San Gimignano

Toscana de carro: San Gimignano, Volterra e Vale do Elsa

San Gimignano (diga: Djiminháno) está no topo da lista de lugares incontornáveis de quem vai à Toscana. Dá para chegar de trem e ônibus. De carro, porém, San Gimignano fica fácil de combinar com outras cidades do Vale do Elsa, como Monteriggioni e Colle di Val d’Elsa, e também com Volterra, que é a dobradinha mais usual.

San Gigmignano

Mas veja bem: o roteiro completo, de quatro cidades, só funciona para os mais irrequietos, e que pulem da cama cedo. E façam o roteiro entre maio e setembro, quando há mais horas de luz solar. A dupla San Gimignano + Volterra toma fácil o dia inteiro. Se for fazer o tour completo, pense em Monteriggioni e em Colle apenas como paradas para esticar as pernas e enriquecer o álbum do seu Facebook.

Ah, sim: é possível também combinar San Gimignano com um passeio pelo Chianti. A Chiantigiana é a estrada que ziguezagueia pela região.

Sair de Siena ou de Florença?

A minha receita de Toscana ideal, para quem tem de 7 a 10 dias para investir na região, é dividir a estada em duas bases: Florença e Siena.

Começando em Florença

O circuito saindo de Florença

Uns dias em Florença, para curtir a cidade e fazer bate-voltas de trem e ônibus – a Pisa, Lucca e Assis e mais. Sair Florença para rodar a Toscana de carro aumenta só meia horinha no trajeto de ida e outra meia horinha no de volta (em comparação com sair de Siena) No caso das visitas a San Gimignano e a Volterra. O trânsito em volta da cidade chateia mas não inviabiliza o passeio.

O resto da temporada pode ser passado num hotel ou agriturismo nas cercanias de Siena (como o Laticastelli, onde fiquei e recomendo).

Começando em Siena

Siena está mais bem localizada para fazer os passeios panorâmicos de carro. Saindo de Siena (F, no mapa), o percurso total dá 125 km (tempo total de estrada estimado pelo Google Maps: 2h40).

Recomendo ir primeiro a Monteriggioni (B, 17 km), de lá a San Gimignano (C, 23 km), prosseguindo a Volterra (D, 30 km) e dando uma paradinha final em Colle di Val d’Elsa (E, 28 km). De volta a Siena (F) são mais 27 km.

O circuito saindo de Siena

Saindo de Florença (F, no mapa), o percurso total é de 175 km (3h15 de estrada, segundo o Google Maps). De lá eu iria direto a San Gimignano (B, 52 km), seguiria a Volterra (C, 30 km), passaria por Colle (D, 28 km) e Monteriggioni (E 12 km). A volta, direto pela autopista, dá 55 km (F).

Onde parar no caminho

Toscana de carro: Monteriggioni

Visível da auto-estrada entre Siena e Florença, Monteriggioni só perde em encanto para as do Val d’Orcia justamente por estar assim tão devassada para quem passa em alta velocidade. Uma vez dentro do borgo, porém, você esquece do asfalto. A muralha, perfeitamente circular, é das mais bem-preservadas da Itália. Há inclusive jardins, que na Idade Média foram usados como horta durante sítios à cidade.

Toscana de carro: San Gimignano

San Gimignano

É a Manhattan italiana — nenhuma outra cidade construiu e conservou tantas torres. Erigidas pelas famílias ricas durante tempos particularmente prósperos na Idade Média, as torres de San Gimignano chegaram a ser 72. Destas, restaram catorze (as outras foram destruídas durante batalhas), que formam o skyline mais famoso da Itália.

San Gigminano

A cidade vale pela arquitetura, mas fica devendo em ambiente; por ser tão visitada, San Gimignano é demasiadamente voltada ao turismo, dando pouco a perceber de vida local. O lugar é imperdível, mas vai por mim: acho que você vai curtir mais a próxima parada, Volterra.

Toscana de carro: Volterra

Volterra

Mesmo que a cidade não fosse tão bonita, a ida a Volterra já se pagaria pelo caminho. As estradinhas são as mais bonitas que você vai encontrar nessa latitude toscana. As auto-estradas passam longe, e você naturalmente entra no clima slow travel.

Estrada de San Gimignano a Volterra

Volterra não tem a fama de San Gimignano, mas tem mais substância. Em vez de torres, oferece bons museus, como o Guarnacci, dedicado a tesouros etruscos, e a Pinacoteca. Vale a pena entrar na Catedral.

Volterrra

Um bom plano: chegar, almoçar, e então fazer a digestão batendo perna pela cidade.

Volterra

Toscana de carro: Colle di Val d’Elsa

Colle di Val d'Elsa

É fácil desdenhar Colle di Val d’Elsa: da estrada, a cidade é feiosa. Entrando, a coisa não melhora muito — você passa por um arrabalde industrial e chega a um centrinho insosso. Não desista: o que vale a pena ver está escondido acima do seu nariz: a cidade murada fica no alto da colina, e é originalíssima.

A Colle di Val d’Elsa que você não percebe dali de baixo é um borgo comprido, cortado praticamente por uma rua só. Não, você não pode entrar com o seu carro por ali; só os moradores. Use um dos estacionamentos do lado de fora da muralha e dê uma passeadinha.

Por estar tão perto da auto-estrada Siena-Florença, Colle di Val d’Elsa rende também uma boa base para explorar a Toscana de carro.

Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    423 comentários

    Oi Bóia! Fiquei com uma dúvida: se eu estiver em Florença, sem carro, e quiser ir a Volterra (amei!!!), tem alguma possibilidade? Visitando em conjunto com San Gimignano é possível (ambas sem carro)? Desde já agradeço!

      Olá, Carol! Você teria que ir de trem até Cecina. Não é fácil, é só para quem tem tempo; sem carro, é melhor pensar em pernoitar.

      Hum… De repente alugo um carro em Florença, faço o passeio sugerido no post e devolvo em Siena… Durmo em Siena…e de lá pego um trem para Roma… Assim fica mais viável, né? Obrigada mais uma vez!!! =D =D =D

    Ricardo e Bóia,

    Pretendo ir à Toscana logo após o Reveillon, no início de janeiro. Dá para aproveitar a região nessa época ou o frio e a neve inviabilizam os passeios? Muito obrigada!

      Olá, Marina! Há quem goste, mas a gente não recomenda cidades pequenas e interior no inverno. No inverno recomendamos cidades grandes, onde há mais vida e o que fazer em ambientes fechados.

    Depois que li este post me convenci a alugar um carro para fazer este trajeto! Teremos 4 dias. Vamos para Italia em 3 dias. Estou reservando carro com a Mobility, mas estou muito insegura de mandar todos os dados de cartao de credito e copia deste por e-mail! eh assim mesmo? Nunca aluguei carro e muito menos desse jeito… Desde ja agradeco!

    Olá, Ricardo e Boia!
    Obrigada pela dica da Ferrari, mas meu marido acabou desistindo e se rendendo a Toscana (ainda bem!).
    Teremos 6 ou 7 dias na região (adorei a dica de dividir entre Florenca e Siena) e gostaria de algumas sugestões de transporte, já que me preocupei um pouco com os relatos de multa e “abusos” de algumas locadoras: Veneza-Florença de trem? Em Florença ficar sem carro? Alugar só pra ir a Siena ou aproveitar pra Pisa-Lucca tb? Siena-Roma de trem ou carro mesmo? Ufa, mas acho que até a viagem virão outras (várias!) perguntas…
    Abraço a todos!

    PS: o VnV é incrível, parabéns!

      Olá, Luciana! Está dito no texto e explicado em todos os posts desta série. Florença sem carro, com trem a Pisa, Lucca e se quiser Cortona; arredores de Siena com carro para fazer o resto. Por favor, antes de seguir perguntando: clique e leia no material que já publicamos. O site existe como material de consulta, a minha função é só encaminhar para onde as perguntas já estão previamente respondidas em detalhe. Obrigada.

    Jesuis… como deixei passar esse post.
    Estava comentando hoje com o Kiko que queria fazer uma viagem a toscana!!! Já favoritei… esses posts detalhadinhos estão ficando cada vez melhor 🙂
    bjin pra todos

    Riq, no próximo mês de setembro faremos, eu e minha esposa, nossa primeira viagem à Itália. Passaremos 12 dias, entre Veneza (2 dias), Florença (2 dias), Toscana de carro (4 dias) e Roma (4 dias). Saindo de Florença, alugaremos um carro e iremos para Cortona, onde passaremos duas noites. De lá, pretendemos conhecer Arezzo, Montepulciano, Pienza, San Quirico D’orcia e Montalcino. Em seguida, iremos a Colle di Val D’elsa, onde passaremos mais duas noites, também apenas como base. Nesses dois dias, pretendemos conhecer Siena, San Gimignano, Volterra, Monteriggioni, Pisa e no dia de retorno para Florença, pretendemos, ainda, conhecer Castellina in Chianti, Panzano e Greve in Chianti. Em Florença, pegaremos um trem com destino a Roma.
    O que você acha da programação? Será que está muito apertada? É possível conhecer todas essas cidades durante o tempo que dispomos? Gostaria saber da sua opinião e de outros que já tenham feito essa viagem. Abraço.

      Olá, Luiz Felipe! Quem responde é a Bóia.

      Está muito, muito, muito, muito apertada.

      O Ricardo Freire sugeriria ficar três noites nos arredores de Siena. Siena leva um dia para ser visitada. Vocês vão precisar escolher os outros três dias de passeios.

      Pisa deve ser visitada desde Florença.

      É auto-enganoso achar que você está dedicando dois dias a Veneza e dois dias a Florença. Os dias de deslocamento e troca de hotel são em grande parte perdidos nesses trâmites.

    Fui a Toscana em Junho e achei simplesmente maravilhoso. O passeio indicado pelo Boia ao Val D´orcia, foi uma das coisas mais legais que fiz nesta viajem. As cidades são muito bonitas e bem legais, com boa comida e fácil de chegar de carro. Eu estava em Florença por nove dias, no meio da viagem deixei minhas coisas no hotel e fui de trem, apenas com uma mochila, para Siena onde passei o dia e dormi. No dia seguinte saí de carro e fiz o passeio, retornando a Siena e depois pegando o trem para Florença. Foi muito bom e não foi cansativo. Obrigado Boia pela dica.

    Quando estive na Toscana passei 5 noites em Florença e 5 noites no interior. Fiz base no formidável hotel “agriturismo” Il Casale del Cotone bem próximo à San Gimignano, no caminho para Certaldo. De lá saia sem pressa para os maravilhosos passeios diários.
    A localização do Casale del Cotone não está sinalizada corretamente no Google Maps. Mas é só seguir de San Gimignano em direção à Certaldo ou olhar no site.
    Não percam a oportunidade de vivenciar o que a Toscana tem para nos oferecer. Então não se iludam com a idéia de visitar várias vilas por dia. Para aproveitá-las vá devagar.
    Em Volterra tem ateliês de artistas que trabalham com alabastro. Vale visitar um deles, conversar com o artista e comprar uma peça assinada para trazer e continuar lembrando o resto da vida dos momentos mágicos vividos em Volterra.
    Volterra vai se revelando aos poucos, em cada curva. Entre em um “alimentari” compre alguma coisa gostosa para comer e beber e sente em algum local com bela paisagem e deixe o tempo passar.
    Indo em direção à região de Chianti, saindo de San Gimignano, temos Castelina, Radda, e Gaiole seguidas. A estrada é linda e as atrações no caminho são inúmeras. Então vá devagar.
    Depois de Gaiole se estiver com fome siga até a Badia a Coltibuno. Voce chegou no paraíso tanto pela paisagem como pela excelente comida e ambiente.
    É isso.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito