Enviado especial | Hugo Medeiros
Como concidiu de eu viajar no final de agosto nas Ilhas Cayman, no Caribe, e em meados de setembro em Fernando de Noronha, resolvi fazer um breve comparativo entre esses destinos. Não é nada técnico, tratando-se mais das minhas impressões e opiniões pessoais sobre esses dois destinos. Elegi 5 tópicos e em cada um deles conferi uma nota de 1 a 10 para cada lugar. No final apresentarei o escore total.
Hospedagem
Westin, Grand Cayman
Esse é ponto em que Cayman mais se destaca, devido ao custo x beneficio. Para um estada em novembro por 4 dias no Ritz-Carlton, paga-se 479 dólares por dia para um casal, com café da manhã, ou seja, em torno de R$1.000,00 a diária.
Já em Noronha, para o mesmo período, um bangalô na Zé Maria não sai por menos de R$1.500,00 por dia. E o único ponto em que a pousada se destaca seria o charme, que é algo muito relativo e pessoal.
Pousada Beijupirá, Noronha
Por isso, nesse primeiro quesito, dou 9 pontos para Cayman e 5 pontos para Noronha.
Praias
Praia do Sancho, Fernando de Noronha
Agora a situação se inverte. Não que as praias de Cayman não sejam lindas, porque são, mas Noronha é algo inacreditável.
As praias em Cayman são bonitas, com aquele mar azul esverdeado e águas calmas. Um deslumbre para os olhos e uma maravilha para mergulhar. Mas todas são um pouco semelhantes entre si.
Já Noronha tem as 2 praias mais bonitas do Brasil (Praia do Sancho e a Baia dos Porcos), além de várias outras, igualmente belas, mas diferentes entre si. Tem o mergulho com as tartarugas na Sueste, a calma e isolamento do Leão, o mar bravo da Cacimba do Padre. Qualquer um encontra uma praia para chamar de sua.
Seven Mile Beach, Grand Cayman
Com isso, dou um 6 para Cayman e 10 para Noronha.
Passeios
Tartaruga na Praia do Sueste, Noronha
Mais uma reviravolta. Novamente Cayman se destaca, apresentando diversas e variadas opções.
Em Noronha temos basicamente planasub, snorkel com tartarugas, passeio de barco, mergulho com cilindro e Atalaia.
Já Cayman, apesar de não ter o planasub, tem a Stingrey City, que é fantástica, Dolphin Cove, submarino, jet ski, passeio de helicóptero, Turtle Farm, além dos mergulhos, passeios de barco e snorkel.
Stingray City, Grand Cayman
Tenho que dizer que tanto em Noronha como em Cayman todos os passeios que fiz foram fabulosos, mas como em Cayman tem uma diversidade maior, que agradaria um público mais variado, minha nota é 8 para Cayman e 7 para Noronha.
Restaurantes
Acredito que aqui temos um ponto muito equilibrado.
Cayman não tem uma culinária própria, mas possui diversos restaurantes, como japoneses, especializados em carnes ou sanduíches, italianos, etc. Os que eu fui foram muito bons, com destaque para o Edoardo´s, que é excelente, e uma grande ressalva para o Karma, que não recomendo.
Em Noronha temos uma culinária mais regional, com foco nos peixes frescos que são pescados próximos da ilha. Pode não ter o requinte de Cayman, mas tem um charme e um atendimento genuinamente brasileiros. Tive ótimas refeições, sendo que a melhor foi no Beijupirá, que estava inesquecível, e a pior na Teju-açu, cujos pratos, além de caríssimos, eram péssimos.
Diante disso minha nota é 8 para Cayman e 8 para Noronha, pois em ambos os lugares se come muito bem.
Aspectos gerais
Igrejinha em Noronha
Uma viagem para Noronha equivale, em termos de custo, a uma viagem internacional. Paga-se uma passagem caríssima, taxas de permanência, ingresso para visitar as praias, etc. Mas em contrapartida recebemos as mais belas praias do Brasil, e provavelmente do mundo. Tudo isso num ambiente rústico e voltado sempre para a preservação ambiental.
Por outro lado, em Cayman, temos uma visão mais tradicional e organizada, pois sabemos a todo o momento que estamos em uma cidade estruturada e pensada para o turismo. Para quem gosta de algo mais cosmopolita é ótimo, mas acaba que não temos uma experiência tão única como aquela de Noronha.
Além disso, em Noronha podemos falar o nosso bom e velho português, rodamos com bugues em vias com a mão tradicional (Cayman adota a mão inglesa) e pagamos tudo em Real, o que evita sustos com alta do dólar.
Grand Cayman
Por estes fatores, em termos gerais de viagem, eu daria um 6 para Cayman e um 8 para Noronha.
Resultado final
Pôr do sol visto do Forte do Boldró, Noronha
Pelos meus critérios pessoais, Noronha totalizaria 38 pontos, frente a 37 pontos de Cayman. Trata-se de uma vitória apertada, o que demonstra o equilíbrio entre os destinos.
Na minha opinião pessoal, entre Cayman e Noronha eu resolveria da seguinte forma.
Para um casal eu sugeriria Noronha, pois o clima de lua de mel estaria mais presente.
Para uma família com filhos pequenos seria Cayman, pela estrutura e diversidade de passeios.
Para uma família com filhos adolescentes, o melhor seria ver o que eles mais gostam. Para os que apreciam a natureza Noronha seria mais interessante. Para quem prefere um ambiente mais cosmopolita, Cayman com uma parada em Miami é mais adequado.
Mas certo mesmo é que em ambos os lugares a diversão está garantida.
18 comentários