#Linkódromo | Dossiê Chapada das Mesas no Bala Perdida

Natalie Soares
por Natalie Soares

Poço Azul Riachão MA

Fotos | Júlio César Corrêa

Você já ouviu falar da Chapada das Mesas, no Maranhão? A região foi transformada em Parque Nacional em 2005, numa tentativa de preservar um trecho importante do cerrado brasileiro. O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica entre as cidades de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz no Maranhão e é cercado pelo rio Tocantins.

Chapada das Mesas MA

Mais tímida, mas não menos impressionante do que as outras chapadas mais famosas do Brasil, a Chapada das Mesas chama a atenção pela beleza rara de suas cachoeiras (juro que não pensei na música da Ivete), suas trilhas, pelas suas formações rochosas e por sua natureza ainda pouco conhecida pelos turistas brasileiros.

É um cenário ótimo para quem quer fugir por uns dias do estresse das grandes cidades, aproveitar puros momentos em contato com a Pachamama e vivenciar instantes de tranqüilidade na pacata cidade de Carolina, uma das bases para você explorar a Chapada.

Se o seu dia começou corrido, clique nesses posts do Júlio César, do blog Bala Perdida, e corra o risco de repensar o seu próximo destino de férias. Só cuidado para não sair correndo agora mrgreen

chapada das mesas

Vai pelo Júlio:

Dossiê Chapada das Mesas

O dia em que amei Carolina

Onde fiquei em Carolina

Cachoeira de Santa Bárbara, Poço Azul e Encanto Azul

Chapado pela Chapada

Cachoeiras do Prata e São Romão

Complexo Turístico da Pedra Caída e suas mulheres

11 comentários

Julio Cesar Corrêa

Valeu, Ric. Espero que ajude o povo a planejar sua viagem a este paraíso ainda pouco explorado.
brigadão, abraço

Tati
TatiPermalinkResponder

Conheci há pouco o Jalapão e o Flávio da Norte Tur nos falou muito dessa Chapada, sendo que a saída com eles é por Palmas. Fiquei com mais vontade de conhecer.

Margareth
MargarethPermalinkResponder

Julio
Qual a melhor época? Hospedagem? Dá para se fazer junto com o Jalapão?

Julio Cesar Corrêa

Margareth,
acho que junho é um bom mês. Tempo firme e temperaturas mais amenas.
abs

Cínthia
CínthiaPermalinkResponder

Boa noite, Júlio ! Lindas as fotos, lindo o texto, obrigada pelas críticas construtivas, aprendemos com elas, foi uma honra atendê-lo, espero que volte mais vezes, e que supere suas expectativas com a Torre da Lua e Pousada dos Candeeiros.

Saudações,Cínthia e Agnaldo, família Torre da Lua.

Paloma
PalomaPermalinkResponder

Oi, Julio!

Você sabe se outubro/novembro é uma boa época para ir na Chapada?
Fico com medo de pegar época das chuvas e as cachoeiras estarem barrentas ou com nível de água muito alto.

Obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paloma! A época chuvosa é o primeiro semestre do ano.

Camilla Kafino

Que delícia, que delícia! To louca pra ir o quanto antes ao Maranhão =)
Só um aviso, os links do blog do Julio (os do próprio blog dele, não os daqui) não funcionam e atrapalham a navegação por lá!
Anotando cada dica, obrigada VnV!!

Jackson
JacksonPermalinkResponder

Pessoal, o período de transição de maio para junho é bom? prentendia ir próximo ano 31/05 a 03/06, porém está mesmo na época de transição, não sei se seria válido esperar para outro feriado! Obrigado pela atenção

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jackson! Em feriados o lugar lota demais. Em maio você tem maior chance de pegar dias ainda nubladões, que não favorecem a cor das águas dos poços.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar