Bariloche: de barco a Puerto Blest e Cascata dos Cântaros

passeio barco bariloche

Pois é, meus caros, às vezes precisamos aceitar certas condições do clima quando viajamos com um roteiro não flexível. O dia escolhido para fazer o passeio de barco de Bariloche até Puerto Blest estava todo chuvoso e as previsões não mostravam sinais de melhoria. São Pedro não me deu nem 3 minutos de folga, muito menos mandou um raiozinho sequer de sol para animar as fotos. Como quem está na chuva é para se molhar, resolvi encarar a travessia mesmo assim 🙂

passeio barco bariloche

Este passeio nada mais é que a primeira parte do Cruce de Lagos, do ponto de vista de quem parte de Bariloche. O que demonstra o que o comandante Riq Freire sempre diz: que é possível fazer os passeios de barco do Cruce dos dois lados da fronteira sem precisar fazer o Cruce propriamente dito. Este passeio parte do Puerto Pañuelo pela manhã e retorna ao final do dia.

passeio barco bariloche
passeio barco bariloche

Navegamos cerca de uma hora e meia até a primeira parada. Lá você tem a oportunidade de fazer uma breve navegação pelo Lago Frías (pago à parte), um trecho adicional do passeio, em um lago com águas ainda mais verdes que o lago Juan Blest. É lindão 😀

(Curiosidade: e o passeio pelo Lago Frías, o que é? Outro trecho do Cruce…)

passeio barco bariloche

Retornamos para o almoço e seguimos para a Cascata dos Cântaros. São cerca de 650 degraus até o último mirante da cachoeira, mas já é possível escutar o barulho da queda d’água desde os primeiros passos. A chuva apertou pra valer nessa hora e um tristonho “aahhh” ecoou (eu sei que essa é uma das regiões mais chuvosas da Argentina, mas a gente sempre fica com uma pontinha de esperança que o tempo vá melhorar). Persisti por quase 500 degraus, mas ao perceber que toda a minha mochila e meu equipamento fotográfico estavam bem molhados, achei melhor retornar ao barco e salvar o cartão da memória da câmera 😛

passeio barco bariloche
passeio-barco-bariloche-03
passeio-barco-bariloche-14

Vale apelar para vários recursos: consultar a previsão do tempo, enviar um memorando a São Pedro, procurar uma app de sol instantâneo… Tudo isso para garantir bons momentos durante sua navegação até Puerto Blest.

passeio barco bariloche

Oferecido pela Turisur, esse passeio custava, em agosto de 2012, 300 pesos (65 dólares pela cotação das casas de câmbio) e não inclui o trecho opcional pelo Lago Frias, que custava mais 100 pesos (22 dólares pela cotação das casas de câmbio), nem os 63 pesos de taxas de ingresso ao Parque Nacional (14 dólares). O almoço que custa cerca de 120 pesos (26 dólares pela cotação das casas de câmbio). Lembre-se de levar dinheiro em espécie para todos esses gastos extras, pois cartão de crédito não é aceito em nenhum momento.

passeio barco bariloche

Se você tem interesse em conhecer mais detalhes sobre o Cruce de Lagos, não deixe de consultar o post super completo que Riq Freire publicou em 2010 relatando sua experiência durante a travessia no verão:

passeio barco bariloche

Outro passeio de barco bem conhecido na região — e que não faz parte do Cruce! — é o passeio até Isla Victoria e Bosque de Arrayanes, já do ladinho de Villa La Angostura. Esse tour, realizado pela operadora Cau Cau, dura aproximadamente meio dia e inclui traslado e uma pequena caminhada na ilha. Não sobrou nem um tempinho para fazer esse passeio — por isso, se você quiser conhecer mais detalhes sobre o passeio até a Ilha Victória, não deixe de consultar os relatos da turma:

E você? Já fez passeios de barco em Bariloche? Conta pra gente como foi a sua experiência 🙂

Este passeio foi uma cortesia da Emprotur de Bariloche e da Turisur.

Leia mais:

29 comentários

Oi Bóia…Como não tem pacote pronto pra esse roteiro que eu quero fazer, provavelmente a minha agencia só vai acertar a parte aérea e o resto é por minha conta…então gostaria que vcs me dessem algumas dicas de como tenho que fazer…ou seja endereços de hospedagem bem baratas (tipo pousadas), restaurantes mais baratos sem luxo, traslados, táxis, ônibus ou vans que sejam mais em conta. Faço questão do passeio e não de hotéis e restaurantes de luxo. O roteiro é o seguinte: 2 dias em El Calafate (vou fazer os dois passeios…Perito Moreno e Todos os Glaciares…gostaria de saber o preço dos dois e se tem que reservar antes…………….2 dias em Bariloche, sendo que no primeiro dia vou conhecer o Cerro Otto e no segundo dia vou fazer o Cruce Andino Até Puerto Varas onde fico 2 dias……Portanto as informações seriam sobre esses 3 lugares…… Obs: O Cruce Andino eu já sei o preço. Desculpem o incomodo mas realmente vou precisar dessas dicas. Obs: Pretendo ir dia 5 de agosto de 2013. Obrigado………Edson……….

Olá pessoal.
Seria feio, brega, fora de moda, desproporcional ou como queiram, eu levar uma mochila como bagagem de mão no avião ?.
Pergunto por que vou para Arg./Chile e quase todo mundo leva uma mochila para levar seus pertences aos passeios, e como temos um limite de peso nas viagens. Então quanto menos eu levar, mais fácil pra mim.

Obs: O que é certo é certo, por favor gostaria que fossem sinceros. Gostaria de respostas de pessoas diferentes.

Muito obrigado…Edson.

    Olá, Edson! Não há nenhum problema em embarcar com uma mochila, desde que ela caiba no compartimento e seja liberada pela atendente do check-in. Se pedirem para pesar, precisará ter no máximo 5 ou 10 kg, conforme a cia.

Olá pessoal, quem pode me dizer como é fazer esse passeio (mini cruce) mas do lado do Chile…onde começa e até onde vai, com passeios opcionais se tiver é claro (assim como do lado argentino tem o passeio do lago frias como opção)e também os preços (mesmo que desatualizado)Talvez do ano passado.
Pretendo fazer a travessia no inverno de 2013 e gostaria de saber se alguem fez direto e como é…?

Obrigado…Edson…

Fiz este passeio há alguns anos atrás, era setembro, o dia estava meio nublado, mas demos sorte, porque em alguns momentos o sol “furava” uma nuvem, e dava uma cor linda às águas. Mas o passeio é tão lindo que seja com o tempo que for, vale super a pena! Seu relato deu vontade de voltar!

Ah, e nem sabia que o Riq diz sobre fazer os passeios dos dois lados da fronteira sem precisar fazer o Cruce propriamente dito. Eu fiz exatamente isto, e sempre comento com amigos que é muito melhor assim. No meu caso fiz primeiro o lado do Chile, depois Argentina. E só de lembrar, queria voltar!

Só Deus (e São Pedro, naturalmente) sabe o quanto eu entendo sua frustação, Natalie. Nessa terra da rainha onde moro já passei por muitas mudanças de planos súbitas ou mesmo encarei a chuva. Mas melhor do que chorar é fazer como vc e aproveitar do jeito que dá mesmo!

Ei Natalie!

Que pena que o tempo não ajudou! Deve ser um passeio muito bom. Quero voltar a Bariloche para conhecer o Lago Frías.
Obrigada por citar o post dos Nerds Viajantes! 🙂

Bjos,
Lillian.

Que pena São Pedro estar de mau humor. O passeio é lindo. A cor dos lagos de cair o queixo, mas tudo com Sol.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito