Pesquisinha: que blogs de viagem você seguia em 2004, 2005?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Viajenaviagem.zip.net

Esta foi a primeira imagem publicada no Viaje na Viagem, dia 30 de dezembro de 2004. Eu estava me preparando para uma volta ao mundo em cinco escalas, e fotografei as minhas fontes de consulta para aquela viagem. Veja quantos guias de papel comprados... hoje eu provavelmente não comprasse nenhum, e fizesse todas as minhas pesquisas online.

A questão é que havia muito poucos blogs de viagem -- e quase nenhum em português. Ou pelo menos é isso que eu imagino, já que não consultava nenhum.

Já descobri que tem pelo menos um blog de viagem em português anterior ao VnV -- é o Uma Malla pelo mundo, da querida Lucia Malla, que começou em outubro.

Por que me preocupo com isso agora? Porque estou trabalhando na minha palestrinha de abertura do 1º Seminário #Viajosfera, e quero falar da nossa evolução desde os primórdios.

Por isso, peço ajuda aos viajandões aí do outro lado da tela: você se lembra quais blogs de viagem em português acompanhava já em 2004, 2005 ou 2006? Tô querendo identificar quais são os outros tiozinhos da #viajosfera smile


Gracias!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


81 comentários

Nivea Atallah
Nivea AtallahPermalinkResponder

Não eh blog, mas o Mochileiros.com sempre foi minha fonte de pesquisa e existe desde 1999.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Bem lembrado! Consultei o Mochileiros.com para uma viagem ao Peru e Bolivia em 2005. Mas tb na época não era blog, e sim um forum de discussão.

O Viajante, do Zino Asnis, também é dessa época - tem os guias impressos, mas já estava na rede, eu consultava muito o link "Barbadas e Roubadas" para as viagens economicas.

Em 2006 fui apresentada a um serviço que achei super interessante para a minha primeira viagem sozinha - um site chamado www.getjealous.com - nome sugestivo, né? Foi o primeiro serviço de blogagem de viagem que conheci e achei muito legal ter um espaço fácil para colocar as impressões de viagem, fotos, mapa e etc sem complicações de programações de computador. Ele existe até hoje, e fui procurar a blogagem que eu fiz, continua lá.

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Parece incrivel que a tao pouco tempo a gente ja se aventurava pelo mundo sem nenhum blog para iluminar nosso caminho...

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

...e GPS para guiar nosso caminho!

Amaro - Recife

Que eu lembre, só o VnV em 2005/2006, pesquisando para fazer uma espécie de 'pé na areia' pelo litoral do Nordeste.

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos

Bem, no nosso nicho que são as viagens em família, vou te contar que não me lembro de nenhum significativo (sem parecer pedante)e geral, quando comecei (2010). Havia os de destinos específicos: NY with kids e Buenos Aires com ninõs. Logo em seguida vieram os blogs "Eu viajo com meus filhos" e "Mãe Mochileira e Filho malinha". O meu blogroll era pequeno. Hoje esse número de blogs aumentou consideravelmente e também blogs menores começaram a se manifestar e eu passei a conhecê-los. E o movimento não acabou: da mesma forma que a blogsfera materna teve um "boom", a blogosfera ligada à famílias, viagens, etc ainda vai se desenvolver mais. Penso que teremos blogs para todos os estilos de famílias, como nos Estados Unidos.
Bjs

bruna
brunaPermalinkResponder

Eu conheci o mundo dos blogs somente em 2008, quando estava coletando infos sobre varios lugares pra decidir pra onde iria fazer um intercâmbio. E foi ai que conheci o blog Mikix e mais alguns que acompanho até hoje.

Rafael Carvalho

Eu também embarquei no mundo dos blogs só lá por 2007 e 2008...

filipe archer
filipe archerPermalinkResponder

Não sei se você conhece, um tal de freire´s... Abraços e boa viagem!

Guta | Blog Vambora!

Além no VNV eu acompanhava o Fatos e Fatos de viagem do Arnaldo Interata, lá em 2006 acho...
Aliás, antes disso tinha um site muito legal chamado Nomad (www.nomad.com.br) que era uma espécie de site conjunto de mini blogs, no qual vários viajantes (incluindo eu) colocavam seus relatos de viagem, fotos, informações, etc, isso em 2002. Foi lá que eu comecei a ver as viagens do Arnaldo e depois fui ver o blog próprio dele. O site parece que anda pouco atualizado mas ainda existe!

Paula
PaulaPermalinkResponder

Não tenho blog, mas sou leitora de blogs desde 2004. Pelo o que lembro nessa epoca nao existiam blogs de viagem especificamente, mas sim blogs de expatriados, principalmente, que relatavam suas viagens e a vida no novo país (o que nao deixa de ser uma viagem). Entao dessa epoca, lembro do Adriana (DriEveryWhere), Luciana Misura, Claudia (Aprendiz de Viajante hoje em dia), Denise (Sindrome de Estocolmo), Monica (mozinha.com), Mirella (Mikix). Depois dessa fase, lembro da surgimento dos blogs somente de viagem de fato, e o primeiro foi o seu smile

EduLuz
EduLuzPermalinkResponder

Naquela época, no século passado, eu acompanhava o VnV e o santo Google, que tinha(e ainda tem) a função de guia virtual.
Comprava e ainda compro guias de papel.

Rodrigo Nominato | aventure-se.com

Seguir eu não seguia/acompanhava.
Mas já consultei muito o VnV.

Margareth
MargarethPermalinkResponder

Até 2007 pesquisava em toda internet sobre roteiros diversos, juntando custo x beneficio Em 2007 comecei acompanhando Melhores Destinos e Mochileiros. 2010 juntei VnV.

Thiago Cesar Busarello

Quando criei o Vida de Turista em março de 2007 lembro de visitar o Viaje na Viagem, o da Lucia e os blogs da revista Viagem e Turismo que o próprio Riq fazia parte.

Apesar de não ser a época de 2004 e 2005, na época os blogs ainda estavam engatinhando. Recentemente que o grupo de blogueiros ganhou corpo, forma e virando referência para muitas viagens de leitores.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Em 2004 só conhecia 3 sites de viagem; www.mochileiros.com http://www.brasildemochila.com (que tinha acabado de abrir, e que até hoje me trás emails por uns textos que publiquei lá em 2005...) e http://oviajante.uol.com.br/ (e neste último nem entrava, porque o site era ruim...bom era - são - os guias).

Como viajei em 2004 e depois só em 2007 novamente, seu blog foi o que conheci primeiro neste formato, já no meio de 2007 - e por mais que hoje seja o favorito, ainda sou fiel ao mochileiros.com também wink

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Ah sim.... desde aquela época comprava guias de papel. Alias, mesmo para a viagem que estou fazendo agora, com tanta informação online, fui 'obrigado' a comprar os aplicativos do Lonely Planet para França e Londres, além de guias de papel Fodor´s - nem acrescentaram tanta coisa ao que já sabia, mas ter o guia de papel ainda faz a diferença.

Vai entender...

Annabelle
AnnabellePermalinkResponder

Blog??? O que era isso??? (risos) Acho que no máximo eu pesquisava hotéis no site da Quatro Rodas e só... Continuo colecionando meus guias de viagem (em papel) e independente da quantidade de informações disponíveis hoje na internet, meus livros sempre vão ter um lugar guardado na minha mala de rodinhas!

Valeria
ValeriaPermalinkResponder

Eu consultava o site voudemochila.com que trazia muitas dicas úteis.

Claudia Matoso

Nesta época seguia só mesmo o VnV. Os outros vieram depois, principalmente pela listinha lateral, antecessora do #viajosfera.

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Descobri absolutamente TODOS os outros a partir do VnV. E foi uma coisa meio tardia, não lembro exatamente quando. Seguramente antes de 2007 (já que minha primeira viagem completamente planejada com a ajuda dos trips foi em julho de 2007). Acho que descobri o VnV em 2006, apesar de ter o VnV de papel desde 1999...

Carlos Henrique Loyo

Nessa época entre 2004 e 2005 eu viajava "empacotado". Só fui começar a pesquisar na internet na viagem para o réveillon 2008/2009 quando o agente de viagens me fez uma raiva muito grande! A partir daí achei o VnV e meu nível de exigência subiu infinitamente, pois passei a realizar viagens feitas sob medida, com um nível de detalhamento incrível (passados por quem já viveu aquilo, e não quem apenas "ouve falar") e bem mais baratas!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar