Off-road em Salta, parte 1: a cidade e os arredores

Arredores de Salta. Foto: Gustavo Belli

Enviado especial: texto e fotos | Gustavo Belli, do Viajar e Pensar

Uma missão nova, uma viagem diferente: peguei a Bóia emprestada e fui para a apresentação da Nova Ford Ranger em Salta, na Argentina. Por que em Salta? Será que a fábrica da Ford é localizada lá? Nada disso, a escolha foi pela belezas das estradas e os desafios desta região, um destino de turismo de aventura e roadtrips pela América do Sul.

Gustavo Belli em ação

Salta fica localizada no noroeste da Argentina, a 1.500 quilômetros de Buenos Aires. Localização estratégica, aos pés da Cordilheira dos Andes, 1.187 metros acima do nível do mar, pertinho da fronteira com o Chile e a Bolívia. Uma cidade colonial espanhola, com uma população de características andinas — muitos bolivianos e povos indígenas povoam a região. A herança do período espanhol presente na arquitetura, com belas igrejas, pracinhas e imponentes casarões que marcaram o período colonial.

Arredores de Salta. Foto: Gustavo Belli

Com o objetivo de testar a nova Ford Ranger circulamos por estradas secundárias e verdadeiras trilhas para ver o potencial do carro. Perfeito para apreciar a região emoldurada pelos Andes, com rios secos nesta época do ano, mas que enchem com o degelo das cordilheiras no outono.

Arredores de Salta. Foto: Gustavo Belli

Uma Argentina com menos tango e mais ritmos andinos.

Arredores de Salta. Foto: Gustavo Belli

No primeiro dia, após as apresentações técnicas, saímos num comboio com mais de 70 Rangers. Desbravamos a região para testar o potencial do carro, atravessamos pequenos pueblos, andamos por fazendas, subimos barrancos e descemos desfiladeiros. Para mim, o ponto alto foi andar dentro de um rio, apenas faltou a Bóia.

Arredores de Salta. Foto: Gustavo Belli

Arredores de Salta. Foto: Gustavo BelliArredores de Salta. Foto: Gustavo BelliArredores de Salta. Foto: Gustavo Belli

Depois de algumas horas de testes, fomos recepcionados no House of Jasmines, um relais-château do Robert Durvall, ator do Poderoso Chefão. Uma estância super charmosa, que é um dos destinos mais românticos e luxuosos de toda Argentina — com direito a restaurante estrelado e spa de sonho.

Parrilla na House of Jasmine. Foto: Gustavo Belli

Experimentamos uma autêntica parrilla em fogo de chão, com direito a deliciosas empanadas salteñas servidas como entrada — tudo regado a ótimos Torrontés e Tannat da região.

House of Jasmine. Foto: Gustavo BelliArredores de Salta. Foto: Gustavo BelliArredores de Salta. Foto: Gustavo Belli

Para o dia seguinte nos aguardava um tour até Cafayate — mais isso eu conto no próximo post.

–> Para quando você for

Como chegar: existem vôos diretos deste o Aeroparque em Buenos Aires para Salta operados pela LAN Argentina, Aerolineas Argentinas e Andes Líneas Aéreas —  mas se você tem medo de Fokker, evite a Andes. Vôo dura aproximadamente 2 horas.

A cidade está a 1.500 km das fronteiras oeste do Paraná e de Santa Catarina (a mesma distância de Salta a Buenos Aires), e está na rota de brasileiros que fazem road trips com direção ao Atacama, atravessando a Cordilheira por estradas secundárias.

Design Suites, Salta. Foto: Gustavo BelliDesign Suites, Salta. Foto: Gustavo BelliDesign Suites, Salta. Foto: Gustavo Belli

Hospedagem: ficamos no Design Suites, uma rede moderninha, com uma pegada jovem e, como o próprio nome diz, com muito estilo e design. O edifício do hotel aproveita um casarão numa esquina da praça Belgrano, misturando o moderno com o histórico, uma bela sacada. Os quartos são decorados com detalhes típicos da região, poltronas de couro e mantas andinas. Meu quarto era de esquina, com janelas em ambos os cantos e vista panorâmica da cidade de Salta. Os banheiros bem espaçosos com banheira de hidromassagem. Muito agradável e aconchegante.

Salta. Foto: Gustavo Belli

O que ver no centro de Salta: um passeio pelas ruas e calçadões de Salta é um programa bem agradável. Num dos poucos momentos de pausa, consegui andar alguns quarteirões pelo centro da cidade, apreciando o casario colonial, as pracinhas, o povo na rua tomando sorvete e comendo pipoca.

Salta. Foto: Gustavo BelliSalta. Foto: Gustavo BelliSalta. Foto: Gustavo Belli

Duas belas igrejas merecem destaque no centro histórico. Uma é a Catedral Basílica de Salta, com suas paredes rosa, santuários e mausoléus onde estão enterrados de heróis das guerras da independência. A outra é a destacada Igreja de São Francisco, uma igreja vermelha de estilo neoclássico do final do século XIX.

Salta. Foto: Gustavo Belli

Sugere- se também a visita a dois museus na cidade, o Museu de Belas Artes e o MAAM, Museu de Arqueologia da Alta Montanha, com a correria evento não consegui visitá-los. O MAAM mostra a vida desta Argentina andina, tendo como atração principal as múmias dos “Niños del Llullaillaco”, achadas no vulcão Llullaillaco, múmias de crianças sacrificadas num ritual religioso pelos povos andinos, de um período anterior a chegada do espanhóis.

Leia mais:

36 comentários

Belo post, Gustavo!
Fotos maravilhosas.
Acho que vou ter que ir conferir tudo in loco…

    Oi Carmen,

    Curti a região, vale o passeio, é uma Argentina bem diferente mesmo.

    Brigadú

Texto excelente, fotos lindas…parabéns Gustavo!

    Valeu Paulinha!!

    Salta é uma delícia para fotografar, claridade estava perfeita e o cenário de primeira.
    :*

Que matéria! Adoro estes passeios. Este post tinha que ter vindo antes de fechar minha viagem; vou em agosto p/ Mendoza via Córdoba (milhas), tive opção por Salta. Ainda vou Conhecer o Deserto de Atacama. Tenho “planos” de ir de carro, quem sabe?
Estou curiosa para a segunda parte e ver se o carro é realmente bom (não esqueça detalhes do carro).
Parabéns

    Heheh Margareth

    Mendoza que beleza, enjoy!
    Obrigado!
    😉

Muito bacana! Parabens Gustavo.
O noroeste argentino esta nos meus planos, adoro esta paisagem semi-desertica.
Estou aguardando proximo post e a avaliacao da nova Ranger, hehe.

    Oi Ana

    A segunda parte vai ser a etapa desértica e deu para sentir que a Ranger ( jabá 🙂 ) é valente.

    Bom fim de semana!!

Oi Gustavo. Obrigada pelo excelente relato. Estive em Salta e arrededores no ano passado em agosto. Realmente é uma região impressionante, com muitas opções de passeios, todas muito diferentes e lindas. Fiz base em Salta e depois em Purmamarca. Foram 15 dias, de céu muito azul, muito frio, muito vinho, comidas andinas e surpresas diárias. Nesse período encontrei apenas um brasileiro, um cearense, que queria “conhecer”o frio. Havia muitos turistas, espanhóis, principalmente e os próprios argentinos, que elegem esta região para passear e fazer convenções. Os preços eram ótimos e a qualidade excelente. Um abraço.

    Oi Noemia

    Gostei bastante da região, muito exótica, clima agradável, com uma boa mesa acompanhada de excelentes vinhos.
    Que bom que curtiu

    Bom fim de semana!! 🙂

Excelente post Gustavo! Super informativo. 😉
As fotos ficaram lindas tb.
Foi mto bom curtir esses dias contigo.
Abração.

    Grande Maurício

    Foi uma ótima viagem, mas as companhias melhores ainda, rendeu histórias.

    Abração!
    😉

Gustavo,
Que legal! Já estou esperando a próxima parte! 😉

    Valeu Lu
    Sua experiência me achou muito na responsa.
    Bom fim de semana!!
    🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito