Piedras Blancas, um dos passeios mais engraçados de Bariloche

piedras blancas
Historiadores ainda se contradizem ao tentar descobrir a origem de uma das atividades de neve mais adorada pelos brasileiros que visitam Bariloche: o tal do esqui-bunda, também atende pelos nomes científicos de trenó, trineos ou colapatin. Origens a parte, a brincadeira é tão conhecida e divertida que a cidade tem um próprio cerro reservado praticamente para esta atividade: o cerro Piedras Blancas.

piedras-blancas
Piedras Blancas fica apenas a 5 km do centro de Bariloche e ocupa uma das faces do Cerro Otto, um dos cerros mais baixos da região. Piedras conta com cinco pistas de esquibunda e dois teleféricos que dão acesso às pistas, somando um total de 3 km de pura diversão.

Esse cerro é ideal para quem viaja com toda a família, pois a diversão é garantida para os pequenos e, cá entre nós, para quem nem é tão pequeno assim. Eu nunca tinha praticado essa modalidade de “esporte na neve” e achei uma brasa, mora.

piedras-blancaspiedras-blancaspiedras-blancas
Contudo, não deixe de se agasalhar corretamente, pois roupas e luvas impermeáveis são acessórios fundamentais para você aproveitar ainda mais essa brincadeira. Também é comum se deparar com algumas filas nos teleféricos se o parque estiver cheio de excursões de estudantes no dia da sua visita.

A vista panorâmica dos teleféricos mostra boa parte de Bariloche, do lago Nahuel Huapi e a mudança gradativa de vegetação nessa região argentina. Se você tem medo de altura, respire fundo, prepare a câmera e saia clicando, a paisagem é recompensadora.

piedras-blancas
Se você optar por visitar Piedras Blancas com o seu carro alugado, por favor, verifique as condições da estrada e se o uso das correntes nos pneus será necessário naquele dia.

piedras-blancas-11

Valores dos Tickets

Os valores das entradas para alta temporada de 2012 em Piedras Blancas são de 65 pesos, para as crianças, e 85 pesos para os adultos (pela cotação do dólar nas casas de câmbio, 15 e 19 dólares). Depois de entrar no cerro, se você quiser fazer o esquibunda, terá de pagar um valor extra pelo aluguel do “trenó”, o que lhe dará direito a utilizar o teleférico e descer nas pistas correspondentes por 6 vezes. Depois disso, se quiser continuar brincando, terá de pagar mais um aluguel. O aluguel do “trenó” mais o uso do teleférico por 6 vezes custa, hoje, 220 pesos para os adultos e 140 pesos para as crianças (pela cotação do dólar nas casas de câmbio, 48 e 30 dólares). Lembre-se que os valores são reajustados a cada início de temporada. Consulte a tabela oficial e as datas previstas para abertura do Cerro no site oficial de Piedras Blancas.

piedras-blancas

Winter Park: esqui para iniciantes

Ainda como parte do Cerro Piedras Blancas, você encontra o Winter Park, uma pequena área para iniciantes composta por uma escola de esqui e três pistas. O passe de meio dia de duração na alta temporada custou, em 2012, 345 pesos para os adultos (pela cotação das casas de câmbio: 75 dólares), incluindo duas horas de aula e o aluguel dos equipamentos. Se você preferir contratar o traslado direto com o Winter Park, acrescente 90 pesos a essa conta (pela cotação das casas de câmbio, 20 dólares).

piedras-blancas

Esse passeio foi uma cortesia de Piedras Blancas e Emprotur.

Leia mais:

65 comentários

Oiii!Vou para Bariloche 07 de agosto e gostaria de saber se dá pra fazer o circuito chico e ir ao Piedras Blancas no mesmo dia?

    Olá, Luciana! O Circuito Chico toma boa parte de um dia. No inverno há menos horas de luz.

Vamos (eu, minha esposa e meu filho) para Bariloche em meados de maio deste ano. Será que Piedras Blancas será uma boa opção de lazer?

    Olá, Sergio! Não estará aberto ainda. Só há neve em Bariloche lá por julho.

Boa noite, estou programando nossa primeira viagem para Bariloche para 20 de julho de 2013, confesso que ao mesmo tempo que estou animada estou com medo pois não gosto muito da idéia de teleféricos para todos os lugares! Alguém sabe me dizer se são fechados, individuais???? Na verdade nunca esquiamos portanto não iremoa para as grandes pistas mas mesmo assim estou ficando tensa com a idéia! Hilana

Olá,

Na minha opinião (estive 3 vezes em Piedras Blancas), o legal mesmo é quando há muita neve, caso contrário, como me pareceu nas fotos acima, não sei se vale muito a pena, primeiro vc não consegue fazer o trajeto todo, inclusive um amigo de uma agência sugeriu veementemente que eu não fosse numa situação assim pois é grande o risco de se machucar, isso sem falar que as roupas ficam repletas de barro. Uma coisa é certa, descer a montanha branquinha com neve fofa é muito legal, sem dúvida passeio mais divertido e família de Bariloche.

Piedras Blancas é FANTÁSTICO! Ano passado qndo fui estava LINDO! Tudo branquinho! Esse ano não fui pq estava fechado por falta de neve.

Cerro Otto é local oficial do esqui-bunda desde os primórdios do século passado , quando não havia pista alguma e a gente fazia esqui-bunda em qualquer declive e era de-li-cia !!

Olá a todos,
Para curtir a neve pela 1a vez é mais indicado Bariloche ou Chile???? E em relação a $$$ ?
Obrigada

    Olá, Sara! Bariloche é o lugar mais divertido para quem quer ver neve sem esquiar. Mas é preciso ir mais para o fim de julho, preferencialmente em agosto, para pegar bastante neve.

Bariloche é ideal para os iniciantes em neve. Toda aquela emoção de ver neve, e brincar como uma criança, acontece em Piedras Blancas. Adorei!

Piedras Blancas é realmente fantástico!!!! E não existe idade para se divertir por lá… minha mãe tem 52 anos e desceu numa boa!!!! Que saudade de Bariloche!!! Com certeza uma das viagens mais incríveis da minha vida!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito