Operadoras empacotam a baixa temporada na Turismo Week

Setembro 2012

O mercado brasileiro de turismo comunica muito mal os preços de baixa temporada. Hoteleiros e pousadeiros escondem suas tarifas descontadas do público final. Companhias aéreas esperam pelo fim de semana para fazer liquidações. Pousadas recorrem a sites de compras coletivas em vez de oferecer descontos polpudos aos habituês. Por todo lado, ofertas naturais da entressafra das férias são apresentadas como promoções excepcionais pegar-ou-largar.

Parece que o mercado tem medo de comunicar ao público que viajar na baixa temporada é mais barato, por medo de que parem de viajar na alta temporada… Mas na minha opinião, as pessoas só não viajam mais ainda na alta temporada porque gastam o que têm e o que não têm para viajar na semana do Réveillon e na do Carnaval.

Será que as coisas vão começar a mudar, pelo menos na baixa temporada? Pela primeira vez, as operadoras associadas à Braztoa se reuniram para estruturar e comunicar uma Turismo Week, consolidando as ofertas da baixa em pacotes para viajar entre outubro e dezembro, exceto feriados.

A campanha vai durar uma semana, de sábado dia 24 a domingo dia 30.

Espero que a iniciativa seja um sucesso e anime todos os segmentos do mercado — sobretudo a hotelaria de lazer e a pousadaria brasileira — a adotar uma política de preços mais transparente na baixa temporada.

O site da promoção entra à meia-noite de sexta para sábado (21 para 22).

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


26 comentários

Solicitei duas informações, recebi só uma resposta, mas com saída do Rio de Janeiro (queria de São Paulo). Acho que o acesso à informação do pacote deveria ser mais fácil. Sinceramente não vou escrever de novo prá saber cada detalhe. Acho que são ajustes que precisam ser feitos, ainda mais prá quem já prefere viajar por conta mesmo…

Galera, procurem seu agente de viagens para terem informações mais claras de pacotes e valores.

Outra coisa, os pacotes que estão sendo “liquidados” realmente não tem os preços tão imbativeis pra quem esta por dentro de valores e destinos, mas os preços que estão oferecendo colocam os passageiros nos -MELHORES VOOS- e nos -MELHORES HOTEIS- se voces pararem para ver…

Um exemplo claro é o Bourbon Cataratas, o pacote completo está saindo R$ 1250 por pessoa.
Normalmente um pacote desses sairia um pouco mais que R$ 2500 por pessoa.

Analisem melhor as ofertas pois elas são otimas!

Solicitei mais de 10 informações e recebi resposta de todas, algumas no final de semana e outras ontem de manhã, mas infelizmente os preços continuam os mesmos!!! Nada de desconto comparando com os preços que sempre vejo na Folha Turismo de 5a feira!! (isso sem contar que me mandaram algumas informações de destinos/pacotes que não solicitei!)

O site é péssimo! Impressionante a incapacidade para realizar algo claro e de fácil acesso. Solicitei 03 informações desde ontem à noite e não recebi NENHUMA RESPOSTA! Sempre viajei independente e agora mais do que nunca reafirmo esta opinião! Hasta nunca agências de viagem!

Tô me sentindo uma otária com essa semana de Turismo Week!! Que enganação!! Vi os preços de sempre e as promoções são os encalhados mesmo, como li aqui num comentário!
Argh!!!!

Isso tá com cara de empresa desesperada pra vender bloqueios encalhados… e pela minha (tentativa) de visita e consulta no site os bloqueios continuarão assim…uma pena pro viajante brasileiro. Por isso prefiro e indico sempre a viagem independente, sem contatos com operadoras e serviços oferecidos (?).

Gente,

além das falhas técnicas inexplicáveis, mais irritante ainda é o sistema de pesquisa – e, depois, o resultado.
Existem apenas pacotes “encalhados”, como os de Buenos Aires (muito menos gente frequentando), óbvios e sem graça alguma. Além disso, o sistema de preencher formulário é terrível. Enfim, nada que lembre o sistems “week”, utilizado a contento para restaurantes e spas (pelo menos aqui em SP). Um horror. Uma enganação.
E, realmente, o setor de turismo no Brasil é um retrato triste e muito fiel do nosso despreparo empresarial e governamental. Lixo!
Não há concorrência (como nos demais preços, pois praticamente tudo é informalmente tabelado por aqui), o atendimento é ruim. Pena. É por isso que fica tão mais fácil viajar ao exterior, por incrível que pareça

Por um momento o Turismoweek pareceu um sopro de esperanca na organizacao das empresas de turismo no Brasil. Eu disse por um momento.
Hoje estou recebendo as respostas das operadoras que dizem ^Em breve entraremos em contato com as solicitacoes de sua viagem. por favor, deixe seu telefone para contato. ^ Quase fiquei feliz.

    Heloisa, sem dúvida esta iniciativa é para fomentar o turismo no Brasil. E como toda iniciativa inédita requer ajustes. Porém, como está sendo gerida por um grupo de operadoras e cada qual com sua oferta , é necessário que a responsável pelo pacote escolhido, entre em contado com você. Pode ser que na próxima edição façamos ajustes. Agradecemos o interesse!

Essa viajeweek já começou irritante. Se é uma promoção de curto prazo, por que não mostram as ofertas, abrem o site para a gente poder visualizar todas as possibilidades. Mas não, querem é fazer cadastro para mala direta e depois ficar importunando a gente com Spams. Pois que se danem. Prefiro pagar preço cheio, deixar de viajar, a ficar informando email para eles. Que se danem. E nós também, os bobos dos turistas.

    Vera, o site Turismo Week é apenas um meio de consulta. O cadastro não é para envio de mala direta, pois seu email seria direcionado exclusivamente à operadora responsável pelo pacote que você se interessou. Espero que tenhamos esclarecido.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito