Como você armazena as fotos da sua viagem?

ISla Saona

Antes era fácil: alguns dias depois de chegar de viagem, era só levar uns dois ou três rolos de filme de 36 poses para revelar, buscar no dia seguinte e arrumar nos álbuns que a própria loja fornecia. Hoje, qualquer fim de semana na serra rende um sem-número de arquivos. Tiramos foto com câmera digital, com celular, com tablet. Algumas publicamos online instantaneamente, outras vamos deixando no equipamento enquanto o cartão de memória tem espaço, até que alguma fatalidade nos faça lembrar da importância do bendito backup. Quem já teve equipamento roubado, ou passou pelo sufoco de quase perder um HD, sabe muito bem do que estou falando!

Foi um desses sustos que me fez cuidar melhor dos meus arquivos. Agora tenho conta no Google Drive (embora ache que o serviço poderia ser melhor), subi algumas imagens para o Flickr e  guardei tudo que tenho em um HD externo. Descarrego o cartão de memória da câmera sempre na primeira oportunidade, mas ainda preciso criar o mesmo hábito com as fotos do iPhone. Mesmo cumprindo toda essa rotina, sou da velha guarda e acredito que imprimir ainda seja a forma mais segura de guardar o que houver de mais importante.

Queremos saber: como você organiza as fotos da sua viagem? Usa algum serviço de armazenamento? Publica álbuns online? Mantém o hábito de imprimir?

Aos comentários!

Leia também:

Apps para viagem: o que tem na sua telinha?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire

Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email


78 comentários

Uma lição que aprendemos na ultima viagem foi: Backup nunca é demais! por MUITO pouco quase ficamos sem nenhum registro da nossa viagem.

Por quê? porque esquecemos a câmera no avião! E o notebook, onde eu salvava uma cópia das fotos, pifou chegando no Brasil (que zica!!!)

A minha sorte é que sou super organizada e tinha feito um terceiro backup no pendrive! ufa! então fica a dica: backup sempre! a gente nunca espera que nossos equipamentos serão perdidos, roubados, pifados… e o que é uma viagem sem suas fotos né?

Pessoal, sugiro não fazer backup em cd/dvd. Eles não duram muito tempo, é uma mídia não confiável, ainda mais se ela não for bem cuidada.
Façam backup em HD externo e na nuvem. Acho que isso basta.

Acho q sou das mais antigas! heheheeh Ainda guardo minhas fotos no PC e em pen drives… Não institui, ainda, o hábito de usar as “nuvens” ou sites do tipo flickr. Compreendo a Celina, tbém me apego às fotos. Tenho várias no meu celular da última viagem, que apesar de já te-las no Face, não consigo apaga-las… Qdo quero rever algumas fotos ou procura-las para mandar pra alguém, fico horas revirando os arquivos do PC ou os pens até “descobrir” onde salvei “aquela viagem”!

Guardo minhas fotos em dois locais: um físico (hd externo) e na “nuvem” (picasaweb). Não tenho o hábito de descarregar as fotos da máquina durante a viagem, deveria fazer isso, eu sei. As dos iPhone já são salvas automaticamente quando estou conectado. Quando volto, primeiro salvo no HD externo (agora estou com um de 3Tb wireless, assim posso acessar os arquivos e fotos de qualquer lugar). Depois subo as fotos pro Picasa e faço o mesmo que a Helo, mando o link pra compartilhar com a família.

Todo ano mando imprimir umas 200 a 300 fotos e monto um album com viagens.
Durante a viagem descarrego as fotos no notebook.
Tenho backup, mas se perder não vai ser o fim do mundo, pois imprimo as melhores sempre.

eu e o marido armazenamos tudinho no picasaweb. é de praxe: voltar de viagem, descarregar a camera e subir lá. cada viagem tem sua pasta, assim podemos mandar os links para familia/amigos que querem ver. foi a melhor coisa q fizemos!

Uma das coisas mais tristes que podem acontecer numa viagem é perder as suas fotos.
Não confio em cartão de memória. Julho passado quase perdi dois dias inteiros de fotos de Estocolmo por conta de falha em um cartão. Felizmente um daqueles programas de rescue me salvou.
Sigo o seguinte esquema:
Durante a viagem: diariamente baixo as fotos e deixo uma cópia no note e outra reserva num HD externo. Como já disseram nos comentários acima, é bom deixar a HD sempre separada do note.
Perdeu ou roubaram um, tem o outro.
Chegando em casa, descarrego para duas HD´s diferentes por segurança. Já vi HD falhando e o resultado é medonho. Como também sou meio doido como o Leandro acima, pego as originais e faço uma cópia para guardar em local separado.

As fotos são o que mais importante trago das minhas viagens, pois elas serão minhas únicas lembranças no futuro. Portanto a primeira coisa que faço ao chegar de uma viagem, é baixar as fotos para o Mac e tenho um Time Capsule de 2 Tb para backup. Além disto gravo tudo num DVD. Tenho vários albuns, mas como tiro uma média de 1500 a 1600 fotos por viagem fica meio inviável montar um album.

Também sou da velha guarda, mas não imprimo mais nenhuma foto, pque acho mega difícil escolher as mais importantes. Tenho Dropbox, Fotki, Flickr, hd externo, zilhões de pendrives, dois smarphones (me apego às fotos e acho difícil apagar), e vários cartões de memória. Mas com tudo isso, tenho pânico de perder os últimos anos digitais da minha vida. Lembro que guardava tudo que era na época, super importante num zipdrive , mídia caríssima naquele momento, achando que era a tecnologia mais segura e eterna do mundo! E em pouco tempo tudo mudou. Agora temos a nuvem! Mas nuvem não é uma coisa “passageira” por definição? #pânico

Sou paranoico com isso, admito.

Guardo tudo no Flickr (conta “pro”), uso o Flickr Uploader para subir as fotos (é ótimo!!!) e uso o Bulkr (também conta “pro”) para baixar fotos quando preciso. O ponto fraco do Flickr é não armazenar vídeos com mais de 500Mb de tamanho e/ou 1m30seg de duração.

Tenho uma cópia em HD externo (vai que o Flickr sai do ar de uma hora para outra?).

E gravo também em DVD’s que deixo na casa da minha mãe (vai que a minha casa pega fogo?).

Quem dá mais? rs…

    Leandro,

    Vou ver esta conta pro do Flickr como funciona.
    O duro é o tempo de upload. Tiro as fotos em alta resolução…
    Mas parece ser uma boa opção.

    Diogo, o flickr uploader permite que você selecione as fotos e arrume em coleções e pastas, de acordo com temas ao seu gosto. Uma mesma foto pode ser inserida em várias pastas, o que permite criar um banco de dados incrível das fotos. Depois que você arruma tudo no flickr uploader, é só deixar o computador ligado e ir dormir. Um dia ele termina e está tudo salvo para sempre, na nuvem. E você pode usar licenças creative comons, se quiser, ou ainda criar diferentes níveis de permissões para amigos/público/ninguém ver e baixar suas fotos. Minhas fotos pessoais, por exemplo, são todas restritas – embora eu possa enviar convites específicos e não-retransmissíveis para amigos verem essas fotos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito