Charada da 6a.: não é Carneiros (veja a resposta!)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Charada de 9 de novembro de 2012

A igrejinha na beira da praia de Carneiros, em Pernambuco, é um dos cartões-postais do litoral brasileiro.

Mas existem outras igrejas pé na areia Brasil afora.

Charada de 9 de novembro de 2012

Esta, por exemplo, fica no caminho de um passeio bem fácil de fazer.

A dona da foto achava que seria facilmente identificável no Google, mas testei e não voltou nada do local. Se você já andou por lá, porém, não deve ter dificuldade de matar.

Valendo!



RESPOSTA:

[caption id="attachment_28567" align="alignleft" width="118" caption="DANI G."]DANI G.[/caption]

Não é porque o Google Images não sabia a resposta que os sherloques não saberiam, né?

Lá das lonjuras da Romênia, a Dani G. matou a charada na terceira resposta.

Mas não dá pra não dar uma menção super-honrosa à Roberta Franklin, que respondeu praticamente na mesma hora -- e que deve ter perdido por ter dado uma resposta mais longa grin.

Copiando a explicação da Roberta:

Copiando a explicação da Roberta:Igreja de Nossa Senhora do Loreto, localizada na Ponta do Loreto, Ilha dos Frades – Bahia. Construída entre 1640 e 1645. A Ilha dos Frades é também uma das mais importantes do ponto de vista paisagístico. Dona de exuberante floresta atlântica, conta com inúmeras árvores nativas, inclusive pau-brasil. Seus primitivos habitantes foram os índios Tupinambás, que a defendiam dos colonizadores. Segundo alguns historiadores, o nome de Frades perpetua a memória de religiosos que, depois de um naufrágio, conseguiram chegar à ilha, onde foram devorados pelos Tupinambás. Em toda parte há vestígios históricos dos jesuítas, que foram donos da ilha e a venderam pouco antes da expulsão decretada pelo Marquês de Pombal e do início de uma ocupação econômica, com base em sesmarias doadas a fidalgos. Na Ilha dos Frades estão as ruínas de um lazareto, um armazém onde os escravos chegados ficavam de quarentena, de um entreposto onde os escravos engordavam antes de serem vendidos, de uma casa de farinha, além de duas igrejas: a de Nossa Senhora do Loreto e a de Nossa Senhora de Guadalupe. A primeira, localizada na Ponta do Loreto, foi construída entre 1640 e 1645. É um dos locais mais belos da ilha, com uma pequena enseada, onde a mata beira o mar. A praia é das mais belas, porém o declive é abrupto para o “boqueirão”, a parte mais funda da Baía de Todos os Santos.

As fotos são da querida Eunice, de Salvador, que estava em frente, na ilha de Bom Jesus dos Pobres Passos -- aonde se chega de barco desde Madredeus. Na verdade era desse passeio que ela queria falar! (E aposto que vai deixar o caminho das pedras nos comentários.)

Parabéns, Dani G.! Obrigado, Eunice e Roberta! Mandem os endereços pra eu enviar os postais! Semana que vem tem mais!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


25 comentários

Rapha Aretakis

Angra dos Reis?

Julio d
Julio dPermalinkResponder

PARATY-RJ?

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Igreja de Nossa Senhora do Loreto, Ilha dos Frades

Roberta Franklin

Igreja de Nossa Senhora do Loreto.
Localizada na Ponta do Loreto, Ilha dos Frades - Bahia
Construída entre 1640 e 1645.

Roberta Franklin

A Ilha dos Frades é também uma das mais importantes do ponto de vista paisagístico. Dona de exuberante floresta atlântica, conta com inúmeras árvores nativas, inclusive pau-brasil.
Seus primitivos habitantes foram os índios Tupinambás, que a defendiam dos colonizadores. Segundo alguns historiadores, o nome de Frades perpetua a memória de religiosos que, depois de um naufrágio, conseguiram chegar à ilha, onde foram devorados pelos Tupinambás.

Em toda parte há vestígios históricos dos jesuítas, que foram donos da ilha e a venderam pouco antes da expulsão decretada pelo Marquês de Pombal e do início de uma ocupação econômica, com base em sesmarias doadas a fidalgos.

Na Ilha dos Frades estão as ruínas de um lazareto, um armazém onde os escravos chegados ficavam de quarentena, de um entreposto onde os escravos engordavam antes de serem vendidos, de uma casa de farinha, além de duas igrejas: a de Nossa Senhora do Loreto e a de Nossa Senhora de Guadalupe.

A primeira, localizada na Ponta do Loreto, foi construída entre 1640 e 1645. É um dos locais mais belos da ilha, com uma pequena enseada, onde a mata beira o mar. A praia é das mais belas, porém o declive é abrupto para o "boqueirão", a parte mais funda da Baía de Todos os Santos.

Silvia Andrade

Eu sei que em Angra tem uma (já foi cenário de novelas), mas esta eu não conhecia. Falta dizer qual o passeio fácil para chegar nela.

Ana Martinez
Ana MartinezPermalinkResponder

Essa parece a Igreja da Ilha de Madre Deus. Já participei de uma procissão maritima, chegando nela.

Lena
LenaPermalinkResponder

Lindinho lugar! Curti! grin

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

É realmente a Ig N. Sra. do Loreto, ilha dos Frades, Bahia, ver: http://www.youtube.com/watch?v=uo3NvYWO02o
Meu Deus, cheguei atrasadíssima, quando podia ter acertado... sniff.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Também pensei logo na de Angra, mas não lembro como é.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Vixe, com o fuso horario e estes trips tao rapidos nao vou conseguir mais chegar a tempo grin

Interesante mesmo o lugar!

Carol Severo
Carol SeveroPermalinkResponder

Ilha Grande - Angra dos Reis

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Loreto, Ilha dos Frades, baía de Todos os Santos.

Nívia
NíviaPermalinkResponder

Essa eu sabia... já até postei sobre a Ilha dos Frades. O problema é que estar de férias nos deixa totalmente fora do ar, nem sabia que hoje era sexta-feira e só vi agora às 21h smile

Ricardo Freire

Charada resolvida! Vencedora proclamada! Parabéns, Dani G.!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Parabéns, Dani G! e parabéns, Roberta!

Eunice
EunicePermalinkResponder

Muita honrada por participar da charada e por dar uma dica de um passeio muito bacana, em Salvador, para quem gosta de natureza, cultura e ambiente popular. De carro ou de ônibus de linha, até Madre de Deus, outro município na baía, de lá, de 20-20 minutos durante todo o dia parte um barquinho ( toc-toc) de linha, para a ilha de Bom Jesus das Passos- o trajeto dura em média 15 minutos ( Bom Jesus dos Pobres é outro lugar, no continente, também na baía, perto de Santo Amaro - já estivemos lá, lembra-se, Riq? ). Bom Jesus dos Passos faz parte de Salvador - que tem uma parte continental e 3 ilhas: Maré, dos Frades e Bom Jesus dos Passos ). De Bom Jesus dos Passos se tem essa vista maravilhosa da Igreja de Loreto, na ilha dos Frades, que em geral não é vista por quem faz o passeio tradicional de escuna para a ilha dos Frades ( que ancora, tradicionalmente, na Ponta de Nossa Senhora ). Tanto Madre de Deus quanto Bom Jesus são povoações antigas, com igrejas bonitas. Madre de Deus tem muita influência da Petrobras, que tem grandes plantas por ali perto,e tem bons restaurantes populares de coisas do mar- minha sugestão: a salada de lagosta - mas Bom Jesus continua um povoado bucólico, de pescadores e marisqueiros, ficar andando por ali, sem fazer nada, é uma delícia.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Adorei, Eunice! Um dia faço esse passeio, o unico que ja fiz pras ilhas (mais de uma vez) é aquele padrãozão das escunas que saem ali do mercado modelo!

Eunice
EunicePermalinkResponder

Riq, na sua resposta o nome da ilha precisa ser consertado para Bom Jesus dos Passos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Corrigido, Eunice! Obrigada grin

Flávio Marcelo

Bom dia, estarei em janeiro em Salvador e gostei bastante deste passeio, à Ilha dos Frades, mas estou com uma duvida: saindo do Mercado Modelo eu posso fazer o passeio apenas à Ilha dos Frades, ou de lá só há passeios para todas as ilhas? Neste caso eu teria de ir, necessariamente, a Madre de Deus, e de lá, ir para a Ilha dos Frades?

Eunice
EunicePermalinkResponder

Flávio. O passeio padrão que sai da rampa do Mercado é o seguinte: Salvador - Ilha dos Frades ( Ponta de N.Senhora ), ancora 2 horas , depois segue para a ilha de Itaparica - praia de Ponta de Areia - ancora 2 horas, depois retorna para Salvaodr. Em geral, sai às 9 e retorna às 17 horas. As duas praias são bonitas e muito boas para banho, além do visual que se tem de Salvador, do mar. O passeio acima, da charada, não foi à Ilha dos Frades, mas à ilha de Bom Jesus dos Passos - de lá se tem essa vista da Igreja de N.S. do Loreto, na ilha dos Frades, que é propriedade particular, e, que eu saiba, não é parada de nenhum passeio comercial. Mas, de Madre Deus, além de vc poder pegar barco de linha para a ilha de Bom Jesus dos Passos, você também pode pegar para vários pontos da ilha dos Frades. Outro passeio seria de Salvador, na praia de S. Tomé de Paripe, pegar o barquinho de linha para a ilha de Maré. Agora, caso você queira fazer "o seu " roteiro na baía você pode alugar escuna, lancha, etc tanto na marina do Contorno, quanto na marina de Aratu, ou até mesmo na da Ribeira.

Flávio Marcelo

Muito obrigado Eunice, mais explicado impossível, valeu mesmo.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Essa escuna aqui faz roteiros muito bacanas na baía, mas é cara: http://www.schoonerresort.com.br/

Roberta Franklin

Realmente, na hora que abri o site só tinha a primeira resposta, e quando minha resposta entrou, a Dani já tinha escrito primeiro! =)
Adorei minha menção honrosa e vai ser muito bacana receber um postal! Obrigada!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar