Pesquisinha: que blogs de viagem você seguia em 2004, 2005?

Viajenaviagem.zip.net

Esta foi a primeira imagem publicada no Viaje na Viagem, dia 30 de dezembro de 2004. Eu estava me preparando para uma volta ao mundo em cinco escalas, e fotografei as minhas fontes de consulta para aquela viagem. Veja quantos guias de papel comprados… hoje eu provavelmente não comprasse nenhum, e fizesse todas as minhas pesquisas online.

A questão é que havia muito poucos blogs de viagem — e quase nenhum em português. Ou pelo menos é isso que eu imagino, já que não consultava nenhum.

Já descobri que tem pelo menos um blog de viagem em português anterior ao VnV — é o Uma Malla pelo mundo, da querida Lucia Malla, que começou em outubro.

Por que me preocupo com isso agora? Porque estou trabalhando na minha palestrinha de abertura do 1º Seminário #Viajosfera, e quero falar da nossa evolução desde os primórdios.

Por isso, peço ajuda aos viajandões aí do outro lado da tela: você se lembra quais blogs de viagem em português acompanhava já em 2004, 2005 ou 2006? Tô querendo identificar quais são os outros tiozinhos da #viajosfera 🙂

Gracias!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


81 comentários

Nenhum, também. Só tomei conhecimento da existência dos blogs em 2007! Foi quando criei o meu primeiro blog, de gastronomia. Em 2008, quando comecei a falar também sobre viagens, conheci o VnV, o Abrindo o Bico, o Saia pelo Mundo. O restante veio mais tarde, só em 2010 mesmo.

Eu não conhecia nenhum blog, e também assinava a Revista Viagem. Mas, posso ser sincera? ADORO um guia de viagem e uma revistinha tb. Agora mesmo quase comprei uma sobre Espanha e Portugal. Sigo muitas dicas daqui,não viajo sem ler e reler tudo, mas é uma atração irresistível…

Só pesquisava em revista e consultava os amigos que já conheciam o destino que eu pretendia visitar. Não seguia nenhum blog em 2004. Não usar guia impressas, além de poupar espaço e peso na mala, é ecológico. Realmente, evoluímos e tornou-se muito mais fácil o acesso à informação, para planejar uma viagem.

2004 nenhum, nem sabia que existiam. 2005 e 2006 o VnV. Comecei a seguir pelas crônicas do Riq na Época. Em 2007 criei o meu. Foi o ano do “boom”, como disse a Camila (Camila, obrigado pela menção!).

Nesta época estava começando as minhas viagens por conta, e também fazia pesquisa em guias impressos (Fodors, Frommers, Lonely Planet e tal) ou nas fracas versões online destes disponíveis à época.

Eu só me interssei por blogs de viagem em 2009, quando me mudei para a França e comecei a viajar. Naquela época já tinham muitos, mas percebo que muitos não eram tão profissionais como hoje em dia. De 2009 pra cá percebi o boom desses blogs e, consequentemente, a melhoria nos textos e imagens.

Eu também não conhecia os blogs de viagem nessa época. Descobri esse mundo em 2007 e acho que foi quando o “negócio” estourou, né? Foi quando criei o meu também! Na época eu até achava que os blogs que eu lia e que me inspiraram (Idas e Vindas, A Turista Acidental, Agora Vai, BrenoB…) estavam na estrada há algum tempo, mas acho que a maioria deve ter surgido em 2006 ou 2007. Sei que o Drieverywhere e o Mikix estão no ar há mais tempo, mas eu não os conhecia.

    Carla, o seu blog foi o primeiro que conheci! Lembro que eu estava matando a saudade de Colonia del Sacramento na internet depois de rever minhas fotos e encontrei o I&V! 🙂

Só o seu Riq. E comecei a seguir por causa das crônicas do Estadão, e não porque era um blog de viagem. Mas gostei muito da idéia 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito