primeira viagem a bariloche

Primeira viagem a Bariloche: roteiro de 4, 5 ou mais dias

Colaboraram | Ricardo Freire e Mariana Amaral

Bienvenido, bienvenida. San Carlos de Bariloche é a capital brasileira do inverno. Nas agências de passeios, restaurantes e lojas, o português é a primeira língua falada pelos funcionários — pelo menos no meio do ano. Por que amamos Bariloche? Porque é um perfeito vilarejo alpino, à beira-lago e ao pé de montanhas nevadas, com direito a arquitetura suíça, chocolate e fondue.

Passado o inverno, porém, Bariloche volta a ser território argentino. Pasme: a alta temporada dos hermanos é o verão, quando fazem trekking nas montanhas verdes, praticam esportes náuticos nos lagos e percorrerem estradas vicinais de paisagens deslumbrantes, como a Rota dos 7 Lagos e o Paso Córdoba.

Veja como aproveitar sua primeira viagem a Bariloche no inverno e por que vale a pena voltar nas outras estações.

Quando tem neve em Bariloche?

Roteiro Bariloche

A temporada oficial de inverno vai da última semana de junho ao fim de setembro. Nem sempre, porém, a neve chega junto com os turistas. Quanto mais para o fim de julho você programar sua viagem, mais chances terá de aproveitar a neve. Agosto é normalmente o mês de neve mais garantida.

Que moeda levar para Bariloche?

100 pesos

Se você prefere viajar com dinheiro vivo, leve dólares para Bariloche. No inverno de 2017, a cotação para dólares em Bariloche estava parelha com a de Buenos Aires.

Reais têm cotação desvantajosa. Se quiser levar reais, passe um dia de semana em Buenos Aires para trocar nas corretoras da Calle Sarmiento (veja aqui).

Em Bariloche, troque na Andina Cambio (Mitre 102), pertinho do Centro Cívico. Não há casa de câmbio no aeroporto de Bariloche, apenas caixa eletrônico.

Conexão em Buenos Aires: pegadinhas

Aeroparque

Os únicos vôos diretos entre o Brasil e Bariloche acontecem em julho e agosto, quando a Latam e a Azul fazem vôos regulares.

A rota mais comum é via Buenos Aires. Note que Buenos Aires tem dois aeroportos: Aeroparque, central, e Ezeiza, a 50 minutos do centro. A maioria dos vôos para Bariloche sai do Aeroparque. Caso você compre uma passagem com chegada em Buenos Aires por Ezeiza e saída pelo Aeroparque, o trajeto entre os dois aeroportos corre por sua conta. Nesse caso, você vai precisar de pelo menos três horas de intervalo entre um vôo e outro (1 hora para a imigração, 1 hora para o traslado de táxi, 1 horas para novo check-in. Veja como se deslocar entre aeroportos em Buenos Aires.

Do aeroporto de Bariloche ao hotel

No balcão da agência de remis (carro com motorista) Auto-Jet a corrida privativa até o centro sai por 350 pesos. A empresa também oferece transporte compartilhado a 150 pesos por pessoa. Preços de julho/2017.

O ônibus da linha 72 tem tarifa de 21,34 pesos (julho/2017) e vai do aeroporto ao centro, mas são poucos os horários por dia (consulte no site da MiBus) e é preciso já chegar em Bariloche com um cartão de transportes SUBE carregado.

No aeroporto também há ponto de táxi. As corridas são pelo taxímetro. Até o centro, sem trânsito, espere pagar 300 pesos (julho/2017).

Taxistas e remises aceitarão reais ou dólares (a cotação não vai ser boa, mas o gasto é pequeno, não vai fazer diferença no seu orçamento).

Hospedagem: no Centro ou à beira-lago?

Bariloche: onde ficar

Bariloche tem uma estrutura hoteleira bem diversificada. São inúmeros tipos de acomodação: de hotéis de luxo aos mais básicos, além de cabañas, albergues e campings.

A dúvida que persiste: hospedar-se no Centro, com todos os restaurantes e lojinhas na porta do seu hotel, ou na avenida Bustillo, a estrada que leva para o Cerro Catedral e para o Parque Nacional Nahuel Huapi?

Hospedando-se no Centro, você terá restaurantes, agências e lojas por perto. Mas precisará de cuidado extra para selecionar seu hotel, já que a hotelaria por lá é mais antiga. No inverno, o centro é tomado por adolescentes em viagens de formatura, que voltam tarde da balada, fazendo barulho.

Villa Huinid Lodge

Os hotéis mais novos, de melhor estrutura (piscina térmica, spa…) ficam em sua maioria na avenida Bustillo. Muitas cabañas também estão nesta área. O inconveniente de se hospedar na estrada é depender de transporte para o centro (táxi, remis — carro com motorista com corrida acertada previamente — ou ônibus). A exemplo de Buenos Aires, porém, as corridas são baratas (pense no equivalente a 5 dólares entre um hotel no km 5 da Bustillo e o centro). Existem também restaurantes nesta área (mas você também vai precisar de táxi ou remis para ir a eles). É fácil descobrir a localização do seu hotel ou cabaña na estrada: a quilometragem do endereço indica a distância exata até o centro.

Conheça 20 hotéis no Centro, na av. Bustillo e em Villa La Angostura comentados pelo Viaje na Viagem.

Bariloche: onde ficar

É só escolher

Transporte em Bariloche: táxi, remis, ônibus, carro alugado, trânsfer

onibus em bariloche cerro catedral

Em Bariloche dois tipos de transporte são muito comuns entre os turistas: os trânsfers compartilhados oferecidos pelas agências locais e os remises, que são um tipo de táxi com preço fechado e sem taxímetro.

Caso você contrate os passeios com uma agência de receptivo, você não precisará se preocupar com o transporte: os trânsfers estão incluídos no valor do tour. Um ônibus (ou van) faz a ronda dos hotéis, apanha e deixa todos os passageiros no horário combinado. Neste caso, você só vai depender dos remises ou táxis quando quiser se deslocar entre o seu hotel na estrada e um restaurante no centro (ou entre um hotel no centro e um restaurante na estrada).

Táxis (no taxímetro) e remises (com preço combinado) são excelentes para pequenos deslocamentos e, a partir de dois passageiros, já saem mais barato que o trânsfer compartilhado para as atrações.

Para usar os ônibus, é preciso comprar um cartão SUBE e carregar com quantos pesos forem necessários para o total de viagens que você pretende fazer. Esse cartão é vendido em alguns kioskos do centro da cidade. Muitas das principais atrações de Bariloche são servidas por linhas de transporte público, mas os ônibus passam em poucos horários (e viajam bem cheios). Lembre-se que esperar ônibus ao relento no inverno não é lá muito agradável.

Alugar um carro é uma opção para quem quer evitar o pinga-pinga de hotel em hotel dos tours, ou não gosta de negociar corridas de remis. Mas é uma opção melhor no verão, quando não há gelo na estrada e é possível percorrer estradas vicinais panorâmicas. É bom lembrar que a belíssima Rota dos 7 Lagos, entre Villa La Angostura e San Martín de los Andes, já está totalmente asfaltada desde 2015.

Veja mais detalhes dos transportes, incluindo preços de 2017, aqui.

Onde alugar roupas e equipamentos de neve?

Bariloche

As calles Mitre e San Martín concentram as lojas de aluguel de roupas. Os preços (e a qualidade do estoque) variam de uma loja para outra; vale a pena comparar. O aluguel pode ser diário ou semanal. A Patagonia Showroom (Palacios, 151) é a loja de aluguel de roupas mais bacana da cidade, mas há diversas outras na rua Mitre e suas transversais.

Já equipamento de esqui e snowboard deve ser alugado diretamente na estação de esqui (porque você pode trocar se descobrir que precisa de um número diferente). Também é possível alugar roupa nas estações (mas é melhor alugar roupas na cidade).

Bariloche: roteiro de passeios

bariloche cerro catedral

A página O que fazer em Bariloche do nosso Guia de Bariloche foi reformulada e traz roteiros completos de 4 dias e também de 6 dias para fazer no inverno e no verão.

Você vai encontrar a descrição de todos os passeios, como fazer para comprar ingresso e preços de 2017.

Clique para ir direto ao tópico:

Restaurantes em Bariloche

Primeira viagem a Bariloche: roteiro de 4, 5 ou mais dias 2

Em Bariloche, os bifes de chorizo e ojos de bife ganham a companhia de carnes de caça e peixes de rio nos menus. As massas têm molhos fortes, para acompanhar o frio. E que tal uma cerveja artesanal produzida localmente? As de Bariloche são ótimas.

Para ver nossas indicações de resturantes, no Centro e arredores, veja a página Onde comer em Bariloche do nosso Guia de Bariloche.

Bar de Hielo

Uma curiosidade para antes ou depois do jantar é o bar de gelo IceBariloche  — que foi o primeiro da América do Sul.

Compras em Bariloche

bariloche chocolate

As lojas que mais chamam a atenção do turista ficam espalhadas pela calle Mitre, no centro de Bariloche. São diversas lojas de roupas de inverno, sapatos, aluguel de equipamentos, chocolates patagônicos e souvenirs.

Note que o símbolo $ não significa dólares, mas pesos argentinos. (Dólares são expressos com “US$”.)

Cruce Andino para o Chile

Vulcão Osorno

É possível viajar entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile, por via lacustre. O passeio Cruce andino dura o dia inteiro e leva você pelos lagos Nahuel Huapi, Blest, Frías e Todos los Santos, com dois pequenos trechos terrestres. No verão, a parada na ilha de Peulla serve para o almoço; no inverno, é necessário pernoitar num dos dois hotéis da ilha e prosseguir viagem no dia seguinte.

A viagem entre as duas cidades também pode ser feita de ônibus (são 5 horas de viagem), o que é ideal para retornar. No inverno, se você quiser evitar o pernoite em Peulla, pode fazer o passeio do Lago Blest no lado argentino, ir de ônibus para Puerto Varas e fazer o passeio pelo lago Todos los Santos no lado chileno.

Leia mais:

Praia no rio Correntoso

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    772 comentários

    ola tudo bem, estou indo para bariloche dia 15 de agosto e voltar dia 26, vou ficar no hotel marco polo que reservei no book.com, mas ai vou sosinho e ja to arrependido de de ter comprado passagem pra 10 dias . tava querendo ficar so 5 dias , a sei la desanimei , precisando de um incentivo… abraços , caso alguem tiver indo essa epoca me add no face pelo email [email protected] rodrigo domingos valew galera

      Ola Rodrigo.estarei em Bariloche de 19 a 26 de agosto.. Estou tentando achar um pessoal para reunir por lah e trocarmos informações sobre a viagem..Anote meu email por favor. [email protected].. Abraco.

    Vamos para Bariloche, pelo 3o ano consecutivo em Agosto. Já passamos pelo mesmo problema da Adriana, voo cancelado e trecho BRC – BsAs foi de ônibus em 2011. Não indico! Cansativo, visual nada demais… Um tormento! Neve não tem como prever, 2011 muita neve, 2012 pouca neve…2013…só Deus sabe!
    Vamos ficar 3 dias em San Martin ( Posada del Cazador) e 5 em Bariloche ( Hotel Très Reyes)- 17/08 a 25/08.
    Reservamos no booking os hotéis em Janeiro e já está custando o dobro do preço! Quem vai e ainda não reservou… corra!
    Alugamos o carro no ano passado na Aba rent a car e indico! Super corretos…td tranquilo!

    Bom é isso, Boa viagem e Divirtam-se!

      Ola Roberta.estarei em Bariloche de 19 a 26 de agosto.. Estou tentando achar um pessoal para reunir por lah e trocarmos informações sobre a viagem..Anote meu email por favor. [email protected].. Abraco.

    Ola Bóia… adorei suas dicas!! eu e meu marido estamos indo com nossa filha de 3 anos na ultima semana de agosto… acha muito tempo estadia de 7 dias? que passeios é legal de fazer com a baixinha???

    Obrigada…

      Olá, Carolina! Por favor volte ao texto e releia o parágrafo “Programas com crianças”. Obrigada 😀

      Ola Carolina..estarei em Bariloche de 19 a 26 de agosto.. Estou tentando achar um pessoal para reunir por lah e trocarmos informações sobre a viagem..Anote meu email por favor. [email protected].. Abraco.

    Olá, antes de mais nada quero dar os parabéns por toda a informação que vcs estão dando aqui neste blog. É minha primeira vez em Bariloche, jã sou quarentona e estou indo para ver a neve, vou no dia 10 de agosto de 2013. Quero andar de trenó puxados por cachorros, será que lá tem ? Eu estou procurando, vejo algo mais antigo falando que tem no Cerro Otto, mas quase nada, então estou achando que não vou realizar meu sonho desta vez. Vc me recomenda ir para San Martin de Los Andes tb só para andar de trenó ? Ah, não pretendo esquiar, mas vou arriscar o esquibunda.. rs. Ah, estou pensando em ir de onibus leito de buenos aires, só para ver as paisagens, vc recomenda ? Obrigada

      Olá, Cristina! Pelo que sabemos, este passeio não é mais oferecido. Mas existe o Noche Nórdica, em que você anda de trenó motorizado.

      Cristina, já fui de ônibus de BUENOS AIRES pra Bariloche, não porque eu queria, mas por causa da Aerolineas que cancelou o voo.
      Não acho que a paisagem valha a pena. A patagônia só chega nos últimos 300 km, com muitas curvas e paisagens lindas. Mas se vc for de San Martin para Bariloche já vai ver muita coisa linda, patagônia selvagem, indo até mesmo para Angostura tem-se uma paisagem espetacular. Eu iria de avião de Buenos Aires.
      Veja a saga para ir de ônibus https://atravessarfronteiras.blogspot.com.br/2011/08/bariloche-cenizas-aerolineas-angostura.html

      Adriana

      Acho que vale muito a pena ir até Chapelco! Eu simplesmente amei, não só o passeio de Huskies, mas todo o Cerro. Achei disparado o melhor de todos, uma energia diferente, um lugar absolutamente deslumbrante, com aquele bosque todo nevado, muita gente bonita e animada, tudo muito bem cuidado, enfim, vale cada minutos. Se a estrada estiver funcionando (quando neva muito, costuma fechar), vale a pena ir pela Ruta dos 7 lagos, um escândalo de linda!

    Olá. Gostaria de uma opnião… pretendo viajar no final de julho/2013, com minha filha de 6 anos. Estou ainda na dúvida entre Bariloche ou Santiago.Ou , como o tempo será curto ( 6 dias ), Beach Park…. Sei que são opçoes distintas, mais quero comparar o custo/benefício dos destinos com vocês . Abraços e obrigada !!!!

      Olá, Deise! São ótimas opções de férias. O melhor a fazer é orçar e ver o que cabe melhor no seu bolso 🙂

      Santiago tem outras opções que não só a neve, então pra quem acha que pode enjoar de ver só neve, é uma boa opção. Por outro lado, se não ficar hospedado nas estações de esqui, terá que subir e descer, o que pode ser bem cansativo p/ uma criança pequena. É que a estrada é bastante enjoativa, com muitas curvas, até um adulto pode se sentir mal… Pense em quantos dias vc pretende dedicar à neve antes de decidir…

    Olá, estou num grande dilema. A data da viagem.. realemnte Julho e Agosto tem neve garantina, porém confesso que os preços da baixa temporada (até mesmo em Junho), me fazem pensar querer arriscar, rs. Já vi alguns videos no youtube de casais que foram em Junho/2012 e acharam muuuita neve. Eu tenho acompanhado a temperatura de Bariloche quase que todos os dias, mas chegou num ponto que eu tenho que decidir e comprar as passagens e reservar a hospedagem. E aí gente, será que posso ir em Junho e encontrar neve? Alguem já foi nesse período? Me ajudem… Abçs

      Olá, Dioicy! É o tipo de coisa que não dá para prometer. Mas voltar para casa frustrada por não ter visto neve sai mais caro do que pagar pela neve garantida. Pense nisso 😉

      Agosto é bem mais barato que julho (que tem preços totalmente proibitivos) e tem neve garantidíssima. Outra opção é setembro. Acho que é melhor que junho, pois já nevou tudo o que tinha pra nevar nos cerros. Então, mesmo que vc não veja neve caindo, vai poder esquiar e brincar na neve acumulada. Pode ser que tenha mais daquela neve gelo, qdo a neve é antiga e começa endurecer, mas é melhor do que a total falta dela, ou aquele pouquinho, com as estações ainda fechadas por falta de neve acumulada. Quem vai no feriado de 7 de setembro, costuma não reclamar…

    Bom dia, vale a pena ir para bariloche em maio por causa das chuvas ou é melhor tirar bariloche do roteiro nessa época?

      Olá, Romero! O outono é bonito em Bariloche. Você vai pegar alguma chuva o ano inteiro. Apenas lembre-se de que não há neve em maio.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito