudo o que vc postou sobre Santiago e Buenos Aires.

Pra mim até que foi fácil resolver. Tinha feito o pagamento em uma parcela no visa e eles estornaram todo o valor, inclusive o IOF. Apenas precisei enviar uma declaração de próprio punho!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito