Pesquisinha: que blogs de viagem você seguia em 2004, 2005?

Viajenaviagem.zip.net

Esta foi a primeira imagem publicada no Viaje na Viagem, dia 30 de dezembro de 2004. Eu estava me preparando para uma volta ao mundo em cinco escalas, e fotografei as minhas fontes de consulta para aquela viagem. Veja quantos guias de papel comprados… hoje eu provavelmente não comprasse nenhum, e fizesse todas as minhas pesquisas online.

A questão é que havia muito poucos blogs de viagem — e quase nenhum em português. Ou pelo menos é isso que eu imagino, já que não consultava nenhum.

Já descobri que tem pelo menos um blog de viagem em português anterior ao VnV — é o Uma Malla pelo mundo, da querida Lucia Malla, que começou em outubro.

Por que me preocupo com isso agora? Porque estou trabalhando na minha palestrinha de abertura do 1º Seminário #Viajosfera, e quero falar da nossa evolução desde os primórdios.

Por isso, peço ajuda aos viajandões aí do outro lado da tela: você se lembra quais blogs de viagem em português acompanhava já em 2004, 2005 ou 2006? Tô querendo identificar quais são os outros tiozinhos da #viajosfera 🙂

Gracias!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


81 comentários

Usava muito o finado Orkut, cujas comunidades continham dicas práticas de certo modo úteis, principalmente para os destinos mais óbvios. Mas a fonte principal eram os guias impressos, notadamente os Lonely Planet e os DK. Aliás, até hoje tenho nos guias impressos uma boa e válida fonte de consulta. Os blogs, embora absolutamente indispensáveis, não têm a mesma sistematização nem abrangência dos guias impressos. Blogs e guias impressos servem para fins distintos em meus planejamentos de viagens. Também consumo revistas, mas mais para passar o tempo do que como fonte de planejamento.

Oi…

Eu comecei a acompanhar vc no zip.net, nem lembro o ano mais.
Comecei a escrever em fevereiro de 2004 em um também zip.net, mas no começo eram só viagens na batatinha, piadas e pensamentos desconectados.
Em Maio de 2006 comecei a contar minhas viagens neste blog. Em Agosto de 2007 mudei pro wordpress e hoje o Por Onde Andei é um blog que conta minhas viagens e às vezes (bem raramente) fala de algumas viagens na maionese.

2004, 2005 eu estava terminando a faculdade, era um duro e só viajava de Floripa para Baln Camboriú pq a vó da minha namorada botava gasolina no carro, o apartamento do meu pai estava disponível e a comida a gente pegava no mercadinho da esquina, na conta da minha sogra! Mas a partir de 2006 eu comecei a programar minha 1ª viagem a Buenos Aires e peguei muitas informações mesmo no forum do mochileiros.com… depois começou a aparecer o VnV

Descobri os blogs d viagem super tarde… Somente em 2010, pesquisando sobre NY e Londres, encontrei várias dicas em blogs de moda (Fashionismo e I´m leaving today, entre outros) e tb no Drieverywhere… A partir dele q descobri os outros blogs… Assinei Viagem e Turismo por muito tempo, alias essa revista sempre me ajudou nos trabalhos da Faculdade de Turismo (de 2001 a 2004). ADORO guias impressos, mas acho que é pq gosto de livros em geral, nada melhor do que folhear um livro ao invés de ler numa tela… Sempre comprei muitos guias mas como estão desatualizados, precisei buscar atualizações na internet…

Ricardo,
Fui para Orlando em janeiro de 2005 e lembro que procurei informações sobre os outlets. Não achei nada em português! O meu interesse pelos blogs começou em 2009. Desde então, já contei com a ajuda de muitos e nunca me decepcionei.

Em 2004 só visitava o Viaje na Viagem de vez em quando, mas sem muita participação.

Em 2005 comecei a frequentar muito o Viaje na Viagem para programar minha lua de mel. Com isso organizei uma viagem passando por Praia da Pipa, Natal, Porto de Galinhas e São Miguel dos Milagres (que até então nunca tinha ouvido falar).

De 2006 em diante viciei e nunca mais consegui abandonar.

Riq,

Comecei a escrever minhas memórias de viagem no Expedição Inca ( https://jbtravel.zip.net/ ) em abril de 2005, mas ele só contem os arquivos referentes àquela viagem ao Peru e Bolívia.

Mais tarde, em fev/2007 comecei “O Descobrimento da América”.

Não me lembro de outros blogs além do seu naquela época (tanto é que a única referencia em portugues no Expedição Inca é do VnV). Minhas consultas se baseavam em guias da Rough Guides ou Lonely Planet.

Também não acompanhava nenhum blog, usava revistas e guias de papel, embora nesse período ainda não viajasse tanto. Quando comecei a viciar, usava muito o falecido (ou quase) orkut, foi de lá que peguei grandes dicas para a Bolívia, Patagônia, Chapada Diamantina e Lençóis Maranhenses (viagens feitas até 2008), o orkut também me ajudou na viagem para a Rússia, mas foi um caso específico, que criaram uma comunidade das pessoas que haviam comprado a passsagem super barata da S7.
Hoje não consigo me imaginar programando uma viagem só com os guias de papel ou revistas! =)

De cabeça os dois primeiros blogs que lembro é o A Janela Laranja do Márcio e o Drieverywhere da Adriana Miller.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito