Blogs de viagem: você usa, você confia

abbv

Em setembro, 39 blogs associados da ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) divulgaram entre os leitores a pesquisa “Qual a influência dos blogs nas suas decisões de viagem?”. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira. Com a pesquisa, a ABBV conseguiu mapear o perfil, hábitos e preferências do público leitor, trazendo resultados importantes não só para os autores dos blogs, mas também para o mercado do turismo.

Um dos dados de maior relevância é o índice de 100% de confiança do leitor nas informações fornecidas por blogs de viagem – o único canal, entre revistas, jornais, guias, agências de viagem e portais, a obter esta marca.

Outro resultado interessante é que 69% do público afirmou acessar os blogs mesmo quando não está planejando viajar.

A pesquisa também revela que o leitor de blogs de viagem é um turista experiente: 80% planejam roteiros de forma independente. Apenas 5% afirmam utilizar serviços de agências de viagem.

Curioso para saber todos os resultados? No site da ABBV você encontra a apresentação na íntegra.

A todos que participaram, nosso muito obrigado!

Leia:

Pesquisa revela: blogs de viagem são o meio com maior credibilidade entre viajantes independentes

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


11 comentários

Muito legal a matéria e o blog. Estamos planejando viajar para Amsterdam no final do ano e parecer ser uma viagem incrível. Só conheço Orlando e Miami pois viajei uma vez só e foi para Flórida, mas a Europa está no próximo destino. Obrigado pelas dicas de viagem!

Prezados, fiz recente viagem com minha esposa para Chile e Argentina, que posteriormente comentarei nas sessões pertinentes. Montamos nosso roteiro independentemente, e utilizamos todas as informações possíveis de blogs, sites de hotéis, sites das cidades visitadas e opinião de amigos. Como tivemos elasticidade no roteiro, fechando apenas as passagens de ida (SSA/Santiago) e volta (B.A./SSA), mais o IBIS em Santiago e o hotel de Pucon, fomos escolhendo as opções de estadia, alimentação, passeios e tempo de permanência durante a viagem mesmo (levando inclusive a meteorologia em conta). E os blogs foram fundamentais! Apesar da internet sofrível dos hotéis, dá para usar. E foi uma viagem maravilhosa, toda checada pela net em tempo real.

Sou guia de turismo e sei que para muitos é mais confortável e seguro comprar um pacote na agência, mas para quem pode e gosta de independência, os blogs são fundamentais.

Detalhe, apesar de sofrível os wifi dos hotéis, praticamente todos os restaurantes e lanchonetes que entramos tem net de boa qualidade, então levem seus equipamentos para os passeios.

De decepção, os aeroportos de Bariloche, B.A. e São Paulo sem wifi liberado (Congonhas).

Conselho: leve um cel que o GPS funcione mesmo sem a operadora telefônica, pois foi de grande ajuda nas diversas cidades que passamos (o meu é um reles LG OPTIMUS L3 E400, com resolução de mapas ruim, mas excelente localizador)

Abraços e boa viagem.

Eu confio totalmente nos Blogs de Viagem, especialmente no VnV e no Conexão Paris, mas não apenas nesses.

Depois que aprendi a viajar “desempacotada”, nunca mais precisei procurar ajuda de agentes de viagem ou de excursões, e hoje em dia, isso tudo fica mais facilitado com a internet e os Blogs.

Assim como o Valdimir, não utilizo os blogs para decidir para onde ir. Isso é uma decisão que eu já tenho previamente à consulta aos blogs. Eu defino o meu roteiro, mas utilizo os blogs para a “sintonia fina”, ou seja, para dicas de sequência lógica de cidades, dicas de transporte, regiões para se hospedar, lugares para refeições, etc. E nisso os blogs me ajudam muitíssimo. Onde eu iria encontrar, por exemplo, a informação de que hoje em dia, em Berlim, o “quente” é se hospedar em Mitte, que é onde ficava antes o antigo lado oriental? Se não fosse o Ricardo Freire e o VnV, eu iria acabar me hospedando sem dúvida no antigo lado ocidental, hehehe … Vamos ver em fevereiro como é mesmo o Mitte, mas olha, eu confio no VnV!

Abs,

Cris

Olá Amigo! Parabéns pelo trabalho! Apesar de Turismologa e sempre ter trabalhado com turismo, já consultei muitas vezes seu blog para obter dicas de Viagens,com certeza os blogs hoje representam uma influencia incrivel quanto na ajuda da decisão. Hoje moro na Australia e também escrevo sobre TURISMO. Aguardo a visita de vcs…

A amostra é tendenciosa explicitadamente – o texto do post traz isso muito claro: “o leitor de blogs de viagem é um turista experiente: 80% planejam roteiros de forma independente. Concordo que uma pesquisa de turismo mais ampla traria mais contribuições. Me chamaram a atenção no resultado da pesquisa que na amostra de leitores de blog, 12% usam agentes, achei que esse número seria menor. Não me surpreendi que 69% consultam blogs mesmo sem planejar uma viagem (o que estou fazendo aqui hehe)

Posso dizer que os Blogs me ajudam demaaaaais!!!

Normalmente já tenho um roteiro pré estabelecido, depois sim, entram os blogs com suas dicas preciosas sobre o que temos para fazer nos lugares que vamos. Oferecem a possibilidade de trocar ideias e dúvidas através dos comentários dos leitores. Fornecem uma leitura agradável e divertida.

Eu sou um fã, principalmente do VnV. Mesmo quando não tenho viagem planejada leio os post, como já li o outro post de hoje sobre o “Canion do Xingô”, da Carla Z. Me AMARRO!!! Acho que é um trabalho muuuuito maneiro!!! Abro o site/blog do Viaje na Viagem diariamente e assino para receber os e-mails!

Nos blogs encontramos dicas de transporte, forma de usar uma lavanderia, por exemplo, altas ideias para bate-volta a partir do lugar em que estaremos, os blogs nos ensinam coisas do tipo “melhor ter base do que pinga-pinga”, essa dica foi muuuuito útil em minha viagem mais recente, enfim, muitas coisas de utilidade que não tenho nem como mensurar.

Posso dizer que minha viagem a Europa não seria metade do que foi se não fossem os blogs e também o google maps, google tradutor, reviews do booking e tripadvisor.

Se essa pesquisa foi uma que passou por aqui há algum tempo eu até participei!

OBRIGADO DE CORAÇÃO POR EXISTIREM,
Vladimir.

Vale um comentário sobre a notícia: A pesquisa, segundo o site da ABBV, foi realizada através de formulários em 40 blogs de viagem associados a instituição, e é claro que o resultado favoreceu os blogs, pois foi direcionada ao público que já tem acesso e são seguidoras de blogs de viagem, ignorando os demais turistas (que provavelmente utilizam outros meios para tomar decisões quanto as suas viagens).

    Prezado,

    Não entendi o sentido do seu comentário, uma vez que a pesquisa queria traçar o perfil do leitor de blog de viagem e não o perfil do turista. Não é favorecimento, é segmentação.

    Abs

    Na verdade eu não entendi o seu comentário, pois esse não foi o único intuito da pesquisa.

    Segundo o site da ABBV: “Um estudo inédito — realizado pela ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, em parceria com a Idealis Pesquisa e Comunicação — mostra a influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro. A sondagem confirma a importância do segmento na tomada de decisão do viajante e mapeia o perfil dos leitores que acompanham os relatos diários dos blogueiros”

    “a influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro”

    “A sondagem confirma a importância do segmento na tomada de decisão do viajante”

    E somente por último:

    “mapeia o perfil dos leitores que acompanham os relatos diários dos blogueiros”

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito