primeira viagem a bariloche

Primeira viagem a Bariloche: roteiro de 4, 5 ou mais dias

Colaboraram | Ricardo Freire e Mariana Amaral

Bienvenido, bienvenida. San Carlos de Bariloche é a capital brasileira do inverno. Nas agências de passeios, restaurantes e lojas, o português é a primeira língua falada pelos funcionários — pelo menos no meio do ano. Por que amamos Bariloche? Porque é um perfeito vilarejo alpino, à beira-lago e ao pé de montanhas nevadas, com direito a arquitetura suíça, chocolate e fondue.

Passado o inverno, porém, Bariloche volta a ser território argentino. Pasme: a alta temporada dos hermanos é o verão, quando fazem trekking nas montanhas verdes, praticam esportes náuticos nos lagos e percorrerem estradas vicinais de paisagens deslumbrantes, como a Rota dos 7 Lagos e o Paso Córdoba.

Veja como aproveitar sua primeira viagem a Bariloche no inverno e por que vale a pena voltar nas outras estações.

Quando tem neve em Bariloche?

Roteiro Bariloche

A temporada oficial de inverno vai da última semana de junho ao fim de setembro. Nem sempre, porém, a neve chega junto com os turistas. Quanto mais para o fim de julho você programar sua viagem, mais chances terá de aproveitar a neve. Agosto é normalmente o mês de neve mais garantida.

Que moeda levar para Bariloche?

100 pesos

Se você prefere viajar com dinheiro vivo, leve dólares para Bariloche. No inverno de 2017, a cotação para dólares em Bariloche estava parelha com a de Buenos Aires.

Reais têm cotação desvantajosa. Se quiser levar reais, passe um dia de semana em Buenos Aires para trocar nas corretoras da Calle Sarmiento (veja aqui).

Em Bariloche, troque na Andina Cambio (Mitre 102), pertinho do Centro Cívico. Não há casa de câmbio no aeroporto de Bariloche, apenas caixa eletrônico.

Conexão em Buenos Aires: pegadinhas

Aeroparque

Os únicos vôos diretos entre o Brasil e Bariloche acontecem em julho e agosto, quando a Latam e a Azul fazem vôos regulares.

A rota mais comum é via Buenos Aires. Note que Buenos Aires tem dois aeroportos: Aeroparque, central, e Ezeiza, a 50 minutos do centro. A maioria dos vôos para Bariloche sai do Aeroparque. Caso você compre uma passagem com chegada em Buenos Aires por Ezeiza e saída pelo Aeroparque, o trajeto entre os dois aeroportos corre por sua conta. Nesse caso, você vai precisar de pelo menos três horas de intervalo entre um vôo e outro (1 hora para a imigração, 1 hora para o traslado de táxi, 1 horas para novo check-in. Veja como se deslocar entre aeroportos em Buenos Aires.

Do aeroporto de Bariloche ao hotel

No balcão da agência de remis (carro com motorista) Auto-Jet a corrida privativa até o centro sai por 350 pesos. A empresa também oferece transporte compartilhado a 150 pesos por pessoa. Preços de julho/2017.

O ônibus da linha 72 tem tarifa de 21,34 pesos (julho/2017) e vai do aeroporto ao centro, mas são poucos os horários por dia (consulte no site da MiBus) e é preciso já chegar em Bariloche com um cartão de transportes SUBE carregado.

No aeroporto também há ponto de táxi. As corridas são pelo taxímetro. Até o centro, sem trânsito, espere pagar 300 pesos (julho/2017).

Taxistas e remises aceitarão reais ou dólares (a cotação não vai ser boa, mas o gasto é pequeno, não vai fazer diferença no seu orçamento).

Hospedagem: no Centro ou à beira-lago?

Bariloche: onde ficar

Bariloche tem uma estrutura hoteleira bem diversificada. São inúmeros tipos de acomodação: de hotéis de luxo aos mais básicos, além de cabañas, albergues e campings.

A dúvida que persiste: hospedar-se no Centro, com todos os restaurantes e lojinhas na porta do seu hotel, ou na avenida Bustillo, a estrada que leva para o Cerro Catedral e para o Parque Nacional Nahuel Huapi?

Hospedando-se no Centro, você terá restaurantes, agências e lojas por perto. Mas precisará de cuidado extra para selecionar seu hotel, já que a hotelaria por lá é mais antiga. No inverno, o centro é tomado por adolescentes em viagens de formatura, que voltam tarde da balada, fazendo barulho.

Villa Huinid Lodge

Os hotéis mais novos, de melhor estrutura (piscina térmica, spa…) ficam em sua maioria na avenida Bustillo. Muitas cabañas também estão nesta área. O inconveniente de se hospedar na estrada é depender de transporte para o centro (táxi, remis — carro com motorista com corrida acertada previamente — ou ônibus). A exemplo de Buenos Aires, porém, as corridas são baratas (pense no equivalente a 5 dólares entre um hotel no km 5 da Bustillo e o centro). Existem também restaurantes nesta área (mas você também vai precisar de táxi ou remis para ir a eles). É fácil descobrir a localização do seu hotel ou cabaña na estrada: a quilometragem do endereço indica a distância exata até o centro.

Conheça 20 hotéis no Centro, na av. Bustillo e em Villa La Angostura comentados pelo Viaje na Viagem.

Bariloche: onde ficar

É só escolher

Transporte em Bariloche: táxi, remis, ônibus, carro alugado, trânsfer

onibus em bariloche cerro catedral

Em Bariloche dois tipos de transporte são muito comuns entre os turistas: os trânsfers compartilhados oferecidos pelas agências locais e os remises, que são um tipo de táxi com preço fechado e sem taxímetro.

Caso você contrate os passeios com uma agência de receptivo, você não precisará se preocupar com o transporte: os trânsfers estão incluídos no valor do tour. Um ônibus (ou van) faz a ronda dos hotéis, apanha e deixa todos os passageiros no horário combinado. Neste caso, você só vai depender dos remises ou táxis quando quiser se deslocar entre o seu hotel na estrada e um restaurante no centro (ou entre um hotel no centro e um restaurante na estrada).

Táxis (no taxímetro) e remises (com preço combinado) são excelentes para pequenos deslocamentos e, a partir de dois passageiros, já saem mais barato que o trânsfer compartilhado para as atrações.

Para usar os ônibus, é preciso comprar um cartão SUBE e carregar com quantos pesos forem necessários para o total de viagens que você pretende fazer. Esse cartão é vendido em alguns kioskos do centro da cidade. Muitas das principais atrações de Bariloche são servidas por linhas de transporte público, mas os ônibus passam em poucos horários (e viajam bem cheios). Lembre-se que esperar ônibus ao relento no inverno não é lá muito agradável.

Alugar um carro é uma opção para quem quer evitar o pinga-pinga de hotel em hotel dos tours, ou não gosta de negociar corridas de remis. Mas é uma opção melhor no verão, quando não há gelo na estrada e é possível percorrer estradas vicinais panorâmicas. É bom lembrar que a belíssima Rota dos 7 Lagos, entre Villa La Angostura e San Martín de los Andes, já está totalmente asfaltada desde 2015.

Veja mais detalhes dos transportes, incluindo preços de 2017, aqui.

Onde alugar roupas e equipamentos de neve?

Bariloche

As calles Mitre e San Martín concentram as lojas de aluguel de roupas. Os preços (e a qualidade do estoque) variam de uma loja para outra; vale a pena comparar. O aluguel pode ser diário ou semanal. A Patagonia Showroom (Palacios, 151) é a loja de aluguel de roupas mais bacana da cidade, mas há diversas outras na rua Mitre e suas transversais.

Já equipamento de esqui e snowboard deve ser alugado diretamente na estação de esqui (porque você pode trocar se descobrir que precisa de um número diferente). Também é possível alugar roupa nas estações (mas é melhor alugar roupas na cidade).

Bariloche: roteiro de passeios

bariloche cerro catedral

A página O que fazer em Bariloche do nosso Guia de Bariloche foi reformulada e traz roteiros completos de 4 dias e também de 6 dias para fazer no inverno e no verão.

Você vai encontrar a descrição de todos os passeios, como fazer para comprar ingresso e preços de 2017.

Clique para ir direto ao tópico:

Restaurantes em Bariloche

Primeira viagem a Bariloche: roteiro de 4, 5 ou mais dias 2

Em Bariloche, os bifes de chorizo e ojos de bife ganham a companhia de carnes de caça e peixes de rio nos menus. As massas têm molhos fortes, para acompanhar o frio. E que tal uma cerveja artesanal produzida localmente? As de Bariloche são ótimas.

Para ver nossas indicações de resturantes, no Centro e arredores, veja a página Onde comer em Bariloche do nosso Guia de Bariloche.

Bar de Hielo

Uma curiosidade para antes ou depois do jantar é o bar de gelo IceBariloche  — que foi o primeiro da América do Sul.

Compras em Bariloche

bariloche chocolate

As lojas que mais chamam a atenção do turista ficam espalhadas pela calle Mitre, no centro de Bariloche. São diversas lojas de roupas de inverno, sapatos, aluguel de equipamentos, chocolates patagônicos e souvenirs.

Note que o símbolo $ não significa dólares, mas pesos argentinos. (Dólares são expressos com “US$”.)

Cruce Andino para o Chile

Vulcão Osorno

É possível viajar entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile, por via lacustre. O passeio Cruce andino dura o dia inteiro e leva você pelos lagos Nahuel Huapi, Blest, Frías e Todos los Santos, com dois pequenos trechos terrestres. No verão, a parada na ilha de Peulla serve para o almoço; no inverno, é necessário pernoitar num dos dois hotéis da ilha e prosseguir viagem no dia seguinte.

A viagem entre as duas cidades também pode ser feita de ônibus (são 5 horas de viagem), o que é ideal para retornar. No inverno, se você quiser evitar o pernoite em Peulla, pode fazer o passeio do Lago Blest no lado argentino, ir de ônibus para Puerto Varas e fazer o passeio pelo lago Todos los Santos no lado chileno.

Leia mais:

Praia no rio Correntoso

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    772 comentários

    Bom dia estou indo para Bariloche dia 24/6 a 28/6 gostaria de saber um roteiro legal pois sao poucos dias e vou sozinho….

    Estou indo para Bariloche dia 21/08 chego por volta das 15:00 gostaria de uma dica do que posso incluir no meu roteiro para já aproveitar no final de tarde depois que fizer check in no Hotel.
    E no dia da volta meu check out é até as 11:00 mais meu sai ás 17:30 será que consigo deixar as malas no Hotel e ainda conseguir fazer alguma coisa sei lá um almoço e compras alguém pode me ajudar pfv ? obrigado.

      Olá, Bruno! Você chegará ao seu hotel lá pelas 17h, já à noite. Tome um bom banho, descanse um pouco e saia para jantar e fazer footing na calle Mitre.

      Em qualquer lugar do mundo você pode deixar as malas no hotel entre o check-out e a hora de ir ao aeroporto.

      Muito obrigado Bóia, nossa demora tudo isso mesmo do aeroporto para o Hotel eu desembarcando as 15:00 pq na vdd meu vou está marcado para chegar as 14:20 falei 15 contando com o tempo para pegar bagagem e tals, demora umas duas horas é isso ? meu hotel fica na Av. Bustillo km. 2.5

      Olá, Bruno! Considere algum atraso, e meia hora até o hotel. Estará tarde e quase escuro. Passeie pela calle Mitre e pelo Centro Cívico, faça reconhecimento de campo.

      Bruno, se vc é como eu que também chegarei lá dia 21 e quer tudo ao mesmo tempo, aconselho a pelo menos alugar suas roupas de neve já nesse dia. Quando acordar no dia seguinte e escolher seu programa, já estará preparado pra qq coisa. As lojas são muitas e abrem até a noite. A roupa se aluga no primeiro dia e se devolve no último. Atenção à qualidade e ao estado de conservação. Cuidado com as botas muito vagabas. Qualquer outra dúvida, fique à vontade.

      Alex e Boia, Valeu pela dica.
      Você tem algum lugar para indicar para aluguel de roupas ? Então na verdade tbm estou um pouco em dúvida do que alugar, já compramos segunda pele, temos umas jaquetas impermeáveis mais como nunca fomos para neve temos várias dúvidas, andei lendo algumas coisas mas dicas são sempre bem vindas se puder me passar algumas dicas eu agradeço.

      Bruno, a segunda pele é fundamental para estar em contato com a neve. O 1º passo é esse mesmo. Quanto às roupas, independente dos agasalhos que já tenha, vai ser preciso alugá-las por lá, não há outra opção e é o usual. Quando estiver voltando pra lá pela 3ª ou 4ª vez como eu, já estará pensando em comprar. A noite, na cidade, um bom agasalho já resolve pois todos os lugares são aquecidos. Não ande cheio de casacos ou ficará como uma cebola tirando camadas e camadas cada vez que entra ou sai de uma loja.

    Olá,vou com minhas filhas de 15 e 16 anos do dia 22/07/2013 a 29/07/2013 a Bariloche e gostaria de saber se há necessidade de comprar algum passeio pelo Brasil e alugar roupas.Ficarei num hotel bem no Centro e estou pensando em usar somente taxi.Será que pode ser muito procurado e caro?Desde já agradeço

      Olá, Ana Paula! Compre passeios e alugue roupas por lá mesmo.

      Ana Paula,

      Roupas alugadas é mt complicado, nem sempre o lugar mais barato vale mais a pena. Roupas têm que ser bem higienizadas e de boa qualidade. Botas c/ pé direito e esquerdo tb é fundamental, mas a maioria das lojas têm aquela bota universal que é horrível.

      Obrigada por sua resposta. como è nossa primeira vez o que vc diria para fazermos ja que vamos ficar 7 dias.Aonde almocar,lanchar e jantar? E o que e imperdivel?desde ja agradeco

      Ana Paula,

      No centro eu indico os restaurantes: Pastas de Gabriel, El Boliche de Alberto, Canela e Casita Suiza.

      Nossa são tantos lugares imperdíveis, 7 dias dá para aproveitar bastante.

      Circuito chico
      Cerro Catedral – subida até o refúgio lynch
      Piedras Blancas – manhã / Cerro Otto – tarde
      Roca Negra
      Isla Victoria c bosque Arrayanes
      Cerro Bayo c Villa la Angostura

      Esses são os que mais gostei!

      Eu sempre fecho os passeios com uma guia que mora lá em Bariloche chamada Vanessa, se quiser receber tabela com valores manda e-mail para ela: [email protected]

      Abrçs,

      Roberta

    Oi pessoal… cuidado apenas com as locadoras de carro locais. Tivemos uma péssima experiencia com a Europcar de Bariloche (ficamos horas esperando a atendente chegar ao aeroporto, nos entregaram um carro caindo aos pedaços e em péssimas condições de segurança, nos cobraram um dano no vidro que já estava, fomos insultados pela atendente, e ainda cobraram errado no cartao de credito e nao querem devolver a diferença). Um absurdo! Conversando com amigos, descobri que nao fui a primeira a passar por isto com a Europcar… Sugiro pagarem um pouquinho mais e procurarem uma locadora com mais profissionalisto! Fica a dica! Abraços

    Fui informada que o câmbio dólares no Rapa Nui tá 8 x 1,00. Mt bom! Eu sempre compro um chocolatinho e troco o dinheiro. 🙂

    Para mim, o melhor restaurante de Bariloche é El Boliche de ALberto ( parrilla – churrasco), seguido de Casita Suiza e Las Pastas de Gabriel. Super indico tds eles. Para os passeios faço tudo com a Vanessa Olivatti, ela uma guia Brasileira que mora lá.
    Aluguel de carro indico a Aba rent a car.

    Abraços.

    ola, boa tarde. Agendei a minha viagem para Bariloche agora para dia 15 de junho. Vou com meu marido e filha de 5 anos, porque ela quer conhecer a neve. Vamos ficar no Llau Llau, porque conseguimos um super desconto, que ficou por menos da metade do preço. Realmente, me precipitei e não vi que nessa época não nevava. Mas, minha pergunta, o centro de sky, cerro catedral, vai ter neve para que a minha possa esquiar?
    Att. Parabéns pelo blog, sempre tira todas as minhas duvidas.
    Lorena

    Boa noite a todos!
    Muito bom o blog, os passeios são excelentes e graças a Deus já temos neve por aqui!!!
    Achei q voltaria ao Brasil sem esta experiencia mas este ano, ela apareceu mais cedo segundo os locais informaram!
    Uma dica com relação ao cambio.
    Passei uma semana em buenos aires e nos hotis estavam trocando dolar a 8 pesos fiz amizade com outros turistas que conseguiram trocsr a 8.7.
    Se encontrarem esta cotaçao, vale muito a pena pois aqui em bariloche o cambio esta no maximo 5,6 a 6,0.
    Mas a recomendaçao do blog é corretíssima, não troquem moedas na rua ou em lugares suspeitos.
    Eu troquei no hotel que estava hospedado é de muita confiança (El conquistador) e me dei muito bem pois fez meu dinheiro multiplicar e com a diferença deu para comer em alguns restaurantes legais e levar alguns souveniers para a familia !!
    Abraço e parabens pelo blog!

    Estou marcando minha viagem à Bariloche para a última semana de agosto. Meu receio é que por ser no final de agosto tenha pouca neve para fazer as atividades.
    Alguém já foi nesse período e sabe se as brincadeiras e passeios na neve ficam prejudicadas no fim de agosto?

      Olá, Samara! Normalmente dá pra contar com a neve até o início de setembro.

      Olá samara, tamb.vou nesse período, vc vai ficar quantos dias? vai comprar os passeios lã ou antes por aqui? estou em dúvida nos passeios….vou ficar 4 dias e pretendo fazer c.chico, cerro otto, cerro catedral e p.blancas. Minha dúvida é catedral…me aconselharam ir lá só para tirar fotos e fazer o esqui co aula em um parque que chama Eiras. O que vc acha? Algué poderia me ajudar, conhece esse lugar? Falam que em catedral só faz o esqui alpino????O nórdico é melhor e faz nesse eiras??? me ajudem, obrigada.

      Olá, Sarah! Vou ficar lá uma semana. Acho que vou comprar os passeios lá mesmo. Quero ir ao Cerro Catedral e Piedras Blancas, Circuito Chico e todos os outros lugares que der. Espero que ainda tenha muita neve.

      Samara,Bom dia!

      Como vc vai ficar 1 semana eu indicaria ir de excursão ao Cerro Bayo com Villa La Angostura. È mt lindo, para em alguns lagos. Eu sempre indico esse passeio pq amo!
      Outro passeio que gosto muito é o Roca Negra com fondue ( de tarde). O visual é deslumbrante!

      Abrçs!

      Roberta, obrigada pelas dicas dos passeios.
      Mandei um e-mail p Vanessa Olivatti e estou aguardando um resposta.

      Abraços !

      Sarah e Samara, estou indo em 21 de agosto e fico até 1º de setembro. É a minha quarta viagem pra lá e podem ficar traquilas quanto a neve, vcs acertaram em cheio, essa época é a mais garantida para se ter neve farta. Se não tiver nessa época e pq não vai ter no ano. Quanto aos passeios, se for para esquiar o melhor disparado é o Cerro Catedral, fico lá o tempo todo nesses anos e ainda não conheço todas as pistas, mas se querem conhecer de tudo um pouco vcs vão encontrar várias opções e não se preocupem em antecipar reservas. Tudo lá é super fácil de contratar. Boa viagem. Esqueci um detalhe.
      Sarah, estas informações quanto ao Cerro Catedral que te deram estão completamente equivocadas. Lá é um lugar super tranquilo de se visitar mesmo para quem ainda não esquia. Tem todo tipo de passeios com vistas acessíveis mesmo sem equipamento. Se for para tentar o esqui ou o snow existem pistas de todos os graus de dificuldade. Vcs só se arriscam se quiserem. Na base da montanha tem um shopping pequeno, super legal, no meio da neve onde todos se encontram e várias escolas com instrutores especializados em “marinheiros de primeira viagem” o que eu pessoalmente já utilizei e recomendo. Se não for esquiar tomar os teleféricos para passear tambem é lindo. Qualquer outra duvida, estou as ordens.

      Alex,

      To louca pra conhecer Bariloche, mas infelizmente ainda não sei falar fluente, então fico com receios. Me falaram que la tem muito brasileiros, funcionários, turistas, é verdade?

      Oi, Leidiane.

      Pode ficar tranquila. O pessoal em Bariloche está muito acostumado com o turista brasileiro. Alguns lugares eu até tentava falar espanhol, mas eles me respondiam em português. Era um diálogo engraçadinho 😛

      Sarah,

      Eu faria da seguinte forma:

      1 dia – C.chico e cerro otto no mesmo dia.
      2 dia – Cerro catedral – mesmo que seja só para conhecer, vale a pena subir no Cable Carril até o refugio punta nevada e de lá subir até o ponto lynch. O visual é lindo! O ski é alpino mesmo. Nórdico só no centro de ski eiras.
      3 dia – Piedras Blancas

      Eu fecho todos os passeios com a Vanessa Olivatti ( guia e mora lá). Se quiser o contato me escreve no [email protected]

      Abraços e Boa viagem!

    Ola Natalie..Gostei muito desse seu post e das ajudas que tens dado ao pessoal..
    Me inspirei e dessa forma solicito por favor de uma dica de algo que está me preocupando.
    Meu voo de Porto Alegre a Bariloche será no dia 19 e volto dia 26.
    Minha duvida é,
    – se quisesse ir a El Calafate haveriam ônibus regulares nesse período de inverno?
    – Os hostels são muito lotados nesse periodo? Tenho que me antecipar agora já?

    Porque nao sei ainda se:
    – faço reserva de 1 dia em Bariloche quando chego, depois vou a El Calafate, onde fico uns 2 dias e depois volto a Bariloche para ficar os dias restantes.
    – ou faço a reserva de todos os dias em Bariloche e depois, após decidir a ida a El Calafate, desmarco dois dias no meio dessa reserva?

    Alem disso, sabes indicar outros locais nesse caminho que seria legal conhecer?

    Pessoal que tiver nesse período por lá (19 a 26 de AGOSTO), meu e-mail é [email protected].

    Obrigado

      Olá, Calebe! Me mostra onde você viu neste post inteiro a indicação de ir ao Calafate de ônibus estando em Bariloche? 😀

      El Calafate está a 1.500 km de Bariloche. De ônibus são 28 horas, pingando em 12 cidades.

      Aproveite sua semana em Bariloche para curtir a neve e passear pela região. Reserve seu hostel pelo https://www.hostelworld.com .

      Oi “A Boia”..não vi nesse post sobre a ida Calafate não!
      Apenas questionei..Já viajei 5 dias direto subindo até Cusco no Peru e 28 horas são barbadinha hhehe
      Alias, conheci muitos lugares maravilhosos assim..
      por isso meu questionamneto e seria viável essa ida até Calafate num inverno.

      Mas já etsou seguindo seu conselho de reservar agora..acho que será o Barioche Hostel Inn..Várias recomendações positivas..
      Muito obrigado!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito