#Linkódromo | Como comprar o trem e a van para Machu Picchu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O trem para Machu Picchu

Tutorial bem feito é tudo de bom! E o nosso viajante-geek Fred Marvila, do Sundaycooks, acaba de publicar um sensacional para quem vai a Machu Picchu.

Trata-se de um passo a passo cobrindo todas as dúvidas que podem aparecer e todos os procedimentos que você deve realizar para garantir sua subida a Machu Picchu de trem (até Aguas Calientes) e depois de van (até o sítio sagrado).

Quer ir e voltar no mesmo dia? Quer pernoitar? Quer saber como faz para voltar para o hotel desde a estação de Poroy? Quer pagar quanto? Tá tudo lá.

Um passarinho me contou que vem aí também um tutorial de compra de ingresso pro parque... quando for ao ar, eu junto aqui.

Leia mais:

34 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Muito legal! smile

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalink

Ô Mestre-Comandante!

Obrigado pelo post razz Fiquei todo todo com os elogios aqui hehehe

Deu um trabalhão, mas foi tão legal ver o post pronto e ver que o pessoal está gostando grin

Obrigado mais uma vez!

Juliana
JulianaPermalink

Olá Fred,

Achei excelente as tuas dicas. Mas será que poderia me orientar, com a tua experiência da viagem, o que seria melhor pra mim que vou estar em Lima???

Obrigada!
Abs,

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalink

Oi Juliana.

Esse comentário quase passou desapercebido por mim smile

Na verdade, sair de Lima não faz muita diferença, porque os trens para Machu Picchu saem apenas de Cusco, ou seja, você tem de chegar em Cusco primeiro e daí decidir qual a melhor opção, pois depende da quantidade de dias que você vai ficar por lá.

Dá uma olhadinha nos posts sobre o Peru (incluindo Lima, Cusco e Machu Picchu) lá no Sundaycooks. Eu também já coloquei no ar o post sobre a compra de ingressos para Machu Picchu wink

http://sundaycooks.com/category/viagens/peru-viagens/

Quenia Maia Lourenço
Quenia Maia LourençoPermalink

Bárbaro! Amei.
Obrigada
Quenia

Fábio Pastorello
Fábio PastorelloPermalink

Ótima dica, já passei por lá e está muito bem organizado. Vou esse mês para o Peru e estou aproveitando todas as informações. Abs.

vera alves
vera alvesPermalink

Justo o que estava precisando...

Arthur | Agora vai mesmo

Curti.

Ana Maria T. Amaral
Ana Maria T. AmaralPermalink

Estou indo a Cusco/Machu Picchu dia 23/out.Foi esclarecedor a leitura do blog.Valeu!

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalink

Obrigado pelos elogios pessoal grin Fico feliz em saber que os posts têm ajudado vocês!

claudia martinelli
claudia martinelliPermalink

Para quem quiser fazer a TRILHA INCA, todas as instruções estão em VAI NA MINHA http://ptripadvisor.blogspot.com/. Tem também descida de bike de Cusco para o Vale Sagrado e roteiro sugerido de 12 dias entre Cusco e Machu Picchu, com o que deu certo e errado e dicas para a sua viagem dar tudo certo. O ingresso da trilha não dá para comprar via web, tem que ser via agência local.

andre
andrePermalink

preciso de uma ajuda : Quero ir p M Pichu agora em fevereiro e minha esposa está com 1 mês de gravidez . E não está afim de fazer muito esforço como subidas de vales ou megas escadarias . Por acaso o Trem ou a Van deixa bem pertinho do parque ? e lá tem que subir muitos degraus ? agradeço abr

Andre Rio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andre! Não recomendamos Machu Picchu nesta época, o verão é muito chuvoso!

andre
andrePermalink

me disseram isso uma vez ... mas sem muita firmeza ... vou pra outro lugar ! mas vc sabe se a Van ou trem deiza pertinho ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Não temos conteúdo próprio sobre Machu Picchu. Por favor consulte os blogs que recomendamos, de viajantes que foram até lá e fizeram extensos relatos que já virão com respostas a todas as suas dúvidas.

https://www.viajenaviagem.com/category/machu-picchu

Eneida
EneidaPermalink

Oi, pessoal.

Pretendia ir a Lima e Machu Picchu em maio (mês que vem), mas parece que não vai rolar.
Queria chegar em Lima no dia 4 e ir para Cusco na hora do almoço do dia 7. Para logo pegar o trem para Aguas Callientes, chegar lá de noite, dormir e fazer a cidade sagrada de Machu Picchu logo de manhã cedo.

Fui olhar a Peru Rail e só tinha trem saindo de manhã! =(

Ou seja, para ir, vou ter que dormir a noite de 7 de maio em cuzco, pegar o trem ceeeeedinho no dia 8, visitar no horários do meio da manhã mais muvucado e já de tarde voltar para Cuzaco...

Além desse perrengue, ainda tem a compra do bilhete para entrar em Machu Picchu que já está em 2430 pessoas para o dia 8 de maio.

No fim, você não consegue decidir nada, porque uma coisa depende da outra (passagem de avião, trem, hotel, entrada no parque... vc pode pagar um e se dar mal...)

Acho que vou ter que ir de pacote de turismo...

Natalie
NataliePermalink

Ahh, Eneida

Não desiste, não =)

Machu Picchu é incrível. Vale muito a visita.

Nós organizamos nossa viagem praticamente sozinhos. Quando chegou essa etapa do planejamento que ~embolou o meio de campo, conseguimos uma indicação de uma agência local que comprou os ingressos, trens, contratou os guias e ainda reservou hotel em Águas Calientes wink

Nesse link estão todos os posts que publicamos sobre a viagem. Também estamos montando uma lista com indicações dos leitores de agências locais que podem ajudar nessa hora wink

http://sundaycooks.com/2013/04/03/recap-nossas-dicas-e-roteiro-do-peru/

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Eneida,
Concordo com a Nat, não desiste! Você tem razão de estar desanimada, pois a vida do viajante independente ficou mais complicada com todo o passo-a-passo (e que às vezes não funciona) que temos que fazer.
Aproveita a dica da Nat, entra em contato com a agência e vai! smile

Ricardo
RicardoPermalink

Olá, acho interessante mencionar que na Perurail so e possível levar consigo somente uma bagagem de mão de até 5 kg, o que na minha situação foi um complicador, tendo em vista que sai de Ollantaytambo com toda minha bagagem de 15 dias de viagem, pois retornaria direto de águas calientes ao aeroporto de Cusco. Próximo a estação, existe um local chamado de boleteria, onde e possível deixar suas bagagem que ultrapassem o peso permitido.
Boas viagens!

Fernanda Porto
Fernanda PortoPermalink

Alguém já foi a Machu Picchu em Janeiro? É realmente tão chuvoso assim?

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalink

Oi Fernanda.

Janeiro é o mês que mais chove junto com Fevereiro e Dezembro, então as chances de chover são enormes. Mas isso não quer dizer que você vá encontrar chuva por lá todo dia ou toda hora wink

A dica que eu sempre dou lá no Sundaycooks é: Se você não tem outra época para viajar, Vá nessa época mesmo e abrace o perrengue, lembrando de levar capas de chuva e de torcer para chover pouco razz

Nós fomos em Outubro, outra época chuvosa e pegamos chuva num único dia.

vc pode ver mais detalhes sobre essa questão do clima aqui:

http://sundaycooks.com/2012/08/29/melhor-epoca-para-visitar-machu-picchu/

Fernanda Porto
Fernanda PortoPermalink

Obrigadão Fred!!

Moro em Copenhague e infelizmente só dá nessa época mesmo qdo faço o pacotão visitar familia natal + ano novo e aproveito pra fazer uma viagem pelas redondezas. smile

Maíra S.
Maíra S.Permalink

Olá Boia e Viajantes,
Que bom ver os comentários abertos de novo! Estou planejando minha viagem para Machu Picchu em maio e no site da PeruRail tem um aviso que até dia 31/05 o transporte de Cuzco até lá está sendo bimodal: de Cuzco até Pachar de ônibus e de Pachar até Machu Picchu de trem. Alguém sabe por que? Fora o maior tempo para percorrer a mesma distância (4 horas, segundo o site) será que tem alguma outra desvantagem? Vou perder alguma paisagem bonita?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maíra! Em janeiro as chuvas prejudicaram o acesso.

A Lu Malheiros tem mais informações:

http://www.dividindoabagagem.com/2014/01/de-novo-acesso-machu-picchu-prejudicado.html

Maíra S.
Maíra S.Permalink

Que pena que as chuvas estão atrapalhando Machu Picchu de novo. Se for só isso, de repente até maio a ferrovia já pode estar restaurada... Obrigada, Boia!

Marcos Rossi
Marcos RossiPermalink

Gostaria se saber se tem meia entrada para o trem com carteirinha de estudante internacional?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Estudantes com carteirinha ISIC têm desconto no ingresso para Machu Picchu, mas é mais complicado comprar. Veja no blog Sundaycooks:
http://sundaycooks.com/2012/10/22/como-comprar-ingressos-para-machu-picchu/

Maíra S.
Maíra S.Permalink

Vocês saberiam dizer qual o limite de tamanho/peso para as bagagens nos trens da Peru Rail e se realmente isso é conferido? De Machu Picchu não retorno a Cusco, mas sim sigo para passar alguns dias em Urubamba. O ideal seria ir com a mala toda, que é um tamanho acima da mala de bordo. Será que posso?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maíra! Há um depósito de bagagens em Ollantaytambo. Há também trens em dois horários que carregam até 23 kg de bagagem por passageiro, gratuiramente, no compartimento de bagagens.

Esta página traz todas as informações:
http://www.perurail.com/tickets_baggage.php

Niki Lauda
Niki LaudaPermalink

Muito explicativo e rico em detalhes, muito bom para quem esta pesquisando a ida para Macchupicchu, Parabens!!
Já comprei as passagens , mas só vou em Julho de 2015. Tenho algumas dúvidas, por exemplo se nesse period posso pegar chuva, mas pelo que venho pesquisando acredito que não.Mas, a dúvida, maior é com relação a tickets de trem e do parque. Vou passer uma semana lá e quero conhecer tudo que for possível la. SE alguem tiver alguma dica eu agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Niki! Para dicas de tickets de trem, leia o post acima. Para mais dicas, veja: https://www.viajenaviagem.com/destino/machu-picchu/

Sthefania
SthefaniaPermalink

Excelente post!

Parabéns ao autor e ao blog pela humildade de sempre divulgar outros blogs interessantes!
Uma observação: lendo posts antigos sobre o tema, nunca foi barato, mas fiquei impressionada em como encareceu esse trem.

miriam
miriamPermalink

boa noite , preciso de uma ajuda , irei para machu pichi em julho , ja comprei a entrada para machu e tb reservei o hotel para dormir na noite anterior em aguaa calientes , mas nao comprei o trem , compro aqui por internet , ou em cusco qdp comprar o passeio para o vale ...b??????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Miriam! Compre o quanto antes, nas férias os trens lotam com alguma antecedência.

https://www.viajenaviagem.com/2016/04/viagem-ao-peru-roteiro-9-noites