Chegando em Londres: transporte de/para seus 5 aeroportos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Estação do Heathrow Express no aeroporto
Londres é servida por nada menos que cinco aeroportos. Só um está na área urbana: o aeroporto London City, que serve basicamente a executivos. Os outros aeroportos de Londres estão entre 25 e 55 km fora da cidade. Todos são ligados ao centro por trem e/ ou ônibus.

Veja como fazer ao desembarcar em cada um desses aeroportos -- e também pela estação onde chega o trem Eurostar e pela rodoviária.

Chegando por Heathrow

Heathrow Express em Paddington

Heathrow Express em Paddington

O maior aeroporto de Londres, Heathrow, é também o mais perto da cidade: está 25 km a oeste do centro. Praticamente todas as cias. aéreas que voam do Brasil para a Europa vão deixar você aqui (seja nos vôos diretos de British e TAM, seja nos vôos com conexões das outras cias).

Saindo de Heathrow de Trem

O Heathrow Express parte a cada 15 minutos e chega em 15 minutos à estação Paddington do metrô. Custa £18 ida, £34 ida e volta (a volta é válida por 30 dias).

Uma linha mais lenta, o Heathrow Connect, tem trens a cada meia hora, levando meia hora até Paddington (com 5 paradas); custa £9,10 a ida e £17,80 com volta em aberto. Da estação Paddington um táxi custará até £15 na área central. A estação também é servida por 4 linhas de metrô. Há muitos hotéis no entorno da estação e no bairro vizinho de Bayswater (uma estação adiante pelas linhas District ou Circle do metrô).

Saindo de Heathrow de táxi

As corridas desde Heathrow são pelo taxímetro. Custam entre £60 e £75 até a área central. Espere levar uma hora no trajeto. Para voltar, reserve um táxi numa agência de rua, você certamente encontrará alguma perto do seu hotel.

Saindo de Heathrow de metrô

A linha Picadilly leva ao centro de Londres em 50 minutos. Compre um cartão de transporte Oyster na estação. Várias zonas hoteleiras podem ser encontradas no entorno de algumas estações da linha: Earl's Court, South Kensington, Leicester Square, Russel Square (Bloombsbury), King's Cross.

Saindo de Heathrow de trânsfer

Trânsfer do aeroporto para Londres:

Trânsfer de Londres para Heathrow:

Chegando por Gatwick

Gatwick Express em Victoria
Gatwick é o segundo aeroporto de Londres, e vem perdendo importância frente à expansão de Heathrow e ao fortalecimento de Luton e Stansted. Mas a easyJet opera no aeroporto, e a British Airways também parte daqui para muitos destinos. Fica a 45 km ao sul do centro.

Saindo de Gatwick de trem

O Gatwick Express parte a cada 15 minutos e chega em 30 minutos à estação Victoria do metrô. Custa £18,90 ida; comprando online, £16,85.

Da estação Victoria um táxi custará até £15 na área central. A estação também é servida por 3 linhas de metrô. Há muitos hotéis no entorno da estação, que também funciona como a principal rodoviária de Londres.

Saindo de Gatwick de táxi

O taxi custa entre £85 e £100 e leva entre 1h15 e 1h30 até a área central. Para voltar, reserve um táxi numa loja de rua; certamente haverá uma perto do seu hotel.

Saindo de Gatwick de trânsfer

Trânsfer do aeroporto para Londres:

Trânsfer de Londres para Gatwick:

Chegando por Luton

luton-aeroporto-londres-ticket

First Capital Connect

Se você vai chegar ou sair de Londres com as low-costs Ryanair ou easyJet, pode ser que o seu aeroporto seja Luton. Fica 55 km ao norte da cidade.

Saindo de Luton de trem

First Capital Connect leva à estação King’s Cross em 50 minutos. Custa entre £ 8,90 e £13.

De King’s Cross um táxi custará até £10 e £15 na área central. A estação (coligada com a estação de trem St. Pancras, de onde chegam os trens da Europa) também é servida por 6 linhas de metrô.

Há muitos hotéis no entorno da estação e no bairro vizinho de Bloomsbury (pegue a linha Piccadilly do metrô e desça uma estação adiante, em Russel Square).

Saindo de Luton de ônibus

É preciso pegar um microônibus para ir até onde saem os ônibus. A Greenline leva até a estação Victoria em 1h, por £16; a easyBus leva do aeroporto a Baker Street (um ponto intermediário entre as zonas hoteleiras de Paddington/Bayswater e Euston/King's Cross) em viagem de 1h.

Saindo de Luton de táxi

Custam entre £85 e £100 e levam pelo menos 1h até a área central. Para voltar, reserve o táxi numa loja de rua; certamente haverá uma perto do seu hotel.

Saindo de Luton de trânsfer

Trânsfer do aeroporto para Londres:

Trânsfer de Londres para Luton:

Chegando por Stansted

Stansted

Stansted Express em Liverpool St.

O aeroporto Stansted fica 55 km a nordeste de Londres. É o queridinho da Ryanair, e também um importante hub da easyJet.

Saindo de Stansted de trem

O Stansted Express leva à estação Liverpool Street em 46 minutos. Custa £ 21,50.

De Liverpool Street um táxi custará até £15 na área central. A estação é servida por 4 linhas de metrô. O centro de Londres não é uma zona hoteleira em si, mas espíritos mais descolados vão gostar de ficar em Shoreditch (desça em Old Street, duas estações adiante, com baldeação em Moorgate).

Saindo de Stansted de ônibus

A National Express leva até a estação Victoria em 1h45, por desde £15. Há muitos hotéis no entorno de Victoria.

Saindo de Stansted de taxi

Custa entre £105 e £110 e levam 1h30 à área central. Para voltar, reserve numa loja de rua; certamente haverá uma perto do seu hotel.

Chegando por London City

O aeroporto City fica em Canary Wharf, na renovada zona leste londrina, para onde se mudaram muitas empresas. Recebe vôos caros de cidades que estão na rota dos executivos.

Saindo de London City de metrô

O aeroporto é servido por uma estação do monotrilho DLR, que se conecta à rede de metrô.

Saindo de London City de táxi

Custa entre £30 e £40 ao centro de Londres.

Chegando por King's Cross-St. Pancras

Eurostar em St. Pancras

Eurostar em St. Pancras

É a estação aonde chegam os trens Eurostar que vêm de Paris. Está no coração de Londres.

Saindo de St. Pancras de táxi

Um táxi dentro da zona central não sairá mais de £15. A estação é servida por 6 linhas de metrô. Há muitos hotéis no entorno e também no simpático bairro vizinho de Bloomsbury (uma estação adiante pela Piccadilly Line; desça em Russell Square).

Chegando pela estação Victoria

Se você vem de ônibus, deve desembarcar em Victoria, na área central de Londres.

Um táxi dentro da zona central não sairá mais do que £15. A estação é servida por 3 linhas de metrô. Há muitos hotéis no entorno.

Londres no Viaje na Viagem

 

222 comentários

JOAO PAULO
JOAO PAULOPermalinkResponder

Olá... Boa noite!!!
Vou ficar em Londres no bairro de Bounds Green. Quais os aeroportos que valem mais a pena pousar, levando em conta tempo de deslocamento até este bairro e custo no deslocamento. Se puderem me ajudar.
Obrigado pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Paulo! Não é assim que a coisa funciona na vida real. Primeiro você pesquisa o vôo a Londres. Dependendo de onde você venha, poderá haver vôos a diferentes aeroportos. Você vai ver as tarifas e ver que vôos vale a pena considerar. Pode ser que haja dois aeroportos para decidir, então você vê qual estaria mais perto de casa. Use o Google Maps ou o aplicativo da TFL para decidir. https://tfl.gov.uk/

A questão aeroporto x local de hospedagem só é relevante em dois momentos da sua viagem, ao chegar e partir. O que você precisa ver, ao escolher o lugar da hospedagem, é se será conveniente para fazer os passeios -- isso sim afeta a sua viagem diariamente, durante toda a sua estada, muitas vezes por dia.

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Oi pessoal,
Precisarei ir do centro (perto da estação South Kensigton) até o aertoporto de Heathrow. Porém, eu voo é as 6 da manhã! É uma sexta - feira, e vi que existem linhas noturnas de metrô às sextas e sábados. Será no dia 01 de fevereiro, e minha pergunta é se vocês acham que é viável ir por esta linha, e se sabem se ela funciona normalmente no inverno. Além disso, qual outra alternativa eu poderia buscar, que não fosse tão cara? Estarei com meu noivo junto, e pagar 100 libras de transfer é meio complicado!

Desde já obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! Sim, a linha Piccadilly funciona 24 horas sexta e sábado, e você tem sorte da sua estação ser servida por ela.

O esquema menos estressante seria dormir essa noite num hotel do aeroporto.

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

Ok, acabei de reservar o hotel! ótima indicação, muito obrigada!

Alex
AlexPermalinkResponder

Espero que tenha dado tudo certo pois dia 1/2 caiu numa sexta feira e o metro 24 horas so funciona nas madrugadas de sabado (sexta pra sabado) e domingo (sabado pra domingo). Ou seja, nas primeiras horas de sexta feira nao funciona.

André L.
André L.PermalinkResponder

Durma próximo ao aeroporto em um hotel com shuttle. Do contrário será uma noite não dormida pq vc precisará sair do seu hotel antes das 4h.

Sílvia
SílviaPermalinkResponder

Olá, sempre consulto o site de vocês quando viajo, acho excelente. Estou com uma dúvida: em junho será minha primeira vez em Londres. Viajarei com meu esposa e minha filha de sete anos, com pouca bagagem. Vamos chegar por volta das 19:30 horas no aeroporto London City, gostaria de saber se, por causa do horário da chegada pois passaremos um tempo na alfândega e imigração, é indicado o transporte público, isto é, DRL mais o metrô ou seria melhor tomarmos um táxi para chegarmos ao hotel. Pretendemos nos hospedar no centro de Londres ou em Saint Pancras.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! A gente nunca chegou por esse aeroporto, então não tem como te dizer como é a imigração. Mas olhe: não há problema nenhum de segurança no transporte em Londres (até mesmo os pickpockets são mais raros do que no continente). Avalie as condições físicas de vocês e, por desencargo de consciência, simule a corrida ao seu hotel no Uber -- pode ser que não saia tão mais caro do que o transporte público para duas adultas (a filhota não paga).

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Sílvia! O London City é, disparado o melhor aeroporto de Londres, na minha humilde opinião. Chegando de Amsterdam, entre imigração e alfândega, se demorei 5 minutos foi muito. Meu voo chegou ao meio dia e no máximo quarenta minutos depois já estava no meu hotel em Covent Garden, via DLR.

Cristiane Trummer

Olá.. Vou chegar no aeroporto London City (previsto 14h) e preciso ir para o Stanted (saída 18h). Você acha que dá tempo? E como eu faria essa conexão entre os aeroportos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Prometa a você mesma nunca mais fazer isso. Não há economia no mundo que compense fazer conexão trocando de aeroporto.

O Google Maps estima o trajeto em 1 hora de táxi, mas não tenho nem idéia de quanto essa corrida pode custar.

De transporte público, é preciso tomar o monotrilho DLR até Bow Church (tem uma baldeação) e lá pegar o ônibus expresso A7. O site Transport For London, que é o que você deveria usar para conferir o itinerário no momento da sua chegada, estima esse trajeto em 1h30.

https://tfl.gov.uk/plan-a-journey/

Marcelo de Carvalho

Eu acho esse comparador de tarifas muito útil: https://ride.guru/ Mostra preços de táxi, Uber, Cabify, Lyft...

Everton Szilagyi

Olá Bóia! Chegarei pelo aeroporto de Southend. Você teria alguma dica sobre os meios de transporte?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Everton! O aeroporto tem uma página bastante informativa:

https://southendairport.com/getting-to-and-from

PRISCILA FERREIRA

Olá, Ricardo. Me dá uma ajuda?
Estarei em Londres de 04/07 a 11/07 e estou planejando ir à Paris passar 2 dias. Inicialmente pensei em ir de trem, pois li que é uma opção rápida de deslocamento. Mas ao consultar os preços de passagens, encontrei a de trem por 100 euros (ida e volta) e a de avião (Low Cost) por 73 euros. Queria sua opinião para saber se compensa (tempo e o custo com o deslocamento até o centro da cidade) pagar o valor da passagem de trem. Qual sua opinião sobre viajar de trem ou de avião, principalmente em viagens curtas como essa até Paris?
Desde já agradeço e aproveito para dizer que seu blog é praticamente meu roteiro e guia de viagens sempre! Adoro!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire recomenda um mínimo de 5 dias numa primeira viagem a Paris. A 100 x 73 euros, a viagem de trem é mais rápida e mais barata, se você computar o gasto de tempo e dinheiro para o deslocamento de/para os aeroportos.

Lilica
LilicaPermalinkResponder

Ola, boa noite! Vou chegar em Londres pelo aeroporto de Gatwick e meu destino é Liverpool. Chegarei as 15:15 de um sábado. Podes me dar uma ajuda do melhor trajeto para eu chegar no centro de Liverpool. Será que consigo chegar nesse mesmo dia. Podes me dar um passo a passo para ir de trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilica!

Veja de onde parte o seu trem em https://www.trainline.com

Veja como ir de Victoria até a estação de onde parte o seu trem em https://tfl.gov.uk/plan-a-journey/

Sua viagem vai ficar menos estressante se você dormir a noite da chegada em Londres e seguir no dia seguinte.

Tatiane Guedes

Olá, boa noite! Tenho um voo chegando em Southend e em seguida tenho outro voo saindo de Gatwick. Qual é o melhor maneira (rápida e econômica) para me deslocar de um aeroporto para o outro? Sabe informar, mais ou menos, o tempo que devo gastar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiane!

Veja em https://www.trainline.com .

As viagens levam 2 horas, com duas ou três baldeações.

Conselho para as próximas viagens: nunca compre viagens com conexões desvinculadas, e sobretudo nunca compre viagens com troca de aeroporto. Não há economia que valha o stress e o perrengue dessa operação.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar