Eu já escrevi que turista brasileiro não tem medo de furacão, não tem medo de vulcão, não tem medo de terremoto: turista brasileiro tem medo mesmo é de feriado.
Já começam a pipocar comentários apavorados de quem está de viagem marcada para Santiago e de repente descobre que dias 18 e 19 de setembro o Chile pára para comemorar as Festas Pátrias.
(Dia 18 é o dia da Independência do Chile; dia 19, o dia da Glória do Exército.)
Não há o que temer, meu povo. As Fiestas Patrias são o equivalente chileno ao nosso São João. Por todo o país se armam feirinhas chamadas fondas com barraquinhas com todo tipo de gostosura chilena para experimentar. Também há apresentação de música e dança. (Quer saber onde? Tem um guia completo aqui.) E as noites são fervidíssimas -- se você vai avulso, aproveite para cair na balada.
As lojas não abrem? Não, o comércio não abre nesses dois dias. Mas tem certeza de que você precisa fazer compras todos os dias, 24 horas por dia, durante toda a sua permanência no Chile? Por favor...
Museus e vinícolas também não abrem (mandei agora um email para a Undurraga, a única que abre em feriados, para ver se eles funcionam até nas fiestas patrias. Coloco aqui a resposta quando receber).
No departamento turistagem, estarão abertos o Mercado Central, o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucía.
Passear em Valparaíso e Viña del Mar também é um bom programa (compre a passagem de volta com antecipação para não ficar esperando na rodoviária). Lá também você vai encontrar fondas.
Subir à montanha, porém, é programa de índio: meia Santiago estará lá, e você não vai aproveitar. Deixe para ir na quinta dia 20 ou na sexta 21.
Em compensação, programar um passeio a Cajón de Maipo pode ser uma boa.
Os restaurantes costumam abrir normalmente, mas não custa ligar antes para perguntar.
Mas o melhor de tudo é aproveitar as fondas de Santiago mesmo. As duas mais bacanas são as do Parque Padre Hurtado, na divisa de Las Condes com La Reina (a maior), e a do Parque Inés de Suárez, em Providencia.
Quem já estiver em Santiago no fim de semana anterior também pode aproveitar as feirinhas.
35 comentários