Apps para viagem: o que tem na sua telinha?

Apps para viagem

Confesso: não sou mais capaz de viajar offline. Onde vou, levo o iPhone junto. Culpo principalmente o meu péssimo senso de direção, que encontrou no Google Maps o socorro perfeito – fundamental para descobrir rapidamente onde existe uma farmácia, saída de metrô ou banco perto de onde estou, e até localizar a filial mais próxima daquela loja de onde algum parente pediu encomenda. Viajo sem mala, mas não viajo sem Google Maps.

Gosto também de usar o Instagram para fazer inveja nos amig…, digo, para compartilhar momentos especiais em tempo real. Viajo muito sozinha. Com internet, nunca fico sem companhia.

Aplicativos do Skyscanner, Booking, Hostel World e Trip Advisor são o meu kit básico de planejamento de viagens. O Foursquare, no modo Explore, guiou uma noite de bar em bar por Belo Horizonte. O Skype ajudou nas reuniões com o Comandante durante a viagem a Punta Cana. O Foodspotting sempre dá uma mãozinha na escolha dos restaurantes. O check-in fica mais fácil quando feito por celular.

Queremos saber de você: quais aplicativos se tornaram indispensáveis nas suas viagens? Em que cidades e ocasiões estar conectado fez toda a diferença? Costuma baixar apps específicos do local que vai visitar?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


68 comentários

Fiz uma viagem com uma galera e usamos muito o Whatsapp para comunicar entre o grupo, pois sempre rola uma dispersão. O tripAdvisor foi nosso guia na escolha dos restaurantes.
Viagem sem IPhone e seus apps nao dá mais.

Amo o The Cartographer https://itunes.apple.com/br/app/the-cartographer/id393312081?mt=8 . Ele baixa meus mapas pré-organizados do GoogleMaps (offline), com todas as minhas marcações, inclusive com os ícones personalizados do https://mapicons.nicolasmollet.com/ . Acho mto útil mesmo, usei esse ano nos EUA e na Europa. Nem senti falta de ter um chip com internet mobile.

    Oi Breno! To procurando muito uma app em que eu possa marcar em mapas onde quero ir em cada cidade, esse que voce recomendou parece não existir mais. Tem alguma outra dica?

    Eu já usei o TripDoc pra marcar o que queria ver em cada cidade, mas tem tempo que não uso.

    Fernanda, o OruxMaps (android) faz isso perfeitamente. Ele carrega arquivos kml e mesmo que você não tenha conexão com a internet dá pra se basear somente no gps.

Nada! Tenho resistido aos smartphones. Acho que eles são ótimos aparelhos, mas que cumprem mal a função que eu mais preciso: telefone! Além disso, sempre usei óculos para perto (hipermetropia) e, claro, com o tempo isto piorou.
Nas viagens, prefiro levar o netbook e faço consultas antes de sair para os passeios.

Viciada total em apps do iPhone nas viagens.
Google maps usando o GPS e weather channel indispensáveis. Usei o trip it agora na ultima viagem e achei ótimo.
Trip advisor, booking, guias lonely Planet e/ou top ten e o que tiver grátis de cada cidade eu confiro sempre antes de ir.sempre ajudam.
Skype, Viber,whats app. De fotos, brinco com vários: panorama 360, cartoonatic e agora também o Olloclip que não é um app, mas umas lentes que acoplam no iPhone e tira foto em grande angular, olhodepeixe e macro(3 em1) De metro pra algumas cidades., é bem útil. Alguns específicos são o Not for Turists pra NY, Guia Óleo pra BAs.

Um app muito útil para organizar as lembranças de sua viagem é o Momento (Diary/Journal). Nele, por exemplo, toda vez que você for a um restaurante ou a alguma atração, você cria um novo evento. E nesse evento, é possível marcar pessoas, marcar lugares, marcas algumas palavras chaves e o mais legal adicionar fotos. Depois que sua viagem acabar, é possível exportar todos os eventos criados nessa viagem e organizar seu diário de viagem.

O aplicativo (multiplataformas) metro é indispensável. Tem todas as grandes cidades do mundo e grátis. O layout não é dos mais amigáveis mas rapidamente vc se acostuma. Busca também rota de ônibus, bonde etc. E vc nem precisa falar estação, pode colocar o ponto de interesse que ele explica como fazer.

Skype, câmera fotográfica, Google, email e mapas são indispensáveis hoje em qualquer viagem. Mas minha lista começa com o excelente TripIt, onde consolido todas as informações (reservas, endereços, horários) para consulta a qualquer momento.

Também é útil ter algum app de câmbio, como o Currency. Na última viagem, pra Londres, usei muito o TubeMap, que mostra as opções de metrô para se deslocar pela cidade — ótimo, funciona sem conexão à internet, e gratuito!

Além disso, de acordo com o destino, procuro levar algum Time Out ou Lonely Planet (ou assemelhado) sobre a cidade, ótimos para consultas pontuais no meio da caminhada.

Por fim, recentemente testei o MobilyTrip, que permite fazer um registro da viagem através de fotos com localização (marcada pelo GPS), trechos caminhados, restaurantes visitados etc. Gostei, é bem legal como um “registro documental” do que você fez a cada dia — mesmo que você não venha a compartilhar aos quatro ventos.

Além dos citados, acho bacana também o The Weather Channel, o do hoteis.com e o Tango para comunicação.

Sem dúvida o app da DB Navigator, embora ainda nao seja tao bom qto o site que deu origem a ele, OBB Bahn. O site calcula e mostra TODAS as rotas de trem da Europa, detalhadamente, com horários e duraçao da viagem. Me ajudou demais no meu mochilao.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito