Primeira viagem a Bariloche: roteiro de 4, 5 ou mais dias

Natalie Soares
por Natalie Soares

Roteiro Bariloche

Colaboraram | Ricardo Freire e Mariana Amaral

Bienvenido, bienvenida. San Carlos de Bariloche é a capital brasileira do inverno. Nas agências, restaurantes e lojas, o português é a primeira língua falada pelos funcionários -- pelo menos no meio do ano. Por que amamos Bariloche? Porque é um perfeito vilarejo alpino, à beira-lago e ao pé de montanhas nevadas, com direito a arquitetura suíça, chocolate e fondue. Passado o inverno, porém, Bariloche volta a ser território argentino. Pasme: a alta temporada dos hermanos é o verão, quando fazem trekking nas montanhas verdes, praticam esportes náuticos nos lagos e percorrerem estradas vicinais de paisagens deslumbrantes, como a Rota dos 7 Lagos e o Paso Córdoba. Veja como aproveitar Bariloche no inverno e por que vale a pena voltar nas outras estações.

Quando tem neve em Bariloche?

Roteiro Bariloche

A temporada oficial de inverno vai da última semana de junho ao fim de setembro. Nem sempre, porém, a neve chega junto com os turistas. Quanto mais para o fim de julho você programar sua viagem, mais chances terá de aproveitar a neve. Agosto é normalmente o mês de neve mais garantida.

Que moeda levar para Bariloche?

100 pesos

Se você prefere viajar com dinheiro vivo, leve dólares para Bariloche. No inverno de 2017, a cotação para dólares em Bariloche estava parelha com a de Buenos Aires.

Reais têm cotação desvantajosa. Se quiser levar reais, passe um dia de semana em Buenos Aires para trocar nas corretoras da Calle Sarmiento (veja aqui).

Em Bariloche, troque na Andina Cambio (Mitre 102), pertinho do Centro Cívico. Não há casa de câmbio no aeroporto de Bariloche, apenas caixa eletrônico.

Conexão em Buenos Aires: pegadinhas

Aeroparque

Os únicos vôos diretos entre o Brasil e Bariloche acontecem em julho e agosto, quando a Latam e a Azul fazem vôos regulares.

A rota mais comum é via Buenos Aires. Note que Buenos Aires tem dois aeroportos: Aeroparque, central, e Ezeiza, a 50 minutos do centro. A maioria dos vôos para Bariloche sai do Aeroparque. Caso você compre uma passagem com chegada em Buenos Aires por Ezeiza e saída pelo Aeroparque, o trajeto entre os dois aeroportos corre por sua conta. Nesse caso, você vai precisar de pelo menos três horas de intervalo entre um vôo e outro (1 hora para a imigração, 1 hora para o traslado de táxi, 1 horas para novo check-in. Veja como se deslocar entre aeroportos em Buenos Aires aqui.

Do aeroporto de Bariloche ao hotel

No balcão da agência de remis (carro com motorista) Auto-Jet a corrida privativa até o centro sai por 350 pesos. A empresa também oferece transporte compartilhado a 150 pesos por pessoa. Preços de julho/2017.

O ônibus da linha 72 tem tarifa de 21,34 pesos (julho/2017) e vai do aeroporto ao centro, mas são poucos os horários por dia (consulte no site da MiBus) e é preciso já chegar em Bariloche com um cartão de transportes SUBE carregado.

No aeroporto também há ponto de táxi. As corridas são pelo taxímetro. Até o centro, sem trânsito, espere pagar 300 pesos (julho/2017).

Taxistas e remises aceitarão reais ou dólares (a cotação não vai ser boa, mas o gasto é pequeno, não vai fazer diferença no seu orçamento).

Hospedagem: no Centro ou à beira-lago?

Bariloche: onde ficar

Bariloche tem uma estrutura hoteleira bem diversificada. São inúmeros tipos de acomodação: de hotéis de luxo aos mais básicos, além de cabañas, albergues e campings.

A dúvida que persiste: hospedar-se no Centro, com todos os restaurantes e lojinhas na porta do seu hotel, ou na avenida Bustillo, a estrada que leva para o Cerro Catedral e para o Parque Nacional Nahuel Huapi?

Hospedando-se no Centro, você terá restaurantes, agências e lojas por perto. Mas precisará de cuidado extra para selecionar seu hotel, já que a hotelaria por lá é mais antiga. No inverno, o centro é tomado por adolescentes em viagens de formatura, que voltam tarde da balada, fazendo barulho.

Villa Huinid Lodge

Os hotéis mais novos, de melhor estrutura (piscina térmica, spa...) ficam em sua maioria na avenida Bustillo. Muitas cabañas também estão nesta área. O inconveniente de se hospedar na estrada é depender de transporte para o centro (táxi, remis -- carro com motorista com corrida acertada previamente -- ou ônibus). A exemplo de Buenos Aires, porém, as corridas são baratas (pense no equivalente a 5 dólares entre um hotel no km 5 da Bustillo e o centro). Existem também restaurantes nesta área (mas você também vai precisar de táxi ou remis para ir a eles). É fácil descobrir a localização do seu hotel ou cabaña na estrada: a quilometragem do endereço indica a distância exata até o centro.

Conheça 20 hotéis no Centro, na av. Bustillo e em Villa La Angostura comentados pelo Viaje na Viagem.

Transporte em Bariloche: táxi, remis, ônibus, carro alugado, trânsfer

onibus em bariloche cerro catedral

Em Bariloche dois tipos de transporte são muito comuns entre os turistas: os trânsfers compartilhados oferecidos pelas agências locais e os remises, que são um tipo de táxi com preço fechado e sem taxímetro.

Caso você contrate os passeios com uma agência de receptivo, você não precisará se preocupar com o transporte: os trânsfers estão incluídos no valor do tour. Um ônibus (ou van) faz a ronda dos hotéis, apanha e deixa todos os passageiros no horário combinado. Neste caso, você só vai depender dos remises ou táxis quando quiser se deslocar entre o seu hotel na estrada e um restaurante no centro (ou entre um hotel no centro e um restaurante na estrada).

Táxis (no taxímetro) e remises (com preço combinado) são excelentes para pequenos deslocamentos e, a partir de dois passageiros, já saem mais barato que o trânsfer compartilhado para as atrações.

Para usar os ônibus, é preciso comprar um cartão SUBE e carregar com quantos pesos forem necessários para o total de viagens que você pretende fazer. Esse cartão é vendido em alguns kioskos do centro da cidade. Muitas das principais atrações de Bariloche são servidas por linhas de transporte público, mas os ônibus passam em poucos horários (e viajam bem cheios). Lembre-se que esperar ônibus ao relento no inverno não é lá muito agradável.

Alugar um carro é uma opção para quem quer evitar o pinga-pinga de hotel em hotel dos tours, ou não gosta de negociar corridas de remis. Mas é uma opção melhor no verão, quando não há gelo na estrada e é possível percorrer estradas vicinais panorâmicas. É bom lembrar que a belíssima Rota dos 7 Lagos, entre Villa La Angostura e San Martín de los Andes, já está totalmente asfaltada desde 2015.

Veja mais detalhes dos transportes, incluindo preços de 2017, aqui.

Onde alugar roupas e equipamentos de neve?

Bariloche

As calles Mitre e San Martín concentram as lojas de aluguel de roupas. Os preços (e a qualidade do estoque) variam de uma loja para outra; vale a pena comparar. O aluguel pode ser diário ou semanal. A Patagonia Showroom (Palacios, 151) é a loja de aluguel de roupas mais bacana da cidade, mas há diversas outras na rua Mitre e suas transversais.

Já equipamento de esqui e snowboard deve ser alugado diretamente na estação de esqui (porque você pode trocar se descobrir que precisa de um número diferente). Também é possível alugar roupa nas estações (mas é melhor alugar roupas na cidade).

Bariloche: roteiro de passeios

bariloche cerro catedral

A página O que fazer em Bariloche do nosso Guia de Bariloche foi reformulada e traz roteiros completos de 4 dias e também de 6 dias para fazer no inverno e no verão.

Você vai encontrar a descrição de todos os passeios, como fazer para comprar ingresso e preços de 2017.

Clique para ir direto ao tópico:

Restaurantes em Bariloche

Em Bariloche, os bifes de chorizo e ojos de bife ganham a companhia de carnes de caça e peixes de rio nos menus. As massas têm molhos fortes, para acompanhar o frio. E que tal uma cerveja artesanal produzida localmente? As de Bariloche são ótimas.

Para ver nossas indicações de resturantes, no Centro e arredores, veja a página Onde comer em Bariloche do nosso Guia de Bariloche.

Bar de Hielo

Uma curiosidade para antes ou depois do jantar é o bar de gelo IceBariloche  -- que foi o primeiro da América do Sul.

Compras em Bariloche

bariloche chocolate

As lojas que mais chamam a atenção do turista ficam espalhadas pela calle Mitre, no centro de Bariloche. São diversas lojas de roupas de inverno, sapatos, aluguel de equipamentos, chocolates patagônicos e souvenirs.

Note que o símbolo $ não significa dólares, mas pesos argentinos. (Dólares são expressos com "US$".)

Cruce Andino para o Chile

Vulcão Osorno

É possível viajar entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile, por via lacustre. O passeio Cruce andino dura o dia inteiro e leva você pelos lagos Nahuel Huapi, Blest, Frías e Todos los Santos, com dois pequenos trechos terrestres. No verão, a parada na ilha de Peulla serve para o almoço; no inverno, é necessário pernoitar num dos dois hotéis da ilha e prosseguir viagem no dia seguinte.

A viagem entre as duas cidades também pode ser feita de ônibus (são 5 horas de viagem), o que é ideal para retornar. No inverno, se você quiser evitar o pernoite em Peulla, pode fazer o passeio do Lago Blest no lado argentino, ir de ônibus para Puerto Varas e fazer o passeio pelo lago Todos los Santos no lado chileno.

Leia mais:

772 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Stella Sasa
Stella SasaPermalink

Estou indo para Bariloche dia 05/11 e estou preocupada com as roupas de frio, não tenho muitas roupas de frio e queria saber se devo comprar aqui ou se compro em Bariloche, se dá pra alugar...Sei que roupa para esquiar na neve conseguimos alugar.Obrigada!!!

Helio
HelioPermalink

Boa noite, estarei indo para Bariloche no dia 23 de julho e fico até dia 29 julho, com minha irmã e sobrinho. Gostaria de saber o que é necessário para alugar um carro e se posso levar real e trocar aí na cidade por pesos? Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hélio! Para alugar um carro basta cartão de crédito internacional e carteira de motorista brasileira válida.

Você pode levar dólares (mais valorizados) ou reais.

Luis
LuisPermalink

Olá a todos,

Alguém tem uma boa dica de local para alugar roupas para a neve na cidade ou no cerro Catedral? Onde é mais vantajoso?

alexx
alexxPermalink

Luis, alugue na cidade pois quando vc acorda para os passeios na neve, já tem que sair do hotel vestido. Também fica mais fácil para alugar e devolver no último dia. Na cidade tem uma infinidade de lojas, de atenção ao estado de conservação das roupas, sua estocagem e apresentação. Lembre que a segunda pele e agasalho intermediário são seus e não se aluga.

Luis
LuisPermalink

Obrigado Alexx, pela valiosa dica.
Aproveito para perguntar mais uma coisa. Existem várias escolas de ski no cerro catedral, será que são todas iguais, ou devo pesquisar todas para ver as melhores ofertas?

alexx
alexxPermalink

Os preços são parecidos, não são baratos mas vale muito a pena. Estou indo pela quarta vez este ano na segunda quinzena de agosto e sempre que chego faço uma aula pra lembrar um pouco e receber uns toques pois ficamos muito tempo sem praticar ( só de ano em ano ). Todos por lá são excelentes, como dica minha eu sempre utilizo os serviços de escola que fica dentro do shopping no Cerro Catedral, embora não lembre o nome dela é fácil. De frente para o shopping entre pela entrada da esquerda, passe por um quiosque que vende de tudo, vire pra direita e já esta na escola. Faço aulas sempre com ALVIM, não tem como errar, é um cara simpático de careca lisa.

Daniela
DanielaPermalink

Boa noite! Estou fechando passagem e é isso mesmo? Só tem com troca de aeroporto pra 2a aeronave? ( sairei do rio ...). Teria que sair de eze para aep, por exemplo? Tempo de espera de 3 horas e 20 min é arriscado? Obrigada!!

alexx
alexxPermalink

Daniela, saindo do Rio direto só com as empresas de turismo e comprando "aqueles" pacotes. Voando normalmente por conta própria é com essa escala mesmo ( RIO/EZE - AEROP./BARILOC.). Esta escala que vc mencionou deve ser a mais apertada, porém entre malas na esteira, alfândega e deslocamento para o Aeroparque (que é longe), vc vai ver que esse tempo nem é tanto assim. Já fiz essa escala e dá certinho. Minha dica, que vou fazer esse ano no final de agosto, dei prioridade aos maiores tempos de conexão, vou tomar um xarope de 7 horas mas pagarei metade do preço das Aerolíneas Argentinas em um vôo de conexão que a TAM faz, estou pagando bem mais barato que paguei no ano passado pq estava com essa pressa de fazer conexão. Esse trecho B.Aires/Bariloche é um absurdo de preço, tem que ter paciência e buscar melhores preços X tempo de conexão. Quanto aos albergues, não tenho experiência no ramo. Boa viagem. Qualquer outra dica, é só falar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Há trajetos com e sem troca de aeroporto, verifique na sua passagem. A viagem entre o Aeroparque e Ezeiza leva uma hora.

Daniela
DanielaPermalink

Outro ponto, tínhamos pensado em ficar em albergue, alguém tem alguma boa dica? Priorizamos localização, limpeza, área social,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Veja resenhas de albergues no site do http://www.hostelworld.com .

Luciana Mota
Luciana MotaPermalink

Boa noite.

Vou sozinha para Bariloche do dia 18 a 25, alguém sabe se é tranquilo sair à noite sozinha?
Li muitas reclamações sobre as botas disponíveis para locação.
Alex, vc tem alguma sugestão? Vale a pena comprar? Nesse caso sai mais barato comprar por lá?
Gracias, Luciana.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! É mais seguro que o Brasil com certeza grin

Procure botas que tenham pé direito e esquerdo. As mais baratas tem fôrma única.

alexx
alexxPermalink

Luciana, como respondeu Boia a noite de lá não se compara com a nossa casa, infelizmente. Realmente é seguro por lá, o lugar transmite tranquilidade além de super bem policiado. Quanto às botas, siga a indicação da Boia também, pé direito e esquerdo definidos já são um bom sinal. Aparência também é importante ( estado de conservação e higiene ). Quanto ao quesito comprar, cai no problema de sempre, quem vai sempre acaba entendendo ser melhor ter seu equipamento, se for só um passeio, o aluguel sem dúvida será a melhor opção, se vc se apaixonar pelo lugar e achar que vai voltar sempre, compre seu material da próxima vez. Vai em julho ou agosto?

Luciana Mota
Luciana MotaPermalink

Bóia e Alex, obrigada pela dicas.

Vou em agosto e vc?

Abs, Luciana.

alexx
alexxPermalink

Luciana, meu vôo sai em 21 de agosto à noite, também embarco sozinho, um parceiro de esqui encontra comigo só no dia 24. Qualquer coisa que precise, é só falar.

alexx
alexxPermalink

Luciana, a propósito, vou ficar no Villa Sofia.

Luciana Mota
Luciana MotaPermalink

Oi Alex. Quem sabe tomamos um chocolate quente por lá!

Abs.

Luciana Mota

alexx
alexxPermalink

Luciana, combinado.

sarah
sarahPermalink

alexx, luciana, irei dia 20/agosto - de onde vcs são?

alexx
alexxPermalink

Sarah, eu sou do Rio e vc?

Luciana Mota
Luciana MotaPermalink

Oi Sarah.

Eu sou de São Paulo e vc? Tb está indo sozinha?

Abs

Luciana Mota
Luciana MotaPermalink

Oi Alex.

Anota meu e-mail: mota.luciana@bol.com.br

Abs, Luciana.

Alexandre
AlexandrePermalink

Oi Luciana. Ja te respondi.
Tchau.

Alexandre
AlexandrePermalink

Oi Luciana te respondi para seu email.
Tchau.

alexx
alexxPermalink

Oi Luciana, Kd vc?

Li
LiPermalink

Olá pessoal, alguém sabe se em setembro dá pra esquiar?
Outra coisa importante, li em outro site pessoas falando sobre uma onda de 'assaltos' a turistas ou 'furtos a veículos', fiquei preocupada, alguém teve algum problema do tipo?

alexx
alexxPermalink

Setembro é o final de temporada para esqui em Bariloche, se nesse ano nevar bastante ainda em julho e agosto, setembro com sorte pode dar. Quanto aos assaltos, nunca ouvi falar disso como problema por lá. Boa viagem.

Celma
CelmaPermalink

Olá... Viajo no dia 14/08/13. Será que ainda consigo ver bastante neve ??? rsrs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celma! A temporada correndo como o previsto, você consegue, sim smile
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/neve-2013/

Celma
CelmaPermalink

Poxa.... Muito obrigada Bóia !!! Kkkk este site é ótimo. Aproveitando a oportunidade, em relação ao dinheiro, estou pensando em levar só peso argentino e real. O que vc me aconselha ???

Lia
LiaPermalink

Olá pessoal,

Estarei indo no início de agosto e fui às compras aqui em BSB, os preços são absurdos já que aqui roupas de frio são itens de luxo, por conta disso comprei o essencial e espero encontrar casacos lá mais em conta. Alguém sabe indicar uma loja bacana em Bariloche? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lia! Você encontra várias no centrinho.

Juliana Fabris
Juliana FabrisPermalink

Lia, vc. pode alugar roupas para neve. Para compras, há muitas lojas na Mitre, inclusive um outlet da Columbia (+- em frente ao Rapa Nui, andar superior). Lá vc. tb. encontra meias térmicas (ótimas)

Juliana Fabris
Juliana FabrisPermalink

Ficamos de 12 a 18 de julho em Bariloche e como peguei muitas dicas aqui, estou retribuindo.
Fomos de Aerolíneas de Porto Alegre a BRC, com conexão em Buenos Aires. Fora atraso de 1 hora na conexão, voos foram ok. Havíamos reservado remis pela internet(autojet) e embora não estivessem nos esperando cfe. o combinado, levei impressa a confirmação da reserva e nos passaram na frente dos demais. Hotel: ficamos no Tres Reyes e super recomendo! Na beira do lago Nahuel Huapi e no centro (1 quadra da Mitre). Sem luxo, mas com o suficiente e staff eficiente e simpático. Reservamos quarto com vista p/ o lago. Quartos são pequenos, não sei se acomodariam 3 pessoas. Passeios: Catedral, Cerro Otto, Campanário e Piedras Blancas - vá por conta de remis ou táxi; p/ Catedral, pode-se ir de remis (140 pesos) e voltar de ônibus (15 pesos); para Cerro Otto, ônibus gratuito na esquina da Mitre com a Villegas. Assim, vc. evita de esperar que te peguem e de fazer o tour pelos demais hotéis. Refúgio Neumeyer (maravilhoso!) e Cerro Bayo fizemos por intermédio da Vanessa Olivatti (li a recomendação aqui). Ainda sobre Piedras Blancas: se for na alta temporada, vale à pena chegar qdo o parque estiver abrindo (9 horas). Com isso, pode-se fazer 3 pistas de esquibunda sem fila (na última, ficamos cerca de 40' na fila). Passeio divertidíssimo para a família! Cerro Bayo: caso já tenha feito aula de esqui ou de snowboard,e não tenha habilidade para descer a montanha, não há necessidade de comprar o passe esqui (420 pesos, fora o equipamento). Compre o peatón/pedestre (190 pesos), alugue os equipamentos lá em cima(190 pesos o de esqui)e divirta-se (existem pistas p/ principiantes em cima do cerro). Circuito Chico: não acho que valha à pena. Melhor ir ao Cerro Campanário por conta e com tempo bom, pois o que vale é a vista (é perto do centro, cerca de 5km). Câmbio: leve apenas o suficiente p/ pagar o remis e isto se eles não aceitarem em dólare. Todas as lojas aceitam dólares com cotação superior ao câmbio oficial(7,80 pesos/1 usd) ou reais (2,90 - 3 pesos/1 real)e dão o troco em pesos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigada pelo feedback, Juliana grin

Ju Naliato
Ju NaliatoPermalink

Oi! Vou aproveitar que vc acabou de voltar, xará! Vou dia 03/08 e chego no fim da tarde. As lojas da Mitre ficam abertas até que horas?
Brigadão!

Juliana Fabris
Juliana FabrisPermalink

Oi, Ju. Até 21 horas, as maiores de roupas. Até mais tarde as chocolaterias. A propósito, salvo raras exceções, esqueça o cartão de crédito, pois não são bem-vindos por lá.

Ju Naliato
Ju NaliatoPermalink

Valeu! Dá tempo de comprar um bom par de luvas, então!

Ju Naliato
Ju NaliatoPermalink

Valeu! Dá tempo de comprar um bom par de luvas!

sarah
sarahPermalink

Juliana,
gostaria de dicas de restaurantes. Irei em agosto.
Obrigada.

Juliana Fabris
Juliana FabrisPermalink

Carne: Boliche de Alberto (o ojo de bife é sensacional). Massas, fomos na Pastas de Gabriel (peçam o nhoque recheado), mas tb. tem outro recomendado que é Família Bianchi (ou algo parecido, não fomos). No La Esquina, comemos hambúrgueres muito bons. Cervejaria (há várias cervejas artesanais por lá): da outra vez, fomos na Blest e desta, na Antares (no centro). O único senão dessa foi a demora p/ trazer os comes (cerca de 1 hora). Fomos ainda no Friends, p/ os filhos conhecerem, tb. é bom e tem uma Stela Artois Noir supimpa! (eu que sou do vinho, acabei tomando muita cerveja por lá, pq. quase morria de calor). A dica p/ os restaurantes: vá com roupa fina por baixo, pq. os ambientes são muito quentes. Bom proveito!

Cássia
CássiaPermalink

Pessoal, estamos indo pra Bariloche em agosto e gostaríamos de algumas dicas, tais como: se chegar a noite conseguiremos alugar roupas de frio (neve), pois o primeiro passeio está previsto para o dia seguinte logo cedo? Vcs indicam algum lugar para o aluguel dessas roupas? Qual a média de preços?;
Como vamos passar apenas 3 dias, que passeios indicam? Quanto ao deslocamento, a agência está nos cobrando USD 26,00 de transfer por pessoa, somos dois, o preço está justo, ou indicam outra opção?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cássia! Um táxi pode sair um pouco mais barato do que isso, mas trânsfer agendado sempre é um conforto a mais, sobretudo à noite. Se não houver lojas abertas à hora que você chegar, você conseguirá alugar no dia seguinte antes do passeio, não se preocupe.

Juliana Fabris
Juliana FabrisPermalink

Oi Cássia. Remis do aeroporto ao centro sai por 100 pesos. Para aluguel da roupa, depende do horário do teu passeio, pois antes das 9 da manhã acho que as lojas não abrem.

sarah
sarahPermalink

Cassia, também irei em agosto e ficarei 3 dias (livres).
Irei com meus filhos de 9 e 16 anos.
Meu roteiro será o seguinte:
dia 20 - chegada, aluguel de roupas e passeio para o dia seguinte
dia 21 - P.Blancas e C Otto
dia 22 - C Chicco e a tarde quadriciclo no C Otto - ou C Chicco e a tarde patins, fábrica de chocolate, museu e compras no centro. Ou, como irei com crianças, se o passeio em P Blancas for mesmo o surreal como dizem, repetimos de manhã e a tarde faremos o C Chicco
dia 23 - dia todo em C Catderal com aulas e esqui
dia 24 - volta pela manhã
Também acho caro esse valor de transfer. Dizem que não é difícil conseguir remis - 90 a 100 pesos o trajeto. Pelo o que sei as lojas alugam até ás 21hs - fecham as 21;30 mas como precisa de tempo para esperimentar é melhor ir um pouco antes de fechar.

Juliana Fabris
Juliana FabrisPermalink

Oi Sarah, tb. tínhamos programado o Piedras Blancas com Cerro Otto, mas a gente sai completamente molhada de lá. Levamos meias extras, mas não foi o suficiente e tivemos que voltar ao hotel antes de irmos ao Cerro Otto (tem ônibus free saindo da esq. da Mitre com Villegas, saindo das horas 'quebradas'). Qto a Piedras Blancas é hiper divertido, mesmo que não estejam todas as pistas abertas. Das 5, pegamos 4 funcionando (com diferentes níveis de dificuldade). Boa viagem!

Samara
SamaraPermalink

Olá, Juliana. Aproveitando que você acabou de chegar de Bariloche, saberia me informar qual o valor do aluguel de roupas, e se é necessário alugar somente caso vá praticar esportes na neve? Outra pergunta, qual a média do valor das refeições e lanches nos restaurantes e cafeterias? Queria ter uma noção de quanto levar em dinheiro para um casal já que não pretendo usar cartão por lá devido às tarifas.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samara! Você vai precisar alugar roupas de neve se for entrar em contato com a neve. Para subir à montanha você vai precisar de botas impermeáveis, casacão pesado, luvas especiais. Isso você vai precisar alugar.

Juliana Fabris
Juliana FabrisPermalink

Samara, não sei onde vc. mora, mas se for no Sul, provavelmente terá roupas que suportarão o frio e o vento. A questão é que mesmo que não se faça esqui, em cima dos cerros é muito frio (e ventoso). Se vc. não tiver aquecida, não conseguirá aproveitar, pq. o legal é ficar ao ar livre mesmo. Qto ao aluguel, nos ofereceram a partir de 60 pesos/dia o traje, mas tb. nos disseram que há diferentes qualidades. Como já tínhamos os 4 casacos de neve, 2 calças e 3 botas, alugamos separadamente. As luvas: 25 pesos/dia/cada; bota, acho que 60, calça, idem. Como contratamos os passeios com a Vanessa Olivatti, pegamos um cupom com 10% de desconto (lembro que a Cebron tem site com os preços; nós alugamos na Patagônia Sur). Comida é barata, se considerar que pagam 3 pesos/real. No Boliche de Alberto (excelente!), foi onde gastamos mais e não chegou a R$ 200,00 para 4 pessoas. No Friends, 450 pesos. Pasta de Gabriel, idem. Chocolates: se for de Aerolíneas, mostre o ticket e ganhe 20% de desconto no Rapa Nui. No hotel, tb. deixam souvenirs que valem % de desconto. Com a Vanessa, pegamos desconto na Mamuscka. Não leve cartão mesmo, pq. ele não será bem aceito!Se vc. tiver dólares, tanto melhor. Chegaram o nos pagar 8,50 em uma casa de chocolates. Boa viagem!

Celma
CelmaPermalink

Oi Juliana. Estou indo dia 14/8. Quem é a Vanessa Olivetti ? Como faço pra contratar os passeios com ela ? Obrigada !

Juliana Fabris
Juliana FabrisPermalink

Oi Celma. Peguei a dica da Vanessa aqui no Vnv. O email é vanessa_olivatti@uol.com.br. Quem responde os mails é a d. Nenê (mãe dela). Ela tb. está no FB. O escritório em Bariloche fica bem ao lado do Club Andino. Compramos os passeios com ela e pagamos em pesos, pq. a cotação que ela faz não é das melhores. Via de regra, tb. não compramos os transfers (p/ Catedral, Pedras Blancas e Cerro Otto, pq. é muito mais barato, rápido e confortável ir por conta de remis). Boa viagem!

Celma
CelmaPermalink

Oi Juliana.... Desculpe, vc disse q a cotação dela não é a melhor ? rsrs não entendi ! E o que é remis ??? Muito obrigada ! Beijos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celma! Remis é um tipo de táxi mais barato, sem taxímetro, com corridas pré-combinadas.

Celma
CelmaPermalink

Juliana... Você me aconselha a levar peso argentino ou real mesmo ? Eles aceitam o real em todos os lugares ? Obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celma! Não se compra peso argentino no Brasil a boa cotação. Leve reais ou dólares.

alexx
alexxPermalink

Celma, desculpe me meter sem sem chamado, as não pude ler e deixar passar e vc ficar no prejuízo. Leve DÓLARES!!!! Mesmo mal comprados nas casas de câmbio no Brasil se tornam super vantajosos por lá. Pesos nem pensar e com Reais vc vai perder muito.

Celma
CelmaPermalink

Oi Alex.... Poxa... Sério ??? Já tenho 1000 pesos, o dólar está muito caro rsrsr. O valor do real está muito ruim por lá ? Obrigada ! Bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celma! É que o dólar é mais valorizado no câmbio paralelo.

Se você não usa o câmbio paralelo na Argentina, seu dinheiro vale menos.

Entenda a situação do câmbio na Argentina:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/argentina-cambio-paralelo/

alexx
alexxPermalink

Cela, não é que esteja ruim, mas é cotado em um valor estável e não existe interesse na nossa moeda. O dólar é o querido de lá principalmente depois que a Teresa mudou os rumos da economia ano passado. No paralelo de lá (que é comum vc utilizar) o Dólar tem sua cotação tão valorizada que recupera e dá muita vantagem mesmo diante de uma compra relativamente cara aqui no Brasil. Resumindo pois não sei se fui claro. Leve seus 1000 pesos e Dólares que não irá se arrepender. Depois, na sua volta, me conta o resultado. Estou indo no dia 21.

Celma
CelmaPermalink

Oi Alex.... Valeu pelas dicas ! Que passeios você me aconselha fazer nestes 3 dias livres ? Minha maior preocupação é ver a neve em abundância kkkkk

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celma! Para ver neve, você tem que fazer os passeios aos Cerros. É raro haver neve na cidade, só em caso de grandes nevascas.

alexx
alexxPermalink

Celma, por ser a maior estação de esqui das redondezas o Cerro Catedral vai resolver seu problema quanto à ver neve em abundância. Mesmo em anos de pouca neve, lá no Cerro catedral há a possibilidade de se entrar em um teleférico (para esquiar ou somente para passear) e alcançar as partes mais altas da montanha. Lá existe sempre muita neve. Com um pouco de sorte, nevando um bocado este ano, já encontraremos neve desde a base da montanha, logo alí em torno do shopping, mas se não for o caso. pegue um mapinha da montanha e veja quais meios de elevação te levam até os pontos mais altos. É deslumbrante e tem neve. Não deixe de subir até o Dente do Cavalo, é demais.

Juliana Fabris
Juliana FabrisPermalink

Celma, vc. pode precisar de pesos somente para a chegada, para pagar o remis (táxi com preço fixo). O real é bem aceito e vc. conseguirá trocar com cotação bem melhor do que aqui. Qto à cotação da Vanessa, ela faz pelo oficial, o que não é vantajoso para nosotros. Troque seus reais por pesos e então pague os passeios (ex. ela fazia 2,5 pesos/1 real, ao passo que trocávamos por 2,9 ou 3/1 real; considerando que os passeios não são baratos, compensa...). Se tiver dólar, será ainda mais vantajoso. Boa viagem!

Celma
CelmaPermalink

Juliana... Muito obrigada pelas dicas !! Bjs

Maria
MariaPermalink

Boa noite pessoal,

Alguém indica Bariloche no verão

os programas de aventura são caros

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Os programas de verão são os passeios de barco, caminhadas na montanha e passeios de carro, como pela Rota dos Sete Lagos. É bastante difícil acompanhar os preços na Argentina, o país tem inflação alta e câmbio caótico.

Karol
KarolPermalink

Olá, Maria! A grande atração em Bariloche para nós brazucas é a neve, porém os argentinos adoram esta cidade no verão, alguns me falaram que ficaríamos muito mais apaixonados se fôssemos no verão! Dizem ter muitos passeios na natureza exuberante de Bariloche.

Thiago Lisboa
Thiago LisboaPermalink

Bom dia!
Estou indo pela primeira vez para a Argentina com minha noiva, e pretendemos ficar 12 dias, comprei as passagens usando os milhas da GOL para Buenos Aires, A nossa ideia é passar 6 dias em Bariloche. Fiz algumas pesquisas no site da AEROLINEAS e vi que a passagem comprada lá na própria Argentina usando peso ficaria mais barata do que comprando aqui. Também não reservei Hotel, meu pensamento é aproveitar a taxa de cambio do Dolar para reduzir o custo. Agora vem as perguntas: rsrsrsrsrs Estou pensando correto ou é arriscado não conseguir hotel nesta época, vale a pena $$$$ esta redução pelo risco? Parabéns pelo site

Kênia Ávila
Kênia ÁvilaPermalink

Acho que não vale a pena o risco, pois agora é alta temporada e a tendência são os lugares estarem lotados. As poucas vagas que tiver não estarão a preços razoáveis pela simples lei da oferta e da demanda. Vc correrá o risco de pagar bem mais do que pagaria reservando com antecedência pela necessidade de precisar de um lugar pra ficar quando estiver lá. E lembre-se que sair do Brasil sem destino confirmado pode gerar problemas com a imigração na entrada em outros países. Mas, se resolver mesmo se aventurar, boa sorte e boa viagem! Depois conte para a gente como foi essa experiência.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Nunca saia de casa sem hotel reservado e passagens compradas.

alexx
alexxPermalink

Thiago, se vc fizer uma pesquisa rápida, achará hotéis com preços razoáveis agora para agosto em Bariloche. Um detalhe, esse deslocamento B.Aires/Bariloche voando Aerolíneas sempre é bem salgado, procure os preços da LanArgentina que faz conexão com a TAM e confira os preços para esse trecho. Estou indo agora em agosto com essa conexão e foi, de longe, a melhor compra.

Ju Naliato
Ju NaliatoPermalink

Oi. Estou tentando ajustar tudo q quero fazer nos 6 dias inteiros q tenho em Bariloche. Vi que o passeio ao Bosque de Arrayanes sai às 12:30. É loucura ir a Piedras Blancas de manhã neste mesmo dia? Pensei em ir num remis para ganhar tempo. Dá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ju! É sim. O Puerto Pañuelo, de onde sai o passeio de barco, fica a pelo menos meia hora de distância. Você nem vai aproveitar direito o parque.

Liliam
LiliamPermalink

Alguém poderia me dizer se tem nevado muito em Bariloche este ano? Vou na última semana de agosto e estou um pouco preocupada pois minha filha quer ver muita neve.

Rodrigo Silveira
Rodrigo SilveiraPermalink

Oi Liliam!
Andei dando uma pesquisada na situação da neve por lá porque vou agora dia 02/08, o resultado é o seguinte, na base do serro catedral a neve é artificial pois tem nevado pouco, no entanto, nas regiões um pouco mais altas a neve está boa. Agora não se preocupe sua filhinha vai ver bastante neve, acredito que não propriamente na cidade, que é raro uma neve, mas pode ocorrer. Não deixe de leva-la à Casa Blanca para fazer o esqui bunda, todo adulto lá vira uma criança é uma delícia. Boa viagem.

Liliam
LiliamPermalink

Rodrigo, obrigada pela dica do esquibunda. Iremos com certeza!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liliam! Como o Rodrigo disse, na cidade é raro nevar, mas no alto dos cerros (montanhas) há bastante neve este ano.

Liliam
LiliamPermalink

Pessoal,
Li muitos comentários sobre o remis. É fácil pegar no aeroporto? Aguém tem alguma indicação/contato? Eles só aceitam pesos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liliam! Uma leitora deixou um comentário:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/#comment-309434

Você pode também pedir indicações ao seu hotel.

Christiane
ChristianePermalink

Estou indo para Bariloche em Setembro 2013, minha primeira viajem internacional, e estou meio perdido, pesquisei bastante mas não encontrei muitas coisas. Gostaria de montar um roteiro para 10 dias. Mas não conheço muito a cidade. Gostaria de saber os lugares que não posso deixar de ir. E se puderem me dar informações sobre albergues, alimentação, e os passeios tambem agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Christiane! Veja as dicas no post acima!

Tulhio
TulhioPermalink

Pessoal,
Estou indo dia 02/08 e vou ficar 7 dias com minha namorada. Gostaria de saber mais sobre esse remis.. baseado em que o motorista define o valor da corrida (é minha primeira vez). Como vou saber se ele não está sendo desonesto ? e para alugar um carro, pago mais ou menos quanto por dia ??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tulhio! Indicamos valores de corridas (preço de 2012) no post acima. O remis custa um pouco mais que o táxi. Perguntar valores ao seu hotel para ter como base também é uma boa.

Celma
CelmaPermalink

Olá pessoal ! Mais uma dúvida referente às tomadas... no hotel que ficaremos em Bariloche não tem adaptador. Consigo encontrar adaptadores para as tomadas brasileiras no centro de Bariloche com facilidade ? Não estou conseguindo encontrar aqui no Brasil.

Obrigada !!!

MARLI JACINTA GOMES SEGAMARCHI

Estamos indo eu e meu marido no próximo dia 11, estávamos pensando em levar pesos em moeda viva para pequenas despesas e o cartão traveymoney com pesos argentinos para pagar os passeios e restaurantes, mas pelos comentários acima me parece que a melhor solução é levar dólares e uma pequeno valor em pesos? Me ajudem por favor...

Samara
SamaraPermalink

Oi Pessoal! Alguém sabe qual a situação da neve em Bariloche, em especial em Piedras Blancas? Li comentários de que chegou a fechar em julho. Será que abriu novamente? Irei a Bariloche na última semana de agosto e quero muito ir a um parque de inverno como Piedras Blancas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samara! As últimas notícias que chegam não são boas. Parece que só há neve mesmo no Cerro Catedral. Mas até o fim de agosto a coisa pode mudar.

Ana Palmieri
Ana PalmieriPermalink

Olá. Li muito o blog antes de ir à Bariloche. Fui de 23 a 31 de julho. Acabei de chegar rsrs. Foi ótimo ter lido aqui as dicas sobre roupas e passeios. É verdade que por enquanto há pouca neve. Piedras Blancas estava fechado, inclusive. Neve só no cerro Catedral. Fomos ao cerro Bayo em Villa La Angostura e também lá havia neve. De qualquer forma adoramos o passeio e este primeiro contato com a neve, mesmo sendo pouca!

alexx
alexxPermalink

Samara, ontem começou a nevar bastante, até a base do cerro está coberta de neve como nos melhores anos.

Samara
SamaraPermalink

Que boa notícia, alexx ! Vamos torcer para ficar durante todo o mês.

alexx
alexxPermalink

Hoje começou a nevar, nevar para valer na base do Cerro Catedral. A base está toda branca e no fim do dia, toda a base do Cerro estava coberta. Está demais!!!!

Daniela
DanielaPermalink

Boa tarde! Vou para Bariloche com mais uma amiga no dia 21 de Agosto, porém chegamos no aeroporto de EZEIZA às 00:24 ( terça-feira) e o vôo seguinte é somente às 08:05 em AEROPARQUE. O que recomendam para este tempo todo? Será que vale a pena conhecer algum barzinho /pub legal em buenos aires? Tem algum aberto às terças? E alguma indicação de lugar para passar a pernoite? Ou nao vale a pena? obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Nesse tempo todo recomendamos que você vá para um hotel dormir. Conseguirá dormir umas 5 horas, que serão importantes para não começar a sua viagem cansada, sujeita a se gripar no primeiro ventinho porque passou uma noite em claro no frio.

Daniela
DanielaPermalink

Obrigada pela dica! Mas recomenda algum lugar para pernoite? Algum bairro.. Não fazemos ideia de lugar bom e barato para ficarmos! De qualquer forma serão só algumas horas para descansar. Queria algo que fosse perto para ir de taxi ao aeroporto Aeroparque, da onde sairá nosso vôo para Bariloche pela manhã...

alexx
alexxPermalink

Daniela, acredito que estaremos no mesmo voo, com a mesma conexão super longa. Ainda não fiz essa pesquisa quando ao hotel mas te informo assim que encontrar alguma coisa.

Daniela
DanielaPermalink

Legal, Alex! Ok, me fala sim pq ainda nao fechamos nada! Obrigada!

alexx
alexxPermalink

Daniela, em consulta rápida encontrei uma dezena de pequenos hotéis ao lado do Aeroparque, a maioria oscila entre 2 e 3 km de distância do Aeroporto, portanto, é questão de arriscar mesmo. As opiniões que postram já serve para passar longe de alguns. D~e uma olhada.

alexx
alexxPermalink

A propósito, acho que na verdade vc está indo um dia na minha frente com os mesmos horários. Boa Neve. alexxeneas@gmail.com

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! O Aeroparque é bastante central na cidade. Fica perto de Palermo e também da Recoleta. Em sites de reserva de hotéis você consegue visualizar hotéis próximos. Veja opções de hospedagem próximas ao Aeroparque no Booking.

Daniela
DanielaPermalink

Otimo! Valeu!

Adriano
AdrianoPermalink

Se você não tiver problema em domir no aeroparque, tem uns 4 bancos de lanchonete que da pra você dormir de boas. Foi isso que eu e minha namorada fizemos hoje. A propósito, o remis de eze pro aeroparque custou 270 pesos, ou 110 reais , ou 50 dólares, no caso compensa mais pagar em reais.

Daniela
DanielaPermalink

Outra duvida, vamos ficar 5 dias em Bariloche , é recomendável levar aquele Visatravelmoney também além de dolares em especie? Muitos lugares aceitam? Inclusive nas montanhas? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Leve apenas como plano B, com pouco dinheiro carregado. O ideal é levar dólares e reais em espécie, assim seu dinheiro vai render até 40% mais.

Daniela
DanielaPermalink

Beleza!

Daniela
DanielaPermalink

Ola! Mais uma duvida, melhor sacar dinheiro do que pagar no cartao de credito se precisar , ne? Sabe se tem caixa do santander facil pra sacar? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Se você habilitar seu cartão de banco para saques internacionais, e desbloquear o cartão para o período da viagem, ele será válido em caixas automáticos de qualquer banco.

Na Argentina, ao sacar em caixa automático, você obterá a cotação oficial, cerca de 30 a 40% inferior ao câmbio paralelo. Não saque pequenas quantidades porque as taxas por operação são fixas e só se diluem quando você faz saques grandes.

MARLI JACINTA GOMES SEGAMARCHI

Boa Tarde a todos que adoram viajar como nós. Eu e meu marido estamos indo pela primeira vez a Bariloche, estaremos hospedados no Hotel Alpenglow, tive a informação que a noite o Centro Cívico é muito deserto e perigoso, essa informação procede? Pois para ir a restaurantes e ao Rua Mitre, a pé, teremos que passar por ele.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marli! Não procede. O centro de Bariloche é animado à noite.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marli! É apenas uma quadra que não tem lojas. Pode haver sensação de insegurança, mas não há insegurança.

Ana Raquel
Ana RaquelPermalink

Iremos a Bariloche na primeira semana de setembro, alguém sabe me dizer se vale a pena comprar a segunda pele, e se e melhor comprar no Brasil ou em Bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Raquel! Se onde você morar você não encontrar esses artigos com facilidade e preço razoável, você pode comprar ao chegar em Bariloche; há várias lojas no centro.

CAMILA
CAMILAPermalink

Olá Alex, também vou pra Bariloche em agosto, só que no finalzinho do mÊS. Nunca fui, gostaria de saber de vocês vou em um voo brasilia -buenos aires , pensei em chegar em buenos aires e ir pra bariloche talvez de onibus, alguma alternativa que não fosse avião.O que vocês me recomenda? qual a distancia ?
outro ponto é você sabe me dizer quanto está a valorização do dólar em relação ao peso argentino hoje em dia?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! De Buenos Aires a Bariloche são 20 horas de ônibus. Nós recomendamos ir de avião.

Leia também: https://www.viajenaviagem.com/2013/07/argentina-cambio-paralelo/

alexx
alexxPermalink

Camila, estou indo na mesma época, com certeza vá de avião para não perder nenhum dia de viagem em Bariloche. Quanto aos hotéis, a cidade está lotada deles no centro onde vc poderá sair à noite a pé sem dificuldade para todos os programas noturnos como restaurantes, bares, cassino, etc. De dia, o deslocamento para os passeios é facil e barato, tem sempre alguém querendo dividir um táxi para montanha e acaba saindo bem em conta. Os hotéis ao longo da estrada são para "lua de mel" e para quem quer ficar longe do agito da cidade. QQ coisa, faça contato. Alexx.

CAMILA
CAMILAPermalink

Obrigada!! Gostaria de saber se vocÊs que ja foram e tem experiencia, preferem ficar nos hoteis do centro e locomover-se até o cerro e estações de esqui ou é preferivel os hoteis da estrada? quero aproveitar a cidade a noite e as esquiar durante o dia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! O táxi é barato e deixa tudo perto. A estrada do lago tem hotéis mais charmosos que os do centro. Os do centro deixam você na porta dos programas noturnos.

CAMILA
CAMILAPermalink

Amigos, entrei no site http://escuelacatedral.com.ar/tarifas.php
para ter um ideia do valor do aluguel dos equipamento e de uma breve aula, estou um pouco assustada , seria isso mesmo ? uma média de 600 usd uma aula de duas horas pra uma pessoa?

Vocês que já vão a mais tempo, como costumam fazer, pagam isto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Os preços estão em pesos argentinos wink

Alexx
AlexxPermalink

Camila, fica tranquila que não é tão assim. De qualquer forma as aulas particulares não são baratas. Sempre que chego, faço uma aula, pelo menos, para dar uma reciclada pois ficamos um ano inteiro sem treino. Existem vários instrutores por lá, não se preocupe. A propósito, começou a nevar, nesse fim de mês deve ficar legal e quanto mais neve, mais opções de pistas para os iniciantes. vc vai adorar. Nos vemos na montanha!! Qualquer coisa é só falar.

Cristiane
CristianePermalink

Alex!

Pode me tirar uma dúvida? Que roupa se usa abaixo da roupa de neve? Eu comprei segunda pele, mas estou em dúvida da segunda camada? Além disso, qdo entra-se nos lugares fechados, como restaurantes, eu retiro a roupa de neve? Se eu retiro, eu guardo onde? Tem armários nos lugares para guardar os pertences?

Obrigada!

alexx
alexxPermalink

Oi Cristiane, fica tranquila que vc vai acabar por se acostumar com a simplicidade das coisas por lá. Vou começar pelo fim da sua pergunta pois acho a parte mais legal... Lá não precisa ficar tomando conta de nada, se vc chega em um restaurante no meio da montanha , vc larga os esquis e bastões e pronto, larga mesmo e não precisa tomar conta de nada. É assim que funciona e é espetacular para nós que vivemos agarrados a tudo com medo que nossas coisas sumam. Quanto à roupa, vc está certa, para não se sentir frio a mais da conta se necessita de uma camada intermediária, que tem que ser sua e não alugada e o ideal é um agasalho de fleece ou outro semelhante pois a roupa de neve que vc vai alugar tem a função de cortar o vento e ser impermeável para neve e chuva. Olha só, vc só usa roupa de neve em passeios nas montanhas ou esquiando e todos a sua volta estarão com as mesmas roupas e ao entrarem em restaurantes nas montanhas, todos largarão seus casacos onde for possível, em alguns lugares, tem-se opções perto de lareiras onde se pode secar um pouco as luvas ou por os pés para esquentar um pouco. Tudo é super informal e faz parte do charme de lá. Volto de lá em 1ºde setembro e te trarei outras dicas caso surjam. Boa neve.

Cristiane
CristianePermalink

Alexx!

Obrigada pela resposta! Além do casado de fleece, a calça em cima da segunda pele deve ser de fleece? Ou uma calça de moleton aguenta bem? Qdo entramos nos restaurantes, retiramos todas as roupas de neve? Calça, casaco e botas?

Natalie Soares
Natalie SoaresPermalink

Oi, Cristiane.

Tudo bem?

Quanto as roupas de frio, não se preocupe... é mais tranquilo do que parece smile

Nesses posts você encontra várias dicas sobre como se proteger do frio e quais itens levar na necessaire:

https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

https://www.viajenaviagem.com/2011/11/piumino-voce-ainda-vai-ter-um/

http://sundaycooks.com/2013/01/17/montreal-no-inverno-vale-a-pena/

http://sundaycooks.com/2013/01/17/montreal-no-inverno-vale-a-pena/

Cristiane
CristianePermalink

Obrigada pelas dicas!

alexx
alexxPermalink

Para a parte de baixo, eu uso tectel pois só com a calça da segunda camada fico parecendo um bailarino e o tectel seca mais rápido. Não se esqueça, embora seja muito frio vc fica suada o tempo todo. Nos restaurantes vc só tira a parte de cima até pq não é tão quente assim estar em lugar no meio da montanha cercado de neve e as vezes os lanches são feitos ao ar livre mesmo se estiver sol. As botas são outro assunto. Opte pela qualidade na hora de alugar pois vc as coloca, ou melhor, colocam em vc pela manhã e só as tiram de vc no final da tarde. Se não forem as melhores da locação não alugue ou se na locação só tiver de uma qualidade, procure outro lugar, as opções nas lojas na base da montanha são infinitas.

Ana Raquel
Ana RaquelPermalink

Vamos para Bariloche com 6 crianças e 6 adultos, vamos fazer varios passeios, mas ainda não sabemos como vamos nos locomover por lá. Seria melhor alugar um carro grande (sera que e dificil dirigir?) ou usar taxi? Conseguiria fechar a semana com um taxi?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! A grande maioria dos passeios inclui transporte. Se vocês se hospedarem no centro, não precisarão de transporte à noite, só para os passeios.

Ellen
EllenPermalink

Olá...vou dia 04/09 será que consigo ver neve???

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ellen! Veja as previsões de funcionamento das estações de esqui: https://www.viajenaviagem.com/neve-2013/

Ellen
EllenPermalink

Boa Tarde,

Vou ter que ir do aeroporto para aeroparque, sei que demora 1 hora, qual a melhor opção, táxi? Quando deve dar esse trajeto alguém tem ideia??

Obrigada.

alexx
alexxPermalink

Ellen, chego de lá dia 1º e te passarei os preços de tudo que precisar, faça sua lista.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ellen! De táxi são 270 pesos: http://www.taxiezeiza.com.ar/spa/tarifas?PHPSESSID=a78c6dc4ae8cc966198b91ca4300db99

Há o ônibus da Manuel Tienda León por 95 pesos:
http://www.tiendaleon.com.ar/home/lista_precios.asp?id_unidad=10

Ellen
EllenPermalink

Muito Obrigada.

Ellen
EllenPermalink

Poxa..estou impressionada com a qualidade e boa vontade do site e seus adeptos. Me indicaram e pode ter certeza que indicarei a muitas pessoas. Obrigada pela atenção.

Natalie Soares
Natalie SoaresPermalink

grin

Samara
SamaraPermalink

Alex, pela sua experiência em Bariloche, vc saberia me informar qual o valor médio que se gasta (duas pessoas) com os restaurantes, ski e os chocolates das lojas? Já tenho os valores dos passeios que consegui por uma agência de turismo, mas não tenho idéia dos outros gastos que terei por lá, e pretendo comprar dólares semana que vem. Outra pergunta: qual empresa com bom preço para alugar carro por um ou dois dias? Estou pensando em fazer a rota dos sete lagos com carro. Para alugar carro necessariamente preciso entregar o cartão de crédito? Não gostaria de usar cartão lá por causa das taxas.

Obrigada.

alexx
alexxPermalink

Samara, o ski por lá realmente não sai muito barato por causa dos meios de elevação. De qualquer forma os preços são sempre fracionados pois vc pode pagar por um dia de equipamento e meios de elevação como também por uma semana direto que é o que eu faço. Vou te passar os preços que paguei ano passado. Para os meios de elevação não tem por onde fugir pois são explorados por uma só empresa e o preço para semana foi 1525 pesos, equipamento para semana 1620 pesos ( aí vc pode procurar pois tem muita opção na base da montanha ) Nota: não alugue equipamento fora da montanha pois vc não vai ter como carregar depois. Quanto ao carro eu não alugo, o transporte por lá é farto e assim prefiro ficar à vontade sem pressão de ter de dirigir. Acretido que como em qualquer lugar do mundo vc passe o cartão e tenha a opção de volta, na entrega quitar a fatura a vista com seus dólares. Restaurantes são outra coisa, na montanha as comidas são rápidas e práticas, massas ou lanches. Já na cidade existe uma infinidade de restaurantes para todos os gostos e bolsos e se consegue comer bem por menos que por aqui. Quanto ao chocolate, no ano passado tive excesso de bagagem de mão somente com eles, se vc gosta não vai haver dinheiro suficinte.

Samara
SamaraPermalink

Obrigada pelas informações, Alexx.

Liliam
LiliamPermalink

Bom dia!
Estou indo com minha família no dia 24/08 e estou em dúvida com relação a qual seguro viagem fazer. Não devo esquiar todos os dias pois pretendo fazer outros passeis. Devo fazer um seguro específico para praticar esportes? Já me falaram para usar o do cartão de crédito uma vez que comprei as passagens aéreas. Aguém tem alguma dica?

Natalie Soares
Natalie SoaresPermalink

Oi, Liliam. Tudo bem?

Na verdade a dica que eu sempre dou é: na dúvida, consulte o call center da seguradora ou procure pelo FAQ no site da empresa. Eles geralmente informam os detalhes das coberturas oferecidas smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liliam! Recomendamos entrar em contato com uma seguradora para tirar suas dúvidas. A Mondial atende em Português. É importante ter um seguro que cubra as atividades na neve, nesse caso.

alexx
alexxPermalink

Lilian, se vc vai esquiar, mesmo não sendo todos os dias, é melhor fazer um seguro que cubra esportes.

Jeff Honorio
Jeff HonorioPermalink

Contando os diasssss, quem vai esta por lá entre o dia 14-22 de Agosto?

Abraço!

alexx
alexxPermalink

Jeff, pena, estarei chegando no dia da sua volta. Pegarei dicas com vc.

Felipe Dourado
Felipe DouradoPermalink

Existe desconto para estudante no Cerro Catedral para um dia na montanha? De quanto? Obrigado. Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! É oferecido desconto para universitários, porém imagino que sejam estudantes da Argentina, somente. Veja detalhes das tarifas aqui:
http://www.catedralaltapatagonia.com/invierno/tarifas_2013_ski.php

vinicius l
vinicius lPermalink

Para vocës que estáo indo a Bariloche, super recomendo fazer uma excursao/trilha com o ªel alemanª (alemao) que fica normalmente proximo a Piedras Blancas (por sinal, um lugar lindo para conhecer) estivemos là, e conhecemos com a ajuda de El Aleman, depois disso ele nos indicou a fazer uma excursao com ele. Fizemos o passeio com El Aleman, uma trilha maravilhosa com seu jeep, e muito agradàvel, conhecemos lugares lindos em Bariloche, trilhas proximas a cerro Catedral, cerro Otto, lugares que somente com o conhecimento do El Aleman (Alemao), conseguimos conhecer. Vistas maravilhosas e imperdìveis, foi surpreendente! Apòs isso, como nao fosse ja muito bem pago, comemos um maravilhoso churrasco (ou churrascada como dizem na Argentina), que nao tenho palavras para descrever, sem duvida, muito muito bom, e acima da qualidade das parrillas da cidade! Super recomendado! Fechamos com chave de ouro com a sobremesa feita pelo El Aleman, maravilhosa !!

Segue o telefone do El Aleman (celular) : 571220 (Bariloche)

Abraco,
Familia Luna Araujo Santos Pogozelski

Tatiana Amorim
Tatiana AmorimPermalink

Oi, estou indo para Bariloche dia 18 e chego só a noite 22h e volto dia 22 ( vôo as 18h), então terei 3 dias inteiros e o ultimo dia até as 15h. Como programar o q fazer nesses dias? Por exemplo se no primeiro dia eu fizer o c.Chico pela manhã a tarde vocês sugerem o quê?
-No C.Chico já passo no Cerro Campanário preciso voltar lá novamente?
-Piedras Blancas faz parte do Cerro Otton? Ou são passeios diferentes?
-qual Cerro ir primeiro? Vi dizer q é bom deixar um dia inteiro para Catedral,né?
- preciso pagar aula p esquiar? Achei tão caro sad e se sim vcs acham melhor pagar p aprender no Cerro catedral ou no winter park?
- vale a pena ir no Cerro Bayo sendo que só temos três dias inteiros e um quase pela metade?
-ouvir falar do tour guiado no Cerro Catedral que vc tem que se inscrever pelo email. Vale a pena? Como proceder?
- roupas p neve alugamos no centro e os equipamentos p esqui somente nos cerros, correto?
Gente, desculpe por tantas, mas ficarei muito grata se vcs puderem me ajudar. Bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! É preciso tomar aulas de esqui para esquiar, sim. Mas você pode se divertir na neve sem esquiar, fazendo atividades como tubing, esquibunda e caminhada com raquetas. Piedras Blancas fica no Cerro Otto. Ao chegar a Bariloche, informe-se sobre a condição da neve nos cerros e então decida seus programas. Faça o Circuito Chico como introdução, depois Piedras Blancas/Cerro Otto, depois Catedral. Complemente com algum passeio de barco ou volte aonde gostou mais.

Tatiana Amorim
Tatiana AmorimPermalink

Obrigado, Bóia. Vou ficar no hotel Carlos V, vc conhece? Vc sabe se por perto tem uma agência de viagens? Indica alguma que tenha preços bons?
Beijos e muito obrigada. Assim que voltar conto tudo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! Veja relatos sobre o hotel Carlos V neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/

Ele fica próximo à Calle Mitre; lá e nas redondezas você encontra várias agências.

Veja onde praticar esqui no fim do post acima.

Tatiana Amorim
Tatiana AmorimPermalink

*Tantas perguntas

Tatiana Amorim
Tatiana AmorimPermalink

Ah! Qual melhor lugar para aprender a esquiar?

alexx
alexxPermalink

Oi Tatiana. Aprender é sempre melhor no Cerro Catedral. Por lá vc encontra várias opções de instrutores em diversas escolas e sempre tem pista para iniciantes onde se sentirá muito à vontade para os primeiros "deslizes". Não tenha dúvida e também não cometa o erro de se aventurar sem instrução. Esquiar é a mais gostosa em esportes que eu conheço, porém doi se vc não se cuidar.

alexx
alexxPermalink

Tatiana, outra coisa. Está correta com relação às roupas e equipamento. Roupas na cidade e equipamento, se for o caso, na hora, na montanha.

Samara
SamaraPermalink

Gente, uma dúvida ! Estou indo a Bariloche e pretendo levar somente dólares e reais. No entanto, para pagar o taxi até o hotel eu vou precisar de pesos ou posso pagar em dólar e receber o troco em pesos? Caso o pagamento tenha que ser em pesos, acho agência de câmbio no aeroporto de Bariloche ou terei que trocar em agência de câmbio no aeroporto de Buenos Aires?
Qual o valor em média do remis que leva do aeroporto até o centro?
Obrigada.

alexx
alexxPermalink

Samara, em Bariloche todos ficarão super felizes com os seus dólares, a começar pelos taxistas. O cãmbio do aeroporto de lá é o pior de todos, fuja dessa.

Ires
IresPermalink

Olá galera, adorei esse espaço, o pessoal realmente dá uma super força aqui. Estou indo com uma amiga, no mês de novembro de 19 a 30. Sei que não é inverno e nem verão, mas que passeios nós podemos fazer nesse período? Não vai haver neve...então fiquei na dúvida. Precisamos levar roupas muito frias? Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ires! Bariloche fica bastante ao sul; faz um pouco de frio até no verão. Leve um casaco para as noites, sim.

Ires
IresPermalink

Gostaria de saber, se o Hotel Vila Huinid, é um bom lugar para ficar e se fica perto dos pontos turísticos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ires! É um ótimo hotel. Fica à beira-lago. Você precisará ir de táxi ao centro.

Ires
IresPermalink

Obrigada, A Bóia! Fico mais tranquila.