Toscana de carro: San Gimignano, Volterra e Vale do Elsa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

San Gigmignano

San Gigmignano vista de fora das muralhas

San Gimignano (diga: Djiminháno) está no topo da lista de lugares incontornáveis de quem vai à Toscana. Dá para chegar de trem e ônibus, como expliquei neste post . De carro, porém, San Gimignano fica fácil de combinar com outras cidades do Vale do Elsa, como Monteriggioni e Colle di Val d'Elsa, e também com Volterra, que é a dobradinha mais usual.

Mas veja bem: o roteiro completo, de quatro cidades, só funciona para os mais irrequietos, e que pulem da cama cedo (e façam o roteiro entre maio e setembro, quando há mais horas de luz solar). A dupla San Gimignano + Volterra toma fácil o dia inteiro. Se for fazer o tour completo, pense em Monteriggioni e em Colle apenas como paradas para esticar as pernas e enriquecer o álbum do seu Facebook.

Ah, sim: é possível também combinar San Gimignano com um passeio pelo Chianti. A Chiantigiana é a estrada que ziguezagueia pela região.

Sair de onde: Siena ou Florença?

A minha receita de Toscana ideal, para quem tem de 7 a 10 dias para investir na região, é dividir a estada em duas bases. Uns dias em Florença, para curtir a cidade e fazer bate-voltas de trem e ônibus. E o resto da temporada instalado num hotel ou agriturismo nas cercanias de Siena (como este aqui, onde fiquei e recomendo), para fazer os passeios de carro. Siena está mais bem localizada para a maioria dos passeios panorâmicos. No caso de San Gimignano e de Volterra, porém, a saída de Florença aumenta só meia horinha no trajeto de ida e outra meia horinha no de volta; o trânsito em volta da cidade chateia mas não inviabiliza o passeio.

O circuito saindo de Siena

O circuito saindo de Siena

Saindo de Siena (F, no mapa), o percurso total dá 125 km (tempo total de estrada estimado pelo Google Maps: 2h40). Recomendo ir primeiro a Monteriggioni (B, 17 km), de lá a San Gimignano (C, 23 km), prosseguindo a Volterra (D, 30 km) e dando uma paradinha final em Colle di Val d'Elsa (E, 28 km). De volta a Siena (F) são mais 27 km.

O circuito saindo de Florença

O circuito, saindo de Florença

Saindo de Florença (F, no mapa), o percurso total é de 175 km (3h15 de estrada, segundo o Google Maps). De lá eu iria direto a San Gimignano (B, 52 km), seguiria a Volterra (C, 30 km), passaria por Colle (D, 28 km) e Monteriggioni (E 12 km). A volta, direto pela autopista, dá 55 km (F).

Monteriggioni

Visível da auto-estrada entre Siena e Florença, Monteriggioni só perde em encanto para as do Val d'Orcia justamente por estar assim tão devassada para quem passa em alta velocidade. Uma vez dentro do borgo, porém, você esquece do asfalto. A muralha, perfeitamente circular, é das mais bem-preservadas da Itália. Há inclusive jardins, que na Idade Média foram usados como horta durante sítios à cidade.

San Gimignano

San Gigmignano vista do caminho para Volterra

San Gigmignano, vista do caminho a Volterra

É a Manhattan italiana -- nenhuma outra cidade construiu e conservou tantas torres. Erigidas pelas famílias ricas durante tempos particularmente prósperos na Idade Média, as torres de San Gimignano chegaram a ser 72. Destas, restaram catorze (as outras foram destruídas durante batalhas), que formam o skyline mais famoso da Itália.

San Gigminano

San GimignanoSan GigmignanoSan Gimignano

San Gimignano

A cidade vale pela arquitetura, mas fica devendo em ambiente; por ser tão visitada, San Gimignano é demasiadamente voltada ao turismo, dando pouco a perceber de vida local. O lugar é imperdível, mas vai por mim: acho que você vai curtir mais a próxima parada, Volterra.

Volterra

Volterra

Volterra

Mesmo que a cidade não fosse tão bonita, a ida a Volterra já se pagaria pelo caminho. As estradinhas são as mais bonitas que você vai encontrar nessa latitude toscana. As auto-estradas passam longe, e você naturalmente entra no clima slow travel.

Estrada de San Gimignano a Volterra

Volterra não tem a fama de San Gimignano, mas tem mais substância. Em vez de torres, oferece bons museus, como o Guarnacci, dedicado a tesouros etruscos, e a Pinacoteca. Vale a pena entrar na Catedral.

Volterrra

Volterra

VolterraVolterraVolterra

Volterra

Um bom plano: chegar, almoçar, e então fazer a digestão batendo perna pela cidade.

Colle di Val d'Elsa

Colle di Val d'Elsa

Colle di Val d'Elsa

É fácil desdenhar Colle: da estrada, a cidade é feiosa. Entrando, a coisa não melhora muito -- você passa por um arrabalde industrial e chega a um centrinho insosso. Não desista: o que vale a pena ver está escondido acima do seu nariz: a cidade murada fica no alto da colina, e é originalíssima.

Colle di Val d'ElsaColle di Val d'ElsaColle di Val d'Elsa

Colle di Val d'Elsa

A Colle di Val d'Elsa que você não percebe dali de baixo é um borgo comprido, cortado praticamente por uma rua só. Não, você não pode entrar com o seu carro por ali; só os moradores. Use um dos estacionamentos do lado de fora da muralha e dê uma passeadinha.

Por estar tão perto da auto-estrada Siena-Florença, Colle rende também uma boa base para explorar a Toscana de carro.

Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

Leia mais:

390 comentários

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Obrigada Maria das Graças. Um abraço.

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Olá gente, quanto mais eu leio sobre a Toscana mais fico na duvida de onde ficar. Gostaria de ficar nos arredores de Siena numa cidadezinha onde fosse fácil fazer todos os passeios, vou passar 5 dias mas estou muito em duvida. Alguém pode me ajudar? Ou tem alguma dica de um lugarzinho com custo beneficio bom? Parece que qualquer cidadezinha perto de Siena estarei bem localizada, mas qual? Dicas serão muito bem vindas, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! O Ricardo Freire na última viagem ficou nos arredores de Siena mesmo (dentro dos limites do "município", mas fora do centro), ficou em Colle di Val d'Elsa e ficou em Rapallo Terme.

Colle e arredores (veja no mapa!) é indicado para quem quer fazer toda a Toscana de uma base só. Mas Arezzo e Cortona ficarão um pouco distantes, assim como Assis e Perugia na Úmbria.

Siena, Rapallo Terme, ou qualquer lugar no Val d'Orcia vai ser conveniente para toda a Toscana, menos para Volterra, Pisa e Lucca.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/interior-da-toscana-onde-voce-se-hospedou/

carlos Alberto de Oliveira

Olá ,
Vou ficar 3 dias na Toscana de carro baseado em Colle de Val Elsa e gostaria de saber como dividir esses dias para visitar a região,incluindo Siena,San gigminano,região do Chiante,Volterra.
Grato,
Carlos Alberto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos Alberto! Siena precisa de um dia só para ela. No mais, escolha dois itinerários para os outros dias:

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Renata Barros
Renata BarrosPermalinkResponder

Após a leitura de tantos textos sobre as pequenas cidades da Toscana, fiquei interessada em inclui-las na minha proxima viagem. Sabem me informar se é possível a locação de carro na própria Siena, para fazer os arredores da cidade ? pensei em fazer Firenze - Siena de trem, pegar carro em Siena por 2 ou 3 dias e depois seguir de trem para Roma. É viável ? Recomendam ? Obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, REnata! Há locadoras em Siena, sim. De Florença a Siena, vá de ônibus; é mais prático. De Siena a Roma também o ônibus é melhor que o trem. A linha de trem de Siena é lenta e na maioria dos horários você fará transbordo em... Florença!

Renata Barros
Renata BarrosPermalinkResponder

Bóia, muito obrigada pela pronta ajuda. Certamente retornarei por aqui até finalizar a programação da viagem !!

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Boia,

Muito obrigada pela resposta. A dica de ficar em Val d’Orcia foi ótima. Vou visitar os Hoteis que vc falou. Como também passarei 3 dias em Florenca e farei os bate-voltas de lá, posso fazer as outras cidades que vc falou Arezzo, Cortona, Assis e Perugia de lá. O que acha? Desta forma o Rapallo Terme seria melhor, não é isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia!

Leia sobre bate-voltas de trem e ônibus a partir de Florença:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Olá Bóia, desculpa insistir na hospedagem na região da Toscana mas é que como vamos ficar 5 ou 6 noites gostaria de acertar na escolha. Vi um hotel chamado Il Casale Del Cotone fica perto de San Gimignano, parece legal, como estaremos de carro para fazer os bate volta queria saber se é adequada a localzacao. Vcs conhecem ou já ouviram falar? Alguém no grupo poderia dar alguma opinião? Desde já obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Quando jogamos uma pergunta sobre algum pequeno hotel específico no Perguntódromo normalmente não recebemos nenhuma resposta. O mais prático é analisar o consolidado de respostas no Booking, que reúne opiniões de pessoas que realmente se hospedaram no lugar. Clique e leia opiniões de hóspedes sobre o Casale del Cotone.

Ana
AnaPermalinkResponder

Oi, isso aqui te ma ajudando muito!!!
Vou para a Toscana em junho e pretendo ficar em Casalino, arredores de Arezzo e outros dias em Florença. O que aconselha a fazer partindo de casa cidade?
Aguardo contato,
Ana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana!

Leia sobre bate-voltas a partir de Florença:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Leia sobre viagens de carro na Toscana:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Bóia, boa noite!

Estou pesquisando passagem pela trenitalia de Roma para Siena e estranhei náo ter passagem direto para lá, sempre indo para Firenze e depois a Siena? É isso mesmo? Tem que ir para Firenze pra depois voltar a Siena? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Siena está alijada do tronco de linhas férreas rápidas da Itália. De Roma a Siena, vá de ônibus. Sai da estação Tiburtina.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

olá, Bóia!
Estou planejando 6 dias pela Toscana para o final de abril, rodando por Monterrigione/San Gimignano/Volterra/Colle de Val D'Elsa, Lucignano/Cortona/Arezzo, Val D'orcia/Montepulciano/Pienza/Montalcino, Pisa/Lucca e etc.
Depois sigo para Genova. Pretendo deixar o carro lá e sigo de trem para Cinque Terre, 2 dias, base em La Spezia.
Vale a pena dividir as bases entre Firenze e Siena?
Ou seria mais um check in/check out que poderia ser eliminado?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Florença pede pelo menos dois dias de exploração; ficando mais tempo, serve de base para passeios de trem ou de ônibus.

Siena pode ser visitada em um dia e não requer necessariamente um pernoite. Mas tanto a cidade quanto seus arredores são uma ótima base para viagens de carro.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Obrigada, Bóia!
Vou estudar uma base próxima a Siena para os bate-e-voltas de carro. Estando mais ao Sul, Siena parece ser mais próxima das cidades que inviabilizam a ida de trem.
Abraços!

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Olá Boia,

As dicas de vcs são ótimas. Decidimos alugar um carro e ir de Roma até Monteriggioni, onde ficaremos hospedados para explorar os arredores de Siena, baseada nas ótimas indicações de vocês.
Gostaria de uma indicação: em que cidade podemos entrar/parar neste trajeto Roma-Monteriggioni para descanso e possível almoço?
Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Você pode parar em Orvieto e/ou Montepulciano sem se desviar da rota. Certifique-se de que não haverá nenhuma bagagem à vista no carro.

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Olá,

Vcs podem me tirar uma dúvida a estação de trem Firenze S. M. Novella fica no centro de Firenze? O trem para Lugano só sai desta estação?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! É a estação central de Florença.

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Olá, Bom dia.
Estou tentando comprar a passagem de trem de Firenze para Lugano no site da Trenitalia. Eles enviam a passagem para meu email, ou preciso retirar o ticket nas maquinas da estação? Existe algum código, numero, que é informado para fazer esta retiirada? Como funciona o processo?
Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Só indo até a penúltima página para ver as alternativas de entrega. Como é trecho internacional, talvez você tenha que retirar numa estação.

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Obrigada Boia, pela informação e pela dica das malas.

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Boia, boa noite!

Fui surpreendida com uma informação de uma agente de viagem que estão exigindo carteira de motorista internacional para trafegar em alguns países da Europa. Vocês sabem informar alguma coisa a respeito? Estou apreensiva alugamos um carro durante 7 dias (Roma-Florence) explorando toda a região da Toscana. Vocês podem ajudar?
Desde já agradeço,

Walter
WalterPermalinkResponder

Passei cinco dias de carro na Itália e não me foi exigido. Ainda que me exigissem, não teria tido problema porque tinha a PID.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Olá! Gostaria de dicas para montar um roteiro bem bacana para 01 casal na Toscana - a ideia é chegar em Florença no dia 12/05,alugar um carro(passar 2 dias) e ir em direção a San Gimignano + Volterra (01 dia) ficar hospedado em Hotel Latiscastelli (02 noites) depois conhecer Monteriggioni + Colle, ficar hospedado em Chiancino (01 noites) seguir para Siena e ficar hospedado 01 noite e retornar para Florença para pegar o avião e ficar 2 dias em Roma. O que vc acha? Está confuso ou acertei o caminho? Tem lugares bacanas e lindos que eu deixei de mencionar? Tenho 10 dias para conhecer a Toscana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Recomendamos dividir a estada em duas bases: Florença, para visitar Florença e eventualmente fazer bate-voltas de trem e ônibus, e uma outra base na Toscana, nos arredores de Siena (o Laticastelli é superconveniente) para fazer passeios de carro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

De Florença a Roma vá de trem, dá 1h20.

gustavo
gustavoPermalinkResponder

Olá Bóia. Chegarei em Roma numa 4ª feira a noite, em agosto. Terei que retornar a Roma até domingo a noite. Assim, terei 4 dias para visitar a região de Siena. Qual a tua sugestão de roteiro neste período curto? Devo alugar carro? Ir de Roma a Siena de carro, trem ou ônibus? Obrigado. Gustavo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Vá de Roma a Siena de ônibus. O ônibus sai da estação Tiburtina.

O legal por lá é rodar de carro. Veja roteiros aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Se preferir explorar a Toscana de transporte público, fique em Florença:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Anderson Sabadini

Olá Pessoal,

Que maravilha este site. Quantos dias vocês recomendam para conhecer a Toscana??? O ideal seria duas noites em cada cidade??
Obrigado,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! Recomendamos ficar em Florença o número de dias necessário para fazer os passeios de trem e ônibus que sejam escolhidos, e ficar em Siena ou arredores o número de dias suficiente para fazer os passeios de carro escolhidos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Helcio Negrine Jr

Chego dia 09 outubro para Nápoles. Vou pegar um carro para conhecer a Costeira Malfitana e seguir para Toscana.Adorei as várias dicas que li aqui. Porem minha viagem será enogastronomica.
Tem dicas para vinícolas e gastronomia da região da Toscana.
Tenho 7 dias e estarei totalmente a deriva.
Parabéns pelo site.
Agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helcio! Não temos conteúdo específico sobre gastronomia na Toscana. Mas se a intenção é comer e beber bem, sugerimos que monte base em centros urbanos, ao invés de agriturismos, para não dirigir depois de comer.

Os principais centros vinícolas são o Chianti (faça a via Chiantigiana um dia, pare na Badia a Coltibuono para almoçar e visitar a vinícola), Montepulciano e Montalcino. Programe uns dias em Montalcino para fazer enoturismo.

Monteriggioni e San Gimignano | Siamo Arrivati

[...] di Val d’Elsa (queria muito ir no aclamadíssimo 2 estrelas Michelin Arnolfo), como proposto aqui. Porém, a chuva e neblina fizeram com que a viagem ficasse um pouco mais perigosa e cansativa, e, [...]

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

Olá,
Chego em Roma muito cedo (7 da manhã) e parto para o meu hotel em Pienza. Como só poderei fazer o checkin a partir de 13h, gostaria de aproveitar esse tempo para conhecer alguma cidade no caminho. Pensei em Orvieto. Faz sentido? Ou você teria alguma outra cidade bonita que não me tire muito do meu caminho para indicar?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francisco! Faz sentido, mas tenha o cuidado de não deixar nenhuma peça de bagagem aparecendo, porque há perigo de furto.

Virgilio
VirgilioPermalinkResponder

Olá,
Tem sugestão de locadora de automóveis que pode pegar em Florença e entregar em Roma?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Virgilio! Você pode fazer isso com qualquer locadora. A autoeurope.com é um bom consolidador de várias marcas. A http://www.mobility-online.com.br faz cotações para brasileiros. Você pode cotar também em sites como http://www.kayak.com .

Livia
LiviaPermalinkResponder

Olá!
Gostaria de saber um pouco mais sobre a permissão para dirigir na Itália. Alguém pode me ajudsar?
Obrigada

Renata Faria Leite

Bóia,mais uma vez venho solicitá-lo,vou chegar em Firenze dia 17 e preciso alugar uma carro para ir para San Gimignano, já que irei ficar em um hotel há 3 km de San Gimignano.
Quero saber qual local mais fácil para locar um carro em uma saída estratégica para meu destino ?
Att
Renata a desesperada com a véspera

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! A estação Santa Maria Novella está na zona de tráfego limitado. Provavelmente as locadoras que atuam ali têm licença para seus carros trafegarem, mas se você não quiser correr nenhum risco, alugue com saída de uma agência do aeroporto de Florença, que está a 15 minutos da estação de trem, a uns 15 euros o táxi.

waldemar ribeiro

Gostaria de receber críticas ao roteiro que preparei para uma viagem com minha mulher, no período de 27/02 a 08/03/2014. Chegando por Roma, e indo até Florença. Critiquem, e enviem sugestões. Segue roteiro abaixo:

• Data ida : 27/02/2014
• Data retorno: 08/03/2014
Obs. A maior parte deste período é carnaval.

• Programação

27/03 – Vôo Rio de Janeiro / Roma
28/03 – chegada a Roma Voando Alitalia, a previsão de chegada é por volta de 07:30h da manhã.
Sobra todo o resto do dia e noite para passeios
01/03 – Roma
02/03 – Pela manhã Roma – Rieti – distância 80km
Rieti – Spoleto – 59 km
Spoleto – Norcia – 44km ( chegada para pernoite em hotel )
03/03 – manhã – conhecendo Norcia.
Norcia – Assis – 80 km
Assis – Perugia – 24 km ( chegada para pernoite em hotel )
04/03 – manhã – conhecendo Perugia
Perugia – Montepulciano – 68 km
Montepulciano – Siena – 63 km ( chegada para pernoite em hotel )
05/03 – manhã conhecendo Siena
Siena – San Giminiano – 47 km
San Giminiano – Florença – 52 km
06/03 – Florença
07/03 – Florença
08/03 – Retorno Florença / Rio de Janeiro ( voando Alitália com rápida escala em Roma )

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Waldemar! É factível, sim. O Ricardo Freire prefere o sistema de bases em vez de todo dia mudar de cidade. No seu caso, você montaria base nos arredores de Siena e visitaria San Gimignano a caminho de Florença, sua segunda base. Mas é uma questão de estilo, o seu esquema também dá certo.

Waldemar Ribeiro

Outras dúvidas: Sempre ouço falar que é problema na certa a questão de estacionamento nas cidaes, mesmo as pequenas. Existe alguma fonte de consulta sobre este assunto?

Outra dúvida: Com relação a hoteis: è melhor buscar hospedagem fora do centro histórico, embora dentro da cidade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Waldemar! Na entrada de toda cidadezinha haverá bolsões de estacionamento (pagos). Deixando seu carro ali não haverá problemas. Faça isso mesmo quando seu hotel ficar dentro do centro histórico. Estando fora do centro histórico, não há problema nenhum.

Cris Terra
Cris TerraPermalinkResponder

Olá! Fizemos um roteiro "slow travelling" gostaria de sua apreciação:Somos 2 primas e uma filha adolescente. Interesses: Arquitetura, paisagismo e arte. Gastronomia local e feiras.)
Julho a partir do dia 3: 4 dias em Lisboa, 5 dias em Roma,(onibus) 4 dias em Siena (1 vez bate e volta à região de Pienza, e outro à região de San Gimignano Carro ou onibus? eu preferiria de onibus para realmente descansar da direção) 4 dias em Firenzi e Fiesoli
e (de trem) 4 dias em Veneza Há a Bienal neste ano. E de lá voltamos. Há bate e volta interessante na região de Veneza? Lago de Garda?
Obrigada
Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! É bastante difícil rodar a Toscana de ônibus; há poucos horários, você precisaria escolher uma cidade por dia. De carro é mais proveitoso, e se você não exagerar no ritmo, não é cansativo. Com Bienal em Veneza, quatro dias estão de bom tamanho. Só faça bate-volta se der a cidade por vista.

Cris Terra
Cris TerraPermalinkResponder

Ok, agradeço a sugestão: os "bate-e-voltas" a partir de Siena (para o norte na região de San Gimignano e para o sulna região de Pienza) podemos fazer de carro então. Minha filha gostaria de ver algum show (rock ou pop) ainda não achamos nada em sites das cidades, há outros nos quais podemos pesquisar? Vcs são muito legais! TY! cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! O site Last.fm tem agenda de shows no mundo inteiro smile

Cris Terra
Cris TerraPermalinkResponder

Ok, agradeço a sugestão: os "bate-e-voltas" a partir de Siena (para o norte na região de San Gimignano e para o sul na região de Pienza) podemos fazer de carro então. Minha filha gostaria de ver algum show (rock ou pop) ainda não achamos nada em sites das cidades, há outros nos quais podemos pesquisar? Vcs são muito legais! TY! cris

Cris Terra
Cris TerraPermalinkResponder

Opa! que site legal! 'brigadão!

Marcia carneiro

Oi Ricardo sou do interior de minas e vou fazer uma viagem com meu marido .Gostaria que me ajudasse pela experiencia que vc tem vc acha que a logistica que escolhi funcionara? Olhe só: Brasil- Paris apenas 3 dias ,pois ja conhecemos. Pegamos o trem para Veneza ficaremos 2 dias em Veneza e iremos de trem novamente para Florença (2 dias) e entao alugaremos um carro e iremos para Toscana ( chianti,san giminiani,siena ,voltera por 5 dias) retorno ao Brasil atraves de Milão ....o que vc me sugere para retornar da toscana para Milao sera necessaria ir ate Florença novamente? Um gde abraço seu site é um sucesso...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Quem responde é A Bóia. Sugerimos avião entre Paris e Veneza. Você pode devolver o carro em Florença ou em Milão. Durma em Milão na véspera de reembarcar ao Brasil para não ter problema de conexão.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Oi, pessoal, tenho uma dúvida sobre aluguel de carros. Estou planejando uma viagem para a Itália no ano que vem de 23/04 a 10/05. A princípio, vou de Milão até a Costa Amalfitana de carro. Como já conheço Florença e Roma não vou entrar nessas cidades e queria aproveitar o máximo da Toscana e litoral passeando num carro conversível. Achei que por ser até um clichê esse tipo de viagem não teria problemas em achar conversíveis para alugar, mal qual o que... Não aparece em nenhuma locadora (Avis, Sixt, Budget, Auto Europe, etc). A princípio achei que era por ser com muita antecedência, mas mesmo simulando ir em Julho, Setembro, não aparece nada. Na Sixt, não aparecem nem na lista de frota quando seleciono Itália, mas tem na França e Alemanha Peugeot 207, 308, Golf, Audi A3 e Renault Magane... Alguém que já alugou conversível na Itália pode me dar o "caminho das pedras"?
Obrigado e um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Estará bastante cedo no ano para um conversível, mas se você quer... a Mobility é boa para intermediar essas locações mais específicas: http://www.mobility-online.com.br .

Fabio
FabioPermalinkResponder

Oi, obrigado pela dica. Vai ser uma época do ano em que tudo pode acontecer em relação ao clima. Tanto pode ter uma onda de frio e parecer inverno, mas também pode ter uma onda de calor justo nessa época. Se tiver que ficar com a capota o tempo todo, paciência, mas se tiver um baita sol, vou me arrepender um monte de não ter reservado um conversível.
Tentei ma Mobility, mas para a época que estou pedindo não aparecem conversíveis. Se simular para Setembro/2013, tem algumas opções. Por que será?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Tente falar por telefone ou comunique-se por email. O seu caso certamente requer assistência de um humano.

Marcia carneiro

Tambem estou a procura de um conversivel Fabio....vou tentar em um site que encontrei na Internet Italy by vintage car...se conseguir primeiro me avise.......ah...é realmente clichê um conversivel na Toscana ,mas ser autentico é se divertir sendo clichê ou não....rsrs boa sorte!

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Aluguei um conversivel em Outubro de 2012. Fiz a procura pelo www.carrentals.com e achei pela Budget Volvo C70 por cerca de $70/dia por um periodo de 2 semanas. O problema e' que sempre chegando la eles tem outros modelos disponiveis. Tinham um 207 e um Golf e escolhemos o Golf por ter um porta malas um pouco maior mas nao era um hard top.

Algumas consideracoes:

1) Se estiver com muita bagagem, pode ser complicado (ou ate' mesmo inviavel), pois os porta malas de conversiveis sao bem pequenos.

2) Faca bases longas para nao ter que ficar com as malas no carro. Eramos somente 2 e precisamos utilizar o banco de passageiros (que era tambem menor que o usual) para transportar as malas de um hotel para o outro, nestes deslocamentos era inviavel deixar o carro conversivel.

3) Nao faca visitas com as malas no carro (principalmente se nao for um hard top). Sempre ha o risco de roubarem algo.

Fomos em modo slow (estavamos em uma ocasiao especial), assim pudemos programar os passeios de acordo com o tempo. Deixamos por exemplo para visitar o Val D'Orcia quando fez sol, e explorar aquela regiao de conversivel foi realmente especial. Mas em Perugia um dia estava chovendo imenso, e ao buscar meus pais tive que descapotar o carro na chuva para colocar as malas no carro - que nao cabiam no porta-malas. Alguns minutos depois estavamos rindo, mas na hora e' tudo bem complicado smile

Mas recomendo fortemente, tivemos na Toscana e Umbria momentos incriveis.

REnata Paiva
REnata PaivaPermalinkResponder

Pretendo sair de carro de Florença em direção aos arredores de Siena (ficaremos no Laticastelli). Vocês teriam sugestão de rota entre essas duas cidades (aproveitando para conhecer outras menores no caminho) ? Tenho muito interesse em conhecer San Gimignano: fica no caminho ?
Obrigada !!

Maria das Graças

REnata Paiva, entre no Google maps e trace a sua rota de acordo com os seus interesses. No caminho por estrada secundária tem uma infinidade de pequenas vilas e de atrações. Mas é preciso muita leitura e muita pesquisa para conhecer e escolher o que ver dentro do tempo disponível.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Leia com atenção este post, o caminho está descrito.

Reynaldo
ReynaldoPermalinkResponder

Bóia

Depois de conhecer Cinqueterre saio bem cedo de carro de La Spézia para três dias em Siena para fazer os dois roteiros sugeridos por vocês ( Vale do Elsa e Val D'Orcia ) além de conhecer Siena.

Pensei em aproveitar a viagem de carro de La Spezia para Siena para já fazer o roteiro Volterra, San Gimignano, Colle Val D'Elsa e Monteriggioni. Vou chegar bem mais tarde em Siena mas teria mais tempo livre nos outros dias. Você acha esse caminho viável ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Reynaldo! Sim, dá pra fazer o Vale do Elsa no caminho! Só cuide de esconder todas as malas no porta-malas! Não deixe nenhuma bolsa aparecendo!

Reynaldo
ReynaldoPermalinkResponder

Ok Bóia. Obrigado por todas as respostas às consultas que tenho feito.

grazi
graziPermalinkResponder

Boia,

Pretendo ir à Paris e Itália. Na Itália, terei do dia 06/11 a 18/11 (o voo parte de manha cedo) e pretendo fazer a região da Toscana de carro, mas tbm queria conhecer Veneza e Verona (vi que sao 2 horas de carro). Vc indica qtos dias em cada um desses lugares da Italia? E quais cidades consideraria como imperdíveis na regiao da Toscana?
Adoro seu blog, parabens!!!
Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Grazi! Veja nosso conteúdo da Toscana aqui:

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Leia sobre Veneza aqui:

https://www.viajenaviagem.com/category/veneza

Pricilla Telles

Olá, passarei 24 dias (descontados data de chegada e saída)na europa de outubro a novembro/2013 (outono), ida e volta por Frankfurt, pretendo ira para Londres, passadinha por Paris que já fui há tres anos e fiquei uma semana (quero ir à Versailles), Veneza, Toscana e regiões da Alemanha com o tempo que sobrar. Gostaria de saber se é um bom roteiro para o tempo que tenho e qual o melhor transporte para me mover entre os países
Desde já muito obrigada!
Pricilla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscilla! Comece seu planejamento lendo este post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Wedson Prado
Wedson PradoPermalinkResponder

Bom dia.
Estarei visitando a Toscana no período de 16 a 22 de novembro.
Chego em Milão dia 15 e pretendo ficar até dia 18 passando em Parma e depois descendo para a Toscana de carro.
Gostaria de obter dicas de onde ficar como base se Florença ou San Gimigniano ou outra.
Dia 21 vou para Gênova pois volto para o Brasil dia 23 em um cruzeiro.
Agradeço dar dicas de onde ficar e cidades imperdíveis.
Wedson Prado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wedson! Para viagens de carro, sugerimos Siena e arredores como a melhor base na Toscana.

https://www.viajenaviagem.com/2013/05/hoteis-interior-toscana-recomendados/

Emmerson de Camargo

Irei passar a minha Lua de Mel na Itália e irei chegar em Firenze dia 25 a noite, pretendo ficar la nos dias 26 e 27, sendo que neste dia pretendo sair de Firenze para ir para outra cidade na Toscana para passar mais 4 dias. Quero visitar, Siena, San Gimignano, Chianti, Montalcino e Montepuciano, sendo que nessa ultimas 3 quero ver viniculas. Minha pergunta é qual cidade eu fico para poder visitar essas cidades?

Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emmerson! Siena e seus arredores é a melhor localização para passeios de carro pela Toscana.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

https://www.viajenaviagem.com/2013/05/hoteis-interior-toscana-recomendados/

Emmerson de Camargo

Obrigado, então irei ficar em Siena, voce me sugere ficar em um hotel dentro ou fora de Siena?
Voce tem alguém sugestão de Vinícolas para visitar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emmerson!

Visite a Badia a Coltibuono, no Chianti.

Nos vilarejos de Montalcino e Montepulciano você encontrará lojas de vinhos locais.

Sobre hotéis:
https://www.viajenaviagem.com/2013/05/hoteis-interior-toscana-recomendados/

Rafaella
RafaellaPermalinkResponder

Olá! Vou para Itália em setembro! A ideia é ficar 4 dias em Roma. De lá alugar um carro bem cedo e seguir para Siena, aproveitando um dia lá e dormir em um hotel que reservei no centro histórico. No dia seguinte, pretendo pegar o carro e ir para San Giminiano, passar o dia, e seguir para Florença, onde ficarei hospedada por mais três dias. Será que o meu roteiro está factível? No dia de San Giminiano será que é possível visitar também Volterra ou ficaria muito corrido? E quanto ao carro? Será que um hotel no centro de Siena seria um problema por causa do carro? Agradeço já pelas dicas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafaela! Contate seu hotel em Siena para saber se está em zona de trafego limitado; se estiver, o mais garantido é deixar o carro numa garagem fora da ZTL. O percurso Siena-San Gimignano-Volterra-Florença de carro é factível, sim.

Rafaella
RafaellaPermalinkResponder

Sabe se os estacionamentos são caros em Siena para uma diária? porque de repente pego um hotel um pouco mais longe, mas com estacionamento gratuito. Outra pergunta: vale uma espiadinha em Montepulciano que, pelo que vi, é caminho? Muito obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafaella! Se você fizer o Val d'Orcia entre Roma e Siena, não terá tempo de ver Siena. Uma tarde em Siena já será pouco tempo. Escolha entre o Val d'Orcia e o Val d'Elsa, você não tem tempo para os dois.

24 horas de estacionamento custam entre 25 e 30 euros:
http://www.discovertuscany.com/siena/tourist-info/parking-lots-in-siena.html

Ivan Rossetti
Ivan RossettiPermalinkResponder

Gostaria de saber se alguém já fez passeio para a vinicola Tenuta San Guido,que produz o vinho Sassicaia.Estarei de carro em Siena em Setembro mas soube que eles não aceitam visitantes fora de grupos de agencias de turismo.Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivan! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

O unico review no Tripadvisor e' ruim:
http://www.tripadvisor.com/Attraction_Review-g1095770-d4544485-Reviews-Tenuta_San_Guido-Bolgheri_Castagneto_Carducci_Province_of_Livorno_Tuscany.html

Se for mesmo padrao do lugar de provar 3 vinhos distintos na mesma taca, eu nao faria este tour nao.

martini
martiniPermalinkResponder

boa tarde ivan,nao sei sobre tenuta san guido,mas entre em contato com donatella pelo site wine tour in tuscany,ela agencia tours privados ,no maximo 4 pessoas pela toscana ,sua base e em siena ela e de uma simpatia extrema e os passeios imperdiveis.talvez ela te responda.
ps. se der va durmir e jantar no castello banfi,absolutamente maravilhoso.
recomendo hotel athena em siena tem estacionamento,e facil e fica no centro historico.boa viajem

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá, sou eu de novo. Tentei ler todos os comentários para não repetir perguntas, mas não encontrei nada.
Ficarei um dia em Florença e um dia em Siena com meu marido, temos pouco tempo e gostaria de conhecer alguma vinicola. De preferência perto de Florença ou SanGimignamo. Soube que tem uma tal rota do vinho S222, não sei se as vinícolas são abertas ao público ... qual seria a melhor forma de preparar esse passeio? A melhor opção?

obrigada, bóia. Nos salve mais dessa wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! No Chianti visite a Badia a Coltibuono.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Obrigada! Estou organizando toda minha viagem com as dicas de vcs!

Gracie Croce
Gracie CrocePermalinkResponder

Oi Bóia!
No post acima, vcs falam: "Falarei disso no post sobre a Chiantigiana, a estrada que ziguezagueia pelo Chianti". Procurei mas não achei... vcs podem me passar o link?
Obrigada e bom finde!
Gracie

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gracie! Infelizmente o Comandante é cheio das promessas que não cumpre... estamos esperando por este post até hoje sad

Gracie Croce
Gracie CrocePermalinkResponder

Ahhhhhh, mas comandante pode, rs!
Obrigada pelo retorno.

Isabella
IsabellaPermalinkResponder

Estou planejando passar 15 dias na Italia em Novembro e passar pela região da Toscana. Já li tantas informações, mas tudo ainda me parece um pouco distante e confuso, as distâcias, cidades base e por ai vai…. Vamos lá, pensei no seguinte.
Chego por Roma e passo dois dias na cidade, pego um trem até Firenze e passo 3 dias na por lá, a partir dai estou com dúvidas, em quais cidades fazer de base. Você sugeriu Lucca para conhecer o norte, San Gimignano para conhecer o centro e Cortona para conhecer o sul, mas isso se eu tiver mais tempo né, dez dias por cada ponto?
Para os 10 dias que restam e pra não passar tanto tempo no carro, quals cidades você sugere como base? Suuuuuuuper obrigada, vai me ajudar muito!!

Gracie Croce
Gracie CrocePermalinkResponder

Bóia!
Promete parar de perturbar em breve!
As estradas da Toscana (em especial, de Florença para Chianti e de lá para Siena, Motalcino e Montepulciano, além de Perugia)têm pedágios? Se sim, há como pagar em dinheiro ou temos que comprar um "passe livre"?
Obrigada!
Gracie

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gracie! Só as auto-estradas mais expressas cobram pedágio. O pedágio pode ser pago em dinheiro ou cartão. Simule seus deslocamentos em http://www.viamichelin.com ; os pedágios estarão discriminados.

Gracie Croce
Gracie CrocePermalinkResponder

Vcs são demais! Grazie!

Isabella Lopes

Estou planejando passar 15 dias na Italia em Novembro e passar pela região da Toscana. Já li tantas informações, mas tudo ainda me parece um pouco distante e confuso, as distâcias, cidades base e por ai vai…. Vamos lá, pensei no seguinte.
Chego por Roma e passo dois dias na cidade, pego um trem até Firenze e passo 3 dias na por lá, a partir dai estou com dúvidas, em quais cidades fazer de base. Você sugeriu Lucca para conhecer o norte, San Gimignano para conhecer o centro e Cortona para conhecer o sul, mas isso se eu tiver mais tempo né, dez dias por cada ponto?
Para os 10 dias que restam e pra não passar tanto tempo no carro, quals cidades você sugere como base? Suuuuuuuper obrigada, vai me ajudar muito!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabella! Não sugerimos nada disso que você falou. O que o Ricardo Freire sugere é estabelecer base em Siena ou arredores para fazer os passeios de carro pela Toscana. Na ida de Florença a Siena aproveite para passar por Volterra e San Gimignano.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar