Ushuaia no inverno: como chegar e como se esquentar

Natalie Soares
por Natalie Soares

Ushuaia Argentina

A gente sempre ressalta aqui no Viaje na Viagem que alta temporada na Terra do Fogo é o verão. Entre dezembro e março, a temperatura na ponta sul do continente está (quase) agradável e há mais passeios disponíveis.

Agora no inverno, Ushuaia, a capital turística da Terra do Fogo argentina, se transforma numa estância de esqui. Mas mesmo para quem não esquia, pode valer a pena encarar o frio do meio do ano.

[box cor="amarelo"]
ushuaia-pinguins3
Atualização!

[/box}

Terra do Fogo Ushuaia Argentina

A convite da secretaria de turismo de Ushuaia, passei praticamente uma semana na cidade visitando os diversos centros de inverno, a estação de esqui Cerro Castor e conhecendo um pouco mais da rotina de quem mora no fim do mundo e está acostumado a enfrentar os rigorosos invernos da região. Lá constatei que é, sim, factível visitar Ushuaia no inverno, desde que você vá agasalhado da maneira correta (instant di dum pish). Aquela frase que a sua tia sempre dizia, “leva um casaquinho porque vai fazer frio”, nunca fez tanto sentido. E não é que foi bem divertido?

Neste post vou falar de como se manter quentinho durante sua estada no fim do mundo.

Ushuaia Argentina

Chegando a Ushuaia

Em vôos regulares, uma conexão em Buenos Aires é praticamente inevitável; você pode voar com a TAM/Lan ou com a Aerolíneas Argentinas. Apesar das constantes afirmações oficiais de que a empresa está se reestruturando, voar com a Aerolineas ainda requer uma dose extra de paciência. Fica a dica para quem pretende viajar com essa cia.: confirme todos os seus vôos na véspera, pois a troca de horários e aeroportos ainda é muito freqüente; leve seu próprio entretenimento de bordo e um lanchinho, just in case. Se precisar trocar de aeroporto, fique alerta para o trânsfer oferecido pela cia. e, caso perceba que pode perder a conexão, pegue um táxi e pegue a nota para pedir reembolso.

A boa notícia é que em julho a Aerolíneas tem vôo charter que sai de São Paulo e vai direto para Ushuaia.

Ushuaia Argentina

Onde ficar: o centro tem suas vantagens

Eu fiquei hospedada no Hotel los Naranjos, um hotel bem localizado, no burburinho da cidade e com uma bela vista para o Canal Beagle. O hotel é simples e confortável, mas não chega a ser "boutique", como apregoa no site. A conexão wifi era um pouco lenta, e o café da manhã era um continental básico.

Hotel los Naranjos Ushuaia

Quando o Riq passou pela cidade, ele ficou no Alto Andino e também gostou do hotel e da localização. Ficar no centro é uma boa pedida para quem pretende caminhar à noite, aproveitar as lojas da cidade ou simplesmente apreciar o pôr do sol na direção do Canal Beagle. Se a dúvida aparecer na hora de reservar seu hotel em Ushuaia, você pode consultar o post abaixo com outros relatos de hotéis em Ushuaia resenhados pelos leitores:

Ushuaia Argentina

Roupas de frio: comprar ou alugar

Ushuaia é conhecida também por ser zona franca; a calle San Martín é a principal rua da cidade e concentra diversas lojas que vendem roupas e acessórios para o frio como The North Face, Columbia, Rip Curl e Patagonia.

Se você pretende comprar uma boa peça para o frio, opte pelas marcas mais conhecidas de artigos para neve e confira a capacidade térmica ou de “cortar o vento” daquela determinada roupa. Isso pode fazer toda a diferença entre virar um pingüim e congelar, ou curtir a sua temporada na neve numa boa.

Pode parecer óbvio, mas esses detalhes são tudo. Para as meninas, cuidado com os sapatos que vão na mala, pois quando a neve começa a derreter e fica aquele misto de gelo com barro, o sapato que costumamos usar no Brasil escorrega e turo poder virar uma cena de holiday on ice e sambando no gelo by videocacetadas do Faustão.

Se você não pretender comprar nenhuma peça para esse tipo de frio, o aluguel também é uma opção viável. A loja que tem as melhores referências é a Jumping. Se você tem alguma outra loja para recomendar, por favor, a caixa de comentários é toda sua wink

Dançando no gelo em Ushuaia

Programas quentes

Queria mandar um beijo pro meu pai, pra minha mãe e um especialmente para a Jandira e para o Wener, um simpático casal de brasileiros que estavam em Ushuaia e que costumam ir para a cidade aproveitar a temporada de neve. Eles me deram várias dicas de programas bacanas, mas por conta da programação apertada não sobrou nenhuma brecha na agenda para conferir todos os passeios disponíveis e as dicas de restaurantes disponíveis na cidade.

Uma das dicas do casal foi uma casa de chá chamada La Cabaña, que pelo site parece ser uma gracinha. Vocês já foram? É um lugar bacana para incluir no roteiro? Fiquei bem curiosa para visitar esse lugar.

Parte da cultura local, uma vez em Ushuaia não deixe de provar a santola (um tipo de caranguejo), as trutas, os cordeiros e frutos do mar. Provei o cordeiro do Kuar Restro Bar e me pareceu muito saboroso.

Kuar UshuaiaKuar Ushuaia

Para tomar um café ou mesmo aquele chocolate quente depois de muitas atividades no frio, o Armazém Ramos Generales pode ser interessante. Seu prédio antigo com suas peças de decoração, que parecem ter acabado de sair de um antiquário, transformam o seu simples café numa viagem no tempo. O tango que chora lamentos e dores de amor completa o cenário.

Ramos Generales UshuaiaRamos Generales Ushuaia

Confesso que voltei sentindo falta de conhecer um restaurante mais tradicional, freqüentado pelos moradores. Sabe aquela dica bacana que quase ninguém conta? Você, viajandão que conhece a região, tem uma indicação assim para dividir conosco? Prometo meu amor de Bóia razz

A neve chega em Ushuaia antes de pintar Bariloche de branco. A diversão é garantida para a família toda, e isso não é uma chamada para um filme da sessão da tarde smile

Ushuaia ArgentinaUshuaia Argentina
Leia também os relatos do Riq durante a sua passagem pela região no verão:

Você também encontra outros relatos sobre a cidade e os passeios na região nos meses menos gelados do ano nos blogs dos viajandões:

Leia mais:

132 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Taí uma boa supresa. Eu, que visitei Ushuaia no verão, nunca tinha pensado assim, "oficialmente", na cidade como um destinão para o inverno wink

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Eu tenho medo de ir pra Ushuaia e querer viver pra sempre lá.
Tenho evitado, mas será por pouco tempo. eek)

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Eu sofro do mesmo mal da Mô smile

Letânia
LetâniaPermalink

Restaurante mais típico e nativo que o La Estáncia, acho que não tem. Lugar simples e honesto onde comi o melhor cordeiro assado da vida (e olha que eu sou do sul, foram muitos). Da vitrine a gente assiste o churrasqueiro trabalhando, e o cara que tava operando quando eu fui era uma figura inesquecível, no visual e na simpatia. Quem for, por favor, não perca. Peça um Bodegas del Fin del Mundo pinot noir pra acompanhar e depois me conta se não é de sair flutuando de tão bom.

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Saudades de Ushuaia....o inverno lá é muito legal e o Cerro Castor muito bom, para mim, melhor que Valle Nevado.

Camila Torres - Colecionando Imãs

Estou terminando de registrar minha viagem pela Patagônia de março deste ano, mas os posts de Ushuaia já estão disponíveis:
1) http://colecionandoimas.blogspot.com.br/2012/06/patagonia-48-ushuaia-e-canal-de-beagle.html
2) http://colecionandoimas.blogspot.com.br/2012/06/patagonia-58-os-outros-passeios-de.html

Sobre restaurantes, o Sr. Raul do Tango B&B nos deu as dicas dos seus preferidos na cidade (visitamos e aprovamos só o Tante Nina)
- Para frutos do mar: Volver, Tante Nina e Tia Elvira, todos em frente ao porto dos catamarãs. Suas sugestões eram a centolla ou a merluza negra, típicos da região.
- Para cordeiro, também típico: La Rueda (Calle Rivadavia), La Estancia (Calle Gob Godoy)

Daniela
DanielaPermalink

Ushuaia tem alguma coisa que nos faz querer voltar assim que saímos de lá. Fui em janeiro e já planejo a volta, desta vez para ve-lá com neve.
Recomendo um restaurante mais "local" como você pediu: Chichos. Numa transversal perto do presidio, depois confiro o endereço certinho.
Ah, e para hospedagem quantas vezes voltar lá, todas elas quero voltar ao Aldeã Nevada. Nao eh exatamente um hotel, sao cabanas, num bosque, lindas, confortáveis e enormes... A nossa, contando com a varanda tinha uns 70m2. Nao tem serviços, só a limpeza diária e uma bandeja de café da manha básica. Mas as cabana tem cozinha, o que considero fundamental principalmente no inverno, quando der aquel vontade de nao sair da cabana (neste lugar esta vontade vai aparecer, certamente).

justino
justinoPermalink

estive la em julho de 2010 com a familia, em pleno inverno, neve e tal. ficamos no hotel alto andino. es pe ta cu lar o atendimento, as acomodações e principalmente o visual do restauranto no ultimo andar do predio. de tirar o folego. aconselho fortemente a quem vai pra la no inverno que esqueça das nossas roupas de frio, e olhe que moro na serra gaucha, farroupilha, chegando la, va na jumping e alugue botas, calças e jaquetas de frio, ia esquecendo, luvas impermeaveis. restaurantes, tem pra todos os gostos, mas o mais tradicional é,o La Estancia. otimo. o passeio de barco pelo canal, imperdivel. glacial martial, legal, mas descuidado, sei la pode ser que tenha sido na época que fui. las cotorras, centro invernal legal, muito bom, esqui bunda, esqui de fondo, passeio com trenos puxados por caes. moto de neve. muito legal. da pra passar um dia inteiro por la. cerro castor, pra quem ja sabe ou nao sabe nada de esquiar, um espetacular programa. muito bom o local. pra quem nao sabe esquiar pode subir ate a cota 480 sem problemas. agora. o melhor dos passeios que fizemos la chama NIEVE Y FUEGO. simplesmente idescritivel. nos levam ate o centro invernal terra mayor. um passeio noturno, com um frio de rachar o bico ate para os mais experimentados. saimos da sede do centro invernal até uma cabana no meio do nada. sao dois km de caminhada no breu total. podendo estar nevando. com raquetes de neve, motos de neve ou trenos puxados por caes, a escolha é sua, nos fomos de a pé, com raquetes de neve e retornamos com trenos puxados por caes, nao tenho palavras para descrever.. algo unico, ninguem que va pra la no inverno pode se dar ao capricho de nao ir. vale o passeio todo a ushuaia. tenho fotos, se alguem quiser maiores informações podem falar . deixo o meu email se quiserem alguma foto.
paradinha7176@gmail.com

Natalie
NataliePermalink

Justino,
ouvi muitos elogios sobre esse passeio noturno. Pena que não consegui fazer, parece que vale mesmo a pena. Bacana ver o seu relato e de outros leitores que passaram por aqui para dividir as suas dicas da região. Valeu wink

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Fui a Ushuaia no inverno e por gostar de aventura e de natureza mais bruta achei bem mais interessante que Bariloche. Apesar de não achar que é o fim do mundo por se tratar de uma cidade relativamente grande e ser capital de província, Terra do Fogo, o lugar é mágico.

Quanto ao frio, não é diferente das outras regiões da Patagônia, e por estar a beira mar a variação não é tão grande como ocorre em Bariloche por exemplo.

E para mim o mais importante, a estação Cerro Castor é nova e moderna e possui altitude máxima de 1057 m e os iniciantes já podem esquiar a 480 metros de altitude. Só para comparação Cerro Catedral, em Bariloche, começa em 1050 m e Farellones, no Chile, que é a mais baixa, começa em absurdos 2380 m de altitude. Haja preparo físico e pulmão.

Deixo duas dicas:

Preços - a secretaria de turismo de Ushuia publica periodicamente todos os preços (turísticos) praticados na cidade, você pode pegar a lista de preços na secretaria ou na internet:

http://www.turismoushuaia.com/pt/estou-em-ushuaia/o-que-fazer

Carimbo - Também na secretaria de turismo você pode pedir para carimbar seu passaporte com o "selo" estive no fim do mundo.

José Luiz
José LuizPermalink

Quando fui a Patagônia, preferi já comprar todas as roupas (ou quase todas) aqui no Brasil mesmo para não "perder" tempo da viagem com isso...

Sinceramente, não achei os preços das roupas na Patagônia tão barato assim... claro que é mais barato que o Brasil (aliás, qual lugar vende coisas mais caras que aqui, né?) mas não chega a ser um absurdo de barato como USA...

Uma dica que dou é para quem mora perto de uma Decathlon, dar uma passada na loja e ver as roupas lá... as roupas da Quechua e Wed'ze não são tops de linha/famosas como TNF e Columbia, mas possuem a melhor relação custo-benefício ao meu ver... boa qualidade com um ótimo preço para quem não usa frequentemente roupas de frio rigoroso...

P.S: Valeu por linkar o Viver a Viagem! =)

Iza razera
Iza razeraPermalink

Olá José Luiz,
Concordo com você quanto as marcas de roupas citadas e vendidas pela Decathlon, comprei roupas de frio, botas de neve e 2ª pele e fui para Bariloche. Tudo funcionou e nada de passar frio. As botas foram sucesso,andei na neve sem escorregar.
Estou de quase malas prontas para Ushuaia, Punta Arenas, Puerto Natalas, El Calafate, em setembro. As passagens comprei pela Aerolineas Argentinas , depois sigo de navio pela Australis até Punta Arenas, faço uma parte de ônibus e retorno via aérea de El Calafate. Já reservei hotel através do Booking.com, mas ainda não resolvi os passeios. Alguém pode me ajudar????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Iza! O próximo post de Ushuaia será sobre passeios.

Leia sobre Torres del Paine e El Calafate:

https://www.viajenaviagem.com/category/torres-del-paine

https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

Daniel
DanielPermalink

Olá Iza Razera,

os preços da decathlon aqui no brasil (Quechua) são mais baratos do que os equivalentes lá no ushuaia?

Daniel
DanielPermalink

Olá José Luiz,

os preços da decathlon aqui no brasil (Quechua) são mais baratos do que os equivalentes lá no ushuaia?

Abraços,

Daniel

Natalie
NataliePermalink

José,
conversei com uma jornalista chilena que sempre cobre umas pautas de neve sobre os preços das roupas na região e ela me disse que estavam na "média"... certas peças são mais caras mesmo - parecem até roupa de astronauta razz (nada comparado aos preços praticados nos EUA)

A Decathlon também é uma boa pedida para quem não pretende viajar frequentemente para esse tipo de frio wink

Annabelle
AnnabellePermalink

Acho que vale à pena (ou valia, em 2010) fazer umas comprinhas na loja Timberland de Ushuaia. Usei um par de botas alugadas na Jumping em toda a minha estada, mas no último dia acabei comprando um na Timberland por menos da metade do preço no Brasil, e usei bastante em El Calafate.

yara xavier
yara xavierPermalink

Como curiosidade, ser vendida como uma cidade no fim do mundo, Ushuaia vale. Mas, de resto, é bem precária. Não fui em busca de compras (nunca vou), então não posso opinar sobre isso - tenho roupas de frio então não preciso procurar nada para alugar/comprar. Os restaurantes são quase todos estilo self-service. Meio o quilão de todo dia em São Paulo. Almocei muito bem no hotel Las Hayas (lugar lindo, comida excelente e hospedagem fora do meu alcance). Os passeios são caríssimos também. Enfim, de novo, vale como curiosidade.

Wener e Jandira
Wener e JandiraPermalink

Natalie,

Agradecemos seu carinho, na verdade você é que é uma simpatia.
Há muito tempo acompanhamos o trabalho do Ricardo Freire, somos "fãs de carteirinha" do Viaje na Viagem.
Este ano foi a nossa terceira trip em Ushuaia, sempre no inverno. Por razões simples, além das belezas naturais da cidade (mar e montanha), lá nunca falta neve, essencial para prática de esportes invernais.
Uma dica de restaurante frequentado por pessoas da cidade que sempre batemos cartão é a Casa de Los Mariscos - San Martin,232.

Um beijo.

Wener e Jandira

business daily
business dailyPermalink

Cerro Castor a principal estação de esqui está localizada a 26km da cidade de Ushuaia e para os esquiadores experts, tem oferecido excelentes pistas, alta qualidade de neve e equipamentos de alta tecnologia.

Andrew
AndrewPermalink

Fomos 2x à Ushuaia, com o objetivo de esquiar e passear.
1) Como estação de esqui, nos pareceu uma ótima relação custo/benefício: longa temporada (neve em setembro, inclusive), não é tão cheia quanto Bariloche e Chapelco, custo dos passes e locação de equipamentos não eram tão caros.
2) Como passeio, sem dúvida, Ushuaia é um lugar único para se visitar. Destaco o passeio de catamarã pelo canal de Beagle em um dia de sol, que foi muito bonito (vai até o farol), e o passeio ao parque junto com o trem do fim do mundo (fomos em um dia com grande nevasca - visual muito bonito, simplesmente surreal). Outro passeio básico para se apreciar a vista da cidade é o cerro próximo ao centro (se vai de van, por um baixo preço). Fizemos tb. um passeio com remis até os lagos (na 2a viagem que fizemos - não é imperdível, mas valeu a pena) e basicamente as idas ao Cerro Castor.

Ficamos nos seguintes hotéis:
- Lennox Hotel: localização central, ambiente agradável, quartos novos porém pequenos, não tem piscina (para mim, uma limitação importante). Fácil acesso às lojas, cafeterias e restaurantes.
- Los Cauquenes: um pouco afastado do centro porém o visual à beira do canal de Beagle é bem legal. Em 2009, o bom funcionamento ainda não era o forte do hotel (tivemos problemas com falta de água quente e outras falhas na organização do hotel), mas a infra com piscina e academia compensaram para relaxar no final do dia, após esquiar.
Em ambos, fizemos pacotes reservando diretamente no hotel, e valia a pena. Nos Cauquenes, incluímos tb o transfer ao Cerro Castor. Quem ficar no Centro, dá para contratar transfer ou então pegar transporte com van (pagando passagem a cada viagem, bem em conta).
Tentarei resgatar informações em relação aos restaurantes na cidade, que eram poucos, mas alguns dignos de nota.
Andrew

Gustavo Trillo
Gustavo TrilloPermalink

Para quien viaja con bajo presupuesto tengan en cuenta que hay opciones de alquiler de departamentos a precios mas accesibles que los hoteles, ciertamente no son tan confortables pero permiten no estar siempre atados a cenar en restaurantes y manejar los horarios con libertad. recomiendo un paseo con trineo tirado por perros de la mano del "gato" Curutchet. Se tiver dúvidas escreva para mim , em portugês se quiser. Boa viagem

Fabiana Rocha
Fabiana RochaPermalink

HOla, voy a Ushuaia el agosto. dáme opciones de alquiler de departamentos a precios mejores,,,,,, por favor. Gracias!

Natalie
NataliePermalink

Encontrei mais duas lojas que alugam roupas de frio e equipamentos no centro de Ushuaia além da Jumping:

*Wind Fly Ushuaia
http://www.windflyushuaia.com.ar/

*Rental - dentro do outlet da Popper no centro de Ushuaia
http://www.popper-store.com/109/locales/

iara
iaraPermalink

Obrigada pelas dicas,foram muito importantes.Embarcamos no sábado e além da ansiedade muitas coisas não estavam esclarecids.Gracias

PATRICIA SIMOES
PATRICIA SIMOESPermalink

Caros, já fui a Ushuaia com a minha família (a dois anos, e estou a caminho de lá novamente na semana que vem), alias é um excelente lugar para ir com crianças. O Cerro Castor tem bastante estrutura. O melhor local para se hospedar é o Castor Sky Lodge no Cerro Castor. Ao pé da montanha. É um resort excelente, com cabanas grandes, totalmente equipadas com lareira e cozinha (cozinha completa). A diaria inclui meia-pensao. Os hospedes tem acesso livre a pista de sky e nao formam fila. Em fim, excelente. Adoramos e estamos voltando.
Tem estrutura para criancas, escolinha.
Fica a dica

PATRICIA SIMOES
PATRICIA SIMOESPermalink

ahh esqueci. O Cerro Castor também oferece transfer para a Cidade e o Resort todos os dias e tem transfer do aeroporto. O transfer está incluido na diaria.
Para quem não sabe esquiar, no primeiro nivel do teleferico tem ajudantes para subir e descer do teleferico (acredite, faz toda a diferença).

Carolmay
CarolmayPermalink

Obrigada por linkar o DRV! No meu post de roteiro de Ushuaia ( http://www.dicasroteirosviagens.com/2012/03/roteiro-de-ushuaia.html ) coloquei os restaurantes que experimentei. O Chiko, o Martinika e o Arco-Íris foram indicações da dona do B&B que fiquei, ela disse que eram menos turísticos que os da orla e estão mais para o lado do Presídio do que das ruazinhas centrais.

Patricia
PatriciaPermalink

Boa noite,
Irei para Ushuaia e pretendo alugar as roupas. Observei que no site da Jumping há opção de roupas Alta Gama, alguém saberia informar a diferença para as outras que alugam? Alguém fez uso dos suas roupas? Protegem bem?
Grata
Patricia

PATRICIA SIMOES
PATRICIA SIMOESPermalink

Olá Patricia, desculpa a demora e responder, estava em Ushuaia!!. Foi uma delícia, desta vez aprendi a esquiar, de verdade!!.
Bem, no Cerro eles alugam as roupas. Ao lado do Cerro, tem um Clube Andino que também aluga as roupas. Na cidade não conheço um local de locação. As roupas no Cerro são muito boas.
Eu alugo os equipamentos lá, todos muito bons. Aconselho você a comprar as roupas em Ushuaia, é bem mais barato que no Brasil. Lá tem um Outlet da principal loja a Popper, que é do mesmo grupo do Cerro.
O principal é o sapato, voce deve alugar ou comprar assim que chegar. La a neve é muita e escorregadia. Também o frio. Passei uma semana entre 0 e -10, muito frio, muita neve.
Bem, duvidas, dá um toque.
Abraços

Aline
AlinePermalink

Oi Patricia!

Vc lembra aproximadamente o preço do aluguel/compra das roupas e equipamentos? Vou pra lá em julho e como nunca fui pra neve não tenho nada e goataria de me preparar. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Aqui vão valores em pesos, que podem mudar, porque há inflação na Argentina.

http://www.interpatagonia.com/castor/alquiler.html

Fernando Arduini Mendes

Alguem sabe ate quando vai a temporada de ski/snow em ushuaia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Até o fim de setembro.

Patricia
PatriciaPermalink

Boa noite,
Obrigada pela resposta, Patricia.
Irei para Ushuaia final de agosto, qual moeda devo levar (peso, Dolar ou real)?
A cotação lá é boa? Vale a pena usar real lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! O real não é tão procurado fora de Buenos Aires e BAriloche.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/que-moeda-eu-levo-para-a-argentina/

Sueli
SueliPermalink

Tenho amigos que querem ir pra Ushuaia em outubro,quero saber se vale a pena ou é melhor ir no inverno.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sueli! A época alta em Ushuaia é o verão, entre dezembro e março. Em outubro a estação de esqui não estará mais funcionando, mas haverá passeios a fazer.

Luís Seco
Luís SecoPermalink

Olá, Ricardo. Obrigado pelas suas dicas. Tem noção de quanto tempo e dinheiro precisa para alugar um carro em Buenos Aires e ir até Ushuaia? Há sempre estrada de alcatrão?

Estou a ficar um bocado obcecado por esta viagem depois de ter ido à Islândia neste verão. Força para o Viaje.

Mari
MariPermalink

Caramba, boa sorte para quem vai a Ushuaia no inverno!! Eu fui no verão e no dia mais lindo que a cidade já viu fez 10 graus com solzinho heheh !!!

Hercilia F. Silva
Hercilia F. SilvaPermalink

Oi Ricardo,

Gosto muito do seu site, sempre procuro suas dicas quando estou me preparando para viajar.
Acabei de voltar de Ushuaia, com meus filhos, nora, minha mãe de 76 anos e uma amiga.
Ficamos lá 5 dias maravilhosos, apesar do frio. Mesmo no outono é muito frio, mas o passeio vale muito a pena.
Os passeios não são baratos, por isso quero compartilhar com vocês UM ACHADO: Encontramos 2 taxistas amigos muito gente boa
- Marcelo Abrigo (marcelotaxi209@yahoo.com.ar) Tel 02901-445627 e
- Julio Cesar Lencina (lencina@hotmil.com) Tel 02901-42083.
Fizemos com a dupla vários passeios (Parque Nacional da Terra do Fogo, Glaciar Martial, Lago Fagnano e Escondido). Os dois são super atenciosos, nos deram várias dicas de lugares para comer e até deram "toques" de passeios tipo furada. Além de economizar uma boa grana (quase 50% do que cobram as Agências), ainda deixamos em Ushuaia dois amigos.
Foi tudo de bom.
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hercília! Obrigada pela dica!

Agora conta pra nós: que passeios eles disseram que eram furadas? grin

Hercilia F. Silva
Hercilia F. SilvaPermalink

Olá Boia,

Uma das furadas e o passeio de Trem do Fim do Mundo (3 km percorridos por 175 pesos), para ver a paisagem que você vê de carro ou mesmo a pé. A outra é o passeio a Ilha dos Pinguins nesta época, pois ainda há poucos pinguins por lá.
Aproveito para corrigir o e-mail do Julio Cesar Lencina (lencinaj@hotmail.com.

Abraço

Paula
PaulaPermalink

Adorei suas dicas ! Estou programando uma viagem para Ushuaia e El Calafate em julho e gostaria de saber se ha necessidade de alugar um carro la. Gosto de ficar mais a vontade em relacao a horarios e passeios, mas tenho medo de nao ser proveitoso um carro por conta da dificuldade de andar na neve. Pode me ajudar? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Melhor não dirigir com capa de gelo na estrada. A maioria dos passeios nos dois lugares inclui transporte ao local. No inverno o dia será curtíssimo, com luz entre 10 da manhã e 4 da tarde; além do gelo, você terá a escuridão como obstáculo.

Adailton Leski
Adailton LeskiPermalink

Tem muita chance de nevascas no início de agosto? Fui em Jul/12 pra Bariloche e me decepcionei. Além de muita criançada por causa das férias, só nevou um dia. Pra quem procura neve será Ushuaia o lugar? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adailton! O Cerro Castor tem uma temporada longa de esqui, por ser a estação mais austral do mundo. https://www.viajenaviagem.com/2012/07/cerro-castor-ushuaia-esqui/ Mas lembre-se que a alta temporada no Ushuaia é o verão, quando os passeios que os turistas costumam procurar por lá estão todos funcionando.

Aline
AlinePermalink

Olá amigos da bóia!

Comércio, restaurantes, os locais turísticos e o Cerro Castor funcionam com horários adaptados ao período de luz ou em horário normal? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! As pistas de esqui funcionam de 10h às 16h. O comércio funciona em horário normal.

Ju Naliato
Ju NaliatoPermalink

Oi! Pretendo levar meu filho de 9 anos a Ushuaia em agosto. 7 noites é muito? Pra quem quer não só aprender a esquiar mas também curtir uns passeios vale a pena ficar no Centro ou no resort ao pé do cerro mesmo? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ju! É fácil ir e voltar à estação. Os passeios podem te buscar no hotel que você quiser. Estando no centro você terá uma oferta grande de restaurantes à noite. É uma viagem longa e aprender a esquiar leva tempo, então 7 dias seria o mínimo para dominar o mais básico.

Ju Naliato
Ju NaliatoPermalink

Obrigada!!! Vou fechar a semana, então.

Frank dos Reis
Frank dos ReisPermalink

Olá, sei que já foi batido na tecla, mas tenho uma dúvida:

Não pretendo ir para lá para esquiar, vamos em família, e uma data ótima para irmos é justamente julho.
Queremos apenas tem um contato com a neve novamente (já vimos neve, mas nunca "nevar").
A intenção é ficar uns 4, 5 dias.

Mas vi que a duração do céu claro é entre 6-7 horas. A pergunta que tenho é: o que pode ser feito neste intervalo quando tudo fica escuro? A viagem pode ser bem aproveitada mesmo com uma duração de "dia" tão curta?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Frank! Aproveite para acordar tarde, é bom nas férias. À noite, curta a gastronomia da Patagônia.

Daniela
DanielaPermalink

Olá!! Irei para USHUAIA no comecinho de junho e estou cheia de dúvidas. Alguém já foi pra lá nessa época?

1-Existe alguma estação de eski aberta pois verifiquei no site do Cerro Castor e eles só abrem dia 20/06?
2-Para passear na cidade é necessário aquelas botas especiais mesmo?
3-Alguém conhece o Hotel USHUAIA?
4-Quanto mais ou menos levar em peso?
5-Ideai já comprar os passeios aqui no Brasil ou lá mesmo em USHUAIA?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Compre os passeios por lá. Não há outra estação de esqui.

Leia sobre hotéis:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/

Leia sobre passeios (há preços):
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/ushuaia-inverno-atividades/

Leia sobre gastos pessoais:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/

Katia
KatiaPermalink

Olá pessoal, eu e meu esposo estamos pensando em ir para Ushuaia para trabalhar, ficamos sabendo que as indutrias de informatica bombam por lá e trabalhamos nesta área a mais de 20 anos e no momento estamos desempregados,alguem teria alguma dica ,como enviar CV ,se vale realmente a pena em arriscar .
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia! Este site é de turismo.

Jackie
JackiePermalink

Natalie,, acabamos de voltar e vim aqui ler suas impressões e ver se podia acrescentar algo. Sobre a Cabana de chá, sim que foooofa! Uma gracinha, mt lindinha. A comida é boa,, tomei sopa de cebola (normal) e marido de lentilha que tava delícia! Agora os doces....caramba, otimos!
Qt a restaurantes locais tb nao econtramos. Realmente não achei a cena gastronômica mt rica. Comemos bem, claro, mas não sei, não amei nenhum restaurante. O que achei mais "local" foi a cerveja beagle, que marido tomou todo dia e tá agora aqui se lamentando nao ter trazido varias garrafas =)
bjs,

Aline
AlinePermalink

Oi! Estou pensando em ir em julho para lá, mas fiquei assustada com os comentários sobre o dia ser tão curto! Só gastronomia durante a noite? Além disso, muitos passeios listados no site oficial de turismo não ocorrem nesse período. O que você indicam para fazer? Será que em julho já vai ter muita neve? Alguém sabe me dizer quando começa, de fato, a temporada de inverno? Além disso, "alta gama" seria a mesma coisa que "alta costura"? Eles aceitam cartão de crédito por lá ou só em espécie? (é que fui para Buenos Aires em 2010 e estranhei, pois muitos lugares não aceitavam cartão...). Enfim, se alguém puder me ajudar! Obrigada!

Aline
AlinePermalink

Mais uma coisa: qual a diferença entre jaqueta térmica (pluma e sintético), “contraviento”, polar e impermeável? Qual é a mais quente? Qual a mais indicada para o mês de julho? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Natalie
NataliePermalink

Oi, Aline.

Eu fui pra Montreal no auge do inverno e peguei temperaturas que passavam dos -20.

Nesse post eu falo um pouco sobre quais roupas são mais adequadas e como caprichar na necessaire para a pele não sobre com o frio =)

http://sundaycooks.com/2013/01/17/montreal-no-inverno-vale-a-pena/

Daniela
DanielaPermalink

Alguém sabe se inicio de junho neva?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Neva, mas a estação só abre mais para o fim do mês.

Fabiana Rocha
Fabiana RochaPermalink

Olá! Amei este site...já pesquei algumas dicas. Vou a ushuaia em agosto. queria uma idéia, objetivamente, de quanto gastarei com, uma viagem (fora hospedagem e passagem) para passear por sete dias (não pretendo esquiar todos os dias, talvez um ou 2 dias ) gostaria de fazer passeios diversos, fauna,, etc. Alguem fez as contas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! No site do Cerro Castor você vê os custos, em sites como Interpatagonia você pega preços de passeios.

Jota
JotaPermalink

Olá, vou com um turma de 10 pessoas para Ushuaia para prática de snowboard. Nessa turma temos quem pratica em bom nível, alguns iniciados e outros calouros (meu caso). Gostaria de dicas da melhor opção para hospedagem em grupo levando em consideração custo x localização. Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jota! Dê uma olhadinha nas indicações dos leitores neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/

A questão que você precisa resolver é se quer ficar mais perto do Cerro Castor, onde se esquia, ou da cidadezinha, para aproveitar a vida noturna.

Carolina
CarolinaPermalink

Olá! Estou pensando em ir a Ushuaia em Julho, mas tenho bastantes dúvidas em relação ao sapato. Que tipo de sapato podemos encontrar aqui no Brasil que sirvam para a neve? Poderiam ser botas impermeáveis da Timberland, por exemplo? Obrigada!

Karol
KarolPermalink

Olá, Carolina! O ideal são esses tênis ou botas impermeáveis sim, tipo Timberland, Merrel, Salomon...Mas se eu fosse você deixava pra comprar lá, é mais barato e tem mais variedade.
Boa viagem!

Diego Cabral
Diego CabralPermalink

Nooooosssa cara! Que bacana, estou indo para Buenos Aires, e em seguida passo 4 dias em El Calafate, e 3 em Ushuaia, quero muito aproveitar ao máximo Ushuaia, que fiquei pertubado quando li um livro de viajantes.

Estou indo pra Ushuaia dia 07 de Agosto/13 e fico até 09.
Muito frio? (primeira vez em neve)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Sim.

Patricia Simoes
Patricia SimoesPermalink

Olá Navegantes, quanto tempo!!..Faz tempo que não navego por aqui. O blog mudou muito!. Saudades de antes!. Sorry, sou das antigas. Em fim...
Peço desculpas a aqueles que me perguntaram coisas de Ushuaia e não respondi, não cheguei a ler.
Estou aqui agora lendo e preparando a minha viagem de Julho, sim, de novo vou a Ushuaia.!!!
Adoro lá, sou fa de carterinha.
Fico no Castor Ski Lodge, no Cerro Castor. No pé da montanha. Muito bom. o resort é excelente.
http://www.castorskilodge.com
Sobre as duvidas de roupa:
Rompe viento ou quiebra viento não é quente. Serve para proteger do vento. A gente usa encima de uma roupa quente.
O casaco deve ser impermeavel e quente por dentro. O ideal. Lá é muito frio, chove e neva.
Os preços são um pouco mais baratos que BUE, muito pouco. Mas de SP sem duvida são melhores. Muito melhores. Eu compro as minhas roupas lá e de toda a família.
Estarei em Ushuaia de 20 a 27. Se possivel depois posso enviar fotos para o blog, basta a Boia, pelo que vi, assistente oficial, enviar o e-mail correspondente.
Beijos e até...

Guilherme Oliveira
Guilherme OliveiraPermalink

Oi Patricia! Vou com meu filho (11 anos) e namorada de 20-28/Julho. Fora esquiar (vamos conhecer o Cerro Castor), o que mais sugere para se fazer lá neste período? Dicas? Obrigado! Abs!

Patricia Simoes
Patricia SimoesPermalink

Oi Guilherme, no Cerro Castor, somente tem a montanha, na primeira descida do teleferico tem as rampas e a escolinha. Cerro Castor não é como Bariloche aonde tem "brincadeiras de neve". Cerro Castor é mais voltado para quem quer aprender ou habitués, e aqueles que já sabem esquiar ou snowboard.
Na base tem o restaurante do Lounge (resort) o qual também atende a montanha. Vocês podem almoçar lá.
Do lado da montanha, tem um acampamento de uma empresa que não é do Cerro Castor, aonde também tem escolinha e outras coisas, aqueles quadriciclos.
Antes de chegar ao Cerro Castor tem outras coisas, tem os cachorros, os passeios aos lagos, trilhas. Em fim. Se você só quer conhecer e não sabe esquiar recomendo fazer um roteiro de varios passeios e não ir somente ao Cerro Castor.
Na cidade tem as compras, casino, os restaurantes tipicos. Tem algumas agencias de turismo locais, na rua principal, aonde voce pode comprar um roteiro de passeios. Eu já fiz um com crianças para os lagos congelados, os mirantes, andar de cachorros. Elas gostaram muito. Também tem os passeios de barco, ao farol, ver leao marinho, aves.
Prepare-se para o frio. Compre roupas apropriadas.

Claudio Costa
Claudio CostaPermalink

Boa Noite Patrícia Simões, A(O) Bóia,

Estarei com minha família tb no período de 20 à 27 dessa forma gostaria de lhe perguntar:

Ficaremos no Hotel Tierra del Fuego, vc conhece ? localização é boa ?
Eu e minhas filhas já esquiamos, por isso Cerro Castor é legal porém não conta com brincadeiras de neve, tipo skibunda ?
Existem outros lugares onde podemos fazer skibunda, passeio de trenó com cães etc.... ?
Com relação as roupas vc tem idéia de custo para alugar ou comprar ? os preços são em dólares ?

Vcs tem algumas dicas para passar ? restaurantes, passeios, diversões ?

Fico no aguardo

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! No texto acima, no tópico "Roupas de frio: comprar ou alugar", existe o link para uma loja. Clique e faça uma cotação; dá para ver os preços no site.

Veja as atividades do Cerro Castor nesta lista:
https://www.viajenaviagem.com/neve-2013/

Veja mais informações e outros passeios aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/cerro-castor-ushuaia-esqui/
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/ushuaia-inverno-atividades/

Claudio Costa
Claudio CostaPermalink

Bom dia A Bóia,

Muito obrigado pelo retorno.
Com relação ao Hotel que ficaremos, Hotel Tierra del Fuego, você conhece ? caso afirmativo, ele se encontra bem localizado com relação as atividades, comércio e restaurantes ?

Aguardo retorno e mais uma vez obrigado

Claudio

Patricia Simoes
Patricia SimoesPermalink

Olá Claudio, Não conheço esse hotel. Passeios para crianças tem no local aonde se faz o paseio de cachorros. Lá também tem um restaurante. Dá para passar boa parte do dia.
Na cidade, tem várias agencias locais aonde voce pode contratar passeios para as crianças.
Os preços das roupas estão em pesos, porem lá circula o dolar. Os preços são bons, bem mais barato que SP e os preços são melhores que BA. Alugue ou compre em Ushuaia. Na cidade, não compre no Cerro. Para alugar, ai sim o melhor local é o Cerro.