Pluna: alguns casos resolvidos, muitos sem solução

Pluna

Abrimos há duas semanas um post participativo para conhecer os casos dos leitores prejudicados pela crise na Pluna. Foram mais de 120 comentários. Entre eles, depoimentos de passageiros voltando para casa que ficaram sem assistência, e relatos de muitas pessoas apreensivas, sem saber o que será de suas viagens de férias que estavam já pagas e prestes a acontecer.

O processo de liquidação da companhia segue adiante. Pelo que contam os leitores, tentativas de atendimento via e-mail ou telefone diretamente com a Pluna têm sido frustradas.

As melhores chances de uma solução rápida parecem ser através das operadoras de cartão de crédito — mas prepare-se para pendurar-se na linha e invocar o Procon.

A postura das agências de viagem, online ou físicas, varia. As online, quando concordam em devolver o dinheiro, prometem restituição em 120 dias. Nas agências físicas encontra-se tanto as que resolvem a devolução ou a substituição do pacote com rapidez, até as que continuam enrolando.

Aos que não conseguirem seus reembolsos será mais útil usar a via judicial contra as agências do que contra a Pluna, que não tem patrimônio nenhum no país.

Compilamos os depoimentos dos leitores que conseguiram estorno, reembolso ou realocação em um vôo de outra companhia aérea:

–> Luciana Martins: Visa providencia estorno e cancelamento de parcelas da passagem

A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) foi notificada pelo Procon e orientou que as operadoras de crédito fizessem cancelamentos e estornos.

Liguei para o Visa em 16 de julho pedindo estorno das parcelas pagas e cancelamento das parcelas ainda não pagas. Apenas precisei enviar um e-mail com os comprovantes das passagens, que eram só para setembro. No dia seguinte, pela tarde, os valores já estavam estornados na fatura do cartão de crédito.

Continuem tentando. Se não der, vão ao Procon da cidade de vocês. O Procon de Porto Alegre me ajudou nisso!

Relato aqui.

–> Juliano Oliveira: operadora troca vôo Pluna para Aerolíneas Argentinas

No meu caso, a CVC providenciou outro vôo (da Aerolíneas Argentinas) para mesmo dia de embarque do vôo que eu havia comprado antes.

Relato aqui.

–> Felipe: agente de viagens permite escolha de nova companhia

Comprei somente a passagem com um agente autorizado CVC e hoje prontamente fui trocado para uma companhia que eu mesmo escolhi, a Qatar Airlines! Meu vôo com a Pluna era no dia 16 de julho e paguei apenas 164 reais a diferença, visto que o agente muito honesto e particularmente muito profissional (ele nem tinha que fazer isso, mas ganhou ainda mais a minha confiança) dividiu a diferença que era de 328 reais entre ele mesmo e eu.

Relato aqui.

Como a Pluna tratou o seu caso? Já conseguiu ser reembolsado? Por quais meios? Vai entrar com processo? Conte pra gente!

Leia mais:

Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo o seu caso?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


106 comentários

Comprei minha passagem com o cartão AMEX através do site click hoteis (best day).

No começo o click hoteis prometeu fazer o estorno de imediato, mas quase dois meses depois nada aconteceu…me disseram que precisam receber primeiro os valores da Pluna.

Alternativamente abri uma solicitação na Amex para tentar bloquear as parcelas restantes e me deram um prazo de 30 dias para analisar esta solicitação.

Eu entrei em contato com o submarino hoje,eles me deram um prazo ridículo de até 120 dias…..

Como li a respeito de relatos que conseguiram reaver o valor com o cartão de crédito, entrei em contato com a VISA e já dei entrada na minha contestação, se for aceita em 5 dias irão estornar a quantia paga….

Pessoal do Boia, muuuuito obrigada mesmo por este espaço! Eu já estava contabilizando o prejuízo porque comprei à vista diretamente no site da Pluna e já tinha pago a fatura em junho. Mas, graças aos relatos, voltei a insistir com meu cartão de crédito (VISA) e consegui receber o valor integral das passagens e taxas de embarque. Logo hoje, dia em que eu ia “torrar” minhas milhagens pra manter minhas férias. Valeu mesmo!!! Espero que todos aqui consigam, como eu, sucesso nas suas reivindicações.

Minha viagem estava programada para o chile no dia 1 de agosto, e apenas hoje vim a descobrir o que aconteceu…..Até agora estou sem acreditar, no meu caso comprei pelo submarino, e meu namorado a vista no visa no inicio do ano….

Obrigado a todos que ajudaram, especialmente a Luciana, conseguimos a devolução do dinheiro pago pela mastercard. Haviamos comprado em abril no site da pluna para julho e pagamos numa só parcela no cartão.
Obrigada ao site tb por este espaço que tem ajudado a todos.

    Luiz,
    vc entrou em contato direto à Mastercard ou ao banco do seu cartão?

Gente,
Meu nome é Annita, sou uruguaia mas morei muitos anos no Rio de Janeiro. Atualmente moro no Uruguai, mas vou para o Brasil umas 4 vezes por ano, e sempre viajei pela Pluna. Como todos, também comprei passagem por Pluna e fiquei sem passagem e sem o dinheiro.
Aqui no Uruguai formamos um grupo de pessoas que foram danificadas por Pluna e estamos fazendo o possível para que todos tenham o retorno do dinheiro ou a melhor solução possível. Preciso de informação de pessoas que compraram passagem PLUNA pelo site deles (www.flypluna.com) e que ainda não tenham tido nenhuma resposta de nada. Estamos apresentando casos de diferentes pessoas e não temos nenhuma informação ainda de brasileiros danificados.
Deixo o meu email aqui, e quem puder me mandar esta informação será de grande ajuda. Também, se quiserem, mando informação sobre o que está sendo feito aqui no Uruguai.
Desde já, muito obrigada. E boa sorte para todos.

    Por favor puedes mandarme tu mail para que te envie los datos?
    Mi marido y yo viajaremos a Chile el dia 5 y 8 respectivamente, nuestro pasaje fue comprado directamente en el sito de Pluna, al contado por boleto. Ya compramos otros pasajes por Tam, pero queremos recibir nuestro dinero de vuelta. También soy uruguaya y vivo en João Pessoa, PB.
    Mi email es [email protected]
    Gracias Annita

    Annita, boa noite!!!

    Eu comprei duas passagens direto do site da Pluna, e minha amiga comprou mais duas, pagamos com cartão de credito. Fiz duas reclamações via email e até hj não obtive resposta.
    veja como podemos nos ajudar.

    Leila

    Olá Annita, eu comprei 10 passagens pelo site da Pluna, pois iriamos com a familia toda para Punta del Este. Enviei varios e-mail para a Pluna, tentei ligar e não obtive retorno.

    Olá a todos, sou outro que comprei passagens para Santiago do Chile a vista e não tive o reembolso.
    Anita tu no has puesto su correo electronico para contactarte.
    Bueno, el mio es [email protected]
    Yo habia comprado ida Rio-Santiago(dia 15 de julio) y regreso (30 de septiembre).
    He visto que la Pluna va vender sus aviones y todo eso, así que tengo esperanzas de poder tener mi dinero de vuelta.

    Olá Annita,
    Comprei 4 passagens Rio/Santiago/Rio através do site flypluna.com e 10 dias antes da viagem soube da falencia da Pluna. Para não perder a viagem comprei outras passagens e preciso ter de volta o dinheiro para pagar pelo menos a metade deste prejuizo.
    Gostaria muito de receber suas informações sobre o que podemos fazer para conseguir este ressarcimento.
    Obrigado,
    Samuel Betts

    Anita,

    Tambem comprei pelo site da PLUNA 06 passagens para o CHILE. No dia em que houve a suspensao entrei em contato com a Central de Atendimento da PLUNA e solicitei o estorno. Depois emviei tres e-mails e nada de resposta.
    Deixo meu contato para que vc me oriente quanto ao recebimento.

    Abcs,
    Ricardo – Rio de Janeiro

    Olá! Boa noite,comprei quatro passagens ida e volta de Brasília para Santiago, para ida no dia 17/07/2012 e retorno em 24/07/2012. Até agora não tive nenhuma resposta, nem do reclamos pluna e nem da agência aqui de Goiânia, pois comprei duas passagens direto do call center da pluna pelo visa e duas de uma agência de turismo aqui em Goiânia também pelo visa. Gostaria que você me mandasse alguma notícia daí do Uruguai, ou o que fazer, pois cansei de esperar por definição desses dois lugares que citei acima. Obrigada, lUCIENE.

    Olá Anita,
    Não sei se ainda é tempo mas comprei minhas passagens ida e volta pela PLUNA e na época insisti via telefone e e-mail e nunca obtive retorno algum da PLUNA. Somente um e-mail dizendo que estariam resolvendo mas comprei direto no site da PLUNA e paguei com cartão de crédito.
    meu email é [email protected]
    Obrigado e boa sorte!!!

Comprei minhas passagens pelo site da Pluna, através do cartão American Express. Ao contrário da Visa, estorno só através de um código de cancelamento fornecido pela Pluna, ou seja, dancei!!!

    Bruno, tb comprei minhas passagens por meio do cartão American Express, mas depois de conversar com o atendimento ao cliente do cartão de crédito, cancelaram a cobrança, pelo menos por hora. Aparece na fatura algo como “crédito provisório ou crédito temporário”, não me lembro ao certo. Espero que não seja cobrado futuramente!

Concordo plenamento com o comentário acima. Comprei minha passagem pela pluna através da ZUPPER VIAGENS no dia 19 de abril e no dia 25 cancelei a passagem. Não obtive o reembolso de mais de 170 reais. Amanhã vou no PROCON. A agência tem que se responsabilizar sim. Tem que saber o que vendem.

“O presidente da Audavi (Associação Uruguaia de Agências de Viagens), Sergio Bañales afirmou que vai cobrar a devolução do dinheiro de quem comprou passagens através das agências de viagens: “Vou exigir que assumam a responsabilidade. Este problema terá que ser encarado por quem os criou. Estamos julgando um desempenho totalmente irresponsável, e que provocou um caos na população”. Este artigo saiu no Correio do Povo, no dia 9 de Julho.

Aconselho a todos irem ao Procon e reclamarem sobre as agências pelas quais fizeram a compra. Tem que se responsabilizar sim! É muito injusto que as pessoas percam dinheiro desta forma e as agências sejam tão negligentes a ponto de se eximirem de qualquer responsabilidade.

Adquiri um pacote pela Webviagens, até agora não resolveram meu problema…minha viagem está marcada para outubro, vou aguardar. Mas o consumidor quando adquire um pacote confia na agencia que vendeu…pois a agência tem a obrigação de saber o que está vendendo para o cliente e garantir o produto final. Caso contrário qual a função da agencia de viagens? Só pesquisar preços? e não garantir nada ao cliente? Isso qualquer um pode fazer, não precisa de agência de viagem pra isso.

    Jonathan também comprei pacote de viagens pela WEBVIAGENS, e recebi a mesma informação. Também estou aguardando, pois minha viagem é para setembro/12. Isso é um absurdo! como pode a agência não se responsabilizar pelos seus clientes, sendo que compramos um pacote com eles, e não com a pluna.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito