NY sem metrô; sul da ilha sem luz; previsão: 5 dias para voltar

MTA

Não está fácil para quem foi apanhado pelo furacão Sandy em Nova York. Ao contrário do Irene, que só molhou e sujou um pouquinho, o Sandy cumpriu suas piores ameaças: alagou as parte mais baixas de Manhattan, inundou túneis e o metrô, e provocou uma explosão numa estação de energia elétrica na rua 14 que mergulhou toda a cidade abaixo da rua 40 na escuridão desde a noite de segunda-feira.

Ao se afastar da cidade, o furacão deixou, para além das imagens-catástrofe que fazem a delícia dos editores dos programas mundo-cão, a esperança de que logo tudo voltaria ao normal rapidamente.

Hoje à tarde, porém, duas notícias funcionaram como um banho de água mais do que fria. A MTA, que controla os transportes metropolitanos, e a Con Ed, concessionária de energia, informaram que devem levar entre 4 e 5 dias para restabelecer o funcionamento do metrô e restaurar a luz para os bairros de Downtown. (Enquanto o metrô não reabrir, mais ônibus vão ser postos em circulação.)

Ou seja: pelo menos até domingo a vida de quem está acima da rua 40 vai continuar difícil; e abaixo dela, caótica.

Veja a diferença de ótica entre dois jornalistas brasileiros: o Luiz Megale, da Band, que vive acima da rua 40, e o Raul Juste Lores, da Folha, que vive abaixo da rua 40:

Luis Megale

Raul Juste Lores

(Ouça mais do Raul aqui.)

A Fernanda Cattoni, que está em Midtown, deixou o seu relato aqui:

Estamos em NY agora… desde domingo à noite o comercio e metro estão fechados. Hoje deveríamos sair daqui em direção a Vegas, mas não há previsão de vôos. O metrô, comércio e aeroportos continuam fechados. As pontes de acesso a New Jersey, Brooklyn e outros estão fechadas. Em Midtown nem sentimos a presença do Sandy, mas com o alagamento de locais em Downtown afetou o metrô e a população não tem como sair pro trabalho. Estamos hospedados no Intercontinental Times Square, na West 44th , entre a 8a. e 9a. avenidas. Maravilhoso e estão nos dando todo o suporte necessário. Fica a dica! Amanhã tento entrar novamente no site e mando notícias!

A pergunta que você já começou a fazer é: vale a pena manter uma viagem a Nova York nessas condições?

Bem: obviamente eu não iria para um hotel ou uma rua sem luz.

Mas se tivesse uma reserva para um hotel acima da rua 40, não deixaria de ir, não. E se tivesse viagem marcada para meados da semana que vem, iria mesmo se fosse para o sul da ilha.

Acredito que a cidade se recupera rápido. Tanto que a Maratona de Nova York, que acontece domingo, não foi cancelada. (Mas o desfile de Halloween do dia 31 foi, claro.)

Ver — e de certa maneira ajudar — a cidade se recuperar deve render muita história.

Eu concordo com o Megale:

Luis Megale

Leia mais:

Página-guia de Nova York no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


43 comentários

Olá, estou com viagem programada para o dia 03 de novembro e, como muitos, estou bastante receosa de manter a viagem. Vou ficar hospedada no Holiday inn express madison square garden, que fica bem próximo ao Madison Square Garden, na West 29th Street. Gostaria de saber como está a situação no local, se tem ou não luz e se está ou não alagado por lá.

    Olá, Alessandra! Alagado não está. Tente ligar para o hotel para ver se tem luz. Provavelmente não. A previsão para voltar a luz é domingo dia 4, mas não é garantido.

Alguém sabe como está a situação na Philadelphia? Será que está complicado chegar lá saindo de NY?

    Olá, Rogéria! A Amtrak pretende retomar o serviço de trens de/para Nova York na sexta.

Tania e Philipp, muito obrigada pelas infos. Caso a cia confirme nossos voos, iremos manter nossos planos de viagem.

    Karina,

    Também sairei do Brasil na sexta. Boa sorte pra nós!
    Estou com um pouco de receio, mas torcendo para que a recuperação lá seja boa.

Uma Uma dúvida: tendo em vista que o metrô ficará fechado por 5 dias, neste período, como se daria o trajeto entre o aeroporto e os hotéis acima da rua 40? Somente de taxi?

    Olá, Isabella! O metrô deve começar a funcionar parcialmente amanhã, informaremos num novo post. Já vai ser uma opção para vir do JFK.O metrô deve ser retomado amanhã, mas a linha E do aeroporto não está entre as que vão operar.

Meu vôo sai do brasil na sexta, com conexão em Atlanta, depois com destino ao aeroporto La guardia, que pelas informações que tenho acompanhado, continua fechado e sem previsão de abertura; Porém recebi confirmação da Decolar do vôo, sem alterações.
Será que a empresa aérea (Delta)vai nos reacomodar em outro, para outro aeroporto em NY? Os outros aeroportos de ny, tbm fazem vôos domésticos?

Saimos en nossa viagem de 5 dias em Punta Cana seguidos de 8 dias em NYC… Era para chegarmos lá hj , dia 31, mas só conseguimos alterar o voo para dia 03… Estamos torcendo para que esteja tudo normal até lá e que a gente consiga pelo menos visitar o que haviamos planejado… Agora teremos 8 dias em Punta Cana e apenas 5 em NYC… Vamos agora é aproveitar Punta Cana que por aqui está fantástico,rs…
Boa sorte a nós e aos outros que devem chegar na cidade em alguns dias!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito